terça-feira, 21 de julho de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 22/07/2020



EQUIPE GESTORA
2020

1°F port - aula de Semântica

bom dia,
Fazer no caderno:

SEMÂNTICA O QUE É?

É A MUDANÇA DO SENTIDO ESTABELECIDO.

Temos dentro da Semântica a DENOTAÇÃO que é a palavra no seu sentido original, sentido literalmente falando.

Temos também a CONOTAÇÃO que é a palavra ou texto no sentido figurativo.

Exemplos:

 DENOTAÇÃO                                                                  CONOTAÇÃO
Ponha duas pedras de gelo no suco                                  Seu coração parece uma pedra de gelo



TEMOS DENTRO DA SEMÂNTICA TAMBÉM A AMBIGUIDADE E POLISSEMIA:

POLISSEMIA  EXEMPLO:

Vendo a vista pode ter três sentidos

1° Sentido de olhar um horizonte, ou através de uma janela ( a pessoa está olhando a paisagem)

2° Sentido de vender o olho , vendendo o globo ocular ( vendendo o orgão )

3° Sentido de tampar os olhos com uma venda  (um pano)

Ou seja numa mesma oração temos 3 estruturas diferentes é POLISSEMIA
----------------------------------------------------------------------
TEMOS TAMBÉM NA SEMÂNTICA:

HIPERÔNIMOS                                                                HIPÔNIMOS

uma classe tem vários exemplos                                        É quando se usa o vocábulo mais específico
dentro da mesma classe                                                    exemplo: Quero maça! ao invés de dizer  
ex: animais = gato , cachorro, felinos,                        "quero a  fruta maça"   
aves, insetos, anfibios, caninos 
Neste se usou sentido amplo.

--------------------------------------------------------------------------

AMBIGUIDADE 

Depende da forma como a pessoa entende e ou como a outra passou a informação
exemplo:



Nesta tirinha ela entendeu que ele queria que fizesse uma torcida vibrando , mas ele apenas explicou que era para torcer a tampa.


Outro exemplo é quando o jeito em que a frase foi colocada pode dar um sentido duplo exemplo:

A mãe levou o filho para o seu quarto.

Para qual quarto ela levou? para o dela ou para o do filho? Ou seja esse sentido está duvidoso, pode ser entendido das duas formas.
------------------------------------------------------------------------

Polissemia :

Quando uma palavra tem vários sentidos, exemplo: aquele exercício que fizemos no feriado:


A palavra é a mesma , mas com vários significados.


Na próxima aula teremos exercícios, e também Sinonímia e Paráfrase para encerrar o tema Semântica.





Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa               Série 8°B e 8°C 

Boa Tarde, turma!

Na postagem de hoje, vamos realizar uma atividade avaliativa  para a nota final do 2° bimestre. É importante que todos os alunos e alunas do 8° B e 8°C realizem essa atividade. 

VALE NOTA PARA O 2° BIMESTRE.

As respostas dessa avaliação devem ser enviadas para o meu e-mail: espinoli@yahoo.com

 Leia o texto abaixo e responda às perguntas .

                                                        Recado ao Senhor 903

“Vizinho,
   Quem fala aqui é o homem do 1003. Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador, que me mostrou a carta em que o senhor reclamava contra o barulho em meu apartamento. Recebi depois a sua própria visita pessoal – devia ser meia-noite – e a sua veemente reclamação verbal. Devo dizer que estou desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razão. O regulamento do prédio é explícito e, se não o fosse, o senhor ainda teria ao seu lado a Lei e a Polícia. Quem trabalha o dia inteiro tem direito a repouso noturno e é impossível repousar no 903 quando há vozes, passos e músicas no 1003. Ou melhor; é impossível ao 903 dormir quando o 1003 se agita; pois como não sei o seu nome nem o senhor sabe o meu, ficamos reduzidos a ser dois números, dois números empilhados entre dezenas de outros. Eu, 1003, me limito a Leste pelo 1005, a Oeste pelo 1001, ao Sul pelo Oceano Atlântico, ao Norte pelo 1004, ao alto pelo 1103 e embaixo pelo 903 – que é o senhor.
   Todos esses números são comportados e silenciosos: apenas eu e o Oceano Atlântico fazemos algum ruído e funcionamos fora dos horários civis; nós dois apenas nos agitamos e bramimos ao sabor da maré, dos ventos e da lua. Prometo sinceramente adotar, depois das 22 horas, de hoje em diante, um comportamento de manso lago azul. Prometo. Quem vier à minha casa (perdão: ao meu número) será convidado a se retirar às 21h45, e explicarei: o 903 precisa repousar das 22 às 7 pois às 8h15 deve deixar o 783 para tomar o 109 que o levará ate o 527 de outra rua, onde ele trabalha na sala 305. Nossa vida, vizinho, está toda numerada: e reconheço que ela só pode ser tolerável quando um número não incomoda outro número, mas o respeita, ficando dentro dos limites de seus algarismos. Peço-lhe desculpas – e prometo silêncio.
[…]
   Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um homem batesse à porta do outro e dissesse: ‘Vizinho, são três horas da manhã e ouvi música em tua casa. Aqui estou’. E o outro respondesse: ‘Entra vizinho e come do meu pão e bebe do meu vinho. Aqui estamos todos a bailar e a cantar, pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela’. E o homem trouxesse sua mulher, e os dois ficassem entre os amigos e amigas do vizinho entoando canções para agradecer a Deus o brilho das estrelas e o murmúrio da brisa nas árvores, e o dom da vida, e a amizade entre os humanos, e o amor e a paz.”


                                   Vamos ver como está sua compreensão de texto?




1) Analise as alternativas:
I- o apartamento 903 é muito barulhento.
 II- o apartamento 1003 é muito silencioso.
 III- o apartamento 1005 está vazio.
IV- o apartamento 305 é um escritório de advocacia.
 V- o apartamento 1003 não é silencioso.
Em relação ao texto, qual ou quais são incorretas?
a) I e II
 b) I, II e III
c) I, II, III e IV
d) I, II, III e V
 e) II e III

2) O morador do 1003 recebeu, consternado, a visita do zelador que falava sobre a reclamação de barulho desse apartamento. Em relação à palavra consternado, podemos substituí-la, sem prejuízo do sentido contextual por:
a)comovido
 b)lisonjeado
c)ignorado
 d)chateado
e)feliz

3) “O regulamento do prédio é explícito”, diz o morador do 1003. Para dizer o contrário, conforme o contexto, a alternativa correta seria:
a) O regulamento do prédio é claro.
b) O regulamento do prédio é bom.
 c) O regulamento do prédio é inequívoco.
d) O regulamento do prédio é evidente.
e) O regulamento do prédio é obscuro.

4) Marque C para CONCORDA COM O TEXTO e D para DISCORDA DO TEXTO: 
( ) O morador do 903 recebeu reclamação do morador do 1003.
 ( ) O morador do 903 recebeu reclamação do zelador do 1003.
( ) O morador do 903 recebeu pedido de desculpas do morador do 1003.
 a) D – D – C
 b) C – C – C
c) D – D – D
d) D – C – C
e) D – C – D

5) Conforme o último parágrafo do texto, pode-se afirmar que:
a) o morador do 1003 acredita que precisaria morar em outro lugar.
b) o morador do 903 não aceitou o pedido de desculpas.
c) o morador do 903 aceitou o pedido de desculpas.
d) o morador do 1003 idealiza outra forma de viver.
e) o zelador mora no apartamento 103, que fica no térreo

6) As palavras murmúrio e brisa, presentes no fim do texto, trazem o mesmo sentido de:
a) pouca intensidade.
b) muita intensidade.
c) neutralidade.
d) motivação.
e) consciência ecológica.





3ºA,3ºB,3ºC,3ºD -Revisão Pre-modernismo e Modernismo - Profª Ângela

Boa tarde alunos, esta semana preciso que vocês entreguem as atividades atrasadas deste bimestre, dessa forma não passarei novas atividades pois preciso que vocês se organizem e enviem as atividades pendentes. Solicito que assistam as aulas abaixo (revisão) e verifiquem o conteúdo transmitido. Favor enviar as atividades pendentes o mais rápido possível  para o email professoraortega@yahoo.com ou entreguem através do Classroom. obrigada.




2E - Língua Portuguesa - Romantismo: Revisão - Profª Ângela

Boa tarde alunos, esta semana preciso que vocês entreguem as atividades atrasadas deste bimestre, dessa forma não passarei novas atividades pois preciso que vocês se organizem e enviem as atividades pendentes. Solicito que assistam as aulas abaixo (revisão) e verifiquem o conteúdo transmitido. Favor enviar as atividades pendentes o mais rápido possível  para o email professoraortega@yahoo.com ou entreguem através do Classroom. obrigada.









3ºD - Inglês - Charles dickens - Profª Ângela

Boa tarde alunos, esta semana preciso que vocês entreguem as atividades atrasadas deste bimestre, dessa forma não passarei novas atividades pois preciso que vocês se organizem e enviem as atividades pendentes. Solicito que assistam a aula abaixo e verifiquem o conteúdo transmitido. Favor enviar as atividades pendentes o mais rápido possível  para o email professoraortega@yahoo.com ou entreguem através do Classroom. obrigada.



2ºA,2ºB,2ºC,2ºD - Inglês - Superlative adjectives - Profº Ângela

Boa tarde alunos, esta semana preciso que vocês entreguem as atividades atrasadas deste bimestre, dessa forma não passarei novas atividades pois preciso que vocês se organizem e enviem as atividades pendentes. Solicito que assistam a aula abaixo e verifiquem o conteúdo transmitido. Favor enviar as atividades pendentes o mais rápido possível  para o email professoraortega@yahoo.com ou entreguem através do Classroom. obrigada.

1ºF - Inglês - Space junk: Part I - Profª Ângela

Boa tarde alunos, esta semana preciso que vocês entreguem as atividades atrasadas deste bimestre, dessa forma não passarei novas atividades pois preciso que vocês se organizem e enviem as atividades pendentes. Solicito que assistam a aula abaixo e verifiquem o conteúdo transmitido. Favor enviar as atividades pendentes o mais rápido possível  para o email professoraortega@yahoo.com ou entreguem através do Classroom. obrigada.


6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)



Exercícios de fixação

1)      Use MAL ou MAU:

a) Antônio sempre foi um …………………………. elemento.
b) Na luta contra o …………………………. , devemos nos lembrar de nosso Criador.
c) O rapaz sofria de um …………………………. incurável.
d) Dos …………………………. de nossa época, o pior é a violência.
e) Os …………………………. costumes causam problemas.
f) …………………………. soou o alarme, todos correram.
g) Ele é …………………………. criado e …………………………. aluno.

2)      Use MAS, MAIS ou MÁS:

a) Embora fizesse o possível, ficava cada vez …………………………. atrasado.
b) Todos sabiam que as irmãs de Pedro eram …………………………. e covardes, …………………………. ninguém fazia comentários.
c) Não diga nem …………………………. uma palavra. Nada pode ser feito agora.
d) O corredor automobilístico esforçou-se ao máximo, …………………………. as condições da pista eram …………………………. .
e) Ele reclama sempre, …………………………. acaba fazendo seus deveres de casa.
f) Tudo seria …………………………. fácil se tivesse comparecido à reunião.

3)      Use A ou HÁ:

a) Estávamos …………………………. uma pequena distância da praia. (a – há)
 há)-b) O posto de gasolina fica …………………………. três quilômetros daqui. (a
 há)-c) Vive …………………………. muitos anos naquela cabana. (a
 há)-d) O relatório foi encaminhado …………………………. dois dias. (a
e) Sairemos daqui …………………………. dez minutos. (a – há)

4)      Use corretamente os PORQUÊS:

a) A reforma da casa não foi terminada …………………………. o seu proprietário ficou sem verba.
b) …………………………. o arquiteto pediu demissão da firma?
c) Os que estudam aquele período histórico jamais compreenderam o …………………………. de tanta violência.
d) Este supermercado foi fechado. …………………………. ?
e) Não se preocupe. Tenho certeza de que a situação …………………………. você está passando é transitória.
f) Retiraram-se da assembleia sem dizer …………………………. .
g) Você é contra a liberdade de imprensa? …………………………. ?
h) Responda-me …………………………. não podemos sair agora?
i) …………………………. ela perdeu, fiquei triste.
j) Não sei o …………………………. disso.

9ºA,9ºB Inglês - How does water produce power? Profª Ângela

Boa tarde alunos, esta semana preciso que vocês entreguem as atividades atrasadas deste bimestre, dessa forma não passarei novas atividades pois preciso que vocês se organizem e enviem as atividades pendentes. Solicito que assistam a aula abaixo e verifiquem o conteúdo transmitido. Favor enviar as atividades pendentes o mais rápido possível  para o email professoraortega@yahoo.com ou entreguem através do Classroom. obrigada.

8ºA,8ºB,8ºC - Inglês - The value of everything - Profª Ângela

Boa tarde alunos, esta semana preciso que vocês entreguem as atividades atrasadas deste bimestre, dessa forma não passarei novas atividades pois preciso que vocês se organizem e enviem as atividades pendentes. Solicito que assistam a aula abaixo e verifiquem o conteúdo transmitido. Favor enviar as atividades pendentes o mais rápido possível  para o email professoraortega@yahoo.com ou entreguem através do Classroom. obrigada.



Feirão das Eletivas - 2º semestre

Olá Alunos!!!


Estamos encerrando as Eletivas do primeiro semestre!!!!

Em Agosto iniciaremos as Eletivas do Segundo Semestre e para isso vocês deverão fazer a escolha de um novo tema:


Diante da impossibilidade de realizarmos um "Feirão das Eletivas" presencial, faremos um virtual.


Para isso você deverá abrir o formulário no link abaixo e respondê-lo até o dia 27/07/2020


Importante: Você deverá estar logado com o seu email institucional!!!!!


https://docs.google.com/forms/d/1qXnBsJDsxb8ujMfNZALg-ta7eKUqKkyfbaMJzSM3TCs/viewform?edit_requested=true


Caso não consiga, você poderá enviar sua opção para o email:

esterbottasin@professor.educacao.sp.gov.br

Com as informações:
1) Nome completo
2) Série
3) Seu email institucional
4) Sua opção de Eletiva  (de acordo com sua respectiva série)

Obs: As opções das Eletivas que serão oferecidas, bem como seus respectivos professores,  já foram postadas aqui no blogger!!!


Importante 1: as vagas por Eletivas são limitadas e as salas serão encerradas a medida que atingirem o número de alunos (35 - Ensino Fundamental e 40 - Ensino Médio)

Importante 2- Os alunos que não escolherem sua Eletiva, serão inscritos nas turmas que tiverem vagas remanescentes.



Faça sua escolha e bom trabalho!!!!

Abraços.
PC Ester






7ªC - Inglês - What are linking words? - Profª Ângela

Boa tarde alunos, esta semana preciso que vocês entreguem as atividades atrasadas deste bimestre, dessa forma não passarei novas atividades pois preciso que vocês se organizem e enviem as atividades pendentes. Solicito que assistam a aula abaixo e verifiquem o conteúdo transmitido. Favor enviar as atividades pendentes o mais rápido possível  para o email professoraortega@yahoo.com ou entreguem através do Classroom. obrigada.



7C - Ciências - Profª Marcia

Olá alunos.


Atividade 1

1) Complete colocando a forma de energia
a) Bike rápida_______________________
b) Metrô___________________________
c) Carro____________________________
d) Trem mais metrô___________________
e) Skate____________________________
f) Pedestre correndo___________________
g) Carro mais metrô___________________

2) Qual foi a única forma de energia que apareceu em todas as modalidades?

3) Quais são os tipos de combustíveis utilizados?

4) O que é energia?


Atividade 2

1) Quais são os biomas brasileiros?

2) Complete as frases:
a) Um bioma que apresenta clareiras e muitas palmeiras_____________
b) Biomas com muitos ecossistemas diferentes tendo os rios como fatores importantes na sua caracterização___________________
c) Um dos ecossistemas mais ameaçados do Brasil, tendo menos de 1 % de cobertura nativa apresentada__________________________

3) Coloque V para verdadeira ou F para falso e Justifique:
a) (    ) A caatinga é um bioma com vegetação esbranquiçada durante o ano todo.

4) Onde está localizada a Mata Atlântica?
5) Cite três exemplos de animais que vivem na Mata Atlântica



Obs; Quem não entregou a atividade anterior poderá realizá-la e entregar até a data: 27/07/2020


Email para envio: marcianajm@gmail.com







8 ABC - Ciências - Profª Marcia

Olá alunos



Atividade 1

1) O que é puberdade?
2) Quais foram as transformações ocorridas em vocês dos 8 anos até os 11 anos?
3) Quais são os tipos de glândulas presentes em nosso organismo? Dê a função de cada uma delas.

Atividade 2

Aula Sistema Nervoso e Sistema Endócrino

1) Onde os hormônios: T3, T5h, testosterona e estrógeno atuam?
2) Qual a função do sistema nervoso?

3) Complete a frase:
a) A fecundação é a união do espermatozóide _____________ gameta masculino e do ovócito secundário __________,__________. Normalmente a fecundação também chamada de fertilização ocorre nas ___________, ____________ em uma região mais dilatada chamada ampola uterina.

4) Qual a diferença entre: Células haplóides e células diplóides?


Obs: Quem ainda não enviou a atividade anterior ( postada aqui no blog) poderá realizá-la e entregar até o dia 27/07/2020.



Email para envio das atividades:

marcianajm@gmail.com





1° F PORT. RESUMO LIÇÃO 2

BOM DIA,

NÃO É NECESSÁRIO COPIAR , POIS TEM NO LIVRO DE VOCÊS. VOCÊS PRECISAM SABER FAZER.
PARA FECHAR O TEMA RESUMO , ENTENDA ALGUNS ASPECTOS IMPORTANTES PERTINENTES AO TEMA E A SUA FORMA DE APLICABILIDADE:

VEJA UM EXEMPLO:





QUANDO VOLTARMOS PRESENCIAL OLHAREI OS CADERNOS , PARA LER OS RESUMOS FEITOS REF. OS LUSÍADAS.

OBG, 
PROF TALI


Prof. Aline Rossi- Biologia/ 1° anos A, B, C, D, E, F- 2° anos A, B, C, D

Lembrete

Olá alunos!

Não esqueçam que a atividade desta semana esta somente no Classroom Institucional. Eu não postarei mais as atividades aqui no blog.

Eu já enviei o convite da minha sala de Biologia para todos os meus alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês lá o mais rápido possível!

Obs.: Caso alguém não recebeu o meu convite ou tenha algum problema para acessar o Classroom Institucional, por favor, entre em contato comigo no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br que eu ajudarei vocês.

2°A tecnologia nota bimestral

Sobre avaliação bimestral
Tecnologia 
Bom diaaa, 

Muita atenção as instruções a seguir:

Queridos para ajudá-los, utilizarei o filme Extermindor do Futuro 2, no qual o prof Clayton, também utilizará para alguma atividade futura.                  

Vocês deverão assistir essa aula do CMSP no qual o professor Mauro cita alguns filmes dobre I.A, e assistirão o filme Exterminador do futuro 2, para fazer o que se pede em seguida.

👇👇👇👇👇






1- EM UMA FOLHA DE CADERNO , ESCREVA UM RESUMO SOBRE INTELIGENCIA ARTIFICIAL CITANDO ONDE ELA ENTRA NO FILME ESCOLHIDO POR VOCÊ . 
(15 A 20 LINHAS) COM SUAS PALAVRAS

2- RESPONDA QUAL O TIPO DE INTELIGENCIA ARTIFICIAL FOI CITADO NO FILME , DESCREVA SIGLAS, NOME E CARACTERÍSTICAS, QUAL TIPO DE BEM E MAL ESSE "PRODUTO" PRINCIPAL DE  " I.A"  OCASIONAVA 
PARA A HUMANIDADE OU PARA SÍ PRóPRIO, DENTRO DO FILME ESCOLHIDO?

ESSA AVALIAÇÃO DEVERÁ SER ENTREGUE NA ESCOLA DIAS 23 E 24 JUNTO COM O MATERIAL DO SEGUNDO BIMESTRE, APROVEITE O FINAL DE SEMANA PARA ASSISTIR O FILME, OU PESQUISE NA INTERNET TUDO SOBRE O SEU TEMA ESCOLHIDO E DESENVOLVA SEU RESUMO. PROCURE SEGUIR NORMAS, DE RESUMO, RESPEITANDO A LÍNGUA PORTUGUESA.


Obs- entrega na caixa que ficará disponível na escola apenas nestes dias. 23 e 24 das 11h as 12h

Professora Maria Cristina - Projeto de Vida - 6 ANOS

Olá meus amores... Vocês estão bem?
Vamos efetuar mais uma atividade para encerrarmos o 2 Bimestre, OK?

Existe uma programação para retornarmos as aulas presenciais. Quais os cuidados que teremos que ter durante a nossa alimentação, convivência com os colegas e a higiene dentro e fora do ambiente escolar?

Não se esqueçam de enviar a atividade para o endereço :

cristinamcma75@gmail.com

Um abração para vocês e cuidem-se

Professora Maria Cristina - Eletivas - 6 e 7 Anos

Olá meus amores... Vocês estão bem?
Vamos efetuar mais uma atividade para encerrarmos o 2 Bimestre, OK?

Escreva um texto apontando 3 medidas concretas para melhorar a questão ambiental do nosso planeta.

Não se esqueçam de enviar a atividade para o endereço :

cristinamcma75@gmail.com

Um abração para vocês e cuidem-se!

Professora Maria Cristina -Química - 2 ANO B,C,D,E

Olá meus amores... Vocês estão bem?
Vamos efetuar mais uma atividade para encerrarmos o 2 Bimestre, OK?
pág 45 do Caderno do aluno - Atividade 3C e 3D

Não se esqueçam de enviar a atividade para o endereço :

cristinamcma75@gmail.com

Um abração para vocês e cuidem-se

Professora Maria Cristina -Química- 3A,B,C,D

Olá meus amores... Vocês estão bem?
Vamos efetuar mais uma atividade para encerrarmos o 2 Bimestre, OK?
pág 45 do Caderno do aluno - Atividade 2I

Pesquise a obtenção:

- Produtos a partir da água do mar
- Gás cloro e sódio metálico por eletrólise ígnea.

Não se esqueçam de enviar a atividade para o endereço :

cristinamcma75@gmail.com

Um abração para vocês e cuidem-se!

2ºA (Clayton - Português)



Exercícios: Senhora

TEXTO PARA QUESTÕES DE 01 A 05

               Fernando aproveitou a ocasião para resolver a crise.
               – Meu voto mais ardente, Aurélia, sonho dourado de minha vida, era conquistar uma posição brilhante para depô-la aos pés da única mulher que amei nesse mundo. Mas a fatalidade que pesa sobre mim aniquilou todas as minhas esperanças; e eu seria um egoísta, se
prevalecendo-me de sua afeição, a associasse a uma existência obscura e atribulada. A santidade de meu amor deu-me a força para resistir a seus próprios impulsos. Disse uma vez à sua mãe, pressentindo essa cruel situação: Sou menos infeliz renunciando à sua mão, do que seria aceitando-a para fazê-la desgraçada, e condená-la às humilhações da pobreza.
              – Essas eu já as conheço, respondeu Aurélia com tênue ironia, e não me aterram; nasci com elas, e têm sido as companheiras de minha vida.
              – Não me compreendeu, Aurélia; referia-me a um partido vantajoso que de certo aparecerá, logo que esteja livre.
              – Pensa então que basta uma palavra sua para restituir-me a liberdade? Perguntou a moça com um sorriso.
              – Sei que a fatalidade que nos separa não pode romper o elo que prende nossas almas, e que há de reuni-las em mundo melhor. Mas Deus nos deu uma missão neste mundo, e temos de cumpri-la.
             – A minha é amá-lo. A promessa que o aflige, o senhor pode retirá-la tão espontaneamente como a fez. Nunca lhe pedi, nem mesmo simples indulgência, para esta afeição; não lha pedirei neste momento em que ela o importuna.
             – Atenda, Aurélia! Lembre-se de sua reputação. Que não diriam se recebesse a corte de um homem, sem esperança de ligar-se a ele pelo casamento?
             – Diriam talvez que eu sacrificava a um amor desdenhado um partido brilhante, o que é uma…
             A moça cortou a ironia, retraindo-se:
             – Mas não; faltariam à verdade. Não sacrifiquei nenhum partido; o sacrifício é a renúncia de um bem; o que fiz foi defender a minha afeição. Sejamos francos: o senhor já não me ama; não o culpo, e nem me queixo.
            Seixas balbuciou uma desculpa e despediu-se. Aurélia, demorou-se um instante na rótula, como costumava, para acompanhar ao amante com a vista até o fim da rua. Se Fernando não estivesse tão entregue à satisfação de haver adquirido sua liberdade, teria ouvido no dobrar da esquina o eco de um soluço.

QUESTÕES


1.A fala inicial de Fernando no texto é sincera? Justifique:



2.Destaque a passagem do texto que confirma a reação cínica de Aurélia à fala de Fernando, terminando o namoro.


3.A decisão de Aurélia de não se casar com outro que não seja Fernando condiz com o comportamento da heroína romântica? Justifique:


4.Considerando a sociedade da época, explique a preocupação de Fernando em desejar que Aurélia se case com outro?


5.Comente o que mudou em nossa sociedade para que o papel de submissão da mulher ao casamento se tornasse menos rigoroso a partir do século XX: