quinta-feira, 1 de outubro de 2020

 

 PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO



Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  02/10/2020






Equipe Gestora
2020

Prof. Aline Rossi/ Ciências- 7° anos A e B

 Recuperação de habilidades e notas- 3° BIMESTRE

Olá Alunos!

Segue abaixo as atividades que solicitei para a nota do 3° bimestre. Por favor, façam as atividades atrasadas e enviem no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 08/10.


Atividade 1- Ecossistemas brasileiros

1-      Observe o mapa e identifique os ecossistemas brasileiros correspondentes as cores, construindo a legenda.

2-  Segundo o gráfico, em quais meses do ano mais chove no bioma Amazônia?

3-  Qual bioma que ocupa a faixa litorânea do território brasileiro? 

a) Caatinga

b) Cerrado

c) Amazônia

d) Mata Atlântica

e) Pantanal

4-Na flora predominam os cactos, árvores baixas e arbustos que em geral perdem as folhas na estação das secas. O clima é quente, com ventos fortes e secos. Na fauna, destacam-se os predadores como o gavião, pequenos herbívoros roedores como preás etc. O texto refere-se:

a) Caatinga

b) Amazônia

c) Pantanal

d) Pampas

e) Mata Atlântica

5- O Pantanal é um tipo de bioma que se caracteriza por ser uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Marque a alternativa que corresponde aos estados brasileiros que possuem esse bioma.

a) Goiás e Mato Grosso

b) Bahia e Minas Gerais

c) Pará e Amazonas

d) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

e) Rio Grande do Sul e Santa Catarina

6- É um tipo de ecossistema que se caracteriza por árvores  marcadas por troncos retorcidos e gramíneas e arbustos de pequeno porte e esparsas. As suas raízes são profundas e conseguem absorver a água dos lençóis subterrâneos.

a) Caatinga

b) Amazônia

c) Cerrado

d) Pampas

e) Mata Atlântica

7- Conhecido pela vegetação herbácea, com árvores de pequeno porte, campos limpos e favoráveis para a criação de gado. O texto refere-se ao ecossistema brasileiro:

a) Caatinga

b) Amazônia

c) Cerrado

d) Pampas

e) Mata Atlântica

8- É considerada o maior bioma brasileiro:

a) Caatinga

b) Amazônia

c) Cerrado

d) Pampas

e) Mata Atlântica


 Atividade 2- Saúde

1-      O que é saúde?

2-      Quais são os fatores que interferem, de modo geral, na saúde das pessoas?

3-      Cite uma atitude individual que pode contribuir com a saúde pública. Explique.

4-      Quando falamos de COVID-19 qual ou quais atitudes podemos ter para nos proteger e proteger as outras pessoas?

5- 

6- 

Atividade 3- Vírus e Bactérias

1-O que é um vírus? Quais suas principais características?

2- Como os vírus agem no organismo?

3- O que é uma bactéria? Quais suas principais características?

4- Como as bactérias agem no organismo?

5- Cite três doenças provocadas por vírus e explique como essas doenças são transmitidas.

6- Cite três doenças provocadas por bactérias e explique como essas doenças são transmitidas.


Atividade 4- Vacinas

Se possível, assista o vídeo abaixo e depois responda o questionário seguinte: https://portal.fiocruz.br/video/importancia-das-vacinas-akira-homma

1-      Você conhece uma ou mais doenças que requerem vacinação? Quais são elas?

2-      O que é vacina? Como ela atua no organismo?

3-      Qual a função da vacina para prevenção e manutenção da saúde?

4-      A vacina atua na proteção a uma doença ou na sua cura? Por quê?

5-      O que é imunização?


Atividade 5- Produção de texto- A História da vacina

Faça um resumo da aula transmitida no CENTRO DE MÍDIAS SP contando a história da vacina.

(Obs: o livro didático, o caderno do aluno volume 3 (São Paulo faz Escola) e a internet podem ser usados como material de apoio e pesquisa para a produção do texto).


Para realizar as atividades, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 3), o livro de Ciências ou a internet.


Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL



Códigos das salas de Ciências no classroom:

7° ano A: ngcymyb

7° ano B: garee72

 









Prof. Aline Rossi/ Ciências- 6° anos A, B e C

 Recuperação de habilidades e notas- 3° BIMESTRE

Olá Alunos!

Segue abaixo as atividades que solicitei para a nota do 3° bimestre. Por favor, façam as atividades atrasadas e enviem no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 08/10.


Atividade 1- Os cinco sentidos

1-      Em quantas partes se divide a orelha?

2-      Qual a função da orelha?

3-      O que é som?

4-      Que órgãos são responsáveis pela audição e que tipo de estímulos eles captam?

5-      O que é membrana timpânica? Qual seu papel na audição?

6-      Observe algumas atitudes que podem ser tomadas para evitar problemas de audição:

I.                    Não ficar exposto a locais com ruídos altos e constantes por longos períodos de tempo.

II.                  Não inserir objetos pontiagudos para limpar as orelhas, evitando ferir a membrana timpânica.

III.                Evitar utilizar fones de ouvidos com volume muito alto e por mais que uma hora seguida, pois a potência do som emitido pode ser maior do que as estruturas do interior da orelha podem suportar.

Você realiza os cuidados descritos acima? Você os considera importantes? 

7-      Que sentidos são responsáveis pelo sabor dos alimentos?

8-      Quais são os gostos identificados pelo paladar?

9-      Cite duas situações em que o olfato pode ajudar a proteger a saúde do corpo humano.

10-   Qual é o órgão do sentido responsável pelo tato? Qual é a importância do tato na nossa vida?


Atividade 2- Visão

1-      Quais os fatores ou condições que nos possibilitam enxergar?

2-      Desenhe a estrutura do olho e depois responda as questões seguintes:

a)      Qual é o nome da parte colorida do olho?

b)      Por que a pupila aumenta e diminui de tamanho?

c)       Qual é o papel da lente, retina e nervo óptico na visão?

3-      Como ocorre a formação e a interpretação das imagens?

4-      Cite dois problemas de visão que podem ser corrigidos com o uso de lentes corretivas, o que causam e como podem ser corrigidos.

5-      Desenhe o que ocorre com a luz quando ela atravessa uma lente convergente e uma lente divergente.


Atividade 3- Sistema muscular e locomotor

1-      Quais estruturas são responsáveis pela locomoção e sustentação nos animais?

2-      Faça uma pesquisa no livro didático sobre os tipos de tecidos musculares e organize o resultado da sua pesquisa no quadro abaixo:

Tipo de tecido

Onde é encontrado

Tipo de contração

Função

Tecido muscular estriado cardíaco

 

 

 

Tecido muscular estriado liso

 

 

 

Tecido muscular estriado esquelético

 

 

 

 

 

3-

4-      Para que servem os ossos?

5-      O que são articulações e ligamentos?

6-      Qual são as funções dos tendões na realização de movimentos?


Atividade 4- Drogas

1-      Ao beber café, uma pessoa fica mais sonolenta ou mais desperta? Que substância presente no café provoca esta alteração?

2-      Como essas alterações causadas pela cafeína ocorrem? Em qual parte do corpo?

3-      Assim como a cafeína, que outras substâncias podem causar alterações no nosso sistema nervoso?

4-      O que são substâncias lícitas e ilícitas?

5-      O que são drogas? Liste três exemplos e pesquise as ações que essas drogas causam no nosso cérebro.

6-      Após assistir a aula, você mudou sua opinião sobre as drogas? Comente utilizando os conhecimentos adquiridos.


Para realizar as atividades, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 3), o livro de Ciências ou a internet.


Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL


Códigos das salas de Ciências no classroom:
6° ano A:dmz4eje
6° ano B:3xpfpq3
6° ano C:q7455qs


6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)

Leia o texto/conto: "Devolva minha aliança", de: terça-feira, 29 de setembro de 2020 e após responda as questões a seguir.

1.    Após a leitura do texto acima, respondam às questões abaixo.

 

a.    Sobre quem é a história?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b.    Onde se desenvolvem esses fatos?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

c.    Quem está contado essa história?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

d.    Cada pessoa sente medo de forma diferente. Como era a reação dos personagens ao entrar no cemitério à noite?

______________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

 

e.    Releia o trecho abaixo:

       “ No que sentiu a mão nervosa tentando agarrar seu pé, desferiu um coice de arrancar até defunto da cova”. Agora responda: De quem era a mão nervosa? Explique.

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

f.     A quem é dirigido o texto? Quem são as/os possíveis leitores/as do texto?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

No texto que você acabou de ler há elementos que são característicos de histórias de terror.

g.    Identifique os personagens que são característicos desse gênero de narrativa e justifique sua escolha.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

h.    Sobre o espaço onde acontece a história, identifique e explique por que ele foi escolhido para a narrativa.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

i.      Você já ouviu, leu ou “viveu” alguma história como essa? O que você faria se estivesse no lugar de Antônio?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________