terça-feira, 19 de maio de 2020




Centro de Mídias da Educação de São Paulo | FacebookPrezados Alunos, pais e responsáveis






EDUCAÇÃO SP VAI MANTER PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS AOS ALUNOS DA REDE ESTADUAL NOS DIAS DE FERIADOS ANTECIPADOS.


Nas cidades onde será feriado, acesso aos conteúdos não será obrigatório; aulas desses dias serão reprisadas


 acesse o link:


https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/educacao-sp-vai-manter-programacao-do-centro-de-midias-aos-alunos-da-rede-estadual-nos-dias-de-feriados-antecipados/



Equipe Gestora
2020

3ºA,3ºB,3ºC,3D - Português - Profª Ângela ( Gramática Termos Acessórios da Oração)

2ºBimestre - Gramática - Termos Acessórios da Oração 
Tema: Análise Sintática ( II )
Copie em seu caderno o conteúdo abaixo ( o vídeo sobre esta matéria foi postado em 09/05), copie os exercícios, responda e envie para meu email professoraortega@yahoo.com 
data entrega:29/05
*** Não esqueça de colocar nome, número e série ***

Obs.: Coloquei abaixo mais um vídeo para tirar duvidas  
 



 


 
 
 
 

3ºA,3ºB,3ºC,3D - Português - Profª Ângela Gramática ( Termos Integrantes da Oração)


2ºBimestre - Gramática - Termos Integrantes da Oração 

Tema: Análise Sintática ( I )

Copie em seu caderno o conteúdo abaixo ( o vídeo sobre esta matéria foi postado em 09/05), copie os exercícios, responda e envie para meu email professoraortega@yahoo.com 
data entrega: 22/05 
*** Não esqueça de colocar nome, número e série ***

Obs.: Coloquei abaixo mais um vídeo para tirar duvidas 









2ºE - Português - Inocência - Profª Ângela

2ºBimestre - Visconde de Taunay - Inocência 
Tema: Romance Regional 

Assista ao videoaula abaixo sobre a Obra Literária Inocência do Autor Visconde de Taunay , após assistir ao vídeo, abre seu livro de português (livro retirado na escola) paginas 105 a 107 , leia os textos, copie as questões, responda e envie para meu email : professoraortega@yahoo.com 
Data entrega: 05/06 
*** Não esqueça de colocar nome, número e série ***

Caso não tenha retirado o livro na escola, segue as páginas abaixo.






2ºE Português - Iracema - Profª Ângela

 2ºBimestre - José de Alencar -  Iracema
Tema: Romance Indianista 

Assista aos vídeos abaixo sobre o Autor José de Alencar e a Obra Iracema, em seguida abra seu livro de português nas páginas 100 a 104 leia os textos, copie e respondas as questões (01 a 07) e envie para meu email professoraortega@yahoo.com
Atividade para o 2º Bimestre - Data entrega: 29/05
*** Não esqueça de colocar seu nome, numero e série ***











2ºE Português - Profª Ângela

 Atividade para o 2º Bimestre 

livro de Português páginas 36 e 37 ( livro que vocês retiraram no colégio). Responder as questões referente ao texto ( de 01 a 06)  enviar para meu email professoraortega@yahoo.com
data entrega desta atividade: 28/05 
 Tema deste trabalho: Uso do Substantivo

** Não esquecer de colocar nome, número e série no email ***

Quem não retirou o livro de português, segue as páginas abaixo:





7 ano C  -  Professora Maria Regina ( matemática )

Colocar : Nome:                                        N°:               Série:      Data    /     /


Atividade sobre porcentagem

1 ) Definir como você entende sobre porcentagem?
De exemplos.

2 )  Qual o símbolo de porcentagem?

3) Calcule a porcentagem de:

a ) 35% de 500

b ) 72% de 100

c ) 30% de 900

d ) 50% de 400

e ) 60% de 800

f ) 50% de 700

4 ) Fiz uma compra no valor de R$ 120,00 e consegui um desconto de 30% . Quanto economizei na compra?

5 ) Como você define decréscimo e acréscimo?
De exemplos:


prazo até      22 / 05 /20


 Bom estudo!



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


     Atividade  aula de hoje 19 /05/ 20      -     Matemática  -        Prof. Mª Regina


1 ) A aula que você assistiu hoje foi sobre qual assunto?


2)  A letra indica o que?

3 ) A diferença na variável da incógnita, se sim ? Qual a diferença?

4 ) Na tabela que foi passado da idade da criança e quantidade de peso tem uma fórmula para cada idade, quais são as fórmulas  que foi colocado para achar a quantidade de gotas?

5 ) A variável m represente o preço de uma maçã e a variável p o preço de uma pera. Erica comprou 7 maçã e 3 peras.

a ) Qual  é a expressão algébrica que representa o preço por Erica?

b ) Quanto Erica gastou , se cada maçã custo R$ 1,50 e cada pera ,R$ 1,70.


Prazo 22 / 05 /20


Bom estudo!


6º anos: A,B,C (professor: Clayton - Português)

Após a leitura do texto: "Cyberbullying: a violência virtual" responda as questões abaixo (resposta pessoal)

                                            Interpretação do texto

1) O quê é bullying?

2) Você já foi vítima de Bullying ou conhece alguém que foi? Justifique.

3) Como se comportam as pessoas que praticam bullying?

4) Como ficam as pessoas que recebem o bullying?

5) Qual seria, na sua opinião, a melhor maneira de combater o bullying?

6) Conte uma experiência que você, ou um conhecido passou ao receber bullying na internet.

2ºA - Leitura e interpretação de texto (Clayton - Português)

Faça a releitura do texto: "Cyberbullying: a violência virtual" e elabore 10 questões, respondendo-as.

2° B,C,D - AULA 3 FIGURAS DE LINGUAGEM MAT. PROVA- PROF TALI PORTUGUES

AULA 3 

Personificação / Prosopopeia como Figura de Linguagem e Pensamento

Como toda figura de linguagem, a Personificação / Prosopopeia privilegia o aspecto conotativo.  Empresta ao texto a subjetividade própria deste estilo. E é considerada figura de pensamento, pelo fato de trabalhar com significados escondidos.  Ou seja que estejam implícitos na expressão ou vocábulo.
É desta forma que através dela podemos dar vida a qualquer objeto ou animal. Ou melhor dizendo, ela nos permite “personificar” seres inanimados e irracionais.
Esta figura de linguagem, que também podemos chamar de figura de estilo ou de retórica, nos apresenta um lado bastante interessante da Língua. Ela põe à nossa disposição um recurso estilístico capaz de ampliar as possibilidades de criação. É estratégia que permite que todos os seres tenham voz, atividades, sensações e sintam emoções.

Exemplos de Personificação / Prosopopeia

Observe os exemplos e não deixe de ler as justificativas entre parênteses para entender onde está a Personificação ou Prosopopeia.
  • Pelo caminho nos deparamos com uma “nevasca cruel”. – (A nevasca é considerada como portadora de um sentimento – a crueldade.)
  • “Ora, chora cavaco, ora chora viola”, Já disse pro samba que eu não vou me embora” (Candeia – no samba “Lá vai Viola”) (Aqui a viola e o cavaco são capazes de chorar.)
  • Nada mais pude fazer, a não ser aceitar a “sinistra face da morte”. (A morte ganha uma face e assume a característica de ser sinistra)
  • Oh! Que “noite cruel e nefasta”. (Neste caso, é a noite que ganha características de seres vivos.)
  • E o “sol encantado” com sua beleza, “sorria”. (O sol se anima nestes versos. Se encanta com a beleza e ganha a capacidade de sorrir)
Personificação ou Prosopopeia na Poesia
A poesia é um gênero literário que muito se utiliza destas figuras de pensamento. Raramente encontramos textos líricos sem a presença da Personificação ou Prosopopeia. Talvez seja por isto, que tanto nos fascinam os versos de poetas como Carlos Drummond de Andrade:
“As casas espiam os homens
Que correm atrás das mulheres.”

Observe que o eu lírico atribui uma ação própria dos seres humanos – espiar - a seres inanimados, “as casas”, personificando-as.

Personificação / Prosopopeia na Música

  • Cazuza também usa Prosopopeia na música Exagerado. Onde acusa a “paixão” de ser “cruel” e “desenfreada”. Observe o trecho:
“Paixão cruel, desenfreada”
…mil rosas roubadas.
----------------------------------------------------------------------------------
EUFENISMO
O eufemismo é uma figura de linguagem que caracteriza-se pela substituição de palavras ou expressões com o objetivo de suavizar a mensagem, torná-la menos chocante. Termos rudes são trocados por palavras mais brandas, permitindo falar de coisas desagradáveis de uma forma melhor, embora o sentido essencial permaneça inalterado.
O eufemismo é bastante empregado quando se fala sobre morte, por exemplo. As dezenas de expressões que usamos para nos referirmos ao fenômeno da morte revelam o quanto o assunto é incômodo.
Por se tratar de uma substituição de termos, o eufemismo também pode ser admitido como um tipo de perífrase.

Exemplos de eufemismo:

    A testemunha faltou com a verdade.
  • A expressão “faltou com a verdade” está aí substituindo o verbo “mentiu”.
  • Era uma moça de inteligência bastante limitada.
  • O uso da expressão “inteligência bastante limitada” permite dizer de uma forma mais amena que tratava-se uma moça “burra”.
  • O jovem rapaz partiu desta para melhor.
  • Para evitar dizer que a pessoa morreu, foi usada a expressão “partiu desta para melhor”. Entre os muitos outros eufemismos para a morte, estão os termos “falecer”, “partir” e “descansar”.
ATENÇÃO: Certas expressões usadas para substituir as palavras “morte” e “morrer” possuem um forte caráter cômico, e por isso deixam de ser consideradas eufemismo. Como exemplos podemos citar as expressões “esticar as canelas”, “ir para a terra dos pés juntos”, “comer capim pela raiz”, entre outras.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ANÁFORA

anáfora consiste na repetição de uma ou mais palavras no início de orações, períodos ou versos sucessivos. É um recurso bastante utilizado em poemas e letras de músicas. Essa figura de linguagem também se dá pela utilização depronomes demonstrativos e pronomes relativos que substituem palavras ditas em orações anteriores.

Exemplos de anáfora:

    Quando não tinha nada, eu quis
    Quando tudo era ausência, esperei
    Quando tive frio, tremi
    Quando tive coragem, liguei
    (À Primeira Vista – Chico César)
  • Na letra dessa música, todos os versos começam com a palavra “quando”, repetida de propósito.
    Se você gritasse,
    se você gemesse,
    se você tocasse
    a valsa vienense,
    se você dormisse,
    se você cansasse,
    se você morresse…
    Mas você não morre,
    você é duro, José!
    (E agora, José? – Carlos Drummond de Andrade)
  • No poema de Drummond, temos versos sucessivos iniciados com a conjunção condicional “se”.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GRATIDÃO
PROF. TALI


REFERENCIAS
www.figuradelinguagem.com/prosopopeia-personificacao/
Os trechos poéticos dos poemas e músicas utilizadas como exemplo foram retiradas dos sites: http://pensador.uol.com.br/ e https://www.vagalume.com.br


Professora Maria Cristina - Projeto de vida - 6 ABC

Olá meninos e meninas tudo bem com vocês?
 Segue aqui um tema para você desenvolver um texto a respeito desse assunto



O que é Frustração?
Frustração é o sentimento decorrente da não realização de um desejo ou tendência, ou seja, é a reação diante da expectativa não correspondida. Para entender melhor, podemos dizer que é aquilo que sentimos quando algo que queremos ou esperamos não acontece. Essa não satisfação do desejo gera uma espécie de tensão interna, experienciada, geralmente, como uma sensação de tristeza e aborrecimento ou, em alguns casos, de desespero.
Como diferenciar tristeza e frustração?
É importante, especialmente na infância, que os pais, cuidadores e educadores, sejam capazes de perceber quando a criança está triste e quando se sente frustrada. Na vida adulta, essa distinção também é relevante. Isso porque, apesar de apresentarem sintomas muito parecidos, os dois sentimentos têm origens e consequências bastante distintas. Quando uma expectativa é frustrada, os sentimentos de tristeza levam a atitudes de mudança e a uma melhor adaptação do sujeito, que é completamente diferente dos casos de Depressão, por exemplo, em que a tristeza também é sintoma característico.
Para exemplificar, vamos tomar a situação de uma pessoa que não consegue o emprego que almejava. Quando há uma frustração, esse sentimento está ligado a essa situação específica e pode gerar o desejo de aprimoramento para tentar outros empregos. No caso de uma Depressão, esse acontecimento seria apenas mais um dos motivos para o desânimo, uma vez que a tristeza não está ligada a causas específicas e pode imobilizar o sujeito.
A frustração é importante?
Apesar de parecer um sentimento decorrente de situações de fracasso, a frustração é de extrema importância para a constituição psicológica dos indivíduos. Alguns autores descrevem a frustração como necessária ao desenvolvimento infantil. Em níveis suportáveis, a falta, a carência ou a desilusão estão associadas ao desenvolvimento da capacidade de adiar gratificações, que é fundamental para a vida em sociedade. Nesse sentido, evitar frustrações pode ser um dos fatores de uma formação adaptativa deficiente: uma criança muito protegida ou cujos desejos foram sempre imediatamente satisfeitos pode ter dificuldades em compreender a realidade da existência adulta, em que o desejo e a satisfação estão cada vez mais distantes e exigem cada vez mais trabalho e dedicação. Uma criança despreparada para suportar frustrações pode se transformar em um adulto que desenvolve crises emocionais por razões ínfimas ou que se sente constantemente insatisfeito.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Não se pode, todavia, resumir a dificuldade adaptativa dos adultos à superproteção dos pais, já que existem outros fatores que influenciam nessa formação deficiente, como a cultura e as formas de organização da sociedade.
Na sociedade em que vivemos, o prazer e a satisfação são constantemente cultuados e a frustração aparece como a pior experiência. Todos os esforços estão voltados para evitá-la. A medicina se esforça para evitar as dores, entorpecendo seus pacientes. As escolas se esforçam para satisfazer os desejos de crianças e seus pais. As políticas públicas se empenham em produzir conforto psicológico, oferecendo a sensação de segurança que as pessoas necessitam para não pensarem em situações desconfortantes, como a realidade em que vivem. Nesse sentido, a inadaptação é generalizada: os adultos e crianças, incapazes de experienciar a frustração, porque foram despreparados para isso, são inundados por falsas realizações e se apegam ao conforto proporcionado artificialmente por elas. Falar em frustração está longe de se resumir ao sentimento de tristeza ou aborrecimento, antes disso, está na importância de ressaltar que a habilidade de adiar a recompensa é uma capacidade adaptativa que está sendo perdida por grande parte das pessoas.

​Juliana Spinelli Ferrari
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em psicologia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista
Curso de psicoterapia breve pela FUNDEB - Fundação para o Desenvolvimento de Bauru
Mestranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP - Universidade de São Paulo




TAREFA DO DIA


Responda : Como lidar com a frustração? 

email para enviar o trabalho: cristinamcma75@gmail.com


Professora Maria Cristina - Eletivas - Reciclagem - 6 Anos / 7 Anos

Bom dia meninos? Tudo bem?

Segue a atividade do dia...

Pesquisar o tempo médio que os plásticos,pneus, vidros e  metais ficam na natureza para serem degradados.
Qual é a diferença entre o plástico degradável e biodegradável?
As novas sacolinhas que estão sendo distribuídas no mercado são realmente biodegradáveis?

Email para a entrega da atividade: cristinamcma75@gmail.com

Professora Maria Cristina : 3 A,B,C,D Química


Estudo do Equilíbrio Químico


Estado de equilíbrio químico – coexistência de reagentes e produtos em certas transformações químicas

Pesquise:

       a)  Qual é o conceito de equilíbrio em uma reação química? Exemplifique

       b)   Qual é a expressão matemática utilizada para expressar um equilíbrio químico?

  Encontre um exemplo, do nosso cotidiano, que ilustre um sistema em equilíbrio

Entrega da atividade : cristinamcma75@gmail.com ( entregar semana que vem)




Professora Maria Cristina - 2 anos A,B,C,D - Química

Assunto Abordado... Concentração de Soluções



Anvisa alerta sobre aumento de intoxicação por produtos de limpeza
A Agência pede mais atenção com as crianças


Publicado em 18/05/2020 - 08:06 Por Agência Brasil* - Brasília
A fim de reduzir os riscos à saúde causados pelo aumento da exposição tóxica por produtos de limpeza no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou a Nota Técnica (NT) 11/2020, que alerta a população sobre o crescimento dos casos de intoxicação.
De acordo com a Anvisa, embora não haja informações que demonstrem o vínculo definitivo entre a exposição e os esforços de higienização e desinfecção para evitar a disseminação da covid-19, parece haver uma associação temporal com o aumento do uso dos produtos.
O documento orienta também sobre o uso e o armazenamento adequados dos chamados saneantes domissanitários, ou seja, os saneantes de uso domiciliar que contêm substâncias ou preparações destinadas à higienização e à desinfecção.
A nota foi elaborada com base nos dados dos centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox). “Para se ter uma ideia do crescimento dos casos de intoxicação, de janeiro a abril deste ano os CIATox receberam 1.540 registros de intoxicação devido a produtos de limpeza envolvendo adultos, um aumento equivalente a 23,3%, comparado ao mesmo período de 2019, e de 33,68%, com relação a 2018”, informa a Anvisa. 
Crianças
No que se refere às crianças, foram registrados 1.940 casos, um aumento de 6,01% e de 2,7%, em relação a 2019 e 2018, respectivamente. De acordo com a Agência, os números mostram que os acidentes domésticos envolvendo exposição tóxica a substâncias químicas são mais frequentes com o público infantil e, portanto, há necessidade de dispensar mais cuidados às crianças.
Orientações básicas
1- Mantenha os produtos de limpeza fora do alcance de crianças e animais. Esses produtos podem atrair a atenção principalmente de crianças pequenas, entre 1 e 5 anos de idade.
2- Evite o armazenamento desses produtos em recipientes diferentes e não etiquetados. 
3- Supervisione as crianças, não permitindo que elas acessem os ambientes onde esses produtos são guardados.
4- Não deixe detergentes e produtos de limpeza em geral embaixo da pia ou no chão dos banheiros.
5- Leia e siga as instruções descritas no rótulo de cada produto.
6- Evite a mistura de produtos químicos.
7- Garanta a ventilação quando for manusear um desses produtos destinados à limpeza, higienização e desinfecção.
8- Inutilize as embalagens vazias. Isso porque elas sempre ficam com resíduos, ou seja, restos dos produtos. Jogue fora as embalagens vazias, preferencialmente valendo-se do sistema de coleta seletiva, de modo a separá-las do lixo orgânico.
9- Em caso de emergências toxicológicas, não provoque vômito. Tenha em mãos o número do Centro de Informação e Assistência Toxicológica, o CIATox: 0800-722-6001.

*Com informações da Anvisa
Edição: Aécio Amado

Atividade:Pesquise a periculosidade dos produtos de higiene que você tem em casa.
Qual é o perigo ao misturarmos hipoclorito de sódio com amoníaco? Descreva com detalhes e cite a substância formada.
Entregue no email cristinamcma75@gmail.com  ( entregar na semana que vem)