quinta-feira, 2 de julho de 2020


DIA D DO MOVIMENTO INOVA - 03/07/20




Equipe Gestora
2020

Tecnologia - Comunidades digitais - Profª Alice - 2C

Atividade 03- Tecnologia – Comunidades Digitais – Profª Alice

Como vimos nos vídeos da última aula as comunidades se formam por interesses em comum, convivência, entre outros motivos. Algumas web-comunidades buscam discutir questões importantes do cotidiano, da política e da saúde.
Na aula de hoje você deve pensar em um problema que passe pela sua vida e de outros jovens. Após isso pense em criar uma web-comunidade com finalidade de reunir pessoas para discutir e resolver esse problema. Responda as questões de acordo com o que pensou.

Obs.: A atividade pode ser feita em dupla desde que no mesmo arquivo. Deve conter nome e número dos dois alunos.

1- Qual o tema/assunto desta comunidade?
2- Que mídia digital será suporte para ela?
3- Que tipo de linguagem utiliza?
4- Qual grau de participação de seus membros?
5- Podem publicar?
6- Podem compartilhar?
7- Podem comentar?
8- Qual o nome da comunidade?
9- Que leis/regras a regem?


Para ajudar a criatividade: Assista a vídeo-aula “Ativismo juvenil e Educomunicação // Escola de Cidadania para Adolescentes” disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t-Gk7e9BGWs&feature=youtu.be

Enviar no email: alicecavalcanti@prof.educacao.gov.br

PROFESSORA ANA CARLA- ELETIVA DE FOTOGRAFIA




BOA TARDE!

 Nesta semana, após assistir ao vídeo da semana passada sobre Estilo Fotográfico Jornalístico e Documental, produza 3 fotos que correspondam a esses estilos.

Enviem as imagens pelo e-mail analis71@gmail.com até o dia  10/07/20
Dúvidas podem ser enviadas pelo email ou no grupo do face.

IMPORTANTE!!!

AGUARDO AS DEMAIS ATIVIDADES!!!!!

BONS ESTUDOS

Introdução Temática - Transmissão da Vida  - Mecanismos de Variabilidade Genética e Hereditariedade - Um pouco de História da Genética - 2° Ano E Biologia Profa Solange
Desenvolvimento dos Conteúdos e Habilidades: Um pouco de História da Genética
Período: 02/07/2020 à 08/07/2020

Questões para estudo

1- Realizem uma pesquisa sobre os chamados "Pioneiros da Genética" e indiquem quem pode ser considerado o Pai da Genética. Abordem também as concepções de Hipócrates e Aristóteles, além de Gregor Mendel e suas Leis sobre Hereditariedade.

2- Indiquem quais concepções sobre variedade das espécies estavam presentes na época de Mendel (1822-1884), que fizeram com que seus experimentos permanecessem ignorados por 35 anos.

3- Charles Darwin (1809-1882) foi contemporâneo a Mendel e ficou conhecido pela sua Teoria da Seleção Natural, no entanto, ele também elaborou uma teoria para tentar explicar a herança de características. Que teoria é essa? Quais suas falhas ao considerar os conhecimentos de Mendel?

3º Ano B - Biologia  - Profa Solange


Período: 02/07/2020 à 08/07/2020

Questões para estudo
Após assistir os vídeos sobre fisiologia humana (Khan Academy) responda as questões abaixo:

https://youtu.be/xA0fKJounw0
https://youtu.be/JVqi3Z8v3sw
https://youtu.be/PlZhYEdVmlk
https://youtu.be/8poilcRoQAg
https://youtu.be/j0wjroUmQBk
https://youtu.be/0m6hhsRuO8Y
https://youtu.be/0Ta0JgLsIA4
https://youtu.be/Vf8mLPMslWY
https://youtu.be/Qite1chTX2s
https://youtu.be/Z3xs9saGdTQ
https://youtu.be/I2fSekFmmq0
https://youtu.be/8o6OzJHI2c8

1- Cite os sistemas envolvidos com a coordenação e a regulação das funções do corpo dos vertebrados e explique no que eles diferem quanto aos aspectos funcionais básicos.

2- Pesquise e explique que funções principais estão relacionados o telencéfalo, o diencéfalo, o mesencéfalo, o metencéfalo ou cerebelo e o mielencéfalo ou bulbo.

3- Explique o funcionamento do olho humano.

4- Como sentimos o gosto dos alimentos?

5- Construa um gráfico que mostra as variações no ciclo hormonal, ovariano e uterino. Redija um texto com base em sua análise.

3º Ano A - Biologia  - Profa Solange


Período: 02/07/2020 à 08/07/2020

Questões para estudo
Após assistir os vídeos sobre fisiologia humana (Khan Academy) responda as questões abaixo:

https://youtu.be/xA0fKJounw0
https://youtu.be/JVqi3Z8v3sw
https://youtu.be/PlZhYEdVmlk
https://youtu.be/8poilcRoQAg
https://youtu.be/j0wjroUmQBk
https://youtu.be/0m6hhsRuO8Y
https://youtu.be/0Ta0JgLsIA4
https://youtu.be/Vf8mLPMslWY
https://youtu.be/Qite1chTX2s
https://youtu.be/Z3xs9saGdTQ
https://youtu.be/I2fSekFmmq0
https://youtu.be/8o6OzJHI2c8

1- Cite os sistemas envolvidos com a coordenação e a regulação das funções do corpo dos vertebrados e explique no que eles diferem quanto aos aspectos funcionais básicos.

2- Pesquise e explique que funções principais estão relacionados o telencéfalo, o diencéfalo, o mesencéfalo, o metencéfalo ou cerebelo e o mielencéfalo ou bulbo.

3- Explique o funcionamento do olho humano.

4- Como sentimos o gosto dos alimentos?

5- Construa um gráfico que mostra as variações no ciclo hormonal, ovariano e uterino. Redija um texto com base em sua análise.
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa                              Série: 8°B e 8°C


COPIE NO CADERNO.

                                                          Variação linguística  

   A língua abriga vários registros que dependem basicamente da situação de fala e com quem se fala. Há variações dentro da mesma língua decorrentes de fatores como: a região geográfica (nordestino, mineiro, carioca, paulista etc), o sexo, a idade, a classe social e o grau de instrução dos falantes e o grau de formalidade do contexto (formal e informal) 

 
Dentre as diversas variações pode-se dizer que a oposição mais importante se dá entre a chamada linguagem culta (ou padrão) e a linguagem popular, coloquial.

  A noção de certo e errado está ligada aos prestigio que a variedade culta adquiriu na sociedade. No entanto, todas as demais variedades são legítimas e devem ser respeitadas, combatendo o preconceito linguístico. 

Variação geográfica: a língua varia de um lugar para o outro; assim, podemos investigar, por exemplo, a fala característica das diferentes regiões brasileiras, dos diferentes estados, de diferentes áreas geográficas dentro de um estado; outro fator importante também é a origem rural e urbana da pessoa.

Variação social: agrupa alguns fatores de diversidade: o nível socioeconômico, o grau de escolarização, a idade e o gênero.

                                                               FALA E ESCRITA 


   A língua falada e a língua escrita, embora sejam expressões de um mesmo idioma, apresentam características que nos permitem a identificação de suas particularidades. Apesar da divisão, as duas modalidades formam um continuo linguístico, que é bastante visível em determinados gêneros textuais, como chat ou bate-papo pela internet ou por mensagens telefônicas.

                                             Fala de um modo mas escreve de outro 

   De fato, falamos de um modo, mas escrevemos de outro, pois a língua escrita e língua falada são duas modalidades diferentes de comunicação, tendo cada uma delas suas características próprias.        Quando falamos, além das palavras, utilizamos outros elementos como gesto, os olhares, a expressão do rosto e, principalmente, algo chamado entonação de voz. Pela entonação distinguimos uma frase afirmativa de uma interrogativa, uma frase dita com serenidade de outra dita com ironia.

 Quando escrevemos, entretanto, não há mais gestos, olhares, nem entonações. Sobram apenas palavras. É por isso que ao redigirmos relatórios, documentos, resenhas ou qualquer outro tipo de texto escrito, devemos ter cuidado especial com a pontuação, a ortografia, a concordância e a colocação das palavras. Do contrário, corremos o risco de não sermos devidamente interpretados; nosso texto ficara confuso, comprometendo, assim, a comunicação.

EXEMPLOS:

 João comprou um carro. (afirmativa)                                  João comprou um carro? (interrogativa)

Fogo ( apenas um vocábulo)                                                  Fogo! (uma frase que transmite uma                                                                                                     mensagem) 



                                               A IMPORTÂNCIA DA PONTUAÇÃO

 Um homem rico estava muito mal. Pediu papel e pena. Escreveu. Morreu antes de fazer a pontuação. A quem deixava ele a fortuna? 

Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada dou aos pobres.  Morreu antes de fazer a pontuação. A quem deixava ele a fortuna? Eram quatro concorrentes


1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:

 Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres.

2. A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito:

Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres.

3. O alfaiate pediu cópia do original. Puxou a brasa pra sardinha dele:

Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres.

4. Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:

Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Dou aos pobres. 

                          LIÇÃO DE CASA  -   DATA DE ENTREGA 03/07/2020 - amanhã, sexta-feira

                                                              EXERCÍCIO

  Imagine que você esteja se comunicando com seus pais por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas. Nesse debate, eles ficam chateados ao interpretar como grosseria uma de suas respostas:  "Não vou não" 

Essa mensagem em negrito está escrita de maneira errada, ou seja, não respeito a gramática da Língua Portuguesa e também pode trazer uma interpretação diferente do que o filho queria passar para o pai.

  Nessa situação, como mostrar a eles que você realmente não teve a intenção de ser grosseiro?
  O que poderia ter sido feito para expressar a mesma ideia, mas sem dar a margem para essa interpretação equivocada? Escreva abaixo.

Resposta pessoal:

e-mail: espinoli2020@bol.com.br

PRÓXIMA POSTAGEM - 03 DE JULHO DE 2020 - PERÍODO DA TARDE.








Prof. Aline Rossi- Ciências/ 7° anos A e B



Atividade sobre a aula transmitida no dia 29/06 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.


Habilidades: Reconhecer e explicar como as tecnologias da informação e da comunicação estão presentes na sociedade. Feito isso, propor seu uso consciente em situações do cotidiano e para o trabalho.

Conteúdos: Revolução Industrial.

Atividade
1-  Faça uma pesquisa sobre as seguintes tecnologias: 
a) Manufatura Aditiva
b) Inteligência Artificial
c) Internet das coisas
d) Biologia Sintética
e) Sistemas Ciberfísicos
Organize as informações conforme os seguintes aspectos: pesquisa, desenvolvimento, teste, aplicação e impacto no cotidiano.


2- Observe a imagem seguinte: 



a)      Escreva um pequeno texto sobre a evolução da complexidade das máquinas e sistemas de produção durante a Revolução Industrial.

b)      Cite e comente os problemas ambientais que surgiram com a Revolução Industrial.

Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a internet.

Entrega e dúvidas:

Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou na nossa turma no classroom até o dia 09/07 (próxima quinta-feira).

Vocês também poderão enviar as dúvidas, no chat da sala dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP e eu responderei o mais rápido possível.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL