quinta-feira, 9 de julho de 2020


ATENÇÃO TERCEIROS ANOS!!!




PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 10/07/2020



EQUIPE GESTORA
2020

ELETIVA DE FOTOGRAFIA- PROF ANA CARLA 8º E 9º ANOS





Alunos

Nesta semana retomem os conteúdos das aulas anteriores e entreguem as atividades em atraso com a máxima urgência no e-mail : analis71@gmail.com até 17/07/20. 





Bons Estudos!

Prof Ana

PROJETO DE VIDA- PROF ANA CARLA 9ºA



oLÁ aLUNOS!


Assistam a aula de Projeto de Vida do Centro de Mídias , façam as atividades propostas e enviem as questões para:
analis71@gmail.com até o dia 17/07/20



AGUARDO COM URGÊNCIA AS ATIVIDADES QUE ESTÃO EM ATRASO!


bONS eSTUDOS!!!

Prof. Aline Rossi- Ciências/ 7° anos A e B


Atividade sobre a aula transmitida no dia 06/07 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.




Habilidades: Discutir o uso de diferentes tipos de combustíveis e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar e argumentar sobre os avanços na perspectiva econômica e conseqüências socioambientais causadas pela produção e uso destes.
Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias, como automação e informatização.

Conteúdos: Tecnologia no cotidiano.

Atividade  
 1- Quais desses itens são considerados máquinas térmicas e por quê?
a)      Fogão:
b)      Automóvel:
c)       Forno:
d)      Torradeira elétrica:
e)      Forno micro-ondas:
f)       Geladeira:
g)      Chuveiro elétrico:
h)      Ar-condicionado:

 Se possível, assista o vídeo abaixo:

Ele ajudará responder as questões seguintes, porém as respostas também podem ser encontradas nos textos do caderno do aluno (São Paulo Faz Escola- Volume 2) e no livro de Ciências.



2- Atualmente um problema mundial que enfrentamos é a emissão de gases poluentes oriundos da queima de combustíveis fósseis. O que acontece com os gases que surgem pela queima do combustível? E o que podem causar?


 3- Como o meio ambiente é afetado pelo uso contínuo dos combustíveis fósseis pela humanidade e quais são as consequências negativas a que já estamos submetidos?

 4-  Quais são as possíveis alternativas ao uso de combustíveis fósseis compatíveis com um desenvolvimento sustentável?

5- Cite dois exemplos de combustíveis alternativos e explique os prós e contras de cada um.

6-O que são bioplásticos? Qual a importância deles para o meio ambiente?

7- Quais são as inovações tecnológicas mais utilizadas na sociedade atual?

Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a internet.

Entrega e dúvidas:

Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou na nossa turma no classroom institucional até o dia 16/07 (próxima quinta-feira).

Vocês também poderão enviar as dúvidas, no chat da sala dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP e eu responderei o mais rápido possível.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL







Prof. Aline Rossi- Ciências/ 6° anos A, B e C



Atividade sobre a aula transmitida no dia 06/07 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.



Habilidades: Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na compreensão e análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.


Conteúdos: Das células aos sistemas- Parte 2- Sistema Nervoso.

Atividade
  1-  O que é Sistema Nervoso?

 2-Com quais sistemas o Sistema Nervoso interage?

  3- Quais elementos compõem o Sistema Nervoso?

  4-   Quais as funções desempenhadas pelo Sistema Nervoso Central?

  5-   Quais as funções desempenhadas pelo Sistema nervoso Periférico?

 6-  O que é um estímulo ambiental?

 7-  Como podemos perceber os estímulos ambientais? De que maneira reagimos a esses estímulos?

 8-Quais são os órgãos dos sentidos?  Que funções importantes desempenham esses órgãos para os seres vivos?

 9-  Qual é o sistema responsável em identificar, interpretar e responder a todos os nossos sentidos?

Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a internet.

Entrega e dúvidas:

Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou na nossa turma no Classroom Institucional até o dia 16/07 (próxima quinta-feira).

Vocês também poderão enviar as dúvidas, no chat da sala dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP e eu responderei o mais rápido possível.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL


6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)




ATIVIDADE 6 – DE AVIÕES A SUPER-HERÓIS


               O que fazem os super-heróis? Quem é seu super-herói favorito? No espaço abaixo, desenhe ou cole uma ilustração e produza uma pequena biografia, com as principais informações sobre o super-herói que você mais admira. Caso não se lembre de nenhum, crie seu próprio super-herói, bem como sua breve biografia (como nasceu, onde viveu, como adquiriu seus superpoderes, fatos de sua vida, momentos heroicos etc.)


ATIVIDADE 7 – DIVULGAR É PRECISO


                Já dizia o genial Fernando Pessoa, um grande “inventor” da arte literária: “Navegar é preciso; viver não é preciso”. A que se referia o poeta? À ideia de necessidade ou à ideia de precisão?
                A arte literária é assim: possibilita a construção figurada, conotativa da linguagem, como se observa no trecho do poema de Pessoa, a seguir:

         “Navegar é Preciso
          Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
         “Navegar é preciso; viver não é preciso”.
          Quero para mim o espírito [d]esta frase,
          transformada a forma para a casar como eu sou:
          Viver não é necessário; o que é necessário é criar. [...]”

(PESSOA, Fernando. Navegar é preciso. Disponível em:
jp000001.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2019).

1.     Pense nas seguintes situações:


• “Divulgar é preciso”.
• “Navegar é preciso”.
• “Viver não é preciso”.


a)    Em qual/quais delas a ideia expressa em “é preciso” equivale a “necessidade”?



b)    Em qual/quais delas a ideia expressa em “é preciso” equivale a “precisão”, “exatidão”?



Por dentro do conteúdo

Nota

- A ambigüidade é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença;
- Pode gerar um desentendimento do discurso por haver mais de uma interpretação possível para isso;
- É um vício de linguagem;
- Vamos focar na ambigüidade como polissemia.

Ambiguidade e polissemia

Ocorrem quando uma mesma palavra passa a ter sentidos diferentes de acordo com o contexto.

Exemplo: Pintar

- Mariana pintava sua filha como uma menina doce.
(descrevia ou desenhava uma imagem com tinta)

A ambigüidade e a polissemia podem ser utilizadas muitas vezes de forma proposital, a fim de brincar com os sentidos e interpretações. Veja estes exemplos:

- Os pais precisam dar bolachas para ensinar os filhos;
- Tire a mão da minha poupança;
- Vendo o nascer do sol.

Praticando:

2.     Qual é o sentido de bolachas no exemplo acima?


3.     Qual é o sentido de poupança no exemplo acima?


4.     Qual é o sentido de vendo no exemplo acima?

ARTE- PROF ANA CARLA - 3ºS ANOS A, B, C


Alunos
Nesta semana assistam a aula do Centro de Mídias para revisar conteúdos já estudados.




AGUARDO O ENVIO DAS ATIVIDADES QUE ESTÃO EM ATRASO!

BONS ESTUDOS!

ARTE - PROF ANA CARLA 2ºS ANOS


Alunos
Vamos revisar conteúdos?
Assistam a aula do Centro de Mídias a seguir.


https://www.youtube.com/watch?v=spUFSHtGEkA



AGUARDO, COM URGÊNCIA, AS ATIVIDADES QUE AINDA NÃO FORAM ENVIADAS.

BONS ESTUDOS!