segunda-feira, 21 de setembro de 2020

 PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO



Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  22/09/2020








Equipe Gestora
2020

6º Anos: A, B, C (Clayton - Português)

 


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  21/09/2020







Equipe Gestora
2020

Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria: Língua Portuguesa                                                Série: 8°B  - 8°C

e-mail: espinoli2020@bol.com.br


 Nesta aula, vamos continuar estudando o caderno do aluno  na página 24 e aprendendo que o gênero artigo de opinião estimulam nossa capacidade crítica e nos ajuda a tomar posicionamentos favoráveis ou contrários a determinada tese.

Vamos relembrar alguns pontos da aula passada que é fundamental na estrutura de um Artigo de opinião.

Os artigos de opinião são importantes instrumentos para formação do cidadão. Aprender a ler e a escrever esse gênero contribui para desenvolver a capacidade de participar, com argumentos convincentes, das discussões sobre as questões do lugar onde se vive e, mais do que isso, de formar opinião sobre elas, contribuir para resolvê-las, praticar a cidadania. 

O artigo de opinião é um texto dissertativo que se concentra em um conceito ou tese e desenvolve uma linha de raciocínio que pode ser argumentativo ou expositivo.

 O artigo de opinião apresenta uma estrutura tradicional- introdução, desenvolvimento e conclusão. 

Argumentativo: é a linha de raciocínio que busca persuadir o leitor através de uma tese. Logo, é preciso haver argumentos fundamentados e convincentes para defender uma tese, que deve ser proposta no início do texto. É comum que haja textos dessa natureza em jornais, revistas e internet que exige um posicionamento acerca de um assunto determinado. 

Tese: é o ponto de vista ou opinião a respeito do assunto.

Em um texto dessa natureza, o primeiro passo é definir a tese que deverá ser discutida ao longo do artigo de opinião. Depois disso, os argumentos devem ser anotados afim de resumir o processo de escrita. 

 No momento de iniciar o desenvolvimento de seu artigo, é necessário entender qual é a estratégia a ser adotada. O texto de natureza argumentativa, você deve de ser ater ao desenvolvimento da tese que apresentou no início do texto.

Não há uma quantidade de parágrafo que você deve escrever no desenvolvimento. A recomendação é que você consiga apresentar uma ideia e discuti-la dentro do mesmo parágrafo. Com isso pretendo dizer, caros alunos, que não é “saudável”, para sua argumentação, estender o assunto de um parágrafo para o outro. 

 Também não há uma quantidade de linhas determinadas para você escrever em cada parágrafo, mas é uma questão de lógica você colocar mais longo que a introdução e a conclusão. Eu sempre apresento a sugestão de que você pode adotar entre 6 e 7 linhas para cada parágrafo no desenvolvimento.


O uso da primeira pessoa no artigo de opinião: 

 . Deve-se tentar, a priori, acabar com a fome, nossa maior mazela social . 

. Devemos tentar, a priori, acabar com a fome, nossa maior mazela social.


Níveis de pessoalidade

Dependendo da linguagem empregada para a exposição de uma ideia, o argumento pode ser pessoal ou impessoal.


Exemplos

Texto 1 

Eu não tenho a menor dúvida de que o cinema deve ser uma forma de diversão. Afinal, quem nunca viu um filme e saiu da sala rindo? Chega a ser absurdo que alguém diga que o cinema tem que ser uma coisa séria, que leve à reflexão. A realidade já é muito dura, ninguém quer ver nas telas o mesmo sofrimento que tem na vida.

 Texto-2 

 Pode-se dizer que, dentre as funções do cinema, ade divertir seu espectador é uma das mais conhecidas. Ainda que, em alguns casos, a Sétima Arte também possa promover a reflexão, o número de pessoas que buscam essa finalidade em uma sala de cinema é, de fato, menor do que o das que querem algo mais “leve”. Isso porque, muitas vezes, o filme funciona como um escape da realidade, promovendo, no espaço de duas horas, risos aliviados a partir de situações simples.


Proposta de atividade Considerando o que está no caderno do aluno na página 24. Sobre a estrutura do texto artigo de opinião, redija um texto sobre o tema citado no caderno do aluno. Leia as páginas 24, 25 e 26 do caderno do aluno para realizar a atividade.




2ºA (Clayton - Português)

3A- GEOGRAFIA- ADRIANA

QUERIDOS ALUNO, SEGUE ATIVIDADE SEMANAL DE GEOGRAFIA. QUALQUER DÚVIDA PODE CHAMAR.
ENTREGAR ATÉ 24/09
adrina.barbosa33@yahoo.com
95791-8631
                                     A ÁFRICA NO MUNDO GLOBA
                 A AREIA DO SAARA ALIMENTA A FLORESTA AMAZÔNICA 

O deserto do Saara é um dos ambientes mais hostis do planeta Terra. Seus platôs estéreis, picos rochosos e suas dunas de areia envolvem um terço do norte da África, onde se vê pouca chuva, vegetação e vida.
Enquanto isso, do outro lado do Oceano Atlântico, prospera a maior floresta tropical do mundo. A exuberante e vibrante Bacia Amazônica, localizada no nordeste da América do Sul, sustenta uma vasta rede de diversidade ecológica sem precedentes.
Então, o que estes ambientes visivelmente diferentes tem em comum? Eles estão intimamente ligados por rio de poeira que viaja 16 mil Km pela atmosfera. A cada ano, os intensos ventos do Saara levam enormes nuvens de poeira em uma viagem transatlântica até a Bacia Amazônica.
Esta poeira, que tem sua origem em um antigo leito de lago no Chad, é rica em fósforo. Quando atinge a floresta tropical, os restos de organismos mortos há muito tempo no Saara fornecem nutrientes cruciais para a flora amazônica.
O fósforo, que é essencial para o crescimento das plantas, está em falta na Amazônia.
A poeira do deserto, despejada na floresta todos os anos, ajuda a diminuir essa deficiência.
Os pesquisadores da Nasa estão estudando essa ligação entre a Amazônia e o Saara, para entender como ela atua e como ela pode ser afetada pelas mudanças climáticas.

Atividade

1) Responda as seguintes questões:

a) Baseando-se no texto, como esse material, ou seja, a poeira do Saara, chega até Amazônia?
b) Além da poera, qual outro fertilizante vem junto com ela e quais são seus benefícios?
c) Estes fenômenos influenciam também na parte climática? Explique:





               

ELETIVA Turismo

 Bom dia 🌻

Os alunos que estão nessa eletiva por favor enviar o número do WhatsApp no email profmariajose9@gmail.com para incluir no grupo.



Grata.

Prof Maria José.

Eletiva Feminicídio

  Bom dia 🌻

Os alunos que estão nessa eletiva por favor enviar o número do WhatsApp no email profmariajose9@gmail.com para incluir no grupo.



Grata.

Prof Maria José.

PORTUGUÊS 9ºA e 9ºB - SEMANA DE 21 A 25 DE SETEMBRO (PROFª ELIZABETH)

ATENÇÃO: ESTA SEMANA OCORRE FECHAMENTO DE NOTAS DO 3º BIMESTRE

Seguem as lições de português do bimestre. Quem ainda não enviou, receberei até sexta-feira, dia 25 de setembro, no email elizabethaugusto@prof.educacao.sp.gov.br

 Todas foram postadas aqui no blog, nas semanas que constam no quadro abaixo:

Semana de 3 a 7 de agosto

Pesquisa sobre texto literário e não literário

 

Semana de 10 a 14 de agosto

Pesquisa sobre “personificação”, leitura e explicação de texto apólogo (postado aqui no blog na referida semana)

 

Semana de 17 a 21 de agosto

Pesquisa sobre intertextualidade

 

Semana de 31 de agosto a 4 de setembro

Interpretação de poema (postado aqui no blog na referida semana)

 

Semana de 8 a 11 de setembro

Questões objetivas (postadas aqui no blog na referida semana)

 

Semana de 14 a 18 de setembro

Interpretação de notícia (postada aqui no blog na referida semana)