segunda-feira, 23 de novembro de 2020

 

                PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  24/11/2020 


Equipe Gestora
2020

 

PRORROGADA 3º  AAP


Ainda não fez a 3ª Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP) de 2020? Calma, vai dar tempo! Todos os alunos da rede terão a chance de realizar a prova até a próxima segunda-feira (30), prazo máximo que conseguimos estender. Não deixe para última hora, acesse a plataforma CAEd e execute a avaliação!




Equipe Gestora

2020

3A-GEOGRAFIA- SEGUE ATIVIDADE SEMANAL DE GEOGRAFIA DO 4° BIMESTRE PARA ENTREGAR ATÉ DIA 30/11. QUALQUER DÚVIDA PODE CHAMAR.
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631


                                               A integração rodoviária nacional

A densidade da malha rodoviária federal diminuiu das regiões litorâneas para o interior do país. Na região Norte, por exemplo, o predomínio do transporte hidroviário em algumas porções do território talvez distancie o entendimento de transporte rodoviário das experiências dos alunos. Nesse caso, faça uso das imagens disponíveis no material complementar, livros didáticos ou realize uma pesquisa de imagens na internet.
Nos estados da região centro-oeste e alguns estados da região norte, é possível relacionar o surgimento e crescimento de algumas cidades justamente à presença das rodovias.

Atividade

1) A respeito da definição e função do transporte rodoviário, avalie as proposições a seguir:

I) O transporte rodoviário tem a função de promover o deslocamento de cargas, pessoas e animais para diversos lugares.
II) o transporte feito por maio de vias, como estradas, rodovias e ruas, é conhecido como transporte rodoviário.
III) O transporte rodoviário restringe-se àquele que é realizado em vias asfaltadas, não fazendo parte desse o transporte realizado em estradas e vias não pavimentadas.

Em relação as afirmações acima, marque a opção na devida ordem:
a) F,V,V
b) V,V,F
c) F,V,F
d) F,F,V
e) V,F,F



 2E-GEOGRAFIA-SEGUE ATIVIDADE SEMANAL DE GEOGRAFIA DO 4º BIMESTRE. QUALQUER DÚVIDA PODE CHAMAR PARA ESCLARECIMENTOS QUE ESTAREI À DISPOSIÇÃO. ENTREGAR ATÉ 30/11.
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631

- Ações de proteção ao Ambiente Nacional
1) manejo para conservação
2) pesquisa e monitoramento
3) gestão socioambiental
4) produção e uso sustentável
5) proteção ambiental
6) comunicação


- Conferência Nacional do Meio Ambiente
Por meio das conferências nacionais, o ministério do meio ambiente tem ampliado a discussão acerca da formulação e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável, priorizando temas relevantes para o conhecimento e a discussão com a sociedade que refletem o amadurecimento da política ambiental brasileira.
Participam das Conferências Nacionais do Meio Ambiente representantes de toda a sociedade brasileira, setor público, sociedade civil organizadora e setores empresarial.

-Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA)
As funções da RBMA:
- Conservação - a conservação da Biodiversidade dos demais atributos naturais da Mata Atlântica incluindo a paisagem e os recursos hídricos, valorizando a sociodiversidade e o patrimônio étnico e cultural à ela vinculados.
- Desenvolvimento Sustentável - o formento ao desenvolvimento econômico que seja social, cultural e ecologicamente sustentável.
- Conhecimento - o apoio à produção e a difusão do conhecimento tradicional e científico, à educação ambiental e a capacitação, bem como à pesquisa e ao monitoramento nos campos da conservação e do desenvolvimento sustentável.


Atividade

Responda as seguintes questões:

1) Em quais biomas brasileiros estão localizadas reservas brasileiras da Biosfera?

2) Quais reservas da Biosfera estão localizadas no estado de São Paulo?

 8A,B,C- GEOGRAFIA- ATIVIDADE 4° BIMESTRE PARA ENTREGAR ATÉ 30/11, QUALQUER DÚVIDA PODE CHAMAR PARA ESCLARECIMENTOS.
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631

                                                            A Antártica
O continente antártico é formado em toda sua totalidade por gelo e possui características singulares. Essa região detém cerca de 10% das terras emersas do planeta.
O coração da Antártica é composto por um grande planalto de gelo. Dessa forma, ele apresenta altitudes que variam entre 1500 e 4000 metros acima do nível do mar.
Essa região corresponde a uma área de calota polar. Ocupando um território com tamanho semelhante ao do Brasil, é considerado o maior dos desertos, isso porque apresenta as condições mais adversas para manutenção e proliferação de vida.
Oficialmente nenhum país é proprietário de qualquer pedaço de terra da região, pois o Tratado da Antártida é um documento assinado pelos países que reclamavam a posse de partes continentais da Antártida, em que se comprometeram a suspender suas pretensões por período indefinido, permitindo a liberdade de exploração científica do continente, em regime de cooperação internacional.
A Antártica é uma das maiores estações de pesquisas. A estação conta com 17 laboratórios para estudo de várias áreas, como medicina, química, microbiologia, oceanografia e meteorologia.
Os objetivos científicos do Programa Antártico Brasileiro, incluem o desenvolvimento do fenômenos naturais para ampliar o conhecimento dos fenômenos naturais que ali ocorrem e sua repercussão sobre o territória brasileiro.

Atividade
1) Discorra um breve texto sobre a importância da Antártica para o equilíbrio ambiental na Terra

7A,B,C- GEOGRAFIA- 4º BIMESTRE-SEGUE ATIVIDADE SEMANAL DE GEOGRAFIA PARA SER ENTREGUE ATÉ 30/11. QUALQUER DÚVIDA É SÓ CHAMAR QUE ESTAREI A  DISPOSIÇÃO PARA ESCLARECIMENTOS.
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631

                        O papel das Unidades de Conservação na manutenção da cultura

As Unidades de Conservação além de criar uma dinâmica de manutenção da biodiversidade, institui a preservação de povos e comunidades tradicionais. O decreto de número 6040, reconhece esses povos como elementos de identidade própria que utilizam os espaços florestais do Brasil como bases de sua sobrevivência cultural. Ainda assim eles estão submetidos às regulações do governo federal, podendo explorar apenas as áreas que são demarcadas como Unidades de Conservação de Uso Sustentável 
As Unidades de Conservação de proteção integral, visam uma proteção permanente, sem a presença de populações tradicionais. Já as Unidades de Conservação de uso sustentável preveem a presença das comunidades tradicionais, locais e suas atividades extrativistas. É importante destacar que as terras indígenas, de uma curta forma, cumprem os dois papéis das Unidades de Conservação apresentadas, na qual os índios protegem integralmente as terras e a utilizam para o seu sustento, de uma forma sustentável, através do extrativismo natural, a caça e a pesca.
Atividade

Responda as seguintes questões:

1) O que é extrativismo vegetal?
2) O que é extrativismo mineral?
3) O que é extrativismo animal?


 

8A,B e C História - Maria José

 Caros alunos,


Segue II Atividade de História 4 bimestre prof Maria José.


Respondam: 


1) O que significa a expressão "direitos humanos"?

2) Você já ouviu falar da Declaração Universal dos Direitos Humanos ? Descreva o que você conhece a respeito desse tema. 

3) Quem elaborou a Declaração dos Direitos Humanos e em que circunstâncias? 

4) Cite exemplos de direitos humanos que você imagina constar na Declaração. 

5) Qual a importância da existência de um documento que estabeleça quais são os direitos humanos ? 

6)Relate uma situação de desrespeito ao direitos humanos. 


7) Leitura e análise de texto. 


Em 1990, foi promulgado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que, entre outras medidas, estabelece: 


"Capítulo V- Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho


ART. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz. 


ART. 61. A proteção ao trabalho dos adolescentes é

 regulada por legislação especial, sem prejuízo do disposto nesta Lei. 


ART. 62. Considera -se aprendizagem a formação técnico-profissional ministrada segundo as diretrizes e bases da legislação de educação em vigor. 


ART. 63. A formação técnico-profissional obdecerá aos seguintes princípios: 


I - garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular ; 

II - atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente ; 

III - horário especial para o exercício das atividades 


Agora, responda às questões: 


a) Você acredita que o conteúdo expresso no documento corresponde à realidade? Por que ? 


b) Como a atividade de trabalho pode comprometer o desenvolvimento da criança e adolescente ?


c) Quais podem ser os reflexos do trabalho infantil no futuro dessas crianças? 


d) O que a sociedade pode fazer para impedir o ingresso prematuro e ilegal das crianças no mercado de trabalho ? Quais são os prejuízos que isso pode causar à infância ?


Enviar para o email profmariajose9@gmail.com


Boa atividade!


6A,6B e 6C História - Maria José

 Caros alunos, 


Segue III atividade de História 4 bimestre - Professora Maria José .


Revisão de conteúdo - Pré- História. 


1) Organize uma relação de algumas práticas culturais  dos seres humanos durante o Paleolítico e o Neolítico. Depois pense na permanência dessas práticas nos dias atuais. 


2) Leia o texto e em seguida responda à questão. 


(...) É fantástico imaginar que um dia um homem pré-histórico teve a ideia de que era mais fácil comer a carne dos animais selvagens depois de assá-la no fogo. Ou será que foi uma mulher ? Mas antes foi preciso alguém descobrir como fazer fogo. Você imagina o que isso significa? Fazer fogo! Você sabe fazer fogo? Sem usar fósforo, é claro ... Fósforo ainda não existia . Com dois pedacinhos de madeira, que a gente esfrega bastante um no outro até se aquecerem muito e acabarem pegando fogo. (...)


      GOMBRICH, Ernst H. Breve História do mundo .


Como seria sua vida sem o controle do fogo? Escreva um texto desenvolvendo essa ideia. 


3) Crie um desenho inspirado no modo de vida dos povos do Paleolítico ou do Neolítico. Depois, elabore uma legenda para imagem . 


4) Explique com suas palavras, o que são Pinturas Rupestres .


5) Escreva uma definição para a palavra Hominídeos.


Enviar para o email profmariajose9@gmail.com.


Boa atividade!Caros alunos, 


Segue III atividade de História 4 bimestre - Professora Maria José .


Revisão de conteúdo - Pré- História. 


1) Organize uma relação de algumas práticas culturais  dos seres humanos durante o Paleolítico e o Neolítico. Depois pense na permanência dessas práticas nos dias atuais. 


2) Leia o texto e em seguida responda à questão. 


(...) É fantástico imaginar que um dia um homem pré-histórico teve a ideia de que era mais fácil comer a carne dos animais selvagens depois de assá-la no fogo. Ou será que foi uma mulher ? Mas antes foi preciso alguém descobrir como fazer fogo. Você imagina o que isso significa? Fazer fogo! Você sabe fazer fogo? Sem usar fósforo, é claro ... Fósforo ainda não existia . Com dois pedacinhos de madeira, que a gente esfrega bastante um no outro até se aquecerem muito e acabarem pegando fogo. (...)


      GOMBRICH, Ernst H. Breve História do mundo .


Como seria sua vida sem o controle do fogo? Escreva um texto desenvolvendo essa ideia. 


3) Crie um desenho inspirado no modo de vida dos povos do Paleolítico ou do Neolítico. Depois, elabore uma legenda para imagem . 


4) Explique com suas palavras, o que são Pinturas Rupestres .


5) Escreva uma definição para a palavra Hominídeos.


Enviar para o email profmariajose9@gmail.com.


Boa atividade!

6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português)

 

Nesta segunda-feira as aulas foram destinadas ao término da: "Avaliação de Aprendizagem em Processo" de Português, para aqueles alunos que ainda não fizeram. Os demais alunos, revisar a aula abaixo:


2ºA (Clayton - Português)

 

Nesta segunda-feira as aulas foram destinadas ao término da: "Avaliação de Aprendizagem em Processo" de Português, para aqueles alunos que ainda não fizeram. Os demais alunos, revisar a aula abaixo:


PORTUGUÊS 9ºA e 9ºB - SEMANA DE 23 A 27 DE NOVEMBRO - PROFª ELIZABETH

*A atividade abaixo está no livro que vocês retiraram na escola. É a apostila do aluno chamada “Aprender Sempre volume 3 – 9º ano - português”;

*se você não foi retirar esse material na escola, ele pode ser baixado pela internet, você faz a leitura online e envia as respostas;

*a atividade deve ser enviada no email elizabethaugusto@prof.educacao.sp.gov.br

 ATIVIDADE:

Leia o texto dramático “O judas em sábado de aleluia” (páginas 25, 26 e 27 do material “Aprender Sempre volume 3 – 9º ano - português”)

Responda as questões 2 (a, b, c, d) e 3 (páginas 27 e 28 do material “Aprender Sempre volume 3 – 9º ano - português”)

Prof. Sandro R. Espinoli                                     Matéria: Inglês       Série: 3° A - 3°B - 3°C  Ensino Médio

e-mail: sandroavant@gmail.com

Bom Dia, turmas!

Façam as atividades proposta nessa postagem e envie para o meu e-mail. É de suma importância que vocês entreguem as atividades. Essa atividade vale nota para o 4° bimestre.

Obrigado!

1- Use o Past Continuous para os verbos entre parênteses.:

a) Jane (waint) for her husband when I met her.

b) While we (climb) the mountains we saw several eagles.

c) My father (work) abroad last month.

d) He (teach) Maths at the University.