- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
terça-feira, 8 de setembro de 2020
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FíSICA---- PROFº LUCIANA -- TURMAS: 3º ANOS A, B, C
São Paulo, 08 de
Setembro de 2020.
E.E Maria
Montessori.
Atividade de
Educação Física.
Turmas: 3ºanos.A,B,C,
Prof. Luciana
Entregar a
atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.
ATIVIDADE
P / NOTA E PRESENÇA 3°BIMESTRE.
Todas atividades ou pesquisa ser digitada pelo Word.
Educação Física 3º Bimestre.
Queridos alunos,
todos bem?
Segue a
segunda atividade para nosso processo de avaliação do 3° Bimestre. Peço por
gentileza encaminharem para o e-mail acima na data estipulada.
3° BIMESTRE
Data para entrega 17/09/2020
Todas as culturas têm algum tipo de manifestação rítmica e expressiva. No Brasil, existe uma riqueza muito grande dessas manifestações: danças trazidas pelos africanos, pelos imigrantes, por povos da fronteira, etc., cada região ou cidade do Brasil têm suas festas e danças (Moçambique, maculelê, maracatu, reisado, carimbó, cacuriá, folia, bumba, forró, samba, pezinho, congada, coco, pastoril, quadrilha etc.). Cada manifestação dessas tem uma história, uma razão de ser, e revela um pedacinho da história do Brasil, contada, recontada, recortada e ampliada. Os grandes centros urbanos também têm suas tradições:bailes funk, forrós, lambadas, escolas de samba, gafieira, pagode, carnaval de rua e muito mais.
(Brasil – Parâmetros Curriculares Nacional – Educação
Física 1998, p.84)
ATIVIDADE 1 –
A dança do Jongo, isso dá samba:
ü Identificar por meio
de fontes documentais, elementos centrais do processo histórico do samba
O termo “samba” tem sua origem associada à
expressão angolana “semba”, que designa um ritmo religioso. O primeiro samba
gravado em disco, intitulado “Pelo telefone”, foi registra do pelo cantor e
compositor Donga. Assim, o samba refere-se a um estilo musical e a uma forma de
dança. Ao identificar seus vários subgêneros, percebe-se uma ligação direta com
os instrumentos musicais utilizados. A forte influência do samba pode ser percebida,
redominantemente, em alguns estados brasileiros, como na Bahia, no Rio de
Janeiro e em São Paulo, locais em que a presença da mão de obra negra
escravizada foi mais acentuada nos engenhos e nas fazendas. Nesse sentido,
tanto o samba baiano como o carioca remetem ao samba de roda. É provável que o
samba de roda seja uma ramificação original da Bahia, presente nas rodas de
capoeira, em forma de dança. A cantoria acompanhada por palmas é essencial
nessa manifestação.
(São Paulo, Caderno do
Professor, Educação Física 2014).
PESQUISE: em revistas, internet, jornais, livros e até mesmo ilustrar
os estilos de samba existentes, a seguir:
ü Samba-enredo
ü Samba exaltação
ü Samba de gafieira
ü Pagode
ü Samba de breque
ü Samba de partido alto
ü Samba rock Samba-reggae
ü Bossa nova
ü Samba carnavalesco
ü Sambalanço
ATIVIDADE 3 –
VAMOS MERGULHAR? NA RODA DE SAMBA...
No samba de roda, destacam-se os instrumentos como a viola, o
pandeiro, o chocalho, o atabaque, o ganzá, o reco-reco, o agogô e o berimbau.
Tocado por um grupo de músicos e acompanhado por palmas das pessoas presentes,
forma-se uma roda e uma pessoa de cada vez entram nela para dançar.
Normalmente, são as mulheres que entram na roda, enquanto os homens cantam,
batem palma e tocam os instrumentos.
Músicas do samba de roda: O repertório do samba de roda é muito
extenso. Diversos músicos brasileiros foram responsáveis por popularizar o
ritmo. Para completar esse momento, pesquise vários tipos de sambas. Ouça a
melodia, a batida, a evolução histórica e as mudanças, e verifique do que
tratavam as letras, que histórias elas traziam.
Essa pesquisa dará suporte
para próxima atividade.
Sugerimos assistir ao
vídeo: Samba de Roda do Recôncavo Baiano, produzido pelo Instituto do Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=249&v=z42pA3xaegk> Acesso em 27 jan. 2020. |
NÃO
DEIXE O SAMBA MORRER...
Agora que já “mergulhamos” nesse universo, convidamos você a criar
uma música, expressando suas sensações sobre a temática trabalhada. |
Exercitar-se é preciso, mantenha o
corpo em movimento.
Não esqueça a data da entrega que é
de muita importância para que possamos fechar nosso bimestre.
Enviar por e-mail: prof.luedfisica@yahoo.com.br
ATIVIDADE DE Educação Física. Turmas: 2ºanos.A,B,C,D,E,F. Prof. Luciana
PARA SABER MAIS: Como se joga Tchoukball - Fonte: Sports Regras. Tudo
sobre Tchoukball [História, Regras, ...]..
Disponível em:
. Acesso em: 26 jan 2020. História do Tchoukball - Fonte: Associação
Brasileira de Tchoukball. A história do Tchoukball. Disponível em: . Acesso
em: 26 jan 2020. Você conhece o Tchoukball - Fonte: SESC Jundiaí. Disponível
em: . Acesso em: 26 jan 2020
|
Tchoukball no Brasil: - Fonte: Associação Brasileira
de Tchoukball. Disponível
em: . Acesso em: 26 jan. 2020. Como se joga o Tchoukball - Fonte: Associação
Brasileira de Tchoukball. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2020. Regras do
Tchoukball - Fonte: Sports Regras. Tudo sobre Tchoukball [História, Regras,
...]. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2020. Após a pesquisa, é hora de
compartilhar o conhecimento, tirar as dúvidas e montar uma boa tática de
jogo. Boa sorte! EM_2a serie_3oBI_miolo completo.indb 116 16/04
|
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA -- PROF.º LUCIANA TURMA: 7º ANO C
São Paulo, 08 Setembro de 2020.
E.E Maria Montessori.
Atividade de Educação Física.
Turmas: 7°C
Prof. Luciana
Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.
Coloca nome, nº e serie.
Data da
entrega 16/09.
Atividade p/ nota e presença do 3° Bimestre.
ATENÇÃO – POR FAVOR, COPIAR AS QUESTÕES DAS ATIVIDADES E
RESPONDER A CANETA, ENTREGAR AS ATIVIDADES DA MESMA SEMANA EM ORDEM E TIRE A
FOTO ;
ENVIAR POR E-MAIL PROF.LUEDFISICA@YAHOO.COM.BR
OBRIGADA
Atividade do 3º Bimestre
Tema: Esporte Técnico Combinatório e de
Precisão
Série: 7º
anos
Atividade II.
ESPORTE DE PRECISÃO
HISTÓRIA
DO ESPORTE DE PRECISÃO.
Surgiram por volta do século 15 e 16. Os esportes de precisão datam a mais de 4 mil anos atrás, existem registros em rochas antigas do Egito e na Grécia Antiga. Esportes de precisão são aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é a eficiência e a eficácia de aproximar um objeto ou atingir um alvo. Alguns exemplos são o tiro esportivo e o tiro com arco. Os esportes de precisão são aqueles cujo objetivo é tentar aproximar um objeto o máximo possível de um alvo, ou atingi-lo.
ARCO E FLECHA
História
O arco feito de madeira vem sendo usado por milhares de anos para a caça e para a guerra, seja pelos núbios (tribos nativas africanas), tribos nativo-americanas, como os cherokees, os Bari, (tribos africanas, como os Bassa), os europeus, entre outros, desde o período mesolítico. Como arma de caça, é simples, confiável e capaz de abater um animal tão grande como o elefante africano. Como uma arma de guerra, o arco contribuiu enormemente em diversas culturas. Os núbios eram famosos pela sua destreza com seus arcos, sendo conhecidos por sua habilidade de acertar no olho do seu inimigo durante suas batalhas. No Japão antigo, os arcos característicos seriam os fabricados de bambu e de madeira, conhecidos como youmi, sendo decisivos para a guerra a cavalo entre samurais.
Na Idade Média
européia, os arqueiros ingleses eram célebres por sua destreza no uso do arco
longo para a guerra, utilizando-os com grande eficácia na guerra dos cem anos
(especialmente em batalhas como Crecy, Azincourt e Poitiers). As
armas de fogo deixaram o arco obsoleto perante a guerra, proporcionando a seus
usuários um maior alcance, potência e a inestimável qualidade de atravessar
armaduras dos cavaleiros medievais.
Apesar disso, os
arcos feitos de madeira ou compostos de fibra de vidro seguem sendo usados por
arqueiros tradicionais e em algumas associações para o esporte e a caça.
Tipos de arco .
Arco Huno
O arco huno é assimétrico, inteiriço, compósito e curvado.
Foi inventado na Ásia Central e levado a Europa pela primeira vez pelos
Hunos.
Sua forma assimétrica o permitiu ser incrementado em tamanho sem
restringir sua praticidade perante a montaria. A parte inferior teve que ser
mais estreita para facilitar o movimento da espada e aderiu ao colo do cavalo,
mas a parte superior não é tão estreita e pode ser mais larga. O resultado foi
um arco mais forte e com maior alcance que o das tribos germânicas da Europa.
Basicamente, os arqueiros hunos podiam derrubar seus inimigos antes que estes
pudessem usar seus arcos. A assimetria, sem impedimento, conduziu o arco a uma
melhor exatidão.
O respeito que os
godos tinham pelo arco huno foi passado oralmente durante um milênio entre as
tribos germânicas e chega até nós pela saga escandinava Hervarar. O lendário
rei godo Gizur abordava os hunos dessa maneira: Eigi gera Húnar oss felmtraða
né hornbogar yðrir ("Não tememos, nem aos Hunos, nem seus arcos
curvados").
Arco húngaro
O arco húngaro, é uma melhora do arco huno, simétrico,
inteiriço, compósito e curvado. Foi inventado na Ásia Central. Eles melhoraram o arco huno alargando sua parte inferior até que ambas
metades fossem de igual tamanho. Essa simetria aumentou tanto seu alcance como
sua precisão. Se o arqueiro usava o arco húngaro e montava, ele necessitava se
levantar sobre o cavalo, uma ação que foi impossível até a invenção do estribo.
Arco persa-parta
O arco persa-parta é um arco inteiriço simétrico curvado feito do corno do íbex-dos-alpes, (ou para arcos de baixa qualidade, de boi) e também de gazela, cervo, ou tendões de boi, e em geral mesclado com um tipo de adesivo. Estes arcos são submetidos a uma grande tensão e as palas deste se entrecruzam. O arco, uma vez terminado, é coberto de couro fino ou, em alguns casos, de pele de tubarão e depois o isolam da umidade. Tradicionalmente, os tendões de boi são considerados inferiores aos tendões de gamos.
Os arcos persa-parto estiveram em uso até 1820, na pérsia (atual Irã). A partir daí foram substituídos pelos mosquetes. A tecnologia na fabricação de arcos melhorou, mas o Fundamental se manteve durante séculos.
Os iranianos que emigraram da Ásia
Central e sul da Europa e se fixaram no Irã atual, levaram consigo o tiro com arco
a cavalo e melhoraram os arcos compostos no oriente médio. Nômades como os
citas, e os sármatas foram arqueiros consumados. Os partos, originados de uma
tribo cita, eram arqueiros a cavalo célebres. Usando arcos Persa-Partas, os
partos infligiram várias derrotas devastadoras aos Romanos. A batalha de Carras
é provavelmente a primeira vitória decisiva de arqueiros a cavalo armados com
arcos persa-parta sobre uma infantaria pesada.
Arco mongol
O arco mongol é o modelo que faz referência ao típico arco curvado asiático, fabricado como um arco inteiriço, com o corno de um íbex (de acordo com a tradição), de búfalo de água, tendões, e bambu. A principal diferença técnica para distinguir um Arco Mongol de um Arco Húngaro é a presença de uma corda sujeita a um acessório de corno ou madeira, que mantinha a corda um pouco mais distante dos braços do arco. Este acessório, como se diz, ajudava o arqueiro com uma vantagem mecânica ao final da contração, o dava um estalo, suplementava-o porque acelerava a corda depois de sua liberação.
A tradição mongol da arqueria é testemunhada por uma inscrição em pedra
que foi encontrada a cerca de Nerchinsk, na Sibéria: "enquanto Gengis Khan
mantinha uma reunião com dignitários mongóis, dispunha de suas conquista em
Sartaul. Esungge (sobrinho de Khan) disparou a uma distancia de 536
metros".
Arco coreano
O arco coreano é muito potente, e seus usuários podem
disparar a uma grande distância. Isso é possível porque, provavelmente, os
coreanos passaram muito tempo aperfeiçoando-os devido a sua carência de fuzis e
outras armas de fogo. Um sukgung pode atirar a 600 metros. O tiro com arco foi
praticado com grande dedicação na Coréia e muitos jovens deviam passar seu
tempo livre praticando. Em uma competição, um homem dispara uma flecha a uma
distância de 1073 metros.
Arco curto
O arco curto é um arco construído de madeira como o teixo, o
freixo e o ulmeiro. Preferencialmente usado para a caça e o esporte, mas em
vários ocasiões, os camponeses e os exércitos sem grandes condições financeiras
os utilizavam em rixas, escaramuças e emboscadas. Media em torno de 1,20 m a 1,50
m de altura, podia ser usado facilmente por homens e com alguma dificuldade por
mulheres e crianças. O arco curto era usado a pé e montado a cavalo, no ataque
e defesa de muralhas de fortificações e castelos, em densas florestas para a
caça. Seu pequeno tamanho permite uma melhor manobrabilidade em locais
fechados. Durante o período medieval, ao lado do arco longo e da besta, os
germânicos, os escandinavos e os normandos se caracterizavam pelo uso eficaz do
arco curto para a caça, o esporte e a guerra.
QUESTÕES:
1) COLOQUE (V) PARA VERDADEIRO
(F) PARA FALSO.
a) Os núbios eram famosos
pela sua destreza com seus arcos, sendo conhecidos por sua habilidade de
acertar no olho do seu inimigo durante suas batalhas.( )
b) Os esportes de precisão
são aqueles cujo objetivo é tentar aproximar um objeto o máximo possível de um
alvo, ou atingi-lo. ( )
c) O arco huno é simétrico,
intervalado, compósito e curvado ( )
d) As armas de fogo deixaram
o arco obsoleto perante a guerra, proporcionando a seus usuários um maior alcance,
potência e a inestimável qualidade de atravessar armaduras dos cavaleiros
medievais. ( )
e) O arco mongol é o modelo
que faz referência ao típico arco curvado japonês, fabricado como um arco curvo,
com o corno de um íbex (de acordo com a tradição), de búfalo de água, tendões,
e bambu. ( )
f)
Durante o período medieval, ao
lado do arco longo e da besta, os germânicos, os escandinavos e os normandos se
caracterizavam pelo uso eficaz do arco longo para a caça, o esporte e a
guerra.( )
g) Esportes de precisão são aqueles nos quais o resultado da ação
motora comparado é a eficiência e a eficácia de aproximar um objeto ou atingir
um alvo.( )
2) PESQUISE: TIPOS DE ARCOS E FLECHAS ESCOLHA
UM MODELO E REPRODUZA EM FORMA DE DESENHO.
Qualquer dúvida só chamar no grupo whastaspp (11) 998940458
Entregar no e-mail prof.luedfisica@yahaoo.com.br.
Clique aqui
https://sed.educacao.sp.gov.br/
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...