segunda-feira, 17 de agosto de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 18/08/2020



EQUIPE GESTORA
2020
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa                                                    Série: 8°B e 8°C


 Alunos e alunas,

Nesta aula, vocês vão praticar nos exercícios o discurso direto e indireto. Antes de começar os exercícios, consulte o conteúdo do dia 14 de agosto, sexta-feira.

                                                                 EXERCÍCIOS


1) Passe as frases  abaixo para o discurso direto. Siga o exemplo do exercício A.


a) João perguntou a Robin Hood se eles poderiam ser amigos.
Resposta: João perguntou a Robin Hood:
                  -Podemos ser amigos:

b) Robin Hood pediu ao bando que soltasse o gigante.


c) O gigante interrogou se estava falando com o rei Ricardo.


e) Robin Hood elogiou João Pequeno, dizendo que o gigante lutava muito bem.


ATENÇÃO!

Depois que encerrar os exercícios. Envie para o meu e-mail suas respostas.

e-mail: espinoli2020@bol.com.br

2ºA (Clayton - Português)



1ª exercício de interpretação de texto – PUC-PR (2018)

[…]
          O menino ouviu a narrativa de um arqueiro que passou anos e anos treinando a arte do arco e flecha, até se tornar um especialista. Ao chegar a uma reunião com outros arqueiros, encontrou uma extensa parede com inúmeros alvos – e flechas cravadas bem no centro deles. O arqueiro ficou impressionado. Não acreditava que uma única pessoa havia feito aquilo. Era uma proeza. Uma multidão de flechas milimetricamente no centro dos alvos, quem realizou aquele feito? Havia um garotinho perto dos alvos e o arqueiro perguntou:
         “Você sabe quem lançou essas flechas?”. E o garoto disse: “Sim, fui eu”. O arqueiro não conseguia acreditar. Como assim? Aquele garotinho era o responsável por tamanha façanha? Então o menino contou como fez aquilo: “Primeiro eu jogo a flecha e depois pinto o alvo ao redor”. […]
          Disponível em: . Acesso em: 13/06/17. (Excerto).
          
 Os ditados populares e provérbios têm a propriedade de sintetizar interpretações sobre fatos da vida cotidiana, geralmente ilustrados por narrativas que contêm quebras de expectativa. Considerando essas informações, o possível provérbio que melhor sintetiza o texto é:

a) não adianta chorar sobre o leite derramado
b) água mole em pedra dura tanto bate até que fura
c) cada macaco no seu galho
d) quem com ferro fere, com ferro será ferido
e) em terra de cego, quem tem um olho é rei

2ª exercício de interpretação de texto – FAMERP (2018)

[…] dia desses, uma equipe de reportagem de um canal por assinatura veio até minha casa para me entrevistar sobre a Era Vargas. O repórter que conduziria a conversa advertiu-me, antes de o operador ligar a câmera: “Pense que nosso telespectador típico é aquele sujeito esparramado no sofá, com uma lata de cerveja numa mão e o controle remoto na outra, que esbarrou na nossa reportagem por acaso, durante o intervalo de um filme de ação”, detalhou. “É para esse cara que você vai falar; pense nele como alguém com a idade mental de 14 anos.”
          Sou cortês, mas tenho meus limites. Quase enxotei o colega porta afora, aos pontapés. Respirei fundo e procurei ser didático, sem me esforçar para parecer que estava falando com o Homer Simpson postado ali do outro lado da lente. Afinal, como pai de duas crianças, acredito que há uma enorme distância entre o didatismo e o discurso toleirão, entre a clareza e a parvoíce.
          (“A TV virou um dinossauro”. Folha de S.Paulo, 09.07.2017.)


 Segundo o repórter, o telespectador típico:

a)      tem dificuldade para entender a Era Vargas
b)      é imaturo
c)       é capaz de entender qualquer explicação
d)      evita mudar de canal
e)      busca informações históricas ao acaso

3ª exercício (Fuvest – SP)

 

 “Diga ---- elas que estejam daqui----pouco-------porta da biblioteca”.

a) à, há, a
b) a, há, à
c) a, a, à
d) à, a, a
e) a, a, a

4ª exercício de interpretação de texto – UNIFESP (2017)

 

          Enquanto fugia de caçadores, uma raposa viu um lenhador e lhe pediu que a escondesse. Ele sugeriu que ela entrasse em sua cabana e se ocultasse lá dentro. Não muito tempo depois, vieram os caçadores e perguntaram ao lenhador se ele tinha visto uma raposa passar por ali. Em voz alta ele negou tê-la visto, mas com a mão fez gestos indicando onde ela estava escondida.
          Entretanto, como eles não prestaram atenção nos seus gestos, deram crédito às suas palavras. Ao constatar que eles já estavam longe, a raposa saiu em silêncio e foi indo embora. E o lenhador se pôs a repreendê-la, pois ela, salva por ele, não lhe dera nem uma palavra de gratidão. A raposa respondeu: “Mas eu seria grata, se os gestos de sua mão fossem condizentes com suas palavras.”
          (Fábulas completas, 2013.)


A moral mais apropriada para fechar a fábula seria:

a) esta fábula pode ser dita a propósito de homens desventurados que, quando estão em situações embaraçosas, rezam para encontrar uma saída, mas assim que encontram procuram evitá-las
b) desta fábula pode servir-se uma pessoa a propósito daqueles homens que nitidamente proclamam ações nobres, mas na prática realizam atos vis
c) esta fábula mostra que os homens desatentos prestam atenção nas coisas de que esperam tirar proveito, mas permanecem apáticos em relação àquelas que não lhes agradam
d) assim, alguns homens se entregam a tarefas arriscadas, na esperança de obter ganhos, mas se arruínam antes mesmo de chegar perto do que almejam
e) desta fábula pode servir-se uma pessoa a propósito de um homem frouxo que reclama de ínfimas desgraças, enquanto ela própria suporta, sem dificuldade, desgraças enormes

PORTUGUÊS 9ºA e 9ºB - (17 A 21 DE AGOSTO) - PROFª ELIZABETH


Assistir a aula de português do Centro de mídias do dia 14 de agosto;
Fazer pesquisa sobre o que é intertextualidade e colocar exemplos de textos que sejam intertextuais;
Enviar para o email elizabethaugusto@prof.educacao.sp.gov.br

6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português)



Exercícios de Ortografia:

1)      Complete as frases com SESSÃO ou CESSÃO.

a)      Moço, onde fica a ______ de brinquedos?

b)      Que horas é a ______ de filmes na televisão?

c)       No Nosso Clubinho, você encontra muitos jogos interessantes na ______ de games.

d)      Há uma promoção exclusiva em nossa ______ de games.

e)      Pedrinho está fazendo ______ de fonoaudiologia para falar melhor.

f)       Estará passando o filme “A Era do Gelo 4” na ______ de filmes na televisão.

g)      Hoje, irá passar o filme do Bob Esponja na ______ da tarde.

h)      A ____________ das 20:00h foi cancelada.

i)        Sempre trabalhamos na mesma _______________.

j)        Aquela ______________ da biblioteca está desatualizada.

Atividades Matemática (Frações e Porcentagem)

E.E. Maria Montessori


Professora: Maria Regina                   6º ano A-B e C


Coloque o nome; nº; série; data 

Prazo de entrega dia 31/08/20


Atividade de Matemática


1) Resumo e conclusão das aulas dos dias 10-11-12-17 e das próxima aulas dos dias 18 e 19/08/20.


2) Francisca tem uma dúzia de bananas e vai usar 1/3 para fazer um bolo.Quantas bananas ela vai usar? Quantas bananas sobraram?


3) Em uma corrida de fórmula 1, somente 15 carros completaram todas as voltas e esse número equivale 3/4 dos carros que iniciaram a corrida. Quantos carros havia no início da corrida?


4) Qual é a fração que representa 43%?


5) 70%  de R$  2800,00?


6) Quanto é 60% de 25?


7) Coloque em forma de porcentagem(%)?

a) 8/25          b) 0,29          c) 0,1           d) 33/130         e) 70/7000          f) 2,44



8) Em uma prova com 25 questões, Rodolfo acertou 20. Quantos porcento ele teve?



9) Em uma prova com 20 questões, Carolina acertou 85% delas. Quantas questões ela acertou?


10) Jose foi as compras com R$ 300,00. Na primeira loja ele gastou 3/5 do total e na segunda loja 1/3 do total. Com quantos reais José ficou?



Bom estudo!


Atividades de Matemática - (Frações e Sequências) Prof. Maria Regina

E.E.Maria Montessori


Professora: Maria Regina                     7ºano: C                      Prazo de entrega: 31/08/20


Colocar o nome; Série; nº; e a data.


Atividade de matemática


1) Fazer o resumo e conclusão das aulas dadas nos dias: 10-11-12-17 e das próximas aulas dos dias 18 e 19/ 08/ 20.


2) Calcular as frações e simplificar se der.

a) 1/2 : 1/4 =      b) 6/3 : 5/10 =      c) 2/4 x 5/4 =     d) 5/6 x 3 =


3) Calcule os valores das expressões numéricas:

a) ( 2/5 + 1/5 ) : ( 1/4 + 2/4 )  =

b) ( 1/3 - 1/4 ) : ( 2/5 - 1/10 ) =

c) ( 2/7 x 1/4 ) : ( 3/4 - 1/5 ) =

d)  ( 2 - 1/3 ) x ( 3/4 : 5/6 ) =


4) Sequência é ------------------------------,finita ou infinita de números obedecendo determinada ordem.


5) A sequência ( 1996, 2000 , 2004, 2008, 20012,.............), anda de quantas em quantas casas? Qual é a quatorze dessa sequência?



6) Quais  são  as sequência de: an = 2 n  até o 6 termo ?



7) Quais são as sequências que tem o termo an = n + 7 até o 4 termo?



8) Calcule a soma do 5 primeiros termos  an = n² + 6 n?



9) O que é lei de recorrência de uma sequência numérica ( pesquisar )?



10) De exemplo da lei de recorrência de uma sequência numérica:



Bom estudo!







Planetas e Órbitas - Prof. Maria Regina - Física

E.E.Maria Montessori


Professora: Maria Regina     -    Série: 1º A-B-C-D    -    Física   -   aulas dos dias 11-18 e 25/08/ 20


Prazo de entrega: 31/08/ 20


Atividade de Física


1) Resumo e conclusão das aulas assistidas.


2) Pesquisar sobre a lei das órbitas:


3) Quem foi Johannes Kepler?


4) Explique sobre elipse.


5) O sistema solar é composto pelo sol é formado por quantos planetas? E quais são?


6)O que é excentricidade de uma elipse?


7) Qual é a 1ª lei de Kepler?


8) Explique a  2ª lei de Kepler.


9) Explique a 3ª lei de Kepler.


10) A velocidade de translação do planeta ao redor do sol sofre variação? O que é periélio e afélio?


Bom estudo!