quarta-feira, 11 de novembro de 2020


Prezados pais, responsáveis e alunos!



Para validar a progressão de série, é imprescindível que os alunos entreguem as atividades, comprovando a participação no ano letivo. A devolutiva deve ser feita o quanto antes! Mesmo que as crianças e jovens não alcancem o aprendizado ideal poderão prosseguir se tiverem o mínimo de entregas necessárias. Após o avanço do aluno, as equipes escolares farão uma análise, nivelando o conhecimento e aplicando, caso necessário, o reforço. Não deixem os estudos de lado!







 Equipe Gestora

2020

 

AINDA DÁ TEMPO!

Venha falar com à direção! 





Equipe Gestora
2020

                  PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  12/11/2020 


Equipe Gestora
2020



 2° Ano E Biologia Profa Solange

Período para entrega: Até 18/11/2020

Unidade Temática: Tecnologias de Transferência do DNA- Enzimas de Restrição, Vetores e Clonagem Molecular. 


Instruções: 

1- 
Assistir as Vídeo Aulas (Discovery Channel Brasil, Expresso Futuro), link disponibilizado abaixo. 

2- Responder a atividade: Exercícios de Fixação.

3- Postar no Blogger e enviar para o e-mail da professora: solangestandbyme@gmail.com


https://youtu.be/t4dwOgCZ1R4

https://youtu.be/trjg295oWnI

https://youtu.be/E9_nXynOTGA

https://youtu.be/f60PPSIwMRE



Exercícios de Fixação


01) (FATEC/2020) Embora há milhares de ano o ser humano utilize a Biotecnologia tradicional na produção de vinhos, vinagres, queijos e iogurtes, a partir de organismos vivos como são encontrados na natureza, foram os conhecimentos em diversas áreas científicas, como a Química, a Biologia, a Física, a Informática e, em especial, as áreas relacionadas à molécula de DNA, que revolucionaram o modo de manipular os organismos por meio da Engenharia Genética ou da tecnologia do DNA recombinante.
Assim, a Biotecnologia moderna tem uma formação multidisciplinar com conhecimentos em várias áreas, podendo atuar em vários setores, como na saúde, na microbiologia, no meio ambiente, na indústria, na agricultura, etc.
Atualmente, sabe-se que certas enzimas bacterianas podem cortar moléculas de DNA em pontos específicos, gerando fragmentos de DNA com tamanhos definidos. Esses fragmentos podem ser separados por meio de um processo específico realizado em uma placa de gelatina especial (gel). Esse processo permite identificar pessoas.
Assinale a alternativa que associa correta e respectivamente os nomes das enzimas bacterianas e do processo específico referidos no texto.


02) (UFJF – Pism/ 2019)  O jornal Folha de São Paulo, em junho deste ano, publicou uma notícia com a seguinte manchete:

Polícia federal usa bituca de cigarro e DNA para apurar ataque de facção”.

A notícia tratava do uso da genética molecular para identificar criminosos por meio de identificação de DNAs presentes na cena de um crime.

Sobre esse assunto é CORRETO afirmar que:


A) As mutações e a mitose (que embaralha as diferentes combinações genéticas) são os processos responsáveis pela geração de variabilidade genética na espécie humana, o que permite identificar cada pessoa como sendo única.
B) Nós possuímos variabilidade genética, como, por exemplo, temos um número de cromossomos diferentes, o que permite, em uma análise genética de DNA presente na cena de um crime, identificar um criminoso.
C) A identificação de pessoas por meio de análise de DNA baseia-se no uso de enzimas de restrição, que são moléculas capazes de sequenciar o DNA, assim demonstrando de quem é o DNA presente na cena de um crime.
D) Na eletroforese, os fragmentos de DNA maiores, por serem mais pesados, correm em uma maior velocidade ao longo do gel e se depositam, portanto, mais proximamente ao polo positivo no final do processo.
E) A eletroforese de fragmentos de DNA é um dos métodos utilizados para identificar pessoas. O uso de enzimas de restrição para cortar o DNA gera um padrão de fragmentos que é característico de cada pessoa (impressão digital molecular).


03) (Enem 2019 – PPL) 

Disponível em: www.repositorio.uniceub.br.
Acesso em: 3 maio 2019 (adaptado).

A sequência de etapas indicadas na figura representa o processo conhecido como


A) mutação.
B) clonagem.
C) crossing-over.
D) terapia gênica.
E) transformação genética.


04) (SL Mandic/2016)  A engenheira de alimentos, Rosana Goldbeck, conseguiu identificar, em sua tese de doutorado, microrganismos silvestres isolados de frutos do Cerrado, entre os quais os Acremonium strictum, que sinalizam um potencial para o desenvolvimento de celulases (enzimas) empregadas na produção de álcool de segunda geração, que é o bioetanol, produzido a partir de diversas fontes de biomassa vegetal, preferencialmente para matérias-primas não destinadas ao consumo humano. As enzimas estudadas são capazes de degradar a celulose (um polímero) em glicose, que poderá ser posteriormente convertida em etanol.

“Esse processo é bastante recente”, situa a autora. “É uma inovação trabalhar com microrganismos engenharados (geneticamente modificados), a partir dos genes isolados e sequenciados de Acremonium strictum, cujo objetivo é fazer a sacaraficação e fermentação simultaneamente – degradar a celulose em glicose e depois convertê-la em etanol”.

(Jornal da Unicamp, nº 541, 07/08/2015. Adaptado.)

Uma das grandes vantagens de se produzir o álcool de segunda geração é o fato de que:


A) o bagaço resultante da produção do álcool de cana, até então descartado pelas usinas, passa a ser reaproveitado e a ter uma utilidade econômica.
B) a produção do biocombustível não necessita da ampliação da área de cultivo de cana-de-açúcar.
C) não se amplia o Efeito Estufa, já que no processo de produção do álcool celulósico não há liberação de gases estufa.
D) a celulase liberada por esses microrganismos não atua sobre outros vegetais.
E) a celulose, após ser hidrolisada, libera a frutose, uma macromolécula que libera mais combustível.


05) (CESMAC/2016.2) A tecnologia do DNA recombinante permitiu a criação do milho Bt, resistente ao ataque de determinados tipos de insetos. Considerando que foi introduzido um gene da bactéria Bacillus thuringiensis, que promove na planta a produção de uma proteína tóxica aos insetos, mas inofensiva aos mamíferos, é correto afirmar que o milho Bt é resultado de técnica de:


A) clonagem gênica.
B) transgênese.
C) terapia gênica.
D) eletroforese.
E) cruzamento interespecífico.


06) (Enem/2017 )  Um geneticista observou que determinada plantação era sensível a um tipo de praga que atacava as flores  da lavoura. Ao mesmo tempo, ele percebeu que uma erva daninha que crescia associada às plantas não era destruída. A partir de técnicas de manipulação genética, em laboratório, o gene da resistência à praga foi inserido nas plantas cultivadas, resolvendo o problema.

Do ponto de vista da biotecnologia, como essa planta


A) Clone.
B) Híbrida.
C) Mutante.
D) Dominante.
E) Transgênica.


07) (Enem/2016 )  Após a germinação, normalmente, os tomates produzem uma proteína que os faz amolecer depois de colhidos. Os cientistas introduziram, em um tomateiro, um gene antissentido (imagem espelho do gene natural) àquele que codifica a enzima “amolecedora”. O novo gene antissentido bloqueou a síntese da proteína amolecedora.

SIZER, F.; WHITNEY, E. Nutrição: conceitos e controvérsias. Barueri: Manole, 2002 (adaptado).

Um benefício ao se obter o tomate transgênico foi o fato de o processo biotecnológico ter


A) aumentado a coleção de proteínas que o protegem do apodrecimento, pela produção da proteína antissentido.
B) diminuído a necessidade do controle de pragas, pela maior resistência conferida pela nova proteína.
C) facilitado a germinação das sementes, pela falta da proteína que o leva a amolecer.
D) substituído a proteína amolecedora por uma invertida, que endurece o tomate.
E) prolongado o tempo de vida do tomate, pela falta da proteína que o amolece.


08) (UERJ/2019-2)  Determinadas sequências de DNA presentes no material genético variam entre os indivíduos.
A análise dessa variação possibilita, por exemplo, a identificação dos pais biológicos de uma criança. Considere os esquemas a seguir de sequenciamentos de trechos de DNA, separados por gel de eletroforese, de uma família formada por um casal e quatro filhos.

Com base nos sequenciamentos, o filho biológico dessa mãe com pai diferente do apresentado é o de número:


A) 1
B) 2
C) 3
D) 4


09)(FAI/2016)  Em biotecnologia, uma das formas de manipular o material genético é utilizando-se a tecnologia do DNA recombinante, empregada nos procedimentos de


A) clonagem terapêutica.
B) produção de células-tronco.
C) terapia celular com células-tronco.
D) terapia gênica.
E) clonagem de animais.


10) (Fupac/2015) Observe a figura a seguir, que mostra um procedimento médico de diagnóstico pré-natal.

Com base na análise da figura, assinale a alternativa correta.


A) A figura mostra o exame das vilosidades coriônicas e tem como objetivo identificar o sexo do bebê, quando o mesmo não é evidenciado pelo exame clássico de ultrassonografia.
B) A seringa colhe sangue da placenta sem, portanto, atravessar o âmnio.
C) O exame, conhecido como amniocentese, permite a análise dos cromossomos do feto.
D) A imagem refere-se à fetoscopia e mostra detalhes morfológicos do feto.
E) A técnica analisa o líquido amniótico, com o objetivo de analisar o quanto de nutrientes está sendo transferido da mãe para o feto.


11) (São Camilo/2014) Um gene de uma espécie de água-viva foi inserido no genoma de camundongos. O resultado do experimento foi percebido quando esses roedores ficaram expostos à luz ultravioleta e, devido à presença de certas proteínas, brilharam.

A técnica pode ser usada para marcar células cancerosas e com isso identificá-las no corpo de uma pessoa. De acordo com o experimento realizado e os desdobramentos dessa pesquisa, é correto afirmar que


A) as proteínas sintetizadas pelo camundongo teriam que ser injetadas em um tumor e elas se difundiriam para as demais células, permitindo marcá-las.
B) ocorreu a produção de proteínas, que ficaram fluorescentes nas células do camundongo, revelando que houve expressão dos genes da água-viva.
C) houve a inserção de moléculas de RNA da água-viva no genoma do camundongo e elas se expressaram produzindo as proteínas fluorescentes.
D) os genes da água-viva promoveram a formação de ribossomos nas células do camundongo e estes conseguiram produzir proteínas fluorescentes.
E) as pessoas com câncer teriam que ingerir as proteínas fluorescentes para que fossem identificadas as células com tumores.


12) (UEPG/2018) Os organismos que recebem e incorporam genes de outra espécie são chamados de transgênicos. Assinale o que for
correto sobre as características e os processos envolvidos na criação de um organismo geneticamente modificado.


01) Atualmente, os organismos geneticamente modificados estão descartados do mercado, visto que os benefícios prometidos durante a confecção dos transgênicos não foram atingidos. Por exemplo, os transgênicos de milho e soja, resistentes ao ataque de insetos, são inviáveis.
02) As enzimas de restrição, obtidas a partir do genoma humano, são essenciais para as etapas de clonagem de genes de interesse em bactérias. As bactérias são os únicos organismos geneticamente modificados que tiveram sucesso em técnicas de transgenia, visto que são de fácil crescimento e manutenção em laboratório.
04) Animais transgênicos são produzidos pela injeção de um gene de interesse em zigotos da espécie que se deseja transformar, logo após a fertilização. Esses embriões são então implantados no útero da fêmea onde se desenvolvem.
08) A manipulação genética de plantas é mais simples que a de animais. O gene que se deseja introduzir na planta é ligado ao plasmídio Ti de Agrobacterium tumefaciens, que tem capacidade de integrar-se ao cromossomo da planta. Pode-se ainda introduzir DNA exógeno à planta, bombardeando-a com partículas contendo DNA aderido na superfície.
16) A injeção de DNA geneticamente modificado (a partir de uma espécie “A”) no núcleo de ovos de uma espécie “B”, onde ele será implantado, permite a obtenção de um organismo transgênico totalmente diferente de “A” ou “B”, chamado de organismo “C”.


6º Ano C (Clayton - Português) "A Linguagem das Tirinhas".

 

  3º Ano A e 3° Ano B - Biologia  - Profa Solange

Período para entrega: Até 18/11/2020

Unidade Temática: Origem e Evolução da Vida- Evolução Biológica e Cultural


Instruções: 

1- Assistir as Vídeo Aulas - (Discovery Channel Science Documentário, Khan Academy- História da Evolução Humana)

2- Fazer a Leitura e Interpretação de Texto (UNICAMP)

3- Responder o exercício de Fixação.

4- Postar no Blogger e enviar para o e-mail da professora: solangestandbyme@gmail.com 


https://youtu.be/P7k83dJ9oZ0

https://youtu.be/jeT89SMzE-o

https://youtu.be/TxLsRB4vwqE

https://youtu.be/TV5VirRtl3E

https://youtu.be/HZ_ZjNKy4Cw

https://youtu.be/VCuIr2WzFIo

https://youtu.be/tzENQ0DYJV8


Ser humano: determinações biológicas e culturais (parte 1)






Para o post de hoje eu havia pensado em problematizar sobre a questão “Quem é o ser humano?”, seja a partir da biologia, ou da cultura, esta é uma das questões principais e mais difíceis de se responder de forma objetiva e simples – como supostamente a ciência se pretende.

Este post se organizou a partir da fala que fiz no Pint of Science, em Campinas. E eu debati o tema apontando um pouco das noções de biologia e de cultura. Bem como estas são utilizadas para que se pense o ser humano. Vamos lá?

Determinações biológicas: o ser humano como livro a ser decodificado

Na primeira metade do século XX, uma das grandes perguntas feitas por biólogos e historiadores naturais era o que nos definia e delimitava como vida. Neste momento, o DNA era uma molécula relativamente negligenciada como passível de responder estas questões… As proteínas eram as estruturas que se idealizava como estruturantes destas respostas. Pela sua diversidade e complexidade, deveriam ser a base para a profusão de espécies e o que explicaria a variedade…

No entanto, alguns cientistas, e vou trazer à baila dois nomes importantes para esta questão, buscavam respostas a partir de outra vertente. Para alguns cientistas, as proteínas seriam por demais confusas e variadas. Desta forma, a sua complexidade de formas e funções não poderia ser a explicação lógica de um ser vivo. Era preciso, portanto, pensar em uma unidade que agregasse toda a informação.

Erwin Chargraff é um dos cientistas que buscava resposta em outras estruturas. Ele pesquisava as bases nitrogenadas e apresentou, em 1949 sua pesquisa. Seus resultados que apontavam para uma relação variável de bases entre diferentes espécies, mas constante no interior de uma espécie. Além disso, seus resultados apontavam também uma quantidade similar das bases timina e adenina; bem como guanina e citosina. Isto sugeria correspondência entre as bases, além da regularidade intraespecífica. 

Este foi um dos passos para se pensar no DNA como uma molécula que não era simples, uma vez que ela é “específica” e, portanto, passível de carregar informações.

Um pouco antes disso, em 1943, o físico Schrödinger – aquele conhecido por matar ou não gatos dentro de caixas – vai ser o primeiro a inserir a ideia de que somos descritos a partir de um código. O livro “o que é vida?” lança na história recente da biologia a ideia de que precisamos de algo que explique o ser vivo a partir da simplicidade que unifique e torne racional, descrevendo-o. Aliás, é nesta obra que aparece, pela primeira vez, o termo  “código genético”.

Até hoje vemos o DNA, que teve a modelização posterior a esse livro, como um código, os termos usados vem a partir dessa ideia: transcrição, tradução, replicação. Assim, explicamos a vida por esse código e o afirmamos universal. Mais do que isso, ao termos um descritor específico, acabamos por delimitar nossa definição por esse código.

Esta é, por exemplo, a ideia base para o que foi o Projeto Genoma Humano – descobrir todas as letras (bases nitrogenadas) do genoma. Esta noção encerra o ser humano como algo que pode ser plenamente “descoberto” ou “decifrado” ao termos acesso a todo o código compreendido…

Determinações culturais: ser humano como constituição social

Por outro lado, temos um debate crescente acerca da constituição dos seres humanos como seres que são culturais. Portanto, não podendo ser definidos e delimitados apenas pelo código que a molécula de DNA e sua leitura nos possibilita. A cultura seria, nesse debate, constitutiva da nossa espécie e nos definiria como tal. Isto é, quem somos – como sujeito, grupo, população e espécie.

A cultura aqui entendida não não como o que foi de melhor produzido pelo ser humano ou os grandes cânones da arte. Cultura pode ser definida como práticas sociais, que têm significado no tempo e no espaço, na história. São práticas sistemáticas, miúdas, cotidianas e rotineiras. Estas, desde que nascemos configurariam, conformariam, quem somos na socialmente. E seria nessa interação que o ser humano poderia ser compreendido.

Há quem defenda que não há nada fora da cultura ou do significado. Um debate que, por vezes, leva ao que se costuma chamar de “relativismo”. Dentro desta noção, temos compreensões de “ser humano” como se a materialidade biológica pudesse ser ignorada, tornando tudo o que se faz, vive, cultura.

E aí? 

Não é recente o embate de ideias entre estes dois pensamentos. Tampouco a tentativa de definir o ser humano como um animal. Portanto, definido-nos por leis regidas com um código. Ou, ainda, um ser cultural. Definido, neste caso, apenas pelas interações sociais.

Alguns pensadores têm proposto a ideia do ser humano como biossocial. Nesta perspectiva, seria difícil a delimitação precisa de um ou outro, enfatizando a constituição conjunta e permanente. Tais ideias se constróem a partir da  impossibilidade de criar um ser humano “asséptico”. Ou seja, ou isento de cultura (a fim de se estudar a pureza do código genético), ou isento do código genético (a fim de se estudar a pureza da cultura).

Aqui vale a ressalva de que afirmar que algo é biológico geralmente nos aponta um caminho determinístico e final, que põe a termo a discussão de quem somos. Enquanto que falar em cultura nos leva a uma ideia de possibilidade de modificação e escolha.

Falar nesse patamar seria negar a possibilidade de mutação, base da compreensão da biologia evolutiva. Bem como apontar que a cultura não é constitutiva e estruturante do ser, já que seria só escolher mudar, que tudo se transformaria.

Mas somos o quê, afinal?

A cultura é estruturante da sociedade. E é com ela que nos construímos, como indivíduos de uma sociedade, como indivíduos que possuem identidade. A cultura é disseminada, propagada, ensinada para nós. E assim, nos configurando como sujeitos, desde que nascemos (ou mesmo antes disso…). Deste modo, nós sermos seres culturais não é “tudo vale”. Somos também definidos, delimitados em grande parte do que nos forma socialmente.

A ideia de mudança cultural vem acompanhada não de movimentos bruscos e individuais. Ao contrário disso, pra que tenha efeito, estamos tratando de questões históricas, dispersas, complexas e que se articulam em intrincadas redes… Os rompimentos não são individuais ou singulares, portanto.

Embora possa parecer confuso, o que trago aqui como proposta de diálogo é a ideia de que o ser humano, ou a compreensão de o que, quem e como somosé uma definição. Uma definição que é biológica e cultural. É biológica, pois temos sim genes, moléculas, metabolismo, fisiologia que nos constitui. Mas não nos determina de forma simplista, direta e apartada das questões culturais. É, também, cultural, pois desde que nascemos estamos inseridos em uma sociedade. E esta tem práticas, costumes, regras, processos educativos, inserção em grupos sociais, aceitabilidade de identidades (ou não). Tudo isso nos constitui, forma nossa identidade. Mas não determina de forma simplista, direta e apartada das questões biológicas. Somos as duas coisas, inseparáveis. 

E as novas tecnologias, trazem questões novas sobre isso?

Na noite do dia 21 de Maio, no Pint of Science, debateu-se a questão de novas biotecnologias e questões éticas relacionadas ao uso destas em seres humanos. As técnicas biotecnológicas e moleculares nos inserem em uma agenda atual de redefinição destes conceitos. Assim como, a compreensão do ser humano naquilo que pensávamos matriz fixa do nosso ser.

Ao passo que temos, hoje, descritores biológicos editáveis, como as tecnologias CRISPR-Cas9*. Aquilo que tomávamos como matriz fixa, também (dentro de um imaginário não ficcional) nos insere dentro de uma construção literalmente biológica.

As questões éticas implicadas sempre vem a tona com estas tecnologias, acerca dos limites e possibilidades de manipulação. Uma pergunta que eu sempre me faço ao debater este tema, não é se temos que usar estas tecnologias – tendo em vista suas promessas de curas de doenças absolutamente limitantes da vida humana, em vários sentidos. Mas se temos ciente para nós que este uso se faz a partir da premissa de que estamos com uma ferramenta que desloca a ideia de nossa constituição biológica. Isto é, que nos impõe uma agenda de reconstrução biológica humana e de que isto não é (ainda) algo que possa ser pensado como disponível a todos os seres humanos, mas a uma parcela deles.

Assim, finalizo o post com os questionamentos:

De que modo podemos debater isso de forma a envolver a sociedade no debate? E, mais do que isso, se for disponível a uma pequena parcela que pode pagar tal tecnologia: isso pode ser pensado socialmente como justo e igualitário?


Referências:

ACOT, P (2003) A dupla revolução da dupla hélice. Ciência e Ambiente, Santa
Maria, vol.23, p.7-16.

CAMARGO,AA (2003) Genômica no Brasil: uma nova era na Biologia. Ciência e
Ambiente, Santa Maria, vol.23, p. 33-40.

COLLINS, François (2010) A linguagem da vida: O DNA e a revolução na sua
saúde. São Paulo: Editora Gente.

GOULD, S.J. (1999). A Falsa Medida do Homem. São Paulo: Martins Fontes.

JABLONKA, Eva e LAMB, Marion (2010) Evolução em quatro dimensões: DNA,
comportamento e a história da vida. São Paulo: Companhia das Letras.

LEWONTIN, Richard (2002) O Sonho do Genoma HumanoRevista Adusp.

KECK, Frédéric e RABINOW, Paul (2008) Invenção e representação do corpo
genético. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques e VIGARELLO, George
História do corpo: as mutações do Olhar, O século XX. Petrópolis: Vozes,
p.83-105.

SANTOS, Luis Henrique S (1999) Pedagogias do corpo. In: SILVA, Luís H. (org).
Sec XXI: Qual conhecimento? Qual currículo? Petrópolis: Vozes, p.194-212.


Exercícios de Fixação


1) Verdadeiro ou falso?

( ) A análise de dados moleculares presentes nos organismos pode indicar seu grau de proximidade.


2) Verdadeiro ou falso?


( ) A evolução é confirmada através das evidências da evolução, que são os fósseis, as estruturas homólogas, os órgãos vestigiais e os dados moleculares.


3) Complete a lacuna na frase abaixo:


A hipótese da _________ diz que um ser vivo é originado a partir de outro ser vivo preexistente.


4) Verdadeiro ou falso?


( ) A história da Terra e da evolução dos seres vivos é traçada somente através do estudo dos rios e oceanos.


5) Complete a lacuna na frase abaixo:


As estruturas _________ são aquelas que têm mesma origem em espécies diferentes e podem ou não desempenhar a mesma função.


6) Complete a lacuna na frase abaixo:

Os fósseis podem ser apenas partes de organismos, como os ossos, dentes e conchas ou somente as impressões dos organismos, como _________ de animais, impressões de folhas e penas.


7) Verdadeiro ou falso?


( ) A evolução dos seres vivos é o processo da manutenção, da não modificação das características das populações ao longo do tempo.


8) Complete a lacuna na frase abaixo:


Os _________ são restos ou vestígios de organismos que viveram em tempos remotos no planeta.


9) Verdadeiro ou falso?


( ) O método científico consiste na observação e comprovação através de experimentos controlados em uma investigação científica com o intuito de obter o resultado mais confiável possível.


10 Complete a lacuna na frase abaixo:


As estruturas _________ são encontradas em espécies diferentes e que desempenham a mesma função, porém, não tem a mesma origem.





ELETIVA DE TEATRO - SEGUNDO SEMESTRE - PROFESSORA REBECA - AULA 11

O TEATRO NO BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XX (continuação da parte 1): 

Na última aula, terminamos comentando sobre o Teatro do Oprimido de Augusto Boal. Antes de seguirmos com o conteúdo, sugiro como aula assistir ao seguinte documentário sobre o assunto.

https://www.youtube.com/watch?v=lL3-Wc305Gg

Façam um pequeno resumo do que representa o Teatro do Oprimido, baseados na aula passada e no documentário.

Até a próxima,

Rebeca.

 

           ATIVIDADE DE FÍSICA    2A     2B       2C

PROFESSORA: CIDA

ENTREGAR : 17/11/2020

TEMA : TRANSFORMAÇÕES DE ENERGIA

01-(ENEM) Na figura a seguir está esquematizado um tipo de usina utilizada na geração de eletricidade.

Analisando o esquema, é possível identificar que se trata de uma usina:

a) hidrelétrica, porque a água corrente baixa a temperatura da turbina.

b) hidrelétrica, porque a usina faz uso da energia cinética da água.

c) termoelétrica, porque no movimento das turbinas ocorre aquecimento.

d) eólica, porque a turbina é movida pelo movimento da água.

e) nuclear, porque a energia é obtida do núcleo das moléculas de água

 

 

02- (ENEM) No processo de obtenção de eletricidade, ocorrem várias transformações de energia. Considere duas delas:

I. cinética em elétrica                          II. potencial gravitacional em cinética

Analisando o esquema a seguir, é possível identificar que elas se encontram, respectivamente, entre:

a) I – a água no nível h e a turbina, II – o gerador e a torre de distribuição.

b) I – a água no nível h e a turbina, II – a turbina e o gerador.

c) I – a turbina e o gerador, II – a turbina e o gerador.

d) I – a turbina e o gerador, II – a água no nível h e a turbina.

e) I – o gerador e a torre de distribuição, II – a água no nível h e a turbina.

 

3) O funcionamento do ferro elétrico atual pode ser
caracterizado por uma transformação de _______
em _____________, por meio de uma resistência.
Esse efeito é conhecido como efeito ___________.
a) energia térmica ,energia elétrica, Doppler;
b) energia elétrica, energia térmica, Doppler;
c) energia elétrica, energia  térmica, Joule;
d)força elétrica, força térmica, Joule;
e)força elétrica, calor, joule.

4)Marque a alternativa que indica a sequência
de transformações de energia que ocorrem na
execução de um salto em varas.
a) energia potencial gravitacional, energia cinética,
energia potencial elástica, energia mecânica.
b)energia cinética, energia potencial elástica,
energia cinética, energia potencial, energia
cinética.
c)energia cinética, energia cinética, energia
potencial gravitacional, energia potencial
elástica.
d)energia cinética, potencial elástica, energia
cinética, energia potencial elástica, energia
mecânica.
e)energia mecânica, energia cinética, energia
potencial gravitacional, energia potencial
elástica, calor.

5)A figura ilustra uma gangorra de brinquedo feita
com uma vela. A vela é acesa nas duas extremi-
dades e, inicialmente, deixa-se uma das extre-
midades mais baixa que a outra. A combustão
da parafina da extremidade mais baixa provoca
a fusão. A parafina da extremidade mais baixa
da vela pinga mais rapidamente que na outra
extremidade. O pingar da parafina fundida
resulta na diminuição da massa da vela na
extremidade mais baixa, o que ocasiona a
inversão das posições. Assim, enquanto a vela
queima, oscilam as duas extremidades. Nesse
brinquedo, observa-se a seguinte sequência
de transformações de energia:


a) energia resultante de processo químico,
energia potencial gravitacional, energia cinética
b)energia  potencial gravitacional, energia
elástica, energia cinética
c)energia cinética, energia resultante de processo
químico, energia potencial gravitacional.
d)energia mecânica, energia luminosa, energia
potencial gravitacional.
e)energia resultante do processo químico,
energia luminosa, energia cinética.

6) Um ciclista desce uma ladeira,  com forte
vento contrário a seu movimento. Pedalando
vigorosamente, ele consegue manter a
velocidade constante, Pode-se então
afirmar que:
a) sua energia cinética está aumentando.
b) sua  energia cinética está diminuindo.
c)sua energia potencial gravitacional está
aumentando.
d)sua energia potencial gravitacional está
diminuindo.
e) sua energia potencial gravitacional é
constante.

 

 Dúvidas no Whatsapp PV 
ou  e-mail 
cida.am.sousa05@gmail.com

OBS.  AS FIGURAS NÃO APARECEM NO

BLOGGER, SÓ NO WHATSAPP, QUEM NÃO

ESTIVER NO GRUPO ME PASSA UM E-MAIL

COM O NÚMERO DO WHATSAPP PV,

QUE EU ENVIO. OBRIGADA