segunda-feira, 29 de junho de 2020



PROGRAMA CONVIVA SÃO PAULO


ATENÇÃO PAIS, RESPONSÁVEIS E ALUNOS!


EQUIPE GESTORA
2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 30/06/2020





Equipe Gestora
2020





A IMPORTÂNCIA DO HÁBITO DE LER

A importância do hábito de ler, bem como seus múltiplos benefícios. A leitura apresenta uma importância vital como estratégia de melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, basta acessar o site e baixar o pdf.


Boa leitura a todos.



https://drive.google.com/file/d/1n1LO33Cz84kUA8Fp-fNYnJUAznBP3nfJ/view?usp=sharing




Equipe Gestora
2020


1º ABCDE - Língua Portuguesa - Professora Gabriella



1º SÉRIES - EM

Língua Portuguesa

Professora Gabriella


Na aula de hoje, ministrada diretamente pelo CMSP na quinta feira 18/06/2020, vamos aprender sobre Lusofonia.
Para tanto, assista no link abaixo e anote as informações que vocês acharem mais importantes no caderno.
Essa aula se encontra em seu CA do 1º Bimestre

https://www.youtube.com/watch?v=Tszz4IUXzg8

Após assistir a aula responda as seguintes questões em seu caderno:
1- O que é Lusofonia?
2- Quais países são considerados lusófonos?
3- Qual escritor citado na aula não escreve em língua portuguesa?
4- O que você entende por latim vulgar?
5- Conforme explicado durante a aula, o que significa a figura de linguagem antítese?

Todas as respostas se encontram dentro da própria aula enviada a vocês por meio do link acima.
Por favor assistam com atenção e realizem a atividade somente após a aula assistida.

Obrigada!
Profª Gabriella
Língua Portuguesa

1 ABCDE - Língua Portuguesa - Prof² Gabriella


1ª SÉRIES EM

Data 26/06/2020

LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORA: GABRIELLA

Pessoal!

Na aula de hoje, ministrada diretamente pelo CMSP na terça feira 16/06/2020, vocês farão a revisão das atividades já dadas por mim nas aulas anteriores sobre o poema: "Quem conta um conto aumenta um ponto".
Para tanto, assista a aula no link abaixo e anote as informações que vocês acharem importantes no caderno.
Em seguida, aproveite para corrigir algumas das atividades do seu CA, conforme as instruções que serão dadas na própria aula.



https://www.youtube.com/watch?v=w9-sFQZAsJY


Atenção: Tenha em mãos o CA do 2º Bimestre antes de iniciar a aula.


Obrigada!

Profª Gabriella
Língua Portuguesa

Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa              Série: 8°B - 8°C

Esta aula propõe o estudo dos contos policiais como forma de aprofundar as noções da tipologia textual narrativa. O objetivo não é só fornecer nomenclaturas e conceitos literários, mas fazer os alunos e alunas refletirem acerca de conhecimentos para ter uma leitura aprimorada sobre textos narrativos. Por essa razão, estou abordando nessa postagem as características dos gêneros textuais romance e conto.

Só lembrando: vamos nos aprofundar sobre o gênero conto. Na próxima postagem, vou dar continuidade sobre o mesmo assunto.

Alunos e alunas do 8°B e 8°C;

Copie no caderno o conteúdo abaixo.


Foco narrativo: é a forma que a história vai ser narrada.

Foco narrativo em 1° pessoa: o narrador é um dos personagens da história. Foco narrativo em 3° pessoa: o narrador não participa diretamente dos acontecimentos narrados.

   Quando decidimos que o narrador participará da história, temos um foco narrativo em 1° pessoa. Nesse tipo de texto, o narrador será também um personagem, que pode ser protagonista (personagem principal) ou coadjuvante (personagem secundário)    Entretanto, quando queremos que o nosso narrador não participe da história, adotamos o foco narrativo em terceira pessoa. Dessa forma, o narrador não está presente nos acontecimentos narrados e, por isso, assume uma postura objetiva diante dos eventos ocorridos.    No foco narrativo em 3° pessoa, o narrador pode ser um mero espectador da história e apresentar os acontecimentos como se fosse uma câmera “filmando” os fatos conforme eles vão ocorrendo. Por isso, ele é chamado de narrador observador. Porém, há um tipo de narrador que conhece toda a história. Seu conhecimento vai além daquilo que se observa nas cenas da narrativa. Ele sabe tudo sobre o cenário, os fatos e os personagens, incluindo os pensamentos destes. Esse é o narrador onisciente.


Texto 1          
Continho    Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo.  - Você aí, menino, para onde vai está estrada?  - Ela não vai não: nós é que vamos nela.  - Engraçadinho duma figa! Como se chama?  - Eu não me chamo não, os outros que me chama. (Campos, Paulo Mendes)

Texto 2    (...) 

  E eu? Eu fiquei, imóvel no meu lugar de uma fila que não mais existia. A final, eu tinha conseguido o segundo lugar, não tinha? Pois aquilo tinha de significar que eu merecia pelo menos o segundo prêmio do concurso, não tinha?   Não tinha. A professora, vendo que nada mais havia a fazer, parou de berrar e pôs as mãos na cintura, num suspiro de desalento. De repente, deu pela presença daquele menininho ali, disciplinadamente imóvel, e falou:  - Vá, menino! Va procurar os ovinhos.  Saí correndo, já com a boca salivando na expectativa do chocolate. (...). 

                                              Romance x Conto Romance:
o fundamento do romance é “contar um fato” , que desencadeia outro fato, que ocasiona outro fato.

A estrutura do romance:
 - Tem uma trama
- Tem vários personagens
- mais de um espaço
 - um tempo narrativo

Conto: é uma narrativa curta e que se diferencia dos romances não apenas pelo tamanho, mas também pela sua estrutura: 

 Há poucos personagens, nunca analisados profundamente; há acontecimentos breves, sem grandes complicações de enredo; e há apenas um clímax, no qual a tensão da história atinge seu auge.


Espaço Físico: Lugar específico onde se passam os fatos. Trata-se do cenário

Espaço Social: Ambiente no qual os personagens atuam: atmosfera definida por condições sociais, políticas, econômicas, morais  e psicológicas dos personagens.

Tempo Cronológico: “Tempo do relógio”, que segue uma linha reta, com durações determinadas. Abrange desde acontecimentos mais remotos até os mais recentes.

Tempo Psicológico: Varia de acordo com o estado de espírito do narrador. (ou personagem) e com a forma como as lembranças ou reflexões são expostas. Ocorrem idas e vindas no tempo, e a sensação temporal varia.

MATEMÁTICA - 7 ano A e B - Professora Juliana


Bom dia,

A partir da próxima semana, entregas de atividades apenas via Classroom, então, comecem a ativar o e-mail institucional de vocês, que pode ser encontrado no site https://sed.educacao.sp.gov.br

Qualquer dúvida, peço que assistam esses vídeos:






Segue abaixo as atividades dessa semana, para serem entregues até 03/06 via e-mail ou Classroom.

Caderno do Aluno Volume 2 - Páginas 59, 60 e 61
APENAS SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1



Para qualquer dúvida basta assistirem as vídeo aulas abaixo:






2ºE - A voz silenciada - Português - Profª Ângela

Tema: A voz silenciada

Assista ao vídeo abaixo e resolva as atividades do Caderno do Volume 2 - paginas: 114 a 118 e elabore um Podcasts data entrega até 17/07  enviar email professoraortega@yahoo.com  não esqueça de colocar nome, número e série













 

2ºE - Português - Ainda é possível ser romântico? - Profª Ângela

Tema: Ainda é possível ser romântico?

 Assista ao vídeo abaixo, utilize o caderno do aluno volume 2 paginas: 109 a 113 para esta aula. Em seguida, elabore um Artigo de Opinião com o seguinte tema: Todo relacionamento envolve algum tipo de interesse? - siga os passos dados nas paginas 112/113 para elaborar seu artigo de opinião. Envie a sua redação (artigo de opinião) para meu email professoraortega@yahoo.com Data entrega: 17/07.  não esqueça de colocar nome, numero e série em seu e-mail

Acesse estes links com textos de apoio para a produção escrita: 

https://rainhastragicas.com/2017/08/01/casamento-um-contrato-social-praticas-matrimoniais-no-brasil-oitocentista/

https://tj-pe.jusbrasil.com.br/noticias/100626023/artigo-casamento-por-interesse

 

 





 

 7° A Professora Ana Paula português:
ESCOLA _________________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________TURMA:____________
NOME:________________________________________________________________________

Leia:
É verdade que gatos têm medo de água?

Gatos não têm medo de água. Eles apenas não gostam de banho! Para fazer uma boa limpeza, é preciso pegá-los com cuidado, pois os bichanos são sensíveis e ficam inseguros em situações estranhas. Além disso, o perfume dos xampus é um incômodo para o olfato deles.
E já reparou em como eles se lambem muito? Uma das razões para isso é se limpar. A língua dos gatos é áspera e tem, na superfície, saliências em forma de gancho que funcionam como um pente. Ao passá-la nos pelos, o animal retira a sujeira, mantendo a maciez. O comportamento também deixa o pelo impermeável (evita a entrada de água), o que dificulta a multiplicação de parasitas.
Disponível em: .

Questão 1 – O texto tem a finalidade de:
a) explicar
b) entreter
c) advertir
d) divulgar

Questão 2 – O termo em destaque desempenha a função e pronome oblíquo em:
a) “Eles apenas não gostam de banho!”
b) “Para fazer uma boa limpeza, é preciso pegá-los com cuidado [...]”
c) “Além disso, o perfume dos xampus é um incômodo para o olfato deles.” 
d) “E já reparou em como eles se lambem muito?”

Questão 3 – Identifique o referente do pronome oblíquo que compõe a frase assinalada anteriormente:
______________________________________________________________________________

Questão 4 – No trecho “Ao passá-la nos pelos, o animal retira a sujeira, mantendo a maciez.”, o termo “la” retoma:
a) a água
b) a limpeza
c) a língua
d) a sujeira

Questão 5 – No segmento “Além disso, o perfume dos xampus é um incômodo para o olfato deles.”, a expressão grifada indica a ideia de:
______________________________________________________________________________




Atividade de Arte - 3a série D - Profa. Daniela


ATIVIDADE DE ARTE – semana 22 a 26 de junho
3a série D do Ensino Médio – Profa. Daniela

TEMOS UM NOVO TEMA A SER ESTUDADO, UMA NOVA LINGUAGEM ARTÍSTICA: A DANÇA!

Neste bimestre você vai ampliar seus conhecimentos sobre a Linguagem da Dança, pesquisando sobre os profissionais e as profissões contemporâneas que dialogam com a dança, e como o uso da tecnologia e das mídias digitais mudou a produção de espetáculos.

Talvez a dança não esteja diretamente ligada à profissão que você almeja, mas estudando esta linguagem da arte você poderá ser estimulado a reconhecer a sua importância nas outras áreas de sua vida, ampliando assim as expectativas profissionais nesse campo.

Significado de Dança
O que é Dança?
Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música (podemos dançar sem música também)

O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou tristeza, ou ainda, em homenagem à mãe natureza. É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.
O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado de espírito. A dança pode ser acompanhada por instrumentos de percussão ou melódicos, ou ainda pela leitura de diferentes textos.
A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo mundo, especialmente através das danças folclóricas.
Nas escolas, a dança faz parte da área de Educação Física e da Arte. Como disciplina acadêmica, a dança integra diferentes cursos universitários ligados às Artes e Humanidades. Também é uma modalidade amplamente praticada em academias e clubes para manutenção da saúde física e mental.
A dança do ventre, era praticada originalmente por mulheres do Norte de África e da Ásia Ocidental / Meridional. Este tipo de dança tem como característica principal o movimento rítmico dos quadris e dos músculos do ventre. Originalmente, esta dança era parte integrante do ritual de fertilidade, no entanto, hoje em dia a ligação com a fertilidade não é tão comum, sendo vista como uma expressão artística, cultural e profissional.

Existem vários tipos de dança, como dança de rua, funk, kuduro, que são tipos de dança folclórica. As danças folclóricas são danças específicas de um determinado país e cultura. Existe um número tão grande de danças folclóricas que é difícil conseguir apresentar uma lista completa de todas elas.

O programa "Dança dos Famosos" é um programa onde os concorrentes são celebridades e têm que preparar atuações em diferentes tipos de dança diferentes, sendo avaliados por um júri e pelos telespectadores.

“Entrar na dança” é uma expressão popular que significa envolver-se em algum assunto, fazer parte de algum negócio arriscado

ATIVIDADE
RESPONDA DE MODO MAIS COMPLETO E DETALHADO POSSÍVEL:

1)      PARA VOCÊ, O QUE É A DANÇA?

2)      QUAL A IMPORTÂNCIA DA DANÇA ENQUANTO LINGUAGEM DA ARTE?


3)      VOCÊ JÁ DANÇOU, MESMO QUE DE BRINCADEIRA, NA SUA VIDA? GOSTA DE DANÇAR? CONTE UMA EXPERIÊNCIA SUA COM A LINGUAGEM DA DANÇA.

ATENÇÃO

- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.







Atividade de Arte - 9o ano - Profa. Daniela


ATIVIDADE DE ARTE – semana 22 a 26 de junho
9º ano – Profa. Daniela

TEMOS UM NOVO TEMA A SER ESTUDADO, UMA NOVA LINGUAGEM ARTÍSTICA: A DANÇA!

Neste bimestre você aprofundará seus estudos da Linguagem da Dança, mais especificamente da dança contemporânea.  Você conhecerá mais a respeito das diferenças entre os elementos que compõem as danças tradicionais e as contemporâneas, seus artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros, incluindo aquelas que envolvem recursos tecnológicos. Você terá a oportunidade de explorar os elementos constitutivos do movimento por meio de improvisações e criações coreográficas.

Além disso você verá que a dança é uma forma de integração e expressão individual e/ou coletiva, e por meio dela, exercitamos a atenção, a percepção, a empatia e a colaboração entre os integrantes do grupo. Verá também que a dança é importante para construirmos a imagem do nosso próprio corpo, sendo fundamental para o crescimento e a maturidade do indivíduo e a formação de sua consciência social.

A Arte, junto às atividades físicas, são as primeiras formas de aprendizagem, deixando, portanto, aquela visão tradicional que separava corpo e mente, razão e emoção.  Neste volume, esperamos que você amplie seus conhecimentos sobre a dança e a compreenda como uma ferramenta fundamental para o seu crescimento individual e a formação de sua consciência social.

Significado de Dança
O que é Dança?
Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música (podemos dançar sem música também)

O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou tristeza, ou ainda, em homenagem à mãe natureza. É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.
O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado de espírito. A dança pode ser acompanhada por instrumentos de percussão ou melódicos, ou ainda pela leitura de diferentes textos.
A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo mundo, especialmente através das danças folclóricas.
Nas escolas, a dança faz parte da área de Educação Física e da Arte. Como disciplina acadêmica, a dança integra diferentes cursos universitários ligados às Artes e Humanidades. Também é uma modalidade amplamente praticada em academias e clubes para manutenção da saúde física e mental.
A dança do ventre, era praticada originalmente por mulheres do Norte de África e da Ásia Ocidental / Meridional. Este tipo de dança tem como característica principal o movimento rítmico dos quadris e dos músculos do ventre. Originalmente, esta dança era parte integrante do ritual de fertilidade, no entanto, hoje em dia a ligação com a fertilidade não é tão comum, sendo vista como uma expressão artística, cultural e profissional.

Existem vários tipos de dança, como dança de rua, funk, kuduro, que são tipos de dança folclórica. As danças folclóricas são danças específicas de um determinado país e cultura. Existe um número tão grande de danças folclóricas que é difícil conseguir apresentar uma lista completa de todas elas.

O programa "Dança dos Famosos" é um programa onde os concorrentes são celebridades e têm que preparar atuações em diferentes tipos de dança diferentes, sendo avaliados por um júri e pelos telespectadores.

“Entrar na dança” é uma expressão popular que significa envolver-se em algum assunto, fazer parte de algum negócio arriscado

ATIVIDADE
RESPONDA DE MODO MAIS COMPLETO E DETALHADO POSSÍVEL:

1)      PARA VOCÊ, O QUE É A DANÇA?

2)      QUAL A IMPORTÂNCIA DA DANÇA ENQUANTO LINGUAGEM DA ARTE?


3)      VOCÊ JÁ DANÇOU, MESMO QUE DE BRINCADEIRA, NA SUA VIDA? GOSTA DE DANÇAR? CONTE UMA EXPERIÊNCIA SUA COM A LINGUAGEM DA DANÇA.

ATENÇÃO

- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.






Atividade de Arte - 8o ano - Profa. Daniela


ATIVIDADE DE ARTE – semana 22 a 26 de junho
8º ano – Profa. Daniela

TEMOS UM NOVO TEMA A SER ESTUDADO, UMA NOVA LINGUAGEM ARTÍSTICA: A DANÇA!

Neste bimestre a linguagem estudada em Arte será Dança, através de manifestações artísticas, mais especificamente, das matrizes indígenas, africanas e afro-brasileiras.

Com foco na Linguagem da Dança, serão oferecidos momentos de aprendizagem para que você desenvolva a sensibilidade, a intuição, o pensamento, as emoções e as subjetividades como formas de expressão e reflexão, favorecendo, assim, o reconhecimento de semelhanças e diferenças, e levando-o a refletir sua própria cultura.

Convidamos você a realizar esta viagem no território das danças africana, indígena e afro-brasileira, e se aproximar das diversidades, dos diferentes povos e suas etnias. Por meio destas experiências e práticas artísticas, você certamente estará mais estimulado a ser protagonista e criador de suas produções.

Significado de Dança
O que é Dança?
Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música (podemos dançar sem música também)

O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou tristeza, ou ainda, em homenagem à mãe natureza. É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.
O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado de espírito. A dança pode ser acompanhada por instrumentos de percussão ou melódicos, ou ainda pela leitura de diferentes textos.
A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo mundo, especialmente através das danças folclóricas.
Nas escolas, a dança faz parte da área de Educação Física e da Arte. Como disciplina acadêmica, a dança integra diferentes cursos universitários ligados às Artes e Humanidades. Também é uma modalidade amplamente praticada em academias e clubes para manutenção da saúde física e mental.
A dança do ventre, era praticada originalmente por mulheres do Norte de África e da Ásia Ocidental / Meridional. Este tipo de dança tem como característica principal o movimento rítmico dos quadris e dos músculos do ventre. Originalmente, esta dança era parte integrante do ritual de fertilidade, no entanto, hoje em dia a ligação com a fertilidade não é tão comum, sendo vista como uma expressão artística, cultural e profissional.

Existem vários tipos de dança, como dança de rua, funk, kuduro, que são tipos de dança folclórica. As danças folclóricas são danças específicas de um determinado país e cultura. Existe um número tão grande de danças folclóricas que é difícil conseguir apresentar uma lista completa de todas elas.

O programa "Dança dos Famosos" é um programa onde os concorrentes são celebridades e têm que preparar atuações em diferentes tipos de dança diferentes, sendo avaliados por um júri e pelos telespectadores.

“Entrar na dança” é uma expressão popular que significa envolver-se em algum assunto, fazer parte de algum negócio arriscado

ATIVIDADE
RESPONDA DE MODO MAIS COMPLETO E DETALHADO POSSÍVEL:

1)      PARA VOCÊ, O QUE É A DANÇA?

2)      QUAL A IMPORTÂNCIA DA DANÇA ENQUANTO LINGUAGEM DA ARTE?


3)      VOCÊ JÁ DANÇOU, MESMO QUE DE BRINCADEIRA, NA SUA VIDA? GOSTA DE DANÇAR? CONTE UMA EXPERIÊNCIA SUA COM A LINGUAGEM DA DANÇA.







ATENÇÃO

- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.





 8°A.  Professora Ana Paula de Português:

ESCOLA _________________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________TURMA:____________
NOME:________________________________________________________________________

Leia:
Como inventaram a roda?

A gente nem imagina, mas houve um tempo _____ que a roda ainda não existia e executar tarefas simples, como movimentar objetos, era um trabalho muito difícil.  Ninguém sabe quem nem quando exatamente a roda surgiu, mas ela é considerada a máquina inventada pelo ser humano que mais possibilitou transformações no mundo!
Pesquisadores acreditam que esse artefato tem quase seis milênios de história, pois foi encontrado, pela primeira vez, feito em uma placa de argila nas ruínas da antiga região da Mesopotâmia, onde hoje é o Iraque. Alguns arqueólogos acreditam que a roda pode ser ainda mais antiga, pois encontraram em um vaso desenhos parecidos com um meio de transporte com rodas, que teria sido feito em 4.000 a.C.
Disponível em: . (Fragmento). 

Questão 1 – A preposição, que acompanha o pronome relativo, foi empregada corretamente na alternativa:
(     ) “A gente nem imagina, mas houve um tempo de que a roda [...]”
(     ) “A gente nem imagina, mas houve um tempo em que a roda [...]”
(     ) “A gente nem imagina, mas houve um tempo com que a roda [...]”

Questão 2 – O “que” desempenha a função de pronome relativo na passagem:
(     ) “[...] a máquina inventada pelo ser humano que mais possibilitou transformações no mundo!”
(     ) “Pesquisadores acreditam que esse artefato tem quase seis milênios de história [...]”
(     ) “Alguns arqueólogos acreditam que a roda pode ser ainda mais antiga [...]”

Questão 3 – No texto acima, o pronome relativo “onde” aponta para um lugar. Identifique-o:
______________________________________________________________________________

Questão 4 – No trecho “Ninguém sabe quem nem quando exatamente a roda surgiu [...]”, o vocábulo “onde” é:
(     ) um pronome relativo
(     ) um pronome indefinido
(     ) um pronome interrogativo

Questão 5 – Na oração “[...] que teria sido feito em 4.000 a.C.”, o pronome relativo “que” tem como referente:
(     ) “esse artefato”
(     ) “um vaso”
(     ) “um meio de transporte com rodas”


Atividade de Arte - 7o ano - Profa. Daniela


ATIVIDADE DE ARTE – semana 22 a 26 de junho
7º ano – Profa. Daniela

TEMOS UM NOVO TEMA A SER ESTUDADO, UMA NOVA LINGUAGEM ARTÍSTICA: A DANÇA!

Neste bimestre falaremos da linguagem da Dança que, assim como as outras linguagens da Arte, trabalha com todos os sentidos do indivíduo de uma forma lúdica e o convida a se expressar e se comunicar com o seu próprio corpo e com as outras pessoas. por meio dos registros pré-históricos das pinturas rupestres, é possível constatar que a dança surge com o homem.

Nos desenhos das cavernas já se viam os movimentos de ritmos retratados. A dança na História da humanidade expressou, em diferentes ocasiões da vida, o nascimento, a morte, a fartura, a chuva, as divindades, as crenças, a ligação do homem com Deus etc. O conhecimento produzido ao longo do tempo é o nosso maior tesouro, além de ser o melhor instrumento que podemos utilizar para compreender o mundo que nos cerca e interagir com ele.

Para ajudá-lo a preservar, ampliar e aproveitar os benefícios desse conhecimento, estamos aqui. Vocês aprenderão, dentre outras coisas, as danças clássicas e modernas, em seus contextos e práticas, elementos da linguagem e processos de criação. Desejamos que seu contato com a dança seja muito proveitoso!


Significado de Dança
O que é Dança?
Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música (podemos dançar sem música também)

O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou tristeza, ou ainda, em homenagem à mãe natureza. É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.
O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado de espírito. A dança pode ser acompanhada por instrumentos de percussão ou melódicos, ou ainda pela leitura de diferentes textos.
A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo mundo, especialmente através das danças folclóricas.
Nas escolas, a dança faz parte da área de Educação Física e da Arte. Como disciplina acadêmica, a dança integra diferentes cursos universitários ligados às Artes e Humanidades. Também é uma modalidade amplamente praticada em academias e clubes para manutenção da saúde física e mental.
A dança do ventre, era praticada originalmente por mulheres do Norte de África e da Ásia Ocidental / Meridional. Este tipo de dança tem como característica principal o movimento rítmico dos quadris e dos músculos do ventre. Originalmente, esta dança era parte integrante do ritual de fertilidade, no entanto, hoje em dia a ligação com a fertilidade não é tão comum, sendo vista como uma expressão artística, cultural e profissional.

Existem vários tipos de dança, como dança de rua, funk, kuduro, que são tipos de dança folclórica. As danças folclóricas são danças específicas de um determinado país e cultura. Existe um número tão grande de danças folclóricas que é difícil conseguir apresentar uma lista completa de todas elas.

O programa "Dança dos Famosos" é um programa onde os concorrentes são celebridades e têm que preparar atuações em diferentes tipos de dança diferentes, sendo avaliados por um júri e pelos telespectadores.

“Entrar na dança” é uma expressão popular que significa envolver-se em algum assunto, fazer parte de algum negócio arriscado

ATIVIDADE
RESPONDA DE MODO MAIS COMPLETO E DETALHADO POSSÍVEL:

1)      PARA VOCÊ, O QUE É A DANÇA?

2)      QUAL A IMPORTÂNCIA DA DANÇA ENQUANTO LINGUAGEM DA ARTE?


3)      VOCÊ JÁ DANÇOU, MESMO QUE DE BRINCADEIRA, NA SUA VIDA? GOSTA DE DANÇAR? CONTE UMA EXPERIÊNCIA SUA COM A LINGUAGEM DA DANÇA.




ATENÇÃO

- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.




Atividade de Arte - 6o ano - Profa, Daniela


ATIVIDADE DE ARTE – semana 22 a 26 de junho
6º ano – Profa. Daniela

TEMOS UM NOVO TEMA A SER ESTUDADO, UMA NOVA LINGUAGEM ARTÍSTICA: A DANÇA!

Neste bimestre falaremos da linguagem da Dança que, assim como as outras linguagens da Arte, trabalha com todos os sentidos do indivíduo de uma forma lúdica e o convida a se expressar e se comunicar com o seu próprio corpo e com as outras pessoas.
A dança faz parte da nossa história desde os primórdios, onde podemos encontrá-la em pinturas rupestres, ou mesmo na Idade Antiga, representando a caça, a colheita, presente nas cerimônias, independente da cultura ou religião.
Neste ano, estudaremos, por exemplo, as danças folclóricas, que trazem uma bagagem cultural incrível, e você poderá identificar que até as danças que você já conhece ou está acostumado a dançar, têm características dessas danças folclóricas. É interessante que você exponha qual a sua relação com a dança, se faz algum curso ou mesmo se gosta ou não de dançar. Nas atividades que serão propostas pelo professor, traga suas colaborações para enriquecer ainda mais as aulas.
Ao dançar você trabalha a confiança, estabelece relações com os seus colegas, além de propiciar um maior conhecimento do seu corpo e seus limites, facilitando, por vezes, até alguns movimentos cotidianos como, por exemplo, uma melhor postura ao sentar-se na carteira da sala de aula, evitando, assim, problemas futuros de saúde.

Significado de Dança
O que é Dança?
Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música (podemos dançar sem música também)

O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou tristeza, ou ainda, em homenagem à mãe natureza. É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.
O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado de espírito. A dança pode ser acompanhada por instrumentos de percussão ou melódicos, ou ainda pela leitura de diferentes textos.
A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo mundo, especialmente através das danças folclóricas.
Nas escolas, a dança faz parte da área de Educação Física e da Arte. Como disciplina acadêmica, a dança integra diferentes cursos universitários ligados às Artes e Humanidades. Também é uma modalidade amplamente praticada em academias e clubes para manutenção da saúde física e mental.
A dança do ventre, era praticada originalmente por mulheres do Norte de África e da Ásia Ocidental / Meridional. Este tipo de dança tem como característica principal o movimento rítmico dos quadris e dos músculos do ventre. Originalmente, esta dança era parte integrante do ritual de fertilidade, no entanto, hoje em dia a ligação com a fertilidade não é tão comum, sendo vista como uma expressão artística, cultural e profissional.

Existem vários tipos de dança, como dança de rua, funk, kuduro, que são tipos de dança folclórica. As danças folclóricas são danças específicas de um determinado país e cultura. Existe um número tão grande de danças folclóricas que é difícil conseguir apresentar uma lista completa de todas elas.

O programa "Dança dos Famosos" é um programa onde os concorrentes são celebridades e têm que preparar atuações em diferentes tipos de dança diferentes, sendo avaliados por um júri e pelos telespectadores.

“Entrar na dança” é uma expressão popular que significa envolver-se em algum assunto, fazer parte de algum negócio arriscado

ATIVIDADE
RESPONDA DE MODO MAIS COMPLETO E DETALHADO POSSÍVEL:

1)      PARA VOCÊ, O QUE É A DANÇA?

2)      QUAL A IMPORTÂNCIA DA DANÇA ENQUANTO LINGUAGEM DA ARTE?


3)      VOCÊ JÁ DANÇOU, MESMO QUE DE BRINCADEIRA, NA SUA VIDA? GOSTA DE DANÇAR? CONTE UMA EXPERIÊNCIA SUA COM A LINGUAGEM DA DANÇA.




ATENÇÃO

- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.