terça-feira, 11 de agosto de 2020



PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 12/08/2020



EQUIPE GESTORA
2020
3A-GEOGRAFIA- TERCEIRO BIMESTRE
Professora Adriana

OLÁ QUERIDOS ALUNOS!
O PROFESSOR JOÃO SE ENCONTRA AFASTADO, SENDO ASSIM, ESTAREI ASSUMINDO SUAS AULAS DURANTE O TERCEIRO E QUARTO BIMESTRE.

Leiam o texto com atenção não precisa necessariamente copiar, somente a atividade. Respondam no caderno, tirem foto e mandem pra meu email ou whatsap;
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-86-31

                                                     O Continente Africano

O Continente Africano possui uma enorme diversidade ambiental, cultural,, social,econômica e principalmente histórico. O território é de grande dimensão, composto por 54 países, sendo 49, continentais.
A área territorial tem cerca de 30 milhões de Km² , quanto a pluralidade de etnias e culturas ali estabelecidas.
O Continente Africano abriga 20,3% da área total do planeta, sendo o 3º continente situado em todos os hemisférios da terra. isso acontece porque a África é cortada, ao mesmo tempo, pela Linha do Equador e pelo Mediterrâneo de Greenwich.

Atividade
1) Assinale verdadeiro ou falso:
a) (  ) Com extensão territorial de 30,1 milhões de Km², a África é o maior continente do planeta.
b) (  ) O Continente Africano é subdivido em África Mediterrânea e África Subsaariana, sendo o islamismo o divisor cultural e o deserto do Saara a barreira natural.
c) (  ) São países que integram o Continente Africano: África do Sul, Nigéria, Camarões, Jamaica, Angola e Somália.
d) (  ) Vários países da África apresentam problemas socieconômicos; baixo IDH, elevadas taxas de mortalidade infantil, baixa expectativa de vida, altos índices de analfabetismo e subnutrição.

3ºD - Inglês - Human characteristics - Profª Ângela

Tema: Human characteristics - 3º Bimestre 

Assista aos vídeos abaixo, copie o conteúdo da aula e resolva os exercícios do Caderno do Aluno Vol 3 paginas 110 e 111 ( utilize seu caderno de inglês para resolver os exercícios enquanto não for entregue a apostila); Faça uma pesquisa sobre o que seria " stereotype" e uma pesquisa sobre o que seria " prejudice"(assista ao segundo video para elaborar sua resposta sobre prejudice)  Envie as fotos para o email professoraortega@yahoo.com ou preferencialmente pelo Classroom.
Data Entrega: 18/08
Segue o link do Caderno do Aluno Vol 3 abaixo:





https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/3a%20se%CC%81rie%203o%20BIM.pdf
Prof. Sandro R. Espinoli            
Matéria: Língua Portuguesa                         Série: 8°B e 8°C


                                                         INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

                     

                                                                    Zorro



    Dom Diego de la Vega levava uma vida tranquila na próspera fazenda de seu pai, Dom Alejandro de la Vega.
    Seu empregado, Bernardo, testemunhou uma injustiça. Como era mudo, narrou o caso com grandes gestos.
    Num segundo, Dom Diego se transformou em Zorro, o justiceiro mascarado. E partiu a galope, cortando a noite com seu cavalo negro. 
    Na cidade, Zorro desafiou o cruel sargento Garcia a um duelo. Ágil como um acrobata, Zorro saltou com sua espada e perseguiu o sargento. Mas os soldados do sargento chegaram, e Zorro precisou fugir. Então, deixou sua marca sobre o peito do malvado: um “Z” de Zorro.
    O governador da província colocou a cabeça de Zorro a prêmio. Mas, ele era o defensor dos fracos e oprimidos, e ninguém quis denunciá-lo.
    E Zorro continuou seus combates em segredo.

                                                               Minha 1ª Biblioteca Larousse Heróis. Tradução: Adriana de Oliveira Silva. São Paulo: Larousse do Brasil, 2007, p. 52 - 53 


                                          EXERCÍCIOS 



 1 – Identifique o conflito em torno do qual se desenvolveu o conto:

 2 – Marque a alternativa em que se percebe o clímax do conto:
a) “Num segundo, Dom Diego se transformou em Zorro, o justiceiro mascarado.”.
 b) “Na cidade, Zorro desafiou o cruel sargento Garcia a um duelo.”.
c) “Mas os soldados do sargento chegaram, e Zorro precisou fugir.”.
 d) “O governador da província colocou a cabeça de Zorro a prêmio.”.


3 – Em “[...] e ninguém quis denunciá-lo.”, a forma pronominal destacada substitui: 
a) Bernardo
 b) Zorro
 c) sargento Garcia
d) governador da província

Enviar as respostas para o e-mail: espinoli2020@bol.com.br



























2ºA,2ºB,2ºC,2ºD - Inglês - Coordinates - Profª Ângela

Tema: Coordinates - 3º Bimestre 

Assista ao vídeo abaixo, copie o conteúdo da aula e resolva os exercícios do Caderno do Aluno Vol 3 paginas 108 a 110 ( utilize seu caderno de inglês para resolver os exercícios enquanto não for entregue a apostila); Copie e faça a tradução do texto"So, what is a map?" que está no vídeo.  Envie as fotos para o email professoraortega@yahoo.com ou preferencialmente pelo Classroom.
Data Entrega: 18/08
Segue o link do Caderno do Aluno Vol 3 abaixo:



https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/2a%20se%CC%81rie%203o%20BIM_alterado.pdf

1ºF - Inglês - Energy - Profª Ângela

Tema: Energy 

Assista ao vídeo abaixo, copie o conteúdo da aula( 04 pequenos textos) e resolva os exercícios do Caderno do Aluno Vol 3 paginas 102 ( utilize seu caderno de inglês para resolver os exercícios enquanto não for entregue a apostila); Faça uma pesquisa sobre As fontes primárias e secundárias de energia.  Envie as fotos para o email professoraortega@yahoo.com ou preferencialmente pelo Classroom.
Data Entrega: 18/08
Segue o link do Caderno do Aluno Vol 3 abaixo:




https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/1a%20se%CC%81rie%203o%20BIM.pdf

9ºA,9ºB - Inglês - Have you ever done an experiment? - Profª Ângela

Tema: Have you ever done an experiment?

Assista ao vídeo abaixo, copie o conteúdo da aula e resolva os exercícios do Caderno do Aluno Vol 3 paginas 28 ( utilize seu caderno de inglês para resolver os exercícios enquanto não for entregue a apostila). Envie as fotos para o email professoraortega@yahoo.com ou preferencialmente pelo Classroom.
Data Entrega: 18/08
Segue o link do Caderno do Aluno Vol 3 abaixo:



https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/SPFE%209%20ano%20EF%20vol%203%20PARTE%201.pdf

8ºA,8ºB,8ºC - Inglês - Is food cultural? - Profª Angela

Tema: Is food cultural?

Assista ao vídeo abaixo e resolva os exercícios do Caderno do Aluno Vol 3 paginas 40 ( utilize seu caderno de inglês para resolver os exercícios enquanto não for entregue a apostila). Envie as fotos para o email professoraortega@yahoo.com ou preferencialmente pelo Classroom.
Data Entrega: 18/08
Segue o link do Caderno do Aluno Vol 3 abaixo:




https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/SPFE%208%20ano%20EF%20vol%203%20PARTE%201.pdf

7ºC - Inglês - Climate Change - Profª Ângela

Tema: Climate Change 

Assista ao video abaixo e resolva os exercicios do Caderno do Aluno Vol 3 paginas 41 e 42 ( utilize seu caderno de inglês para resolver os exercícios enquanto não for entregue a apostila). Envie as fotos para o email professoraortega@yahoo.com ou preferencialmente pelo Classroom.
Data Entrega: 18/08
Segue o link do Caderno do Aluno Vol 3 abaixo:



https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/SPFE%207%20ano%20EF%20vol%203%20PARTE%201.pdf
8A, 8B e 8C. História - Prof Maria José

Caros alunos,

Para a atividade de hoje, leiam os textos e  assistam a aula do CMSP 05/08 -  Primeiro  Reinado no Brasil.

              (O Primeiro Reinado (1822-1831)

       Conquista a independência, era preciso organizar o novo país, estabelecer leis, criar instituições, regulamentações, sistema se ensino, símbolos e órgãos administrativos.
       Era preciso também conciliar interesses diversos. Mais de um quinto da população era formada por escravizados. Havia ainda muitas diferenças entre o modo de vida na zona rural ( onde residia a grande maioria da população) e nas áreas urbanas. As desigualdades sociais também eram enormes. Uma maioria de grandes proprietários rurais e comerciantes vivia com luxo e ostentação, enquanto a maior parte da população permanecia na pobreza.
        O analfabetismo atingia cerca de 85% da população brasileira. Praticamente não havia escolas regulares. A educação das crianças ricas ficava a cargo de preceptores, ou seja, homens e mulheres que transmitiam a elas os primeiros ensinamentos.

A constituição de 1823

          Em maio de 1823, reuniram-se  no Rio de Janeiro os representantes eleitos da Assembleia Constituinte. Cabia a eles elaborar uma constituição para o Brasil.
         Esses homens ( pois não era permitido às mulheres participar das eleições ) representavam grupos sociais pertencentes à elite do império: eram proprietários rurais, advogados, religiosos, militares, etc . Assim como não havia mulheres, não havia entre eles representantes das camadas mais pobres da população.
    Escrito no decorrer de alguns meses, o projeto de Constituição não agradou ao imperador, pois diminuía seus poderes. Habituado a impor suas opiniões, educado na concepção absolutista de governo, dom Pedro I dissolveu a Assembleia Constituinte em novembro de 1823.
    Alguns deputados foram presos e outros, enviados ao exilio. O clima de festa e otimismo dos primeiros momentos da independência começava a se modificar .

                  A constituição de 1824

         O imperador encarregou então o conselho de Estado, órgão controlado por ele, de elaborar um novo projeto de Constituição. Feito isso, em março de 1824, dom Pedro I finalmente jurou a Constituição feita para atender às suas exigências.
       De fato, a Carta Constitucional estabelecia um Executivo forte e criava um novo poder: o Moderador , que deveria ser exercido pelo imperador e tinha como objetivo garantir a harmonia entre os outros três poderes ( Executivo, Legislativo e Judiciário) . Por meio do Poder Moderador , dom Pedro I poderia dissolver a Câmara dos Deputados, convocar eleições e aprovar ou vetar decisões adotadas pela Assembleia Geral. Cabia ainda ao imperador a indicação dos presidentes que governaram as províncias .

1) Em março de 1824 , dom Pedro I jurou a Constituição. Nela se refletia o desejo do imperador de garantir para si mesmo poderes especiais . Que aspectos da Constituição de 1824 asseguravam esses poderes ao imperador ?

2) Leia os textos e responda às questões propostas.   

A Constituição é a principal lei de um país. Acima dela  não há nenhuma outra lei. No Brasil, a primeira Constituição entrou em vigor em 1824 . E, como vimos, ela foi imposta ao povo pelo imperador , sem uma ampla discussão entre os parlamentares que deveriam elaborá-la, caso a Assembleia Constituinte não tivesse sido dissolvida.
Hoje, antes de entrarem em vigor, as leis passam por intensas discussões entre ops integrantes do Poder Legislativo. O artigo a seguir o ajudará a compreender como nasce uma lei federal . Leia-o e responda às questões propostas.

       Os deputados federais, os senadores, os tribunais superiores, a comissão da Câmara dos Deputados ( por exemplo, a Camissão de Legislação Participativo), o Supremo Tribunal Federal, o procurador - geral da República, o presidente da República ou a iniciativa popular ( o povo). Todos eles podem apresentar um projeto de lei.

                   O que é projeto de lei?

Antes de ser aprovada pelo Congresso Nacional, a lei leva outro nome: é um projeto- ou seja, apenas uma sugestão colocada no papel, uma ideia projetada que pode, ou não, dependendo de sua aceitação pelos representantes do povo, ser transformada em lei no futuro. Para poder tramitar e ser aprovada pela Câmara, essa ideia precisa preencher algumas condições. As principais são:

- atender ao interesse coletivo ou de classe e grupos sociais que tinham importância na organização social do país .
- obedecer aos princípios da moralidade e da legalidade - vale dizer, estar de acordo com a Constituição Federal e com a estrutura legal vigente no Brasil ( o conjunto das leis que regulam a vida em sociedade);
- Ser compatível com os recursos orçamentários disponíveis - de nada adianta prever a criação de benefícios que o conjunto da sociedade não e capaz de financiar .

           Todo projeto de lei vira lei de verdade ?

Para ser transformado em lei, qualquer projeto deve ser aprovado pelas duas Casas do Congresso - a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Depois de aprovada pela Câmara, a proposta legislativa segue para o Senado, onde terá transmutação (caminho) semelhante. Se aprovada também naquela Casa, ela segue para segue para Sansão presidencial , que poderá aceitá- la em sua totalidade (e então ela é publicada pelo Diário Oficial e se transforma em lei), apenas em parte ou vetá-la (recusá-la) integralmente.

COMO, nasce uma lei. Disponível em: www.plenarinhocom.org.br

a ) De acordo com o texto, a elaboração de uma lei é privilégio de uma só pessoa ou grupo? Justifique sua resposta .

b) Pesquise quais são os cargos e funções dos poderes : Legislativo, Executivo e Judiciário.

3) Após a independência do Brasil, as estruturas internas referentes à política, à economia e a vida social  alteraram aspectos de todas as pessoas que viveram nesse período ?

4) Explique com suas palavras, o que é uma Constituição.

5) Explique com suas palavras, o que é um projeto de lei.

Enviar para o email: profmariajose9@gmail.com

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)



Sessão ou Seção



               As palavras sessão e seção (ou secção) estão escritas corretamente. Apesar das grafias diferentes, apresentam a mesma pronúncia, com excepção da palavra secção, cujo c é pronunciado.
               Pelo fato de serem pronunciadas da mesma forma, mas serem escritas de forma diferente, são chamadas de palavras homófonas. Conforme a sua grafia, cada uma delas apresenta um significado diferente.

               Sessão: tempo de um encontro

               É o tempo de uma reunião, um encontro, uma assembleia.

               Exemplos:
  1. Chegaremos atrasados à sessão do cinema.
  2. Hoje, a sessão de fotos será no exterior.
  3. A sessão de terapia está atrasada.
  4. Os senadores reuniram-se em sessão extraordinária.
  5. O presidente está a caminho da sessão solene.
  6. Estava ansiosa pela primeira sessão de tatuagem.

               Seção e Secção: divisão

               É uma subdivisão, um segmento, repartição, parte de um todo.
               Seção e secção têm, portanto, o mesmo significado, mas apresentam formas gráficas diferentes.   No Brasil, a forma mais comum é seção, enquanto em Portugal, é secção.
               Ambas as formas são admitidas no Novo Acordo Ortográfico.
             
               Exemplos:
  1. Vamos publicar a matéria na secção (ou seção) de política.
  2. Aquela moça trabalha na minha seção.
  3. Mudei de estado, por isso, preciso saber qual a minha seção eleitoral.
  4. Por favor, poderia me dizer onde é a secção (ou seção) dos livros infantis?
  5. Lê somente a seção de esportes.
  6. Procure isso na seção dos laticínios.

               E Cessão?

               Essa é mais uma palavra homófona que se junta à sessão ou seção.
               Cessão é o ato de ceder, dar, renunciar.
              
 
               Exemplos:
           
  1. O cantor fez a cessão de seus direitos autorais.
  2. A cessão do salão reduziu os custos da festa.
  3. A ata contemplava a cessão de quotas da sociedade.
  4. Credor e devedor nada sabiam sobre a cessão de crédito.
  5. Por fim, a cessão de exploração foi acordada entre os advogados.
  6. A cessão do material solicitado será feita amanhã pela manhã.
(Autora: Márcia Fernandes)

2ºA (Clayton - Português)



E. E. MARIA MONTESSORI

PESQUISA DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL DE LÍNGUA PORTUGUESA - 2ºA (Aos alunos que entregaram poucas ou nenhuma atividade)

Professor: Clayton (Língua Portuguesa)


Tema: José de Alencar

          Fazer uma pesquisa cujo tema representa o escritor acima. O trabalho deve conter: sua biografia, o período literário em que ele pertenceu, o contexto histórico, suas principais obras, escolher uma de suas obras e escrever um breve resumo sobre ela. Essa pesquisa deverá ser feita de acordo com o modelo a seguir e será um importante “Instrumento de Avaliação Bimestral”. O trabalho pode conter: figuras, recortes e colagens e ilustrações.
Segue abaixo o modelo, bem como a explicação detalhada de como deve ser elaborado o trabalho:

1-      Capa: deve ser no formato abaixo. (Observação: não se deve escrever: “Capa”),
2-      Introdução: é um breve comentário sobre os assuntos contidos no trabalho,
(Observação: deve ser escrita a palavra: “Introdução”),
3-      Índice: são os assuntos e suas páginas correspondentes, (Observação: deve ser escrita a palavra: “Índice”),
4-      Desenvolvimento: é onde ficará todo o conteúdo do trabalho, podendo conter figuras, recortes e colagens e ilustrações... (Observação: não se deve escrever a palavra: “Desenvolvimento” no trabalho),
5-      Conclusão: Você deverá escrever o que aprendeu sobre o trabalho. (Observação: deve ser escrita a palavra: “Conclusão”),
6-      Bibliografia: é a parte onde você irá colocar a fonte de onde você tirou o trabalho (livro, revista, internet...). (Observação: deve ser escrita a palavra: “Bibliografia”),

Observação importarte: O trabalho deverá ser feito “manuscrito”.


E. E. MARIA MONTESSORI
Professor: Clayton - Português
Série: 2ºA



José de Alencar



              Aluno:
                            João Paulo ------------ N° 83






Introdução

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Índice

ABC------------------------------- 02
DEF------------------------------- 03
GHI------------------------------- 04
JKL-------------------------------- 05
MNO----------------------------- 06
PQR------------------------------ 07
STU------------------------------ 08





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3

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4


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BIBLIOGRAFIA

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CONCLUSÃO

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