terça-feira, 7 de julho de 2020



PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 08/07/2020




EQUIPE GESTORA
2020

6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português) "Relato Pessoal"



Você falou do gênero Relato Pessoal?
Do que se trata?
Quais características e elementos esse texto tem?

Exemplo de relato pessoal

Texto 1

               “Quando eu era pequena, minha mãe adorava comprar chuchu fazia bem, mas eu dizia:
               “Mãe, chuchu não tem gosto, parece água!”.
               Mesmo assim, ela cozinhava o chuchu, temperava e colocava na salada com batata e    cenoura. Até que um dia, a vizinha deu a ela uma receita de bolinho de chuchu.
               Mamãe fez o bolinho e eu passei a adorar chuchu.
Lucy Cavalhar

a)      Você acabou de ler o relato de Lia, uma menina de 11 anos. Qual é o assunto principal do texto?




b)      Você acha que Lia passou realmente a gostar de chuchu?




c)       Lia relata que chuchu não tem gosto e parece água. E qual sua opinião sobre chuchu? Por quê?


d)      Qual o tempo de modo verbais predominantes no texto?



Texto 2

Relato pessoal de Sarith Anischa

               Meu nome é: Sarith Anischa, tenho 34 anos, nascida e residente na cidade de São Paulo.  A minha história com basquete começou faz tempo, eu tinha 10 anos, treinava com meu tio, meu pai era jogador profissional, então fui incentivada por ele, eu falo que eu nasci na quadra, ele me levava desde pequenininha pra assisti-lo e eu gostava bastante. Joguei de forma amadora até os 18 anos, quando eu parei, mesmo assim não fiquei distante do basquete, virei técnica, um período depois, foi uma experiência fantástica, era uma mulher na beira da quadra com um time masculino adulto, foi bem diferente e aí passou um tempo e a gente desistiu do time e eu fiquei distante do basquete até os meus 30 anos, quando houve a oportunidade de começar um projeto em Pirituba. Nós não tínhamos nenhum subsídio em ajuda financeira de nenhum lugar, nem bola, nem aluno. Foi do nada que a gente começou, hoje nós temos mais de 70 alunos, várias bolas, porque fomos ganhando com o passar do tempo, meu time foi desenvolvendo, ganhamos alguns campeonatos: a “Liga Nescau”, ganhamos em receber a série prata e o basquete também me trouxe as alegrias pessoais, não só as alegrias em grupo. Hoje eu escrevo para o“Área Restritiva”, já lancei um E-book sobre o basquete, esse posicionamento da mulher, eu participo com alguns textos em alguns livros da área e luto pelo desenvolvimento do basquete em alguns projetos, então o basquete me trouxe o viés de ser uma pessoa melhor, trabalhar em grupo, estar em grupo e ser uma pessoa que consegue entender que a gente sempre pode alcançar o nosso sonho se a gente persistir. É uma situação que era inimaginável que eu chegasse a esse ponto e hoje eu consigo colher frutos de um sonho. Não desistir foi uma coisa que fez que eu permanecesse nisso e hoje eu consigo sorrir, pensando na minha história.

Atividade 2 – Análise Textual

a)      Você acabou de ler o relato de Sarith, uma empresária, professora de 34 anos. Qual é o assunto principal no texto?



b)      Quando e porquê Sarith começou a se interessar pelo basquetebol?



c)       Ela enfrentou algumas dificuldades antes de ter algum sucesso com o time. Quais foram?



d)      Além do basquetebol, a Sarith fez e faz outras coisas? O quê?



Conhecendo a autora:

               Sarith Anischa, 34 anos, psicóloga, professora, gestora do time Pirituba Basquetebol, desenvolvedora de conteúdo esportivo e ativista em prol do desenvolvimento do basquetebol e da mulher.

Interação:


Você curte basquetebol ou outro esporte?


Conseguiu coletar alguma informação no relato pessoal?


Conceituando

               O Relato Pessoal é um gênero textual que apresenta uma narração sobre um fato ou acontecimento marcante da vida de uma pessoa.
               Algumas vezes, é possível sentir as emoções e sentimentos expressos pelo narrador.
               Além de narrativo (possui elementos da narrativa), o relato pessoal pode ser descritivo (apresenta local, personagens e objetos).
               De acordo com o grau de intimidade entre os interlocutores (emissor e receptor), a linguagem utilizada no relato pessoal pode ser formal ou informal.


Caracteristicas do Relato Pessoal:
As principais características do Relato Pessoal são:

- Textos narrados em primeira pessoa,
- Verbos no presente e em grande parte no pretérito (passado),
- Caráter subjetivo,
- Experiências pessoais,
- Presença de emissor e receptor.


Atividade 3 - Sondagem

a)      Qual relato pessoal você achou mais simples de entender (texto 1 ou texto 2)? Por quê?




b)      Qual relato contém mais informações e elementos que aproxima o leitor do emissor?



c)       Qual a linguagem utilizada em cada texto (formal ou informal)?




d)      Qual o tempo verbal (presente, pretérito ou futuro) predominante de cada texto?




Proposta de Atividade

               Agora é sua vez...
Você tem algo na sua vida que acha importante relatar e compartilhar com alguém?
               Produza um relato pessoal sobre qualquer tema que julgue importante compartilhar com seus colegas e o público de forma geral. Não se esqueça das características de um Relato Pessoal.

Professor Alex Educação Física 7ºs A e B - Danças Ubanas


7º ano aula CMSP jul 01 danças urbanas: identificando os elementos constitutivos (tempo, espaço e gestos)
Professoras Mara e Juliana, participação da professora de dança Michele
Habilidades: Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço e gestos).
Objetivo: reconhecer os elementos constitutivos das danças urbanas.
Retomada – interação pelo chat
·         Na aula passada, conversamos sobre os elementos da dança. Me diga quais são...
Vamos conferir?
Espaço:
·         Direções – lado, frente, trás, diagonais, em cima, embaixo
·         Extensões – perto, médio e longe
·         Níveis – alto, médio e baixo
·         Dimensões – pequeno, médio e grande
Tempo (bpm):
·         Rápido
·         Moderado
·         Lento
Gestos:
·         Expressão dos movimentos (sentimento e forma)
Vídeos – reapresentação da professora Michele
Fim
Faça a análise dos 3 gifs enviados:
1.       Gif hip hop dimensões – respondam se os movimentos são pequenos, médios ou grandes
2.       Gif hip hop planos – os movimentos passam de quais níveis, do alto para o médio? Do Médio para o baixo? ...
3.       Gif hip hop tempo – Qual o tempo da música que o menino está dançando? Rápido, moderado ou lento??
No item 2 posso aceitar até dois tipos de respostas, pois é muito individual.

Bora analisar galera!!
Professor Alex
Gif 1 hip hop dimensões

Gif 2 hip hop plano

Gif 3 hip hop tempo


Professor Alex Educação Física 6ºs A, B e C - Danças Ubanas



 6º ano aula CMSP jul 01 danças urbanas: identificando os elementos constitutivos (tempo, espaço e gestos)

Professoras Mara e Juliana, participação da professora de dança Michele
Problematização – você vivenciou e pode ter experimentado os movimentos de algumas danças urbanas. Dançando ou não, você consegue identificar os elementos tempo e espaço nessas danças?
Interação pelo chat. De conhecimentos prévios e retomada dos conteúdos da aula passada.
Retomada:
·         Ritmo – aquilo que flui, que se move
·         Elementos constitutivos
o   Espaço – onde a dança acontece
o   Tempo – mudança na velocidade do movimento
o   Gestos – a expressão dos movimentos
Elementos constitutivos
Vamos retomar algumas danças urbanas e identificar os elementos constitutivos delas?
Espaço – para quais direções? – em quais níveis?
Tempo – Qual a velocidade do movimento?
Gestos – Quais sentimentos e expressões são usados?
Interação pelo chat, atividade de identificação dos elementos nas imagens (13 quadros)
Fim
Atividade:
Faça a análise dos 3 gifs enviados:
      1.       Gif hip hop dimensões – respondam se os movimentos são pequenos, médios ou grandes
      2.       Gif hip hop planos – os movimentos passam de quais níveis, do alto para o médio? Do Médio para o baixo? ...
      3.       Gif hip hop tempo – Qual o tempo da música que o menino está dançando? Rápido, moderado ou lento??
No item 2 posso aceitar até dois tipos de respostas, pois é muito individual.
Professor Alex


Gif 1 hip hop dimensões
Gif 2 hip hop planos
Gif 3 hip hop tempo

Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa                                            Série: 8°B - 8°C
e-mail: espinoli2020@bol.com.br

Leia o texto e responda os exercícios.

A Tapeçaria de Aracne
          Conta a História que Palas, a deusa da sabedoria, ensinava toda a arte da tecelagem a uma moça muito talentosa chamada Aracne.
          Aracne atraía a atenção de todos os seres dos bosques e dos rios que vinham de longe para vê-la e para apreciar a sua arte. Ninfas e Selfos vinham ver seu trabalho, apaixonados por seus movimentos suaves e pela magnífica obra de suas mãos. Magníficos eram os desenhos que Aracne bordava e os panos que deu seu tear ela tecia...
           Seus trabalhos eram divinos e todos aclamavam Palas, razão desta perfeição.
          Porém, a jovem Aracne não se conformava com os elogios que a Palas eram dirigidos, pois, segundo ela, o mérito era todo seu e não da deusa.
          ­­­­----Ninguém é melhor tecelã que eu!  Nem Palas, nem ninguém! Se ela aceitasse competir comigo, ficaria tudo muito claro e não haveria mais dúvidas. Se eu perdesse, poderia dar-me o fim que quisesse.
          Palas, com toda sua paciência e sabedoria, antes de aceitar o desafio, assumiu a forma de uma velhinha e foi ao encontro de Aracne.
          ----Minha menina! Você ainda é muito nova e tem muito a aprender da vida! Mas deve aprender desde já a respeitar os mais velhos e a reconhecer o poder dos deuses. Arrependa-se e peça perdão! Palas não o negará a você! ---- tentou argumentar a velhinha.
          ----Sua velha louca! Pensa que sou uma de suas netas? Pois se enganou. Eu sei muito bem me defender. Palas sabe de minha força e tem medo de mim.
          No mesmo instante a velha transformou-se na deusa.
          ----Aqui estou, sua tola!
          Todos os presentes abriram espaço para as duas, que num canto e noutro do salão teciam.
          Belíssimas tapeçarias foram surgindo em cada tear.
          Palas fazia sua peças com bordados que mostravam o destino dos mortais que ousaram enfrentar os deuses um dia.
          Aracne, por sua vez, mostrava com perfeição todos os crimes cometidos pelos deuses.
          As duas obras, depois de prontas, estavam impecáveis.
          Palas até procurou, mas não encontrou um defeito sequer no trabalho se Aracne; irada, Palas bateu com seu bastão na testa da moça.
          Aracne, num momento de dor e desespero, passou uma linha no pescoço e tentou se enforcar, mas, com pena da moça, Palas segurou o fio pendente no ar e gaguejou:
          ----Você é uma excelente tecelã, devo respeitar sua arte. Porém, é de mau caráter e orgulhosa demais... Não permitirei que morra, mas de hoje em diante você e todos de sua geração viverão dessa forma, durante todo o tempo pendentes no ar.

          Antes de ir embora, a deusa ainda fez caírem seus cabelos, sua cabeça e corpo encolherem, os dedos crescerem, transformando-a em uma aranha, que estava condenada a fabricar fios com perfeição e beleza para sempre.



                                                      EXERCÍCIOS

1-     Qual o foco narrativo?
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2-     Identifique os personagens do texto e dê suas características.
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3-     Por que Aracne tinha inveja de Palas, já  que a deusa ensinava toda a arte do bordado a ela?
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4-     Por que Palas se transformou em uma velhinha?
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5-     O que aconteceu com Aracne no final da narrativa?
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6-     O texto quer nos passar um ensinamento. Qual é esse ensinamento? Explique com suas palavras.
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PRÓXIMA POSTAGEM - 8 DE JULHO DE 2020


2ªA (Clayton - Português)

Análise literária de: “Canção do Exílio” (Gonçalves Dias)

          "Canção do Exílio" é uma de Gonçalves Dias, publicada em 1846 na obra "Primeiros Cantos". 

          Ao chegar no Brasil o romantismo trouxe consigo o sentimento nacionalista, por causa do contexto de pós-independência que ocorreu em 1822, os poetas tentavam criar um símbolo nacional e responder a seguinte pergunta: Quem era o brasileiro sem a influência europeia? No poema “Canção do Exílio” há fortes traços de nacionalismo através de simbologias.

 
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

          Logo no início o poeta já destaca duas simbologias, o “sabiá“ que representa a rica fauna existente no Brasil e “palmeiras” simboliza a flora. Em seguida, o autor faz uma comparação entre as faunas, porém observe que ele generaliza, pois não fala o nome de uma ave específica como fez com o termo “sabiá”; simplesmente diz ”aves” mostrando o que tem no Brasil não será encontrado em nenhum outro lugar. O uso dos termos “lá” e “aqui” dar a entender que o eu lírico não está no Brasil e o poema é uma vaga lembrança de saudades pela sua terra.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

          Novamente, o eu lírico segue fazendo comparações e sendo de certa forma egocêntrica, pois está colocando a pátria dele acima de outra.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá

          Deixa a entender que o poema surge de um pensamento que o eu lírico teve quando estava com saudade do Brasil.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

          Primores “significa superior, perfeita, ou seja, no lugar em questão apresenta imperfeições ao contrario do Brasil; deixa claro a superioridade do Brasil em relação às outras.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem quinda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

          Pede a Deus para que não o deixe morrer antes de voltar para sua terra e desfrutar dos primores.
Contribuição: Renata Gomes