PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
CMSP 7º ano – out29 Os jogos eletrônicos em função dos
avanços das tecnologias (4º bimestre)
Professoras Mara e Juliana
Habilidades – (EF07EF02) Identificar as transformações
nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias.
Recuperação
– Educação Física 7º ano do Ensino Fundamental
Problematização – Revolução da informática tecnológica
A revolução tecnológica da qual participamos modifico a
vida em sociedade e a interação entre as pessoas. Levando-se em consideração
essas transformações, o desafio é conviver com gerações nascidas em diferentes
décadas em um mesmo ambiente, uma vez que os interesses muitas vezes se
diferem.
Pessoas que nasceram antes de 1980, em sua maioria,
preferem o físico ao digital, pois cresceram em meios analógicos, em que a
velocidade de informação são era instantânea como atualmente. Indivíduos que se
enquadram nessas características são denominados imigrantes digitais.
Já os identificados como nativos digitais nasceram em mio
ao crescimento progressivo da tecnologia. Por isso, possuem facilidade no
manuseio desses itens e na compreensão de sistemas. Essa geração se caracteriza
principalmente por não necessitar tanto do uso de papel e caneta nas tarefas,
mas do computador e de dispositivos móveis.
Interação
1. Você
se considera um imigrante digital o um nativo digital? Justifique.
2. Sobre
quais aparelhos eletrônicos você tem maior domínio? (não
precisa responder)
Apresentação de vídeo sobre história de jogos eletrônicos
– Renato
Recomendo esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=oIqLQ-ZMVL8 ‘História dos Jogos Eletrônicos’ do canal ‘Professora Gi Furtado’
Print
da tela do CMSP.
É possível saber que as transformações tecnológicas
alteram o modo com que as pessoas jogam e interagem. Durante muito tempo, isso
era algo impensável. Contudo, esses avanços estão cada vez mais presentes em
nosso cotidiano. Um exemplo desta ascensão tecnológica são os jogos que
utilizam movimentos do corpo aliados à realidade virtual, contemplando a
vontade de jogar e de se mexer, tornando os jogos de game mais dinâmicos. (adaptado)
Apresentação de uma disputa entre as professoras Juliana
e Mara, apresentadoras das aulas do CMSP (vídeo).
Os jogos eletrônicos evolução print das telas:
São Paulo Faz Escola, 2020. Caderno do Professor,
Educação Física 6º ano, vol1 p38, 39
Interação
- como seria os jogos para auxiliar nos estudos? (não
precisa responder)
Essa
foi a aula do CMSP de 29 de outubro, procure assistir ao vídeo para conhecer um
pouco mais sobre o atletismo, e busque mais vídeos...
Aê galera!! O Caderno do Aluno volume 4 da disciplina de
Educação Física traz o tema ‘Ginástica Artística’, para começo de conversa recomendo
assistir ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=PiPOyhOouCM/
‘Ginástica Artiística – Regras’ do canal ‘Jornalistas FAPCOM’.
Faça a atividade 1 da página 92, veja os prints...
CMSP 6º ano – out29 Esportes de marca e invasão (4º
bimestre)
Professoras Mara e Juliana
Habilidades – (EF06EF03) Experimentar e fruir diferentes esportes
de marca e invasão, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Objetivos – Reconhecer as particularidades do esporte de
marca (atletismo) e d esporte de invasão (handebol), observando as relações que
se estabelecem mutuamente entre o protagonismo de seus praticantes e o trabalho
coletivo.
Recuperação – Educação Física 6º ano do Ensino Fundamental
Problematização – Qual é a importância do trabalho
coletivo e do protagonismo para os esportes de marca e invasão? (não precisa responder)
Interação: O que você pode falar sobre o atletismo? (não precisa responder)
·
Provas coletivas e individuais
·
Esporte de marca
·
Capacidades físicas
Apresentação de vídeo de introdução ao atletismo TV
escola (https://www.youtube.com/watch?v=Ob6hocemu58)
Atletismo: Esporte de Marca
·
É a prática esportiva mais antiga já
praticada pelo se humano
·
Meio de sobrevivência na Pré-história, o
homem já praticava diversos movimentos, como correr, saltar, lançar e
arremessar
·
Por meio dessas possibilidades de se
movimentar, o ser humano desenvolveu várias habilidades no decorrer da história
·
Faz parte do grupo de modalidades que se
caracterizam por comparar os resultados registrados em segundos, metros ou
quilos (ex. patinação de velocidade, todas as provas do atletismo, remo,
ciclismo, levantamento de peso, entre outros)
Interação: Qual é a sua experiência com o atletismo? (não precisa responder)
Por
que o atletismo é conhecido como esporte de base? (não
precisa responder)
É chamado de esporte-base, porque sua prática corresponde
a movimentos naturais do ser humano (correr, saltar, arremessar...)
A provas são divididas em: pista (acontecem na pista como
as corridas) o campo (acontecem no campo como arremessos e lançamentos)
As provas no atletismo são: Saltos, Arremessos e
Lançamentos e corridas.
A maioria das provas no Atletismo são individuais. Como
podemos pensar, então, no trabalho em equipe? (não
precisa responder)
São Paulo Faz Escola, 2020. Caderno do Professor,
Educação Física 6º ano, vol1 p17
Essa
foi a aula do CMSP de 29 de outubro, procure assistir ao vídeo para conhecer um
pouco mais sobre o atletismo, e busque mais vídeos...
Aê
galera!! O Caderno do Aluno volume 4 da disciplina de Educação Física traz o
tema ‘Jogos Eletrônicos’, para começo de conversa recomendo assistir ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=oSalCF9CaDU/
‘Veja a evolução dos jogos eletrônicos (1958 – 2020)’ do canal ‘Você Sabia?’.
Vocês
já podem fazer e enviar pra mim as atividades 1 e 2 do Caderno do Aluno,
páginas 87 e 88, veja o print das atividades.
Professor
Alex
Olá
Assistam os vídeos abaixo para fazerem a ATIVIDADE 1 do 4º BimestrePrimeira parte da correção das atividades de: quinta-feira, 29 de outubro de 2020
1)
1) Resposta: “a”1 :
2) 2) Resposta: “a”.um período simples;
3) Resposta: "a" Por que;
4) Resposta: c.O senhor interpretou minha resposta?
5) Resposta: O entrevistador é um repórter da revista Isto é e Mauricio de Sousa é o entrevistado.
6) Resposta: Por que ele disse estar ousando. E que foi convencido de que agora a equipe tem capacidade e boas condições de encarar esse desafio.
ATIVIDADE DE FÍSICA 1ª E 1ªF
PROFESSORA : CIDA
ENTREGAR ATÉ :10/11
1)A afirmação todo movimento é relativo
significa: (assinale a alternativa correta).
a)todos os cálculos de velocidade são imprecisos;
b)não existe movimento com velocidade constante;
c)a velocidade depende sempre de uma força;
d)a velocidade depende sempre de uma aceleração;
e)a descrição de qualquer movimento requer
um referencial.
2) Um motorista dirigindo seu automóvel a uma
velocidade escalar de 30 m/s quando observa
que um pouco adiante há um buraco. Pisa
então, no freio, reduzindo a velocidade para
10 m/s, num intervalo de tempo de 4 segundos.
Calcule a aceleração escalar média do
automóvel durante a freada.
3)Um corpo movimenta-se sobre uma trajetória
retilínea obedecendo à função horária
S = 20 + 4t. Determinar:
a) sua posição inicial e sua velocidade;
b) sua posição no instante 5 s ;
c)a variação de espaço entre os instantes
2 s e
7 s;
d)o instante em que o ponto material passa
pela posição 60 m.
4) Um ponto material em movimento sobre
uma trajetória retilínea tem posição do
tempo dada pela gráfico abaixo.
Determine:
a) a posição inicial do ponto material;
b)sua velocidade;
c) a posição do ponto material no instante
de 15 s.
5) Para que uma bola de massa 0,35 kg seja
acelerada a 5 m/s², com que intensidade de
força ela deve ser chutada?
Dúvidas no whatsApp PV ou
e-mail.
Obs. Se o gráfico não aparecer no blogger
verifique no grupo de whatsApp, por favor
Olá
Assistam os vídeos abaixo para fazerem a ATIVIDADE 2 do 4º Bimestre
Olá
Assistam os vídeos abaixo para fazerem a ATIVIDADE 2 do 4º Bimestre
Para quem não possui a apostila, estou anexando a imagem da página.
Para entrega, estou disponibilizando 3 formas diferentes:
1º Pode ser feita pelo Formulário do Google Forms:
2º Pode ser feita anexando a foto da apostila ou caderno no Google Classroom:
7º A: Classroom 7º A
7ºB: Classroom 7º B
3º Pode ser encaminhado via e-mail, para profjulianamatematica@yahoo.com
ATENÇÃO: CASO OPTE POR ENCAMINHAR VIA E-MAIL SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:
No título do e-mail, coloque a atividade que está encaminhando, por exemplo: Atividade 2 - 4º Bimestre.
No corpo do e-mail coloque nome completo, número e série
Adicione a foto da apostila ou do caderno.
ATIVIDADE DE FÍSICA 2ªA 2ªB 2ªC
PROFESSORA: CIDA
ENTREGAR ATÉ 10/11/2020
1)Calcule a capacidade térmica de 300 g de ferro.
c=0,117 cal/g C = m.c
2) Qual é a quantidade de calor necessária
para elevar de 24 para 80 a temperatura
de um bloco de 100 g de cobre?
c = 0,09 cal/g Q =
m.c.
3)Que quantidade de calor deve ser recebida
por 200 g de gelo a 0°C para que derreta
totalmente? ( fusão = sólido/líquido)
Q = m . L (Lf = 80 cal)
4) Que quantidade de calor deve ser forne-
cida a 100g de gelo, inicialmente, a - 8°C, para
transformá-la em 50°C de água ?
c= 0,5 cal/g°C Lf= 80 cal c=1 cal /g°C
Q = m. c. ∆ϴ Q =
m.Lf Q= m.c.∆ϴ
Obs. Primeiro tem a fusão, de -8°c para 0°C
depois o calor latente e depois o
aqueci-
mento até 50°C
5)Considere seus conhecimentos sobre as
mudanças de fase e analise as afirmações
I , II
e III, referentes à substância água,
um recurso natural de alto valor.
I - Durante a transição de
sólido para
líquido, a temperatura não muda, embora
uma quantidade de calor tenha sido
fornecida à água.
II – O calor latente de condensação da
água tem um valor diferente do calor
latente de vaporização.
III – Em determinadas condições, a
água pode coexistir na fase sólida,
líquida e gasosa.
Pode-se afirmar que:
a)apenas a afirmação I é correta.
b)apenas as afirmações I e II são corretas.
c)apenas as afirmações I e III são corretas.
d)apenas as afirmações II e III são corretas.
e) todas são corretas
6)Em um churrasco, o calor é transmitido
de diversas formas. Qual o processo está
envolvido em cada item: (condução,
convecção ou irradiação)
a) do carvão em brasa direto para a carne:
_____________________
b) com o ar quente próximo ao carvão que
sobe até a carne:_________________
c) ao longo do espeto em contato com o ar já
aquecido:__________________
7) Uma bola de futebol de 300 g é chutada
por um defensor, partindo rasteira com uma
velocidade inicial de 108 km/h e chegando
aos pés de um companheiro no ataque a
36 km/h. Então, qual foi o trabalho total
realizado contra a bola pela força de atrito
com a grama e pela resistência do ar?
Ec inicial = m.v²/2 Ec final = m.v²/2
Transformar km/h para m/s
Gramas para kilogramas
Ec final – Ec inicial