PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
quinta-feira, 6 de agosto de 2020
2E - TERCEIRO BIMESTRE - GEOGRAFIA
Professora Adriana
Queridos Alunos! Estarei dando continuidade às aulas de Geografia do professor João.
Peço que leiam com atenção o texto, não precisa copiar, apenas respondam a questão no caderno, tirem foto e envie para meu email ou whatsap. Entregar até 12/08/2020.
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-86-31
Matrizes Culturais no Brasil
Diz-se matrizes culturais do Brasil a formação cultural de sua população que ocorreu através da miscigenação de vários grupos étnicos. A princípio o branco europeu, os índios e o negro e posteriormente no século XlX, a entrada de imigrantes europeus. O termo etnia, refere-se a agrupamentos humanos com uma unidade cultural em comum, ou seja, possuem traços culturais que se assemelham; tais quais: idiomas, costumes, maneiras de pensar, religião, etc.
Atividade
Faça um texto de mínimo 8 linhas com o tema CULTURA:
8 anos A, B, C - TERCEIRO BIMESTRE GEOGRAFIA
Professora Adriana
Queridos Alunos!
Estarei dando continuidade às aulas de Geografia do professor João.
Peço que leiam o texto com atenção, não precisa copiar, apenas responda à atividade no caderno, tirem foto e envie para meu email ou whatsap. Entregar até 12/08/2020
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-86-31
Conflitos e Ações dos movimentos sociais brasileiros, no Campo e na Cidade
Os movimentos sociais é um direito garantido pela constituição brasileira. A manifestação popular é um direito garantido num Estado democrático. Por isso, existem os representantes do povo nas três esferas do Legislativo. Outra forma da sociedade expressar suas demandas é se organizar em movimentos sociais.
Os movimentos sociais surgem e se multiplicam como uma forma de cobrar das autoridades direitos que são assegurados pela constituição brasileira de 1988.
Um dos direitos da Constituição Federal, é o direito à reforma agrária. A concentração da terra nas mãos de poucos proprietários, se torna foco de tensão permanente no campo. Hoje no Brasil existem mais de 60 movimentos sociais de luta pela terra.
A história dos movimentos sociais é de construir uma alternativa de vida, outro padrão de desenvolvimento que não seja pautado pela exclusão social e pelas formas violentas.
Atividade
Sobre qual contexto socieconômico surgem os movimentos sociais no Brasil?
7 ano A, B, C - TERCEIRO BIMESTRE GEOGRAFIA
Professora Adriana
Queridos alunos!
Estarei dando continuidade às aulas de Geografia do professor João.
Leiam o texto com atenção, não precisa copiar, apenas responda à atividade no caderno, tirem foto e envie para meu email ou whatsap. Entregar até 12/08/2020
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-86-31
Mercantilismo
Mercantilismo é um conjunto de práticas econômicas desenvolvido Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. O mercantilismo,originou medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Sendo assim, o objetivo do mercantilismo era fortalecer o Estado e enriquecer a burguesia, para isso, era preciso ampliar a economia para dar mais lucro afim de que a população pudesse pagar mais impostos.
Atividade
A política mercantilista encadeou grandes Características, pesquise e defina 3 delas:
6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)
Atividade - Revisando o 2º Bimestre
(2ª parte / continuação e revisão.)
(2ª parte / continuação e revisão.)
7) Não
há diferença entre Charge e Cartum.
Verdadeiro ou falso?
Leia o texto abaixo:
Novo
normal... Nova rotina
Levanto, tomo banho,
medicamentos e vou preparar o desjejum...
“As meninas vão chegar...”.
O chá fica pronto, esqueci de
tirar a manteiga da geladeira com antecedência... Está dura... ao tentar passar
nas torrada elas se partem. Oh dó!
O prato parece comida para os
canários, meus pensionistas da sacada, que vêm todas as manhãs...
“Preciso me apressar, as meninas
estão chegando...”
“Sento-me à mesa...torradas, chá
quentinho, e lá vem o Tinkerbel!
Uma Yourkshire gulosa e esperta.
Faço um desjejum, dividindo as migalhas da torrada com o Tinker.
“Quase na hora das meninas
chegarem...”.
Pego o computador, ligo, CMSP,
6º ano, deixo-o sobre a escrivaninha e corro escovar os dentes... A musiquinha
começa, mas dá tempo, ufa!
Quando chego à escrivaninha,
Tinker já está sobre ela, deitada ao lado do computador. Deu tempo!
E... Bom dia! Elas chegaram...
Andréia, Mônica e Dany para mais uma aula de Língua Portuguesa.
- Bora lá!
Texto
escrito pela professora Denise Alves
Escola
Vicente Rizzo – DE Mogi Mirim
8) Este texto que acabamos de ler é um conto.
Verdadeiro ou falso?
9) No trecho “preciso me apressar, as meninas estão
chegando...”:
Qual é o tipo de discurso?
10) A crônica foi escrita em qual pessoa (1ª ou 3ª
pessoa)?
6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)
Devolutiva da Atividade de: terça-feira, 4 de agosto de 2020
(1ª parte)
(1ª parte)
1) No segundo
bimestre, estudamos e aprendemos muita coisa. Você consegue lembrar de algo que
gostou de aprender?
R: Resposta pessoal.
2) Há dois
tipos de discurso: (Discurso Direto e
Discurso Indireto). Verdadeiro ou Falso?
R: Discurso Direto – Transcrição
fiel da fala da personagem. Utilização de sinais de pontuação como travessão,
aspas e alguns verbos de elocução, como dizer, perguntar, responder, indagar,
exclamar, ordenar, entre outros; Discurso Indireto – Reprodução das falas da
personagem com as palavras do narrador; Discurso Indireto Livre – Os discursos
Direto e Indireto se fundem num processo em que o narrador insere discretamente
a fala ou os pensamentos da personagem em sua narrativa.
3) Há três
tipos de Linguagem (Verbal, não verbal e mista). Verdadeiro ou falso?
R: Verdadeiro
A linguagem classifica-se em verbal
ou não verbal.
Verbal: Aquela cujos sinais
utilizados são as palavras.
Não verbal: Aquela que utiliza
outros sinais que não as palavras (imagens, sons, artes e linguagem corporal).
Mista/ Multimodal: Mistura as duas
linguagens – imagens (não verbal) e escrita – palavras (verbal)
4) Os modos
verbais são conhecidos como Imperativo, Infinitivo e Subjuntivo. Verdadeiro
ou falso?
R: Falso
Os
modos verbais são as formas assumidas pelo verbo na expressão de um fato. Em
português, existem três modos:
Indicativo – indica uma certeza, uma
realidade. Por exemplo: Eu faço um avião muito rápido.
Subjuntivo – indica uma dúvida, uma
possibilidade. Por exemplo: Talvez eu faça um avião mais tarde.
Imperativo – indica uma ordem, um pedido. Por
exemplo: Faça agora comigo um avião
Infinitivo - é uma das formas nominais dos
verbos associados ao gerúndio e particípio.
Poderá
ser identificado por meio das suas terminações, que indicam as três conjugações
verbais. São elas:
1ª conjugação = -ar (falar, gostar, brincar,
trabalhar)
2ª conjugação = -er (beber, ver, escrever, perder)
3ª conjugação = -ir (pedir, mentir, ferir, sorrir)
5) Locução
verbal é a junção de dois ou mais verbos que exercem a função morfológica de um
verbo. Verdadeiro ou falso.
R: Verdadeiro
Locução verbal é a junção de dois ou mais verbos que exercem a função morfológica de um verbo.
De maneira geral, as locuções verbais são constituídas por um verbo auxiliar e um principal.
Exemplo: Ainda estou lendo aquele livro que você me emprestou.
Locução verbal: estou lendo;
Verbo auxiliar: estou (primeira pessoa do
singular);
Verbo principal: lendo (gerúndio – indica ação)
6) Sentido
Figurado ou Conotativo é o sentido real – conforme disposto no dicionário.
Verdadeiro ou falso?
R: Falso.
Sentido
Figurado ou Conotativo é um sentido simbólico. Quando o significado de uma
palavra ou expressão vai além do sentido real (denotativo). Pode ser ampliado
ou alterado no contexto em que a palavra ou a expressão é empregada, sugerindo
idéias que vão além do seu sentido mais usual.
Ex.:
Julia tem mãos de seda.
Sentido figurado ou conotativo – Mãos macias.
Sentido denotativo – Mãos feitas de seda. (tecido)
TECNOLOGIA -2C- PROFª ALICE - 06/08
FAKE NEWS
Vamos continuar conversando um pouquinho sobre Fake News e finalizar essa temática. Assistam ao vídeo dessa reportagem da TV Cultura. Use o tempo restante para finalizar e enviar as atividades passadas no bimestre. Dica: Nas próximas aulas irei cobrar um trabalho sobre esse tema, é importante que assistam a reportagem :) Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=kltGNZ8mf4M
Vamos continuar conversando um pouquinho sobre Fake News e finalizar essa temática. Assistam ao vídeo dessa reportagem da TV Cultura. Use o tempo restante para finalizar e enviar as atividades passadas no bimestre. Dica: Nas próximas aulas irei cobrar um trabalho sobre esse tema, é importante que assistam a reportagem :) Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=kltGNZ8mf4M
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa Série: 8°B e 8°C
e-mail: espinoli2020@gmail.com
Semântica: as palavras podem associar-se de várias maneiras. Quando se relaciona pelo sentido, temos um campo semântico. É a construção de sentido num dado contexto do texto.
Polissemia: é a capacidade que as palavras têm de assumir significados diferentes de acordo com o contexto.
Exemplos:
- Ele andava muito.
- Mario anda doente.
- Aquele executivo só anda de avião.
- Meu relógio não anda mais.
Matéria: Língua Portuguesa Série: 8°B e 8°C
e-mail: espinoli2020@gmail.com
Semântica: as palavras podem associar-se de várias maneiras. Quando se relaciona pelo sentido, temos um campo semântico. É a construção de sentido num dado contexto do texto.
Polissemia: é a capacidade que as palavras têm de assumir significados diferentes de acordo com o contexto.
Exemplos:
- Ele andava muito.
- Mario anda doente.
- Aquele executivo só anda de avião.
- Meu relógio não anda mais.
O verbo andar tem origem no latim. Ele possui vários significados em português, dos quais destacamos apenas
quatro. Trata-se, pois, de uma mesma palavra, de uso diverso na língua. Nas frases do exemplo, significa
respectivamente, caminhar, estar, viajar e funcionar.
Metáfora:
consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de
similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado. A metáfora implica, pois, uma comparação em que o
conectivo comparativo fica subentendido.
Exemplo:
Meu pensamento é um rio subterrâneo.
EFEITOS DE SENTIDO NO TEXTO - CONOTAÇÃO E DENOTAÇÃO
Conotação é o uso da palavra com um significado diferente do original, criado pelo contexto
Exemplo:
- Juliana é uma flor.
-Você tem um coração de pedra.
Denotação é o uso da palavra com o seu sentido original.
Exemplo:
- As flores enfeitam o jardim.
- Pedra é um corpo duro e sólido, da natureza das rochas.
ATIVIDADE PARA ENTREGAR POR E-MAIL
Leia a poesia e responda às questões.
A ROSA DE HIROSHIMA
(Vinicius de Moraes)
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada
1) O título da poesia pode ser considerado uma metáfora? Justifique sua opinião.
2) Faça uma pesquisa sobre a bomba de Hiroshima e explique a mensagem do Eu lírico na poesia.
(Observação: Não precisa escrever sobre o caso da bomba de Hiroshima. Com base na pesquisa só
escreva a interpretação da poesia)
e-mail: espinoli2020@bol.com.br
Prof. Aline Rossi- Ciências/ 7° anos A e B
Habilidades: Caracterizar
os principais Ecossistemas Brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água,
ao tipo de solo, à disponibilidade de Luz solar, à temperatura, entre outros,
correlacionando essas características à flora e a fauna específicas.
Conteúdos: Ecossistemas
brasileiros
Objetivos: Entender
a importância, em relação à biodiversidade, ao clima e ao potencial econômico,
de cada ecossistema brasileiro.
Atividade
1-
Observe o
mapa e identifique os ecossistemas brasileiros correspondentes as cores.
2-
Segundo o gráfico, em quais meses do ano mais chove no
bioma Amazônia?
3- Qual
bioma que ocupa a faixa litorânea do território brasileiro?
a) Caatinga
b) Cerrado
c) Amazônia
d) Mata Atlântica
e) Pantanal
4-Na
flora predominam os cactos, árvores baixas e arbustos que em geral perdem as
folhas na estação das secas. O clima é quente, com ventos fortes e secos. Na
fauna, destacam-se os predadores como o gavião, pequenos herbívoros roedores
como preás etc. O texto refere-se:
a) Caatinga
b)
Amazônia
c)
Pantanal
d)
Pampas
e) Mata
Atlântica
5-
O Pantanal é um tipo de bioma que se caracteriza por ser uma das maiores
planícies inundáveis do planeta. Marque a alternativa que corresponde aos
estados brasileiros que possuem esse bioma.
a)
Goiás e Mato Grosso
b)
Bahia e Minas Gerais
c) Pará
e Amazonas
d) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
e) Rio
Grande do Sul e Santa Catarina
6- É um
tipo de ecossistema que se caracteriza por árvores
marcadas por troncos retorcidos e gramíneas e arbustos de pequeno porte
e esparsas. As suas raízes são profundas e conseguem absorver a água dos
lençóis subterrâneos.
a)
Caatinga
b)
Amazônia
c)
Cerrado
d)
Pampas
e) Mata
Atlântica
7- Conhecido pela vegetação herbácea,
com árvores de pequeno porte, campos limpos e favoráveis para a criação de gado.
O texto refere-se ao ecossistema brasileiro:
a)
Caatinga
b)
Amazônia
c)
Cerrado
d)
Pampas
e) Mata
Atlântica
8- É
considerada o maior bioma brasileiro:
a)
Caatinga
b)
Amazônia
c)
Cerrado
d)
Pampas
e) Mata
Atlântica
Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a internet.
Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA e verifique se a foto está LEGÍVEL
Recados:
Eu já enviei o convite da minha sala no classroom institucional para todos os alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês o mais rápido possível, pois em breve as atividades serão postadas somente lá!
Em caso de dúvidas, vocês podem enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br, chat da sala no aplicativo do Centro de Mídias SP ou classroom institucional.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...