quinta-feira, 6 de agosto de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 07/08/2020



Equipe Gestora
2020

2E  - TERCEIRO BIMESTRE  -  GEOGRAFIA

Professora Adriana 

Queridos Alunos! Estarei dando continuidade às aulas de Geografia do professor João.
Peço que leiam com atenção o texto, não precisa copiar, apenas respondam a questão no caderno, tirem foto e envie para meu email ou whatsap. Entregar até 12/08/2020.
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-86-31


                                      Matrizes Culturais no Brasil

Diz-se matrizes culturais do Brasil a formação cultural de sua população que ocorreu através da miscigenação de vários grupos étnicos. A princípio o branco europeu, os índios e o negro e posteriormente no século XlX, a entrada de imigrantes europeus. O termo etnia, refere-se a agrupamentos humanos com uma unidade cultural em comum, ou seja, possuem traços culturais que se assemelham; tais quais: idiomas, costumes, maneiras de pensar, religião, etc.

Atividade

Faça um texto de mínimo 8 linhas com o tema CULTURA:

8 anos A, B, C - TERCEIRO BIMESTRE GEOGRAFIA

Professora Adriana

Queridos Alunos! 
Estarei dando continuidade às aulas de Geografia do professor João.
Peço que leiam o texto com atenção, não precisa copiar, apenas responda à atividade no caderno, tirem foto e envie para meu email ou whatsap. Entregar até 12/08/2020
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-86-31

                                          

       Conflitos e Ações dos movimentos sociais brasileiros, no Campo e na Cidade

Os movimentos sociais é um direito garantido pela constituição brasileira. A manifestação popular é um direito garantido num Estado democrático. Por isso, existem os representantes do povo nas três esferas do Legislativo. Outra forma da sociedade expressar suas demandas é se organizar em movimentos sociais.
Os movimentos sociais surgem e se multiplicam como uma forma de cobrar das autoridades direitos que são assegurados pela constituição brasileira de 1988.
Um dos direitos da Constituição Federal, é o direito à reforma agrária. A concentração da terra nas mãos de poucos proprietários, se torna foco de tensão permanente no campo. Hoje no Brasil existem mais de 60 movimentos sociais de luta pela terra.
A história dos movimentos sociais é de construir uma alternativa de vida, outro padrão de desenvolvimento que não seja pautado pela exclusão social e pelas formas violentas.

Atividade

Sobre qual contexto socieconômico surgem os movimentos sociais no Brasil?


7 ano A, B, C   -  TERCEIRO BIMESTRE GEOGRAFIA

Professora Adriana

Queridos alunos!
Estarei dando continuidade às aulas de Geografia do professor João.

Leiam o texto com atenção, não precisa copiar, apenas responda à atividade no caderno, tirem foto e envie para meu email ou whatsap. Entregar até 12/08/2020
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-86-31


                                                             Mercantilismo

 Mercantilismo é um conjunto de práticas econômicas desenvolvido Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. O mercantilismo,originou medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Sendo assim, o objetivo do mercantilismo era fortalecer o Estado e enriquecer a burguesia, para isso, era preciso ampliar a economia para dar mais lucro afim de que a população pudesse pagar mais impostos.

Atividade

A política mercantilista encadeou grandes Características, pesquise e defina 3 delas: 


6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)



Atividade - Revisando o 2º Bimestre
(2ª parte / continuação e revisão.)

7)      Não há diferença entre Charge e Cartum. Verdadeiro ou falso?


     Leia o texto abaixo:

Novo normal... Nova rotina

               Levanto, tomo banho, medicamentos e vou preparar o desjejum...
               “As meninas vão chegar...”.
               O chá fica pronto, esqueci de tirar a manteiga da geladeira com antecedência... Está dura... ao tentar passar nas torrada elas se partem. Oh dó!
               O prato parece comida para os canários, meus pensionistas da sacada, que vêm todas as manhãs...
               “Preciso me apressar, as meninas estão chegando...”
               “Sento-me à mesa...torradas, chá quentinho, e lá vem o Tinkerbel!
               Uma Yourkshire gulosa e esperta. Faço um desjejum, dividindo as migalhas da torrada com o Tinker.
               “Quase na hora das meninas chegarem...”.
               Pego o computador, ligo, CMSP, 6º ano, deixo-o sobre a escrivaninha e corro escovar os dentes... A musiquinha começa, mas dá tempo, ufa!
               Quando chego à escrivaninha, Tinker já está sobre ela, deitada ao lado do computador. Deu tempo!
               E... Bom dia! Elas chegaram... Andréia, Mônica e Dany para mais uma aula de Língua Portuguesa.
               - Bora lá!
Texto escrito pela professora Denise Alves
Escola Vicente Rizzo – DE Mogi Mirim

8) Este texto que acabamos de ler é um conto. Verdadeiro ou falso?

9) No trecho “preciso me apressar, as meninas estão chegando...”:
Qual é o tipo de discurso?

10) A crônica foi escrita em qual pessoa (1ª ou 3ª pessoa)?

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)



Devolutiva da Atividade de: terça-feira, 4 de agosto de 2020
(1ª parte)


1)     No segundo bimestre, estudamos e aprendemos muita coisa. Você consegue lembrar de algo que gostou de aprender?
R: Resposta pessoal.

2)     Há dois tipos de discurso: (Discurso  Direto e Discurso Indireto). Verdadeiro ou Falso?
R: Discurso Direto – Transcrição fiel da fala da personagem. Utilização de sinais de pontuação como travessão, aspas e alguns verbos de elocução, como dizer, perguntar, responder, indagar, exclamar, ordenar, entre outros; Discurso Indireto – Reprodução das falas da personagem com as palavras do narrador; Discurso Indireto Livre – Os discursos Direto e Indireto se fundem num processo em que o narrador insere discretamente a fala ou os pensamentos da personagem em sua narrativa.

3)     Há três tipos de Linguagem (Verbal, não verbal e mista). Verdadeiro ou falso?
R: Verdadeiro
A linguagem classifica-se em verbal ou não verbal.
Verbal: Aquela cujos sinais utilizados são as palavras.
Não verbal: Aquela que utiliza outros sinais que não as palavras (imagens, sons, artes e linguagem corporal).
Mista/ Multimodal: Mistura as duas linguagens – imagens (não verbal) e escrita – palavras (verbal)

4)     Os modos verbais são conhecidos como Imperativo, Infinitivo e Subjuntivo. Verdadeiro ou falso?
R: Falso

Os modos verbais são as formas assumidas pelo verbo na expressão de um fato. Em português, existem três modos:
Indicativo – indica uma certeza, uma realidade. Por exemplo: Eu faço um avião muito rápido.
Subjuntivo – indica uma dúvida, uma possibilidade. Por exemplo: Talvez eu faça um avião mais tarde.
Imperativo – indica uma ordem, um pedido. Por exemplo: Faça agora comigo um avião
Infinitivo - é uma das formas nominais dos verbos associados ao gerúndio e particípio.
Poderá ser identificado por meio das suas terminações, que indicam as três conjugações verbais. São elas:
1ª conjugação = -ar (falar, gostar, brincar, trabalhar)
2ª conjugação = -er (beber, ver, escrever, perder)
3ª conjugação = -ir (pedir, mentir, ferir, sorrir)

5)     Locução verbal é a junção de dois ou mais verbos que exercem a função morfológica de um verbo. Verdadeiro ou falso.

R: Verdadeiro

Locução verbal é a junção de dois ou mais verbos que exercem a função morfológica de um verbo. De maneira geral, as locuções verbais são constituídas por um verbo auxiliar e um principal.
Exemplo: Ainda estou lendo aquele livro que você me emprestou.
Locução verbal: estou lendo;
Verbo auxiliar: estou (primeira pessoa do singular);
Verbo principal: lendo (gerúndio – indica ação)

6)     Sentido Figurado ou Conotativo é o sentido real – conforme disposto no dicionário. Verdadeiro ou falso?
R: Falso.

Sentido Figurado ou Conotativo é um sentido simbólico. Quando o significado de uma palavra ou expressão vai além do sentido real (denotativo). Pode ser ampliado ou alterado no contexto em que a palavra ou a expressão é empregada, sugerindo idéias que vão além do seu sentido mais usual.
Ex.: Julia tem mãos de seda.
Sentido figurado ou conotativo – Mãos macias.
Sentido denotativo – Mãos feitas de seda. (tecido)

TECNOLOGIA -2C- PROFª ALICE - 06/08

FAKE NEWS

Vamos continuar conversando um pouquinho sobre Fake News e finalizar essa temática. Assistam ao vídeo dessa reportagem da TV Cultura. Use o tempo restante para finalizar e enviar as atividades passadas no bimestre. Dica: Nas próximas aulas irei cobrar um trabalho sobre esse tema, é importante que assistam a reportagem :) Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=kltGNZ8mf4M
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa                                  Série: 8°B e 8°C

e-mail: espinoli2020@gmail.com

Semântica: as palavras podem associar-se de várias maneiras. Quando se relaciona pelo sentido, temos um campo semântico. É a construção de sentido num dado contexto do texto.

 Polissemia: é a capacidade que as palavras têm de assumir significados diferentes de acordo com o contexto.

Exemplos:
- Ele andava muito.
- Mario anda doente.
 - Aquele executivo só anda de avião.
- Meu relógio não anda mais.

   O verbo andar tem origem no latim. Ele possui vários significados em português, dos quais destacamos apenas quatro. Trata-se, pois, de uma mesma palavra, de uso diverso na língua. Nas frases do exemplo, significa respectivamente, caminhar, estar, viajar e funcionar.

Metáfora: 
consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado. A metáfora implica, pois, uma comparação em que o conectivo comparativo fica subentendido. 

Exemplo:
Meu pensamento é um rio subterrâneo. 

                       EFEITOS DE SENTIDO NO TEXTO - CONOTAÇÃO E DENOTAÇÃO


Conotação é o uso da palavra com um significado diferente do original, criado pelo contexto 
Exemplo: 
- Juliana é uma flor.
-Você tem um coração de pedra.

 Denotação é o uso da palavra com o seu sentido original. 
Exemplo: 
- As flores enfeitam o jardim.
 - Pedra é um corpo duro e sólido, da natureza das rochas. 


                                         ATIVIDADE PARA ENTREGAR POR E-MAIL

Leia a poesia e responda às questões. 

A ROSA DE HIROSHIMA
(Vinicius de Moraes)

Pensem nas crianças 
Mudas telepáticas 
Pensem nas meninas

Cegas inexatas 
Pensem nas mulheres 
Rotas alteradas 
Pensem nas feridas 
Como rosas cálidas 

Mas oh não se esqueçam 
Da rosa da rosa 
Da rosa de Hiroshima 
A rosa hereditária 
A rosa radioativa

 Estúpida e inválida 
A rosa com cirrose 
A anti-rosa atômica 
Sem cor sem perfume 
Sem rosa sem nada





1) O título da poesia pode ser considerado uma metáfora? Justifique sua opinião. 

2) Faça uma pesquisa sobre a bomba de Hiroshima e explique a mensagem do Eu lírico na poesia. 

(Observação: Não precisa escrever sobre o caso da bomba de Hiroshima. Com base na pesquisa só escreva a interpretação da poesia)

e-mail: espinoli2020@bol.com.br






Prof. Aline Rossi- Ciências/ 7° anos A e B




                                        





Habilidades: Caracterizar os principais Ecossistemas Brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de Luz solar, à temperatura, entre outros, correlacionando essas características à flora e a fauna específicas.


Conteúdos: Ecossistemas brasileiros

Objetivos: Entender a importância, em relação à biodiversidade, ao clima e ao potencial econômico, de cada ecossistema brasileiro.

Atividade

1-      Observe o mapa e identifique os ecossistemas brasileiros correspondentes as cores.
 

2-      Segundo o gráfico, em quais meses do ano mais chove no bioma Amazônia?
 

3- Qual bioma que ocupa a faixa litorânea do território brasileiro?
a) Caatinga
b) Cerrado
c) Amazônia
d) Mata Atlântica
e) Pantanal

4-Na flora predominam os cactos, árvores baixas e arbustos que em geral perdem as folhas na estação das secas. O clima é quente, com ventos fortes e secos. Na fauna, destacam-se os predadores como o gavião, pequenos herbívoros roedores como preás etc. O texto refere-se:
a) Caatinga
b) Amazônia
c) Pantanal
d) Pampas
e) Mata Atlântica

5- O Pantanal é um tipo de bioma que se caracteriza por ser uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Marque a alternativa que corresponde aos estados brasileiros que possuem esse bioma.
a) Goiás e Mato Grosso
b) Bahia e Minas Gerais
c) Pará e Amazonas
d) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
e) Rio Grande do Sul e Santa Catarina

6- É um tipo de ecossistema que se caracteriza por árvores  marcadas por troncos retorcidos e gramíneas e arbustos de pequeno porte e esparsas. As suas raízes são profundas e conseguem absorver a água dos lençóis subterrâneos.
a) Caatinga
b) Amazônia
c) Cerrado
d) Pampas
e) Mata Atlântica

7- Conhecido pela vegetação herbácea, com árvores de pequeno porte, campos limpos e favoráveis para a criação de gado. O texto refere-se ao ecossistema brasileiro:
a) Caatinga
b) Amazônia
c) Cerrado
d) Pampas
e) Mata Atlântica

8- É considerada o maior bioma brasileiro:
a) Caatinga
b) Amazônia
c) Cerrado
d) Pampas
e) Mata Atlântica

 Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a internet.


Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL

Recados:
Eu já enviei o convite da minha sala no classroom institucional para todos os alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês o mais rápido possível, pois em breve as atividades serão postadas somente lá!


Em caso de dúvidas, vocês podem enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br, chat da sala no aplicativo do Centro de Mídias SP ou classroom institucional.