quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa                                  Série: 8°B e 8°C

e-mail: espinoli2020@gmail.com

Semântica: as palavras podem associar-se de várias maneiras. Quando se relaciona pelo sentido, temos um campo semântico. É a construção de sentido num dado contexto do texto.

 Polissemia: é a capacidade que as palavras têm de assumir significados diferentes de acordo com o contexto.

Exemplos:
- Ele andava muito.
- Mario anda doente.
 - Aquele executivo só anda de avião.
- Meu relógio não anda mais.

   O verbo andar tem origem no latim. Ele possui vários significados em português, dos quais destacamos apenas quatro. Trata-se, pois, de uma mesma palavra, de uso diverso na língua. Nas frases do exemplo, significa respectivamente, caminhar, estar, viajar e funcionar.

Metáfora: 
consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado. A metáfora implica, pois, uma comparação em que o conectivo comparativo fica subentendido. 

Exemplo:
Meu pensamento é um rio subterrâneo. 

                       EFEITOS DE SENTIDO NO TEXTO - CONOTAÇÃO E DENOTAÇÃO


Conotação é o uso da palavra com um significado diferente do original, criado pelo contexto 
Exemplo: 
- Juliana é uma flor.
-Você tem um coração de pedra.

 Denotação é o uso da palavra com o seu sentido original. 
Exemplo: 
- As flores enfeitam o jardim.
 - Pedra é um corpo duro e sólido, da natureza das rochas. 


                                         ATIVIDADE PARA ENTREGAR POR E-MAIL

Leia a poesia e responda às questões. 

A ROSA DE HIROSHIMA
(Vinicius de Moraes)

Pensem nas crianças 
Mudas telepáticas 
Pensem nas meninas

Cegas inexatas 
Pensem nas mulheres 
Rotas alteradas 
Pensem nas feridas 
Como rosas cálidas 

Mas oh não se esqueçam 
Da rosa da rosa 
Da rosa de Hiroshima 
A rosa hereditária 
A rosa radioativa

 Estúpida e inválida 
A rosa com cirrose 
A anti-rosa atômica 
Sem cor sem perfume 
Sem rosa sem nada





1) O título da poesia pode ser considerado uma metáfora? Justifique sua opinião. 

2) Faça uma pesquisa sobre a bomba de Hiroshima e explique a mensagem do Eu lírico na poesia. 

(Observação: Não precisa escrever sobre o caso da bomba de Hiroshima. Com base na pesquisa só escreva a interpretação da poesia)

e-mail: espinoli2020@bol.com.br






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