quarta-feira, 10 de junho de 2020




PREZADOS ALUNOS, PAIS E/OU RESPONSÁVEIS!





EQUIPE GESTORA
2020
1º - A, B, C  e  D   -   FÍSICA   -    PROFESSORA MARIA REGINA   

                                 

    2ª  BIMESTRE 



10 / 06 / 20 -  ATÉ - 16 / 06 / 20.



NÃO ESQUEÇA DE IDENTIFICAR COLOCANDO;  NOME, NÚMERO E SÉRIE.


1)  Faça  resumo da aula de Física do centro de mídia - E a sua de conclusão, e quais foram suas

dificuldades durante a aula.



ATIVIDADE DE FÍSICA.


Tema: Energia e transformação.


2) Complete:

a) A energia não é criada ou destruída ela é:  ____________________________________________

b) A energia se conserva ao longo dos processos:_________________________________________


3) Questões

a) Quais  são os tipos de energia que você conhece?


b) O que você entende por energia?


c) Quais as fontes de energia que você conhece?


d) O que você entende por energia cinética ? E de exemplos.


e) O que é energia potencial? De exemplos:


f) Ao ferver a água encontramos que tipo de energia?


g) O que é a energia eólica?


h) A lâmpada produz que tipo de energia?



BOM ESTUDO!


TIRAR FOTO DA LIÇÃO RESPONDIDA E ENVIAR PARA :


E-mail:    mariareginalanza@gmail.com








Fechamento do 1º Bimestre

Caros alunos:


Assunto: Fechamento de notas/faltas do 1º Bimestre.


O Conselho de Classe e Série referente ao 1º Bimestre foi realizado essa semana, e notamos que muitos alunos não entregaram as atividades propostas pelos professores, permanecendo sem o apontamento das notas e faltas.

Solicitamos que os mesmos entreguem as atividades com urgência aos seus professores até o dia 26/06/2020, para que sejam corrigidos, e as notas/faltas sejam lançadas.

Caso tenham dificuldades de envio das atividades remotas, informamos que a escola estará aberta nos dias: 25/06 e 26/06 para recebimento de:

- Trabalhos
- AAPs (caso não tenham sido entregues ainda)
- Apostilas ( São Paulo Faz Escola - volume 01)

Horário:

Ensino Médio:           10h às 12 h
Ensino Fundamental: 13h às 15h

Atenciosamente
 Gestão


     ATIVIDADE DE FÍSICA  / 2º BIMESTRE  1º E//F

PROFESSORA: CIDA    ENTREGAR ATÉ O DIA 16/60/2020

TEMA: TRABALHO E ENERGIA MECÂNICA
              A ENERGIA SE TRANSFORMA
Apostila 2º bimestre   pág.24

                 Questões
1) O que é energia?
2) Quais são os tipos de energia?
3) Quais são as fontes de energia?
4) Faça um esquema mostrando as possíveis transformações de energia
nos equipamentos de cozinha a seguir:
a) Liquidificador
b) Fogão
c) Forno de micro-ondas

      Fazer no caderno, tirar as fotos e enviar no email.
    cida.am.sousa05@gmail.com
    No retorno das aulas farei as correções, mas se tiverem dúvidas pode
entrar em contato no meu whatsapp privado porque não consegui acessar
o classroom ( Uma obervação, EU PROFESSORA CIDA estou
autorizando a entrar em contato no meu whatsapp privado).
Se vocês não tiverem email pode me passar as atividades no whatsapp
privado.
           ATIVIDADE DE FÍSICA - 2ºBIMESTRE  1º F

PROFESSORA : CIDA           ENTREGAR ATÉ 16/06/2020

  TEMA: TRABALHO E ENERGIA MECÂNICA
                 A ENERGIA SE TRANSFORMA
Apostila 2º bimestre  pág. 24
 
          QUESTÕES

1) O que é energia?
2) Quais são os tipos de energia?
3) Quais são as fontes de energia?
4) Faça um esquema mostrando as possíveis transformações de energia
nos equipamentos de cozinha a seguir:
a) Liquidificador
b) Fogão
c) Forno de micro-ondas

 Fazer no caderno tirar as fotos e enviar no email.
     cida.am.sousa05@gmail.com
No retorno das aulas presenciais farei as correções, mas se tiverem dúvidas
pode entrar em contato no meu whatsapp privado. ( Uma observação,  EU
PROFESSORA CIDA de Física estou autorizando a entrar em contato no meu
whatts privado porque eu não consegui acessar o classroom, com os outros
professores vocês tem que verificar com eles, se vocês não tem email  pode
passar as atividades no meu whatsapp privado).

   

Feriado Corpus Christi 11/06


Olá alunos:



Informamos que o Governo do Estado de São Paulo, declarou feriado no dia 11/06/2020 referente ao dia de Corpus Christi.

Dessa forma não teremos atividades escolares amanhã.

Como esse feriado já havia sido antecipado por esse mesmo órgão em alguns municípios como São Paulo, informamos que esse dia será reposto em 20/06/2020 com atividades que serão divulgadas em momento oportuno.

Retornaremos na sexta feira - dia 12/06/2020 com atividades e aulas normalmente.



Até breve.
Coordenação.

ELETIVA FOTOGRAFIA- PROFESSORA ANA CARLA

Os Diversos Tipos de Fotografia


Você sabia que a Arte da Fotografia pode ter várias vertentes? Fotógrafos podem captar uma mesma imagem e dar a ela um enfoque diferente.
Assista aos vídeos a seguir com atenção


Este vídeo é para descontrair um pouco:


Após assistir os vídeos responda :
1-Quais os tipos de fotografia você mais gosta de produzir? Explique.
2-Quais são as maiores dificuldades que você encontra na hora de produzir a foto?

Envie as respostas para: analis71@gmail.com  com Nome Completo , Eletiva de Fotografia. ATIVIDADE: Tipos de Fotografias

Enviar até o dia: 18/06/20

PARA DÚVIDAS, ACESSEM O GRUPO DO FACEBOOK:  ARTE.PROFESSORA ANA. EE MARIA MONTESSORI

PROJETO DE VIDA - PROFESSORA ANA CARLA 9ºA



Caros Alunos

Neste bimestre vamos conhecer e discutir um pouco sobre o Ensino Médio, seus desafios e sua importância para o Projeto de Vida de cada um de vocês.

Para isso, a atividade da semana será para que vocês reflitam e respondam as seguintes questões em folha de caderno que possa ser destacada e colada posteriormente no Diário de Bordo:

O que vocês já ouviram falar sobre o acesso dos jovens ao Ensino Médio no país?
Todos os jovens brasileiros, com idade para cursar o Ensino Médio, estão na
escola? O que vocês sabem sobre esse assunto?
Sabem dizer quem, das pessoas do seu convívio, completou o Ensino Médio?
Vocês sabem qual o impacto do Ensino Médio na carreira profissional das pessoas?

Enviem perguntas e respostas para o e-mail: analis71@gmail.com  até o dia 18/06/20. NOME NÚMERO SÉRIE – PROJETO DE VIDA

Para dúvidas , façam parte do grupo do Facebook: ARTE. PROFESSORA ANA. EE MARIA MONTESSORI.


ARTE PROFESSORA ANA CARLA 3ºS ANOS


A Dança e a Tecnologia
A comunicação por meio de gestos e sons é uma ação natural e primitiva do ser humano, que vai sendo construída e alterada. Ela evolui de acordo com os conhecimentos adquiridos, por intermédio do surgimento de novas culturas e o domínio de novas tecnologias. Esse processo é constante, produzimos e refletimos ao mesmo tempo a realidade na qual vivemos, seja no contexto da ciência ou da arte.
Na nossa contemporaneidade, a dança envolve e recria as tecnologias disponíveis, construindo possibilidades híbridas por meio de processos tecnológicos e corpóreos.
A dança é uma linguagem artística composta de signos próprios, que faz com que o movimento corporal proporciona ao ator da dança um pensamento cinestésico, que o faz pensar em sensações e movimentos que ele provocará em relação ao meio, a fim de expressar
e representar o que se quer, para si e/ou para o público.
É preciso vivenciar e transformar essa experiência para que haja a interiorização desse processo. Se considerarmos a dança como uma experiência criativa, entenderemos as maneiras das pessoas criarem valores estéticos, descobertos na realidade do seu meio
sociocultural.
Ao percebermos a dança como um conjunto de códigos que pode transmitir algo para as pessoas, trabalhamos com a ideia de significação de gestos e movimentos produzidos no e pelo corpo. Potencializar a construção de uma dança a partir de alguns destes elementos na
produção de significados pode ser um fio condutor para construção de uma narrativa e possibilitar a comunicação com o público.
Para a composição e o sentido de uma obra de dança, é necessário que existam três campos de significação: o intérprete, o movimento e o espaço cênico, sendo também fundamental que eles dialoguem entre si.

Como exemplo do uso da Tecnologia na Dança assistam ao vídeo abaixo:


ATIVIDADE:
Após a leitura do texto acima e a observação do vídeo, busquem no YouTube um outro vídeo que tenha como foco o uso da tecnologia na dança.

Assista-o, envie o link do vídeo e escreva um breve relato sobre suas impressões ao vídeo escolhido por vc.

Enviar a atividade para : analis71@gmail.com até o dia: 18/05/20 com NOME Nº SÉRIE ATIVIDADE: Dança e Tecnologia.

PARA DÚVIDAS, ACESSEM O GRUPO DO FACEBOOK:  ARTE.PROFESSORA ANA. EE MARIA MONTESSORI

ARTE.PROFESSORA ANA CARLA 2ºS ANOS


POÉTICAS PESSOAIS E/OU DE PROCESSOS COLABORATIVOS . FORMA E  CONTEÚDO NA ARTE


Olá! Sejam Bem Vindos ao 2o Bimestre! Vamos à atividade?

Introdução:
Forma e conteúdo na arte são inseparáveis, uma completa e produz a outra. Quando o artista produz uma obra de arte, coloca nela sua visão do mundo, sua maneira de pensar e sentir. Esta maneira de ver as coisas, a espiritualidade do artista (não somente no sentido religioso, mas espiritualidade como a consciência do artista de sua época, de sua vida, de seus valores morais e religiosos) é que constitui o conteúdo da obra de arte. Isto não significa que a obra de arte necessariamente represente a figura do artista, mas sim que a figura do artista está presente no conteúdo, no significado dessa obra de arte.

Cada artista é um ser humano distinto, com seus valores pessoais e seu modo de produzir arte é o modo de quem tem esse tipo de valores, de maneira que, se seus valores pessoais fossem outros, produziria de outra forma, talvez ate escolheria outros temas para abordar. Se algum valor pessoal mudar na vida do artista, esta mudança se refletirá na sua arte.
Isto significa que entra vários artistas a forma de expressão pode ser a mesma, mas o conteúdo de cada obra será diferente, de acordo com o artista.


Pensando em um possível trabalho de poéticas pessoais em fotografia, responda em seu caderno as questões do Caderno do Aluno Vol 2- página 102

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM

1. Você tem o costume de fotografar? Quais equipamentos costuma utilizar, celular ou
cameras fotográficas?
2. O que você fotografa? Pessoas, animais, paisagens, objetos?
3. Você tem o costume de imprimir fotos? Possui fotos impressas em sua casa?
4. Conhece algum fotografo famoso brasileiro ou internacional?
5. De que forma você tem acesso ao universo fotográfico?
6. Por meio de filtros ou aplicativos e possivel transformar as imagens, fazendo criações e
intervenções sobre elas. Você costuma utilizar estes recursos? Quais?
7. Como você costuma armazenar suas imagens? Você as organiza em álbuns virtuais?

Enviar perguntas e respostas para o e-mail :  analis71@gmail.com 
Nome Completo, Número e Série. Atividade: Sondagem  em Fotografia

Data para envio: até 18/06/20

PARA DÚVIDAS, ACESSEM O GRUPO DO FACEBOOK:  ARTE.PROFESSORA ANA. EE MARIA MONTESSORI


ARTE.PROFESSORA ANA CARLA 1os ANOS


INTERVENÇÃO EM ARTE: PROJETOS POÉTICOS NA ESCOLA

Olá Alunos
Nesta semana falaremos um pouco sobre o que é Intervenção em Arte e como ela pode acontecer nas diferentes linguagens artísticas, especificamente na Dança.

Intervenção Artística:  São manifestações criadas e organizadas por artistas, utilizando formas criativas, estéticas e poéticas, chamando a atenção do público para questões artísticas, ecológicas, geográficas, sociais, políticas, pedagógicas etc. Estas manifestações acontecem em um local específico ou de um local público, visando fazer novas percepções sobre a arte, atingindo a população próxima. Geralmente, são efêmeras. Isto é, duram o tempo de um deslocamento do ritmo cotidiano para um ritmo poético.


Acesse o link a seguir para conhecer alguns exemplos de intervenção:

Nas páginas 99 e 100 do Caderno do Aluno Volume 2, vocês encontrarão os textos a seguir. Leiam atentamente e respondam no caderno (Com suas palavras) as questões:


ATIVIDADE 1 – SONDAGEM

1. Para você, qualquer pessoa pode dançar? É possível inventar uma dança em que muitas
pessoas dancem juntas?
2. Você já ouviu falar sobre “dança coral”? Como você imagina que ela seja?
3. Você conhece o trabalho do coreógrafo Rudolf Laban?


Texto 1:
No palco italiano, o espaço da cena e do público é hierárquico. Ou seja, o centro é o lugar
privilegiado, onde se desenrolam as ações. No princípio da história, o espectador privilegiado
era o rei. A dança passou a ocupar esse tipo de teatro em meados do século XVII. A “caixa”
cênica foi inúmeras vezes reinventada, ao longo da história da dança. Mas foi especialmente
com as obras do coreógrafo norte-americano Merce Cunningham (1919), no século XIX, que algumas
regras começaram a ser quebradas.
Ele extinguiu a ideia de frontalidade da cena (tudo acontecendo de frente para o público)
e a hierarquia do espaço (principais acontecimentos no centro). Para o coreógrafo, o palco deve
ser como a rua, onde a frente é a frente do dançarino, não havendo um único ponto privilegiado.
Além disso, ele estabeleceu a independência completa entre música e dança.
A partir do século XX, inicia o movimento de “desteatralização” da dança. Com isso, os
artistas de companhias de dança começaram a explorar outros espaços, como ruas, galerias,
museus e até mesmo telhados. A cenografia é hoje uma dramaturgia do espaço, e para o cenógrafo
todo espaço é um palco.
“Texto elaborado pelos autores especialmente para o São Paulo faz Escola.”


Texto 2:
“Quando muitas pessoas se movem juntas, elas formam um coral de movimento”. Quem
primeiro trabalhou com essa forma de mover pessoas juntas, artisticamente, foi o húngaro Rudolf
von Laban. Laban, vendo o corpo a partir de uma perspectiva sociocultural, percebeu que
ele expressa a relação do indivíduo com o seu meio. Sendo o corpo veículo e conteúdo do indivíduo
nas relações que estabelece no trabalho, no lazer, nas ações orgânicas, o ser humano
possui um repertório gestual que significa o seu elo social. Laban fez uma clara distinção entre
movimento coral e dança-teatro. No Brasil, coreógrafos ou educadores como Maria Duchenes,
J. C. Violla e Ivaldo Bertazzo se identificaram com essa forma de trabalho e criaram obras que
exigiam um grande grupo de pessoas se movimentando em cena.
As coreografias que originam o coral de movimentos, normalmente propõem que um grande
grupo de pessoas se mova junto, segundo uma coreografia pré-estabelecida, com estrutura
simples, porém instigante, permitindo ao grupo dançarem juntos e de forma colaborativa. Em
1990, Maria Duschenes apresentou no palco do Theatro Municipal de São Paulo a dança coral
“Origens I”, com 150 pessoas.
“Texto elaborado pelos autores especialmente para o São Paulo faz Escola.”

Para conhecer um pouco do trabalho :



ENVIEM AS QUESTÕES DA ATIVIDADE 1 (PERGUNTAS E RESPOSTAS) PARA O E-MAIL : analis71@gmail.com  até o dia: 18/06/20
  Com Nome ,número, série ATIVIDADE :SONDAGEM EM INTERVENÇÃO.

PARA DÚVIDAS, ACESSEM O GRUPO DO FACEBOOK:  ARTE.PROFESSORA ANA. EE MARIA MONTESSORI

ELETIVA HISTÓRIA E CINEMA (ADRIANO)

OLA,

Relatório Eletiva Historia e Cinema.

Cada grupo deverá montar seu roteiro de produção seguindo as diretrizes do arquivo enviado a todos.

Montar um plano de filmagem que deverá conter:

1. Tipo de produção que será efetuado (curta, médio, longa ou documentário).
2. Nome da Produção.
3. Uma resumo do que será produzido.
4. Como os grupos esta o separados (Atividade de cada um).
5. Programação de etapas (O que vai ser feito em cada momento).

Data de entrega: 30/06/2020.

Let's Go! Baby.


Prof: Sandro R. Espinoli                     Série: 8° ano B e 8° ano C
Matéria: Língua Portuguesa


Notícia:

      O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, por unanimidade, nesta quinta-feira (5) a união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar. Na prática, as regras que valem para relações estáveis entre homens e mulheres serão aplicadas aos casais gays. Com a mudança, o Supremo cria um precedente que pode ser seguido pelas outras instâncias da Justiça e pela administração pública. O presidente do Supremo, ministro Cezar Peluso, concluiu a votação pedindo ao Congresso Nacional que regulamente as consequência da decisão do STF por meio de uma lei. “O Poder Legislativo, a partir de hoje, tem que se expor e regulamentar as situações em que a aplicação da decisão da Corte seja justificada. Há, portanto, uma convocação que a decisão da Corte implica em relação ao Poder Legislativo para que assuma essa tarefa para a qual parece que até agora não se sentiu muito propensa a exercer”, afirmou Peluso. (...)                                          
G1 05/05/2011


Tipologia dissertativa-argumentativa:

    É aquela usada para expor ideias e, ao mesmo tempo, tentar convencer o leitor da validade dela. Argumentar é posicionar-se criticamente diante de um tema.      Quem argumenta não apenas explica as diferentes correntes de opinião sobre o assunto em tela, como manifesta clara preferência por uma delas e tenta convencer o leitor por meio de argumentos.

Estrutural do texto argumentativo:
 Introdução: contextualiza a informação e traz a tese (opinião), que será defendida nos parágrafos seguintes.

Desenvolvimento: justifica a tese por meio de argumentos.

Conclusão: retoma a ideia ou apresenta uma solução.

Editorial: . Expressão do posicionamento de determinado grupo midiático. Pessoalidade, subjetividade, parcialidade. .

Estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Artigo de opinião: . o autor se posiciona acerca de uma questão polêmica de interesse do público. Tem como função: informar os leitores, analisar e discutir a realidade.

Quanto ao conteúdo:
 Posicionar-se explicitamente em relação a uma questão polêmica.
Os editoriais e os artigos de opinião giram em torno de questões polêmicas: assunto cujas soluções apresentadas não são consensuais.  O autor deve localizar o leitor, inserindo-o no contexto da discussão. Além disso, é interessante fornecer dados que façam a diferença para se entender a questão.


 Texto dissertativo-expositivo:

 Tem como principal objetivo informar, transmitir conhecimentos, dados, conceitos a respeito de algum tema ou assunto. É objetivo e, geralmente, em prosa. Podem ser considerados textos dissertativos-expositivo: notícias, reportagens, livros didáticos, anúncios etc.

Principais características do texto expositivo .
   .Utiliza a 3° pessoa do discurso.
  . Verbo no modo indicativo.
  . Norma Padrão – formal.
 . É objetivo, não aceita termos subjetivos, que reflitam opinião.

A notícia no início da postagem é um exemplo de texto expositivo. (gênero - Notícia)


Leia o editorial a seguir para responder às próximas questões.

  Comer, cuidar, educar

   Um paradoxo saliente da vida contemporânea opõe um cuidado crescente com a alimentação saudável à progressiva do sobrepeso e da obesidade entre nós. A obsessão com as dietas tem mais a ver com os sintomas do que com o enfrentamento da moléstia do século 21.
   (...)
   Aqui no Brasil, mais da metade (53,9%) da população ultrapassa o peso ideal. Essa condição a predispõe a disfunções crônicas como hipertensão e diabetes e, em consequência, à morte prematura por doenças cardiovasculares.
   Proporção similar afeta os clientes de planos de saúde, entre os quais 35,3% têm sobrepeso e 17% são obesos - vale dizer, apresentam índices de massa corporal (IMC, peso dividido pelo quadrado da altura) entre 25 e 30, respectivamente, igual ou superior a 30.
   Pior: nos dois casos crescem os contingentes dos que acumulam mais massa do que o desejável.
   Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 39% da população adulta do mundo está acima do peso, e 13%, obesa. Em certo sentido, pode-se dizer que estamos diante de uma pandemia.
   As razoes são comuns e conhecidas: sedentarismo e alimentação inadequada, decorrente do acesso ampliado a alimentos  industrializados, que levam mais açúcar e gordura em seu processamento do que refeições preparadas com ingredientes in natura.
    A essa tendência se contrapõe uma preocupação indiscriminada, e um tanto inócua, com as virtudes sanitárias dos alimentos. Proliferam as modas orgânicas e naturais, assim como as interdições - que vitimaram, em sucessão, a manteiga, o açúcar refinado, os ovos, o glúten, a lactose.
   A devoção à dieta, no entanto, não se confunde com boa educação alimentar. Esta começa em casa e deve continuar na escola; ao sistema público e os planos de saúde  cabe elevar a oferta de programas de prevenção das doenças crônicas associadas ao sobrepeso e â obesidade.
   No cotidiano, pode-se recordar a tríade minimalista de conselhos do norte-americano Michael Pollan, autor de O dilema do onívoro: coma comida, não muita, de preferência vegetais. Em outras palavras, usar o bom senso e buscar uma alimentação nutritiva, simples e variada.
(Folha de S. Paulo, 221 de fev. 2017)

                                                            Exercícios

1) O primeiro parágrafo aborda o conflito entre duas situações típicas da contemporaneidade em relação à prática alimentar. Identifique-as:,

2) Ainda no primeiro parágrafo, há uma expressão que consegue traduzir, de forma eficiente, a contradição entre as situações identificadas na questão anterior. Transcreva do texto essa expressão.

3) No quinto parágrafo, o autor do editorial, ao analisar a questão da obesidade, afirma que, de certo modo, "estamos diante de uma pandemia." Explicite o que ele quis dizer com essa declaração:

4) O texto revela uma contradição peculiar em relação aos hábitos alimentares da sociedade do século XXI. Identifique-a.


Data da próxima postagem dia 11 de junho de 2020.

Nessa próxima postagem, eu vou colocar mais 4 questões do texto e as respostas. (total de 8 questões) 




Prof. Aline Rossi-Ciências- 7° anos A e B



Atividade- O que eu aprendi no 1° bimestre? 


Habilidades:
- Discutir a aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, uma alavanca, roldana, plano inclina - do entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas;
- Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica em diferentes situações cotidianas de equilíbrio termodinâmico e identificar materiais de acordo com o processo de propagação térmica;
Utilizar o conhecimento das formas de propagação de calor para justificar a utilização dos materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana;
-Explicar o princípio do funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar entre outros) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.

Conteúdos:
-Máquinas simples;
-Propagação de calor;

Responda:
1-  Quais são as utilidades das máquinas simples no nosso cotidiano? Cite exemplos de máquinas simples que você utiliza em casa.

2-  Como um abrigo feito de gelo (Iglu) pode proteger uma pessoa em um ambiente de frio intenso?

3-  Imagine duas panelas, uma com um longo cabo de metal e outra com um longo cabo de madeira. Em seguida, responda às questões:
a)     Qual das panelas oferece maior segurança ao usuário? Por quê?
b)     Que tipo de propagação de calor ocorre na panela? Por quê?

4-Observe as imagens e responda às questões.
a)     Pessoas se aquecendo próximas a uma fogueira.

 

b)      Colher dentro de uma panela na qual um alimento está sendo preparado.
 

c)       Aparelho de ar-condicionado instalado no alto de um ambiente.

Identifique qual forma de propagação de calor está ocorrendo predominantemente em cada situação mostrada.

 5- Em dias frios, as pessoas utilizam roupas compridas e grossas. É correto dizer que são as roupas que aquecem a pessoa? Justifique sua resposta.

Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar o caderno do aluno (São Paulo faz Escola-Volume 1), pesquisar no livro de Ciências ou na internet.

 Entrega e dúvidas:
Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 17/06 (próxima Quarta-feira) ou na turma do classroom.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL