sexta-feira, 30 de outubro de 2020

 

PROCURE SEU PROFESSOR OU A DIREÇÃO DA ESCOLA



Notamos que alguns alunos deixaram de entregar as atividades por acharem que já estão aprovados. Pessoal, ainda estamos no período de digitação das notas! A frequência mínima segue como uma forma de avaliação e, no contexto de isolamento, as devolutivas são importantes para provar essa participação. Mesmo que alguns estudantes tenham rendimento abaixo do esperado, eles não serão reprovados, nesse caso o foco será a recuperação. A progressão não será automática para quem não entregou nenhuma atividade. Vale ressaltar que estamos analisando caso a caso, os alunos que não entregaram os deveres por falta de acesso ao ensino remoto, por exemplo, vão receber instruções e condições de acesso. Por isso, façam as entregas de exercícios e, em caso de dificuldades, entre em contato com a direção da sua escola ou fale com seus professores!


Equipe Gestora2020

Recuperação

 Professra Ana Paula 7° A, B, C recuperação.


Nome: ______________________n°  ______ série______

Recuperação 1° bimestre.

Leia com atenção e responda: 

Obs: pode ser na própria folha para quem imprimir ou copiar pergunta e resposta no caderno.


Satrápolis

Marjane Satrapi tinha tudo para não ser quadrinista. Nasceu no Irã em 1969; 

cresceu em meio à ascensão do rigor religioso em seu país, que vetava qualquer tipo 

de influência cultural estrangeira [...] e, se não bastasse, ainda por cima, era mulher. 

Não há um pingo de preconceito nessa frase, mas a simples constatação de que, sim, 

o mundo dos quadrinhos foi e continua sendo extremamente machista. Só que, 

adolescente, Marjane foi parar na França [...], talvez o único lugar do mundo onde os 

quadrinhos são considerados tudo de bom. Por homens e mulheres. 

O resultado é “Persépolis”, mistura de diário de infância da autora com reflexões 

precoces sobre política e religião, o islamismo, no caso. Dividido em quatro volumes (o 

segundo acaba de sair pela Companhia das Letras), muitas vezes soa leve e divertido, 

com uma série de informações curiosas sobre uma cultura diferente. Em outras, no 

entanto, o preto parece tomar conta da página e a leitura pode ser bem mais dolorida 

do que “uma simples história em quadrinhos” poderia proporcionar. Bem-vindo a 

Satrápolis. 

Marjane Satrapi nasceu no dia 22/11/1969 no Irã. Novelista e ilustradora , ficou 

famosa em sua novela em quadrinhos, Persépolis, que conta a difícil vida de uma 

menina de família progressista durante a Revolução Islâmica. Com o agravamento da 

Guerra Irã-Iraque, Satrapi se mudou para Viena aos 14 anos de idade, retornando ao 

Irã para a faculdade. De lá, migrou para a França, onde mora atualmente trabalhando 

como ilustradora e autora de livros infantis.

Folha de São Paulo, Folhateen, 18 de abril de 2005

Adaptado de www.duplipensar.net/materias/2003-08-satrapi

TEXTO 1

1.Qual a finalidade do texto 1?

2. Identifique um trecho do texto que expressa uma opinião.

3. O livro de Marjane Satrapi “mistura de diário de infância da autora com reflexões 

precoces sobre política e religião [...]” chama-se Persépolis. Qual a relação entre o nome 

do livro e o título da reportagem?

4. O que o trecho grifado em “Nasceu no Irã em 1969; cresceu em meio à ascensão do 

rigor religioso em seu país, que vetava qualquer tipo de influência cultural estrangeira 

[...] e, se não bastasse, ainda por cima, era mulher.” revela sobre a posição da mulher 

no Irã?




 3A- GEOGRAFIA- 4° BIMESTRE

SEGUE ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO  4° BIMESTRE, ENTREGAR ATÉ 05/11 PELO EMAIL OU WHTSAPP
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631
   

                                                       Redes Geográficas
O espaço geográfico, segundo muitas abordagens, constrói-se e articula-se a partir das redes. Nesse interim,  formam-se diversos tipos e subtipos, como as redes de transportes, as digitais, as urbanas, entre outros exemplos.
Portanto, em uma definição mais abrangente, podemos entender as redes geográficas como um conjunto de locais da superfície terrestre conectados ou interligados entre si.
Essas conexões podem ser materiais, digitais e culturais, além de envolver o fluxo de informações, mercadorias, conhecimentos, valores culturais e morais, entre outros.
É preciso observar que a estruturação e a evolução das redes perpassam, impreterivelmente, pela evolução das técnicas e tecnologias.
A Revolução Técnico -Científica Informacional, também intensificou sobremaneira a expansão das redes, incluindo a própria rede de transportes, por meios de avões e jatos mais avançados.
A formação das redes digitais e também os avanços nas redes de comunicação tornaram-se grandes marcos para esse período.

Atividade
Assinale a alternativa correta: 

1) A sociedade globalizada é resultante de um conjunto de atividades humanas que produziram inúmeras transformações em todas as esferas da vida social.
a) A disseminação da tecnologia de automação propiciou a diminuição no índice de desemprego dos trabalhadores.
b)A elevada massificação de informações em tempo real amplia o tempo disponível para refletir, aprimorando o esclarecimento das notícias para os cidadãos.
c) A terceira revolução industrial, amparada no uso da eletricidade, impulsionou a expansão da produção siderúrgica.
d) O aparato planetário do sistema de telecomunicação em rede fortalece a preservação de valores comunitários locais.
e) O complexo hegemônico dos donos da comunicação de massa procura selecionar as notícias transmitidas para o público.

2) Sobre a Revolução Informacional e suas implicações para a reorganização do mundo contemporâneo, podemos afirmar que:
a) Alguns estados e um conjunto diminutivo de grandes empresas controlam o essencial da revolução tecnológica em curso, atualizado o desenvolvimento geograficamente desigual
b) Dado o alcance planetário do sistema técnico informacional, a população tem amplo os lugares a uma informação verdadeira que unifica os lugares, tornando o mundo uma demográfica aldeia global. 
c) Há um acentuado enfraquecimento das funções de gestão das metrópoles, processo determinado pela descentralização da produção, apoiada no uso intensivo das tecnologias da informação e comunicação.
d) Os mais diversos fluxos de informações perpassam as fronteiras nacionais, anulando o papel do Estado- Nação como ente regulador e definidos de estratégias no jogo político mundial.



 2E- GEOGRAFIA-4° BIMESTRE

SEGUE ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 4° BIMESTRE, ENTREGAR ATÉ 05/11
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631
 



                                         Como é feita a gestão dos recursos naturais?
A gestão de recursos naturais é um assunto cada vez mais explorado dentro da sociedade moderna que investe em sustentabilidade e preservação ambiental. O desafio está em aliar o desenvolvimento social e econômico com práticas ecologicamente corretas especialmente por meios da conscientização de pessoas, empresas e governos.
Uma das principais maneiras de estabelecer uma eficaz gestão dos recursos naturais é por meio de políticas públicas que incentivam a preservação do meio ambiente e a recuperação de áreas desmatadas ou degradadas. Também precisam ser realizadas ações de reflorestamento e medidas mais vigentes como a exploração sustentável em todos os sentidos.
- Benefícios da gestão de recursos naturais
Além da preservação direta da fauna e flora, a gestão de recursos naturais valoriza um uso consciente de recursos naturais e incentiva a melhora do comportamento das pessoas envolvidas nos processos produtivos.
No aspecto financeiro, uma boa gestão de recursos pode garantir economia para as empresas. Isso porque, ao trabalhar de maneira mais consciente e equilibrada, o gasto com matérias-primas é reduzido e a margem de lucro aumente.
- As principais leis ambientais brasileiras
A legislação ambiental no Brasil é uma das mais completas e avançadas do mundo.
Essas leis ambientais definem normas e infrações e devem ser conhecidas, entendidas e praticadas. Afinal, há um processo  de mudança de comportamento na sociedade civil e no mundo empresarial, que não está associada apenas às eventuais penalidades legais, mas `adoção de uma postura de responsabilidade compartilhada entre todos para vencer desafios ambientais que já vivenciamos.
-Lei 9605/1998- Lei dos crimes ambientais- Reordena a legislação ambiental quanto às infrações e punições. Concede a sociedade, aos órgãos ambientais e ao Ministério Público, mecanismo para punir os infratores do meio ambiente.
Lei 12.305/2010-Institui a Política Nacional de Resíduos sólidos e altera a Lei 9.605/98- Estabelece diretrizes à gestão integrada e ao gerenciamento de seus objetivos em amplitude nacional e interpreta a responsabilidade como compartilhada entre governo, empresas e sociedade.

Atividade
1) Preencha a lacuna conforme seu significado:
a) O_________________ é um dos principais problemas ambientais no Brasil que acontece desde a chegada dos portugueses em 1500.
a) assoreamento
b) efeito estufa
c) desmatamento
d) empobrecimento do solo
e) uso de agrotóxico

2) Sobre as queimadas, é INCORRETO afirmar:
a) uma das consequências das queimadas é a mudança de temperatura e umidade do solo.
b) as queimadas somente acontecem de maneira, ou seja, por pessoas que provocam os incêndios.
c) as queimadas intensificam o efeito estufa e o aquecimento global.
d) diversas práticas agrícolas estão relacionadas com as causas das queimadas.
e) as queimadas trazem alguns benefícios tais quais, a limpeza e a fertilização do solo.

3) Pelo artigo 54 da Lei n 9605/98, quem causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam causar danos à saúde humana, ou que provoquem a mortalidade de animais, ou a destruição da flora, caso o crime torne uma área, urbana ou rural, imprópria para a ocupação humana, cause poluição hídrica que torne necessária a interrupção do abastecimento, ou ocorra por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos, terá pena de:
a) Reclusão de 5 anos
b) reclusão de 1 a 4 anos e multa
reclusão de 1 a 3 anos ou multa
d) reclusão 1 ano e multa
e) multa



 8A,B, C- GEOGRAFIA- 4° BIMESTRE

SEGUE ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
ENTREGAR ATÉ 05/11, ENVIAR PARA EMAIL OU WHATSAPP
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631
                                       



                                 A situação dramática da fome na América e na África

O continente africano é um grande importador e exportador de produtos oriundos da produção agrícola, no entanto não consegue alimentar sua população.
O continente se caracteriza pela presença da fome, realidade que aumenta a cada dia. Os países que mais sofrem com a fome são:
Etiópia, Somália, Sudão, Moçambique, Malavi, Libéria e Angola.
Segundo estado realizado pela ONU (organização das nações unidas), cerca de 150 milhões de pessoas africanas não tem acesso `quantidade mínima de calorias diárias. E o pior, outros 23 milhões podem literalmente morrer de fome ou por causas provenientes da mesma.
Já na  América Latina e no Caribe, a fome vem afetando milhões de pessoas. Este é o quinto ano consecutivo de aumento, segundo o relatório da segurança alimentar e nutrição no mundo.
Os números da fome em 2019 são assustadores, assim como a previsão para o ano de 2030. Com o impacto da pandemia da covid-19, a realidade será pior do que projetamos neste estudo.
No Brasil, o drama da fome faz parte da história e dos discursos de quem ocupou a cadeira principal do Executivo. " A fome não é um fenômeno natural, mas sim um fenômeno social".

Atividade 
1) Cite alguns fatores que podem estar ligados as causas da fome no Brasil e no mundo:
2) Cite algumas consequências que a fome pode causar no corpo humano:
3) Quais ações seriam necessárias para combater o flagelo da fome?


Atividade Eletiva Empreendedorismo 8º e 9ºAnos - 30/10/2020

 

Atividade Eletiva Empreendedorismo 8º e 9ºAnos - 30/10/2020

Profª Scarlet

Habilidade: Identificar as principais características de um empreendedor e compreender as condições necessárias para empreender.

Atenção.

- Antes de realizar as atividades, assistir a vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=rt8uYC17_Mg

- Copiar toda a atividade e responder no caderno.

- Essa atividade valerá como notas e faltas para o aluno.

- Enviar por foto as atividades no Google Classroom, ou pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com assim que estejam respondidas para que seja elaborada o conceito do bimestre.

_______________

Comportamentos Empreendedores

Assista a aula do CMSP e em seguida responda as perguntas abaixo

 

Atividade:

 

1.    O que é ser um empreendedor?

2.    Quais os principais comportamentos empreendedores?

3.    O que é um plano de negócios e o passo a passo para a sua elaboração?

4.    Pesquisa: Pesquise sobre o que é necessário para gerar a oportunidade ou não de um negócio.

 7A,B, C- GEOGRAFIA -4° BIMESTRE

SEGUE ATIVIDADE DE GEOGRAFIA 
ENTREGAR ATÉ  05/11
ENVIAR VIA WHATSAPP OU EMAIL
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631
                     


                              Princípios do Desenvolvimento Sustentável


O desenvolvimento sustentável tem como princípios:
- Desenvolvimento econômico
- Desenvolvimento social
- Conservação ambiental
Com o evoluir do tempo e dos conhecimentos técnicos o desenvolvimento sustentável foi crescendo como resposta às assimetrias globais, e aos problemas locais.
A sustentabilidade econômica, enquadra no âmbito do desenvolvimento sustentável é um conjunto de medidas e políticas que visam a incorporação de preocupações e conceitos ambientais e sociais.
A sustentabilidade sociopolítica centra-se no equilíbrio social, tanto na sua vertente de desenvolvimento social como na socieconômica. É um veículo de humanização da economia, e ao mesmo tempo, pretende desenvolver o tecido social nas seus componentes humanos e culturais.
A sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, podendo igualmente designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para os outros seres vivos, tendo em conta a habilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis.

Atividade
1) Responda a seguinte questão:
a) Quais os objetos de desenvolvimento sustentável? Cite 5 deles:


Feminicídio - Prof Maria José

 Assistam aos vídeos

- Leandro Karnal . Violência contra as mulheres 

- Leandro Karnal . Feminismo e  a luta pela IGUALDADE HUMANA 

Respondam 


1)Quantas mulheres são agredidas no Brasil diariamente?

2)Quais as principais causas da violência contra a mulher?

3)Qual a porcentagens de mulheres que sofrem abuso sexual de seus esposos?

4)Por que muitas mulheres optam por não denunciar a violência sofrida?

5)O que muitas mulheres fazem diante disso?

6) Todas as cidades brasileiras apresentam delegacias especializadas em mulheres?


Enviar para o e-mail profmariajose9@gmail.com até 11/06

Turismo - Prof Maria José

 Faça uma pesquisa sobre os pontos turísticos da Amazonas e do Pará


Enviar para o profmariajose9@gmail.com até 06/11

História - Prof Maria José 6A,B e C

 Atividade de História sobre Civilizações Incas, Astecas e Mais. A aula foi transmitida no dia 14/19 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP. Segue texto complementar para melhor compreensão.


 

               Maias, incas e astecas 


      Além das sociedades rupis-guaranis, viviam nas terras americanas os maias, os astecas e os incas. 

      Nessas três Civilizações, predominava a economia agrícola. Um dos principais alimentos cultivados pelos astecas e mais era o milho. Já os incas cultivavam sobretudo a batata. Para escolher a melhor época de plantar e colher, esses povos usaram seus conhecimentos astronômicos e criaram seus próprios calendários. 

        Os povos maias, incas e astecas não separavam suas crenças religiosas dos conhecimentos que, atualmente, chamamos desde científicos e artístico. Por exemplo, a astronomia, a arquitetura, a pintura e a escultura estavam associadas à religião.

       Essas sociedades indígenas fundaram e desenvolveram importantes centros urbanos e comerciais , onde a religião também desempenhava papel importante. A parte central das cidades das cidades funcionava como local para as cerimônias religiosas. 

        Nesses centros urbanos, viviam os sacerdotes, os reis e os funcionários mais graduados. Já a maioria da população habitava as regiões ao redor desses centros. 

         Algumas dessas cidades eram bem grandes e populosas, como Tenochtitlan, a capital dos astecas. Antes da conquista espanhola, alguns estudiosos calculam que essa cidade tinha cerca de 500 mil habitantes, mais do que Sevilha, a maior cidade da Espanha na época .


Fonte: Livro Didática  Históriar- COTRIM , Gilberto e RODRIGUES, Jaime.


ATIVIDADE


1) Elabore um pequeno texto relacionando as seguintes palavras: 


- povos indígenas

- diversidade

- história


2) Qual a capital do império Asteca? 


3) Que alimento da cultura indígena está mais presente em seu cotidiano ? Dê um exemplo. 


4) Faça uma pesquisa sobre a religião dos astecas, incas e maias. 


5) Faça uma pesquisa sobre os quipos. 


6)Explique com suas palavras como funcionava o calendário maia.


Enviar para o email profmariajose9@gmail.com até 06/11


 Boa Atividade! 


Abraços.

Prof. Aline Rossi/ Ciências- 7° anos A e B

 

Atividade de Recuperação de Habilidades Essenciais 2


Habilidades: Discutir a aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, uma alavanca, roldana, plano inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

Conteúdos: Máquinas simples

1-      Faça uma pesquisa no livro didático ou na internet para completar a tabela:




2- 




Para realizar a atividade, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 1), o livro de Ciências ou a internet.

Dúvidas e entrega: no e-mail 
alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 05/11.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL


Códigos das salas de Ciências no classroom:

7° ano A: ngcymyb

7° ano B: garee72










Prof. Aline Rossi/ Ciências- 6° anos A, B e C

 

Atividade de Recuperação de Habilidades Essenciais 2


Habilidades: (EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.

 

Conteúdos: Materiais naturais e sintéticos






 Para realizar a atividade, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 1), o livro de Ciências ou a internet.

Dúvidas e entrega: no e-mail 
alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 05/11.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL



Códigos das salas de Ciências no classroom:
6° ano A:dmz4eje
6° ano B:3xpfpq3
6° ano C:q7455qs





Eletiva de Laboratório de Matemática - Ensino Médio e 8º e 9º

 Bom dia pessoal.


Atividade da semana.

Faça o levantamento do que precisamos para criar um laboratório de matemática em nossa escola.

Precisa conter:

* material necessário;

*conteúdo;

*espaço necessário; 


Fazer a atividade em arquivo word ou no caderno e envie foto.

Não esqueça: nome, nº e turma.

Enviar para o e-mail: bekacarneiro2@hotmail.com


Eletiva Produção Áudio Visual - Ensino Médio

 Roteiro de Vídeo

O que é roteiro?

Roteiro ou argumento é um documento narrativo utilizado como

diretriz para a produção de um projeto, independente do tamanho

que ele possa ter. Nosso projeto já tem um tema, vamos falar

sobre como as famílias estão se adaptando ao confinamento em

função desta pandemia.

É muito importante que vocês façam este roteiro, mesmo porque

vocês já devem ir colocando em suas cabeças como farão isto.

Um bom vídeo amador precisa ser organizado. Na construção de

um roteiro é essencial o início, meio e fim; deste modo vocês vão

conseguir transmitir suas mensagens de forma clara e objetiva ao

público que irá assistir.

Já no início seus vídeos têm que gerar interesse no público. Sabem

por quê? Porque hoje com o avanço tecnológico a quantidade de

pessoas que estão produzindo vídeo tem aumentado em uma

proporção inimaginável. Em pesquisas calcula-se que 80% do

tráfico de informação na internet será proveniente dos vídeos.

Então, vamos gerar interesse!


Algumas pesquisas mostram que os 20 segundos iniciais de um

vídeo determinam se o publico vai permanecer assistindo-o ou vai

pular para outro vídeo.

Vinte segundos milagrosos nos quais vocês devem:


 Atrair a atenção,

 Gerar curiosidade,

 Conquistar o foco,

 Conseguir a preferência,

 Construir sentimento de necessidade.


Exemplos de chamada de vídeo:

 Olá, neste vídeo vou mostrar-lhes tudo o que vocês

precisam saber de como...

 Olá, hoje após este vídeo você terá conhecimento de...


Isso gerará curiosidade para as pessoas que estão assistindo

seus vídeos, é um gatilho mental, cuja finalidade é chamar

atenção inicial e prendê-la até o final da apresentação.

Seja direto

A comunicação visual através de vídeos gera uma conexão

que deve ser agradável a quem assiste.

Para vocês terem uma ideia assistam alguns episódios do

programa da rede Globo “Diário de um Confinado”.

Agora vocês já têm uma ideia para produzirem os vídeos das

suas rotinas familiares?


Atividade:

Fazer um roteiro escrito de 10 a 15 linhas contando a rotina das

pessoas de casa.

Faça o cabeçalho abaixo:

Escola:

Turma: Período:

Nº: Aluno (a):

Eletiva: Produção Áudio Visual

Tema: Adaptação familiar ao confinamento

Título: (A sua escolha)


Envie a atividade para o e-mail: patrickmaciel@professor.educacao.sp.gov.br