PROCURE SEU PROFESSOR OU A DIREÇÃO DA ESCOLA
Equipe Gestora2020
PROCURE SEU PROFESSOR OU A DIREÇÃO DA ESCOLA
Professra Ana Paula 7° A, B, C recuperação.
Nome: ______________________n° ______ série______
Recuperação 1° bimestre.
Leia com atenção e responda:
Obs: pode ser na própria folha para quem imprimir ou copiar pergunta e resposta no caderno.
Satrápolis
Marjane Satrapi tinha tudo para não ser quadrinista. Nasceu no Irã em 1969;
cresceu em meio à ascensão do rigor religioso em seu país, que vetava qualquer tipo
de influência cultural estrangeira [...] e, se não bastasse, ainda por cima, era mulher.
Não há um pingo de preconceito nessa frase, mas a simples constatação de que, sim,
o mundo dos quadrinhos foi e continua sendo extremamente machista. Só que,
adolescente, Marjane foi parar na França [...], talvez o único lugar do mundo onde os
quadrinhos são considerados tudo de bom. Por homens e mulheres.
O resultado é “Persépolis”, mistura de diário de infância da autora com reflexões
precoces sobre política e religião, o islamismo, no caso. Dividido em quatro volumes (o
segundo acaba de sair pela Companhia das Letras), muitas vezes soa leve e divertido,
com uma série de informações curiosas sobre uma cultura diferente. Em outras, no
entanto, o preto parece tomar conta da página e a leitura pode ser bem mais dolorida
do que “uma simples história em quadrinhos” poderia proporcionar. Bem-vindo a
Satrápolis.
Marjane Satrapi nasceu no dia 22/11/1969 no Irã. Novelista e ilustradora , ficou
famosa em sua novela em quadrinhos, Persépolis, que conta a difícil vida de uma
menina de família progressista durante a Revolução Islâmica. Com o agravamento da
Guerra Irã-Iraque, Satrapi se mudou para Viena aos 14 anos de idade, retornando ao
Irã para a faculdade. De lá, migrou para a França, onde mora atualmente trabalhando
como ilustradora e autora de livros infantis.
Folha de São Paulo, Folhateen, 18 de abril de 2005
Adaptado de www.duplipensar.net/materias/2003-08-satrapi
TEXTO 1
1.Qual a finalidade do texto 1?
2. Identifique um trecho do texto que expressa uma opinião.
3. O livro de Marjane Satrapi “mistura de diário de infância da autora com reflexões
precoces sobre política e religião [...]” chama-se Persépolis. Qual a relação entre o nome
do livro e o título da reportagem?
4. O que o trecho grifado em “Nasceu no Irã em 1969; cresceu em meio à ascensão do
rigor religioso em seu país, que vetava qualquer tipo de influência cultural estrangeira
[...] e, se não bastasse, ainda por cima, era mulher.” revela sobre a posição da mulher
no Irã?
3A- GEOGRAFIA- 4° BIMESTRE
2E- GEOGRAFIA-4° BIMESTRE
8A,B, C- GEOGRAFIA- 4° BIMESTRE
Atividade
Eletiva Empreendedorismo 8º e 9ºAnos - 30/10/2020
Profª Scarlet
Habilidade:
Identificar as principais características de um empreendedor e compreender as
condições necessárias para empreender.
Atenção.
- Antes de realizar as atividades, assistir a vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=rt8uYC17_Mg
- Copiar toda a atividade e responder no caderno.
- Essa atividade valerá como notas e faltas para o aluno.
- Enviar por foto as atividades no Google Classroom, ou pelo
e-mail: scarletfs@hotmail.com assim que estejam respondidas para que seja elaborada o conceito do
bimestre.
_______________
Comportamentos
Empreendedores
Assista a
aula do CMSP e em seguida responda as perguntas abaixo
Atividade:
1. O que é ser um empreendedor?
2. Quais os principais comportamentos
empreendedores?
3. O que é um plano de negócios e o
passo a passo para a sua elaboração?
4. Pesquisa: Pesquise sobre o que é
necessário para gerar a oportunidade ou não de um negócio.
7A,B, C- GEOGRAFIA -4° BIMESTRE
Assistam aos vídeos
- Leandro Karnal . Violência contra as mulheres
- Leandro Karnal . Feminismo e a luta pela IGUALDADE HUMANA
Respondam
1)Quantas mulheres são agredidas no Brasil diariamente?
2)Quais as principais causas da violência contra a mulher?
3)Qual a porcentagens de mulheres que sofrem abuso sexual de seus esposos?
4)Por que muitas mulheres optam por não denunciar a violência sofrida?
5)O que muitas mulheres fazem diante disso?
6) Todas as cidades brasileiras apresentam delegacias especializadas em mulheres?
Enviar para o e-mail profmariajose9@gmail.com até 11/06
Faça uma pesquisa sobre os pontos turísticos da Amazonas e do Pará
Enviar para o profmariajose9@gmail.com até 06/11
Atividade de História sobre Civilizações Incas, Astecas e Mais. A aula foi transmitida no dia 14/19 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP. Segue texto complementar para melhor compreensão.
Maias, incas e astecas
Além das sociedades rupis-guaranis, viviam nas terras americanas os maias, os astecas e os incas.
Nessas três Civilizações, predominava a economia agrícola. Um dos principais alimentos cultivados pelos astecas e mais era o milho. Já os incas cultivavam sobretudo a batata. Para escolher a melhor época de plantar e colher, esses povos usaram seus conhecimentos astronômicos e criaram seus próprios calendários.
Os povos maias, incas e astecas não separavam suas crenças religiosas dos conhecimentos que, atualmente, chamamos desde científicos e artístico. Por exemplo, a astronomia, a arquitetura, a pintura e a escultura estavam associadas à religião.
Essas sociedades indígenas fundaram e desenvolveram importantes centros urbanos e comerciais , onde a religião também desempenhava papel importante. A parte central das cidades das cidades funcionava como local para as cerimônias religiosas.
Nesses centros urbanos, viviam os sacerdotes, os reis e os funcionários mais graduados. Já a maioria da população habitava as regiões ao redor desses centros.
Algumas dessas cidades eram bem grandes e populosas, como Tenochtitlan, a capital dos astecas. Antes da conquista espanhola, alguns estudiosos calculam que essa cidade tinha cerca de 500 mil habitantes, mais do que Sevilha, a maior cidade da Espanha na época .
Fonte: Livro Didática Históriar- COTRIM , Gilberto e RODRIGUES, Jaime.
ATIVIDADE
1) Elabore um pequeno texto relacionando as seguintes palavras:
- povos indígenas
- diversidade
- história
2) Qual a capital do império Asteca?
3) Que alimento da cultura indígena está mais presente em seu cotidiano ? Dê um exemplo.
4) Faça uma pesquisa sobre a religião dos astecas, incas e maias.
5) Faça uma pesquisa sobre os quipos.
6)Explique com suas palavras como funcionava o calendário maia.
Enviar para o email profmariajose9@gmail.com até 06/11
Boa Atividade!
Abraços.
Atividade de Recuperação de
Habilidades Essenciais 2
Habilidades: Discutir a aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, uma
alavanca, roldana, plano inclinado entre outras) e propor soluções e invenções
para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
Conteúdos: Máquinas
simples
1- Faça uma pesquisa no livro didático ou na
internet para completar a tabela:
2-
Para realizar a atividade, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 1), o livro de Ciências ou a internet.
7° ano A: ngcymyb
7° ano B: garee72
Atividade de Recuperação de
Habilidades Essenciais 2
Habilidades: (EF06CI04) Associar
a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.
Bom dia pessoal.
Atividade da semana.
Faça o levantamento do que precisamos para criar um laboratório de matemática em nossa escola.
Precisa conter:
* material necessário;
*conteúdo;
*espaço necessário;
Fazer a atividade em arquivo word ou no caderno e envie foto.
Não esqueça: nome, nº e turma.
Enviar para o e-mail: bekacarneiro2@hotmail.com
Roteiro de Vídeo
O que é roteiro?
Roteiro ou argumento é um documento narrativo utilizado como
diretriz para a produção de um projeto, independente do tamanho
que ele possa ter. Nosso projeto já tem um tema, vamos falar
sobre como as famílias estão se adaptando ao confinamento em
função desta pandemia.
É muito importante que vocês façam este roteiro, mesmo porque
vocês já devem ir colocando em suas cabeças como farão isto.
Um bom vídeo amador precisa ser organizado. Na construção de
um roteiro é essencial o início, meio e fim; deste modo vocês vão
conseguir transmitir suas mensagens de forma clara e objetiva ao
público que irá assistir.
Já no início seus vídeos têm que gerar interesse no público. Sabem
por quê? Porque hoje com o avanço tecnológico a quantidade de
pessoas que estão produzindo vídeo tem aumentado em uma
proporção inimaginável. Em pesquisas calcula-se que 80% do
tráfico de informação na internet será proveniente dos vídeos.
Então, vamos gerar interesse!
Algumas pesquisas mostram que os 20 segundos iniciais de um
vídeo determinam se o publico vai permanecer assistindo-o ou vai
pular para outro vídeo.
Vinte segundos milagrosos nos quais vocês devem:
Atrair a atenção,
Gerar curiosidade,
Conquistar o foco,
Conseguir a preferência,
Construir sentimento de necessidade.
Exemplos de chamada de vídeo:
Olá, neste vídeo vou mostrar-lhes tudo o que vocês
precisam saber de como...
Olá, hoje após este vídeo você terá conhecimento de...
Isso gerará curiosidade para as pessoas que estão assistindo
seus vídeos, é um gatilho mental, cuja finalidade é chamar
atenção inicial e prendê-la até o final da apresentação.
Seja direto
A comunicação visual através de vídeos gera uma conexão
que deve ser agradável a quem assiste.
Para vocês terem uma ideia assistam alguns episódios do
programa da rede Globo “Diário de um Confinado”.
Agora vocês já têm uma ideia para produzirem os vídeos das
suas rotinas familiares?
Atividade:
Fazer um roteiro escrito de 10 a 15 linhas contando a rotina das
pessoas de casa.
Faça o cabeçalho abaixo:
Escola:
Turma: Período:
Nº: Aluno (a):
Eletiva: Produção Áudio Visual
Tema: Adaptação familiar ao confinamento
Título: (A sua escolha)
Envie a atividade para o e-mail: patrickmaciel@professor.educacao.sp.gov.br