terça-feira, 4 de agosto de 2020



PREZADOS ALUNOS!





EQUIPE GESTORA 
2020

PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 05/08/2020


EQUIPE GESTORA
2020
8°A Professora Ana Paula Pomarico. Língua Portuguesa. Atividades da aula CMMSP do dia 4/8.
Pesquisar o quê é regência e concordância verbal e nominal e tempos e modos verbais no pretérito perfeito e pretérito mais- que- perfeito.
Respnder os exerciciis abaixo no caderno.

Verbos no pretérito perfeito
Leia:
Favela: comunidade ou planta?
No início do século 20, no Rio de Janeiro, quando os soldados que voltavam do sertão da Bahia, depois de lutar na Guerra de Canudos, ficaram sem salários e sem lugar para morar, eles – assim como pessoas mais pobres banidas do Centro do Rio – passaram a improvisar moradias no Morro da Providência. Nesse morro, havia uma planta que eles conheceram no Nordeste e que se chamava... Favela! Daí, então, o Morro da Providência foi apelidado de Morro da Favela e todas as demais comunidades que se organizaram sobre morros passaram a se chamar favela.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 270. Disponível em: .
1.Grife o verbo no pretérito perfeito que compõe este fragmento do texto:
2. Em “Nesse morro, havia uma planta que eles conheceram no Nordeste e que se
chamava...”, há um verbo no pretérito perfeito. Aponte-o:
(  ) “havia”.
(   ) “conheceram”.
(  ) “chamava”.

Leia:
Amor
    O vento batendo nas cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e enxugar a testa, olhando o calmo horizonte. Como um lavrador. Ela _______________ as sementes que tinha na mão, não outras, mas essas apenas. E cresciam árvores. Crescia sua própria conversa com o cobrador de luz, crescia a água enchendo o tanque, cresciam seus filhos, crescia a mesa com comidas, o marido chegando com os jornais e sorrindo de fome, o canto importuno das empregadas do edifício.
LISPECTOR, Clarice. In: Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. (Fragmento).


Questão 1 – O fragmento acima compõe:
a) uma notícia
b) um romance
c) uma crônica
d) um artigo de opinião

Questão 2 – O verbo sublinhado foi flexionado no pretérito mais-que-perfeito em:
a) “[…] nas cortinas que ela mesma cortara […]”
b) “[…] lembrava-lhe que se quisesse […]”
c) “[…] as sementes que tinha na mão […]”
d) “Crescia sua própria conversa com o cobrador de luz […]”

Questão 3 – O verbo no pretérito mais-que-perfeito, identificado anteriormente, exprime um fato:
a) inacabado
b) concluído
c) hipotético
d) remoto

Questão 4 – Levando-se em consideração o contexto do fragmento, assinale o verbo no pretérito mais-que-perfeito que se encaixa na lacuna indicada:
a) adubara
b) colhera
c) plantara
d) aguara

Questão 5 – “[…] enxugar a testa, olhando o calmo horizonte […]”. Flexione o verbo em destaque na 1ª pessoa do singular do pretérito mais-que-perfeito:

2ºA,2ºB,2ºC,2ºD - Inglês - Review 2nd Term - Profª Ângela

3º Bimestre

Tema: Review 2nd Term

Assista ao vídeo abaixo e copie o conteúdo ( textos, exercícios e explicação) da aula em seu caderno de inglês (Esta matéria é uma revisão do conteúdo do 2ºbimestre)
Data entrega: 11/08 ( enviar as fotos do caderno para o e-mail: professoraortega@yahoo.com ou pelo Classroom 
   






 

 

1ºF - Inglês - Review 2nd Term - Profª Ângela

3º Bimestre

Tema: Review 2nd Term

Assista ao vídeo abaixo e copie o conteúdo ( textos, exercícios e explicação) da aula em seu caderno de inglês (Esta matéria é uma revisão do conteúdo do 2ºbimestre)
Data entrega: 11/08 ( enviar as fotos do caderno para o e-mail: professoraortega@yahoo.com ou pelo Classroom 



9ºA,9ºB - Inglês - Experiments - Profª Ângela

3º Bimestre  

 Tema:How many experiments do you run in a day?

Assista ao vídeo abaixo e responda aos exercícios das página 29 caderno do Aluno Volum3 ( responda em seu caderno de inglês, pois a apostila em papel ainda será entregue agora em Agosto no colégio). Segue o link da apostila para vocês e também já encaminhei em PDF no grupo de WhatsApp da turma. 



Data entrega: 11/08 ( enviar as fotos para o e-mail: professoraortega@yahoo.com ou pelo Classroom ( preferencialmente)  
7°A,B,C Professora Ana Paula Pomarico. Língua Portuguesa.
Pesquisar e responder as questões sobre a aula do CMMSP do dia 4/8.
Obs: coloquei o vídeo no grupo.
1. O que é texto?
2. O que é título de texto?
3.Quais são os tipos de gêneros textuais . Falar de cada um e para que cada um serve.
4. Faça a correspondência correta:
A. Conto.                                   Injuntivo.
B. Verbete.                                Descritivo.
C. Carta de revindicaçao.      Narrativo.
D. Receita.                                Argumentativo.
E. Cardápio.                              Expositivo.

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)



Atividade - Revisando o 2º Bimestre
(1ª parte)

1)     No segundo bimestre, estudamos e aprendemos muita coisa. Você consegue lembrar de algo que gostou de aprender?


2)     Há dois tipos de discurso: (Discurso  Direto e Discurso Indireto). Verdadeiro ou Falso?

3)     Há três tipos de Linguagem (Verbal, não verbal e mista). Verdadeiro ou falso?


4)     Os modos verbais são conhecidos como Imperativo, Infinitivo e Subjuntivo. Verdadeiro ou falso?

5)     Locução verbal é a junção de dois ou mais verbos que exercem a função morfológica de um verbo. Verdadeiro ou falso.

6)     Sentido Figurado ou Conotativo é o sentido real – conforme disposto no dicionário. Verdadeiro ou falso?


8ºA,8ºB, 8ºC - Inglês - Breakfast - Profª Ângela

Tema: Breakfast (3º Bimestre)

Assista ao vídeo abaixo e responda aos exercícios das páginas 39 e 41 caderno do Aluno Volum3 ( responda em seu caderno de inglês, pois a apostila em papel ainda será entregue agora em Agosto no colégio). Segue o link da apostila para vocês e também já encaminhei em PDF no grupo de WhatsApp da turma. 



Data entrega: 11/08 ( enviar as fotos para o e-mail: professoraortega@yahoo.com ou pelo Classroom ( preferencialmente)  

7ºC - Inglês - Civil Defense - Profª Angela

Tema: Civil Defense ( 3º Bimestre)

Assista ao vídeo abaixo e responda aos exercícios das páginas 39 a 41 caderno do Aluno Volum3 ( responda em seu caderno de inglês, pois a apostila em papel ainda será entregue agora em Agosto no colégio). Segue o link da apostila para vocês e também já encaminhei em PDF no grupo de WhatsApp da turma. 

Data entrega: 11/08 ( enviar as fotos para o e-mail: professoraortega@yahoo.com ou pelo Classroom ( preferencialmente) 



 
História- Prof Maria José.

Caros alunos,

Segue a atividade de hoje sobre a Civilização Mesopotâmica.

Civilização Mesopotâmica

A Mesopotâmia abrigou parte das primeiras civilizações da humanidade. A presença em sua região dos rios Tigre e Eufrates foi fundamental para que o homem, a partir do desenvolvimento da agricultura e da criação de animais, pudesse sedentarizar-se e formar cidades naquele local. Diversos povos habitaram a Mesopotâmia durante a Antiguidade, entre eles, destacam-se os sumérios, amoritas, assírios e caldeus.
A Mesopotâmia pertencia a uma região localizada no Oriente Médio (predominantemente no atual Iraque) entre dois importantes rios: Tigre e Eufrates. Suas condições naturais, principalmente por causa da fertilidade do solo, permitiram que pequenas aldeias fossem formadas em seu território.

A fertilidade do solo era garantida pelo ciclo de cheias dos dois rios que encharcavam o solo com material orgânico e permitia o desenvolvimento da agricultura e da criação de animais. A palavra “Mesopotâmia” tem origem no idioma grego e significa “terra entre rios” em uma menção direta à importância dos rios para aquela região.
Os primeiros povos que se estabeleceram na região de maneira sedentária foram os sumérios. As primeiras cidades da Mesopotâmia foram fundadas por eles e acredita-se que os sumérios tenham chegado ao local por volta de 5000 a.C. Algumas das importantes cidades construídas pelos sumérios foram Ur, Uruk e Nipur. As cidades sumérias eram consideradas cidades-estado, ou seja, possuíam organização independente uma das outras.

Os sumérios foram extremamente importantes para o desenvolvimento humano, pois, ali, desenvolveram técnicas para importantes construções que permitiam ao homem manter um controle sobre a natureza. Esse povo desenvolveu barragens para impedir o avanço das águas dos rios no período de cheias, além de reservatórios e canais de irrigação.

Além disso, atribui-se aos sumérios o desenvolvimento da primeira forma de escrita da humanidade: a escrita cuneiforme. Criada para manter controle sobre a contabilidade dos palácios reais, essa escrita era feita em blocos de argila com um instrumento pontiagudo chamado cunha.

O domínio dos sumérios na Mesopotâmia encerrou-se com a chegada dos acádios, que conquistaram as cidades da região e fundaram o Império Acádio. Eles tiveram como principal rei Sargão I, ou Sargão da Acádia. No entanto, o império dos acádios foi muito breve e logo foi substituído pelos amoritas como povo predominante na Mesopotâmia.

Os amoritas, também conhecidos como babilônios, instalaram-se na região por volta de 2000 a.C., ocuparam a cidade da Babilônia e transformaram-na em um grande centro urbano e comercial da Mesopotâmia. Os historiadores afirmam que importantes rotas comerciais passavam pela cidade e que comerciantes chegavam de diferentes partes do mundo antigo.

O estabelecimento amorita na Babilônia levou à formação do Primeiro Império Babilônico. Os amoritas sofreram forte influência dos sumérios e tiveram como rei mais importante Hamurábi, responsável pelo desenvolvimento de um código agrupando antigas leis mesopotâmicas que ficou conhecido Código de Hamurábi.

Esse códico baseava-se em um princípio conhecido como Lei de Talião, o qual tem como lema “olho por olho, dente por dente”, ou seja, aquele que cometesse um delito tinha como pena uma punição proporcional ao dano que havia causado. O Código de Hamurábi foi antecedido por outros conjuntos de leis na Mesopotâmia, como o Código de Ur Nammu.

O reino dos amoritas enfraqueceu-se depois da morte de Hamurábi e foi sucedido, tempos depois, pelos assírios. Os assírios formaram uma sociedade extremamente militarizada a partir do final do segundo milênio a.C. e iniciaram um processo de expansão e conquista na Mesopotâmia por volta de 1200 a.C. Eles conquistaram toda a Mesopotâmia, além da Palestina, do Egito e parte da Pérsia.

Os assírios ficaram célebres por terem sido guerreiros temíveis que se utilizavam de técnicas violentas em combate e por tratarem seus prisioneiros com extrema brutalidade. Os povos conquistados, além de serem governados de maneira tirânica, eram obrigados a pagar pesados tributos. A violência dos assírios foi levantada pelos historiadores como o motivo que deu início a inúmeras revoltas que enfraqueceram o poder dos assírios por volta do século VII a.C.

O rei mais importante dos assírios foi Assurbanipal, que ficou conhecido por ser um apreciador da erudição e por mandar construir a Biblioteca de Nínive (principal cidade da Assíria). Essa biblioteca reunia milhares de textos em escrita cuneiforme sobre diversos assuntos, e grande parte do que se conhece sobre a Mesopotâmia hoje é por causa da Biblioteca de Nínive.

Por fim, o enfraquecimento dos assírios permitiu aos caldeus conquistar a Mesopotâmia e fundar o Segundo Império Babilônico em 612 a.C. O império formado por esse povo foi breve e teve com o principal rei Nabucodonosor, responsável por reconquistar a Palestina e toda a Mesopotâmia. Atribui-se a esse rei a construção dos Jardins Suspensos da Babilônia, considerado uma das maravilhas do mundo antigo.

O império dos caldeus foi o último desenvolvido por um povo mesopotâmico. Seu domínio foi enfraquecido após a morte de Nabucodonosor e, por isso, eles foram conquistados pelos persas, liderados por Ciro II em 539 a.C. Os persas eram um povo originário da Pérsia, região do atual Irã.

www.historiadomundo.com.br

Atividades

1) Leia o trecho abaixo e, depois, responda às questões.

(...) O Eufrates não é um rio manso e amistoso como o Nilo, com uma inundação de fim de verão, regular como um relógio, que prepara a terra para o plantio do trigo no inverno.
Os sumérios o chamavam de Buranun, possivelmente " grande inundação impetuosa". Ele transborda de suas margens, de forma errática e imprevisível, durante a primavera, quando a semente já no chão tem de ser protegida(...).
   Paul Kriwaczek. Babilônia: a Mesopotâmia e o nascimento da civilização

a) Como o rio Eufrates e descrito no texto?
b) Qual a relação entre o rio Eufrates e o desenvolvimento das cidades mesopotâmicas ?

2)Sobre a escrita cuneiforme, responda:

a) Por que ficou conhecida dessa forma ?

b) Com qual finalidade era utilizada ?

3) Quem foi Hamurabi?

4) Localizada no Crescente Fértil e cercado por montanhas e desertos  naturais, a Mesopotâmia, palavra de origem grega que significa "entre rios", faz referência aos rios:

a) Nilo e Gonges
b) Tigre e Eufrates
c) Tigre e Indo
d) Amarelo e Eufrates .

5) O que era o princípio de Talião?

6) Qual é o significado da expressão " Olho por olho, dente por dente " ?

7) Cite o nome dos povos que habitaram a região da Mesopotâmia.

Enviar para o email: profmariajose9@gmail.com até 14/08.

Dúvidas, só chamar !

2ºA (Clayton - Português)



Atividade com sobre Iracema (continuação)

6. O próprio José de Alencar afirmou que sua obra se divide em três fases:

1. A primitiva, que se pode chamar de aborígine, são as lendas e os mitos da terra selvagem e conquistada; são as tradições que embalam a infância de um povo.

2. O histórico, que representa o consórcio do povo invasor com a terra americana, que dele recebia cultura, e lhe retribuía nos eflúvios de sua natureza virgem e nas reverberações de um solo esplêndido. (...) É  a gestação lenta do povo americano, que devia sair da estirpe lusa para continuar no novo mundo as gloriosas tradições de seu progenitor.”

3. A terceira fase, a infância de nossa literatura começada com a independência política, ainda não terminou. (...) Neste período, a poesia brasileira, embora balbuciante ainda, ressoa não já somente nos rumores da brisa e nos ecos da floresta, senão também nas simples cantigas do povo e nos íntimos serões da família.”

Com base nessas informações, responda:

a) A qual das três fases pertence Iracema?
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b) Cite o nome de um livro de cada fase:
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7. Não raro encontramos no livro diversas notas explicativas do próprio autor. Muitas delas explicam algum termo indígena relacionado à nossa fauna e flora ou a costumes estranhos mesmo àquela época. Pode-se dizer que isso tem um valor didático. Mas com que intuito, afinal? Que tese, que ideia Alencar está defendendo?
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