terça-feira, 3 de novembro de 2020

 


                     PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 04/11/2020 


Equipe Gestora
2020

6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português) Linguagem verbal e não - verbal. (Revisando)

          Olá, queridos (as) alunos (as), estudar é importante, mas cuidar da nossa saúde também. Antes de estudar lembre-se de lavar bem as mãos, utilizar álcool em gel quando necessário, evitem lugares com aglomeração de pessoas. Fiquem em casa! Abraços e bons estudos!

Conteúdo: Linguagem verbal e não verbal. 

          A comunicação faz parte da visa social do ser humano, em nosso cotidiano, a todo momento, estamos nos comunicando. O ato de comunicação pode acontecer das mais variadas maneiras: por palavras, gestos, expressões, cores, sinais ,imagens, sons, movimentos etc...Dentre as diversas formas de linguagem, há uma especial que permite a comunicação por meio de códigos linguísticos: a língua.

          É através da língua que organizamos o próprio pensamento, então a língua é um elemento fundamental para a interação e comunicação entre as pessoas.

Língua: E um conjunto de palavras que permitem a comunicação de um determinado grupo de pessoas. Ex. Português, Francês, Grego, Inglês, etc..

Linguagem: É um termo mais abrangente, refere-se a comunicação por meio de palavras, sons, gestos, imagens, expressões faciais etc..

          A linguagem verbal é aquela expressa por meio de palavras escritas ou falada, ou seja, a linguagem verbalizada, enquanto a linguagem não - verbal, utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.


          Exemplos de Linguagem Verbal e Não Verbal:

  

Vale ressaltar que ambas são tipos de modalidades comunicativas, sendo a comunicação definida pela troca de informações entre o emissor e o receptor com a finalidade de transmitir uma mensagem (conteúdo). Nesse sentido, a linguagem representa o uso da língua em diversas situações comunicativas.

          As duas modalidades são muito importantes e utilizadas no dia a dia, no entanto, a linguagem verbal é a mais empregada, por exemplo, quando escrevemos um e-mail, utilizamos a linguagem verbal, expressa pela escrita; ou quando observamos as cores do semáforo, expressa pela linguagem visual (não-verbal).

          Em resumo, se a transmissão de informações na mensagem é realizada mediante o uso de palavras, trata-se de um discurso verbal, por outro lado, se a mensagem não é produzida pela escrita, estamos utilizando um discurso com linguagem.

          A linguagem mista é a junção das duas modalidades anteriores para realização do processo comunicativo, a qual agrega essas duas modalidades, ou seja, utiliza a linguagem verbal e não-verbal para produzir a mensagem, por exemplo, nas histórias em quadrinhos, em que acompanhamos a história por meio dos desenhos e das falas das personagens.

 

Segue abaixo alguns exercícios sobre a linguagem verbal e não verbal: 1- Qual o tipo de linguagem utilizada abaixo:

 

 

a) Linguagem verbal

b) Linguagem não verbal

c) Linguagem mista

d) Linguagem conotativa

 

2 - Quando assistimos um jogo de futebol, as linguagens verbal e não verbal estão envolvidas. Qual delas abaixo representa a linguagem verbal usadas nas partidas de futebol:

 

a)      Bandeiras de impedimento

b)      Cartões vermelho e amarelo

c)      Locutor do Futebol

d)     O apito do juiz

 Conteúdo: folheto sobre coronavírus, interpretação, informações explícitas e implícitas, ordem alfabética

 

 

Leia o folheto e responda:

 

 

3)Para que esse folheto serve?

 

 

 

4-) Qual o assunto do folheto?

 

 

 

5-) Qual material a pessoa deverá utilizar ao tossir ou espirrar?

 

 

 

6-) Por que devemos evitar locais com aglomeração de pessoas?

 

 

 

7-) Se uma pessoa estiver com algum sintoma de gripe o que ela tem que fazer?

 

 

 

8-) Quando o médico deverá ser procurado?

 

 

9-  Leia:



Caixa de texto: Coronavírus – descartável – cuidados- atenção – olhos – aglomeração – objetos crianças – médicos - respiratória

 

a)        Organize em ordem alfabética:

 

 

 

b)       Separe-as em sílabas e classifique-as quanto ao número de sílabas.