Ciências / 8: A,B e C.
Professora Márcia.
Bom dia.
Por favor: leiam as atividades : 1 e 2, página 7 da apostila.
Respondam às questões:1,2,3,4 e 5- página 8.
Ler o texto: O uso da energia de modo confiável, sustentável, moderno e
economicamente aceessivel para todos.
Questões: 1, 2, 3, 4 e 6.!!!!
Por favor: enviem as respostas para o meu e-mail:
marcianajm@gmail.com ;
Até quarta-feira.
Obrigada 👋
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
sábado, 20 de junho de 2020
2ºA,2ºB,2ºC,2ºD - Inglês - Improved answers - Profª Ângela
Tema: Improved answers
Assista ao vídeo abaixo ref ao Caderno do Aluno Volume 1 pagina 100 - texto What is air pollution? - copie o conteúdo da aula no caderno de inglês ou no Word , faça a tradução do texto e envie para o e-mail professoraortegaa@yahoo.com.br , não esqueça de colocar nome, número e série, data entrega até 30/06
2° B,C,D PORTUGUÊS PROF TALI
BOM DIAAA,
QUERIDOS
Hoje temos a reposição da aula do dia do feriado de Corpus Cristhi.
Como é sábado, vamos trabalhar de forma reflexiva e descontraída mas voltaremos a falar com mais profundidade na 3°feira sobre essa postagem kkkk
O que vocês acham dessas imagem e de sua mensagem :
1°F PORTUGUÊS PRO TALI
BOM DIAAA,
O QUE VOCÊS TEM A DIZER SOBRE?
PENSEM E NA 3°FEIRA A GENTE DEBATE NO GRUPO.
BOM FINAL DE SEMANA.
SE CUIDEM
AMEM BASTANTE
OBG
PRO TALI
QUERIDOS
Hoje temos a reposição da aula do dia do feriado de Corpus Cristhi.
Como é sábado, vamos trabalhar de forma reflexiva e descontraída mas voltaremos a falar com mais profundidade na 3°feira sobre essa postagem kkkk
O que vocês acham desta imagem e de sua mensagem :
PENSEM E NA 3°FEIRA A GENTE DEBATE NO GRUPO.
BOM FINAL DE SEMANA.
SE CUIDEM
AMEM BASTANTE
OBG
PRO TALI
Turismo - Maria José
Conhecendo as regiões do Brasil .
Regiões Norte e nordeste.
Pesquisem:
- Pontos turísticos
- culinária
- Danças e costumes
Turma de turismo na plataforma Google sala de aula . Por favor envie seu email para meu whatsapp 11953794230 para que eu possa enviar o convite .
Enviar para o email profmariajose9@gmail.com até 26/06
Bom dia alunos dos 2os D, e E!
Segue mais uma atividade para vós.
O assunto é calorimetria.
Fazei os exercícios com atenção.
Um abraço a todos e se cuidem!
Prof. Vini
Bom dia alunos dos 3os A, B, C, e D!
Segue mais uma atividade para vós.
O assunto é a 1ª lei de Ohm.
Fazei os exercícios com atenção.
Um abraço a todos e se cuidem!
Prof. Vini
3ºD - Inglês - Un in details - Profª Ângela
Tema: Un in details
Assista aos vídeos e acesse o link abaixo e responda aos exercícios do Caderno do Aluno Volume 1 - envie para o e-mail professoraortega@yahoo.com data entrega: 30/06
1. link utilizar para responder o exercício b da pagina 105
2. Video de 19/06 Explicação Exercícios do Caderno do Aluno paginas 101 a 207
3. Video ¨"Mali" assista para responder o exercício B pagina 103
4. Video "The UN livve & On demand" assista para responder a Atividade 2 pagina 102
1ºF - Inglês - Then and Now: Past and present - Profª Ângela
Tema: Then and Now: Past and present
Assista aos vídeos abaixo, resolva os exercícios no Caderno do Aluno Volume 1 e faça a tradução do texto da pagina 102 - Superhero Comic Contest em seu caderno de inglês
envie para o e-mail professoraortega@yahoo.com data entrega: 26/06 não esqueça de colocar nome, numero e série
Assista ao vídeo abaixo, responda as questões das paginas 103 e 104 e faça um resumo da historia
envie para o e-mail professoraortega@yahoo.com
data entrega: 26/06 não esqueça de colocar nome, numero e série
6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)
Leia:
Jardim do Brasil
Você já ouviu falar na Cadeia do
Espinhaço? Também chamada de “cordilheira brasileira”, é uma cadeia de
montanhas com mais de 1.000 quilômetros de extensão, ligando a região central
de Minas Gerais ao norte da Bahia. Por sua grande importância biológica,
histórica, geológica e cultural, esta região é reconhecida internacionalmente
como uma Reserva da Biosfera. Vários trechos estão protegidos em áreas de
preservação como o Parque Nacional da Serra do Cipó.
A história da Serra do Cipó começou com a
formação da Cadeia do Espinhaço, cerca de 2 bilhões de anos atrás. A presença
humana veio muito depois: há uns 10 mil anos, chegaram ali povos que viviam da
caça e da coleta de frutos e de outros alimentos. Esqueletos e pinturas
rupestres encontrados nesta região estão entre os mais antigos registros da
humanidade na América do Sul.
Já no século 18, as montanhas da
Serra do Cipó foram desbravadas pelos bandeirantes à procura de ouro e pedras
preciosas. Estradas, trilhas e antigas fazendas ainda persistem na região como
heranças daquela época. Um pouco mais tarde, no século 19, foi a vez de os
naturalistas europeus explorarem a Serra do Cipó atraídos por outra de suas
muitas riquezas – a biodiversidade.
A Serra do Cipó, assim como toda a Cadeia do
Espinhaço, sempre chamou a atenção por sua paisagem única, formada
predominantemente pelos campos rupestres. Neles, uma enorme diversidade de
plantas divide espaço com os afloramentos rochosos, conjuntos de pedras
pontiagudas que parecem brotar do solo, apontando geralmente para uma mesma
direção. Mas o que mais chama a atenção dos pesquisadores na Serra do Cipó é o
seu grande número de espécies endêmicas, ou seja, que são encontradas apenas
nesta região.
Em relação à fauna, cerca de 20 espécies,
entre anfíbios, lagartos, aves e insetos são exclusivas da Serra do Cipó. […]
Mas as grandes estrelas da Serra do Cipó são as plantas. Certa vez, um
famoso artista plástico e paisagista chamado Roberto Burle Marx, encantado com
a beleza e diversidade de plantas ali encontradas, se referiu à região como “o
jardim do Brasil”. […] Mais de 70 espécies, entre orquídeas, bromélias,
sempre-vivas, cactos e algas, são endêmicas da Serra do Cipó. Um jardim
exclusivo e protegido nas montanhas de Minas Gerais.
Vinícius São Pedro.
Interpretação do texto
Questão 1 – Identifique a definição do autor para a Cadeia do
Espinhaço:
R:
Questão 2 – De acordo com o texto, a Cadeia do Espinhaço é uma
região “reconhecida internacionalmente como uma Reserva da Biosfera”. Por quê?
R:
Questão 3 – Relacione os fatos, que marcaram a história da
Serra do Cipó, aos períodos em que ocorreram, numerando conforme a indicação:
- “cerca de 2 milhões de anos atrás”
- “há uns 10 mil anos”
- “no século 18”
- “no século 19”
( ) O desbravamento das
montanhas da Serra do Cipó.
( ) A exploração da
biodiversidade presente na Serra do Cipó.
( ) A chegada de povos à
Serra do Cipó.
( ) O início da história da
Serra do Cipó.
Questão 4 – Segundo o texto, o que mais atrai a atenção dos
pesquisadores na Serra do Cipó é:
a) ( ) “[…] a sua paisagem única,
formada predominantemente pelos campos rupestres.”
b) (
) “[…] uma enorme diversidade de plantas divide espaço com os afloramentos
rochosos […]”
c) (
) “[…] o seu grande número de espécies endêmicas […]”
d) (
) “[…] a fauna com cerca de 20 espécies exclusivas da Serra do Cipó.”
Questão 5 – O autor destaca que o famoso artista plástico e
paisagista, Roberto Burle Marx, se referiu à Serra do Cipó como “o jardim do
Brasil”. Por quê?
R:
Questão 6 – O autor informa que “Mais de 70 espécies, entre
orquídeas, bromélias, sempre-vivas, cactos e algas, são endêmicas da Serra do
Cipó”. Explique, com base no texto, o que é uma espécie endêmica:
R:
2ºA (Clayton - Português)
Textos
Injuntivos e Prescritivos
Redação
Os textos
injuntivos e os textos prescritivos, embora pertençam à modalidade injuntiva da
linguagem, constituem-se de particularidades distintas.
Consultar uma bula de remédio, recorrer a
uma receita culinária, atentar de um modo mais efetivo para o edital de um
concurso, enfim... situações como essas denunciam os tantos
posicionamentos tomados pelos usuários da língua e fazem com que a noção de
gêneros textuais se torne cada vez mais relevante e mais materializada,
dada a condição de tais gêneros representarem diversas circunstâncias de
comunicação a que estamos submetidos cotidianamente.
Assim, imersos nesse universo da linguagem,
digamos assim, essas situações nos provam que tudo aquilo que escrevemos
e proferimos de forma verbal tem um fim em si mesmo, ou seja, todos os nossos
dizeres se revestem de uma finalidade, de um objetivo específico. Desse
objetivo partem as muitas modalidades de textos: ora partindo para o ato de
narrar, ora pendendo para o ato de descrever, para o de argumentar, expor e por
que não dizer instruir? Sim, instruir, pois é dessa intenção que partem os
nossos objetivos ao estabelecermos esse diálogo com você, caríssimo(a)
usuário(a). Alguns exemplos dessa modalidade antes conferidos, assim que
iniciamos nossa conversa, mas precisamos ainda nos munir de mais informações e,
para tanto, iremos conferir acerca dos pontos que demarcam os chamados textos injuntivos e textos prescritivos,
de modo a tornar explícitas as características que se atribuem a cada
uma dessas modalidades. Ei-las, portanto:
No que se refere aos textos injuntivos, cabe ressaltar que
eles já não trazem em sua essência uma natureza assim tão coercitiva,
diferentemente do que ocorre nos chamados textos
prescritivos, haja vista que apenas induzem o interlocutor a
proceder desta ou daquela forma. Nesse sentido, torna-se possível substituir um
determinado procedimento em função de outro, como se faz materializado, por
exemplo, com os ingredientes de uma receita culinária, os quais podem ser
substituídos por outros, dependendo da escolha de quem os utilizar.
Assim, vejamos exemplos da modalidade em pauta:
Textos
Injuntivos e Prescritivos
Redação
Os textos
injuntivos e os textos prescritivos, embora pertençam à modalidade injuntiva da
linguagem, constituem-se de particularidades distintas.
Consultar uma bula de remédio, recorrer a uma
receita culinária, atentar de um modo mais efetivo para o edital de um concurso, enfim... situações como essas
denunciam os tantos posicionamentos tomados pelos usuários da língua e fazem
com que a noção de gêneros textuais se torne cada vez mais relevante e
mais materializada, dada a condição de tais gêneros representarem diversas
circunstâncias de comunicação a que estamos submetidos cotidianamente.
Assim, imersos nesse universo da linguagem, digamos
assim, essas situações nos provam que tudo aquilo que escrevemos e
proferimos de forma verbal tem um fim em si mesmo, ou seja, todos os nossos
dizeres se revestem de uma finalidade, de um objetivo específico. Desse
objetivo partem as muitas modalidades de textos: ora partindo para o ato de
narrar, ora pendendo para o ato de descrever, para o de argumentar, expor e por
que não dizer instruir? Sim, instruir, pois é dessa intenção que partem os
nossos objetivos ao estabelecermos esse diálogo com você, caríssimo(a)
usuário(a). Alguns exemplos dessa modalidade antes conferidos, assim que
iniciamos nossa conversa, mas precisamos ainda nos munir de mais informações e,
para tanto, iremos conferir acerca dos pontos que demarcam os chamados
textos injuntivos e textos prescritivos, de modo a tornar explícitas as
características que se atribuem a cada uma dessas modalidades. Ei-las,
portanto:
No que se refere aos textos injuntivos, cabe
ressaltar que eles já não trazem em sua essência uma natureza assim tão
coercitiva, diferentemente do que ocorre nos chamados textos prescritivos,
haja vista que apenas induzem o interlocutor a proceder desta ou daquela forma.
Nesse sentido, torna-se possível substituir um determinado procedimento em
função de outro, como se faz materializado, por exemplo, com os ingredientes de
uma receita culinária, os quais podem ser substituídos por outros, dependendo
da escolha de quem os utilizar. Assim, vejamos exemplos da modalidade em
pauta:
Os textos prescritivos, literalmente nos remetendo à
noção de prescrever, caracterizam-se por algo que deve ser cumprido à risca,
cujas instruções são inquestionáveis, ou seja, devemos segui-las ao “pé da
letra”, especificamente dizendo. Portanto, trata-se de uma imposição de
natureza coercitiva, cujos casos representativos podem assim se demarcar:
Eis, portanto, as diferenças que se fazem
presentes em ambas as modalidades.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Exercícios
Questão 1
“(...) Pegue duas medidas de estupidez
Junte trinta e quatro partes de mentira
Coloque tudo numa forma
Untada previamente
Com promessas não cumpridas
Adicione a seguir o ódio e a inveja
As dez colheres cheias de burrice
Mexa tudo e misture bem
E não se esqueça: antes de levar ao forno
Temperar com essência de espírito de porco,
Duas xícaras de indiferença
E um tablete e meio de preguiça (…)”.
Junte trinta e quatro partes de mentira
Coloque tudo numa forma
Untada previamente
Com promessas não cumpridas
Adicione a seguir o ódio e a inveja
As dez colheres cheias de burrice
Mexa tudo e misture bem
E não se esqueça: antes de levar ao forno
Temperar com essência de espírito de porco,
Duas xícaras de indiferença
E um tablete e meio de preguiça (…)”.
(Os anjos – Legião Urbana)
A letra da música Os anjos, de
autoria de Renato Russo, apresenta elementos que a identificam com o seguinte
tipo textual:
a)
Narração.
b)
Descrição.
c)
Injunção.
d)
Dissertação.
Questão 2
Sobre os textos injuntivos e
prescritivos, estão corretas:
I. Ambos
estão pautados na explicação e no método para a concretização de uma ação
através do emprego de uma linguagem simples e objetiva.
II. Os
textos injuntivos não têm como finalidade a coerção do leitor, isto é, sugere o
cumprimento das regras, e não as impõe. São exemplos as receitas culinárias e
os manuais de instruções.
III. Os
textos prescritivos apresentam um discurso coercitivo, isto é, as normas
apresentadas devem ser seguidas à risca. São exemplos as cláusulas de um
contrato e as regras gramaticais.
IV. Não é
possível delimitar as diferenças entre os textos injuntivos e prescritivos,
pois ambos sugerem o cumprimento de regras para a realização de um trabalho ou
a utilização correta de instrumentos e/ou ferramentas.
a) I e
III.
b) Apenas
IV.
c) II e
III.
d) I, II
e III.
Questão 3
São características dos textos
injuntivos e prescritivos:
I.
Emprego de termos técnicos e linguagem elaborada.
II.
Linguagem simples e objetiva, cujo intuito é o entendimento integral da
mensagem.
III.
Utilização dos verbos no imperativo, de modo a indicar uma ordem ou
aconselhamento.
IV. São
considerados gêneros textuais, podendo ser alterados de acordo com as
necessidades dos falantes.
a) Todas
estão corretas.
b) II e
III estão corretas.
c) Apenas
I está correta.
d) I e IV
estão corretas.
Questão 4
Preencha os parênteses com os
números correspondentes; em seguida, assinale a alternativa que indica a
correspondência correta.
- Narrar
- Argumentar
- Expor
- Descrever
- Prescrever
( ) Ato próprio de textos em que há a
presença de conselhos e indicações de como realizar ações, com emprego
abundante de verbos no modo imperativo.
( ) Ato próprio de textos em que há a
apresentação de ideias sobre determinado assunto, assim como explicações,
avaliações e reflexões. Faz-se uso de linguagem clara, objetiva e impessoal.
( ) Ato próprio de textos em que se
conta um fato, fictício ou não, acontecido num determinado espaço e tempo,
envolvendo personagens e ações. A temporalidade é fator importante nesse tipo
de texto.
( ) Ato próprio de textos em que se
retrata, de forma objetiva ou subjetiva, um lugar, uma pessoa, um objeto etc.,
com abundância do uso de adjetivos. Não há relação de temporalidade.
( ) Ato próprio de textos em que há
posicionamentos e exposição de ideias, cuja preocupação é a defesa de um ponto
de vista. Sua estrutura básica é: apresentação de ideia principal, argumentos e
conclusão.
a) 3, 5, 1, 2, 4
b) 5, 3, 1, 4, 2
c) 4, 2, 3, 1, 5
d) 5, 3, 4, 1, 2
e) 2, 3, 1, 4, 5
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...