quarta-feira, 20 de maio de 2020




Prezados Alunos, pais e responsáveis



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ANTECIPAÇÃO DOS FERIADOS

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, assinou o decreto nº 59.450, de 18 de maio de 2020 que regulamenta o artigo 3º da lei nº 17.341, de 18 de maio de 2020,  que antecipa os feriados de Corpus Christi e do Dia Da Consciência Negra,  para esta quarta-feira, 20, e quinta-feira, 21, respectivamente. O prefeito declarou ponto facultativo às repartições públicas no dia 22.  A intenção dessa medida é aumentar o isolamento social contra o coronavírus. 
Esta semana o Centro de Mídias (CMSP), vai manter a programação aos alunos da rede estadual nos dias de feriados antecipados.
Nas cidades onde será feriado, acesso aos conteúdos não será obrigatório; as aulas desses dias serão reprisadas.



Equipe gestora
2020

Prof. Aline Rossi/ Biologia- 2° anos A, B, C, D


Atividades sobre a aula transmitida no dia 19/05 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.

Conteúdo: Introdução a Citologia

Questões de vestibulares trabalhadas na aula.

Assinale a alternativa correta e justifique sua resposta.



           1-  Macromoléculas polares são capazes de atravessar a membrana plasmática celular, passando do meio externo para o meio interno da célula. Essa passagem é possibilitada pela presença do seguinte componente na membrana plasmática:
A)     açúcar
B)      proteína
C)      colesterol
D)     triglicerídeo

Justicativa:________________________________________

 2-  Na década de 1990, células do cordão umbilical de recém-nascidos humanos começaram a ser guardadas por criopreservação, uma vez que apresentam alto potencial terapêutico em conseqüência de suas características peculiares. O poder terapêutico dessas células baseia-se em sua capacidade de:


a)      Multiplicação lenta.
b)      Comunicação entre células.
c)       Adesão a diferentes tecidos.
d)      Diferenciação em células especializadas.
e)      Reconhecimento de células semelhantes.

Justicativa:_________________________________________

3-      A chamada “estrutura procariótica” apresentada pelas bactérias nos indica que estes seres vivos são:
a)      Destituídos de membrana plasmática.
b)      Não apresentam parede celular.
c)       Dotados de organelas membranosas
d)      Constituídos por parasitas obrigatórios.
e)      Desprovidos de membrana nuclear.

Justicativa:________________________________


        4- As células animais apresentam um revestimento externo específico, que facilita sua aderência, assim     como reações a partículas estranhas, como, por exemplo, as células de um órgão transplantado. Esse   revestimento é denominado:

a)      Membrana celulósica.
b)      Glicocálix
c)       Microvilosidades
d)      Interdigitações
e)    Desmossomos

Justicativa:_________________________________________


Entrega e dúvidas:
 Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 27/05 (próxima Quarta-feira).

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL

Prof. Aline Rossi/ Biologia- 1° anos A, B, C, D, E e F


Atividades sobre a aula transmitida no dia 19/05 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.



Conteúdo: Seres vivos e suas relações

1- Associe a segunda coluna com a primeira, de acordo com o que você aprendeu sobre as características dos seres vivos:
a)  Reprodução
b) Metabolismo
c) Evolução
d)  Homeostase
e)Resposta a estímulos

(  ) conjunto de transformações, num organismo vivo. Divide-se em anabolismo e catabolismo.


(  ) capacidade de detectar estímulos ambientais e reagir a eles.

(  ) capacidade do organismo de manter em equilíbrio seu meio interno.

(  ) processo de modificações por que passam os seres vivos ao longo do tempo.

(  ) capacidade de originar descendentes, com características semelhantes.


2-  O que são fatores bióticos e abióticos do ecossistema?

3- Explique as relações ecológicas entre os seres vivos, exemplificando cada uma delas:

I-                    Interações harmônicas intraespecíficas:
a)      Sociedade:
b)      Colônia:

II-                    Interações harmônicas interespecíficas:
a)      Mutualismo:
b)      Protocooperação:
c)       Comensalismo:
d)      Inquilinismo:

III-                    Interações desarmônicas intraespecíficas:
a)      Competição:
b)      Canibalismo:

IV-                    Interações desarmônicas interespecíficas:
a)      Competição:
b)      Predatismo:
c)       Parasitismo:

Entrega e dúvidas:
 Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 27/05 (próxima Quarta-feira).

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL

Prof. Aline Rossi/ Ciências- 7° anos A e B


Atividades sobre a aula transmitida no dia 18/05 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.

Conteúdo: Propagação de calor- Parte 2

Habilidades: Utilizar o conhecimento das formas de propagação de calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana:
Explicar o princípio do funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar entre outros) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.



Questionário

1- Qual é a diferença entre temperatura e calor?

 2- Quais as formas de propagação de calor? Explique e exemplifique cada uma delas.

 3-  Faça uma pesquise sobre as escalas termométricas (Celsius, Fahrenheit e Kelvin) e anote as informações principais que você encontrou.

Atividade Prática

Experimento- Propagação de calor

Materiais utilizados: 2 velas acesas, 1 bexiga de borracha cheia de ar e 1 bexiga de borracha com ar e água.

Procedimentos:  Aproxime (sem encostar) as bexigas das velas.

Sobre o experimento, responda: Quais foram os resultados obtidos? Qual forma de propagação de calor está ocorrendo?


Entrega e dúvidas:
 Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 27/05 (próxima Quarta-feira).

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL

Prof. Aline Rossi/ Ciências- 6° anos A, B e C


Atividades sobre a aula transmitida no dia 18/05 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.

Conteúdo: Transformações químicas- Parte 2

Habilidades: Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridos tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.

    Questionário

    1-Como ocorre uma transformação química?


    2- Observe as situações abaixo:

                                                                    SITUAÇÃO 1


                                                                    SITUAÇÃO 2



Em qual delas está ocorrendo uma transformação química? Justifique sua resposta.

3- Por que a fotossíntese é um exemplo de transformação química? Explique.

4- Quais outras transformações químicas você observa no seu dia a dia que não foram citadas na aula?


Atividade prática- Explique os resultados dos experimentos realizados na aula transmitida pelo APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP.


Experimento 1
Materiais utilizados: Água e Sal.
Procedimentos: Dissolver o sal na água.
Sobre o experimento 1, responda: Quais foram os resultados obtidos? Ocorreu uma reação química?

Experimento 2
Materiais utilizados: Água e sal de fruta.
Procedimentos: Colocar a água e o sal de fruta no mesmo recipiente.
Sobre o experimento 2, responda: Quais foram os resultados obtidos? Ocorreu uma reação química?

Experimento 3
Materiais utilizados: vinagre, bicarbonato de sódio e bexiga de borracha.
Procedimentos: Colocar o vinagre e o bicarbonato de sódio no mesmo recipiente e encaixar a bexiga na abertura do recipiente.
Sobre o experimento 3, responda: Quais foram os resultados obtidos? Ocorreu uma reação química? 

Experimento 4- combustão         
Materiais utilizados: Pote de vidro e vela acesa.
Procedimentos: Acenda a vela e depois coloque o pote de vidro sobre ela.
Sobre o experimento 4, responda: Quais foram os resultados obtidos? Ocorreu uma reação química?

 Entrega e dúvidas:
 Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 27/05 (próxima Quarta-feira).

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL

Aula 9 - cont. Matemática - Prof Carol

Matemática -Prof Carol 3º A,B e C

Segue uma explicação do exercício 2 da aula 9, para os alunos que ficaram com dúvida.


 Ou seja,  na equação na forma reduzida , devemos colocar a equação em função de y.
Exemplo:

a) 3x - y - 4 = 0 ( forma geral)
    y = -3x +4 (forma reduzida)

coeficiente linear =h =  4



b) -5x + y - 7 = (forma geral)
-y = 5x + 7
y = -5x -7 (forma reduzida)

Coeficiente linear =  h= - 7