PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
Devolutiva / Correção dos exercícios de: terça-feira, 1 de dezembro de 2020
Questão 1
(Copese-2020) Todas as palavras da sequência estão grafadas CORRETAMENTE
em:
a) Cizânia – ojeriza – apaziguar – deslizamento – envernizado.
b) Usura – reveses – despreso – maisena – grisalho.
c) Pretensão – suspenção – expansivo – conversível – defensivo.
d) Submissão – discussão – remissão – intercessão – restrissão.
e) Intervenção – exceção – presunsão – remição – contenção.
Alternativa correta: a)
Cizânia – ojeriza – apaziguar – deslizamento – envernizado.
Todas as palavras da alternativa "a" são pronunciadas
e escritas com "z". Nas outras alternativas, as palavras corretas
são:
b) desprezo
c) suspensão
d) restrição
e) presunção
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(São Marcos-SP) Assinale a alternativa cujas palavras estejam
corretamente grafadas:
a) pajé, xadrês, flecha,
mixto, aconchego
b) abolição, tribo, pretensão, obsecado, cansaço
c) gorjeta, sargeta, picina, florescer, consiliar
d) xadrez, ficha, mexerico, enxame, enxurrada
e) pagé, xadrês, flexa, mecherico, enxame
Alternativa correta: d)
xadrez, ficha, mexerico, enxame, enxurrada
As palavras corretas das outras alternativas:
a) xadrez, misto
b) obcecado
c) sarjeta, piscina, conciliar
e) pajé, xadrez, flecha, mexerico
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(Fundatec-2019) O vocábulo “ansiedade” é escrito com ‘s’. Qual
das palavras abaixo está corretamente escrita com essa mesma letra?
a) Ansestral.
b) Pulseira.
c) Progreso.
d) Anoiteser.
e) Precausão.
Alternativa correta b)
Pulseira.
Uma das regras para o
uso do "s" é que ele utilizado depois de ditongo. Assim, a palavra
pulseira é um ditongo, uma vez que possui uma vogal e uma semivogal na mesma
sílaba: pul-sei-ra.
As palavras corretas nas outras alternativas são:
a) Ancestral
c) Progresso
d) Anoitecer
e) Precaução
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(Quadrix-2019) Assinale a alternativa em que a grafia das palavras
dos trechos está de acordo com as regras da ortografia oficial brasileira e com
os significados apropriados.
a) Estou com dificuldade
em absolver tanta informação.
b) Com este calor, não paro de suar.
c) Há novas medidas para combater o tráfego de drogas.
d) Não se preocupe, não vou dilatar ninguém.
e) É preciso ratificar estes dados errados.
Alternativa correta b)
Com este calor, não paro de suar.
Nas outras alternativas foram utilizadas palavras parônimas, ou
seja, que se assemelham na grafia e na pronúncia, entretanto, diferem no
sentido.
a) o correto é
"absorver": absolver (perdoar) e absorver (aspirar)
c) o correto é "tráfico": tráfego (trânsito) e tráfico (comércio
ilegal)
d) o correto é "delatar": dilatar (alargar) e delatar (denunciar)
e) o correto é "retificar": ratificar (confirmar) e retificar
(corrigir)
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(Quadrix-2019) Segundo as regras da ortografia oficial
brasileira para o uso do “g” e do “j”, assinale a alternativa que apresenta
vocábulo grafado corretamente.
a) estranjeiro
b) sarjento
c) berinjela
d) lage
e) tijela
Alternativa correta: c) berinjela
Das alternativas, a única palavra escrita corretamente é berinjela.
Importante destacar que "beringela", com g, também está correto.
·
Berinjela, com j, é a forma correta de escrita no português do Brasil.
·
Beringela, com g, é a forma correta de escrita no português de Portugal.
A forma correta das
palavras nas outras alternativas:
a) estrangeiro
b) sargento
d) laje
e) tigela
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(Cesgranrio-2018) As palavras juiz, suor e várzea, ao serem
passadas para o plural, apresentam a seguinte grafia:
a) juízes; suores;
várzeas
b) juizes; suores; varzeas
c) juízes; suóres; várzeas
d) juizes; suórs; varzeas
e) juízeis; suóreis; várzeeis
Alternativa correta: a)
juízes; suores; várzeas
Na formação do plural, ao termo "juiz" é acrescido o
sufixo -es pois é uma palavra terminada em -z. Ela leva acento agudo pois é uma
paroxítona formada pelo hiato "ui": ju-Í-zes. No entanto, no
singular, o termo "juiz" não leva acento pois é uma palavra oxítona,
onde a última sílaba é tônica: ju-IZ.
Da mesma forma, na formação do plural da palavra
"suor", é acrescido o sufixo -es (suores). Isso acontece com todas as
palavras terminadas em -r, -z ou -n.
A palavra várzea é
proparoxítona, onde a sílaba tônica é a primeira: vár-ze-a. Para formar o
plural é acrescido o "s", pois se trata de uma palavra terminada em
vogal.
Galera, já deixei 3 atividades para o bimestre. Portanto, usem o tempo agora para realizar as atividades já passadas, colocar em dia, pois o ano está acabando. Deixo o tempo da aula dessa semana para plantão de dúvidas no e-mail e realização das atividades já postadas que estão em atraso.
e-mail: alicecavalcanti@prof.educacao.sp.gov.br
Prezados alunos, estamos na reta final para o término do ano letivo. Você tem a oportunidade de melhorar sua nota realizando a recuperação e as atividades que estão em atraso!
OBS: A data limite está descrito abaixo!
Boa sorte a todos!!
2° Ano E - Biologia - Profa Solange
Período para entrega: Até 09/12/2020
Unidade Temática: Engenharia Genética e Produtos Geneticamente Modificados.
Instruções:
1- Responder a Atividade de Recuperação.
2- Postar no Blogger e enviar para o e-mail da professora: solangestandbyme@gmail.com
Atividade
de Recuperação
1) (ENEM 2012) O
milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a
transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo
de espécie diferente. A característica de interesse será manifestada em
decorrência:
(A) do incremento do
DNA a partir da duplicação do gene transferido.
(B) da
transcrição do RNA transportador
a partir do gene transferido.
(C) da expressão
de proteínas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado.
(D) da síntese de
carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original.
(E) da tradução
do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.
2) (ENEM 2011) Um
instituto de pesquisa norte-americano divulgou recentemente ter criado uma
“célula sintética”, uma bactéria chamada de Mycoplasma mycoides. Os
pesquisadores montaram uma sequência de nucleotídeos, que formam o único
cromossomo dessa bactéria, o qual foi introduzido em outra espécie de bactéria,
a Mycoplasma capricolum. Após a introdução, o cromossomo da M. capricolum foi
neutralizado e o cromossomo artificial da M. mycoides começou a gerenciar a
célula, produzindo suas proteínas.
GILBSON et al.
Creation of a Bacterial Cell Controlled by a Chemically
synthesized Genome.
Science v. 329, 2010 (adaptado).
A importância dessa
inovação tecnológica para a comunidade científica se deve à:
(A) possibilidade
de sequenciar os genomas de bactérias para serem usados como receptoras de
cromossomos artificiais.
(B) capacidade de
criação, pela ciência, de novas formas de vida, utilizando substâncias como
carboidratos e lipídios.
(C) possibilidade
de produção em massa da bactéria Mycoplasma capricolum para sua distribuição em
ambientes naturais.
(D) possibilidade
de programar geneticamente microrganismos ou seres mais complexos para produzir
medicamentos, vacinas e biocombustíveis.
(E) capacidade da
bactéria Mycoplasma capricolum de expressar suas proteínas na bactéria
sintética e estas serem usadas na indústria.
3) (ENEM
2010) Biotecnologia: Segundo Jeffrey M. Smith, pesquisador de um
laboratório que faz análises de organismos geneticamente modificados, após a
introdução da soja transgênica no Reino Unido, aumentaram em 50% os casos de
alergias. “O gene que é colocado na soja cria uma proteína nova que até então
não existia na alimentação humana, a qual poderia ser potencialmente
alergênica”, explica o pesquisador. Correio do Estado/MS. 19 abr. 2004 (adaptado).
Considerando-se as
informações do texto, os grãos transgênicos que podem causar alergias aos
indivíduos que irão consumi-los são aqueles que apresentam, em sua composição,
proteínas
(A) que podem ser
reconhecidas como antigênicas pelo sistema imunológico desses consumidores.
(B) que não
são reconhecidas pelos anticorpos produzidos pelo sistema imunológico desses
consumidores.
(C) com estrutura
primária idêntica às já encontradas no sistema sanguíneo desses consumidores.
(D) com sequência
de aminoácidos idêntica às produzidas pelas células brancas do sistema
sanguíneo desses consumidores.
(E) com estrutura
quaternária idêntica à dos anticorpos produzidos pelo sistema imunológico
desses consumidores.
4) (ENEM 2009) Um
novo método para produzir insulina artificial que utiliza tecnologia de DNA
recombinante foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Biologia
Celular da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a iniciativa privada.
Os pesquisadores modificaram geneticamente a bactéria Escherichia
coli para torná-la capaz de sintetizar o hormônio. O processo permitiu fabricar
insulina em maior quantidade e em apenas 30 dias, um terço do tempo necessário
para obtê-la pelo método tradicional, que consiste na extração do hormônio a
partir do pâncreas de animais abatidos. Ciência Hoje, 24 abr. 2001. Disponível
em: http://cienciahoje.uol.com.br (adaptado).
A produção de insulina pela técnica do DNA recombinante tem, como consequência,
(A) o
aperfeiçoamento do processo de extração de insulina a partir do pâncreas suíno.
(B) a seleção de microrganismos resistentes a antibióticos.
(C) o progresso na técnica da síntese química de hormônios.
(D) impacto favorável na saúde de indivíduos diabéticos.
(E) a criação de animais transgênicos.
5) (ENEM
2009) Biotecnologia: Uma vítima de acidente de carro foi encontrada
carbonizada devido a uma explosão. Indícios, como certos adereços de metal
usados pela vítima, sugerem que a mesma seja filha de um determinado casal. Uma
equipe policial de perícia teve acesso ao material biológico carbonizado da
vítima, reduzido, praticamente, a fragmentos de ossos. Sabe-se que é possível
obter DNA em condições para análise genética de parte do tecido interno de
ossos. Os peritos necessitam escolher, entre cromossomos
autossômicos,
cromossomos sexuais (X e Y) ou DNAmt (DNA mitocondrial), a melhor opção para
identificação do parentesco da vítima com o referido casal.
Sabe-se que, entre
outros aspectos, o número de cópias de um mesmo cromossomo por célula maximiza
a chance de se obter moléculas não degradadas pelo calor da explosão.
Com base nessas informações e tendo em vista os diferentes padrões de herança de cada fonte de DNA citada, a melhor opção para a perícia seria a utilização
(A) do DNAmt,
transmitido ao longo da linhagem materna, pois, em cada célula humana, há
várias cópias dessa molécula.
(B) do cromossomo
X, pois a vítima herdou duas cópias desse cromossomo, estando assim em número
superior aos demais.
(C) do cromossomo
autossômico, pois esse cromossomo apresenta maior quantidade de material genético
quando comparado aos nucleares, como, por exemplo, o DNAmt.
(D) do cromossomo Y,
pois, em condições normais, este é transmitido integralmente do pai para toda a
prole e está presente em duas cópias em células de indivíduos do sexo feminino.
(E) de marcadores
genéticos em cromossomos autossômicos, pois estes, além de serem transmitidos
pelo pai e pela mãe, estão presentes em 44 cópias por célula, e os demais, em
apenas uma.
6) (ENEM
2005) Biotecnologia: A Embrapa possui uma linhagem de soja transgênica
resistente ao herbicida IMAZAPIR. A planta está passando por testes de
segurança nutricional e ambiental, processo que exige cerca de três anos. Uma
linhagem de soja transgênica requer a produção inicial de 200 plantas
resistentes ao herbicida e destas são selecionadas as dez mais “estáveis”, com
maior capacidade de gerar descendentes também resistentes. Esses descendentes
são submetidos a doses de herbicida três vezes superiores às aplicadas nas
lavouras convencionais. Em seguida, as cinco melhores são separadas e apenas
uma delas é levada a testes de segurança. Os riscos ambientais da soja
transgênica são pequenos, já que ela não tem possibilidade de cruzamento com
outras plantas e o perigo de polinização cruzada com outro tipo de soja é de
apenas 1%.
A soja
transgênica, segundo o texto, apresenta baixo risco ambiental porque
(A) a resistência
ao herbicida não é estável e assim não passa para as plantas-filhas.
(B) as doses de
herbicida aplicadas nas plantas são 3 vezes superiores às usuais.
(C) a capacidade
da linhagem de cruzar com espécies selvagens é inexistente.
(D) a linhagem
passou por testes nutricionais e após três anos foi aprovada.
(E) a linhagem
obtida foi testada rigorosamente em relação a sua segurança.
Prezados alunos, estamos na reta final para o término do ano letivo. Você tem a oportunidade de melhorar sua nota realizando a recuperação e as atividades que estão em atraso!
OBS: A data limite está descrito abaixo!
Boa sorte a todos!!
3º Ano A e 3° Ano B - Biologia - Profa Solange
Período para entrega: Até 09/12/2020
Unidade Temática: Intervenção Humana na Evolução
Instruções:
1- Responder a Atividade de Recuperação.
2- Postar no Blogger e enviar para o e-mail da professora: solangestandbyme@gmail.com
Atividade de Recuperação
Caros alunos, a partir de então eu postarei matéria uma vez por semana, os demais dias passarei revisão dos conteúdos do Centro de Mídias.