sexta-feira, 4 de setembro de 2020

GEOGRAFIA- 8A,8B,8C- PROFESSORA ADRIANA- TERCEIRO BIMESTRE

CAROS ALUNOS, VAMOS SEGUIR COM AULA DE GEOGRAFIA DESSA SEMANA.
PEÇO QUE LEIAM O TEXTO, RESPONDAM ATIVIDADE NO CADERNO OU PC, TIREM FOTOS E ENVIEM PARA EMAIL OU WHATSAPP. ENTREGAR ATÉ 10/09/2020. SE POSSÍVEL, ASSISTAM AS AULAS NO CMSP, OS ALUNOS QUE ESTÃO PARTICIPANDO DAS ATIVIDADES, ESTÃO RECEBENDO A DEVOLUTIVA E PONTOS DE PARTICIPAÇÃO QUE AJUDARÁ NO FECHAMENTO DAS NOTAS.
QUALQUER DÚVIDA, ESTOU À DISPOSIÇÃO.
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631
               

                              SEGREGAÇÃO SOCIOECONÔMICA NA AMÉRICA LATINA

Socieconômico é a junção do termo "sócio" com o termo "econômico", e a palavra tem um sentido que caracteriza a situação de isolamento espacial em função da situação econômica de um grupo de pessoas.
Segregação, significa separar, isolar.
A segregação socieconômica eleva as desigualdades e constitui para à esfarelação social e para os altos níveis de violência que caracterizam muitas cidades latinos-americanas,
A América Latina é o continente mais urbanizado e também o mais desigual do mundo.
Já o Brasil é qualificado como o país mais urbanizado do continente.

Atividade
1) Explique as condições das moradias da imagem:


GEOGRAFIA - 3A -PROFESSORA ADRIANA - TERCEIRO BIMESTRE
CAROS ALUNOS, SEGUIREMOS COM A NOSSA ATIVIDADE SEMANAL. PEÇO QUE LEIAM E ANALISEM O TEXTO EM QUESTÃO, RESPONDAM NO CADERNO OU PC, TIREM FOTO  E ENVIEM PARA EMAIL OU WHATSAPP. ENTREGAR ATÉ 10/09/2020
LEMBRANDO QUE TODOS QUE ESTÃO PARTICIPANDO DAS ATIVIDADES, ESTÃO TENDO A DEVOLUTIVA E PONTOS DE PARTICIPAÇÃO QUE AJUDARÁ NO FECHAMENTO DAS NOTAS.
ESTOU À DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DÚVIDA E ESCLARECIMENTOS.
adriana.barbosa33@yaho.com
95791-8631
                       

                                   ÁFRICA, O BERÇO DA HUMANIDADE

Por que se diz que a África é considerada o berço da humanidade? A África é considerada o berço da humanidade porque, foi neste continente que se encontraram os vestígios mais antigos (hominídeos), chamados de Australopitecos. Os hominídeos viveram na Namíbia, Botsuana e Tanzânia, a cerca de 3.500 anos atrás, onde atualmente apresenta condições climáticas favoráveis para a habitação do homem,
O trabalho era divido segundo o sexo e idade: os homens iam à caça, enquanto que as mulheres, os velhos 3 as crianças praticavam a recolecção ( atividade agropastoril que consiste na recolha dos bens que a Natureza oferece).
O produto conseguido no trabalho, era dividido por igual para todos.

Atividade

1) Defina o que é hominídeos:



2) É correto afirmar que  a África foi palco da primeira revolução tecnológica? Explique:

GEOGRAFIA-2E- PROFESSORA ADRIANA-TERCEIRO BIMESTRE

QUERIDOS ALUNOS, VAMOS SEGUIR COM AULA DE GEOGRAFIA DESSA SEMANA.
PEÇO QUE LEIAM O TEXTO,RESPONDAM NO CADERNO OU NO PC, TIREM FOTO, ENVIEM PARA O EMAIL OU WHATSAPP. ENTREGAR ATÉ 10/09/2020
OS ALUNOS QUE ESTÃO PARTICIPANDO DAS ATIVIDADES, ESTÃO  TENDO DEVOLUTIVA E OBTENDO PONTOS DE PARTICIPAÇÃO QUE AJUDARÁ NO FECHAMENTO DAS NOTAS.
QUALQUER DÚVIDA, PODEM CHAMAR QUE ESTOU À DISPOSIÇÃO PARA ESCLARECIMENTOS E SE POSSÍVEL, ACOMPANHE AS AULAS DO CMSP.

     IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA), MOSTRA AS CORES DA DESIGUALDADE NO BRASIL

As estatísticas de cor ou raça produzidas pelo IBGE, mostram que o Brasil ainda está longe de se tornar uma democracia racial. Em média, os brancos têm os maiores salários, sofrem menos com o desemprego e são a maioria entre os que frequentam o ensino superior. Já os indicados socieconômicos da população negra e parda, assim como os dos indígenas, costumam mais desvantajosos.
A realidade do Brasil ainda é herança do longo período de colonização européia e do fato de ter sido o último país a acabar com a escravidão.
Reconhecer que o problema existe é o primeiro passo para tentar resolver essa dívida histórica. Por isso, a consideração de cor ou raça nas pesquisas produzidas pelo IBGE é fundamental.

Atividade 


1) Você reconhece que existe o problema da desigualdade racial no Brasil? Explique:

2) Analisando o texto e com base nos dados do IBGE, o que se pode ser feito no contexto das desigualdades raciais?

ATIVIDADE GEOGRAFIA 3°D RODRIGO LANÇA

GEOGRAFIA- 8A,8B,8C- PROFESSORA ADRIANA- TERCEIRO BIMESTRE

QUERIDOS ALUNOS, SEGUIMOS COM A NOSSA ATIVIDADE SEMANAL DE GEOGRAFIA, PEÇO  QUE LEIAM O TEXTO, RESPONDAM NO CADERNO,  TIREM FOTO, MANDEM PARA O EMAIL OU WHATSAPP. ENTREGAR ATÉ O DIA 10/09/2020.
QUALQUER DÚVIDA, ESTAREI À DISPOSIÇÃO PARA ATENDE-LOS, AQUELES QUE ESTÃO PARTICIPANDO DAS ATIVIDADES ESTÃO TENDO DEVOLUTIVA E PONTOS DE PARTICIPAÇÃO QUE AJUDARÁ NO FECHAMENTO DAS NOTAS.
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631
                           SEGREGAÇÃO  SOCIOECONÔMICA NA AMÉRICA LATINA

Socieconômico é a junção do termo " sócio" com o termo " econômico", a palavra tem um sentido que caracteriza a situação de isolamento espacial em função da situação econômica de um grupo de pessoas.
Segregação, significa separar, isolar:
A segregação socieconômica eleva as desigualdades e constitui para à esfarelação social e para os altos níveis de violência que caracterizam muitas cidades latinos-americanas.
A América Latina é o continente mais urbanizado e também o mais desigual do mundo.
Já o Brasil é qualificado como mais urbanizado do continente.
                                       
Atividade
1) Explique as condições de moradia da imagem:





GEOGRAFIA - 7A,7B,7C - PROFESSORA ADRIANA

QUERIDOS ALUNOS, SEGUIMOS COM A NOSSA AULA DE GEOGRAFIA DO TERCEIRO BIMESTRE. LEIAM O TEXTO COM MUITA ATENÇÃO EM SEGUIDA RESPONDA ATIVIDADE NO CADERNO, TIREM FOTO ENVIEM PARA EMAIL OU WHATSAPP.
QUALQUER DÚVIDA, ESTAREI À DISPOSIÇÃO PARA ESCLARECIMENTOS.
ENTREGA ATÉ 10/09/2020.
adiana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631

                                    VOCÊ SABE O QUE É UMA INDÚSTRIA?

A indústria surgiu na Inglaterra, no final do século XVII e início do século XIX,período conhecido como a primeira Revolução Industrial, quando impostantes transformações tecnológicas foram introduzidas no processo produtivo, impactando diretamente a produção do período e repercutindo nas esferas econômicas e sociais da sociedade inglesa.Neste contexto, o sistema de produção artesanal, foi substituída pela manufatura e posteriormente pela indústria com a invenção da máquina a vapor, tornando a produção mecânica, padronizada e especialmente concentrada em torno das bacias carboníferas.
As indústrias podem ser classificadas de acordo com diferentes critérios e quanto ao tipo de tecnologias empregada:

Atividade
1) Responda as seguintes questôes:
A) O que são indústrias de bens de produção? De alguns exemplos:
B) O que são indústrias de bens intermediários? De alguns exemplos:
C) O que são indústrias de bens de consumo?

                   
ELETIVA-COMUNICAÇÃO-1B, 1C, 2C, 3C -  PROFESSORA ADRIANA

QUERIDOS ALUNOS INSCRITOS NESTA ELETIVA, JÁ FOI POSTADA ATIVIDADE AQUI, PORÉM SOMENTE UMA ALUNA ENTREGOU. VOU ANEXAR UMA LISTA COM OS NOMES E SÉRIES DE CADA UM, E PEÇO POR GENTILEZA ENTRE EM CONTATO COMIGO PELO EMAIL OU WHATSAPP.
ESTOU À DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER EVENTUAL DÚVIDA.
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631

ELETIVA BIBLIOTECA- 04/09/2020 - ABERTURA DE BOAS VINDAS E CRONOGRAMA SEMESTRAL

 Sejam muito bem vindos ao nosso grupo de Eletivas.

Para facilitar a vida de vocês nesse semestre que passará voando por só ter 3 meses e meio 🤭 e tendo apenas aulas de sexta feira, darei os conteúdos aqui mesmo no grupo e pelo Blogger ok. Ainda não houve a montagem da sala pelo class pela SED. 

Portanto o aluno que não quiser acompanhar as aulas pelo grupo de eletivas criado pelo zap é só solicitar pelo e-mail: envieseutrabalho.tali@gmail.com , pois todo conteúdo estará disponível aqui e atualizado semanalmente.

Será uma oficina fácil e proveitosa.

E se tudo der certo, devido a pandemia, quem sabe ainda possamos voltar esse ano para montar a biblioteca interna do nosso colégio e entregar como nossa culminância que será em dezembro na primeira quinzena.


🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻👏🏻👏🏻


Qualquer dificuldades em receber o conteúdo , podem me chamar no PV que eu posso enviar por e-mail de forma individual. 


Vocês serão avaliados por participação ok, essa disciplina não há provas escritas. E caso não tenhamos voltado presencial, será solicitado um trabalho em Power Point tipo slides, para a culminância.


Também não há necessidade de fazer nada no caderno caso não queira, apenas registrar os tópicos principais já é muito bom.


Desde já agradeço a sua escolha , e estamos juntos nessa jornada.


Prof. TALI 

📚📖📘                 📖📕 📚



Cronograma do semestre:


1- Abertura de boas vindas e envio de cronograma Semestral


2- O que é Biblioteconomia


3- Como ser um graduado em biblioteconomia


4- Saiba tudo sobre essa profissão


5-Guia de profissões e faixa de salário


6-Como montar uma biblioteca


7- A biblioteca no contexto escolar


8 - Curiosidades 


9- Monte uma biblioteca em casa


10- Restauração de livros 


11 - Bibliotecas especiais o q são.


12- Instruções para projeto culminância


13- Retirada de duvidas e orientação projeto culminância


14- Recebimento projeto culminância


15- Lançamentos e fechamentos.



AULA 2 - O QUE É BIBLIOTECONOMIA


Biblioteconomia é uma área interdisciplinar e multidisciplinar do conhecimento que estuda as práticas, perspectivas e as aplicações de métodos de representação, e gestão da informação e do conhecimento, em diferentes ambientes de informação, tais como bibliotecas, centros de documentação, e centros de pesquisa.


BIBLIOTECONOMIA...SAIBA TUDO SOBRE ESSA PROFISSÃO:

    Sabe quando você precisa achar aquela “brusinha” no meio do caos que é o seu quarto? Você não acharia muito mais fácil se as suas roupas fossem organizadas por cor, parte do corpo e estações do ano?

Eu também!

Obs.: Aceito indicações de quem faça isso.

Mas o que a Biblioteconomia tem a ver com a bagunça do meu quarto?

    É que a função do profissional da Biblioteconomia é quase como arrumar um quarto. A diferença é que ele faz isso com uma coisinha bem bacana chamada informação. Inicialmente, a função do bibliotecário era classificar, catalogar e organizar livros de um acervo, preservar e espalhar o conhecimento humano. Hoje, por causa da tal da tecnologia, a profissão avançou ainda mais.

    O bibliotecário agora também cuida da informação em qualquer suporte, inclusive digital, criando banco de dados e fazendo a mesma coisa que fazia com os livros, mas com arquivos digitais.

O Perfil de um Bibliotecário

O bibliotecário precisa, antes de tudo, ser uma pessoa organizada – se você é desorganizadão mas pira em seguir essa carreira, relaxa. O curso te ajuda a desenvolver essa habilidade.

    No mundo da Biblioteconomia, as regras foram feitas para serem SEGUIDAS. Portanto, o bibliotecário tem que ser metódico, ou seja, seguir as normas e regras criadas à risca. Além disso, o profissional precisa saber lidar com o galerão.

    Imagina se um estudante entra desesperado em uma biblioteca achando que é festinha e não sabe onde é a saída. BRINCADEIRA! A galera vai lá em busca de informação, logo, o profissional que é responsável por toda essa informação precisa conseguir ajudar essas pessoas.

O Curso de Biblioteconomia

    O curso de biblioteconomia dura no mínimo 3 anos. Durante a graduação, os alunos têm matérias de introdução à economia, contabilidade e até marketing. Se tiverem interesse, depois da facul podem fazer um mestrado e até um doutorado pra dar aulas em cursos técnicos de biblioteconomia e em universidades e faculdades.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), os assuntos que os alunos encontram no curso de Biblioteconomia são:

História Social do Conhecimento, das Bibliotecas, da Biblioteconomia e da Ciência da Informação; Produção e Circulação Social dos Registros do Conhecimento; Organização e Representação da Informação; Políticas de Organização; Geração e Organização de Instrumentos de Recuperação; Análise e Representação; Normas e Formatos Tradicionais e Eletrônicos; Serviços de Referência; Comunicação; Formação de Leitores; Competência em Informação; Indústria da Informação; Serviços de Recuperação e de Disseminação da Informação; Serviços de Provisão e de Acesso; Serviços de Extensão e Ação Cultural; Princípios e Evolução da Administração e da Teoria Organizacional; Formação, Desenvolvimento, Avaliação e Preservação de Coleções; Ética e Meio Ambiente;

Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Pra poder ganhar o diploma, os alunos precisam fazer estágio e o famoso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Áreas de Atuação

Análise da Informação- Essa área aqui é a mais tradicional. Nela, o bibliotecário vai fazer todo o processo de seleção, classificação e organização de um determinado acervo, que pode estar em uma biblioteca, um museu, uma galeria de arte, etc.

Consultoria e Coordenação- O profissional dessa área vai comandar desde a criação de um novo acervo até a conservação em bancos de dados e empresas públicas e privadas.

Ensino- Existem poucos cursos de licenciatura em biblioteconomia no Brasil, mas também existe essa área de atuação. O profissional pode trabalhar formando novos profissionais para o mercado, além de lecionar em outras áreas do conhecimento.

Gestão do Conhecimento- Nessa área, o profissional da biblioteconomia vai desenvolver maneiras, digitais ou não, de organizar o conhecimento de uma determinada empresa, ONG, etc. e gerenciar isso depois. O objetivo dessa organização é facilitar a propagação/divulgação do conhecimento.

Gestão de Serviços de Informação- O trabalho aqui é administrar os serviços de organização de informação (bibliotecas, bancos de dados, etc.) em lugares como centros culturais, arquivos de jornais, empresas e outros.

Normalização- O profissional da biblioteconomia vai trabalhar com a montagem de bancos de dados e vai fazer a manutenção deles, tomando como base normas e padrões internacionais de organização, como a ISO (International Organization for Standardization), que você já deve ter ouvido falar, preparar originais para editoras, trabalhar com arquitetura da informação, etc..

O Dia a Dia de um Bibliotecário

    A rotina de um profissional da Biblioteconomia gira em torno de uma palavra: ORGANIZAÇÃO. Se você não contar a área de ensino, todas as áreas de atuação de um bibliotecário se baseiam em classificar e organizar informações, o que varia é a escala ou a forma que isso é feito.     O profissional pode ser responsável pela criação e manutenção de um acervo, pela aplicação de normas e padrões de organização, gerenciar os sistemas que organizam o bagulho todo ou então gerenciar toda a operação.

    Os horários e ambientes de trabalho mudam de acordo com a empresa em que o profissional da Biblioteconomia trabalha, logo, não podemos dizer nada definitivo sobre esses assuntos.

Mercado de Trabalho

    Até 2020, todas as instituições de ensino no Brasil precisam ter um acervo de pelo menos 1 livro por aluno e são necessários pelo menos 200 mil bibliotecários para atender a esta demanda. Bom, você não vai terminar a faculdade até 2020 (Se cursar um período por vez, claro). Mas isso não significa que essa não é uma boa notícia pra você que tá pensando em fazer o curso de Biblioteconomia.

Por que?

Pelo simples fato de que todas as instituições de ensino vão precisar de pelo menos 1 bibliotecário, ou seja, mais oportunidades de trabalho espalhadas por todo o Brasil. Além das escolas, os profissionais também encontram vagas no setor de tecnologia de empresas, gerenciando bancos de dados, que na era digital em que vivemos, são muito valiosos pras empresas nos momentos de tomada de decisão, principalmente se estiverem ligados no conceito de big data, e mineração de dados para a tomada de decisão.

Existe também a possibilidade do setor público. Os bibliotecários podem trabalhar em órgãos como a Defensoria Pública da União, o Tribunal de Contas da União, Congresso Nacional, etc. União = Governo Federal (bem resumidamente).

E OS SALÁRIOS?

Antes que você leia e se emocione, lembre-se que os valores aqui são MÉDIAS, ou seja, o seu salário poder ser maior ou menor que os mostrados aqui embaixo. Segundo o site Love Mondays (que calcula médias salariais de tudo que é emprego), a média salarial de bibliotecários no Brasil é de R$3 300,00.

Mitos e Verdades

“Quem faz o curso de Biblioteconomia só trabalha com livros” MITO. Como você já leu no texto aí de cima, o bibliotecário pode trabalhar com várias coisas além de livros. Como exemplo, o profissional pode atuar gerenciando bancos de dados, no setor de tecnologia de empresas ou com big data.

“Ninguém frequenta a biblioteca hoje em dia, já que existe o Google?” MITO. As bibliotecas não vão acabar (tão cedo) por causa do Google. Vou te dar 2 motivos: Existe muita informação falsa na internet; Um livro técnico dificilmente vai ser disponibilizado por inteiro e de graça na internet. O normal é que você compre a sua versão digital. A biblioteca te dá acesso temporário a vários livros diferentes ao mesmo tempo, sem precisar comprar nenhum deles.

“Você não precisa ler todos os livros da biblioteca, mas tem que saber sobre o que falam” VERDADE. É absurdo achar que o bibliotecário leu todos os livros disponíveis em um acervo, até porque existem muitos livros técnicos, específicos pra uma determinada área. Mas é muito necessário que o profissional da Biblioteconomia saiba do que se trata cada obra, pra poder fazer o seu trabalho, que é classificar, organizar todo o acervo e fazer com que a pessoa encontre a informação que precisa.

E aí, curtiria ser um Bibliotecário?


GRATIDÃO 

PROF. TALI

3° bimestre .7° A, B, C Professora Ana Paula Pomarico língua portuguesa.? 
Copiar o texto e as questões no caderno e responder.  Depois tirar foto e mandar via e-mail. ( paulapomarico40@gmail.com). Essa lição é baseado nas aula do CMMSP dos dias 18, 20 e 21 de Agosto.
Qualquer dúvida é só me chamar no grupo.


TEXTOS PARA AS PRÓXIMAS 3 QUESTÕES:
1. As duas cartas acima são de leitores expressando suas opiniões sobre o episódio de agressão
ao governador de São Paulo em manifestação de professores em greve. O veículo de publicação
das cartas – o jornal – impõe um limite de espaço para os textos. Em função desse limite de
espaço, os dois textos apresentam como traço comum:
a) Combate a pontos de vista de outros leitores
b) Construção de comprovações por meio de silogismos
c) Expressão de opinião sem fundamentos desenvolvidos
d) Escolha de assunto segundo o interesse do editor do jornal

2.  Em geral, esse tipo de carta no jornal busca convencer os leitores de um dado ponto de vista.
Por causa dessa intenção, é possível verificar que ambas as cartas transcritas se caracterizam
por:
a) Finalizar com perguntas retóricas para expressar sua argumentação
b) Iniciar com considerações gerais para contestar opiniões muito difundidas
c) Utilizar orações de estruturação negativa para defender a posição de outros
d) Empregar estruturas de repetição para reforçar ideias centrais da argumentação

 3. Pela leitura da carta de Arthur Costa da Silva, é possível afirmar que as perguntas nela
presentes têm o seguinte significado:
a) Questionar as atitudes dos políticos brasileiros
b) Apontar falhas no discurso de autoridades brasileiras
c) Propor uma reflexão acerca da atitude dos agressores
d) Mostrar solidariedade ao comportamento dos manifestante

Atividade de Química 2ºA - Profª Scarlet - 04/09

 Olá Pessoal! Tudo bem? 

Segue a atividade dessa semana! Qualquer dúvida estou a disposição pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com ou pelo WhatsApp.

https://drive.google.com/file/d/1WQYRI5yi1cm5RHSe84phB5HsdwlV_jxi/view?usp=sharing

Deus abençoe :)

Atividade de Química 1ºABCDEF - Profª Scarlet - 04/09

Olá Pessoal! Tudo bem?

Segue a atividade dessa semana! Qualquer dúvida estou a disposição pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com ou pelo WhatsApp.

https://drive.google.com/file/d/1H-kdmViMu3yXbZNhF_pysCBgOU98Mblo/view

Deus abençoe :)

Prof. Sandro Espinoli

Matéria: Língua Inglesa                                         Série: 2° E


 1) Conjugue os verbos das frases abaixo com o tempo do Simple Past

A) I           a letter to my  grandmother. (to write)

B) We all       a lot for the test. (to  study)

C) The dog         a cat on the roof. ( to see)

d) Mary      her new assistant. (to fire)


Alunos e alunas, 


Enviar os exercícios acima para o meu e-mail: espinoli2020@bol.com.br


Obrigado,


 Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria: ELETIVA  - OFICINA DE ESCRITA


            Variação linguística 

    A língua abriga vários registros que dependem basicamente da situação de fala e com quem se fala. Há variações dentro da mesma língua decorrentes de fatores como: a região geográfica (nordestino, mineiro, carioca, paulista etc), o sexo, a idade, a classe social e o grau de instrução dos falantes e o grau de formalidade do contexto (formal e informal).

   Dentre as diversas variações pode-se dizer que a oposição mais importante se dá entre a chamada linguagem culta (ou padrão) e a linguagem popular, coloquial. 

    A noção de certo e errado está ligada aos prestigio que a variedade culta adquiriu na sociedade. No entanto, todas as demais variedades são legítimas e devem ser respeitadas, combatendo o preconceito linguístico.

    Variação geográfica: a língua varia de um lugar para o outro; assim, podemos investigar, por exemplo, a fala característica das diferentes regiões brasileiras, dos diferentes estados, de diferentes áreas geográficas dentro de um estado; outro fator importante também é a origem rural e urbana da pessoa. 

   Variação social: agrupa alguns fatores de diversidade: o nível socioeconômico, o grau de escolarização, a idade e o gênero.  


                                              FALA E ESCRITA 

    A língua falada e a língua escrita, embora sejam expressões de um mesmo idioma, apresentam características que nos permitem a identificação de suas particularidades. Apesar da divisão, as duas modalidades formam um continuo linguístico, que é bastante visível em determinados gêneros textuais, como chat ou bate-papo pela internet ou por mensagens telefônicas.



                                        Fala de um modo mas escreve de outro 

     De fato, falamos de um modo, mas escrevemos de outro, pois a língua escrita e língua falada são duas modalidades diferentes de comunicação, tendo cada uma delas suas características próprias.        Quando falamos, além das palavras, utilizamos outros elementos como gesto, os olhares, a expressão do rosto e, principalmente, algo chamado entonação de voz. Pela entonação distinguimos uma frase afirmativa de uma interrogativa, uma frase dita com serenidade de outra dita com ironia. Quando escrevemos, entretanto, não há mais gestos, olhares, nem entonações. Sobram apenas palavras. É por isso que ao redigirmos relatórios, documentos, resenhas ou qualquer outro tipo de texto escrito, devemos ter cuidado especial com a pontuação, a ortografia, a concordância e a colocação das palavras. Do contrário, corremos o risco de não sermos devidamente interpretados; nosso texto ficara confuso, comprometendo, assim, a comunicação. 


Alunos e alunas,


Na próxima postagem, vou colocar mais um assunto sobre o conceito de texto. Em seguida, vamos trabalhar com a gramática dentro do texto.


Obrigado,








ELETIVA DE TEATRO - SEGUNDO SEMESTRE - PROFESSORA REBECA - AULA 3

Bom dia!

Segue o link para a pasta no google drive com:

-O texto da aula

-O vídeo de explicação da aula

-A atividade em google forms e em pdf

https://drive.google.com/drive/folders/1P92mNZ_flenRlSlJkiiuvDbNKCYIRUTE?usp=sharing

Abraços!