sexta-feira, 4 de setembro de 2020

GEOGRAFIA-2E- PROFESSORA ADRIANA-TERCEIRO BIMESTRE

QUERIDOS ALUNOS, VAMOS SEGUIR COM AULA DE GEOGRAFIA DESSA SEMANA.
PEÇO QUE LEIAM O TEXTO,RESPONDAM NO CADERNO OU NO PC, TIREM FOTO, ENVIEM PARA O EMAIL OU WHATSAPP. ENTREGAR ATÉ 10/09/2020
OS ALUNOS QUE ESTÃO PARTICIPANDO DAS ATIVIDADES, ESTÃO  TENDO DEVOLUTIVA E OBTENDO PONTOS DE PARTICIPAÇÃO QUE AJUDARÁ NO FECHAMENTO DAS NOTAS.
QUALQUER DÚVIDA, PODEM CHAMAR QUE ESTOU À DISPOSIÇÃO PARA ESCLARECIMENTOS E SE POSSÍVEL, ACOMPANHE AS AULAS DO CMSP.

     IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA), MOSTRA AS CORES DA DESIGUALDADE NO BRASIL

As estatísticas de cor ou raça produzidas pelo IBGE, mostram que o Brasil ainda está longe de se tornar uma democracia racial. Em média, os brancos têm os maiores salários, sofrem menos com o desemprego e são a maioria entre os que frequentam o ensino superior. Já os indicados socieconômicos da população negra e parda, assim como os dos indígenas, costumam mais desvantajosos.
A realidade do Brasil ainda é herança do longo período de colonização européia e do fato de ter sido o último país a acabar com a escravidão.
Reconhecer que o problema existe é o primeiro passo para tentar resolver essa dívida histórica. Por isso, a consideração de cor ou raça nas pesquisas produzidas pelo IBGE é fundamental.

Atividade 


1) Você reconhece que existe o problema da desigualdade racial no Brasil? Explique:

2) Analisando o texto e com base nos dados do IBGE, o que se pode ser feito no contexto das desigualdades raciais?

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