Atenção:
Você poderá imprimir ou copiar as atividades no caderno.
Atividades:
LI ESSE LIVRO EM __________DIAS.
Após assistirem a vídeo aula: leia o texto e respondas as questões.
Tirinha A
Tirinha B
Tirinha C
Você poderá imprimir ou copiar as atividades no caderno.
Atividades:
Leitura do
livro: Infância roubada – Autores: Telma
Guimaraes e Júlio
Emilio Braz,
Como
combinado: Quem quiser pode comprar ou
baixar PDF.
Responda as
questões após a leitura do livro.
FICHA LITERÁRIA
NOME DO LIVRO:___________________________________________________
AUTOR(A)__________________________________________________________
ILUSTRADOR(A):_____________________________________________________
EDITORA____________________________________________________________
SOBRE O QUE FALA A HISTÓRIA? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ONDE ACONTECE A HISTÓRIA?____________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
QUAIS SÃO OS PERSONAGENS PRINCIPAIS DESTA HISTÓRIA ?_______________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
DÊ A SUA OPINIÃO SOBRE A HISTÓRIA:___________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
ESCREVA A PARTE DA HISTÓRIA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU:_________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
LI ESSE LIVRO EM __________DIAS.
DE 0 A 10, DOU NOTA________PARA ESSE LIVRO.
FAÇA A SUA ILUSTRAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA.
Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às questões interpretativas propostas:
Uma amizade impossível
Amos e Bóris me convidaram para embarcar na sutileza de sua amizade desde o encontro com a capa. O jogo de cores entre o título/autor e o sol/baleia é inteligente e a pintura leve com um traço bem delineado do rato e da baleia juntos e serenos nos instiga a descobrir quem deles é o Amos e quem é o Bóris.
Pela ilustração já presumi que o livro era antigo e fui até a última página para ler sobre o autor. Ali encontramos o que queríamos saber, nada mais nada menos. Descobrimos quem é o William Steig, o que fez e como foi importante em sua época. O livro é de 1971. Volto, então, para o início e redescubro a obra, agora com um olhar mais precioso.
De maneira sutil e aventureira, Steig narra, em um diálogo constante entre imagem e texto, a amizade dos dois mamíferos que só é possível devido aos acidentes e encontros ocasionais que a vida lhes dá. Sem subestimar o leitor, muito pelo contrário, instigando-o cientificamente com as leis da biologia e eventos da natureza as personagens vão nos contando da amizade impossível que criam. Amizade subversiva e perigosa, mas que ao mesmo tempo deve, ao final, ser submetida às leis da natureza.
Um não pode viver no mar, nem o outro em terra firme. Este é um fim que vamos entendendo ser a dura verdade e que dele não podemos escapar. Na penúltima página, quando os dois amigos se despedem com lágrimas nos olhos, nos vemos também doídos por dentro. Não conseguindo sustentar a emoção da separação buscamos, logo, a próxima página, mas ali só há o alento da constatação de desamparo humano. Encontramos o ratinho sozinho na página em branco, olhando longe para o vazio; um vazio de saudade, que se faz tão presente que chega a conversar com a tristeza que eu também sinto.
Irene Monteiro. Disponível em: <https://revistaemilia.com.br>.
.
Questão 1 – Identifique o objetivo da autora do texto lido:
( ) noticiar um fato.
( ) divulgar um livro.
( ) contar uma fábula.
Questão 2 – Em “Uma amizade impossível”, a que amizade o texto se refere?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3 – No segmento “Pela ilustração já presumi que o livro era antigo [...]”, o verbo destacado poderia ser substituído por:
( ) “supus”.
( ) “descobri”.
( ) “compreendi”.
Questão 4 – A autora do texto expõe uma opinião sobre o livro “Amos e Bóris” na passagem:
( ) “O jogo de cores entre o título/autor e o sol/baleia é inteligente [...]”
( ) “Um não pode viver no mar, nem o outro em terra firme.”
( ) “[...] os dois amigos se despedem com lágrimas nos olhos [...]”
Questão 5 – Na frase “[...] a amizade dos dois mamíferos que só é possível devido aos acidentes e encontros ocasionais que a vida lhes dá.”, a expressão grifada indica:
( ) um fato que soma ao fato anterior.
( ) um fato que é a causa do fato anterior.
( ) um fato que se contrasta com o fato anterior.
Questão 6 – Escreva por extenso o ano de publicação do livro “Amos e Bóris”:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 7 – Na oração “[...] instigando-o cientificamente com as leis da biologia [...]”, o vocábulo “o” foi empregado para retomar:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 8 – Na parte “Amizade subversiva e perigosa [...]”, os vocábulos sublinhados:
( ) definem a amizade entre a baleia e o ratinho.
( ) comparam a amizade entre a baleia e o ratinho.
( ) caracterizam a amizade entre a baleia e o ratinho.
Questão 9 – No fragmento “[...] que se faz tão presente que chega a conversar com a tristeza que eu também sinto.”, o termo “que” relaciona-se com:
( ) “o ratinho sozinho”.
( ) “página em branco”.
( ) “um vazio de saudade”.
Assistam a vídeo aula abaixo:
Aula de Português – Interpretação de Textos – Implícitos e Pressupostos
Após assistirem a vídeo aula: leia o texto e respondas as questões.
Nome: ________________________Série:_________ nº______
Tirinha A
Tirinha B
Tirinha C
1. Sobre a tirinha A, responda:
a. Qual é a informação que pode ser pressuposta, na fala do
primeiro balão?
b. O que se pode inferir da resposta do Hagar no último
balão?
c. É possível estabelecer uma relação entre a resposta de
Hagar à pergunta que lhe foi feita e o sistema capitalista?
d. Qual é o conhecimento de mundo que o leitor precisa ter
para dar sentido à tira?
Observe
a tirinha B do
Hagar e responda:
a. Por que Hagar está dizendo ao filho que ele deve ser
bastante agressivo?
b. Qual é a ideia a respeito do casamento e das
mulheres pode-se inferir na fala de Hagar?
c. Estas informações estão explícitas no texto?
Observe a fala do Hagar na tirinha C e responda:.
a. A resposta de Hagar (segundo balão do primeiro
quadrinho) ao filho é possível? Por quê?
b. Qual é a ideia que as mulheres fazem do casamento?
Como você chegou a esta conclusão?
3. Há humor na fala de Hagar nas tirinhas (b) e (c)? Por quê?
Explique.
4. Há ironia na fala de Hagar (tirinhas b e c)? Explique.