quinta-feira, 2 de abril de 2020

Professora Ana Paula - Língua Portuguesa – 8ªA


Atenção:


Você poderá imprimir ou copiar as atividades no caderno.


Atividades:



Leitura do livro:  Infância roubada – Autores:  Telma Guimaraes e Júlio Emilio Braz,  


Como combinado:    Quem quiser pode comprar ou baixar PDF.




Responda as questões após a leitura do livro.

FICHA LITERÁRIA


NOME DO LIVRO:___________________________________________________

AUTOR(A)__________________________________________________________

ILUSTRADOR(A):_____________________________________________________

EDITORA____________________________________________________________


SOBRE O QUE FALA A  HISTÓRIA?  ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


ONDE ACONTECE A HISTÓRIA?____________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________




QUAIS SÃO OS PERSONAGENS PRINCIPAIS DESTA HISTÓRIA ?_______________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

DÊ A SUA OPINIÃO SOBRE A HISTÓRIA:___________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________


ESCREVA A PARTE DA HISTÓRIA QUE VOCÊ  MAIS GOSTOU:_________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________




LI ESSE LIVRO EM __________DIAS.

DE 0 A 10, DOU NOTA________PARA ESSE LIVRO.

FAÇA A SUA ILUSTRAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA.





Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às questões interpretativas propostas:

Uma amizade impossível

Amos e Bóris me convidaram para embarcar na sutileza de sua amizade desde o encontro com a capa.  O jogo de cores entre o título/autor e o sol/baleia é inteligente e a pintura leve com um traço bem delineado do rato e da baleia juntos e serenos nos instiga a descobrir quem deles é o Amos e quem é o Bóris.
Pela ilustração já presumi que o livro era antigo e fui até a última página para ler sobre o autor. Ali encontramos o que queríamos saber, nada mais nada menos. Descobrimos quem é o William Steig, o que fez e como foi importante em sua época. O livro é de 1971. Volto, então, para o início e redescubro a obra, agora com um olhar mais precioso.
De maneira sutil e aventureira, Steig narra, em um diálogo constante entre imagem e texto, a amizade dos dois mamíferos que só é possível devido aos acidentes e encontros ocasionais que a vida lhes dá. Sem subestimar o leitor, muito pelo contrário, instigando-o cientificamente com as leis da biologia e eventos da natureza as personagens vão nos contando da amizade impossível que criam. Amizade subversiva e perigosa, mas que ao mesmo tempo deve, ao final, ser submetida às leis da natureza.
Um não pode viver no mar, nem o outro em terra firme. Este é um fim que vamos entendendo ser a dura verdade e que dele não podemos escapar. Na penúltima página, quando os dois amigos se despedem com lágrimas nos olhos, nos vemos também doídos por dentro. Não conseguindo sustentar a emoção da separação buscamos, logo, a próxima página, mas ali só há o alento da constatação de desamparo humano. Encontramos o ratinho sozinho na página em branco, olhando longe para o vazio; um vazio de saudade, que se faz tão presente que chega a conversar com a tristeza que eu também sinto.

Irene Monteiro. Disponível em: <https://revistaemilia.com.br>.
.

Questão 1 – Identifique o objetivo da autora do texto lido:
(     ) noticiar um fato.
(     ) divulgar um livro.
(     ) contar uma fábula.

Questão 2 – Em “Uma amizade impossível”, a que amizade o texto se refere?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 3 – No segmento “Pela ilustração já presumi que o livro era antigo [...]”, o verbo destacado poderia ser substituído por:
(     ) “supus”.
(     ) “descobri”.
(     ) “compreendi”.

Questão 4 – A autora do texto expõe uma opinião sobre o livro “Amos e Bóris” na passagem:
(     ) “O jogo de cores entre o título/autor e o sol/baleia é inteligente [...]”
(     ) “Um não pode viver no mar, nem o outro em terra firme.”
(     ) “[...] os dois amigos se despedem com lágrimas nos olhos [...]”

Questão 5 – Na frase “[...] a amizade dos dois mamíferos que só é possível devido aos acidentes e encontros ocasionais que a vida lhes dá.”, a expressão grifada indica:
(     ) um fato que soma ao fato anterior.
(     ) um fato que é a causa do fato anterior.
(     ) um fato que se contrasta com o fato anterior.

Questão 6 – Escreva por extenso o ano de publicação do livro “Amos e Bóris”:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 7 – Na oração “[...] instigando-o cientificamente com as leis da biologia [...]”, o vocábulo “o” foi empregado para retomar:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 8 – Na parte “Amizade subversiva e perigosa [...]”, os vocábulos sublinhados:
(     ) definem a amizade entre a baleia e o ratinho.
(     ) comparam a amizade entre a baleia e o ratinho.
(     ) caracterizam a amizade entre a baleia e o ratinho.

Questão 9 – No fragmento “[...] que se faz tão presente que chega a conversar com a tristeza que eu também sinto.”, o termo “que” relaciona-se com:
(     ) “o ratinho sozinho”.
(     ) “página em branco”.

(     ) “um vazio de saudade”.





Assistam a vídeo aula abaixo:


Aula de Português – Interpretação de Textos – Implícitos e Pressupostos






Após assistirem a vídeo aula:   leia o texto e respondas as questões.
              
                                 
Nome: ________________________Série:_________    nº______


Tirinha A


Portal do Professor - Lendo nas entrelinhas




Tirinha B
Portal do Professor - Lendo nas entrelinhas




Tirinha C
Portal do Professor - Lendo nas entrelinhas





1. Sobre a tirinha A, responda:

a. Qual é a informação que pode ser pressuposta, na fala do primeiro balão?

b. O que se pode inferir da resposta do Hagar no último balão?

c. É possível estabelecer uma relação entre a resposta de Hagar à pergunta que lhe foi feita e  o sistema capitalista?

d. Qual é o conhecimento de mundo que o leitor precisa ter para  dar sentido à tira?



Observe a tirinha B do  Hagar  e responda:


a. Por que Hagar está dizendo ao filho que ele deve ser bastante  agressivo?

b. Qual é a ideia a respeito do casamento  e das mulheres pode-se inferir na fala de Hagar?

c. Estas informações estão explícitas no texto?


 Observe a fala do Hagar na tirinha C e responda:.


a. A  resposta de Hagar (segundo balão do primeiro quadrinho) ao filho é possível? Por quê?

b. Qual é a ideia  que as mulheres fazem do casamento? Como você chegou a esta conclusão?

3. Há humor na fala de Hagar nas tirinhas (b) e (c)? Por quê? Explique.

4. Há ironia na fala de Hagar (tirinhas b e c)? Explique.












Nenhum comentário:

Postar um comentário