sexta-feira, 23 de outubro de 2020

PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 24/10/2020 



Equipe Gestora
2020

Prof. Aline Rossi/ Ciências- 7° anos A e B

 

Atividade de Recuperação de Habilidades Essenciais





Habilidades:  - Discutir a aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, alavanca, roldana, plano inclinado, entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas;

 Identificar, analisar e avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas;

Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica em diferentes situações cotidianas de equilíbrio termodinâmico e identificar materiais de acordo com o processo de propagação térmica;

Utilizar o conhecimento das formas de propagação de calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana.

Conteúdos: Máquinas; sensação térmica, temperatura e calor; propagação térmica.


1-      O que é uma máquina? Cite exemplos de máquinas simples que temos em casa.

2-      O que é uma máquina térmica?

3-      Explique o que é calor, temperatura e sensação térmica?

4-      Quais os tipos de propagação de calor? Explique e exemplifique cada um deles.

5-      O que são isolantes térmicos?


 Para realizar as atividades, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 1), o livro de Ciências ou a internet.

Dúvidas e entrega: no e-mail 
alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 29/10.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL


Códigos das salas de Ciências no classroom:

7° ano A: ngcymyb

7° ano B: garee72

Prof. Aline Rossi/ Ciências- 6° anos A, B e C

 Atividade de Recuperação de Habilidades Essenciais




Habilidades: Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais, a partir da observação e da comparação das características e propriedades de diferentes materiais, por meio de execução de experimentos simples como a mistura de água e sal, água e areia, dentre outros;

Selecionar métodos para separação de sistemas heterogêneos;

Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridos tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.

Conteúdos: Misturas homogêneas e heterogêneas; separação de misturas; transformações químicas e físicas.

1-      Diferencie mistura homogênea e mistura heterogênea. Cite exemplos do seu cotidiano para cada tipo de mistura.

2-      Como separar os componentes de uma mistura? Cite exemplos de separação de misturas que ocorrem no seu dia-a-dia.

3-      Cite exemplos de transformações químicas que ocorrem no seu dia-a-dia.

4-      Cite exemplos de transformações físicas que ocorrem no seu dia-a-dia.

5-      Observe as situações abaixo:

SITUAÇÃO 1- fusão do gelo;



SITUAÇÃO 2- Corrente enferrujada;



a)      Qual tipo de transformação (química ou física) está ocorrendo na situação 1? Justifique sua resposta.

b)      Qual tipo de transformação (química ou física) está ocorrendo na situação 2? Justifique sua resposta.

 

 Para realizar as atividades, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 1), o livro de Ciências ou a internet.

Dúvidas e entrega: no e-mail 
alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 29/10.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL


Códigos das salas de Ciências no classroom:
6° ano A:dmz4eje
6° ano B:3xpfpq3
6° ano C:q7455qs





FOTOGRAFIA- 4º BIMESTRE- PROFESSORA ANA CARLA - 8º E 9º ANOS

 Olá

Iniciamos o 4º Bimestre


Você já parou para pensar sobre o que seja um Olhar Poético?

. Assista ao vídeo abaixo e responda a pergunta: O que você entende pelo termo “ Olhar Poético”?  Envie para analis71@gmail.com até o dia 30/10/20 (Escreva de 5 a 8 linhas)

 

 


https://www.youtube.com/watch?v=-oHLFOEzOHg&list=WL&index=31&t=810s


PROJETO DE VIDA- PROFESSORA ANA CARLA - 4º BIMESTRE 9ºA

 CADÊ O TEMPO QUE ESTAVA AQUI?

Olá!

Começamos o 4o bimestre!


Na aula desta semana , assistam o vídeo a seguir e reflitam sobre a importância de se organizar e otimizar o tempo e como isso interfere em nosso dia a dia.




 

https://www.youtube.com/watch?v=45yjp63ihHE

 

Após a reflexão, descreva em seu caderno, como você organiza sua rotina de estudos diária. (Local da casa onde vc estuda , tempo utilizado, como organiza os materiais  etc).

Envie para analis71@gmail.com até o dia 30/10/20


ARTE- PROFESSORA ANA CARLA- 4º BIMESTRE. 3º ANO

 Olá!

Estamos iniciando o 4º Bimestre com mais um TEMA DO ENEM!

O ABSTRACIONISMO

Abstracionismo, ou arte abstrata, é um estilo artístico moderno das artes visuais que prioriza as formas abstratas em detrimento das figuras que representam algo da nossa própria realidade.

Dessa forma, podemos dizer que esse tipo de arte é uma obra “não representacional”, ao contrário da arte figurativa, expressa por meio de figuras que retratam a natureza.

O pintor russo Wassily Kandinsky é considerado o precursor da arte abstrata com suas obras Primeira Aquarela Abstrata (1910) e a série Improvisações (1909-14).

Outro artista que ganhou grande destaque nesse panorama foi Piet Mondrian. Suas pinturas, também, tiveram grande influência mística da Teosofia e eram marcadas pelo rigor geométrico, linhas retas e cores vibrantes. Além de Mondrian, destacou-se nesse período Kasimir Malevich como um dos maiores expoentes do abstracionismo geométrico. Malevich foi o fundador do Suprematismo e levou o abstracionismo a sua forma mais simples, buscando a pureza plástica, como é possível ver em “Quadrado Branco sobre Fundo Branco” de 1918.

 

Além dessa vertente mais geométrica da Arte Abstrata, outra vertente também foi significativa nesse cenário, foi o Expressionismo Abstrato, também conhecido como Action Painting, caracterizado pela busca no inconsciente de símbolos de valor universal. Este foi o primeiro movimento que se originou nos Estados Unidos e ganhou reconhecimento internacional. Jackson Pollock tornou-se conhecido pela sua forma de pintura singular, lançando ou gotejando de forma dramática a tinta que escoria sobre a tela, métodos revolucionários e incomuns para a época.

Principais características do abstracionismo

As principais características da arte abstrata são:

·         Arte não representacional;

·         Ausência de objetos reconhecíveis;

·         Arte subjetiva;

·         Oposição ao modelo renascentista e à arte figurativa;

·         Valorização de formas, cores, linhas e texturas.

 

Vertentes do abstracionismo

Segundo suas características formais, existem duas vertentes do abstracionismo, a saber:

Abstracionismo expressivo

Também chamado de "Abstracionismo Informal ou Lírico", essa vertente foi influenciada pelo expressionismo e fauvismo. Suas principais características são:

·         Sentimentalismo;

·         Valorização da intuição;

·         Liberdade artística.

O maior representante dessa vertente foi, sem dúvida, o artista russo, Kandinsky.

Abstracionismo geométrico

Influenciada pelo cubismo e o futurismo, essa vertente está pautada na geometria das formas e no racionalismo.

Os elementos que caracterizam esse estilo artístico são:

·         Racionalidade;

·         Valorização de reflexão intelectual;

·         Organização e uso de formas geométricas;

O maior representante dessa tendência foi o pintor holandês Piet Mondrian

No Brasil a Arte Abstrata ganhou visibilidade na I Bienal de São Paulo em 1951 e teve como alguns expoentes: Iberê Camargo, Lígia Clarck e Hélio Oiticica.

ATIVIDADE:

APÓS ASSISTIR AOS VÍDEOS, ESCOLHA 1 DAS VERTENTES DO ABSTRACIONISMO (LÍRICO OU GEOMÉTRICO) PRODUZA UMA PINTURA RESPEITANDO AS CARACTERÍSTICAS DA VERTENTE ESCOLHIDA (QUE VOCÊ PODERÁ FAZER COM TINTA, GIZ OU LÁPIS DE COR). NO VERSO DA FOLHA, DÊ NOME PARA SUA OBRA E ESCREVA UMA BREVE EXPLICAÇÃO SOBRE ELA, RELACIONANDO-A COM A VERTENTE QUE VOCÊ ESCOLHEU.

ENVIAR A ATIVIDADE PARA analis71@gmail.com  até o dia 06/11/20

Link dos vídeos:




https://www.youtube.com/watch?v=IN7NCQZsaro



https://www.youtube.com/watch?v=9kz5yHNP3Y0



ARTE- PROFESSORA ANA CARLA - 4º BIMESTRE- 2º ANO

 A Produção Poética na  Escola

Olá

Iniciamos o 4o Bimestre e vamos estudar sobre Arte Híbrida.

Arte híbrida: é o processo de fusão entre as diferentes linguagens (dança, música, teatro e artes visuais), as mídias (jornais, revistas, televisão, rádio) e as mídias digitais (canais de comunicação on-line sites, blogs e redes sociais), criando novas formas de expressão artística, e transcendendo as fronteiras entre arte e pesquisa, arte e ativismo social/político, arte e cultura pop.

 

O VÍDEO A SEGUIR NOS MOSTRA UM POUCO DO CONCEITO DE HIBRIDISMO EM ARTE

 


https://www.youtube.com/watch?v=NM5SE79K_7w

 

Atividade: Observe atentamente ao vídeo e descreva qual foi o seu entendimento sobre ele. (Escreva de 5 a 8 linhas) ATENÇÃO: Escreva com suas palavras. Não quero textos copiados. É um exercício de interpretação que vocês estão fazendo.

 

Envie para analis71@gmail.com  até o dia 30/10/20


ARTE- PROFESSORA ANA CARLA - 4º BIMESTRE- 1ºANO

 Olá!

Iniciamos o 4o Bimestre


Retomando o conceito de intervenção artística , hoje conheceremos um pouco mais sobre uma das formas de intervenção: A PERFORMANCE

 

Intervenção artística: Modalidade artística que surge com a finalidade de trazer questionamentos e mudanças no cotidiano da sociedade, partindo do pressuposto da transformação de espaços públicos e da reflexão e discussão acerca de questões sociais,políticas, ideológicas e estéticas. Por meio da provocação ou do incentivo à reflexão. A participação por parte do público pode ser pequena, citando como meio a adoção dos “stickers”, ou por intermédio de obras de maior porte como as instalações.

 

Performance: Tem como principal característica a atuação performática de seu autor, geralmente utilizando o próprio corpo em criativas evoluções e possibilitando fundir elementos das diversas linguagens (música, dança, teatro e artes visuais).

 

Após assistir ao vídeo, escreva em seu caderno: O que é necessário para que uma obra possa ser classificada como Performática?

Envie a resposta para analis71@gmail.com até o dia 30/10/20

 

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=R5ly7Jel6DI