sexta-feira, 3 de julho de 2020

PROJETO DE VIDA - PROFª ANA CARLA - 9ºA



oLÁ aLUNOS!!!


Esta semana , a aula da Professora Luanda Julião no CMSP traz informações importantes sobre o Ensino Médio e vocês farão uma reflexão de como esses dados podem ser importantes para seu  Projeto de Vida.

Realize as atividades propostas por ela e envie para o email: analis71@gmail.com até o dia 10/07/20
Nome , Número, Série- ATIVIDADE: A CHEGADA AO ENSINO MÉDIO

SE HOUVEREM DÚVIDAS ESTOU NOS CANAIS DE SEMPRE!

LINK DA AULA:

Bom Fim de Semana!
Prô Ana Carla

6º ABC - História - Prof. Maria José

Caros alunos:


Para atividade de hoje, assista a aula do CMSP do dia 17/06 História - Povos Indígenas Brasileiros

1) Os povos indígenas possuíam tecnologias antes da chegada de Pedro Álvares Cabral? Justifique sua resposta.

2) Pesquise no dicionário o significado das palavras:

a) índio
b) indígena

3) Cite as heranças culturais deixadas pelos indígenas

4) Explique com suas palavras o que é cultura material

5) Quais fontes históricas as sociedades indígenas produziram antes da chegada de Pedro Álvares Cabral?


Enviar para: profmariajose9@gmail.com

Até dia 10/07

8º ABC - História - Prof.Maria José

Caros alunos:

Para a atividade de hoje, assista a aula do CMSP do dia 17/06 História - Os Processos de Independência nas Américas

1)Em 1808 após a chegar ao Brasil, fugindo da invasão francesa, o regente D. João VI decidiu:

a) declarar a libertação dos escravos
b) anistiar todos os presos das antigas rebeliões nativistas
c) decretar abertura dos portos brasileiros às nações amigas
d) proibir a entrada de produtos ingleses na colônia

2) O que motivou a viagem de D. João VI e da família real até o Brasil?

3) Em 1815 o Brasil tornou-se Reino Unido de Portugal e Algarves; o que será que isso significou para o país?

4) Monte uma ficha sobre a transferência da família real para o Rio, levando em conta:
a) Os motivos da vinda
b) Que papel o Rio de Janeiro passou a desempenhar
c) Realizações do governo de D. João no Rio de Janeiro
d) O que a abertura dos portos significou para o Brasil? E para a Inglaterra?

Enviar para o email: profmariajose9@gmail.com

Até a data: 10/07/2020

1F 2A 3B - Eletiva - Literatura de Cordel

ELETIVAS


 Projeto: Literatura de Cordel


 COMO FAZER UM CORDEL

 1)Tema
 Estilo de poesia e regras
 Noções de métrica, rima e oração.
 Inspiração e como lapidar o texto.

 2) Versos e Estrofes
 Um cordel pode ser produzido com diversos estilos literários:
 verso (pé): cada linha de uma poesia.
 estrofe: conjunto de versos
 classificação das estrofes: Quadra (estrofe de quatro versos); Sextilha: (6 versos); Setilha (7 versos); Décima (10 versos).

3) Rima
 Processo de repetição dos sons no final de dois ou mais versos; com palavras cujo som tem um fim parecido.
 Estrutura de rimas: ABCBDB
As rimas mais comuns utilizadas em um cordel, são: palavras terminadas em –ão. ex. mão, benção, capitão, ou mesmo os verbos; são, estão, falarão. Ou as terminadas em -ado,-ada. ex. a gente tem falado. Verbos no infinitivo: ex. amar, falar, contar; comer, ler, fazer *Modificar a ordem das palavras (sintaxe); utilizando esses verbos no infinitivo, é uma forma de produzir um verso de cordel (poesia). Ex. Vou comer uma pizza. Você quer vir comigo? Uma pizza vou comer. Vir comigo você quer?

 4) Métrica e Sílaba Poética
É a medida utilizada para classificar os versos pela quantidade de sílabas; (“contar as sílabas”) Ex. As estrofes de Sextilhas; são as mais comuns no cordel; ou seja, 6 versos de 7 sílabas em cada estrofe: “O pavão misterioso”(#estrofe 1)
 Eu vou contar uma história (A)
 De um pavão misterioso (B)
Que levantou vôo da Grécia (C)
 Com um rapaz corajoso (B)
Raptando uma condessa (D)
Filha d’um conde orgulhoso" (B)
 Autor: José Carmelo de Melo Rezende

 No cordel; as elisões são usadas quando uma palavra termina com uma vogal em sílaba atônica e a palavra seguinte se inicia com uma vogal, preferencialmente atônica; ou também a letra h. Ex. No 1º verso, as palavras uma história. E nesse caso também é “contada” como uma única sílaba, essa contagem no cordel, é chamada de extensão dos versos. Outra regra importante, é que no cordel, quando são “contadas” as sílabas poéticas, é “contado” somente até a última sílaba tônica. À exemplo da mesma poesia citada acima, mas outa estrofe: “Concordou com seu irmão”

 5) Oração e Coesão
 No cordel, dar sentido à uma estrofe é essencial, já que para os iniciantes na literatura de cordel, não deve se preocupar muito com a rima, e nem a métrica, apesar de serem muito importante para quem não é amador. A principal regra ou dica para quem quer iniciar versos em cordel é, começar a escrever, e ir “costurando” o texto, “lapidando” e com o tempo... E claro, não menos importante, muita leitura de cordel de preferência em voz alta, assim não tem como errar Assim, quando menos esperar, você já virou um cordelista!

 Ref. Bibliográficas:
 Literatura de cordel Globo Rural https://www.youtube.com/watch?v=7DosjK6GSUQ
Tv Brasil https://www.youtube.com/watch?v=iN9mF2jHT0c
 “Geografia em cordel” https://www.educacao.ma.gov.br/agora-consigo-desenvolver-atividades-que-nao-erampossiveis-nas-escolas-regulares-diz-professora-de-centro-educa-mais/
Museu de arte popular na Paraíba https://tvbrasil.ebc.com.br/vertv/post/museu-de-arte-popular-da-paraiba-apresenta-aliteratura-de-cordel-para-o-publico
Como fazer um folheto de cordel https://www.youtube.com/watch?v=8OHus4pCgTk


E.E. Maria Montessori

 Eletivas tema: Literatura de Cordel
2º Bimestre
 Atividade 2

 Produzindo um poema de Cordel

Venho pedir para que foquem o “trabalho”, nos versos e ou (uma) estrofe do Cordel.
 Pelo que me foi passado vocês já viram algo sobre regionalismo, e xilogravura com o professor que estava anteriormente acompanhando vocês.
 Para que encerremos com “chave de ouro”, este ciclo que se acaba em menos de 01 (um) mês, precisamos tentar produzir somente um texto de cordel. Texto este, amador. SOMENTE ARTÍSTICO!.
Não vou e nem posso cobrar algo profissional de vocês. Fiquem em paz!
 E claro para ficar algo bem bonito e encantador. Se não for pedir muito, com uma Arte, e de preferência a Xilogravura (algo que tenha a ver com o seu tema escolhido. Como solicitado na atividade anterior (em anexo neste e-mail). Escolha um tema que seja próximo da sua realidade, ou seja, que você tenha afinidade, como: internet, pandemia, isolamento, escola, provas, amigos, família, animais, trabalho, enfim vale tudo, “peraí calma! Quase tudo, né pessoal”...

Ah! Já estava me esquecendo...

 Fazer em 01 folha de sulfite dobrada ao meio e a capa com a Arte escolhida por vocês.
 Fica parecido com a imagem deste link:
 http://www.lendo.org/wp-content/uploads/2008/04/literatura-de-cordel-foto.jpg

 Agora vamos lá... Eu acredito em vocês, e que nós podemos fazer um bom trabalho, mesmo com alguns percalços, mãos à obra pessoal... Baseado na atividade anterior que eu dei à vocês; daquele manual bem simples de: Como fazer de um cordel... Vamos dar continuidade, assistindo à alguns vídeos e se inspirando na sua estrofe, ou mesmo na sua poesia.
 Lembre-se “ARTÍSTICA”! Nada complexo... Agora assista aí...


 O que é o cordel (em versos): http://www.youtube.com/watch?v=OTxEL9lptW4
O que é o cordel (documentário TV Globo): http://www.youtube.com/watch?v=Kx6PZOC2WtQ&feature=related
 O que é cordel (musicado): http://www.youtube.com/watch?v=dd3IskH6LNU

Pessoal ao terminar a atividade; não esqueçam de enviar ao meu e- mail institucional:

zarrella@prof.educacao.sp.gov.br


7º ABC - Geografia - Prof. João


Profº João - Geografia

7º anos A,B,C – EF

Leitura dos textos 1, 2 e 3 (pgs. 28 e 29)
Leitura dos textos 1,2,3 e 4 (pgs. 30, 31 e 32)
Assistir ao vídeo do Youtube (link na pg. 32 da apostila 2)
Obs.: As questões encontram-se nas pgs. 32 e 33 da apostila 2.

Com base no material descrito acima, responder as questões a seguir no caderno:
01) O enfraquecimento das lavouras tradicionais de cana-de-açúcar, algodão e tabaco na região Nordeste estimulou a expansão da cafeicultura na região Sudeste. Explique como se deu essa expansão e quais regiões do Estado de São Paulo participaram deste ciclo.
02) Indique quais fatores físico-naturais contribuíram para o desenvolvimento da cultura do café no Estado de São Paulo.
03) Aponte quais grupos sociais podem ser relacionados com o ciclo do café e comente os tipos de relações estabelecidas nas diferentes fases desse ciclo.
04) Com base na afirmação do Texto 2 “Toda a seiva foi bebida e, sob forma de grão, ensacada e mandada para fora”, explique como eram as relações comerciais nesse período.
05) Quais evidências apresentadas nos textos estão relacionadas com a crise do ciclo do café?
06) O texto 2 possui trechos da obra Cidades Mortas de Monteiro Lobato, publicada em 1919. O que esses trechos revelam sobre o Ciclo do Café?
07) Explique o papel da ferrovia no desenvolvimento do ciclo do café, em especial no Estado de São Paulo.
08) Relacione o tripé Café, Ferrovias e Crescimento Populacional, e elabore um breve comentário com as suas percepções.
09) Comente qual o papel do café atualmente para a economia do Estado de São Paulo.




Enviar para: joaopatrociniohenrique@gmail.com

8 ABC - Geografia - Prof. João


Profº João - Geografia

8º anos A,B,C - EF
ATIVIDADE 2 (leitura e análise de charge)
Ler com atenção o texto da pg. 24 da apostila 2.
Observar e analisar a charge.
Em seguida, responder as questões da pg. 25 no caderno.



Enviar imagens para o email: joaopatrociniohenrique@gmail.com

2º E - Geografia - Prof. João


Profº João  -  Geografia

2ª Série E - EM


·         ATIVIDADE 2 (pgs. 64 a 67)
Após a leitura: Analise o mapa e responda  no seu caderno.
aa)    Identifique, de acordo com a divisão regional do IBGE, qual região é a mais industrializada.
  b)    Indique o nome de 5 estados com grau elevado de industrialização e 5 estados com baixo índice de industrialização.
  c)    Por que não há uma distribuição equilibrada das indústrias no Brasil? Relacione os aspectos históricos de formação do território brasileiro com a realidade atual.

TEMA 2 – OS CIRCUITOS DA PRODUÇÃO  (II):
O ESPAÇO AGROPECUÁRIO
ATIVIDADE 1: ANÁLISE DE TEXTO, GRÁFICO E IMAGEM
Faça uma análise das informações extraídas do texto e dos dados apresentados no gráfico 2 e imagem 2. Em seguida, responda às questões propostas no seu caderno. (pag. 67).




Enviar para email: joaopatrociniohenrique@gmail.com

3º ABC - Geografia - Prof. João

Caros alunos:




Profº João   -  Geografia

3ª Série  A,B,C  -  EM

Leitura e interpretação do texto (pg. 57 da apostila 2)
Responder as questões no caderno (pg. 58 da apostila 2)



Enviar foto do caderno para o email:joaopatrociniohenrique@gmail.com

ELETIVA BIBLIOTECONOMIA CULMINÂNCIA

Boa tarde queridos alunos
 Eletiva de Biblioteconomia                              Aula 19.06

Trabalho de pesquisa e montagem de projeto                                                                                           (Culminância)
                                                    
TEMA : Biblioteca Especiais

Trabalho em Power Point (ppt) slide contendo fotos, vídeo, conteúdo escrito etc.
Solicite um modelo com sua professora.

Pesquise através de sites, livros ou canais específicos o que são Bibliotecas Especiais.
Seu conceito, características e onde podemos encontrar em São Paulo.
ou...
Entregue seu trabalho com os seguintes parâmetros: capa contendo nome, número, série ( alinhado a direita abaixo do tema e fonte 14 a 16) tema (fonte ARIAL 16 a 20) centralizado em negrito

Conteúdo será (fonte arial 12) texto justificado
Cada tópico apontado poderá vir como subtítulo em negrito.

VOCÊ PODERÁ FAZER EM POWER POINT APENAS COM AS TELAS SLIDE COM EFEITOS ESCOLHIDOS POR VOCÊ. MÍNIMO 15 TELAS. ( peça orientação para sua prof.)

Ao final do trabalho colocar o campo Referências especificando onde pesquisaram as informações de busca.

A ENTREGA DEVERÁ SER PELO EMAIL:envieseutrabalho.tali@gmail.com , no assunto vc deve colocar nesta sequência: eletiva - série -nome completo.

Boa sorte
prof. Tali

Prof. Aline Rossi- Biologia/ 2° anos A, B, C, D

Semana de Recuperação de Conteúdos e Habilidades

Olá alunos!

Como vocês viram, esta semana não tivemos conteúdo novo de Biologia no CENTRO DE MÍDIAS SP, pois a aula do dia 30/06 foi uma reprise. Então, faremos uma semana de recuperação de conteúdos e habilidades já trabalhadas no 2° bimestre.

Para os alunos que estão fazendo e enviando todas as atividades, eu sugiro que revisem os conteúdos trabalhados até agora no 2° bimestre e enviem as dúvidas que surgirem.

Muitos alunos deixaram de fazer e entregar as atividades, então eu sugiro que aproveitem esta semana para colocar as atividades perdidas em ordem e enviar. Vou colocar abaixo, uma tabela mostrando as atividades que eu já postei para nota do 2° bimestre e vocês poderão olhar e ver quais ainda precisam fazer.


Atividade Introdução a Citologia- data da postagem 20/05
Atividade Organelas Celulares- data da postagem 10/06
Atividade Mitose e Câncer- data da postagem 19/06
Atividade Experimentos de Mendel- data da postagem 26/06

Entrega e dúvidas sobre a semana de recuperação:

Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 09/07 (próxima quinta-feira).

Vocês também poderão enviar as dúvidas, no chat da sala dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP e eu responderei o mais rápido possível.


Avisos gerais importantes:

Eu estou usando também o meu Classroom Institucional, lá eu arquivo todas as atividades que eu já passei desde o 1° bimestre até agora e fica bem mais fácil para vocês saberem o que tem para fazer. 

Para entrar é necessário que acessem o e-mail institucional disponibilizado no site https://sed.educacao.sp.gov.br.(Instruções nos vídeos abaixo)

Provavelmente, em breve, usaremos somente o Classroom Institucional, pois vocês conseguem acessá-lo por dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP. 

Então, comecem a ativar o e-mail institucional de vocês. 

Abaixo segue as instruções necessárias para ativar o Classroom Institucional no celular ou no computador.

 Aguardo vocês lá!


Prof. Aline Rossi- Biologia/ 1° anos A, B, C, D, E, F

Semana de Recuperação de Conteúdos e Habilidades

Olá alunos!

Como vocês viram, esta semana não tivemos conteúdo novo de Biologia no CENTRO DE MÍDIAS SP, pois a aula do dia 30/06 foi uma reprise. Então, faremos uma semana de recuperação de conteúdos e habilidades já trabalhadas no 2° bimestre.

Para os alunos que estão fazendo e enviando todas as atividades, eu sugiro que revisem os conteúdos trabalhados até agora no 2° bimestre e enviem as dúvidas que surgirem.

Muitos alunos deixaram de fazer e entregar as atividades, então eu sugiro que aproveitem esta semana para colocar as atividades perdidas em ordem e enviar. Vou colocar abaixo, uma tabela mostrando as atividades que eu já postei para nota do 2° bimestre e vocês poderão olhar e ver quais ainda precisam fazer.

Atividade Seres vivos e suas relações- data da postagem no blog 20/05
Atividade Ecossistemas, populações e comunidades- data da postagem no blog 10/06
Atividade Desequilíbrio Ambiental- data da postagem no blog 19/06
Atividade Densidade e crescimento da população- data da postagem no blog 26/06

Entrega e dúvidas sobre a semana de recuperação:

Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 09/07 (próxima quinta-feira).

Vocês também poderão enviar as dúvidas, no chat da sala dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP e eu responderei o mais rápido possível.


Avisos gerais importantes:

Eu estou usando também o meu Classroom Institucional, lá eu arquivo todas as atividades que eu já passei desde o 1° bimestre até agora e fica bem mais fácil para vocês saberem o que tem para fazer. 

Para entrar é necessário que acessem o e-mail institucional disponibilizado no site https://sed.educacao.sp.gov.br.(Instruções nos vídeos abaixo)

Provavelmente, em breve, usaremos somente o Classroom Institucional, pois vocês conseguem acessá-lo por dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP. 

Então, comecem a ativar o e-mail institucional de vocês. 

Abaixo segue as instruções necessárias para ativar o Classroom Institucional no celular ou no computador.

 Aguardo vocês lá!



ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS - 8

ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS - 8


Caras e caros alunos,


Vocês sabem como foi o Teatro no século XIX?


Neoclassicismo Alemão


Na transição para o século XIX, vemos surgir na Alemanha e na Áustria, em grande parte por influência das ideais do Iluminismo, uma intensa produção teatral com interesse pela antiguidade clássica. Esse movimento é chamado de Neoclassicismo Alemão e acontece principalmente entre as cidades de Weimar, Berlim e Viena.
Durante este período, muitos autores são notáveis, dentre eles August Wilhelm Iffland; Christoph Martin Wieland; Johann Gottfried von Herder; Konrad Ekhof e Abel Seyler; Friedrich Wilhelm Christian; e
Karl Ferdinand Gotthold Ephraim Lessing. Dois autores alemães, porém, são de grande fama e de inquestionável importância para o neoclassicismo alemão e a história mundial do teatro, são estes dois autores Goethe e Schiller.
Grande parte da produção teatral de Goethe se deu em Weimar, tendo começado ainda no final do século XVIII. Em relação às influências dos Iluministas franceses, o autor apreciava Diderot e Rousseau, mas rejeitava Voltaire, com exceção de suas obras Mahomet e Tancrède. São características do teatro de Goethe a musicalidade, a linguagem métrica e a intenção de representar a natureza de maneira ideal, priorizando o “belo”. Além disso, a ideia de auto educação através das obras de teatro, com um olhar humanista grego que se importa com capacidades humanas como a racionalidade, fato visível em sua obra mais famosa “Fausto”.
Schiller foi também um importante representante do neoclassicismo alemão, tendo uma longa parceria criativa com Goethe em Weimar. Diz a história que, durante algum tempo, os dois se encontravam diariamente para debater sobre novas criações teatrais. Goethe chegou a indicá-lo para uma cadeira como professor universitário de História na Universidade de Iena. Como bom neoclassicista alemão, Schiller abominava peças sentimentais. O peso da razão, da beleza e da renovação deveria ser o centro deste teatro. 
Apesar de a maioria das produções de Schiller terem acontecido em Weimar, ao lado de Goethe, o autor chegou também a Berlim, onde teve grande influência e respeito entre os grandes nomes das artes. Schiller, como muitos autores do século XIX, morreu cedo, aos 45 anos, de tuberculose. Mesmo com pouco tempo de vida, deixou uma vasta produção entre peças, poesias, escritos filosóficos e prosa. Após a morte de Schiller, Goethe continuou a produzir.


INDICAÇÃO DE LEITURA: Fausto - Goethe.

 
Goethe e Schiller, respectivamente.


Romantismo


Segundo o pensador Friedrich Schlegel, “a poesia romântica é uma poesia progressiva universal”. O romantismo da entrada para o século XIX renova a temática e as concepções artísticas da europa. Em relação ao Iluminismo e neoclassicismo, podemos perceber diferenças na predominância das emoções no lugar da razão, no emprego de uma linguagem mais floreada, além de um forte nacionalismo nas produções. As temáticas mitológicas gregas também são abandonadas, dando lugar a um texto que possa compreender questões regionais e referentes a populações locais. 
O romantismo perpassou a Europa, tendo tido diversas produções teatrais com diferentes características em cada país. Eis aqui alguns dos principais nomes de autores e produções deste período. 


FRANÇA
François-René de Chateaubriand, que escreveu poesias, romances, ensaios, cartas e a peça de teatro “Moïse”
Victor Hugo, que dentre inúmeras produções de enorme repercussão mundial ao longo dos séculos, escreveu o clássico “Os miseráveis”.
Alfred de Musset, com peças como Il faut qu'une porte soit ouverte ou fermée; Fantasio; e Les caprices de Marianne.

Cena da atriz Anne Hathaway Cantando I Dreamed a Dream na adaptação cinematográfica de “Os Miseráveis"




ITÁLIA
Ugo Foscolo, autor de Os Sepulcros; Alessandro Manzoni, com a peça Aldechi.


INGLATERRA
Na inglaterra, o neogótico e o individualismo melancólico de alguns autores colocam características diferenciadas no romantismo. São autores importantes e reconhecidos Scott; Byron; Shelley; Keats; Wordsworth. 
Recomendo a leitura online de poemas e contos de Lord Byron.


Lord Byron


RÚSSIA E POLÔNIA
E.T.A. Hoffmann, com sua maior obra “Contos Noturnos”, dentre outras também muito interessantes.


Realismo
Na segunda metade do século XIX, o Realismo surge rompendo com o Romantismo. A não idealização de personagens e a caracterização de sujeitos comuns são características que diferenciam o teatro realista do teatro romântico. 
Como diz o nome “realismo”, a ideia das produções teatrais deste movimento é mostrar a realidade como ela realmente acontece, demonstrando problemas sociais e de interações pessoais entre indivíduos, problemas do cotidiano, além de características psicológicas possivelmente questionáveis quanto à moral. 
Algumas obras de teatro realista são: Alexandre Dumas (1824-1895), obra “A Dama das Camélias”; Henrik Ibsen (1828-1906), obra “Casa de Bonecas”; Gorki (1868-1936), obra; “Ralé e Os Pequenos Burgueses”; Gerhart Hauptmann (1862-1946), obra “Os Tecelões”; George Bernard Shaw (1856-1950), obra “Casa de Viúvos”


Teatro brasileiro no século XIX


No Brasil do século XIX, começam a aparecer as primeiras produções de teatro com todas as profissões que conhecemos: cinegrafista, produtor, diretor, ator, etc. Os textos e correntes ainda são bastante influenciados pela produção européia, ainda já que existam inúmeras produções autorais brasileiras. O Romantismo e o Realismo também aparecem como correntes literárias no Brasil.
O romantismo teve nomes como grande nome no Brasil o pioneiro Gonçalves de Magalhães, assim como José de Alencar e Joaquim Manuel de Macedo, os quais produziram peças cômicas. O Romântico Martins Pena produziu comédias de costumes, apontando através do riso características do comportamento da época. O Realismo, com grande inspiração na Comédia Realista Francesa, teve como maior nome Machado de Assis, com obras críticas e demonstrativas dos valores da sociedade brasileira.
Posteriormente, França Júnior fez sátiras com o desejo de dialogar com o repertório realista. Artur de Azevedo inaugurou o teatro como entretenimento. 

Algumas peças deste período são:
Machado de Assis, obra “Quase Ministro”
José de Alencar, obra “O Demônio Familiar”
Joaquim Manuel de Macedo, obra “Luxo e Vaidade”.


Machado de Assis


ATIVIDADE
Leia o texto e responda:


1- Quais as principais características do neoclassicismo alemão apontadas pelo texto?
2- Cite diferenças o romantismo e o realismo.

3- Quem foi o principal nome do realismo no Brasil?

Responda por caderno e envie fotos pelo Whatsapp, ou envie e-mail para rebeca.ramos@unifesp.br.

Você também pode responder a estas questões por este link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScfknEC7fSWGuxwYdz3rGcIJd2wQMI1yPerzOnjfgDOLiLmPg/viewform?usp=sf_link

Até a próxima!!

Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º Anos - Profª Scarlet - 03/07

Olá Pessoal!

Estamos postando as atividades pelo classroom também, caso você queira entrar na sua turma pelo classroom, envie um e-mail: scarletfs@hotmail.com que irei incluí-lo na turma. Para a atividade de hoje, assista a aula do CMSP de Empreendedorismo dessa semana (A aula é do 2º Ano mas pode ser usada para qualquer turma): https://www.youtube.com/watch?v=Qv9bZ19MA2g

Na aula, é apresentado o vídeo " quem comeu o meu queijo", sobre esse vídeo responda:

1) O que representa encontrar o queijo e o que representa não encontrar o queijo?
2)Você identificou nos personagens algum objetivo, meta ou sonho? Descreva as características dos ratinhos e relacione com o perfil dos empreendedores.

Envie as respostas pelo Classroom ou pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com

Atividade de Química 2ºA - 03/07 - Profª Scarlet

Olá Pessoal, tudo bem?

Estamos postando as atividades pelo classroom também, caso você queira entrar na sua turma pelo classroom, envie um e-mail: scarletfs@hotmail.com que irei incluí-lo na turma.

Para a atividade de hoje, assista a aula do CMSP de química dessa semana " Ligações Químicas":
https://www.youtube.com/watch?v=uGtXSopiw9E

Anote suas observações e responda as páginas 46 e 47 do caderno do aluno. Os exercícios dessa página são explicados no vídeo.



Envie a foto das respostas pelo Classroom ou pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com

Atividade de Química 03/07 - Profª Scarlet

Olá Pessoal, tudo bem?

Estamos postando as atividades pelo classroom também, caso você queira entrar na sua turma pelo classroom, envie um e-mail: scarletfs@hotmail.com que irei incluí-lo na turma.

Para a atividade de hoje, assista a aula do CMSP de química dessa semana:
https://www.youtube.com/watch?v=htCtP3MLp0A

Na aula, é realizado um experimento. anote suas observações e responda:

1) O que é solubilidade?
2) Defina Densidade. Como podemos calculá-la?
3) No experimento, porque as camadas se formam?
4) Por que a cera ficou entre o o óleo e o alcool?
5) Tem-se uma solução contendo 20g de sal de cozinha e 50ml de água a uma temperatura de 25ºC. A solução será homogênea ou heterogênea?
6) Quais das propriedades são mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida?
a) Cor e densidade.
b) Cor e dureza.
c) Ponto de fusão e densidade.
d) Cor e ponto de fusão.
e) Densidade e dureza.

Envie as respostas pelo Classroom ou pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com