sexta-feira, 3 de julho de 2020

ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS - 8

ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS - 8


Caras e caros alunos,


Vocês sabem como foi o Teatro no século XIX?


Neoclassicismo Alemão


Na transição para o século XIX, vemos surgir na Alemanha e na Áustria, em grande parte por influência das ideais do Iluminismo, uma intensa produção teatral com interesse pela antiguidade clássica. Esse movimento é chamado de Neoclassicismo Alemão e acontece principalmente entre as cidades de Weimar, Berlim e Viena.
Durante este período, muitos autores são notáveis, dentre eles August Wilhelm Iffland; Christoph Martin Wieland; Johann Gottfried von Herder; Konrad Ekhof e Abel Seyler; Friedrich Wilhelm Christian; e
Karl Ferdinand Gotthold Ephraim Lessing. Dois autores alemães, porém, são de grande fama e de inquestionável importância para o neoclassicismo alemão e a história mundial do teatro, são estes dois autores Goethe e Schiller.
Grande parte da produção teatral de Goethe se deu em Weimar, tendo começado ainda no final do século XVIII. Em relação às influências dos Iluministas franceses, o autor apreciava Diderot e Rousseau, mas rejeitava Voltaire, com exceção de suas obras Mahomet e Tancrède. São características do teatro de Goethe a musicalidade, a linguagem métrica e a intenção de representar a natureza de maneira ideal, priorizando o “belo”. Além disso, a ideia de auto educação através das obras de teatro, com um olhar humanista grego que se importa com capacidades humanas como a racionalidade, fato visível em sua obra mais famosa “Fausto”.
Schiller foi também um importante representante do neoclassicismo alemão, tendo uma longa parceria criativa com Goethe em Weimar. Diz a história que, durante algum tempo, os dois se encontravam diariamente para debater sobre novas criações teatrais. Goethe chegou a indicá-lo para uma cadeira como professor universitário de História na Universidade de Iena. Como bom neoclassicista alemão, Schiller abominava peças sentimentais. O peso da razão, da beleza e da renovação deveria ser o centro deste teatro. 
Apesar de a maioria das produções de Schiller terem acontecido em Weimar, ao lado de Goethe, o autor chegou também a Berlim, onde teve grande influência e respeito entre os grandes nomes das artes. Schiller, como muitos autores do século XIX, morreu cedo, aos 45 anos, de tuberculose. Mesmo com pouco tempo de vida, deixou uma vasta produção entre peças, poesias, escritos filosóficos e prosa. Após a morte de Schiller, Goethe continuou a produzir.


INDICAÇÃO DE LEITURA: Fausto - Goethe.

 
Goethe e Schiller, respectivamente.


Romantismo


Segundo o pensador Friedrich Schlegel, “a poesia romântica é uma poesia progressiva universal”. O romantismo da entrada para o século XIX renova a temática e as concepções artísticas da europa. Em relação ao Iluminismo e neoclassicismo, podemos perceber diferenças na predominância das emoções no lugar da razão, no emprego de uma linguagem mais floreada, além de um forte nacionalismo nas produções. As temáticas mitológicas gregas também são abandonadas, dando lugar a um texto que possa compreender questões regionais e referentes a populações locais. 
O romantismo perpassou a Europa, tendo tido diversas produções teatrais com diferentes características em cada país. Eis aqui alguns dos principais nomes de autores e produções deste período. 


FRANÇA
François-René de Chateaubriand, que escreveu poesias, romances, ensaios, cartas e a peça de teatro “Moïse”
Victor Hugo, que dentre inúmeras produções de enorme repercussão mundial ao longo dos séculos, escreveu o clássico “Os miseráveis”.
Alfred de Musset, com peças como Il faut qu'une porte soit ouverte ou fermée; Fantasio; e Les caprices de Marianne.

Cena da atriz Anne Hathaway Cantando I Dreamed a Dream na adaptação cinematográfica de “Os Miseráveis"




ITÁLIA
Ugo Foscolo, autor de Os Sepulcros; Alessandro Manzoni, com a peça Aldechi.


INGLATERRA
Na inglaterra, o neogótico e o individualismo melancólico de alguns autores colocam características diferenciadas no romantismo. São autores importantes e reconhecidos Scott; Byron; Shelley; Keats; Wordsworth. 
Recomendo a leitura online de poemas e contos de Lord Byron.


Lord Byron


RÚSSIA E POLÔNIA
E.T.A. Hoffmann, com sua maior obra “Contos Noturnos”, dentre outras também muito interessantes.


Realismo
Na segunda metade do século XIX, o Realismo surge rompendo com o Romantismo. A não idealização de personagens e a caracterização de sujeitos comuns são características que diferenciam o teatro realista do teatro romântico. 
Como diz o nome “realismo”, a ideia das produções teatrais deste movimento é mostrar a realidade como ela realmente acontece, demonstrando problemas sociais e de interações pessoais entre indivíduos, problemas do cotidiano, além de características psicológicas possivelmente questionáveis quanto à moral. 
Algumas obras de teatro realista são: Alexandre Dumas (1824-1895), obra “A Dama das Camélias”; Henrik Ibsen (1828-1906), obra “Casa de Bonecas”; Gorki (1868-1936), obra; “Ralé e Os Pequenos Burgueses”; Gerhart Hauptmann (1862-1946), obra “Os Tecelões”; George Bernard Shaw (1856-1950), obra “Casa de Viúvos”


Teatro brasileiro no século XIX


No Brasil do século XIX, começam a aparecer as primeiras produções de teatro com todas as profissões que conhecemos: cinegrafista, produtor, diretor, ator, etc. Os textos e correntes ainda são bastante influenciados pela produção européia, ainda já que existam inúmeras produções autorais brasileiras. O Romantismo e o Realismo também aparecem como correntes literárias no Brasil.
O romantismo teve nomes como grande nome no Brasil o pioneiro Gonçalves de Magalhães, assim como José de Alencar e Joaquim Manuel de Macedo, os quais produziram peças cômicas. O Romântico Martins Pena produziu comédias de costumes, apontando através do riso características do comportamento da época. O Realismo, com grande inspiração na Comédia Realista Francesa, teve como maior nome Machado de Assis, com obras críticas e demonstrativas dos valores da sociedade brasileira.
Posteriormente, França Júnior fez sátiras com o desejo de dialogar com o repertório realista. Artur de Azevedo inaugurou o teatro como entretenimento. 

Algumas peças deste período são:
Machado de Assis, obra “Quase Ministro”
José de Alencar, obra “O Demônio Familiar”
Joaquim Manuel de Macedo, obra “Luxo e Vaidade”.


Machado de Assis


ATIVIDADE
Leia o texto e responda:


1- Quais as principais características do neoclassicismo alemão apontadas pelo texto?
2- Cite diferenças o romantismo e o realismo.

3- Quem foi o principal nome do realismo no Brasil?

Responda por caderno e envie fotos pelo Whatsapp, ou envie e-mail para rebeca.ramos@unifesp.br.

Você também pode responder a estas questões por este link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScfknEC7fSWGuxwYdz3rGcIJd2wQMI1yPerzOnjfgDOLiLmPg/viewform?usp=sf_link

Até a próxima!!

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