ELETIVAS
Projeto: Literatura de Cordel
COMO FAZER UM CORDEL
1)Tema
Estilo de poesia e regras
Noções de métrica, rima e oração.
Inspiração e como lapidar o texto.
2) Versos e Estrofes
Um cordel pode ser produzido com diversos estilos literários:
verso (pé): cada linha de uma poesia.
estrofe: conjunto de versos
classificação das estrofes: Quadra (estrofe de quatro versos); Sextilha: (6
versos); Setilha (7 versos); Décima (10 versos).
3) Rima
Processo de repetição dos sons no final de dois ou mais versos; com palavras cujo som
tem um fim parecido.
Estrutura de rimas: ABCBDB
As rimas mais comuns utilizadas em um cordel, são:
palavras terminadas em –ão.
ex. mão, benção, capitão, ou mesmo os verbos; são, estão, falarão.
Ou as terminadas em -ado,-ada.
ex. a gente tem falado.
Verbos no infinitivo:
ex. amar, falar, contar; comer, ler, fazer
*Modificar a ordem das palavras (sintaxe); utilizando esses verbos no infinitivo, é uma
forma de produzir um verso de cordel (poesia).
Ex. Vou comer uma pizza. Você quer vir comigo?
Uma pizza vou comer. Vir comigo você quer?
4) Métrica e Sílaba Poética
É a medida utilizada para classificar os versos pela quantidade de sílabas; (“contar as
sílabas”)
Ex. As estrofes de Sextilhas; são as mais comuns no cordel; ou seja, 6 versos de 7
sílabas em cada estrofe:
“O pavão misterioso”(#estrofe 1)
Eu vou contar uma história (A)
De um pavão misterioso (B)
Que levantou vôo da Grécia (C)
Com um rapaz corajoso (B)
Raptando uma condessa (D)
Filha d’um conde orgulhoso" (B)
Autor: José Carmelo de Melo Rezende
No cordel; as elisões são usadas quando uma palavra termina com uma vogal em sílaba
atônica e a palavra seguinte se inicia com uma vogal, preferencialmente atônica; ou
também a letra h.
Ex. No 1º verso, as palavras uma história.
E nesse caso também é “contada” como uma única sílaba, essa contagem no cordel, é
chamada de extensão dos versos.
Outra regra importante, é que no cordel, quando são “contadas” as sílabas poéticas, é
“contado” somente até a última sílaba tônica.
À exemplo da mesma poesia citada acima, mas outa estrofe:
“Concordou com seu irmão”
5) Oração e Coesão
No cordel, dar sentido à uma estrofe é essencial, já que para os iniciantes na literatura de
cordel, não deve se preocupar muito com a rima, e nem a métrica, apesar de serem
muito importante para quem não é amador.
A principal regra ou dica para quem quer iniciar versos em cordel é, começar a escrever,
e ir “costurando” o texto, “lapidando” e com o tempo... E claro, não menos importante,
muita leitura de cordel de preferência em voz alta, assim não tem como errar Assim,
quando menos esperar, você já virou um cordelista!
Ref. Bibliográficas:
Literatura de cordel Globo Rural
https://www.youtube.com/watch?v=7DosjK6GSUQ
Tv Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=iN9mF2jHT0c
“Geografia em cordel”
https://www.educacao.ma.gov.br/agora-consigo-desenvolver-atividades-que-nao-erampossiveis-nas-escolas-regulares-diz-professora-de-centro-educa-mais/
Museu de arte popular na Paraíba
https://tvbrasil.ebc.com.br/vertv/post/museu-de-arte-popular-da-paraiba-apresenta-aliteratura-de-cordel-para-o-publico
Como fazer um folheto de cordel
https://www.youtube.com/watch?v=8OHus4pCgTk
E.E. Maria Montessori
Eletivas tema: Literatura de Cordel
2º Bimestre
Atividade 2
Produzindo um poema de Cordel
Venho pedir para que foquem o “trabalho”, nos versos e ou (uma) estrofe do
Cordel.
Pelo que me foi passado vocês já viram algo sobre regionalismo, e
xilogravura com o professor que estava anteriormente acompanhando vocês.
Para que encerremos com “chave de ouro”, este ciclo que se acaba em menos de
01 (um) mês, precisamos tentar produzir somente um texto de cordel. Texto este,
amador. SOMENTE ARTÍSTICO!.
Não vou e nem posso cobrar algo
profissional de vocês. Fiquem em paz!
E claro para ficar algo bem bonito e encantador. Se não for pedir muito, com
uma Arte, e de preferência a Xilogravura (algo que tenha a ver com o seu
tema escolhido. Como solicitado na atividade anterior (em anexo neste e-mail).
Escolha um tema que seja próximo da sua realidade, ou seja, que você tenha
afinidade, como: internet, pandemia, isolamento, escola, provas, amigos, família,
animais, trabalho, enfim vale tudo, “peraí calma! Quase tudo, né pessoal”...
Ah! Já estava me esquecendo...
Fazer em 01 folha de sulfite dobrada ao meio e a
capa com a Arte escolhida por vocês.
Fica parecido com a imagem deste link:
http://www.lendo.org/wp-content/uploads/2008/04/literatura-de-cordel-foto.jpg
Agora vamos lá... Eu acredito em vocês, e que nós podemos fazer um bom
trabalho, mesmo com alguns percalços, mãos à obra pessoal...
Baseado na atividade anterior que eu dei à vocês; daquele manual bem simples
de: Como fazer de um cordel... Vamos dar continuidade, assistindo à alguns
vídeos e se inspirando na sua estrofe, ou mesmo na sua poesia.
Lembre-se
“ARTÍSTICA”! Nada complexo... Agora assista aí...
O que é o cordel (em versos): http://www.youtube.com/watch?v=OTxEL9lptW4
O que é o cordel (documentário TV Globo):
http://www.youtube.com/watch?v=Kx6PZOC2WtQ&feature=related
O que é cordel (musicado): http://www.youtube.com/watch?v=dd3IskH6LNU
Pessoal ao terminar a atividade; não esqueçam de enviar ao meu e- mail
institucional:
zarrella@prof.educacao.sp.gov.br
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário