sexta-feira, 3 de julho de 2020

1F 2A 3B - Eletiva - Literatura de Cordel

ELETIVAS


 Projeto: Literatura de Cordel


 COMO FAZER UM CORDEL

 1)Tema
 Estilo de poesia e regras
 Noções de métrica, rima e oração.
 Inspiração e como lapidar o texto.

 2) Versos e Estrofes
 Um cordel pode ser produzido com diversos estilos literários:
 verso (pé): cada linha de uma poesia.
 estrofe: conjunto de versos
 classificação das estrofes: Quadra (estrofe de quatro versos); Sextilha: (6 versos); Setilha (7 versos); Décima (10 versos).

3) Rima
 Processo de repetição dos sons no final de dois ou mais versos; com palavras cujo som tem um fim parecido.
 Estrutura de rimas: ABCBDB
As rimas mais comuns utilizadas em um cordel, são: palavras terminadas em –ão. ex. mão, benção, capitão, ou mesmo os verbos; são, estão, falarão. Ou as terminadas em -ado,-ada. ex. a gente tem falado. Verbos no infinitivo: ex. amar, falar, contar; comer, ler, fazer *Modificar a ordem das palavras (sintaxe); utilizando esses verbos no infinitivo, é uma forma de produzir um verso de cordel (poesia). Ex. Vou comer uma pizza. Você quer vir comigo? Uma pizza vou comer. Vir comigo você quer?

 4) Métrica e Sílaba Poética
É a medida utilizada para classificar os versos pela quantidade de sílabas; (“contar as sílabas”) Ex. As estrofes de Sextilhas; são as mais comuns no cordel; ou seja, 6 versos de 7 sílabas em cada estrofe: “O pavão misterioso”(#estrofe 1)
 Eu vou contar uma história (A)
 De um pavão misterioso (B)
Que levantou vôo da Grécia (C)
 Com um rapaz corajoso (B)
Raptando uma condessa (D)
Filha d’um conde orgulhoso" (B)
 Autor: José Carmelo de Melo Rezende

 No cordel; as elisões são usadas quando uma palavra termina com uma vogal em sílaba atônica e a palavra seguinte se inicia com uma vogal, preferencialmente atônica; ou também a letra h. Ex. No 1º verso, as palavras uma história. E nesse caso também é “contada” como uma única sílaba, essa contagem no cordel, é chamada de extensão dos versos. Outra regra importante, é que no cordel, quando são “contadas” as sílabas poéticas, é “contado” somente até a última sílaba tônica. À exemplo da mesma poesia citada acima, mas outa estrofe: “Concordou com seu irmão”

 5) Oração e Coesão
 No cordel, dar sentido à uma estrofe é essencial, já que para os iniciantes na literatura de cordel, não deve se preocupar muito com a rima, e nem a métrica, apesar de serem muito importante para quem não é amador. A principal regra ou dica para quem quer iniciar versos em cordel é, começar a escrever, e ir “costurando” o texto, “lapidando” e com o tempo... E claro, não menos importante, muita leitura de cordel de preferência em voz alta, assim não tem como errar Assim, quando menos esperar, você já virou um cordelista!

 Ref. Bibliográficas:
 Literatura de cordel Globo Rural https://www.youtube.com/watch?v=7DosjK6GSUQ
Tv Brasil https://www.youtube.com/watch?v=iN9mF2jHT0c
 “Geografia em cordel” https://www.educacao.ma.gov.br/agora-consigo-desenvolver-atividades-que-nao-erampossiveis-nas-escolas-regulares-diz-professora-de-centro-educa-mais/
Museu de arte popular na Paraíba https://tvbrasil.ebc.com.br/vertv/post/museu-de-arte-popular-da-paraiba-apresenta-aliteratura-de-cordel-para-o-publico
Como fazer um folheto de cordel https://www.youtube.com/watch?v=8OHus4pCgTk


E.E. Maria Montessori

 Eletivas tema: Literatura de Cordel
2º Bimestre
 Atividade 2

 Produzindo um poema de Cordel

Venho pedir para que foquem o “trabalho”, nos versos e ou (uma) estrofe do Cordel.
 Pelo que me foi passado vocês já viram algo sobre regionalismo, e xilogravura com o professor que estava anteriormente acompanhando vocês.
 Para que encerremos com “chave de ouro”, este ciclo que se acaba em menos de 01 (um) mês, precisamos tentar produzir somente um texto de cordel. Texto este, amador. SOMENTE ARTÍSTICO!.
Não vou e nem posso cobrar algo profissional de vocês. Fiquem em paz!
 E claro para ficar algo bem bonito e encantador. Se não for pedir muito, com uma Arte, e de preferência a Xilogravura (algo que tenha a ver com o seu tema escolhido. Como solicitado na atividade anterior (em anexo neste e-mail). Escolha um tema que seja próximo da sua realidade, ou seja, que você tenha afinidade, como: internet, pandemia, isolamento, escola, provas, amigos, família, animais, trabalho, enfim vale tudo, “peraí calma! Quase tudo, né pessoal”...

Ah! Já estava me esquecendo...

 Fazer em 01 folha de sulfite dobrada ao meio e a capa com a Arte escolhida por vocês.
 Fica parecido com a imagem deste link:
 http://www.lendo.org/wp-content/uploads/2008/04/literatura-de-cordel-foto.jpg

 Agora vamos lá... Eu acredito em vocês, e que nós podemos fazer um bom trabalho, mesmo com alguns percalços, mãos à obra pessoal... Baseado na atividade anterior que eu dei à vocês; daquele manual bem simples de: Como fazer de um cordel... Vamos dar continuidade, assistindo à alguns vídeos e se inspirando na sua estrofe, ou mesmo na sua poesia.
 Lembre-se “ARTÍSTICA”! Nada complexo... Agora assista aí...


 O que é o cordel (em versos): http://www.youtube.com/watch?v=OTxEL9lptW4
O que é o cordel (documentário TV Globo): http://www.youtube.com/watch?v=Kx6PZOC2WtQ&feature=related
 O que é cordel (musicado): http://www.youtube.com/watch?v=dd3IskH6LNU

Pessoal ao terminar a atividade; não esqueçam de enviar ao meu e- mail institucional:

zarrella@prof.educacao.sp.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário