Rossieli Soares - Secretário do Estado da Educação de São Paulo.
Pessoal, hoje a dica é para os pais e famílias que me acompanham. Estou preocupado com o abandono dos estudos por parte dos nossos alunos. A pandemia do coronavírus é desafiadora, já causou muitos danos socioeconômicos e emocionais. Apesar disso, afirmo com certeza: aprender, frequentar a escola e se especializar são os melhores caminhos. Com papel extremamente relevante para o aprendizado das crianças e jovens, as famílias devem incentivar a rotina de estudo, leitura e sobretudo dialogar que o aprendizado está ligado à carreira e sonhos. Precisamos manter o direito dos nossos estudantes!
EQUIPE GESTORA
2020
PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
Atividade sobre a aula transmitida no dia 13/07 pelo
aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.
Habilidades:Caracterizar os principais Ecossistemas Brasileiros
quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de
Luz solar, à temperatura, entre outros, correlacionando essas características à
flora e a fauna específicas.
Conteúdos:Ecossistemas Brasileiros.
Objetivos:
Entender que os principais Ecossistemas Brasileiros e suas paisagens, flora e
fauna, estão diretamente ligados a questões geográficas específicas.
Atividade 1- Questionário
a) O que é ecossistema?
b) Quais são
os principais Ecossistemas Brasileiros?
c) O que são fatores bióticos do ecossistema?
d) O que são fatores abióticos do ecossistema?
e) Por que existem essas variedades de ecossistemas
no Brasil?
f) Qual é o ecossistema em que a cidade de São
Paulo está inserida?
Atividade 2- Caracterização dos principais
Ecossistemas Brasileiros.
Para cada Ecossistema Brasileiro listado
abaixo, comente brevemente as suas principais características, como fauna e flora típica, clima predominante e
a sua localização geográfica. Faça
também um desenho ou coloque fotos, destacando as características citadas.
a)Amazônia:
b)Cerrado:
c)Caatinga:
d)Pantanal:
e)Mata Atlântica:
f)Pampas ou Campos Sulinos:
Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a internet.
Entrega e dúvidas:
Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou na nossa turma no classroom institucional até o dia 23/07 (próxima quinta-feira).
Vocês também poderão enviar as dúvidas no chat da sala, dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP e eu responderei o mais rápido possível.
Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA e verifique se a foto está LEGÍVEL
Eu já enviei o convite da minha sala no classroom institucional para todos os alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês lá o mais rápido possível!
Aula transmitida pelo CENTRO DE MÍDIAS SP dia 13/07- Revisão
de conteúdos do 2° Bimestre
Habilidades:
Identificar a organização básica da célula, por meio de imagens impressas e
digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos,
reconhecendo-a como unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares
e pluricelulares, na perspectiva da História e da Ciência.
Objetivos:
Rever os conceitos trabalhados em aulas anteriores sobre as principais
características dos seres vivos, em especial sua estrutura básica, a célula.
Relembrar o que são células procarionte e eucarionte, bem como o que é um
organismo unicelular.
Prezados alunos, Nós já trabalhamos todos os conteúdos referentes ao 2° bimestre, então, assim como no CENTRO DE MÍDIAS SP retomaremos as atividades do bimestre como revisão de conteúdos e recuperação de habilidades e notas. Estou postando novamente abaixo a atividade sobre células e suas funções. Os alunos que já fizeram esta atividade irão somente revisá-la no caderno e não precisarão me enviar novamente, porém os alunos que ainda não fizeram devem fazer e enviar no meu e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou na nossa turma no classroom institucional até o dia 23/07 (próxima quinta-feira).
Atividade
1-O que é uma célula?
2-Quais são as funções das células?
3-De que são constituídos os seres vivos?
4-Quais as partes principais de uma célula?
5-Como é uma célula procarionte? Quais seres vivos
possuem este tipo de célula.
6-Como é uma célula eucarionte? Quais seres vivos
possuem este tipo de célula.
7-O que são seres unicelulares? Cite um exemplo.
8-O que são seres pluricelulares? Cite um exemplo.
9-Diferencie a célula animal da célula vegetal.
10-Identifique as células nas imagens seguintes,
marcando um X nos parênteses.
Para realizar esta
atividade, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o
caderno do aluno (São Paulo faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a
internet.
Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA e verifique se a foto está LEGÍVEL
Eu já enviei o convite da minha sala no classroom institucional para todos os alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês lá o mais rápido possível!