quinta-feira, 16 de julho de 2020


SRS. PAIS E/OU RESPONSÁVEIS



Rossieli Soares - Secretário do Estado da Educação de São Paulo.

Pessoal, hoje a dica é para os pais e famílias que me acompanham. Estou preocupado com o abandono dos estudos por parte dos nossos alunos. A pandemia do coronavírus é desafiadora, já causou muitos danos socioeconômicos e emocionais. Apesar disso, afirmo com certeza: aprender, frequentar a escola e se especializar são os melhores caminhos. Com papel extremamente relevante para o aprendizado das crianças e jovens, as famílias devem incentivar a rotina de estudo, leitura e sobretudo dialogar que o aprendizado está ligado à carreira e sonhos. Precisamos manter o direito dos nossos estudantes!




EQUIPE GESTORA
2020

PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 17/07/2020



EQUIPE GESTORA
2020

Prof. Aline Rossi- Ciências/ 7° anos A e B


Atividade sobre a aula transmitida no dia 13/07 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.

Habilidades: Caracterizar os principais Ecossistemas Brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de Luz solar, à temperatura, entre outros, correlacionando essas características à flora e a fauna específicas.


Conteúdos: Ecossistemas Brasileiros.

Objetivos: Entender que os principais Ecossistemas Brasileiros e suas paisagens, flora e fauna, estão diretamente ligados a questões geográficas específicas.

Atividade 1- Questionário

a) O que é ecossistema?
b) Quais são os principais Ecossistemas Brasileiros?
c) O que são fatores bióticos do ecossistema?
d) O que são fatores abióticos do ecossistema?
e) Por que existem essas variedades de ecossistemas no Brasil?
f) Qual é o ecossistema em que a cidade de São Paulo está inserida?

Atividade 2- Caracterização dos principais Ecossistemas Brasileiros.

Para cada Ecossistema Brasileiro listado abaixo, comente brevemente as suas principais características, como fauna e flora típica, clima predominante e a sua localização geográfica.  Faça também um desenho ou coloque fotos, destacando as características citadas.
a)      Amazônia:
b)      Cerrado:
c)       Caatinga:
d)      Pantanal:
e)      Mata Atlântica:
f)       Pampas ou Campos Sulinos:

 Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a internet.

Entrega e dúvidas:

Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou na nossa turma no classroom institucional até o dia 23/07 (próxima quinta-feira).
Vocês também poderão enviar as dúvidas no chat da sala, dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP e eu responderei o mais rápido possível.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL

Eu já enviei o convite da minha sala no classroom institucional para todos os alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês lá o mais rápido possível!


Prof. Aline Rossi- Ciências/ 6° anos A, B e C



Aula transmitida pelo CENTRO DE MÍDIAS SP dia 13/07- Revisão de conteúdos do 2° Bimestre


Habilidades: Identificar a organização básica da célula, por meio de imagens impressas e digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos, reconhecendo-a como unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares e pluricelulares, na perspectiva da História e da Ciência.

Objetivos: Rever os conceitos trabalhados em aulas anteriores sobre as principais características dos seres vivos, em especial sua estrutura básica, a célula. Relembrar o que são células procarionte e eucarionte, bem como o que é um organismo unicelular.


Prezados alunos,
 Nós já trabalhamos todos os conteúdos referentes ao 2° bimestre, então, assim como no CENTRO DE MÍDIAS SP retomaremos as atividades do bimestre como revisão de conteúdos e recuperação de habilidades e notas.
Estou postando novamente abaixo a atividade sobre células e suas funções. Os alunos que já fizeram esta atividade irão somente revisá-la no caderno e não precisarão me enviar novamente, porém os alunos que ainda não fizeram devem fazer e enviar no meu e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou na nossa turma no classroom institucional até o dia 23/07 (próxima quinta-feira).

Atividade

1-      O que é uma célula?

2-      Quais são as funções das células?

3-      De que são constituídos os seres vivos?

4-      Quais as partes principais de uma célula?

5-      Como é uma célula procarionte? Quais seres vivos possuem este tipo de célula.

6-      Como é uma célula eucarionte? Quais seres vivos possuem este tipo de célula.

7-      O que são seres unicelulares? Cite um exemplo.

8-      O que são seres pluricelulares? Cite um exemplo.

9-      Diferencie a célula animal da célula vegetal.

10-   Identifique as células nas imagens seguintes, marcando um X nos parênteses.
a) 

I.                    ( ) Célula Procarionte ( ) Célula Eucarionte
II.                   ( ) Célula animal ( ) Célula vegetal   ( )Bactéria




b) 

I.  ( ) Célula Procarionte ( ) Célula Eucarionte
II.  ( ) Célula animal ( ) Célula vegetal ( )Bactéria


c) 

I.  ( ) Célula Procarionte ( ) Célula Eucarionte
II. ( ) Célula animal ( ) Célula vegetal ( )Bactéria

 Para realizar esta atividade, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a internet.



Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL

Eu já enviei o convite da minha sala no classroom institucional para todos os alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês lá o mais rápido possível!