terça-feira, 23 de junho de 2020



PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 24/06/2020



EQUIPE GESTORA
2020
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa                                         Série: 8°B e 8°C

   Essa é a primeira aula de um série de 3 aulas que vou estar ensinando as características do conto policial. Antes de iniciar  essas aulas, vou passar um conceito básico de teoria literária.



Foco narrativo: é a forma que a história vai ser narrada.
 

Foco narrativo em 1° pessoa: o narrador é um dos personagens da história. 

Foco narrativo em 3° pessoa: o narrador não participa diretamente dos acontecimentos narrados.

   Quando decidimos que o narrador participará da história, temos um foco narrativo em 1° pessoa. Nesse tipo de texto, o narrador será também um personagem, que pode ser protagonista (personagem principal) ou coadjuvante (personagem secundário)    Entretanto, quando queremos que o nosso narrador não participe da história, adotamos o foco narrativo em terceira pessoa. Dessa forma, o narrador não está presente nos acontecimentos narrados e, por isso, assume uma postura objetiva diante dos eventos ocorridos.    No foco narrativo em 3° pessoa, o narrador pode ser um mero espectador da história e apresentar os acontecimentos como se fosse uma câmera “filmando” os fatos conforme eles vão ocorrendo. Por isso, ele é chamado de narrador observador. Porém, há um tipo de narrador que conhece toda a história. Seu conhecimento vai além daquilo que se observa nas cenas da narrativa. Ele sabe tudo sobre o cenário, os fatos e os personagens, incluindo os pensamentos destes. Esse é o narrador onisciente.


Texto 1          
                                                               Continho    
Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo.  - Você aí, menino, para onde vai está estrada?  - Ela não vai não: nós é que vamos nela.  - Engraçadinho duma figa! Como se chama?  - Eu não me chamo não, os outros que me chama. (Campos, Paulo Mendes)

Texto 2    

(...) 

  E eu? Eu fiquei, imóvel no meu lugar de uma fila que não mais existia. A final, eu tinha conseguido o segundo lugar, não tinha? Pois aquilo tinha de significar que eu merecia pelo menos o segundo prêmio do concurso, não tinha?   Não tinha. A professora, vendo que nada mais havia a fazer, parou de berrar e pôs as mãos na cintura, num suspiro de desalento. De repente, deu pela presença daquele menininho ali, disciplinadamente imóvel, e falou:  - Vá, menino! Va procurar os ovinhos.  Saí correndo, já com a boca salivando na expectativa do chocolate. (...). 

                                                      Romance x Conto
 Romance: o fundamento do romance é “contar um fato” , que desencadeia outro fato, que ocasiona outro fato.

A estrutura do romance:
 - Tem uma trama
 - Tem vários personagens
 - mais de um espaço
 - um tempo narrativo 


Conto: é uma narrativa curta e que se diferencia dos romances não apenas pelo tamanho, mas também pela sua estrutura:
 

 Há poucos personagens, nunca analisados profundamente; há acontecimentos breves, sem grandes complicações de enredo; e há apenas um clímax, no qual a tensão da história atinge seu auge.


Espaço Físico: Lugar específico onde se passam os fatos. Trata-se do cenário

Espaço Social: Ambiente no qual os personagens atuam: atmosfera definida por condições sociais, políticas, econômicas, morais  e psicológicas dos personagens.

Tempo Cronológico: “Tempo do relógio”, que segue uma linha reta, com durações determinadas. Abrange desde acontecimentos mais remotos até os mais recentes.
 

Tempo Psicológico: Varia de acordo com o estado de espírito do narrador. (ou personagem) e com a forma como as lembranças ou reflexões são expostas. Ocorrem idas e vindas no tempo, e a sensação temporal varia. 

Prezados alunos e alunas;

Espero que todos estejam bem.

Vou pedir que vocês copiem essa lição no caderno, mas não precisam enviar para o meu e-mail, pois ele se encontra lotado. Vou terminar de corrigir as lições que vocês enviaram e na próxima aula vocês podem enviar o conteúdo solicitado do dia.

Obrigado!

2° B,C,D PORTUGUÊS PROF TALI

STATUS ATUALIZADO: LIÇÃO CORRIGIDA 29.06

Pronomes Pessoais







Pronomes Possessivos




Agora observe a frase a seguir e responda:


1-Em quais contexto é empregada a expressão "minha nossa"?
Em situações de espanto, admiração, indignação.

2- Na frase há uma oposição de dois pronomes possessivos. Explique essa afirmação.
Temos a presença de pronome possessivo na 1°pessoa do singular e do  plural na mesma frase, porém sendo falada por uma só pessoa.

3- Por que  a frase seria a "mais bipolar do mundo"?
Mesmo se tratando de um termo que esboça um sentimento, se analisarmos literalmente ao pé da letra, temos  uma colocação cuja 1° pessoa demonstra por momento, algo ser só dela, e por outro momento dividir esse algo com outros.Temos alguém bipolar... alguém pode ser egoísta e ao mesmo tempo generoso numa mesma ação??


Canção de Noel Rosa "Conversa de Botequim"


Seu garçom faça o favor de me trazer depressa
Uma boa média que não seja requentada
Um pão bem quente com manteiga à beça
Um guardanapo e um copo d'água bem gelada
Feche a porta da direita com muito cuidado
Que não estou disposto a ficar exposto ao sol
Vá perguntar ao seu freguês do lado
Qual foi o resultado do futebol
Se você ficar limpando a mesa
Não me levanto nem pago a despesa
Vá pedir ao seu patrão
Uma caneta, um tinteiro
Um envelope e um cartão

Agora responda no seu caderno:

Há nos versos dois tipos de ocorrências da palavra "seu" , em qual delas é possível afirmar que se trata do pronome possessivo?


SEU FREGUÊS- Pronome possessivo 2°pessoa singular , o contexto mostra o freguês ser de alguém 


Ótimo dia!
prof TALI

2°,B,C,D PORTUGUÊS CORREÇÃOÕ PROF TALI

ATIVIDADES TEXTUAL NO CADERNO
CORREÇÃO 

 RESPOSTAS:

1- Onde costumam ser divulgados anúncios publicitários?
Em revistas, jornais, encartes, panfletos, sites, outdoors e outros.


2- Memes , charges e quadrinhos podem ser utilizados como anúncio publicitário na forma de ironizar ou satirizar na forma de critica , uma ideia ou acontecimento?
Sim, memes ,charges e quadrinhos são muito utilizados de forma crítica, pode ser utilizado para apontar a baixa aceitação de um produto, ou até para incentivo ao receptor da mensagem com intuito de atraí-lo para aquisição de um produto.

3- Há anúncios que não objetivam a divulgação de um produto ou marca? Cite um que você tenha visto nos últimos 02 anos que se enquadre neste objetivo.
Sim, governo federal, ref segurança nas estradas em época de férias, carnaval com sexo seguro, Enem preparação e atualmente cuidados referente COVID19 , etc.

OBG
PROF TALI

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)

Apostila de Português Volume 2 (páginas: 27 à 30)



500 ANOS DE UM GÊNIO

          MIS inaugura novo espaço com mostra imersiva sobre Leonardo da Vinci

          A cidade de São Paulo ganhou, em novembro
deste ano, um novo espaço cultural com foco em
exposições imersivas. Idealizado pelo MIS (Museu
da Imagem e Som), o novo espaço, chamado MIS
Experience, recebeu em sua estreia nada mais
nada menos que uma exposição dedicada ao
grande mestre italiano Leonardo da Vinci.
          Além de uma viagem que conta a vida e o legado
de Da Vinci, a mostra propicia aos visitantes uma
incrível experiência multissensorial e interativa,
através de experimentos científicos e projeções
de vídeo em uma galeria exclusiva.

O gênio Da Vinci

          Leonardo da Vinci nasceu em 1452 (século XV), em Anchiano,
província de Florença (atualmente, Itália) e faleceu em Aboise
(França), no ano de 1519 (século XVI). Foi uma das figuras mais
importantes do Alto Renascimento. Destacou-se em diversas
áreas: ciências, matemática, engenharia, anatomia, pintura,
escultura, arquitetura, botânica, poesia e música, além de
inventos que o tornaram conhecido pela genialidade. Da Vinci
também é considerado o precursor da aviação e da balística.
          Ficou reconhecido como um dos grandes pintores de todos os
tempos e, não injustamente, como o ser humano com o maior
número de talentos reunidos em uma única pessoa. Sua obra
mais conhecida, a Mona Lisa, está exposta no Museu do
Louvre, em Paris, na França.
Atividades
1.    Qual é o fato retratado na reportagem?

2.    É possível situar o fato no tempo e no espaço? Volte ao texto e indique quando e onde o fato ocorreu?

3.    A foto que aparece na reportagem tem relações com o texto verbal? Por quê? Comente.

4.    Discutiu-se anteriormente como o modo, o tempo e a pessoa verbal são importantes recursos de linguagem na organização de diferentes gêneros textuais. Diante disso, responda:

a)    Que tempo e modo verbal predominam na reportagem? Ilustre com exemplos do texto.

b)    Que pessoa verbal (1ª, 2ª, 3ª) predomina na reportagem? Ilustre com exemplos do texto.


c)    Com base no que você respondeu na questão anterior, comente: por que a pessoa verbal identificada predomina nesse gênero textual?

5.    Leia o excerto seguinte: “Da Vinci é considerado o precursor da aviação e da balística”.
De acordo com esse trecho, e também com base na biografia de Santos Dumont, é possível inferir que:

a)    Leonardo Da Vinci e Santos Dumont desenvolveram, juntos, inventos relacionados à aviação.

b)    Leonardo Da Vinci desenvolveu projetos de aviação, na Itália, e os enviou a Santos Dumont, no Brasil.

c)    Leonardo da Vinci e Santos Dumont interessaram-se pela aviação, porém em momentos e lugares distintos.

d)    Leonardo Da Vinci e Santos Dumont interessaram-se pela aviação no mesmo momento e no mesmo lugar.

6.    Considere o excerto:

“[...] Além de uma viagem que conta a vida e o legado de Da Vinci, a mostra propicia aos visitantes uma incrível experiência multissensorial e interativa, através de experimentos científicos e projeções de vídeo em uma galeria exclusiva.

Na expressão em destaque, a palavra “incrível”

I. revela o ponto de vista do enunciador sobre a experiência propiciada pela exposição.
II. expressa uma apreciação positiva do enunciador.
III. expressa uma apreciação negativa do enunciador.
IV. pertence à classe dos adjetivos.
V. caracteriza e modifica o sentido do substantivo “experiência”.
São corretas as afirmativas:

a) I, II e IV, apenas.
b) I, III, e IV, apenas.
c) I, II, IV e V, apenas.
d) I, III, IV e V, apenas

ATIVIDADE 5 - DECIFRANDO ENIGMAS

1.    Analise a imagem da página 29 e responda: 
a)    A qual objeto do universo dos jogos a imagem remete?

b)    Encontre na ilustração duas referências a Leonardo Da Vinci. Explique.


c)    Qual a relação entre os números e a mensagem escrita na imagem?

d)    Qual a função do acento agudo na palavra “Dá”, qual a modificação que este sinal promove?


e)    Qual a função da palavra “Código” na imagem?

f)     A palavra Vinci, no contexto da ilustração, pode ser associada a quê?

Professora Maria |Cristina - 6 anos Projeto de Vida


Bom dia meus amores....Tudo bem com vocês?

Esta semana trabalharemos o tema : Bullying e ciberbullying

Trago a sugestão de alguns filmes que retratam essa realidade vivida dentro da escola.
Tarefa da semana:

Você deverá utilizar a sua criatividade. Construa um: poema, uma paródia ( música ) quadrinhos, teatrinhos com fantoches... o que você quiser...Fotografe ou filme e publique no meu email
cristinamcma75@gmail.com.
Deixarei também disponível o meu whatsapp 976566116  para a publicação do seu trabalho. Bjão

1. A Classe (Drama, 2007)

Capa do filme a classe
A produção conta a história de Joosep, um adolescente sensível e tímido que se tornou o alvo da turma de valentões do colégio.
Diariamente, o jovem é submetido a diversas torturas físicas e psicológicas. A situação melhora quando Kaspar, um dos “bad boys”, muda a sua conduta e passa a proteger a vítima.
Sentindo-se ameaçado, Anders, o líder das agressões, decide torná-lo o novo alvo de suas maldades. É uma produção bastante realista, que dificilmente deixará quem o assistir indiferente ao tema.



5. Bullying, Provocações Sem Limites (Drama, 2009)

Capa do filme Bulling provocações e limitesTrata-se da história de um jovem educado, estudioso e jogador de basquete que, ao se mudar para um novo colégio, desperta a inveja e a ira de um grupo.
Então, espancamentos e todo o tipo de humilhações passam a fazer parte de sua vida. O rapaz guarda em silêncio sua dor, enquanto a violência se intensifica.
Esse filme mostra de maneira realista o dia a dia daqueles que sofrem bullying e a importância de denunciar esse abuso.

6. Cyberbully (Drama, 2011)

Capa do filme cyberbullyingO enredo desse filme mostra a vida de uma adolescente que ganha de sua mãe um notebook, com regras restritas de como utilizá-lo. No entanto, a jovem cria uma conta em uma rede social e, após uma brincadeira maldosa, sua vida começa a se tornar um verdadeiro caos.
Ela sofre vários xingamentos na internet, até que as brincadeiras saem completamente de controle, a ponto de levar seus melhores amigos a se afastarem, o que a levou à tentativa de suicídio.
É um filme muito importante para mostrar aos jovens as consequências nefastas que brincadeiras de mau gosto decorrentes do cyberbullying podem levar.

7. Meu Melhor Inimigo (Drama, 2010)

Capa do filme Meu melhor inimigoCansado de ser humilhado na escola, um rapaz decide se unir a outro, também vítima dos valentões que os atormentam. Juntos, eles se inspiram em uma revista de quadrinhos para fazer um pacto de vingança.
Tudo parece ir de acordo com o planejado, até que um deles começa a perceber que, de vítima, se tornou o grande algoz. As consequências de seus atos começam a tomar grandes proporções, o que leva os estudantes a refletirem sobre suas próprias ações.

8. Quase um segredo (Drama, 2004)

Capa do filme sobre bullying - Quase um segredoUm jovem constantemente perseguido por um garoto popular é incentivado pelo seu irmão mais velho a reagir. O rapaz, já no limite, decide se vingar, atraindo seu perseguidor para uma viagem de barco, com o objetivo de humilhá-lo.
Porém, ao longo do passeio, ele começa a enxergá-lo de outra forma: um rapaz solitário que só agride os colegas para chamar a atenção, mas usa a maldade para se autoafirmar. Por isso, a vítima resolve cancelar o plano, mas as coisas dão errado e têm sérias consequências.
É um filme instigante, que chama a atenção pelas diversas perspectivas sobre a violência presente em muitas relações humanas.
Vale lembrar que o diretor do colégio pode — e deve — exibir alguns filmes sobre bullying na escola, para que aqueles que sofrem essa violência denunciem para que essa prática seja coibida, para evitar desdobramentos mais graves, como problemas psicológicos nos estudantes, homicídios e suicídios.
Achou interessante a nossa lista? Conhece outras obras que abordam o assunto? Então deixe o seu comentário no post, compartilhando outros filmes que abordam o tema e merecem a atenção de diretores e educadores!

Professora Maria Cristina - 6 e 7 Anos - Eletivas


Bom dia meus amores...
Vocês estão bem?

Pesquise e responda: Quais são os perigos do lixo hospitalar? Como eles devem ser descartados com segurança? Para onde são levados e o que é feito com ele?

Publique a sua resposta no email : cristinamcma75@gmail.com

Não esqueça de colocar o nome, número e série no cabeçalho na atividade.

Beijão

|

Professora Maria Cristina - 3 A,B,C,D Química


Bom dia meus amores...
Vocês estão bem?
Trabalharemos a Atividade 1D da pág 39 do Caderno do aluno 2 Bimestre

Uso racional da água

Assistam ao vídeo  proposto pelo caderno ou acesssem: https://www.youtube.com/watch?v=JtshF-n-mis

Registre em seu caderno quais os aspectos evidenciam o desperdício ou o mau uso da água e como podemos evitá-los.

Publique a sua resposta no email : cristinamcma75@gmail.com

Não esqueça de colocar o nome, número e série no cabeçalho na atividade.
Beijão








https://www.youtube.com/watch?v=JtshF-n-mis



Professora Maria Cristina - 2 B,C,D,E - Química

Bom dia meus amores...
Vocês estão bem?
Trabalharemos a Atividade 2 da pág 41 do Caderno do aluno 2 Bimestre

Condutividade dos materiais

Assistam ao vídeo  proposto pelo caderno pu acesssem: https://www.youtube.com/watch?v=S8WZ7Z6gW0M

A partir do vídeo construa uma tabela com os materiais utilizados no experimento e verifique quais ítens conduzem corrente elétrica. Explique o motivo dessa condução.

Publique a sua resposta no email : cristinamcma75@gmail.com

Não esqueça de colocar o nome, número e série no cabeçalho na atividade.
Beijão

2ºA ( Clayton - Português) Interpretação



Após ter assistido o filme clássico do Romantismo: “Romeu e Julieta”, responda as questões a seguir. (consulte também livros e internet se necessário)
  1. Qual o motivo de o amor de Romeu e Julieta ser impossível?

a)      (    ) Julieta estava prometida em casamento.
b)      (    ) Romeu era pobre.
c)      (    ) As famílias eram rivais.
d)     (    ) Eles tinham uma diferença de idade muito grande.
e)      (    ) O pai de Romeu havia brigado com o irmão de Julieta.

  1. Como Romeu e Julieta conseguem se casar?

a)      (    ) O pai de Julieta promete a Romeu a mão da filha em casamento em troca de favores.
b)      (    ) O pai de Romeu permite a união por causa do grande dote oferecido pelo pai de Julieta, que se beneficiaria com o casamento.
c)      (    ) Eles fogem para uma cidade distante e lá se casam.
d)     (    ) Julieta vai à Igreja sob o pretexto de confessar e lá se casa com Romeu, que, por ser amigo do padre, conseguiu que a cerimônia fosse realizade.
e)      (    ) Eles não conseguem se casar

  1. O que acontece com Mercúrio, grande amigo de Romeu?

a)      (    ) Casa-se com Rosalina.
b)      (    ) Se torna o príncipe de Veneza.
c)      (    ) Termina na prisão por matar Teobaldo.
d)     (    ) Termina na prisão por matar Romeu, pois amava Julieta.
e)      (    ) É morto por Teobaldo.

  1. Por que Romeu precisa fugir?

a)      (    ) Porque Páris, pretendente de Julieta, fica sabendo do casamento e quer matar Romeu.
b)      (    ) Porque mata Teobaldo, primo de Julieta.
c)      (    ) Porque mata Mercúrio.
d)     (    ) Ele não precisa fugir. Quem tem motivos para a fuga é seu pai, que mata o pai de Julieta.
e)      (    ) Por que Julieta se casa com Páris e ele não consegue suportar não ficar com sua amada.


  1. Como Romeu descobre a "morte" de Julieta?

a)      (    ) Um amigo que ele mandou para saber notícias de Julieta vê o corpo da moça sendo levado para a sepultura.
b)      (    ) O pai de Julieta envia um comunicado à família Montecchio noticiando a morte da jovem e dando detalhes sobre o velório e sepultamento.
c)      (    ) A mãe de Julieta o acusa formalmente da morte da filha e manda prendê-lo.
d)     (    ) Julieta morre nos braços de Romeu.
e)      (    ) Romeu é avisado pelo padre da morte de Julieta.

  1. Como Julieta consegue se livrar do casamento com Páris?

a)      (    ) Ela é incentivada pelo padre a tomar uma poção que lhe deixará aparentemente morta.
b)      (    ) Ela consegue convencer seus pais de que só será verdadeiramente feliz com Romeu, seu amor de verdade.
c)      (    ) Páris é agressivo com Julieta e o pai da moça repudia o ato.
d)     (    ) Páris é morto por Romeu antes do casamento.
e)      (    ) Páris perde todo seu dinheiro em um jogo de pôquer, e isso entristece a família Capuleto.

  1. Como é o nome do escritor de Romeu e Julieta?

W_ _ _ _ _ _ S_ _ _ _ _ _ _ _ _ _)

  1. Franco Zefirelli foi o diretor da mais famosa produção cinematográfica que conta a história de Romeu e Julieta, esrelada por Olivia Hussey e Leonard Whiting. De que ano é este filme?
_ _ _ _ (Quatro dígitos)
  1. Como é o final da história de Romeu e Julieta?


a)      (    ) Romeu se suicida após saber que Julieta casou-se com Páris, e esta também se mata após saber da morte de Romeu.
b)      (    ) Romeu se mata por pensar que Julieta está morta, e esta também comete suicídio ao ver seu amado sem vida.
c)      (    ) Romeu e Julieta fogem para uma cidade distante de Verona, onde se casam, viram comerciantes e têm 3 filhos.
d)     (    ) As famílias fazem as pazes após uma ordem vinda do príncipe, e o casamento dos dois jovens é permitido.
e)      (    ) Os dois resolvem morrer juntos e serem felizes no paraíso, porque sabem que na Terra sua felicidade será impossível devido às constantes brigas entre seus familiares.

  1. Romeu e Julieta foi escrito em forma de livro. Verdadeiro ou falso?

a)      (    ) Verdadeiro

b)      (    ) Falso