terça-feira, 23 de junho de 2020

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)

Apostila de Português Volume 2 (páginas: 27 à 30)



500 ANOS DE UM GÊNIO

          MIS inaugura novo espaço com mostra imersiva sobre Leonardo da Vinci

          A cidade de São Paulo ganhou, em novembro
deste ano, um novo espaço cultural com foco em
exposições imersivas. Idealizado pelo MIS (Museu
da Imagem e Som), o novo espaço, chamado MIS
Experience, recebeu em sua estreia nada mais
nada menos que uma exposição dedicada ao
grande mestre italiano Leonardo da Vinci.
          Além de uma viagem que conta a vida e o legado
de Da Vinci, a mostra propicia aos visitantes uma
incrível experiência multissensorial e interativa,
através de experimentos científicos e projeções
de vídeo em uma galeria exclusiva.

O gênio Da Vinci

          Leonardo da Vinci nasceu em 1452 (século XV), em Anchiano,
província de Florença (atualmente, Itália) e faleceu em Aboise
(França), no ano de 1519 (século XVI). Foi uma das figuras mais
importantes do Alto Renascimento. Destacou-se em diversas
áreas: ciências, matemática, engenharia, anatomia, pintura,
escultura, arquitetura, botânica, poesia e música, além de
inventos que o tornaram conhecido pela genialidade. Da Vinci
também é considerado o precursor da aviação e da balística.
          Ficou reconhecido como um dos grandes pintores de todos os
tempos e, não injustamente, como o ser humano com o maior
número de talentos reunidos em uma única pessoa. Sua obra
mais conhecida, a Mona Lisa, está exposta no Museu do
Louvre, em Paris, na França.
Atividades
1.    Qual é o fato retratado na reportagem?

2.    É possível situar o fato no tempo e no espaço? Volte ao texto e indique quando e onde o fato ocorreu?

3.    A foto que aparece na reportagem tem relações com o texto verbal? Por quê? Comente.

4.    Discutiu-se anteriormente como o modo, o tempo e a pessoa verbal são importantes recursos de linguagem na organização de diferentes gêneros textuais. Diante disso, responda:

a)    Que tempo e modo verbal predominam na reportagem? Ilustre com exemplos do texto.

b)    Que pessoa verbal (1ª, 2ª, 3ª) predomina na reportagem? Ilustre com exemplos do texto.


c)    Com base no que você respondeu na questão anterior, comente: por que a pessoa verbal identificada predomina nesse gênero textual?

5.    Leia o excerto seguinte: “Da Vinci é considerado o precursor da aviação e da balística”.
De acordo com esse trecho, e também com base na biografia de Santos Dumont, é possível inferir que:

a)    Leonardo Da Vinci e Santos Dumont desenvolveram, juntos, inventos relacionados à aviação.

b)    Leonardo Da Vinci desenvolveu projetos de aviação, na Itália, e os enviou a Santos Dumont, no Brasil.

c)    Leonardo da Vinci e Santos Dumont interessaram-se pela aviação, porém em momentos e lugares distintos.

d)    Leonardo Da Vinci e Santos Dumont interessaram-se pela aviação no mesmo momento e no mesmo lugar.

6.    Considere o excerto:

“[...] Além de uma viagem que conta a vida e o legado de Da Vinci, a mostra propicia aos visitantes uma incrível experiência multissensorial e interativa, através de experimentos científicos e projeções de vídeo em uma galeria exclusiva.

Na expressão em destaque, a palavra “incrível”

I. revela o ponto de vista do enunciador sobre a experiência propiciada pela exposição.
II. expressa uma apreciação positiva do enunciador.
III. expressa uma apreciação negativa do enunciador.
IV. pertence à classe dos adjetivos.
V. caracteriza e modifica o sentido do substantivo “experiência”.
São corretas as afirmativas:

a) I, II e IV, apenas.
b) I, III, e IV, apenas.
c) I, II, IV e V, apenas.
d) I, III, IV e V, apenas

ATIVIDADE 5 - DECIFRANDO ENIGMAS

1.    Analise a imagem da página 29 e responda: 
a)    A qual objeto do universo dos jogos a imagem remete?

b)    Encontre na ilustração duas referências a Leonardo Da Vinci. Explique.


c)    Qual a relação entre os números e a mensagem escrita na imagem?

d)    Qual a função do acento agudo na palavra “Dá”, qual a modificação que este sinal promove?


e)    Qual a função da palavra “Código” na imagem?

f)     A palavra Vinci, no contexto da ilustração, pode ser associada a quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário