quarta-feira, 22 de julho de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 23/07/2020



EQUIPE GESTORA
2020

Atividade 3 de Arte – 3º ano - Profa. Daniela


Atividade 3 de Arte – 3º ano - Profa. Daniela

Dança e Tecnologia

A intenção neste bimestre é você vai ampliar seus conhecimentos sobre a Linguagem da Dança, pesquisando sobre os profissionais e as profissões contemporâneas que dialogam com a dança, e como o uso da tecnologia e das mídias digitais mudou a produção de espetáculos. Talvez a dança não esteja diretamente ligada à profissão que você almeja, mas estudando esta linguagem da arte você poderá ser estimulado a reconhecer a sua importância nas outras áreas de sua vida, ampliando assim as expectativas profissionais nesse campo.

ATIVIDADE

Pesquise em livros, revistas, links abaixo etc., imagens e textos sobre os temas indicados abaixo:
• 1) Profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas com a linguagem da dança;
 • 2) Uso da tecnologia e das mídias digitais em produções de espetáculos, principalmente de dança.

Se possível também, assista o vídeo do link abaixo para ver na prática uma coreografia de dança e a utilização da tecnologia



PARA SABER MAIS (SE DESEJAR E SE FOR POSSÍVEL, ENTRE NOS LINKS ABAIXO)

Sobre o curso de Dança - Licenciatura. Fonte: Educa+ Brasil. Disponível em:  . Acesso em: 04 dez. 2019.
Faculdade de Dança. Fonte: Guia da Carreira. Disponível em:  . Acesso em: 04 dez. 2019.
Quais empregos esperam quem cursa Dança? Fonte: Guia do Estudante. Disponível em: . Acesso em: 04 dez. 2019.
 Profissões da Dança: bailarino, coreógrafo, ensaiador. Fonte: Oportunidance. Disponível em: . Acesso em: 04 dez. 2019.
Profissionais da Dança. Fonte: Galeria das Artes: A Arte e suas Tecnologias. Disponível em:  . Acesso em: 04 dez. 2019.
Dança. Fonte: Empregos. Disponível em:  . Acesso em: 04 dez. 2019.
Estudar para se tornar dançarino profissional. Fonte: Superprof. Disponível em:  . Acesso em:  04 dez. 2019.


 ATENÇÃO

- Pesquisar o conteúdo proposto e enviar o que foi pesquisado NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.



Atividade 3 de Arte – 9º ano - Profa. Daniela


Atividade de Arte – 9º ano - Profa. Daniela

A Dança Contemporânea

A Dança Contemporânea é um gênero de dança teatral que se desenvolveu em meados do século XX e, desde então, tornou-se um dos gêneros mais conhecidos, especialmente no mundo ocidental. Podemos encontrar valores éticos e estéticos da dança contemporânea desde o início do século XX, no pensamento de primeiros precursores da dança moderna como Isadora Duncan.
Em termos técnicos, a dança contemporânea tende a combinar diversas qualidades de movimento, uma vez que não se prende às estéticas pré-estabelecidas. Cada projeto coreográfico compreende um projeto técnico, elaborado durante o processo de composição. Maria José Fazenda, no prefácio do livro já citado, diz que: "Quanto à obra coreográfica contemporânea, ela apresenta formas e conteúdos diferentes e formatos diversificados - na dimensão, no número de intérpretes, nos lugares de apresentação - e, nela, o movimento do corpo estabelece múltiplas relações com os elementos plásticos (objetos, figurinos e cenários) e sonoros e com as imagens virtuais".

Se possível, assista o vídeo do link abaixo para ver na prática uma coreografia de dança contemporânea


Atividade

Antes de estudarmos um pouco mais profundamente a dança contemporânea, vamos refletir um pouco mais sobre isso? Responda as seguintes questões de maneira o mais completa possível, baseadas no que conhecem ou já vivenciaram para que possamos saber sobre os conhecimentos que já possuem sobre esse tipo de dança.

1. Quais os elementos que compõem os nossos movimentos? Será que nos movimentamos sempre da mesma maneira, em qualquer situação cotidiana?
 2. Os movimentos que fazemos dentro da sala de aula, entre as carteiras, são os mesmos que fazemos no pátio da escola? O espaço interfere em nossos movimentos?
3. Quando passeamos pelas ruas ou quando estamos com muita pressa, utilizamos o mesmo ritmo para andar? Ou imprimimos ritmos diferentes? O tempo interfere nos nossos movimentos?
4. Os movimentos do dia-a-dia são iguais aos movimentos representados nas danças? Por quê?
5. A expressão e a representação do dançarino, ao apresentar-se para o público, é igual à sua expressão e representação no seu dia-a-dia?
6. Você já viu ou participou de uma apresentação de dança tradicional?
7. Dê exemplos de danças tradicionais que você conhece.
8. Como você caracterizaria uma dança tradicional? Ela possui regras para os passos ou os dançarinos agem livremente?
9. O que você pensa sobre dança contemporânea?
10. Será que a dança contemporânea possui as mesmas regras da dança tradicional; quanto aos passos e movimentos?
11. Quais as possíveis diferenças entre dança tradicional e dança contemporânea, em relação à música, ao figurino, aos movimentos e ao espaço onde elas acontecem?
12. Tecnologias digitais podem ser utilizadas em uma produção de dança individual ou coletiva? Quais?
13. Você já assistiu ou conhece composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e/ou estrangeiros?

 ATENÇÃO

- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.


Atividade 3 de Arte – 8º ano - Profa. Daniela


Atividade 3 de Arte – 8º ano - Profa. Daniela

As danças africanas, indígenas e afro-brasileiras fazem parte das danças características do Brasil.

As danças africanas integram a extensa cultura do continente africano e representam uma das muitas maneiras de comunicação cultural. Esse tipo de manifestação é de extrema importância para o seu povo, constituindo parte essencial da vida. É uma maneira de estarem sempre conectados com seus antepassados e carrega uma poderosa carga espiritual, emocional e artística, além do entretenimento e diversão.

As danças indígenas, na sua origem, quando são dançadas nas tribos pelos índios brasileiros, não possui a função de se apresentar para outras pessoas, como num espetáculo cênico. A dança indígena está sempre ligada a um acontecimento muito importante, um ritual, pois ela existe dentro de uma cerimônia sagrada. Observe e perceba os índios dançarem em suas tribos durante os rituais, quase sempre estão batendo "um dos pés" mais forte no chão,  para marcar o ritmo da dança e da música. O que muda de uma dança indígena para outra é o significado de cada uma, a história que a dança está representando. A dança indígena é uma "dança dramática". A dança indígena pode ser para agradecer a colheita, para marcar a passagem do jovem à idade adulta, para saudar aqueles que chegam à aldeia, como muitos outros motivos especiais e sagrados. A dança indígena original, dançada nas tribos, nunca são apresentadas sozinhas, pois elas sempre fazem parte de todo um ritual, que envolvem música, pintura corporal, comidas, e outras expressões artísticas.
Se possível, assista os vídeos dos links abaixo para ver na prática a dança africana e a dança indígena

Atividade

Antes de estudarmos um pouco mais profundamente as danças africanas, indígenas e afro-brasileiras, vamos refletir um pouco mais sobre isso? Responda as seguintes questões de maneira o mais completa possível, baseadas no que conhecem ou já vivenciaram para que possamos saber sobre os conhecimentos que já possuem sobre esses tipos de dança.

1. Você costuma prestar atenção em seu corpo? Quais são os movimentos que seu corpo consegue fazer?
2. Em qual posição você fica a maior parte do tempo na sala de aula? Você senta corretamente? Conhece os ossos e as articulações do corpo?
3. Quais partes do corpo você pode dobrar, esticar ou torcer?
4. Você conhece os fatores do movimento em dança? Quais são eles?
5. Você já assistiu alguma apresentação de dança africana? Se sim, fale sobre a expressão, representação e encenação do espetáculo. Quais foram as suas impressões?
6. Você conhece artistas, bailarinos ou grupos de danças paulistas? Quais?
7. Você já assistiu apresentações de danças indígenas? Se sim, comente sobre a expressão, representação e encenação. Quais foram as suas impressões?
8. Quais grupos ou corpo de dança indígena você conhece?
9. Você já assistiu apresentações de danças afro-brasileiras? Se sim, comente sobre a expressão, representação e encenação. Quais foram as suas impressões?
10. Quais grupos ou corpo de dança afro-brasileiro você conhece?
11. O que tem em comum na dança das três culturas: africana, indígena e afro brasileira? E o que é divergente?
12. Nós conseguimos reconhecer uma dança indígena ou africana pelos vestuários? Por quais adereços?
13. Nós conseguimos reconhecer uma dança indígena ou africana pela trilha sonora? Qual é o papel da música na dança?
14. Em seu bairro, município ou na região, existem grupos de dança afro ou indígena?
15. Existem preconceitos em relação a linguagem de dança na escola? Quais?
16. Na sociedade, ainda encontramos preconceito em relação a dança? Cite exemplos.
17. A dança é só para magros e jovens? Quando uma companhia de dança escolhe seus bailarinos, a aparência interfere na escolha ou olham somente o potencial do movimento e da expressão?
18. Nos dias atuais, ainda encontramos preconceito em relação às apresentações afros e indígenas? Por quê?

 ATENÇÃO

- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.

Atividade 3 de Arte - 7º ano - Profa. Daniela


Atividade 3 de Arte 7º ano - Profa. Daniela

A dança clássica e a dança moderna
Podemos encontrar vários tipos de Dança. Vamos aqui conhecer e refletir um pouco mais sobre a Dança Clássica e a Dança Moderna.
A Dança Clássica, também conhecida como ballet é um tipo de dança que reúne uma série de técnicas e movimentos específicos. Por outro lado, o ballet é o nome que permite fazer referência à peça musical composta para ser interpretada através da dança. Os bailarinos usam figurinos específicos e sapatilhas para dançar.
A Dança Moderna possui técnicas e estilos muito diferentes do ballet. Os criadores da dança moderna tinham em comum a insatisfação com as opções disponíveis para bailarinos e seu objetivo último era transmitir ao seu público um senso de realidade interior e exterior. Os dançarinos dançam descalços, trabalham contrações, torções, desencaixe etc. Seus movimentos são mais livres, embora ainda respeitem uma técnica fechada.
Se possível assista o vídeo do link abaixo e veja a diferença entre a dança clássica e moderna

Atividade

Antes de estudarmos um pouco mais profundamente as danças clássica e moderna, vamos refletir um pouco mais sobre isso? Responda as seguintes questões de maneira o mais completa possível, baseadas no que conhecem ou já vivenciaram para que possamos saber sobre os conhecimentos que já possuem sobre esses tipos de dança.

1. Quais estilos ou tipos de dança você conhece? Com qual você tem mais identificação?
 2. Qual deles você gostaria de praticar?
3. O que há em comum nas formas de dança que foram lembradas por você e pelo grupo?
4. Para você, o que é dança clássica e dança moderna? Você já ouviu falar nesses dois conceitos?
5. Você saberia citar os elementos constitutivos do movimento dançado?
6. Já estudou a história da dança tradicional e contemporânea? Comente.
7. Conhece grupos de dança paulistas, brasileiros ou estrangeiros que apresentam espetáculos de dança clássica ou moderna? Cite alguns.

 ATENÇÃO

- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.

Atividade 3 de Arte - 6º ano - Profa. Daniela


Atividade 3 de Arte - 6º ano - Profa. Daniela

AS DANÇAS FOLCLÓRICAS

As DANÇAS FOLCLÓRICAS representam um conjunto de danças sociais, peculiares de cada estado brasileiro, oriundas de antigos rituais e festas.

As danças folclóricas possuem diversas funções como a comemoração de datas religiosas, homenagens, agradecimentos, saudações etc.
No Brasil, o folclore brasileiro possui muitas danças que representam as tradições e as culturas de UMA DETERMINADA REGIÃO.
No país, as danças folclóricas surgiram da JUNÇÃO das CULTURAS EUROPEIA, INDÍGENA E AFRICANA. Elas são celebradas em festas e reuniões populares caracterizadas por movimentos próprios, músicas, figurinos e cenários representativos.
Se possível, assista o vídeo que está no link abaixo para conhecer algumas das danças folclóricas brasileiras

Atividade

Antes de estudarmos um pouco mais profundamente as danças folclóricas, vamos refletir um pouco mais sobre isso? Responda as seguintes questões de maneira o mais completa possível, baseadas no que conhecem ou já vivenciaram para que possamos saber sobre os conhecimentos que já possuem sobre cultura popular.

1. O que você entende por cultura popular?
2. O que você entende por dança popular, folclórica paulista e brasileira?
3. Que tipo de dança você já dançou nas festas juninas da escola?
4. Você conhece estas danças: frevo, catira, xaxado, chimarrita? Se não conhece, imagina como elas são? Saberia dizer quais são as origens delas?
5. Você considera a capoeira uma luta ou uma dança?
6. Na sua opinião, as danças folclóricas mudam com o passar do tempo? Como e por quê?
7. Uma dança folclórica pertence a quem?
8. Um povo pode ser dono de uma dança ou tradição? Por quê?
9. Quem protege o modo de dançar de uma tradição popular? Como é que isso acontece?
10. Como você analisa os diferentes tipos de danças folclóricas brasileiras?
11. Conhece alguma dança folclórica paulista? E alguma praticada em sua cidade? Qual?
12. O que você entende por formas de expressão, representação e encenação de danças folclóricas?
13. Você já assistiu alguma apresentação de algum artista ou grupo de dança, mesmo que amador? Relate essa experiência.
14. O que você entende por patrimônio cultural material e imaterial?
15. O que você entende por origem indígena, europeia e africana?

 ATENÇÃO

- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.


COMUNICADO - SOCIOLOGIA ADRIANO (CLASSROOM)


Ola, pessoal. 

Espero que estejam todos bem. Ontem adicionei os e-mails institucionais de vocês na sala do google classroom oficial do Estado, ou seja, é aquele que todos tem acesso ao entrarem no CMSP. A partir dele podemos agora ter algumas aulas explicativas online, o que poderá facilitar nossos diálogos e atividades. Peço que acessem suas caixas de entrada de seus e-mails institucionais e aceitem o convite do class. Vou a partir da semana que vem passar a mandar as atividades a partir dele.

Erros podem acontecer e caso eu tenha incluído algum aluno em uma sala que não é a sua, por favor me encaminhem msg para que eu possa corrigir.  Caso alguém também não tenha recebido o convite, acesse pelo código da turma, que estou disponibilizando logo abaixo.

1° A kzsvtzt
1° B himykjm
1° C wjyxldr
1° D q2ssjcl
1° E 7j7wbhx
1° F vazqynf
2° A uakktmu
2° B vf6bdes
2° C tqi4imf
2° D ewdjltt
2° E fq3bmpm
3° A fti4kiy
3° D 4ey53q2

E por falar em aulas online, vamos para nosso primeiro teste essa semana. Preparei um cronograma abaixa, com os seguintes temas:

1° Anos – Revisão de conteúdo (Sociedade e Ser social)
Dia: 23/07 – Tarde (Das 14:00 as 15:30)
2° Anos – Revisão de Conteúdo (Cultura e Cultura de Massa).
Dia: 23/07 – Tarde (Das 16:00 as 17:30)
3° Anos – Revisão de conteúdo (Política e Cidadania).
Dia: 24/07 – Noite (Das 18:00 as 19:30).

Mandarei o link nos grupos minutos antes das aulas iniciarem.

Lembrando que coloquei os horários alternativos (fora do horário normal), porque por mais que seja uma revisão é também um teste para ver se tudo vai dar certo. E Caso corra tudo ok organizamos dentro de um horário que seja legal para todos. O importante é participar e acompanhar a revisão. Tá Ok aí?

Obrigado e abraço a todos.





Prezados alunos pais e/ou responsáveis!


Abriremos à escola nos dias 23/07 e 24/07 das 11:00 às 13:00 para que os alunos que não puderam enviar as atividades remotas o façam presencialmente.

Ensino Médio            : das 11:00h às 12:00h
Ensino Fundamental: das 12:00h às 13:00h

Solicitamos que venha de máscara, traga a sua própria caneta para assinar à lista.

Conceito de epidemia de gripe. grupo de emoji com máscara | Vetor ...

A unidade escolar tomará todo cuidado quanto a organização do espaço físico para entrega dos mesmos.

Lembrando que todo material recolhido  é  para sanarmos as notas e faltas do 1º Bimestre, isto é: para quem ainda não entregou ou está devendo alguma atividade do 1º Bimestre.


Obs.:   Contamos com a sua presença, pois toda equipe se mobilizará nesses dias para receber essas atividades.

Equipe Gestora
2020






6º Ano: C (Clayton - Português)



Correção da atividade de: segunda-feira, 20 de julho de 2020
Ortografia da Língua Portuguesa            
Leia esta notícia:

Amld e zoológicos brasileiros juntos pela conservação do mico-leão-dourado

Você sabia que a população de micos nos zoos foi muito importante para ajudar a recuperar a população na natureza? Nas décadas de 80 e 90 cerca de 150 animais foram trazidos de zoos de vários países para serem reintroduzidos na Mata Atlântica. A parceria com os zoos vem de longa data e agora foi fortalecida.
Ontem em João Pessoa, no 40º Congresso da Sociedade Brasileira de Zoológicos e Aquários, a AMLD, através de seu Secretário Executivo Luís Paulo Ferraz, e o presidente da SZB, Claudio Maas, assinaram um Termo de Cooperação.
A ideia é fortalecer parcerias para o engajamento do público que visita os zoos para conhecer e participar das ações de conservação. Pretendemos também melhorar a troca de conhecimento sobre as populações de cativeiro e na natureza, campanhas, venda de produtos da AMLD nos zoos entre outras ideias.
Além disso, em 2017 a SZB celebrará o ano do Mico-Leão-DOurado, e muita coisa boa virá por aí. [...]

Disponível em: .

Encontre 10 palavras, extraídas do texto acima, grafadas com “s”, “ss” ou “z”. Em seguida, circule-as na notícia.

A
M
A
R
A
N
I
S
S
A
D
E
M
M
S
O
T
X
E
T
C
O
I
S
A
P
A
R
Z
S
S
O
U
E
O
V
B
O
A
P
B
B
R
A
S
I
L
E
I
R
O
S
I
R
C
E
A
R
E
E
O
C
O
N
S
E
R
V
A
N
E
S
T
I
I
N
R
A
S
R
S
O
C
Ã
O
U
O
D
A
D
R
I
A
T
E
D
A
D
J
B
O
Ã
L
E
T
N
A
V
I
O
P
D
T
O
D
A
P
N
T
O
O
Ç
C
A
T
I
S
I
V
P
A
G
K
I
A
M
A
O
S
S
Z
A
N
T
R
A
Z
I
D
O
S
O
S
S
E
R
G
N
O
C