quarta-feira, 22 de julho de 2020

Atividade 3 de Arte – 9º ano - Profa. Daniela


Atividade de Arte – 9º ano - Profa. Daniela

A Dança Contemporânea

A Dança Contemporânea é um gênero de dança teatral que se desenvolveu em meados do século XX e, desde então, tornou-se um dos gêneros mais conhecidos, especialmente no mundo ocidental. Podemos encontrar valores éticos e estéticos da dança contemporânea desde o início do século XX, no pensamento de primeiros precursores da dança moderna como Isadora Duncan.
Em termos técnicos, a dança contemporânea tende a combinar diversas qualidades de movimento, uma vez que não se prende às estéticas pré-estabelecidas. Cada projeto coreográfico compreende um projeto técnico, elaborado durante o processo de composição. Maria José Fazenda, no prefácio do livro já citado, diz que: "Quanto à obra coreográfica contemporânea, ela apresenta formas e conteúdos diferentes e formatos diversificados - na dimensão, no número de intérpretes, nos lugares de apresentação - e, nela, o movimento do corpo estabelece múltiplas relações com os elementos plásticos (objetos, figurinos e cenários) e sonoros e com as imagens virtuais".

Se possível, assista o vídeo do link abaixo para ver na prática uma coreografia de dança contemporânea


Atividade

Antes de estudarmos um pouco mais profundamente a dança contemporânea, vamos refletir um pouco mais sobre isso? Responda as seguintes questões de maneira o mais completa possível, baseadas no que conhecem ou já vivenciaram para que possamos saber sobre os conhecimentos que já possuem sobre esse tipo de dança.

1. Quais os elementos que compõem os nossos movimentos? Será que nos movimentamos sempre da mesma maneira, em qualquer situação cotidiana?
 2. Os movimentos que fazemos dentro da sala de aula, entre as carteiras, são os mesmos que fazemos no pátio da escola? O espaço interfere em nossos movimentos?
3. Quando passeamos pelas ruas ou quando estamos com muita pressa, utilizamos o mesmo ritmo para andar? Ou imprimimos ritmos diferentes? O tempo interfere nos nossos movimentos?
4. Os movimentos do dia-a-dia são iguais aos movimentos representados nas danças? Por quê?
5. A expressão e a representação do dançarino, ao apresentar-se para o público, é igual à sua expressão e representação no seu dia-a-dia?
6. Você já viu ou participou de uma apresentação de dança tradicional?
7. Dê exemplos de danças tradicionais que você conhece.
8. Como você caracterizaria uma dança tradicional? Ela possui regras para os passos ou os dançarinos agem livremente?
9. O que você pensa sobre dança contemporânea?
10. Será que a dança contemporânea possui as mesmas regras da dança tradicional; quanto aos passos e movimentos?
11. Quais as possíveis diferenças entre dança tradicional e dança contemporânea, em relação à música, ao figurino, aos movimentos e ao espaço onde elas acontecem?
12. Tecnologias digitais podem ser utilizadas em uma produção de dança individual ou coletiva? Quais?
13. Você já assistiu ou conhece composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e/ou estrangeiros?

 ATENÇÃO

- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário