Atividade
de Arte – 9º
ano - Profa. Daniela
A Dança Contemporânea
A Dança Contemporânea é um
gênero de dança teatral que se desenvolveu em meados do século XX e, desde então,
tornou-se um dos gêneros mais conhecidos, especialmente no mundo ocidental. Podemos encontrar valores éticos e estéticos da dança contemporânea
desde o início do século XX, no pensamento de primeiros precursores da dança
moderna como Isadora Duncan.
Em termos técnicos, a dança contemporânea tende a combinar diversas
qualidades de movimento, uma vez que não se prende às estéticas
pré-estabelecidas. Cada projeto coreográfico compreende um projeto técnico,
elaborado durante o processo de composição. Maria José Fazenda, no prefácio do
livro já citado, diz que: "Quanto à obra coreográfica contemporânea, ela
apresenta formas e conteúdos diferentes e formatos diversificados - na
dimensão, no número de intérpretes, nos lugares de apresentação - e, nela, o
movimento do corpo estabelece múltiplas relações com os elementos plásticos
(objetos, figurinos e cenários) e sonoros e com as imagens virtuais".
Se possível, assista o vídeo do link abaixo para ver na prática uma
coreografia de dança contemporânea
Atividade
Antes
de estudarmos um pouco mais profundamente a dança contemporânea, vamos refletir
um pouco mais sobre isso? Responda as seguintes questões de maneira o mais
completa possível, baseadas no que conhecem ou já vivenciaram para que possamos
saber sobre os conhecimentos que já possuem sobre esse tipo de dança.
1.
Quais os elementos que compõem os nossos movimentos? Será que nos movimentamos
sempre da mesma maneira, em qualquer situação cotidiana?
2. Os movimentos que fazemos dentro da sala de
aula, entre as carteiras, são os mesmos que fazemos no pátio da escola? O
espaço interfere em nossos movimentos?
3.
Quando passeamos pelas ruas ou quando estamos com muita pressa, utilizamos o
mesmo ritmo para andar? Ou imprimimos ritmos diferentes? O tempo interfere nos
nossos movimentos?
4.
Os movimentos do dia-a-dia são iguais aos movimentos representados nas danças?
Por quê?
5.
A expressão e a representação do dançarino, ao apresentar-se para o público, é
igual à sua expressão e representação no seu dia-a-dia?
6.
Você já viu ou participou de uma apresentação de dança tradicional?
7.
Dê exemplos de danças tradicionais que você conhece.
8.
Como você caracterizaria uma dança tradicional? Ela possui regras para os
passos ou os dançarinos agem livremente?
9.
O que você pensa sobre dança contemporânea?
10.
Será que a dança contemporânea possui as mesmas regras da dança tradicional;
quanto aos passos e movimentos?
11.
Quais as possíveis diferenças entre dança tradicional e dança contemporânea, em
relação à música, ao figurino, aos movimentos e ao espaço onde elas acontecem?
12.
Tecnologias digitais podem ser utilizadas em uma produção de dança individual
ou coletiva? Quais?
13.
Você já assistiu ou conhece composições de dança de artistas, grupos e
coletivos paulistas, brasileiros e/ou estrangeiros?
ATENÇÃO
- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS
NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU
NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE
- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL
COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME
ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)
- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL
A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO
ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA
MATÉRIA ARTE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário