- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
terça-feira, 15 de setembro de 2020
SOCIOLOGIA PROF°ADRIANO (3°A e D) - ATIVIDADE III / 3°BIMESTRE
Sociologia: 3° Bimestre
(ATIVIDADE III)
Orientações
1. Efetuar a cópia do texto no caderno;
2.
Executar a atividade TAMBÉM no caderno conforme orientação do
professor;
3.
Encaminhar a atividade através do e-mail: adrlaurentino@gmail.com
4.
Data de entrega: 22/09/2020
O ESTADO EM
MONTESQUIEU
Montesquieu,
foi um filósofo político francês de formação iluminista e importante crítico da
monarquia absolutista, bem como do clero católico. Sua obra mais importante foi
o tratado político O Espirito das Leis, de 1748. Nesta obra Montesquieu defende
um sistema de governo constitucional, a separação dos poderes, a preservação
das liberdades civis, manutenção da lei e o fim da escravidão.
Em sua teoria constitucional, Montesquieu definiu três
principais formas de governo: republicano, monárquico e despótico. Governos republicanos poderiam variar de acordo com a
extensão dos direitos de seus cidadãos, sendo dois os tipos mais
característicos, as republicas democráticas, nas quais cidadania é mais ampla,
e as republicas aristocráticas, nas quais a cidadania é restringida em algum medida. Em
diferentes épocas, regiões e estruturas sociais, as republicas variam entre
estes dois polos. Os regimes monárquicos por outro lado são, como o nome
estabelece, regidas por um monarca. Se existe um conjunto de leis que restringe
a autoridade do governante, o regime é considerado uma monarquia. Se não existe
um conjunto de leis restringindo a autoridade do governante, o regime é
considerado despótico.
Montesquieu
rejeitou a ideia de liberdade como auto-governo coletivo. Rejeitou também a
ideia de que liberdade significaria ausência de restrições. Para o autor, estas
duas posições são hostis à liberdade política. Ainda, a liberdade seria
possível, embora não garantida, apenas em sistemas monárquicos e repúblicas,
nunca em sistemas despóticos.
O modelo de
liberdade política apresentada por Montesquieu, dependeria de dois elementos:
1. A separação
dos poderes
Mesmo em uma
república, se não há separação de poderes, a liberdade não pode ser garantida,
pois a separação de poderes em diferentes esferas independentes permite que um
poder restrinja tentativas de outros poderes de infringir a liberdade dos
indivíduos.
2. Um conjunto
apropriado de leis civis e criminais para garantir a segurança pessoal
Liberdade de
pensamento, expressão e associação, além da eliminação da escravidão, seriam os
elementos fundamentais deste conjunto. Montesquieu incluía ainda, o direito a
um julgamento justo, a presunção da inocência e a proporcionalidade na
severidade das penas.
Defendeu ainda
que o clima tem influência na formação do espirito de um povo, sua forma de
agir e pensar acerca da sociedade e suas instituições. Este espírito tornaria
algumas sociedades mais propensas a um modelo de governo do que a outros.
Autores modernos como Phillip Parker e Louis Althusser chamaram atenção para a
influência do clima na economia e hábitos de um povo, o que influencia em
grande medida a estrutura de uma sociedade e suas instituições.
Fonte: MACIEL, Willyans. Disponível em: https://www.infoescola.com/filosofia/montesquieu/
ATIVIDADE
1° CITE IMPORTÂNCIA DE MONTESQUIEU PARA A
FORMAÇÃO DO CONCEITO DE ESTADO MODERNO?
2° QUAL A IMPORTÂNCIA DA SEPARAÇÃO DOS
PODERES?
3° O MODELO DE LIBERDADE DE MONTESQUIEU DEPENDIA
DE 2 ELEMENTOS. EXPLIQUE.
SOCIOLOGIA PROF°ADRIANO (2°A,B,C,D,E) - ATIVIDADE III / 3°BIMESTRE
Sociologia: 3° Bimestre
(ATIVIDADE III)
Orientações:
1.
Efetuar a cópia do
texto no caderno (NÃO ACEITAREI COPIA NO WORD);
2.
Executar a atividade TAMBÉM no caderno conforme orientação do
professor;
3.
Encaminhar a atividade através do e-mail: adrlaurentino@gmail.com
4.
Data de entrega: 22/09/2020
MUNDO
DO TRABALHO: TAYLORISMO
Taylorismo, é um modo de organização
do processo produtivo criado por Frederick Winslow Taylor
no final do século XIX, em meio aos acontecimentos da Revolução Industrial. Com o objetivo de maximizar a produção, Taylor segmentou o
processo produtivo, dando origem a uma forma de administração científica nas
empresas, com uma nova organização do trabalho.
Características
do taylorismo
A
principal ideia do taylorismo era a racionalização do trabalho. Ao perceber que
os trabalhadores perdiam muito tempo durante a produção por não dominar a sua
função, Taylor observou que era necessário aperfeiçoar as funções de
cada um para evitar lentidão na produção e esforço
físico desnecessário.
Para
isso, era necessário que os funcionários recebessem instruções quanto à função
exercida para que pudessem aperfeiçoar sua capacidade produtiva e permitir o
máximo aproveitamento de suas habilidades. Assim, os
trabalhadores passaram a ser selecionados segundo as suas aptidões e
a receber treinamentos pautados em métodos “científicos” com atividades
planejadas, otimizando o trabalho e o tempo. Cada funcionário exerceria uma
função específica, ficando então alheio ao resultado final.
Taylor
defendia que a administração deveria estar atenta à questão da melhoria dos salários, redução da jornada de
trabalho, bonificações mediante o que foi
produzido por cada trabalhador e também utilização de métodos para diminuir o
cansaço dos funcionários, evitando movimentos desnecessários, o que levaria
tanto à prosperidade do empregado como também do empregador.
Nesse contexto, tornou-se fundamental a eficácia da gerência.
Para Taylor, os trabalhadores deveriam ser supervisionados a fim de evitar
tempo ocioso, bem como tempo perdido com execuções desnecessárias às funções exercidas. O papel da gerência
era indispensável ao bom funcionamento do processo produtivo,
deixando evidente a hierarquia e os papéis de cada um dentro do modelo de
organização.
Críticas
ao taylorismo
As
ideias de Taylor, apesar de trazerem maior produtividade e aumento dos lucros
para os empregadores e vantagens também aos trabalhadores, como a redução da
jornada de trabalho e maiores salários, trouxeram à luz diversas discussões
quanto à exploração e mecanização do trabalhador, visto que as
atividades exercidas passaram a ser simples e repetitivas.
A
restrição a uma só função fez com que muitos operários se sentissem robotizados e
alheios ao sistema produtivo. Os trabalhadores passaram a questionar suas
funções e acreditar que essa nova forma de organização beneficiava apenas os
empregadores, tornando-os máquinas do sistema produtivo, portanto,
descartáveis e substituíveis. As ideias dos trabalhadores eram reprimidas e
cabia somente à gerência tomar decisões quanto à produção, gerando também
descontentamento e conflitos entre empregados e empregadores.
Fonte: SOUSA,
Rafaela. "Taylorismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/taylorismo-fordismo.htm
ATIVIDADE
A PARTIR DO TEXTO ACIMA, DESENVOLVA UMA
REFLEXÃO CRITICA (EM FORMA DE TEXTO), EXPONDO SUA OPINIÃO QUANTO AO PROCESSO DE
PRODUÇÃO DESENVOLVIDO POR TAYLOR E SE NA SUA OPINIÃO ESTE MODELO FOI BENÉFICO
PARA O MUNDO DO TRABALHO OU APENAS AUMENTOU A DESIGUALDADE DO CONHECIMENTO
PRODUTIVO NAS INDUSTRIAS?
PROJETO DE VIDA PROF°ADRIANO (1°A) - ATIVIDADE III / 3°BIMESTRE
3° Bimestre
(ATIVIDADE III) – PROJETO DE VIDA
Orientações:
1.
Efetuar a leitura do texto;
2.
Executar as atividades conforme orientação do professor;
3.
Encaminhar as atividades através do e-mail: adrlaurentino@gmail.com
4.
Data de entrega: 22/09/2020
COMO ESCOLHER UMA PROFISSÃO
Dentre as decisões mais
importantes que você tomará na sua vida, está a de qual carreira profissional
seguir. Eu sei que não é uma tarefa fácil, pois é uma decisão sobre o futuro,
mas é justamente por isso que você deve se dedicar ao autoconhecimento e a
pesquisar as possibilidades que o mercado oferece para estar o mais seguro
possível na hora de fazer sua opção. A dica para saber como escolher uma profissão é
analisar os aspectos que você considera mais relevantes em uma carreira.
Autoconhecimento
Antes
de conhecer as possibilidades que o mercado oferece, olhe para si mesmo e
busque compreender melhor sua personalidade, quais são seus anseios,
afinidades, valores e prioridades. Essas informações são fundamentais para
saber como escolher uma profissão, pois ajudam você a definir melhor seu perfil profissional e
depois ver em quais carreiras ele se encaixa melhor.
Habilidades
Tente
descobrir quais são suas habilidades, aptidões e limitações, para depois
cruzá-las com as exigências das carreiras que você tem em vista. Isso o ajudará
a ter uma ideia se determinada carreira pode ser ou não promissora para você.
Uma dica é pensar nas disciplinas que você mais se destacou na escola. Outra
boa forma de fazer esse balanço é elaborar uma lista com seus pontos fortes e
fracos. Assim fica mais fácil enxergar suas potencialidades e com base nelas
saber como escolher uma profissão.
Teste
sua vocação
Se
sentir dificuldade em identificar seu perfil e suas habilidades, tente recorrer
a algumas ferramentas que possam te ajudar nessa tarefa, como testes de
carreira (testes vocacionais disponíveis na internet).
Hora
da investigação
Depois
de se conhecer melhor, é hora de olhar para fora e vislumbrar as
possibilidades. Para isso, você precisará levantar o máximo de informação
possível sobre o mercado e as profissões que tem interesse, o que lhe servirá
de base para uma decisão mais segura. Pesquise detalhes sobre como é a rotina
de trabalho daquele profissional, demandas, faixa salarial, perspectiva de
carreira, oportunidades de mercado etc.
Além de pesquisar na internet, tente conversar com um profissional da área para
entender melhor sua realidade.
Prós
e contras
Lembre-se
que todas as profissões têm seus prós e contras. Então não foque apenas em
conhecer os pontos positivos, procure também saber quais são os negativos. Faça
uma lista comparativa entre ambos, avalie se há um bom equilíbrio e se você
conseguirá lidar bem com os pontos negativos.
Financeiro
X Satisfação
Para
muita gente, uma das maiores dificuldades em relação à escolha de uma
profissão é decidir se deve optar por uma profissão que ofereça um bom retorno
financeiro ou um trabalho com o qual você realmente tenha afinidade, que lhe
traga satisfação – não que seja impossível encontrar uma que reúna as duas
qualidades. A maioria dos consultores de carreira atenta para o famoso dito
popular: dinheiro não traz felicidade. Ao optar apenas pelo dinheiro, é bem
provável que o descontentamento com o trabalho apareça mais dia, menos dia. Mas
também não dá para viver sem dinheiro, né…. Assim, o ideal é procurar
equilibrar essa balança da melhor forma possível.
Profissões
do momento
Cuidado
ao se deslumbrar com as profissões do momento, pois algumas delas podem estar
sujeitas a mudanças em médio ou longo prazos. Por isso tente fazer uma projeção
de como estará a área e a profissão quando
você estiver saindo da faculdade, o que lhe ajudará a ter uma perspectiva mais
realista da carreira.
Disponível em: https://dicas.vestibulares.com.br/como-escolher-uma-profissao/
ATIVIDADE
1°
PENSE NAS PROFISSÕES AO QUAL VOCÊ TEM INTERESSE? RESPONDA:
2°
QUAIS OS PRÓS E CONTRAS DE SEGUIR ESSA PROFISSÃO? RESPONDA:
3°
VOCÊ TRABALHARIA EM ALGUMA PROFISSÃO QUE NÃO TEM INTERESSE? POR QUÊ?
4°
NA SUA OPINIÃO E BASEADO NAS AULAS ANTERIORES, PLANEJAR SUA CARREIRA É ALGO
IMPORTANTE? RESPONDA:
SOCIOLOGIA PROF°ADRIANO (1°A,B,C,D,E,F) - ATIVIDADE III / 3°BIMESTRE
Sociologia: 3° Bimestre
(ATIVIDADE III)
Orientações:
1.
Efetuar a cópia do
texto no caderno (NÃO ACEITAREI COPIA NO WORD);
2.
Executar as atividades TAMBÉM no caderno conforme orientação do
professor;
3.
Encaminhar as atividades através do e-mail: adrlaurentino@gmail.com
4.
Data de entrega: 22/09/2020
CULTURA
E SUAS
Cultura é um termo complexo e de grande importância
para as ciências humanas em geral. Sua etimologia vem do latim culturae,
que significa “ato de plantar e cultivar”. Aos poucos, acabou
adquirindo também o sentido de cultivo de conhecimentos. A noção moderna de
cultura foi sintetizada pela primeira vez pelo inglês Edward Tylor,
conceituando-a como um complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral,
leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos por uma
pessoa como membro de uma sociedade.
Nesse sentido,
podemos dizer que a cultura engloba os modos comuns e aprendidos de viver,
transmitidos pelos indivíduos e grupos em sociedade. Para além de um conjunto
de práticas artísticas, tradições ou crenças religiosas, devemos compreender a
cultura como uma dimensão da vida cotidiana de determinada sociedade.
Uma
característica da cultura é que ela é indissociável da realidade social. A
cultura está presente sempre que os seres humanos se organizam em sociedade. A
cultura é uma construção histórica e produto coletivo da vida humana. Isso quer
dizer que falar em cultura implica necessariamente se referir a um processo
social concreto. Costumes, tradições, manifestações culturais e folclóricas
como festas, danças, cantigas, lendas, etc. só fazem sentido enquanto parte de
uma cultura específica; ou seja, as manifestações culturais não podem ser
compreendidas fora da realidade e história da sociedade a qual pertencem.
Outra
característica da cultura é o seu aspecto dinâmico. Por isso é mais pertinente
pensá-la como um processo e não como algo estagnado no tempo. Isso fica claro
no mundo globalizado, marcado por rápidas transformações tecnológicas, pelo
constante contato entre as culturas e disseminação de padrões culturais pelos
meios de comunicação de massa. Porém, mesmo quando se fala de sociedades
tradicionais, não quer dizer que elas não se modifiquem. Todo aspecto de
determinada cultura tem a sua própria dinâmica, pois não existe nenhuma
sociedade humana que esteja isenta de transformações com o tempo e contato com
outras culturas.
A
cultura de determinada sociedade é passada de uma geração a outra através da
educação, manifestações artísticas e outras formas de transmissão de
conhecimento. O comportamento dos indivíduos vai depender desse aprendizado
cultural. Portanto, um menino e uma menina agem diferentemente não por causa de
seus hormônios, mas devido à educação diferenciada que recebem. É por isso
também que maneiras de falar, se vestir, se alimentar, se comportar, etc. de um
povo específico pode ser tão estranho aos olhos de outros povos. O que é
repugnante para indivíduos de uma sociedade, pode ser desejável em outra. Mais
ainda: em uma mesma sociedade, o que era impensável no século passado pode se
tornar comum hoje em dia e vice-versa.
As
sociedades humanas historicamente desenvolveram formas diferentes de se
organizar, de relacionar internamente, com outros grupos sociais e com o meio
ambiente. Sociedades distintas vão necessariamente originar culturas
diferentes, ou seja, diferentes formas de ver o mundo e orientar a atividade
social. É por isso que existem tantas diferenças culturais, mesmo sendo todos
pertencentes à mesma espécie humana. As diferenças culturais não podem ser
explicadas em termos de diferenças geográficas ou biológicas. No passado,
explicações baseadas no determinismo geográfico ou genético contribuíram para
reforçar o racismo e preconceitos,
além de terem servido como justificativa para a dominação de uns povos sobre
outros.
No
atual mundo globalizado, o
estudo da cultura assume características peculiares, devido ao desenvolvimento
da indústria cultural e
de novas tecnologias de informação e conhecimento. Por um lado, vivemos um
aumento enorme do intercâmbio de conhecimento e de informação entre diferentes
sociedades em todo o planeta; por outro, este é um processo desigual que pode
modificar maneiras tradicionais de viver, produzir e se identificar
culturalmente.
Fonte: GUERRA, Luiz Antônio. Disponível em: https://www.infoescola.com/sociedade/cultura/]
RESPONDA:
1° O QUE DEFINE O CONCEITO DE
CULTURA?
2° A CULTURA PODE SER DEFINIDA
SOMENTE COMO, UM CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS SOCIAIS DE UM GRUPO POPULACIONAL?
3° QUAIS AS CARACTERÍSTICAS QUE COMPÕEM O CONCEITO DE CULTURA?
4° PODEMOS DIZER QUE A CULTURA
É A MESMA EM TODAS AS SOCIEDADES. JUSTIFIQUE?
5° EXISTE UMA CULTURA GLOBAL?
6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português)
• Vocês já leram e ouviram várias histórias, seja na escola ou em casa. Quem se lembra de ter lido ou ouvido contos?
• Que tipo de contos vocês já ouviram falar?
• Já ouviram alguma história de mistério, fantasma ou assombração? • Gostam desse tipo de história?
• Como tiveram contato com essas histórias? Alguém da família contou?
Conto de Assombração - Maria Angula
Maria Angula era uma menina alegre e
viva, filha de um fazendeiro de Cayambe. Era louca por uma fofoca e vivia
fazendo intrigas com os amigos para jogá-los uns contra os outros. Por isso
tinha fama de leva-e-traz, linguaruda, e era chamada de moleca fofoqueira.
Assim viveu Maria Angula
até os dezesseis anos, decidida a armar confusão entre os vizinhos, sem ter
tempo para aprender a cuidar e a preparar pratos saborosos.
Quando Maria Angula se casou, começaram os
seus problemas. No primeiro dia, o marido pediu-lhe que fizesse uma sopa de pão
com miúdos, mas ela não tinha a menor ideia de como prepará-la.
Queimando as mãos com uma
mecha embebida em gordura, acendeu o carvão e levou ao fogo um caldeirão com
água, sal e colorau, mas não conseguiu sair disso: não fazia ideia de como
continuar.
Maria lembrou-se então de
que na casa vizinha morava dona Mercedes, cozinheira de mão-cheia, e, sem
pensar duas vezes, correu até lá.
— Minha cara vizinha, por
acaso a senhora sabe fazer sopa de pão com miúdos?
— Claro, dona Maria. É assim:
primeiro coloca-se o pão de molho em uma xícara de leite, depois despeja-se
este pão no caldo e, antes que ferva, acrescentam-se os miúdos.
— Só isso?
— Só, vizinha.
— Ah — disse Maria Angula —, mas isso eu já sabia!
E voou para a sua cozinha
a fim de não esquecer a receita.
No dia seguinte, como o
marido lhe pediu que fizesse um ensopado de batatas com toicinho, a história se
repetiu:
— Dona Mercedes, a senhora sabe como se faz o
ensopado de batatas com toicinho?
E como da outra vez, tão logo a sua boa amiga lhe deu todas as
explicações, Maria Angula exclamou:
— Ah! É só? Mas isso eu já
sabia! — E correu imediatamente para casa a fim de prepará-lo.
Como isso acontecia
todas as manhãs, dona Mercedes acabou se “enfezando”. Maria Angula vinha sempre
com a mesma história: "Ah, é assim que se faz o arroz com carneiro? Mas
isso eu já sabia! Ah, é assim que se prepara a dobradinha? Mas isso eu já
sabia!". Por isso a mulher decidiu dar-lhe uma lição e, no dia seguinte…
— Dona Mercedinha! — O
que deseja, dona Maria?
— Nada, querida, só que meu marido quer comer
no jantar um caldo de tripas e bucho e eu…
— Ah, mas isso é fácil
demais! — disse dona Mercedes. E antes que Maria Angula a interrompesse,
continuou:
— Veja: vá ao cemitério
levando um facão bem afiado. Depois espere chegar o último defunto do dia e,
sem que ninguém a veja, retire as tripas e o estômago dele. Ao chegar em casa,
lave-os muito bem e cozinhe-os com água, sal e cebolas. Depois que ferver uns
dez minutos, acrescente alguns grãos de amendoim e está pronto. É o prato mais
saboroso que existe.
— Ah! — disse como sempre
Maria Angula. — É só? Mas isso eu já sabia!
E, num piscar de olhos, estava ela no
cemitério, esperando pela chegada do defunto mais fresquinho. [...]Teve ímpetos
de fugir, mas o próprio medo a deteve ali. [...] Voltou para casa e logo que
conseguiu recuperar a calma, preparou a janta macabra que, sem saber, o marido
comeu lambendo-se os beiços.
Nessa mesma noite,
enquanto Maria Angula e o marido dormiam, escutaram-se uns gemidos nas
redondezas. Ela acordou sobressaltada. O vento zumbia misteriosamente nas
janelas, sacudindo-as, e de fora vinham uns ruídos muito estranhos, de meter
medo a qualquer um.
De súbito, Maria Angula
começou a ouvir um rangido nas escadas. Eram os passos de alguém que subia em
direção ao seu quarto, com um andar dificultoso e retumbante, e que se deteve
diante da porta. Fez-se um minuto eterno de silêncio e logo depois Maria Angula
viu o resplendor fosforescente de um fantasma. Um grito surdo e prolongado
paralisou-a.
— Maria Angula, devolva as
minhas tripas e o meu estômago, que você roubou da minha santa sepultura!
Maria Angula sentou-se
na cama, horrorizada, e, com os olhos esbugalhados de tanto medo, viu a porta
se abrir, empurrada lentamente por essa figura luminosa e descarnada. A mulher
perdeu a fala. Ali, diante dela, estava o defunto, que avançava mostrando-lhe o
seu semblante rígido e o seu ventre esvaziado.
— Maria Angula, devolva as minhas tripas e o
meu estômago, que você roubou da minha santa sepultura!
Aterrorizada,
escondeu-se debaixo das cobertas para não vê-lo, mas imediatamente sentiu umas
mãos frias e ossudas puxarem-na pelas pernas e arrastarem-na gritando:
— Maria Angula, devolva as
minhas tripas e o meu estômago, que você roubou da minha santa sepultura!
Quando Manuel acordou,
não encontrou mais a esposa e, muito embora tenha procurado por ela em toda
parte, jamais soube do seu paradeiro.
( * Extraído de:Contos de assombração,4 ª.ed.Co-edição
Latino-Americana.São Paulo,Ática,1988.“Maria Angula” é um conto da tradição
oral equatoriana. Esta versão foi escrita por Jorge Renón de La Torre a partir
de um relato que lhe fez Maria Gomez, uma mulher de 70 anos, que vive no
povoado de Otán)
Responda.
1) Quem era Maria Angula? Descreva-a.
2) Quando começaram a aparecer os problemas de Maria Angula? Por quê?
3) Como ela conseguia preparar as comidas que fazia?
4) Por que Dona Mercedes acabou se “enfezando” com a moça? Explique.
5) O que aconteceu para a moça depois que ela preparou a janta macabra?
6) Quem conta esta história com certeza quer passar alguma lição. Na sua
opinião qual é?
7) Este conto é um conto fictício da tradição oral equatoriana. Você
conhece algum conto deste tipo da tradição brasileira? Qual?
8) Numere de acordo com a ordem do texto.
1) (___) A moça viveu até os dezesseis anos, decidida a armar confusão
entre os vizinhos, sem ter tempo para aprender a cuidar e a preparar pratos
saborosos.
2) (___) Quando Maria Angula se casou, começaram os seus problemas
3) (___) Dona Mercedes, cozinheira de mão-cheia, morava na casa vizinha e Maria
corria até ela toda vez que precisava de alguma receita.
4) (___) Maria Angula começou a ouvir um rangido nas escadas e
aterrorizada sentiu as mãos frias a puxar-lhe as pernas.
5) (___) Maria Angula era uma menina alegre e viva, filha de um
fazendeiro de Cayambe.
6) (___) Até que a mulher decidiu dar-lhe uma lição e ensinou-lhe uma
receita macabra.
7) (___) Quando Manuel acordou, não encontrou mais a esposa e, muito embora
tenha procurado por ela em toda parte, jamais soube do seu paradeiro.
8) (___) Num piscar de olhos, estava ela no cemitério, esperando pela
chegada do defunto mais fresquinho.
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2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
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Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
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Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...