terça-feira, 15 de setembro de 2020



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EDITAL DE SELEÇÃO JOVEM APRENDIZ - 2020
Empresa: Dataprev – Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência
Endereço: Rua Dr. Manoel Vitorino,343 – Brás – Cidade – São Paulo – SP – CEP: 03017-020
Contato: Antonio Albino -  e-mail:  servico.pessoassp@dataprev.gov.br
Quantidade de vagas: 07
Período Previsto de Início: 26/10/2020.
Atribuições do Aprendiz:
         Atender chamados telefônicos internos e externos, anotando e transmitindo recados;
         Receber correspondências, encaminhando-as aos respectivos órgãos;
         Preencher formulários diversos, registrando dados ou conferindo informações;
         Efetuar cálculos de natureza simples;
         Operar equipamentos de microinformática, utilizando editor de textos e/ou planilhas, transcrevendo documentos originais, cumprindo normas de apresentação e finalização dos trabalhos;
         Operar máquinas reprográficas;
         Manter arquivos e cadastros atualizados;
         Efetuar controle de entrada e saída de documentos;
         Exercer atividades correlatas, de mesma natureza e mesmo nível de complexidade ou tarefas recomendadas pela Entidade promotora do Programa de Aprendizagem ou outra entidade similar e qualificada desde que, a capacitação seja devidamente atestada pela instituição;
Base do Salário: R$ 687,70
- Ter idade entre 16 e 19 anos;
- Cursar a partir do fundamental 7º ano Fundamental ao ensino médio, em escola pública, no período noturno;
Disponibilidade: - cumprir jornada diária de 6 hs – 9 às 15h  em período matutino/Vespertino: às segundas, quintas e sextas-feiras na Dataprev (Prática Orientada) e 4h - das 13 às 17h  às terças e quartas-feiras no Senac/Penha (Curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos).
Atenção: Motivado pela Pandemia do Covid-19 o processo seletivo será realizado na modalidade on-line.
Os interessados, que preencham os requisitos, deverão enviar currículo para o e-mails: servico.pessoassp@dataprev.gov.br


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  16/09/2020





Equipe Gestora
2020




VAGAS DE ESTÁGIOS E EFETIVAS ABC E SP - NAPE 


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Julia TartaroAuxiliar de Recursos Humanos
| NAPE – Estágio, Emprego e Treinamento
celular: (11) 96299-9898
empresa: (11) 4332-2712
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SOCIOLOGIA PROF°ADRIANO (3°A e D) - ATIVIDADE III / 3°BIMESTRE

 

Sociologia: 3° Bimestre (ATIVIDADE III)

 

Orientações


      1.    Efetuar a cópia do texto no caderno;

2.    Executar a atividade TAMBÉM no caderno conforme orientação do professor;

3.    Encaminhar a atividade através do e-mail: adrlaurentino@gmail.com

4.    Data de entrega: 22/09/2020

 

 

O ESTADO EM MONTESQUIEU

 

Montesquieu, foi um filósofo político francês de formação iluminista e importante crítico da monarquia absolutista, bem como do clero católico. Sua obra mais importante foi o tratado político O Espirito das Leis, de 1748. Nesta obra Montesquieu defende um sistema de governo constitucional, a separação dos poderes, a preservação das liberdades civis, manutenção da lei e o fim da escravidão.


Em sua teoria constitucional, Montesquieu definiu três principais formas de governo: republicanomonárquico e despótico. Governos republicanos poderiam variar de acordo com a extensão dos direitos de seus cidadãos, sendo dois os tipos mais característicos, as republicas democráticas, nas quais cidadania é mais ampla, e as republicas aristocráticas, nas quais a cidadania é restringida em algum medida. Em diferentes épocas, regiões e estruturas sociais, as republicas variam entre estes dois polos. Os regimes monárquicos por outro lado são, como o nome estabelece, regidas por um monarca. Se existe um conjunto de leis que restringe a autoridade do governante, o regime é considerado uma monarquia. Se não existe um conjunto de leis restringindo a autoridade do governante, o regime é considerado despótico.

 

Montesquieu rejeitou a ideia de liberdade como auto-governo coletivo. Rejeitou também a ideia de que liberdade significaria ausência de restrições. Para o autor, estas duas posições são hostis à liberdade política. Ainda, a liberdade seria possível, embora não garantida, apenas em sistemas monárquicos e repúblicas, nunca em sistemas despóticos.

O modelo de liberdade política apresentada por Montesquieu, dependeria de dois elementos:

1. A separação dos poderes

Mesmo em uma república, se não há separação de poderes, a liberdade não pode ser garantida, pois a separação de poderes em diferentes esferas independentes permite que um poder restrinja tentativas de outros poderes de infringir a liberdade dos indivíduos.

2. Um conjunto apropriado de leis civis e criminais para garantir a segurança pessoal

Liberdade de pensamento, expressão e associação, além da eliminação da escravidão, seriam os elementos fundamentais deste conjunto. Montesquieu incluía ainda, o direito a um julgamento justo, a presunção da inocência e a proporcionalidade na severidade das penas.

Defendeu ainda que o clima tem influência na formação do espirito de um povo, sua forma de agir e pensar acerca da sociedade e suas instituições. Este espírito tornaria algumas sociedades mais propensas a um modelo de governo do que a outros. Autores modernos como Phillip Parker e Louis Althusser chamaram atenção para a influência do clima na economia e hábitos de um povo, o que influencia em grande medida a estrutura de uma sociedade e suas instituições.

 

Fonte: MACIEL, Willyans. Disponível em: https://www.infoescola.com/filosofia/montesquieu/

 

ATIVIDADE

 

1° CITE IMPORTÂNCIA DE MONTESQUIEU PARA A FORMAÇÃO DO CONCEITO DE ESTADO MODERNO?

 

2° QUAL A IMPORTÂNCIA DA SEPARAÇÃO DOS PODERES?

 

3° O MODELO DE LIBERDADE DE MONTESQUIEU DEPENDIA DE 2 ELEMENTOS. EXPLIQUE.

 

 



SOCIOLOGIA PROF°ADRIANO (2°A,B,C,D,E) - ATIVIDADE III / 3°BIMESTRE

 

Sociologia: 3° Bimestre (ATIVIDADE III)

 

Orientações:

 

1.    Efetuar a cópia do texto no caderno (NÃO ACEITAREI COPIA NO WORD);

2.    Executar a atividade TAMBÉM no caderno conforme orientação do professor;

3.    Encaminhar a atividade através do e-mail: adrlaurentino@gmail.com

4.    Data de entrega: 22/09/2020

 

 

MUNDO DO TRABALHO: TAYLORISMO

 

Taylorismo, é um modo de organização do processo produtivo criado por Frederick Winslow Taylor no final do século XIX, em meio aos acontecimentos da Revolução Industrial. Com o objetivo de maximizar a produção, Taylor segmentou o processo produtivo, dando origem a uma forma de administração científica nas empresas, com uma nova organização do trabalho.

 

Características do taylorismo

 

A principal ideia do taylorismo era a racionalização do trabalho. Ao perceber que os trabalhadores perdiam muito tempo durante a produção por não dominar a sua função, Taylor observou que era necessário aperfeiçoar as funções de cada um para evitar lentidão na produção e esforço físico desnecessário.

Para isso, era necessário que os funcionários recebessem instruções quanto à função exercida para que pudessem aperfeiçoar sua capacidade produtiva e permitir o máximo aproveitamento de suas habilidades. Assim, os trabalhadores passaram a ser selecionados segundo as suas aptidões e a receber treinamentos pautados em métodos “científicos” com atividades planejadas, otimizando o trabalho e o tempo. Cada funcionário exerceria uma função específica, ficando então alheio ao resultado final.

 

Taylor defendia que a administração deveria estar atenta à questão da melhoria dos saláriosredução da jornada de trabalhobonificações mediante o que foi produzido por cada trabalhador e também utilização de métodos para diminuir o cansaço dos funcionários, evitando movimentos desnecessários, o que levaria tanto à prosperidade do empregado como também do empregador.

 

Nesse contexto, tornou-se fundamental a eficácia da gerência. Para Taylor, os trabalhadores deveriam ser supervisionados a fim de evitar tempo ocioso, bem como tempo perdido com execuções desnecessárias às funções exercidas. O papel da gerência era indispensável ao bom funcionamento do processo produtivo, deixando evidente a hierarquia e os papéis de cada um dentro do modelo de organização.

 

Críticas ao taylorismo

 

As ideias de Taylor, apesar de trazerem maior produtividade e aumento dos lucros para os empregadores e vantagens também aos trabalhadores, como a redução da jornada de trabalho e maiores salários, trouxeram à luz diversas discussões quanto à exploração e mecanização do trabalhador, visto que as atividades exercidas passaram a ser simples e repetitivas.

 

A restrição a uma só função fez com que muitos operários se sentissem robotizados e alheios ao sistema produtivo. Os trabalhadores passaram a questionar suas funções e acreditar que essa nova forma de organização beneficiava apenas os empregadores, tornando-os máquinas do sistema produtivo, portanto, descartáveis e substituíveis. As ideias dos trabalhadores eram reprimidas e cabia somente à gerência tomar decisões quanto à produção, gerando também descontentamento e conflitos entre empregados e empregadores.

 

 

Fonte: SOUSA, Rafaela. "Taylorismo"; Brasil Escola.  Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/taylorismo-fordismo.htm

 

 

 

 

ATIVIDADE

 

A PARTIR DO TEXTO ACIMA, DESENVOLVA UMA REFLEXÃO CRITICA (EM FORMA DE TEXTO), EXPONDO SUA OPINIÃO QUANTO AO PROCESSO DE PRODUÇÃO DESENVOLVIDO POR TAYLOR E SE NA SUA OPINIÃO ESTE MODELO FOI BENÉFICO PARA O MUNDO DO TRABALHO OU APENAS AUMENTOU A DESIGUALDADE DO CONHECIMENTO PRODUTIVO NAS INDUSTRIAS?

PROJETO DE VIDA PROF°ADRIANO (1°A) - ATIVIDADE III / 3°BIMESTRE

 

 3° Bimestre (ATIVIDADE III) – PROJETO DE VIDA

 

Orientações:

 

1.    Efetuar a leitura do texto;

2.    Executar as atividades conforme orientação do professor;

3.    Encaminhar as atividades através do e-mail: adrlaurentino@gmail.com

4.    Data de entrega: 22/09/2020

 

 

COMO ESCOLHER UMA PROFISSÃO

 

Dentre as decisões mais importantes que você tomará na sua vida, está a de qual carreira profissional seguir. Eu sei que não é uma tarefa fácil, pois é uma decisão sobre o futuro, mas é justamente por isso que você deve se dedicar ao autoconhecimento e a pesquisar as possibilidades que o mercado oferece para estar o mais seguro possível na hora de fazer sua opção. A dica para saber como escolher uma profissão é analisar os aspectos que você considera mais relevantes em uma carreira.

 

Autoconhecimento

Antes de conhecer as possibilidades que o mercado oferece, olhe para si mesmo e busque compreender melhor sua personalidade, quais são seus anseios, afinidades, valores e prioridades. Essas informações são fundamentais para saber como escolher uma profissão, pois ajudam você a definir melhor seu perfil profissional e depois ver em quais carreiras ele se encaixa melhor.

 

Habilidades

Tente descobrir quais são suas habilidades, aptidões e limitações, para depois cruzá-las com as exigências das carreiras que você tem em vista. Isso o ajudará a ter uma ideia se determinada carreira pode ser ou não promissora para você. Uma dica é pensar nas disciplinas que você mais se destacou na escola. Outra boa forma de fazer esse balanço é elaborar uma lista com seus pontos fortes e fracos. Assim fica mais fácil enxergar suas potencialidades e com base nelas saber como escolher uma profissão.

 

Teste sua vocação

Se sentir dificuldade em identificar seu perfil e suas habilidades, tente recorrer a algumas ferramentas que possam te ajudar nessa tarefa, como testes de carreira (testes vocacionais disponíveis na internet).

 

Hora da investigação

Depois de se conhecer melhor, é hora de olhar para fora e vislumbrar as possibilidades. Para isso, você precisará levantar o máximo de informação possível sobre o mercado e as profissões que tem interesse, o que lhe servirá de base para uma decisão mais segura. Pesquise detalhes sobre como é a rotina de trabalho daquele profissional, demandas, faixa salarial, perspectiva de carreira, oportunidades de mercado etc. Além de pesquisar na internet, tente conversar com um profissional da área para entender melhor sua realidade.

 

Prós e contras

Lembre-se que todas as profissões têm seus prós e contras. Então não foque apenas em conhecer os pontos positivos, procure também saber quais são os negativos. Faça uma lista comparativa entre ambos, avalie se há um bom equilíbrio e se você conseguirá lidar bem com os pontos negativos.

 

Financeiro X Satisfação

Para muita gente, uma das maiores dificuldades em relação à escolha de uma profissão é decidir se deve optar por uma profissão que ofereça um bom retorno financeiro ou um trabalho com o qual você realmente tenha afinidade, que lhe traga satisfação – não que seja impossível encontrar uma que reúna as duas qualidades. A maioria dos consultores de carreira atenta para o famoso dito popular: dinheiro não traz felicidade. Ao optar apenas pelo dinheiro, é bem provável que o descontentamento com o trabalho apareça mais dia, menos dia. Mas também não dá para viver sem dinheiro, né…. Assim, o ideal é procurar equilibrar essa balança da melhor forma possível.

 

Profissões do momento

Cuidado ao se deslumbrar com as profissões do momento, pois algumas delas podem estar sujeitas a mudanças em médio ou longo prazos. Por isso tente fazer uma projeção de como estará a área e a profissão quando você estiver saindo da faculdade, o que lhe ajudará a ter uma perspectiva mais realista da carreira.

 

Disponível em: https://dicas.vestibulares.com.br/como-escolher-uma-profissao/

 

 

ATIVIDADE

 

1° PENSE NAS PROFISSÕES AO QUAL VOCÊ TEM INTERESSE? RESPONDA:

 

2° QUAIS OS PRÓS E CONTRAS DE SEGUIR ESSA PROFISSÃO? RESPONDA:

 

3° VOCÊ TRABALHARIA EM ALGUMA PROFISSÃO QUE NÃO TEM INTERESSE? POR QUÊ?

 

4° NA SUA OPINIÃO E BASEADO NAS AULAS ANTERIORES, PLANEJAR SUA CARREIRA É ALGO IMPORTANTE? RESPONDA:

 

SOCIOLOGIA PROF°ADRIANO (1°A,B,C,D,E,F) - ATIVIDADE III / 3°BIMESTRE

 

Sociologia: 3° Bimestre (ATIVIDADE III)

 

Orientações:

 

1.    Efetuar a cópia do texto no caderno (NÃO ACEITAREI COPIA NO WORD);

2.    Executar as atividades TAMBÉM no caderno conforme orientação do professor;

3.    Encaminhar as atividades através do e-mail: adrlaurentino@gmail.com

4.    Data de entrega: 22/09/2020

 

 

CULTURA E SUAS CARACTERÍSTICAS

Cultura é um termo complexo e de grande importância para as ciências humanas em geral. Sua etimologia vem do latim culturae, que significa “ato de plantar e cultivar”. Aos poucos, acabou adquirindo também o sentido de cultivo de conhecimentos. A noção moderna de cultura foi sintetizada pela primeira vez pelo inglês Edward Tylor, conceituando-a como um complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos por uma pessoa como membro de uma sociedade.

Nesse sentido, podemos dizer que a cultura engloba os modos comuns e aprendidos de viver, transmitidos pelos indivíduos e grupos em sociedade. Para além de um conjunto de práticas artísticas, tradições ou crenças religiosas, devemos compreender a cultura como uma dimensão da vida cotidiana de determinada sociedade.

Uma característica da cultura é que ela é indissociável da realidade social. A cultura está presente sempre que os seres humanos se organizam em sociedade. A cultura é uma construção histórica e produto coletivo da vida humana. Isso quer dizer que falar em cultura implica necessariamente se referir a um processo social concreto. Costumes, tradições, manifestações culturais e folclóricas como festas, danças, cantigas, lendas, etc. só fazem sentido enquanto parte de uma cultura específica; ou seja, as manifestações culturais não podem ser compreendidas fora da realidade e história da sociedade a qual pertencem.

Outra característica da cultura é o seu aspecto dinâmico. Por isso é mais pertinente pensá-la como um processo e não como algo estagnado no tempo. Isso fica claro no mundo globalizado, marcado por rápidas transformações tecnológicas, pelo constante contato entre as culturas e disseminação de padrões culturais pelos meios de comunicação de massa. Porém, mesmo quando se fala de sociedades tradicionais, não quer dizer que elas não se modifiquem. Todo aspecto de determinada cultura tem a sua própria dinâmica, pois não existe nenhuma sociedade humana que esteja isenta de transformações com o tempo e contato com outras culturas.

A cultura de determinada sociedade é passada de uma geração a outra através da educação, manifestações artísticas e outras formas de transmissão de conhecimento. O comportamento dos indivíduos vai depender desse aprendizado cultural. Portanto, um menino e uma menina agem diferentemente não por causa de seus hormônios, mas devido à educação diferenciada que recebem. É por isso também que maneiras de falar, se vestir, se alimentar, se comportar, etc. de um povo específico pode ser tão estranho aos olhos de outros povos. O que é repugnante para indivíduos de uma sociedade, pode ser desejável em outra. Mais ainda: em uma mesma sociedade, o que era impensável no século passado pode se tornar comum hoje em dia e vice-versa.

As sociedades humanas historicamente desenvolveram formas diferentes de se organizar, de relacionar internamente, com outros grupos sociais e com o meio ambiente. Sociedades distintas vão necessariamente originar culturas diferentes, ou seja, diferentes formas de ver o mundo e orientar a atividade social. É por isso que existem tantas diferenças culturais, mesmo sendo todos pertencentes à mesma espécie humana. As diferenças culturais não podem ser explicadas em termos de diferenças geográficas ou biológicas. No passado, explicações baseadas no determinismo geográfico ou genético contribuíram para reforçar o racismo e preconceitos, além de terem servido como justificativa para a dominação de uns povos sobre outros.

No atual mundo globalizado, o estudo da cultura assume características peculiares, devido ao desenvolvimento da indústria cultural e de novas tecnologias de informação e conhecimento. Por um lado, vivemos um aumento enorme do intercâmbio de conhecimento e de informação entre diferentes sociedades em todo o planeta; por outro, este é um processo desigual que pode modificar maneiras tradicionais de viver, produzir e se identificar culturalmente.

Fonte: GUERRA, Luiz Antônio. Disponível em: https://www.infoescola.com/sociedade/cultura/]

 

 

RESPONDA:

 

1° O QUE DEFINE O CONCEITO DE CULTURA?

 

2° A CULTURA PODE SER DEFINIDA SOMENTE COMO, UM CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS SOCIAIS DE UM GRUPO POPULACIONAL?

 

3° QUAIS AS CARACTERÍSTICAS QUE COMPÕEM O CONCEITO DE CULTURA?

 

4° PODEMOS DIZER QUE A CULTURA É A MESMA EM TODAS AS SOCIEDADES. JUSTIFIQUE?

 

5° EXISTE UMA CULTURA GLOBAL?

 

 

6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português)

 

• Vocês já leram e ouviram  várias histórias, seja na  escola ou em casa. Quem  se lembra de ter lido ou  ouvido contos?  

• Que tipo de contos vocês  já ouviram falar? 

• Já ouviram alguma  história de mistério,  fantasma ou assombração? • Gostam desse tipo de  história? 

• Como tiveram contato  com essas histórias?  Alguém da família contou? 

Conto de Assombração - Maria Angula

          Maria Angula era uma menina alegre e viva, filha de um fazendeiro de Cayambe. Era louca por uma fofoca e vivia fazendo intrigas com os amigos para jogá-los uns contra os outros. Por isso tinha fama de leva-e-traz, linguaruda, e era chamada de moleca fofoqueira.
           Assim viveu Maria Angula até os dezesseis anos, decidida a armar confusão entre os vizinhos, sem ter tempo para aprender a cuidar e a preparar pratos saborosos.
           Quando Maria Angula se casou, começaram os seus problemas. No primeiro dia, o marido pediu-lhe que fizesse uma sopa de pão com miúdos, mas ela não tinha a menor ideia de como prepará-la.
           Queimando as mãos com uma mecha embebida em gordura, acendeu o carvão e levou ao fogo um caldeirão com água, sal e colorau, mas não conseguiu sair disso: não fazia ideia de como continuar.
           Maria lembrou-se então de que na casa vizinha morava dona Mercedes, cozinheira de mão-cheia, e, sem pensar duas vezes, correu até lá.
      — Minha cara vizinha, por acaso a senhora sabe fazer sopa de pão com miúdos?
      — Claro, dona Maria. É assim: primeiro coloca-se o pão de molho em uma xícara de leite, depois despeja-se este pão no caldo e, antes que ferva, acrescentam-se os miúdos.
      — Só isso?
      — Só, vizinha.
      — Ah — disse Maria Angula —, mas isso eu já sabia!
           E voou para a sua cozinha a fim de não esquecer a receita.
           No dia seguinte, como o marido lhe pediu que fizesse um ensopado de batatas com toicinho, a história se repetiu:
       — Dona Mercedes, a senhora sabe como se faz o ensopado de batatas com toicinho?
  E como da outra vez, tão logo a sua boa amiga lhe deu todas as explicações, Maria Angula exclamou:
       — Ah! É só? Mas isso eu já sabia! — E correu imediatamente para casa a fim de prepará-lo. 
            Como isso acontecia todas as manhãs, dona Mercedes acabou se “enfezando”. Maria Angula vinha sempre com a mesma história: "Ah, é assim que se faz o arroz com carneiro? Mas isso eu já sabia! Ah, é assim que se prepara a dobradinha? Mas isso eu já sabia!". Por isso a mulher decidiu dar-lhe uma lição e, no dia seguinte…
       — Dona Mercedinha!   — O que deseja, dona Maria?
       — Nada, querida, só que meu marido quer comer no jantar um caldo de tripas e bucho e eu…
       — Ah, mas isso é fácil demais! — disse dona Mercedes. E antes que Maria Angula a interrompesse, continuou:
       — Veja: vá ao cemitério levando um facão bem afiado. Depois espere chegar o último defunto do dia e, sem que ninguém a veja, retire as tripas e o estômago dele. Ao chegar em casa, lave-os muito bem e cozinhe-os com água, sal e cebolas. Depois que ferver uns dez minutos, acrescente alguns grãos de amendoim e está pronto. É o prato mais saboroso que existe.
       — Ah! — disse como sempre Maria Angula. — É só? Mas isso eu já sabia!
            E, num piscar de olhos, estava ela no cemitério, esperando pela chegada do defunto mais fresquinho. [...]Teve ímpetos de fugir, mas o próprio medo a deteve ali. [...] Voltou para casa e logo que conseguiu recuperar a calma, preparou a janta macabra que, sem saber, o marido comeu lambendo-se os beiços.
            Nessa mesma noite, enquanto Maria Angula e o marido dormiam, escutaram-se uns gemidos nas redondezas. Ela acordou sobressaltada. O vento zumbia misteriosamente nas janelas, sacudindo-as, e de fora vinham uns ruídos muito estranhos, de meter medo a qualquer um.
            De súbito, Maria Angula começou a ouvir um rangido nas escadas. Eram os passos de alguém que subia em direção ao seu quarto, com um andar dificultoso e retumbante, e que se deteve diante da porta. Fez-se um minuto eterno de silêncio e logo depois Maria Angula viu o resplendor fosforescente de um fantasma. Um grito surdo e prolongado paralisou-a.
       — Maria Angula, devolva as minhas tripas e o meu estômago, que você roubou da minha santa sepultura!
            Maria Angula sentou-se na cama, horrorizada, e, com os olhos esbugalhados de tanto medo, viu a porta se abrir, empurrada lentamente por essa figura luminosa e descarnada. A mulher perdeu a fala. Ali, diante dela, estava o defunto, que avançava mostrando-lhe o seu semblante rígido e o seu ventre esvaziado.
       — Maria Angula, devolva as minhas tripas e o meu estômago, que você roubou da minha santa sepultura!
            Aterrorizada, escondeu-se debaixo das cobertas para não vê-lo, mas imediatamente sentiu umas mãos frias e ossudas puxarem-na pelas pernas e arrastarem-na gritando:
       — Maria Angula, devolva as minhas tripas e o meu estômago, que você roubou da minha santa sepultura!
            Quando Manuel acordou, não encontrou mais a esposa e, muito embora tenha procurado por ela em toda parte, jamais soube do seu paradeiro.


( *  Extraído de:Contos de assombração,4 ª.ed.Co-edição Latino-Americana.São Paulo,Ática,1988.“Maria Angula” é um conto da tradição oral equatoriana. Esta versão foi escrita por Jorge Renón de La Torre a partir de um relato que lhe fez Maria Gomez, uma mulher de 70 anos, que vive no povoado de Otán)

Responda.


1) Quem era Maria Angula? Descreva-a.

2) Quando começaram a aparecer os problemas de Maria Angula?  Por quê?

3) Como ela conseguia preparar as comidas que fazia?

4) Por que Dona Mercedes acabou se “enfezando” com a moça? Explique.

5) O que aconteceu para a  moça depois que ela preparou a janta macabra?

6) Quem conta esta história com certeza quer passar alguma lição. Na sua opinião qual é?

7)  Este conto é um conto fictício da tradição oral equatoriana. Você conhece algum conto deste tipo da tradição brasileira? Qual?

8) Numere de acordo com a ordem do texto.

1) (___)  A moça viveu até os dezesseis anos, decidida a armar confusão entre os vizinhos, sem ter tempo para aprender a cuidar e a preparar pratos saborosos.
2) (___) Quando Maria Angula se casou, começaram os seus problemas
3) (___) Dona Mercedes, cozinheira de mão-cheia, morava na casa vizinha e Maria corria até ela toda vez que precisava de alguma receita.  
4) (___)  Maria Angula começou a ouvir um rangido nas escadas e aterrorizada sentiu as mãos frias a puxar-lhe as pernas. 
5) (___)  Maria Angula era uma menina alegre e viva, filha de um fazendeiro de Cayambe.
6) (___)  Até que a mulher decidiu dar-lhe uma lição e ensinou-lhe uma receita macabra.
7) (___) Quando Manuel acordou, não encontrou mais a esposa e, muito embora tenha procurado por ela em toda parte, jamais soube do seu paradeiro.
8) (___)  Num piscar de olhos, estava ela no cemitério, esperando pela chegada do defunto mais fresquinho.