quarta-feira, 14 de outubro de 2020

 PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO



Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  15/10/2020







Equipe Gestora
2020

6º Ano: C (Clayton - Português)

Correção da atividade de: quinta-feira, 8 de outubro de 2020 (1ª parte)

 

ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: CONTO (6º ANOS: A,B,C)

 

Leia o texto abaixo e depois responda as questões:

 

O JUMENTO 

Aluna Raylane Furtado de Sousa

Professor F. Maurício Araújo

 

            Era uma vez, numa fazenda muito distante da cidade, um fazendeiro que possuía um jumento que sabia falar. Esse animal era muito sabido, tudo que o dono dele pedia, ele prontamente fazia.

            Mas o pobre do animal, apesar da sua capacidade de falar e entender o que seu dono dizia, não era valorizado, alimentava-se da pior comida e dormia no relento da noite fria.

               Certa vez, o fazendeiro precisava ir à cidade, uma viagem muito longa, que demoraria dois dias para chegar. Levou consigo seu jumento para trazer as mercadorias que compraria. Durante o percurso, o fazendeiro tropeçou e caiu dentro de um buraco, mas logo conseguiu se levantar. O jumento começou a caçoar do seu dono, rindo e relinchando sem parar.

            O fazendeiro não se conteve e se revoltou com o pobre, além de batê-lo, falava muitos palavrões com o desprovido animal. Não demorou em chamar a atenção das pessoas que por ali transitavam. Um camponês que passava por perto se admirou da sabedoria do animal em compreender toda aquela situação e se encantou com o bicho. O fazendeiro, com muita raiva do jumento, foi até onde estava aquele pobre camponês e disse:

            __Você quer comprar este jumento?

            __Quero, mas só tenho dez moedas. Respondeu o homem.

               __Tá bom, você leva o jumento e eu fico com suas dez moedas! Disse o fazendeiro.

            Assim, o fazendeiro vendeu seu animal pelas míseras dez moedas de tão pouco valor que não davam para comprar nem sequer um saco de milho. Retornou para sua casa e desistiu da sua viagem.

            Dias depois, o fazendeiro estava despreocupado, deitado em sua rede feliz, pois não precisava alimentar o jumento, quando de repente chegou seu amigo, outro fazendeiro, e lhe apresentou o jornal que destacava um camponês que possuía um jumento que sabia falar, muito feliz e rico, pois o animal estava fazendo um sucesso tremendo na cidade.

                __ Minha nossa senhora, olha onde está meu jumento!!! Admirou-se o fazendeiro.

                __ Como é que é seu jumento, se você o vendeu? Ponderou seu amigo.

            O fazendeiro ficou pensativo ao descobrir que o jumento foi parar no jornal. Então, quando na rua passava, as pessoas perguntavam a razão de ter vendido seu animal, já que ele era diferente e sabia falar. Mas nem ele compreendia a burrice que havia feito.

            E assim o fazendeiro ficou sem o jumento, na pobreza, todo o resto da sua vida. Não aproveitou a sabedoria do bicho. Agora, dizem que o jumento vive comendo da melhor comida e bebendo do melhor vinho.

 

De Sousa, Raylane Furtado. 6º ano de 2018. Escola João Moreira Barroso. 

São Gonçalo do Amarante. Adaptado pelo professor Francisco Maurício Araújo

 

1ª) O gênero do texto é

a) crônica, porque apresenta fatos do cotidiano.

b) conto, porque narra uma história ficcional, criada pela imaginação da autora.

c) lenda, pois apresenta personagens místicos e enredo fantasioso.

d) relato, porque o narrador apenas apresenta fatos vividos por ele.

 

2ª) O acontecimento central do texto é

a) o jumento que caçoou do homem numa viagem.

b) a fazenda distante da cidade.

c) um jumento que sabia falar e fazia o que o dono pedia.

d) a venda do jumento por dez míseras moedas.

 

3ª) Segundo o texto, o jumento

a) era bem tratado na fazenda.

b) dormia dentro de casa.

c) se revoltou com seu dono.

d) era bem alimentado pelo camponês.

 

4ª) O jumento foi vendido porque

a) estava dando muito prejuízo para o fazendeiro.

b) caçoou do dono ao cair no buraco.

c) o camponês ofereceu uma boa quantia pelo animal.

d) relinchava todos os dias, fazendo um barulho ensurdecedor.

 

5ª) Há uma opinião em

a) “O fazendeiro não se conteve e se revoltou com o pobre...”.

b) “O fazendeiro ficou pensativo ao descobrir que o jumento foi parar no jornal.”.

c) “Esse animal era muito sabido...”.

d) “E assim o fazendeiro ficou sem o jumento, na pobreza, todo o resto da sua vida.”.

 

6ª) A finalidade do texto é

a) informar algo ocorrido no passado.

b) noticiar um fato inusitado sobre um jumento.

c) entreter o leitor com uma história ficcional.

d) criticar as pessoas que maltratam os animais.

2° Ano E - Biologia  - Profa Solange

Período para entrega: Até 19/10/2020

Unidade Temática: DNA como material genético- DNA- Receita da Vida e seu Código.


ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO


Instruções:

Prezados alunos: 

A atividade é referente a semana de Recuperação e Aprofundamento do 3° Bimestre. Não deixem de realizar essa atividade, porque poderá melhorar a nota e também por ser fechamento do bimestre! Boa sorte à todos! 

Postar no Blogger e enviar para o e-mail da professora: solangestandbyme@gmail.com 


1- Sobre a estrutura do DNA, marque a alternativa incorreta:

a) O DNA carrega as informações genéticas do indivíduo.

b) Os cromossomos são formados principalmente por DNA.

c) O DNA, assim como o RNA, é formado por nucleotídeos, que são constituídos por um fosfato, um açúcar e uma base nitrogenada.

d) Os nucleotídeos que formam o DNA diferenciam-se do RNA por apresentarem uma ribose e a base timina.


2- Uma fita de DNA apresenta a seguinte sequência:

TCAAGT

Marque a alternativa que indica corretamente a sequência encontrada na fita complementar:

a)AGTTCA

b)AGUUCA

c)ATAAUA

d)UCTTGU

e)AGUUGA


3- Marque a alternativa que melhor define um gene.

a) O gene é uma porção da molécula de RNA que determina uma característica.

b) O gene é uma região do DNA que é responsável pela síntese de carboidratos, determinando nossas características.

c) O gene é uma sequência de nucleotídeos em que está contida a informação que será usada para a síntese de proteínas.

d) Trecho do RNA que contém sequências de nucleotídeos que são usados para a síntese de proteínas.


4- (PUC-SP) […] De outro lado, o galardão de química ficou com os inventores de ferramentas para estudar proteínas, os verdadeiros atores do drama molecular da vida.

É verdade que a Fundação Nobel ainda fala no DNA como o diretor da cena a comandar a ação das proteínas, mas talvez não seja pretensioso supor que foi um lapso, e que o sinal emitido por essas premiações aponta o verdadeiro futuro das pesquisas biológicas e médicas muito além do genoma e de seu sequenciamento (uma simples soletração). (…)

* LEITE, Marcelo. De volta ao sequenciamento. Folha de S. Paulo- 20 out. 2002.

O autor refere-se às proteínas como “atores do drama molecular” e ao DNA como “diretor de cena”. Essa referência deve-se ao fato de:

a) não ocorrer uma correlação funcional entre DNA e proteínas no meio celular.

b) o DNA controlar a produção de proteínas e também atuar como catalisador de reações químicas celulares.

c) o material genético ser constituído por proteínas.

d) as proteínas não terem controle sobre o metabolismo celular.

e) o DNA controlar a produção de proteínas e estas controlarem a atividade celular.


5- (UFMG) Se o total de bases nitrogenadas de uma sequência de DNA de fita dupla é igual a 240, e nela existirem 30% de adenina, o número de moléculas de guanina será:

a)48.

b)72.

c)120.

d)144.

e)168.


6- A síndrome de Down é causada por uma anomalia cromossômica em que o portador apresenta células com três cromossomos do número 21. Os afetados apresentam geralmente baixa estatura, pescoço relativamente curto, olhos oblíquos, mãos curtas e largas, entre outras características. Essa síndrome é um exemplo de:

a) Euploidia.

b) Aneuploidia.

c) Deleção.

d) Duplicação.

e) Translocação.


7- Sabemos que as aberrações cromossômicas podem ser numéricas ou estruturais. Marque a alternativa que indica corretamente os processos que levam a alterações estruturais:

a) Euploidia, aneuploidia e duplicação.

b) Duplicação, transcrição e tradução.

c) Deleção, translocação e transcrição.

d) Deleção, inversão e translocação.

e) Inversão, deleção e transcrição.


8- Nas aneuploidias, um tipo de aberração cromossômica numérica, ocorrem alterações no número de um ou mais pares de cromossomos. Um exemplo de aneuploidia é a síndrome de Turner, em que o indivíduo apresenta apenas um cromossomo X, sendo, portanto, sempre do sexo feminino. Nesse caso ocorre uma pessoa com baixa estatura, ovários atrofiados, pescoço alado, deficiência hormonal, entre outras características. Esse tipo de aneuploidia recebe o nome de:

a) Nulissomia.

b) Monossomia.

c) Trissomia.

d) Tetrassomia.


9- (UFMT) Quanto às mutações cromossômicas, leia as afirmações abaixo:

I – As mutações numéricas podem ser classificadas em dois tipos: euploidias e aneuploidias.

II – Euploidia é quando ocorre perda ou acréscimo de um ou alguns cromossomos. Aneuploidia é quando ocorre perda ou acréscimo de genomas (formando-se células 3n, 4n e assim por diante).

III – Euploidia é quando ocorre perda ou acréscimo de genomas. Aneuploidia é quando ocorre perda ou acréscimo de um ou alguns cromossomos.

IV – A síndrome de Down e a síndrome de Turner são alguns exemplos de aneuploidias.

Estão corretas:

a) I e II, apenas

b) I e III, apenas

c) I, II e IV, apenas

d) I, III e IV, apenas

e) III e IV, apenas


10- A mitose e a meiose são dois processos importantes que garantem a divisão das células. Sobre a meiose, marque a alternativa incorreta:

a) Na meiose são formadas quatro células-filhas.

b) A meiose ocorre em células somáticas de animais.

c) Na meiose observa-se a formação de células-filhas com metade do número de cromossomos da célula-mãe.

d) Duas divisões celulares são observadas na meiose.

e) Na prófase I da meiose, pode ser observado o crossing-over.




  3º Ano A e 3° Ano B - Biologia  - Profa Solange

Período para entrega: Até 19/10/2020

Unidade Temática: Origem da Vida

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO

Instruções:

Prezados alunos: 

A atividade é referente a semana de Recuperação e Aprofundamento do 3° Bimestre. Não deixem de realizar essa atividade, porque poderá melhorar a nota e também por ser fechamento do bimestre! Boa sorte à todos! 

Postar no Blogger e enviar para o e-mail da professora: solangestandbyme@gmail.com 


1-  UNIFAL (2008)  Do início da vida na Terra, até o aparecimento dos seres vivos atuais, aconteceram vários eventos, como, por exemplo:

  • I – formação das primeiras células;
  • II – formação de moléculas orgânicas complexas;
  • III – aparecimento de organismos capazes de produzir alimentos pela fotossíntese;
  • IV – surgimento dos primeiros organismos aeróbicos.

Marque a alternativa que indica a ordem mais aceita, atualmente, para o acontecimento desses eventos.

a) I – II – IV – III

b) II – III – IV – I

c) – IV – III – II

d) II – I – III – IV

2- UFC (2009) A definição de vida é motivo de muitos debates. Segundo a biologia, o início da vida na Terra deu-se com:

a) O “Big Bang”, que deu origem ao universo e, consequentemente, à vida

b) O aumento dos níveis de O‚ atmosférico, que permitiu a proliferação dos seres aeróbios

c) O surgimento dos coacervados, os quais, em soluções aquosas, são capazes de criar uma membrana, isolando a matéria orgânica do meio externo

d) O surgimento de uma bicamada fosfolipídica, que envolveu moléculas com capacidade de autoduplicação e metabolismo

e) O resfriamento da atmosfera, que propiciou uma condição favorável para a origem de moléculas precursoras de vida

3- UFCSPA (2009) – Assinale a alternativa INCORRETA:

a) Órgãos de diferentes evolutivas e que apresentam mesma função são chamados de análogos

b) São evidências da evolução das espécies a anatomia, a embriologia e a bioquímica comparadas, bem como o estudo dos fósseis

c) Órgãos de mesma origem evolutiva, embora possam apresentar funções diferentes, são chamados de homólogos

d) Algumas das ideias de Alexander Oparin acerca da origem da vida foram comprovadas experimentalmente por Stanley Miller e Sidney Fox

e) Um dos experimentos de Louis Pasteur corroborou a teoria da geração espontânea

4- UEL (2007) – Charles Darwin, além de postular que os organismos vivos evoluíam pela ação da seleção natural, também considerou a possibilidade de as primeiras formas de vida terem surgido em algum lago tépido do nosso planeta. Entretanto, existem outras teorias que tentam explicar como e onde a vida surgiu. Uma delas, a panspermia, sustenta que:

a) As primeiras formas de vida podem ter surgido nas regiões mais inóspitas da Terra, como as fontes hidrotermais do fundo dos oceanos

b) Compostos orgânicos simples, como os aminoácidos, podem ter sido produzidos de maneira abiótica em vários pontos do planeta Terra

c) Bactérias ancestrais podem ter surgido por toda a Terra, em função dos requisitos mínimos necessários para a sua formação e subsistência

d) A capacidade de replicação das primeiras moléculas orgânicas foi o que permitiu que elas se difundissem pelos oceanos primitivos da Terra

e) A vida se originou fora do planeta Terra, tendo sido trazida por meteoritos, cometas ou então pela poeira espacial

5- Unicentro – São muitas as discussões sobre a origem da vida no planeta Terra. Os estudos sobre o assunto evidenciam a importância dos avanços tecnológicos e das pesquisas para o aprimoramento das hipóteses sobre a origem da vida. Porém, após alguns séculos de estudos, apesar de consideráveis avanços, ainda existem muitas perguntas sem respostas. Sobre as principais teorias da origem da vida, pode-se afirmar:

a) Haldane e Oparin admitiam que moléculas inorgânicas, encontradas na atmosfera primitiva, se combinariam originando moléculas orgânicas simples, que, posteriormente, adquiriram a capacidade de autoduplicação e metabolismo.

b) A teoria da abiogênese foi confirmada com as pesquisas realizadas por Pasteur, em que micro-organismos foram encontrados em frascos com “pescoço de cisne”, após o processo de fervura.

c) Os avanços tecnológicos e as pesquisas atuais permitiram definir a descoberta da vida como sendo através da evolução de componentes inorgânicos originados no próprio planeta Terra.

d) Segundo a panspermia, os primeiros seres vivos teriam vindo do cosmos e seriam pluricelulares e autótrofos.

e) As pesquisas realizadas puderam comprovar a hipótese autotrófica, pois não existiam nutrientes suficientes na Terra primitiva para suprir os seres vivos.

6- (UCPel) – O aglomerado de moléculas orgânicas, revestido por uma película de moléculas de água e que, na opinião de alguns cientistas, pode ser um dos primeiros passos rumo à origem da vida, chama-se:

a) Aminoácido.

b) Coacervado.

c) Micro-organismo.

d) Enzima.

d) Proteína.

7- As células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Apesar da variedade dos tipos celulares, algumas partes são encontradas em todas as células. Costuma-se dizer que essa estrutura é formada por membrana plasmática, citoplasma e núcleo, uma informação incorreta. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que explica corretamente por que não podemos identificar essas três partes em todos os tipos celulares.

a) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois células mortas não apresentam citoplasma.

b) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois células vegetais não possuem membrana plasmática, mas, sim, parede celular.

c) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois a membrana plasmática é encontrada apenas em células animais.

d) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois o núcleo está presente apenas em células eucariontes.

e) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois o citoplasma não é verificado em células adultas.


8- Entre as alternativas a seguir, qual não deve ser considerada uma evidência da evolução:

a) Fósseis.

b) Morfologia externa.

c) Órgãos vestigiais.

d) Homologias.

e) Evidências moleculares.


9- (UEPG) A partir da teoria da evolução, é aceito que os organismos são aparentados e descendem de um ancestral comum. Com relação às evidências da evolução, assinale o que for correto.

( ) – Os órgãos de mesma origem embrionária e com semelhanças anatômicas são chamados de homólogos.

( ) – As comparações de DNA entre as diferentes espécies não têm revelado grau de semelhança entre os genes e não podem ser utilizados em estudos evolutivos.

( ) – Órgãos análogos são aqueles que têm a mesma origem embrionária e funções semelhantes.

( ) – Os órgãos vestigiais não são utilizados nos estudos de evolução por, em nenhum momento, indicarem relações evolutivas.

( ) – O braço humano, a nadadeira do golfinho e a asa do morcego são estruturas homólogas.


10- (Favip) Entre as alternativas a seguir, uma não apresenta evidência que apoia a teoria sintética da evolução ou Neodarwinismo. Aponte-a.

a) Existência de alterações cromossômicas ou mutações no material genético.

b) Prevalência dos indivíduos com características vantajosas.

c) Reprodução sexuada com diferentes parceiros e grande variedade fenotípica.

d) Migração e isolamento geográfico de parte da população.

e) Presença de caracteres fenotípicos adquiridos no ciclo de vida.