quarta-feira, 7 de outubro de 2020

 

REMATRÍCULA




Atenção Srs. Pais e/ou responsáveis:
De 06 a 16/10/ Rematrícula pela plataforma Secretaria Escolar Digital- SED ou App Minha Escola SP.
E.E Maria Montessori


 REMATRÍCULAS 2021


Acesso através do aplicativo Minha Escola.






Equipe Gestora
2020


 

PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO



Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  08/10/2020








Equipe Gestora
2020

Recado para minhas turmas de Inglês

Recado


Conforme avisei anteriormente, estas duas ultimas semanas não passei novas atividades para que todos conseguissem fazer o que está atrasado e me enviassem para fechar o 3º Bimestre. Também solicite que enviassem as atividades pelo Classroom, mas alguns alunos de diversas turmas ( tenho 17 turmas = aproximadamente 800 alunos) enviaram as atividades pelo meu email e não colocaram série, número, alguns não colocaram nem o nome, além de não marcarem o TEMA DA ATIVIDADE enviada, o que torna impossível localizar e corrigir a atividade. Hoje olhei um por um novamente e devolvi o email pedindo que coloquem todos os dados solicitados para que eu possa corrigir até 11/10. Estou novamente aguardando esses emails com os dados. Obrigada Prof Angela

 

Recado para minhas turmas de Português e Inglês

                                                                            

 

  Recado



Conforme avisei anteriormente, estas duas ultimas semanas não passei novas atividades para que todos conseguissem fazer o que está atrasado e me enviassem para fechar o 3º Bimestre. Também solicite aos alunos que enviassem as atividades pelo Classroom, mas alguns alunos de diversas turmas ( tenho 17 turmas = aproximadamente 800 alunos) enviaram as atividades pelo meu email e não colocaram série, número, alguns não colocaram nem o nome, além de não marcarem o TEMA DA ATIVIDADE enviada, o que torna impossível localizar e corrigir a atividade. Hoje olhei um por um novamente e devolvi o email pedindo que coloquem todos os dados solicitados para que eu possa corrigir até 11/10. Estou novamente aguardando esses emails com os dados. Obrigada Prof Angela

 

Professor Alex Educação Física - 7º A B - Prova de Recuperação do 3º Bimestre

Aê galeeera!!!

Esta é a prova de recuperação para os 7ºs anos, procurem fazer até o dia 16 de outubro, sexta-feira, está no Google Forms, Formulário, você terá somente uma chance para fazer, por isso tenha o sua apostila em mãos, o resultado sai na hora, segue as instruções e o link... 

Atividade de Recuperação 3º Bimestre – 7º Ano

Temas trabalhados: Esporte Técnico Combinatório e de Precisão.

Link do Google Forms: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeiiYqUd3perVJCx6JkG7u76VVkmzAtce90LMUOWXGzAaw0Yw/viewform?usp=pp_url

Valor da Prova: 10,0

Professor Alex Educação Física 6º A B C - Prova de Recuperação 3º Bimestre

Aê galeeera!!! 

Esta é a prova de recuperação para os 6ºs anos, procurem fazer até o dia 16 de outubro, sexta-feira, está no Google Forms, Formulário, você terá somente uma chance para fazer, por isso tenha o sua apostila em mãos, o resultado sai na hora, segue as instruções e o link... 

Atividade de Recuperação 3º Bimestre – 6º Ano

Temas trabalhados: Capacidades Físicas; Exercício Físico e Atividade Física; Práticas Corporais de Aventura Urbanas.

Link do Google Forms: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc3ggKdrzcDA4ftxNeJueQtbYNfqLnwKZpXvKlQaXKyTrj8YA/viewform?usp=pp_url

Valor da Prova: 10,0

6º Ano: C (Clayton - Português)


Continuação da aula de: terça-feira, 6 de outubro de 2020

6ª) A finalidade do texto é

a) informar algo ocorrido no passado.

b) noticiar um fato inusitado sobre um jumento.

c) entreter o leitor com uma história ficcional.

d) criticar as pessoas que maltratam os animais.

 

7ª) O trecho abaixo que apresenta uma linguagem informal é

a) “__Tá bom, você leva o jumento...”.

b) “... o fazendeiro precisava ir à cidade...”.

c) “Era uma vez, numa fazenda muito distante da cidade...”.

d) “...o fazendeiro tropeçou e caiu dentro de um buraco...”.

 

8ª) No trecho: “... e eu fico com suas dez moedas...”, a palavra destaca se refere 

a) ao fazendeiro.

b) ao camponês.

c) ao jumento.

d) ao amigo do fazendeiro.

 

9ª) No fragmento: “Esse animal era muito sabido...”, a palavra destacada estabelece ideia de

a) tempo.

b) modo.

c) intensidade.

d) lugar.

 

10ª) “__ Minha nossa senhora, olha onde está meu jumento!!!”, a repetição do ponto de exclamação foi usado com intuito de

a) provocar humor.

b) tornar a admiração da personagem mais expressiva.

c) advertir o leitor durante a leitura do texto.

d) mostrar a felicidade da personagem ao descobrir o que aconteceu com seu jumento.

Professora Maria Cristina -6 ANOS Projeto de Vida

  Olá queridos aluninhos...

Para semana que vem fecharemos as médias do 3 Bimestre.

Encerraremos as atividades desse bimestre com a seguinte atividade:

Como você se sente após tantos meses afastados da escola? Me conte um pouquinho da sua rotina e os cuidados que você e seus familiares tem tomado em casa e na rua . Alguém pegou Covid na sua família?


Entreguem essa atividade até o dia 10/10 para que eu possa incluí-lo na sua nota. 

Email para entrega: cristinamcma75@gmail.com

Abraços...

  PROFESSORA : CIDA/FÍSICA

Bom dia, tudo bem com vocês?

Esta semana não enviarei atividade, para  que todos
os alunos que estão com dificuldades possam
colocar suas atividades em dia, porque estamos
no final do terceiro bimestre. Dúvidas me chame
whatsApp pv. 
Abraços.

Professora Maria Cristina - 6 e 7 Anos Eletivas

 Olá queridos aluninhos...

Para semana que vem fecharemos as médias do 3 Bimestre.

Encerraremos as atividades desse bimestre com a seguinte atividade:

Quais são os cuidados que devemos ter com o lixo eletrônico? Pesquise os postos de coleta próximo a sua residência. Quais são os impactos que os metais pesados podem causar no meio ambiente e na saúde! 


Entreguem essa atividade até o dia 10/10 para que eu possa incluí-lo na sua nota. 

Email para entrega: cristinamcma75@gmail.com

Abraços...

Professora Maria Cristina - 2 ANO - Química

 Olá queridos aluninhos...

Para semana que vem fecharemos as médias do 3 Bimestre.

Encerraremos as atividades desse bimestre com a seguinte atividade:

Cite exemplos da natureza, que utilizam reações de oxidorredução.

Entreguem essa atividade até o dia 10/10 para que eu possa incluí-lo na sua nota. 

Email para entrega: cristinamcma75@gmail.com

Abraços...

Professora Maria Cristina - 3 ANO - Química

 Olá queridos aluninhos...

Para semana que vem fecharemos as médias do 3 Bimestre.

Encerraremos as atividades desse bimestre com a seguinte atividade:

Pensando em uma boa alimentação, pesquise:

Faça um levantamento dos principais aditivos adicionados n alimentação industrializada ( acidulantes, corantes e conservantes.

Entreguem essa atividade até o dia 10/10 para que eu possa incluí-lo na sua nota. 

Email para entrega: cristinamcma75@gmail.com

Abraços...

 3º Ano A e 3° Ano B - Biologia  - Profa Solange

Período para entrega: Até 14/10/2020

Unidade Temática: Origem da Vida

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO

Instruções: 

1- Leitura e Interpretacão de Texto.

2- Responder o exercício de fixação.

3- Postar no Blogger e enviar para o e-mail da professora: solangestandbyme@gmail.com 


PRINCIPAIS EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO


As principais evidências da evolução são os registros fósseis e as semelhanças anatômicas, fisiológicas, celulares e moleculares entre os seres vivos.

Segundo as teorias evolutivas, a vida surgiu no planeta e desde então espécies têm surgido, desaparecido e mudado ao longo do tempo. Diversas evidências sustentam esse fato e a seguir vamos conhecer cada uma delas.

 Evidência Fóssil

Os fósseis são restos ou vestígios de organismos preservados que possuem mais de 10 mil anos e fornecem importantes informações a respeito da vida nos tempos pretéritos e como era o ambiente em determinada época. Ossos, marcas de dentes, pegadas e fezes petrificadas são exemplos de fósseis.

Os fósseis são considerados evidências da evolução porque, por meio deles, é possível observar as características de seres vivos que hoje não mais compõem a fauna e a flora do planeta. Analisando o conjunto de organismos fósseis, é possível ver que o planeta em que vivemos hoje é completamente diferente biologicamente do planeta de 65 milhões de anos atrás. Assim sendo, eles comprovam que a vida surgiu e modificou-se através do tempo.

→ Evidências anatômicas e fisiológicas

Algumas espécies apresentam características anatômicas que muito se assemelham com aquelas presentes em indivíduos de outras espécies. Apesar de muitas vezes essas estruturas não apresentarem a mesma função, é possível inferir que, em algum momento, essas espécies possuíram um ancestral comum.

Quando uma determinada espécie possui órgãos que se desenvolvem de maneira semelhante à de outra, dizemos que elas possuem órgãos homólogos. Esses órgãos podem ou não apresentar a mesma função. Como exemplo, podemos citar o braço de um ser humano e a asa de um morcego.

Outras vezes, no entanto, os órgãos possuem a mesma função, mas pela análise da anatomia, é possível verificar que a origem embrionária é diferente. Nesses casos, dizemos que os órgãos são análogos e surgiram provavelmente como uma forma de adaptação a um determinado ambiente. Como exemplo, podemos citar as asas das borboletas e dos pássaros.

Os órgãos vestigiais, que podem ser definidos como estruturas atrofiadas que possuem uma função pouco expressiva, também são considerados uma evidência da evolução. Provavelmente, esses órgãos eram importantes nos ancestrais de determinada espécie e, com a evolução, eles se tornaram pouco funcionais e regrediram. Como exemplo de órgãos vestigiais, podemos citar o apêndice nos humanos.

→ Evidências celulares e moleculares

A análise das células e a bioquímica dos organismos têm revelado que existe muita semelhança entre todos os seres vivos. Esse fato sugere que, em algum ponto da história evolutiva, tivemos um ancestral comum.

Quando analisamos as células, é possível perceber que as espécies são bastante semelhantes entre si. A semelhança também é grande entre o código genético, uma vez que o DNA e o RNA possuem apenas quatro bases diferentes. Essas bases são as responsáveis pelas características de todos os seres vivos existentes no planeta.

Percebe-se, portanto, que a teoria da evolução é sustentada por diversos pilares e cada dia é mais evidente que os seres vivos sofrem mudanças através do tempo.



Créditos e referências:


https://www.biologianet.com/evolucao/principais-evidencias-evolucao.htm


FÓSSEIS


Os fósseis são restos ou vestígios de vida que ficaram preservados em rochas ou outros materiais naturais, como gelo e âmbar, e possuem idade superior a onze mil anos. O termo fóssil vem do latim fossilis e significa extraído da terra, em razão de serem encontrados principalmente em rochas sedimentares.

Apesar do que muitos pensam, os fósseis não são apenas ossos de animais. Qualquer resto ou até mesmo marcas de uma atividade de ser vivo são considerados como um fóssil. Denominamos de restos quando partes de um ser vivo são preservadas e de vestígios as evidências da existência de um organismo, como moldes, pegadas e até mesmo fezes (coprólitos). Os fósseis dos vestígios são frequentemente denominados de icnofósseis.

Os fósseis são extremamente difíceis de serem formados e, por isso, não são fáceis de serem encontrados. Para que um fóssil forme-se, uma série de eventos físicos, químicos e biológicos deve ocorrer. Inicialmente é importante que o cadáver ou resto seja isolado do meio para que não haja a ação de agentes decompositores e erosivos. Após esse momento, é necessário que ocorra o soterramento rápido, no caso daqueles preservados em rochas sedimentares.

Normalmente os fósseis são partes duras, como ossos e dentes, sendo raros os exemplos de preservação de partes moles. Como exemplo desse último caso, podemos citar insetos presos em âmbar (resina) e mamutes congelados. Em razão da dificuldade de preservação, os fósseis inteiros são muito raros. Em grande parte dos casos, encontram-se apenas partes de organismos, como ossos, dentes, carapaças, folhas e espículas.

Os fósseis exercem um importante papel para a ciência, sendo o material de estudo da Paleontologia. Além de serem o principal indício da evolução biológica, com os fósseis podemos compreender como era o planeta há milhares de anos, o que possibilita reconstruções ambientais e o reconhecimento de espécies atualmente extintas.

Curiosidade: A Paleontologia, ciência que estuda os fósseis, é subdividida em áreas de acordo com os registros fósseis analisados. A Paleozoologia, por exemplo, estuda os fósseis de animais; a Paleobotânica estuda os fósseis de plantas; e a Micropaleontologia estuda os microfósseis.



Créditos e Referências:

https://www.biologianet.com/evolucao/fosseis.htm


ÓRGÃOS ANÁLOGOS E HOMÓLOGOS



Algumas semelhanças entre os organismos são usadas como evidências do processo evolutivo, como é o caso dos órgãos análogos e homólogos.

Ao observar o corpo de diversos animais de espécies diferentes, percebeu-se que algumas características anatômicas e fisiológicas são comuns entre eles. Essas características são consideradas evidências da evolução, uma vez que, segundo essa teoria, os seres vivos apresentam ancestrais em comum.

Durante o processo de evolução, diversas características foram selecionadas e mantidas porque elas favoreciam a sobrevivência de um ser em determinado ambiente. A semelhança entre diversas estruturas anatômicas, por exemplo, evidencia que essas características foram selecionadas e, consequentemente, passadas às futuras gerações.

Ao observar o desenvolvimento embrionário de diversos grupos de animais, percebemos que existem poucas diferenças no início do crescimento. Essa também é uma evidência de que, em algum ponto, todos possuíam um ancestral comum.

Observe a semelhança entre os embriões de diferentes vertebrados
Observe a semelhança entre os embriões de diferentes vertebrados

Quando organismos de espécies diferentes apresentam órgãos que possuem a mesma origem embrionária e desempenham a mesma função ou não, dizemos que os órgãos são homólogos.

Um exemplo de órgão homólogo é a nadadeira dos golfinhos e as asas dos morcegos. Apesar de possuírem origem embrionária semelhante e esqueletos com o mesmo plano estrutural, as duas estruturas apresentam funções bastante distintas. Enquanto a nadadeira ajuda na natação, as asas auxiliam no voo.

Os órgãos homólogos são bastante usados nos estudos para estabelecer uma relação de parentesco entre os organismos, uma vez que é sugerido que esses seres apresentam um ancestral comum. Quando as estruturas acabam assumindo diferentes funções em resposta ao modo de vida de cada ser vivo, dizemos que houve uma divergência evolutiva.

Existem ainda órgãos que desempenham a mesma função, mas não possuem a mesma origem embrionária. Esses órgãos são chamados de análogos. Como exemplo, podemos citar as asas do morcego em comparação às asas de insetos. Apesar de ambas ajudarem no voo, as asas citadas apresentam origens embrionárias distintas.

Os órgãos análogos, diferentemente dos homólogos, não são utilizados em estudos que estabelecem as relações filogenéticas entre os organismos, uma vez que eles não revelam a descendência desses seres vivos. Eles são resultados de uma pressão evolutiva similar, que acabou selecionando essas características. Quando isso acontece, dizemos que ocorreu uma convergência evolutiva.

Resumindo:

Órgãos análogos: Mesma função e diferente origem embrionária.

Órgãos homólogos: Mesma função ou não e mesma origem embrionária.


Créditos e Referências:

https://www.biologianet.com/evolucao/orgaos-analogos-homologos.htm


Exercícios de Fixação


01) (Albert Einstein/2017)  O orangotango, o chimpanzé e a espécie humana apresentam grande semelhança bioquímica.

Após análise de substâncias e processos que ocorrem nas células, qual das situações abaixo permite apontar essa semelhança entre as três espécies?


A) Os diversos tipos de aminoácidos livres no citosol.
B) A existência de transporte ativo de íons através da membrana plasmática.
C) A sequência de aminoácidos que constituem os citocromos presentes na mitocôndria.
D) As sequências de anticódons das moléculas de RNA transportador presentes no citosol.


02) (UFJF/2003) Em relação às evidências da evolução biológica, é correto afirmar que:

a) um órgão vestigial, como o apêndice vermiforme no homem, não é evidência da evolução, porque é uma estrutura atrofiada e sem função aparente.
b) a pata dianteira de um cavalo e a asa de um morcego constituem evidência da evolução, porque são estruturas homólogas, apesar de o cavalo ter perdido os dedos, enquanto no morcego estes não só foram mantidos como alongados.
c) a asa de uma ave e o élitro (asa dura) de um besouro podem ser considerados como evidência da evolução, porque são estruturas análogas, que possuem origem embriológica diferente.
d) os fósseis constituem uma evidência da evolução, porque mostram que os organismos atuais são mais especializados e mais adaptados que os extintos.
e) a embriogênese é uma evidência da evolução, porque mostra que uma célula ovo evolui para mórula, blástula, gástrula e embrião, que, finalmente, evolui para o indivíduo adulto.


03) (UDESC/2018)  Um tubarão e um golfinho possuem muitas semelhanças morfológicas, embora pertençam a grupos distintos. O tubarão é um peixe que respira por brânquias, e suas nadadeiras são suportadas por cartilagens. O golfinho é um mamífero, respira ar atmosférico por pulmões, e suas nadadeiras escondem ossos semelhantes aos dos nossos membros superiores. Portanto, a semelhança morfológica existente entre os dois não revela parentesco evolutivo. Eles adquiriram essa grande semelhança externa pela ação do ambiente aquático que selecionou nas duas espécies a forma corporal ideal ajustada à água.

Esse processo é conhecido como


A) isolamento reprodutivo.
B) irradiação adaptativa.
C) homologia.
D) alopatria.
E) convergência adaptativa.


04) (CESMAC/2019-2)  No Brasil, diferente de outros países ocidentais, a teoria evolutiva tem sido posta em cheque por grupos religiosos que apontam a ausência de provas do surgimento dos seres vivos no planeta, segundo defendeu Darwin em seu famoso livro “A Origem das Espécies”. Considerando esse tema, são evidências da evolução:


1) vestígios fósseis de seres vivos que ficaram preservados em rochas e outros materiais, indicando a existência de organismos no passado diferentes dos atuais.
2) características homólogas entre espécies, como a asa do morcego e o membro anterior humano, que apesar de ter funções diferentes, apresentam a mesma origem evolutiva, indicando que tais espécies são relacionadas do ponto de vista filogenético.
3) órgãos vestigiais, como o apêndice vermiforme, que apresenta tamanho reduzido e ausência de função no homem, mas é maior e funcional em diferentes espécies de mamíferos, indicando ancestralidade comum.
4) a comparação de genomas de algumas espécies de macacos e do homem, apontando mais de 98% de similaridade, o que demonstra parentesco evolutivo próximo entre si.

Estão corretas:


A) 1, 2 e 3 apenas.
B) 2 e 3 apenas.
C) 2, 3 e 4 apenas.
D) 3 e 4 apenas.
E) 1, 2, 3 e 4.


05) (UNESP/2006) Apesar do acúmulo dos estudos sobre evolução dos seres vivos e de uma série de evidências coletadas desde a época de Darwin, observa-se uma onda de posicionamentos contrários às teorias evolucionistas.

Em vários estados dos EUA e em um estado do Brasil, por exemplo, foi incluído o ensino do criacionismo, por decisão governamental. Um dos professores que ensinará o criacionismo em uma destas escolas brasileiras afirmou: Tenho certeza de que minha avó não era macaca (“Ciência Hoje”, outubro de 2004). No entanto, a partir dos estudos de evolução dos primatas, em particular, podemos afirmar que:

a) macacos originaram-se tanto na América quanto na África, assim como os humanos, o que reforça a hipótese da existência de um ancestral comum.
b) humanos e macacos têm um mesmo ancestral, uma vez que o tamanho do cérebro dos macacos é muito próximo do tamanho do cérebro dos humanos.
c) geneticamente, alguns macacos são muito próximos dos humanos, o que se considera como uma evidência em termos de ancestralidade comum.
d) humanos e macacos têm um ancestral comum, pois em suas regiões de origem apresentam hábitos alimentares muito semelhantes.
e) o fato de apenas macacos e humanos apresentarem as mãos com cinco dedos é a maior evidência de ancestralidade comum.


06) (UDESC/2009) “Órgãos que exercem as mesmas funções em espécies diferentes, mas que possuem origem embrionária distinta; e órgãos ou estruturas atrofiadas, sem função evidente”, são chamados, respectivamente, de:

a) órgãos análogos e órgãos homólogos.
b) órgãos vestigiais e órgãos homólogos.
c) órgãos homólogos e órgãos vestigiais.
d) órgãos análogos e órgãos vestigiais.
e) órgãos homólogos e órgãos análogos.


07) (UFSCar/2005) O programa “Fantástico”, exibido pela Rede Globo em 01.08.2004, apresentou em um de seus quadros um provável animal do futuro, uma possível espécie de ave que poderá existir daqui a alguns milhões de anos. Por essa época, o encontro entre massas continentais provocará o aparecimento de imensas cordilheiras, muito mais altas que as atualmente existentes. Segundo o programa, nesse ambiente possivelmente existirão aves portadoras de 2 pares de asas, o que lhes garantiria maior sustentação em condições de ar rarefeito. Essas aves seriam as descendentes modificadas de espécies atuais nas quais há apenas um par de asas. Se isso realmente ocorrer, e considerando que o par de asas das aves atuais é homólogo aos membros anteriores de mamíferos e répteis, é mais provável que esse novo par de asas

a) seja homólogo ao par de pernas das aves atuais.
b) seja análogo ao par de pernas das aves atuais.
c) seja homólogo ao par de asas das aves atuais.
d) apresente os mesmos ossos das asas atuais: úmero, rádio e cúbito (ulna).
e) apresente novos ossos criados por mutação, sem similares dentre os das aves atuais.


08) (PUC-RS/2003) Em Evolução, as asas das aves descritas no texto e as asas das borboletas são exemplos de estruturas

a) homólogas.
b) análogas.
c) equivalentes.
d) neotênicas.
e) coevoluídas.


09) (UFPI/2003) Ao observarmos o voo de uma ave e o voo de um inseto, podemos deduzir que as asas de cada um funcionam e são utilizadas para um mesmo objetivo. Entretanto, a origem embriológica das asas de aves e insetos é diferente. Essas características constituem exemplo de:

a) seleção natural.
b) seleção artificial.
c) convergência evolutiva.
d) seleção sexual.
e) mimetismo.