PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
segunda-feira, 10 de agosto de 2020
PROJETO DE VIDA - PROFESSORA ANA CARLA - 9ºA
Olá Alunos
ASSISTA A AULA DO CMSP E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:
1-
Diante dessa pandemia que mudou a vida de todo mundo
qual foi o maior desafio que você enfrentou nos últimos meses?
2-
Anote 1 ou 2 competências socioemocionais que ajudaram
você a superar esse grande desafio ou pelo menos a lidar melhor com ele.
Vídeo da Aula:
Enviem
perguntas e respostas para o e-mail: analis71@gmail.com até o dia 14/08/20 NOME NÚMERO SÉRIE –
PROJETO DE VIDA
Para
dúvidas , façam parte do grupo do Facebook: ARTE. PROFESSORA ANA. EE MARIA
MONTESSORI.
7º Ano C - Matemática – prof. Maria Regina
E. E. Maria Montessori
7º Ano C - Matemática – professora: Maria Regina Nigosky Lanza
Entregar a atividade até o dia 17/08/20
Atividade da 1º semana de Agosto2020
1) Faça o resumo das aulas assistida da 1º semana de Agosto, entre os dias 03, 04 e 05/08/2020, com suas palavras explicando o que foi entendido.
2) Explique o que é número racional?
3) Fazer AAp do 2º bimestre.
Bom estudo!
Operações com Racionais - Matemática Prof Maria Regina
E. E. Maria Montessori
6º ano: A-B-C - Matemática – Professora: Maria Regina Nigosky Lanza
Aulas do dia 03- 04 e 05/08/20 entregar até 17/08/20
Atividade da 1º semana de agosto.
1) Resumo e conclusão das aulas assistida dos dias acima citado.
2) Explique o que você entende sobre números racional e seu símbolo, e o que envolve.
3) Fazer AAp do 2º bimestre.
Bom estudo!
1ª Série: A - B - C - D - Física - Professora: Maria Regina
E. E. Maria Montessori
1º Série: A - B - C - D Física - Prof. Maria Regina Nigosky Lanza
Coloque seu: Nome, série, número e data -
Aula do dia 04/08/20
Prazo de entrega: 17/08/20
Atividade de Física 1º semana de agosto
1) Faça o resumo e a conclusão da aula dada do dia 04/08/20.
2) Descreva o que você entende sobre Universo?
3) Descreva o que é galáxia?
4) Asteroide é?
5) Cometa na física?
6) A distância da Terra ao Sol é de?
7) Quais são os movimentos que a terra faz? Explique cada um.
8) O Satélite faz um movimento contínuo chamado de?
9) O que é planeta?
10) O dia a noite é provocado por? E o ano?
Bom estudo!
Professor Alex Educação Física 7º A e B
CMSP 7º ano – ago06 “Esporte Técnico Combinatório – Ginástica
Rítmica” (3º bimestre)
Professoras Mara e Juliana
Habilidades
– (EF07EF03) Experimentar, fruir e identificar os diferentes elementos que
constituem os esportes de precisão e técnico-combinatórios, valorizando o
trabalho coletivo e o protagonismo.
Objetivos –
identificar os elementos que constituem os esportes técnico-combinatórios,
valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Problematização
Palcos... é
assim que eu os vejo! Olhares concentrados, movimentos alternados... cores sob
um espetáculo! Ao reproduzir um espetáculo que vos apreciem.
Melancolia...
alegria... são tantos sentimentos no ar, que logo começo a me movimentar,
sempre com as faíscas em meu olhar e nos olhares alheios.
O começar do
show, exaltado em minutos, toda a rotina exaustiva de treinos e dedicação.
Exibições de alongamentos e equilíbrios, músicas e espelhos, e os olhares se
aproximam.
O “se”
aprimorar e o “se” preparar, para saltos efusivos e convincentes, ginásticas e
giros no ar... de pontas no pé, movimentando de forma sincronizada, encontrando
aos que estão ao lado, a leveza da dança e o equilíbrio da alma.
Palcos, é
assim que eu os vejo!
Luzes,
vozes, firmeza, determinação... a forma como o meu braço se movimenta e se
encontra com o braço do companheirismo, a leveza em suas acrobacias e o pontear
dos pés, formando, com fitas e arcos, uma imensa magia.
Sorrisos e
companheiras que sempre irei levar com a mesma leveza, como uma pena no ar.
Jobel
Cavalcante da Silva
Qual a
temática desse texto?
Sobre o que
ele trata?
Ginástica
Rítmica – GR é um esporte com muitas possibilidades, pois possui movimentos
corporais que combinam elementos do balé clássico. É realizada com harmonia e
leveza, e deve ser coordenada com o manejo dos aparelhos próprios deste
esporte.
Elementos da
GR
Bola –
quique, largadas, retomadas, movimentos em oito e rebote;
Fita –
lançamentos e recuperações, movimentos em oito, balanços, rotações da corda e círculos;
Maça –
lançamentos e recuperações das duas maças ao mesmo tempo ou em cascata,
batidas, rotações e círculos;
Arco –
lançamentos e recuperações, rotações do aparelho no chão, movimentos em oito,
pivots, balanços e salto;
Corda –
lançamentos e recuperações, movimentos em oito, balanços, rotações da corda e
círculos.
Vídeo – Record
News apresentação de GR – Toronto 2015
Interação –
chat: trabalho em equipe
Esporte técnico-combinatório
– reúne modalidades em que há a comparação de desempenho de acordo com a
dimensão estética e acrobática do movimento, obedecendo a determinados padrões
ou critérios, como na ginástica artística, ginástica rítmica e outras.
Fim
Este é o resumo da aula do CMSP de 06 de agosto, conteúdo do 3º bimestre. Os questionamentos foram das interações das professoras com os alunos que assistiram a aula. Não teremos atividade para entrega, espero que todos usem esse tempo para se aprofundar no tema da GR, e estaremos a disposição para esclarecimento das dúvidas.
Professor Alex
Professor Alex Educação Física 6º A, B e C
CMSP 6º ano – ago06 “capacidades físicas predominantemente
mobilizadas na prática dos esportes e da ginástica” (3º bimestre)
Professoras Mara e Juliana
Habilidades
– (EF06EF23*) identificar as capacidades físicas predominantemente mobilizadas
na prática dos esportes e da ginástica, relacionando a melhoria do desempenho
destes ao desenvolvimento das mesmas.
Objetivos –
identificar as capacidades físicas predominantemente mobilizadas na prática dos
esportes e da ginástica, relacionando a melhoria do desempeno ao
desenvolvimento das mesmas.
Interação –
Para relembrar, relacione o conceito à capacidade:
( ) É a capacidade de realizar
movimentos rápidos com mudança de direção. Exemplos – as fintas nos esportes
coletivos e as coreografias nas danças.
( ) É a capacidade de realizar
movimentos com amplitude adequada, como alongamentos.
( ) É a capacidade de aumentar a resistência por meio de ações
musculares. (vencer)
( ) É a capacidade de permanecer
o maior tempo possível em uma atividade sem fadiga, como as corridas de longas
distâncias.
( ) É a capacidade de realizar
movimentos, no menor tempo possível, como em uma corrida de curta distância em
alta velocidade.
Capacidade
física predominante – é a capacidade que tem maior importância.
Qual a
importância em identificar as capacidades físicas envolvidas no movimento?
A
possibilidade de identificar possíveis fragilidades e/ou potencialidades em
criarmos estratégias para aprimorá-las, visando a uma melhora no
condicionamento físico e na qualidade de vida.
Vídeo
“Quintal da Cultura” – handebol
Capacidades
usadas no handebol –
a)
Arremesso ao gol força
b)
Arremesso em suspensão força
c)
Drible agilidade
Descreva as
capacidades físicas predominantes em alguns momentos específicos no atletismo:
1)
Tiro de 100 m velocidade
2)
Maratona resistência
3)
Lançamento de disco força
(agilidade)??
4)
Arremesso de peso força
Vivência –
atividades físicas – agilidade/velocidade com 2 cones. Pular corda??
Resistência??
Atividade
complementar
Pesquise
sobre a importância das capacidades físicas para melhorar o desempenho nas
práticas corporais.
Retomada –
capacidades físicas predominantes
Handebol,
atletismo e ginástica
Fim
Este é o resumo da aula do CMSP de 06 de agosto, quinta-feira. Faça a atividade complementar somente para o enriquecimento pedagógico, não precisa entregar, essa marcas (vermelho) é para a reflexão, pois fez parte da interação entre as professoras e os alunos que assistiram a aula.
Professor Alex
6A, B e C História - Prof Maria José .
Caros alunos,
Para a atividade de hoje, Leiam os textos e assistam a aula do CMSP - Roma Antiga.
A Lenda da Origem de Roma.
Uma lenda conta que Roma foi fundada por dois irmãos gêmeos: Rômulo e Remo. Eles seriam netos de um rei da cidade de Alba Longa chamado Numitor, que tinha sido destronado por seus inimigos.
De acordo com a lenda, Rômulo e Remo foram colocados recém-nascidos dentro de um cesto e abandonados no Rio Tibre, até que a correnteza os deixou na margem, junto ao Monte Palatino. Lá teriam sido encontrados e amamentados por uma loba. Depois, um pastor chamado Faustolo teria cuidado das crianças.
Quando se tornaram adultos, Rômulo e Remo reconquistaram o trono de Alba Longa para seu avô. Por isso, receberam a permissão dele para fundar uma cidade na colina ande a loba os teria encontrado. Essa cidade era Roma. Porém, uma disputa entre os dois para decidir quem seria o rei teve um final trágico: Rômulo matou Remo, tornando-se rei de Roma, que teria sido fundada em 753 a. C.
Saber e fazer história - Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues . Pag 146.
1) Faça uma tirinha de até oito quadrinhos, contando a lenda da fundação de Roma.
Organização Social da Roma Antiga .
Os principais grupos sociais que viviam em Roma eram os patrícios, os plebeus e os escravos. Havia ainda os clientes, que não eram exatamente um grupo social distinto, mas representavam uma condição social.
Os patrícios- recebiam esse nome porque se consideravam descendentes dos primeiros pater famílias (chefes familiares) fundadores da cidade. Só eles podiam ser grandes proprietários de terras, rebanhos e escravos. Eram cidadãos romanos, por isso tinham direitos políticos e podiam ter cargos no exército, na justiça e na administração, além de conduzir os cultos religiosos. Apenas eles podiam exercer as funções de rei, senador ou membro da Assembleia Curial na monarquia romana.
Os Plebeus - Os plebeus eram homens e mulheres livres que praticavam o comercio, faziam artesanato e trabalho agrícolas. Compunham a maioria da população, mas, durante a Monarquia , não eram considerados cidadãos.
Os Clientes - Os Clientes eram pessoas livres que se assosiavam aos patrícios, prestando-lhrs serviços pessoais e apoiando-os na dominação exercida sobre a plebe em troca de ajuda econômica e de proteção .
Em geral, Plebeus e clientes eram descendentes de grupos que viviam perto do local onde Roma foi fundada . Esses grupos foram dominados e incorporados à sociedade romana, embora não tivessem os mesmos direitos dos patrícios.
Na Monarquia, os escravos eram aqueles que não conseguiam pagar dívidas. Com a expansão militar durante a República e o império, esse grupo social romano passou a incluir também os prisioneiros de guerra.
Saber e fazer história - Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues . Pag 149
2) Rei, cidadão idoso, patrício, soldado, plebeu, cliente e escravo, todos faziam parte da organização social da Monarquia romana. Escreva um texto contando fatos do dia a dia dessa época como se fossem vividos por uma dessas pessoas .
Pão e Circo
Controle da tensão social
Roma foi uma das maiores cidades do mundo antigo. No século II, tinha cerca de 1200 000 habitantes. Eram gregos, egípcios, gauleses e pessoas nascidas em muitas outras regiões próximas ao Mediterrâneo, conquistadas pelos romanos.
Para controlar essa enorme população, da qual boa parte vivia pelas ruas, sem trabalho, as autoridades distribuíam alimentos e promoviam espetáculos públicos. Essa foi a polícia adotada pelos governantes para diminuir as tensões sociais. O poeta latino Juvenal criticava o povo romano dessa época por não querer mais do que "Pão e circo" .
Eram tantos espetáculos e festas que o calendário chegou a ter 175 feriados por ano. Mas era só quem não tinha direitos políticos que vivia assim: dos 450 mil cidadãos romanos, cerca de 320 mil sobreviviam graças à distribuição de trigo feita pelo governo.
Gladiadores fazem o espetáculo.
Os combates dos gladiadores - entre si ou contra animais ferozes - eram os espetáculos mais populares nós domínios romanos. Na cidade de Roma, um dos anfiteatros onde aconteciam esses espetáculos era o COLISEU, que podia acomodar quase 90 mil espectadores.
Os cidadãos romanos apenas assistiam aos espetáculos públicos, pois, segundo os patricios, participar deles era função de prisioneiros. Os gladiadores eram prisioneiros de guerra ou escravos, treinados em escolas de luta. Conforme a região de onde vinham, eles lutavam de maneiras diferentes. Os gauleses, por exemplo, usavam uma espécie de capacete chamada de elmo, escudo e espada. Já os samnitas, um dos povos italiotas dominados pelos romanos, lutavam com armas parecidas, mas quase nus.
3) Analisando algumas formas de diversão pública da Roma Antiga, aqueles espetáculos populares parecem muito violentos. Nos dias de hoje, como recebemos as informações sobre a violência cotidiana ? Ainda sobre a violência, o que mudou e o que permaneceu desde os antigos romanos até hoje ?
4) Qual era o objetivo das autoridades ao criarem a política do "pão e circo" na Roma antiga ?
5) Leia com atenção o texto a seguir , que traz uma citação do historiador romano Tácito .
Penso realmente que ... a paixão pelos gladiadores e cavalos (é), por assim dizer, concebia no ventre materno...Na verdade, poucos são os que falam de qualquer outro assunto em suas casas, e ao entrar numa sala de aula de que mais trata a conversa dos jovens a não ser de combates e corridas ?
Moses Hadas. Roma imperial . Rio de Janeiro : José Olympio. 1969. p. 178.
a) Identifique o autor do texto, o século em que foi escrito.
b) Que sujeitos históricos são mensionados no texto ?
C) O que o autor pretende demonstrar no texto ?
d) Pesquise quais assuntos e atividades mais atraem os jovens atualmente . Depois, compare- os com os mensionados pelo autor do texto e aponte as semelhanças e as diferenças encontradas . Em sua opinião , o que pode influenciar essas escolhas ? Ao terminar , faça um resumo de suas ideias .
Enviar para o e-mail: profmariajose9@gmail.com até 14/08
Caros alunos,
Para a atividade de hoje, Leiam os textos e assistam a aula do CMSP - Roma Antiga.
A Lenda da Origem de Roma.
Uma lenda conta que Roma foi fundada por dois irmãos gêmeos: Rômulo e Remo. Eles seriam netos de um rei da cidade de Alba Longa chamado Numitor, que tinha sido destronado por seus inimigos.
De acordo com a lenda, Rômulo e Remo foram colocados recém-nascidos dentro de um cesto e abandonados no Rio Tibre, até que a correnteza os deixou na margem, junto ao Monte Palatino. Lá teriam sido encontrados e amamentados por uma loba. Depois, um pastor chamado Faustolo teria cuidado das crianças.
Quando se tornaram adultos, Rômulo e Remo reconquistaram o trono de Alba Longa para seu avô. Por isso, receberam a permissão dele para fundar uma cidade na colina ande a loba os teria encontrado. Essa cidade era Roma. Porém, uma disputa entre os dois para decidir quem seria o rei teve um final trágico: Rômulo matou Remo, tornando-se rei de Roma, que teria sido fundada em 753 a. C.
Saber e fazer história - Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues . Pag 146.
1) Faça uma tirinha de até oito quadrinhos, contando a lenda da fundação de Roma.
Organização Social da Roma Antiga .
Os principais grupos sociais que viviam em Roma eram os patrícios, os plebeus e os escravos. Havia ainda os clientes, que não eram exatamente um grupo social distinto, mas representavam uma condição social.
Os patrícios- recebiam esse nome porque se consideravam descendentes dos primeiros pater famílias (chefes familiares) fundadores da cidade. Só eles podiam ser grandes proprietários de terras, rebanhos e escravos. Eram cidadãos romanos, por isso tinham direitos políticos e podiam ter cargos no exército, na justiça e na administração, além de conduzir os cultos religiosos. Apenas eles podiam exercer as funções de rei, senador ou membro da Assembleia Curial na monarquia romana.
Os Plebeus - Os plebeus eram homens e mulheres livres que praticavam o comercio, faziam artesanato e trabalho agrícolas. Compunham a maioria da população, mas, durante a Monarquia , não eram considerados cidadãos.
Os Clientes - Os Clientes eram pessoas livres que se assosiavam aos patrícios, prestando-lhrs serviços pessoais e apoiando-os na dominação exercida sobre a plebe em troca de ajuda econômica e de proteção .
Em geral, Plebeus e clientes eram descendentes de grupos que viviam perto do local onde Roma foi fundada . Esses grupos foram dominados e incorporados à sociedade romana, embora não tivessem os mesmos direitos dos patrícios.
Na Monarquia, os escravos eram aqueles que não conseguiam pagar dívidas. Com a expansão militar durante a República e o império, esse grupo social romano passou a incluir também os prisioneiros de guerra.
Saber e fazer história - Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues . Pag 149
2) Rei, cidadão idoso, patrício, soldado, plebeu, cliente e escravo, todos faziam parte da organização social da Monarquia romana. Escreva um texto contando fatos do dia a dia dessa época como se fossem vividos por uma dessas pessoas .
Pão e Circo
Controle da tensão social
Roma foi uma das maiores cidades do mundo antigo. No século II, tinha cerca de 1200 000 habitantes. Eram gregos, egípcios, gauleses e pessoas nascidas em muitas outras regiões próximas ao Mediterrâneo, conquistadas pelos romanos.
Para controlar essa enorme população, da qual boa parte vivia pelas ruas, sem trabalho, as autoridades distribuíam alimentos e promoviam espetáculos públicos. Essa foi a polícia adotada pelos governantes para diminuir as tensões sociais. O poeta latino Juvenal criticava o povo romano dessa época por não querer mais do que "Pão e circo" .
Eram tantos espetáculos e festas que o calendário chegou a ter 175 feriados por ano. Mas era só quem não tinha direitos políticos que vivia assim: dos 450 mil cidadãos romanos, cerca de 320 mil sobreviviam graças à distribuição de trigo feita pelo governo.
Gladiadores fazem o espetáculo.
Os combates dos gladiadores - entre si ou contra animais ferozes - eram os espetáculos mais populares nós domínios romanos. Na cidade de Roma, um dos anfiteatros onde aconteciam esses espetáculos era o COLISEU, que podia acomodar quase 90 mil espectadores.
Os cidadãos romanos apenas assistiam aos espetáculos públicos, pois, segundo os patricios, participar deles era função de prisioneiros. Os gladiadores eram prisioneiros de guerra ou escravos, treinados em escolas de luta. Conforme a região de onde vinham, eles lutavam de maneiras diferentes. Os gauleses, por exemplo, usavam uma espécie de capacete chamada de elmo, escudo e espada. Já os samnitas, um dos povos italiotas dominados pelos romanos, lutavam com armas parecidas, mas quase nus.
3) Analisando algumas formas de diversão pública da Roma Antiga, aqueles espetáculos populares parecem muito violentos. Nos dias de hoje, como recebemos as informações sobre a violência cotidiana ? Ainda sobre a violência, o que mudou e o que permaneceu desde os antigos romanos até hoje ?
4) Qual era o objetivo das autoridades ao criarem a política do "pão e circo" na Roma antiga ?
5) Leia com atenção o texto a seguir , que traz uma citação do historiador romano Tácito .
Penso realmente que ... a paixão pelos gladiadores e cavalos (é), por assim dizer, concebia no ventre materno...Na verdade, poucos são os que falam de qualquer outro assunto em suas casas, e ao entrar numa sala de aula de que mais trata a conversa dos jovens a não ser de combates e corridas ?
Moses Hadas. Roma imperial . Rio de Janeiro : José Olympio. 1969. p. 178.
a) Identifique o autor do texto, o século em que foi escrito.
b) Que sujeitos históricos são mensionados no texto ?
C) O que o autor pretende demonstrar no texto ?
d) Pesquise quais assuntos e atividades mais atraem os jovens atualmente . Depois, compare- os com os mensionados pelo autor do texto e aponte as semelhanças e as diferenças encontradas . Em sua opinião , o que pode influenciar essas escolhas ? Ao terminar , faça um resumo de suas ideias .
Enviar para o e-mail: profmariajose9@gmail.com até 14/08
6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)
Devolutiva de: quinta-feira, 6 de agosto de 2020
7)
Não há diferença entre Charge e Cartum, Verdadeiro
ou falso?
R: Falso.
A Charge retrata situações atuais, ou seja, que estejam ocorrendo no
mesmo tempo e espaço. É acompanhada de sátiras e as personagens principais
geralmente são figuras públicas. É
muito utilizada para fazer críticas sociais.
O Cartum retrata comicamente
histórias do cotidiano das pessoas
comuns de uma sociedade.
Leia
o texto abaixo:
Novo
normal ... Nova rotina
Levanto,
tomo banho, medicamentos e vou preparar o desjejum...
“As
meninas vão chegar...”.
O
chá fica pronto, esqueci de tirar a manteiga da geladeira com antecedência...
Está dura... ao tentar passar nas torrada elas se partem. Oh dó!
O
prato parece comida para os canários, meus pensionistas da sacada, que vêm
todas as manhãs...
“Preciso
me apressar, as meninas estão chegando...”
“Sento-me
à mesa...torradas, chá quentinho, e lá vem o Tinkerbel!
Uma
Yourkshire gulosa e esperta. Faço um desjejum, dividindo as migalhas da torrada
com o Tinker.
“Quase
na hora das meninas chegarem...”.
Pego
o computador, ligo, CMSP, 6º ano, deixo-o sobre a escrivaninha e corro escovar
os dentes... A musiquinha começa, mas dá tempo, ufa!
Quando
chego à escrivaninha, Tinker já está sobre ela, deitada ao lado do computador.
Deu tempo!
E...
Bom dia! Elas chegaram... Andréia, Mônica e Dany para mais uma aula de Língua
Portuguesa.
-
Bora lá!
Texto
escrito pela professora Denise Alves
Escola
Vicente Rizzo – DE Mogi Mirim
8) Este texto que acabamos de ler é um conto.
Verdadeiro ou falso?
R: Falso
Este texto escrito pela professora Denise Alves é uma Crônica.
A Crônica
- É um tipo de texto narrativo curto;
- Normalmente publicada em jornais e revistas;
- Trata de acontecimentos corriqueiros e comuns do cotidiano;
- Por se tratar de temas atuais do cotidiano, algumas vezes perde “a
validade” se o contexto mudar.
9) No trecho “preciso me apressar, as meninas estão
chegando...”:
Qual é o tipo de discurso?
R: Discurso direto Presença de aspas.
10) A crônica foi escrita em qual pessoa (1ª ou 3ª
pessoa)?
R: Em 1ª pessoa.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...