Terceiros anos!!!!
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
segunda-feira, 14 de setembro de 2020
ELETIVAS e PESQUISA
PROFESSORA ANA PAULA CULTURA REGIONAL. 6° E 7° ANOS.
Segue a lista da eletiva Cultura Regional:
7°A
Adrian Gabriel Paixão
Aliny Aguiar
Anderson J. B. Msrtinez
André Fernandes
Beymar Alan
Brian Alan
Davi Coutinho
Eduarda Ridrigues
Fernanda Rodrigues
Felipe França
Gabriele K. Marques
Guilherme Mendes
Israel Alexandrw
Itaunã Silva
Kemilly Vitória
Lauanny Leão
Naria Nicol
Odalis Bautista
Rosa Maria Laura
Sabrina de Jesus
Suellen Fabíola
Wendel Marcelo
Yhojan Ricardo
Reniely Miranda
Ewerton Vaz
7° B
Ademar Luiz de Souza
Gabriel Erickson
Jefferson Ryan
Maia Celeste
6° ano
Daniel S. Leal
ATIVIDADE:
7°A
FAZER UMA PERQUISA SOBRE OS COSTUMES ( COMIDA, ROUPA , RELIGIÃO, ETC) DA REGIÕES NORTE E NORDESTE.
7° B
FAZER UMA PESQUISA SOBRE OS COSTUMES (COMIDA, ROUPA, , RELIGIÃO, ETC) DA REGIÃO SUL E SUDESTE.
6° ANO
FAZER UMA PESQUISA SOBRE OS COSTUMES ( COMIDA, ROUPA, RELIGIÃO, ETC) DA REGIÃO CENTRO- OESTE
PORTUGUÊS 9ºA e 9ºB - SEMANA DE 14 A 18 DE SETEMBRO - PROFª ELIZABETH
Leia o texto e responda às questões. Envie as respostas para o email: elizabethaugusto@prof.educacao.sp.gov.br
Por que Lewis Hamilton não dirige mais sua coleção milionária de carrões
Do UOL
Em São Paulo (SP)
13/09/2020 04h00
Depois de receber críticas nas redes sociais após aparecer com o Mercedes-Benz EQC elétrico pedindo para que as pessoas controlem suas emissões de carbono, o piloto britânico Lewis Hamilton falou sobre atitudes que tem tomado para controlar a sua própria emissão de poluentes na atmosfera.
O hexacampeão mundial disse que não dirige mais nenhum de seus 12 supercarros com motor a combustão.
"É difícil, porque há pessoas que dizem 'ok, mas você corre com um carro de Fórmula 1 todo fim de semana”, falou o britânico de 35 anos antes do GP da Toscana, a ocorrer no circuito italiano de Mugello neste final de semana.
"Parte disso é educação, porque nem todo mundo sabe a emissão que nosso esporte tem atualmente e o que estamos fazendo em termos de tentar melhorar isso. Mas estou fazendo muitas mudanças em minha vida pessoal."
"Eu não dirijo nenhum dos carros que possuo mais. Eu só dirijo meu Mercedes EQC (elétrico)." Os carros na garagem de Hamilton são McLaren P1, Shelby Cobra 427 1966, Ferrari LaFerrari, Vision Mercedes Maybach 6, Pagani Zonda 760, Mercedes AMG GTR, Fe...
Hamilton, que é vegano, disse que também vendeu seu jato particular....
Questões:
1)Qual os elementos da notícia: o que aconteceu, com quem, onde, quando, porquê.
2)Qual a função dos uso da pontuação aspas nos terceiro, quarto e quinto parágrafos?
3)A expressão “Parte disso”, que inicia o quarto parágrafo, se refere a qual situação?
4)Fale qual a diferença de sentido entre a palavra “mais” (2º parágrafo), e a palavra “mas” (4º parágrafo).
Apostila
Apostila
7° A,B,C Professora Ana Paula ( português) 3° bimestre.
Fazer à apostila " São Paulo faz escola" , páginas 20 até 24 até exercicio 8.
Observação : entregar até dia 18.
Página 24 atividade 2 até página 28 até o exercicio10.
Página 28 atividade 3 até pagina 31 exercício 1 da atividade 4.
Obs: entregar até dia 25.
Página 35 textos A, B e C leitura e exercicios 4 e 5 da página 36
Entregar até 6/10
Qualquer dúvida me chamar no grupo.
Bjs!
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa Série: 8° B e 8°C
e-mail: espinoli2020@bol.com.br
Alunos e alunas,
A aula de hoje vai dar continuidade do assunto de sexta-feira. Amanhã, teremos uma atividade avaliativa referente ao conteúdo.
FIGURAS DE LINGUAGEM - CONTINUAÇÃO DA ÚLTIMA AULA
Aliteração: É a repetição intencional e ordenada de sons consonantais idênticos ou similares. Utiliza-se esse recurso para reforçar a imagem que se pretende transmitir.
Exemplo:
Solidão
Chove chuva chovendo
Que a cidade de meu bem
Está-se toda se lavando
No trecho acima, observamos a repetição de sons provocada pela escolha de alguns fonemas. A repetição do fonema "ch" enriquece a ideia de chuva presente no fragmento.
Percebe-se, portanto, que a escolha da repetição não é casual nem aleatória, mas utilizada para criar efeitos expressivos.
Assonância: É a repetição proposital de sons vocálicos idênticos ou semelhantes. Leia o trecho a seguir:
O formas alvas, brancas, Formas claras
(...)
No trecho do poema de Cruz e Souza, é possível observar que a repetição dos sons vocálicos /ó/ e /a/ reforça a musicalidade da poesia.
Onomatopeia: Figuras de linguagem que reproduz fonemas ou palavras que imitam os sons naturais de objetos, pessoas ou animais. Exemplos de onomatopeias: toc,toc, bang, ufa! Leia o exemplo abaixo:
Lá no alto, na igrejinha, o sino faz blem, blem, blem.
Próxima postagem - 15/09/2020 - amanhã
Continuação do conteúdo e exercícios.
6ºAno: A,B,C (Clayton - Português)
Correção de: quinta-feira, 10 de setembro de 2020
Objetivos da aula:
Realizar leitura do texto;
Retomar características dos gêneros Notícia e Reportagem;
Realizar análise e interpretação do texto.
O título do texto que leremos a seguir é: Laranjas benéficas à saúde?
O quê esse título sugere?
Quê gênero textual pode ser? Foi publicado no jornal “Acontece aqui”.
Laranjas benéficas à saúde?
Da sucursal de Campinas
Reporter Silvia Helena Soares
Nossa equipe visitou recentemente uma das cidades que está entre as 10 que mais produzem laranja no Estado de São Paulo. A produção da cidade, de acordo com os dados divulgados em sites especializados, em 2017, superou a marca de 500 mil toneladas.
Essa produção quase que total, é destinada à indústria de sucos que atende tanto o mercado interno quanto para o mercado externo. Porém, para se ter uma produção tão alta e de qualidade, o segredo é a prevenção das pragas que atacaram as laranjeiras. Dentre elas, as mais comuns são: ácaro-da-falsa-ferrugem, mosca branca, minador dos citrus, formiga e o pulgão, estas duas últimas bem conhecidas por muitos. Mas, como os produtores evitam essas pragas nos pomares? Como evitam que o pomar seja dizimado e cause um prejuízo enorme não só a eles mas para a própria economia?
Bem, ter um suco de laranja fresquinho para saciar a sede, ou mesmo uma laranja para chupar quando bate aquela vontade, tem seu preço, e não é só aquele que se paga no supermercado na hora da compra, haja vista que para conseguir uma produção de qualidade, que chegue à mesa do consumidor, muitos litros de defensivos agrícolas contra pragas precisaram ser utilizados.
É isso mesmo. Para você beber seu suco ou chupar sua laranja, foram precisos litros e litros de defensivos agrícolas, conhecidos também como inseticidas, para que todas essas pragas fossem combatidas e não comprometessem a produção.
Você acha que quando está consumindo a laranja está consumindo apenas a laranja?
E o que mais pode estar por trás de uma produção tão farta de laranja? Compra. E o preço pode ser muito alto.
Silvia Helena Soares. Texto elaborado especialmente para esta atividade
São Paulo Faz Escola. 2020 Caderno do Professor, Língua Portuguesa, 6º na, Vol. 3.
Atividade – Análise textual
1 – Agora que leu o texto, diga: é uma notícia ou uma reportagem? Justifique sua resposta.
R: Reportagem – Apresenta informações de uma forma mais detalhada.
2 – O quê você entendeu sobre o texto? Diga em poucas palavras do que ele se trata.
R: Resposta pessoal.
Retomada – Por dentro do Conteúdo
Reportagem: é um gênero textual da esfera jornalística, tem o intuito de informar, ao mesmo tempo em que possibilita a formação de opinião, com base em detalhes e apreciações do repórter sobre o fato retratado. Pode ser um texto expositivo informativo e/ou opinativo e conter passagens narrativas e descritivas.
Notícia: é um gênero textual da esfera jornalística, cujo principal objetivo é informar sobre o acontecimento, de maneira mais concisa e menos subjetiva, por meio da apresentação dos fatos.
São Paulo Faz Escola. 2020 Caderno do Professor, Língua Portuguesa, 6º na, Vol. 3.
Atividade – Análise textual
3 – Você se deparou com alguma palavra que não conhece ou nunca usou em seu contexto? Cite-a
R: Resposta pessoal
4 – Na reportagem, a repórter utiliza os termos “defensivo agrícola” e “inseticida”, quando se refere ao combate das pragas que podem atacar o pomar e comprometer a produção. Essas expressões apresentam o mesmo significado do texto?
R: O vocábulo: “inceticida”apresenta um sentido mais restrito: produto que mata insetos. Já a expressão “defensivo agrícola” amplia as possibilidades de sentido e, ao mesmo tempo, suaviza a idéia contida me “inseticida”.
5 – Releia esta passagem no texto: “ (...) Bem, ter um suco de laranja fresquinho para saciar a sede, ou mesmo uma laranja para chupar quando bate aquela vontade, tem seu preço, e não é só aquele que se paga no supermercado na hora da compra. E o preço pode ser muito alto...”
Levante hipóteses. Qual pode ter sido o alerta da jornalista ao dizer que “o preço pode ser muito alto”? A que a repórter poderia estar se referindo?
R: Espera-se que os estudantes relacionem o comentário da jornalista à quantidade de litros defensivos agrícolas que precisam ser utilizados no combate às pragas da laranja.
6 – A reportagem menciona as 10 cidades que mais produzem laranja no Estado de São Paulo. Você imagina quais sejam elas?
Alguma delas pertence à região que você vive?
R: No Estado de São Paulo, concentram-se nove das dez cidades produzem laranja no Brasil: Casa Branca, Botucatu, Itapetininga, Colômbia, Iaras, Avaré, Buri, Angatuba e Santa Cruz do Rio Pardo. O único município fora do estado é Rio Real, na Bahia.
O quê você achou das suas aulas?
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...