Prezados Alunos, Peço que me enviem a atividade abaixo no e mail: cleusamouracoelho@gmail.com Empreendedorismo:
Habilidade
Incentivo às ideias criativas e à inovação;
Estímulo ao comprometimento e à persistência;
Maior desenvolvimento da autoconfiança;
Melhor compreensão de responsabilidade;
Desenvolvimento do senso de liderança;
Facilidade para a resolução de problemas.
Atividade: Hoje vamos aprender como ser empreendedor! Você já teve a curiosidade de conhecer algo que está no seu dia a dia? Já imaginou o que
está por trás de grandes empresas, como Cacau Show, Boticário, McDonald's, jogos, game ou
até mesmo aquele mercadinho da esquina de casa? Então vamos fazer essa curiosidade virar realidade: O aluno deverá responder as
questões abaixo, como se fosse montar seu próprio negócio, ou seja, vale para lojas, clínicas
veterinária ou médicas, youtubers, alimentação, games para qualquer área que você aluna(o)
tenha vontade de ser. Agora responda: 1) Qual o seu propósito? (o que você escolheu abrir). 2) Qual será sua equipe de trabalho? (pode ser seus familiares). 3) Aonde vai vender ou expor sua mercadoria? (Net, loja, clínica, onde vai ser). 4) Qual será seu produto? (o que vai criar ou vender, faça uma pesquisa sobre o seu
produto na internet). 5) Depois de responder as questões você já irá saber qual é o seu produto ou serviço, então
elabore uma propaganda do seu setor (pode ser desenho no caderno, colagem ou da
internet), dizendo o porquê as pessoas devem adquiri-lo. Ex: qual o desconto, leve 2
pague 1, promoção, meu produto é excelente. Use a sua criatividade empreendedora.
BONS NEGÓCIOS!
Escute e leia a letra da musica O Rio Severino de Herbert Viana - Livro de Português paginas 120 e 121 - resolva os exercícios de 01 a 05 e envie para professoraortega@yahoo.com data entrega; 13/07 não esqueça de colocar nome, número e série no email
6 ano: A-B-C - Matemática – Profª Maria Regina - 1ª semana julho – 02/07/20 a 08/07/20 Prazo de entrega até o dia: 08/07/20
Colocar o nome: nº: série: data: / / 2020 Atividade - Matemática 1)Fazer o resumo e a conclusão das aulas do CMSP ou tv cultura.
2)Uma circunferência inteira quantos graus tem?
3)Uma circunferência inteira dividida em 12 partes, quantos graus tem cada parte?
4)2/4 da circunferência quantos graus é?
5) Para representar uma parte com 90 grau de uma circunferência , qual símbolo é usado para representar?
6)1/4 da circunferência quantos graus é?
7) Qual é o símbolo que indica grau?
8) Tenho uma circunferência de 360 graus, abri 210 graus, quantos graus ficou?
Assista as aulas abaixo com explicação para a criação de Artigo de Opinião, o tema já foi passado na semana anterior. Segue mais orientações para cria-lo. Enviar para professoraortga@yahoo.com Data de entrega 23/07 não esqueça de colocar nome, numero e série.
Leia a crônica "O jovem casal", responda aos exercícios 01 a 08 paginas 145 a 147 Livro de Português ( vocês retiraram este livro junto com as apostilas) e envie para professoraortega@yahoo.com data entrega 13/07 não esqueça de colocar nome, numero e serie em seu email.
Faça a tradução do texto, responda as questões e envie para o email professoraortega@yahoo.com
data entrega: 13/07 não esqueça de colocar nome, numero e serie em seu email
Tema: The pet store
George is at the pet store, looking at what
kind of pet he might want to get for his birthday. George asked if he
could have a horse, but his parents said no because horses are too big.
First, he sees dogs and cats. Baby dogs are called puppies. Baby cats
are called kittens. George likes them because they are easy to take
care of and can play a lot, but they will get bigger. George wants a
small pet.
Then George sees animals that have to live in a cage. He sees
rabbits, guinea pigs, and mice. Mice are what you call more than one
mouse. He likes these animals because they are small. Birds live in
cages too. George sees a parrot and a canary. He likes them all, but he
doesn’t want to clean the cage.
George sees the animals in tanks. The tanks full of water have fish
and turtles in them. He thinks about a goldfish but decides he likes the
turtles more. There are also tanks with rocks and sand that have
snakes, spiders, and scorpions, but George is afraid of them. George
likes the turtles best, but they won’t fit in the little fishbowls.
Turtles need bigger tanks, so they can swim sometimes and hide
sometimes.
George decides he wants to get a turtle for his birthday. He buys a
book on how to take care of a turtle and a list of what types of turtles
the store has.
1- What kind of pet did George want, but his parents said no because they were too big?
Faça a tradução do texto, responda as questões e envie para o email professoraortega@yahoo.com
data entrega: 13/07 não esqueça de colocar nome, numero e serie em seu email
Tema: The pet store
George is at the pet store, looking at what
kind of pet he might want to get for his birthday. George asked if he
could have a horse, but his parents said no because horses are too big.
First, he sees dogs and cats. Baby dogs are called puppies. Baby cats
are called kittens. George likes them because they are easy to take
care of and can play a lot, but they will get bigger. George wants a
small pet.
Then George sees animals that have to live in a cage. He sees
rabbits, guinea pigs, and mice. Mice are what you call more than one
mouse. He likes these animals because they are small. Birds live in
cages too. George sees a parrot and a canary. He likes them all, but he
doesn’t want to clean the cage.
George sees the animals in tanks. The tanks full of water have fish
and turtles in them. He thinks about a goldfish but decides he likes the
turtles more. There are also tanks with rocks and sand that have
snakes, spiders, and scorpions, but George is afraid of them. George
likes the turtles best, but they won’t fit in the little fishbowls.
Turtles need bigger tanks, so they can swim sometimes and hide
sometimes.
George decides he wants to get a turtle for his birthday. He buys a
book on how to take care of a turtle and a list of what types of turtles
the store has.
1- What kind of pet did George want, but his parents said no because they were too big?
Faça a tradução do texto, responda as questões e envie para o email professoraortega@yahoo.com
data entrega: 13/07 não esqueça de colocar nome, numero e serie em seu email
Tema: The pet store
George is at the pet store, looking at what
kind of pet he might want to get for his birthday. George asked if he
could have a horse, but his parents said no because horses are too big.
First, he sees dogs and cats. Baby dogs are called puppies. Baby cats
are called kittens. George likes them because they are easy to take
care of and can play a lot, but they will get bigger. George wants a
small pet.
Then George sees animals that have to live in a cage. He sees
rabbits, guinea pigs, and mice. Mice are what you call more than one
mouse. He likes these animals because they are small. Birds live in
cages too. George sees a parrot and a canary. He likes them all, but he
doesn’t want to clean the cage.
George sees the animals in tanks. The tanks full of water have fish
and turtles in them. He thinks about a goldfish but decides he likes the
turtles more. There are also tanks with rocks and sand that have
snakes, spiders, and scorpions, but George is afraid of them. George
likes the turtles best, but they won’t fit in the little fishbowls.
Turtles need bigger tanks, so they can swim sometimes and hide
sometimes.
George decides he wants to get a turtle for his birthday. He buys a
book on how to take care of a turtle and a list of what types of turtles
the store has.
1- What kind of pet did George want, but his parents said no because they were too big?
( ) the scorpions ( ) the spiders ( ) the snakes ( ) the canaries
4- What kind of pet did George decide he wanted to get for his birthday?
( ) parrot ( ) mouse ( ) goldfish ( ) turtle
Prof. Sandro R. Espinoli Matéria: Língua Portuguesa Série: 8°B - 8°C
PARA A AULA DE HOJE, PROPONHO FAZER A LEITURA E A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO.
e-mail: espinoli2020@bol.com.br
Filhos invertem papéis e patrulham
pais
Basta o empresário Ivan Frug, de 40
anos, pegar o maço de cigarros para que seus filhos Pedro, de 15 anos, Gabriel,
de 13, e Manuela, de 5, comecem uma encenação. Se estavam rindo, passam a fazer
caretas e fingem que se sentem mal e com tosse. “Antes de acender o cigarro,
preciso me esconder na varanda para evitar reclamações”, conta ele. “É o único
lugar onde ele pode fumar”, avisa Gabriel.
A patrulha dos Frug se repete
em outras famílias. Há filhos que policiam as saídas noturnas, os namorados e o
modo de se vestir dos pais. Nem mesmo a quantidade de café que consomem por dia
escapa. Preocupação com a saúde, ciúme e a necessidade de controlar os gostos
dos pais são os motivos da vigilância, que não é relaxada nem no Dia da
Criança. Pelo contrário. É uma época de reforçar as cobranças.
Os irmãos Frug detestam cigarro.
Incansáveis nas tentativas de convencer o pai a deixar o vício, os meninos
decidiram delimitar a área de fumantes da casa. “No nosso quarto ele não entra
com cigarro e só fuma nos outros lugares se não estivermos perto”, diz Gabriel.
Com a professora Valéria Moura da
Costa, o controle é outro. Seu filho Felipe, de 11 anos, fica uma fera por
causa da quantidade de café que ela toma. Valéria teve de reduzir o consumo.
“Eu tomava seis cafezinhos por dia e diminui para dois”.
Felipe tem um motivo que considera
concreto para vigiar a mãe. “O café estraga o estômago e ela passa mal”, diz.
Para evitar que Valéria tenha dores de estômago, Felipe já fez de tudo. “Até
joguei o café na pia”, conta. “Ela ficou muito brava”.
Brega
– A roupa que a mãe ou o pai vão vestir também é um forte motivo para que
alguns filhos sintam-se no direito de criticar. Saia curta demais, peças
bregas, enfeitadas ou decotadas são os argumentos mais usados para fazer a mãe
voltar ao guarda-roupas em busca de outra produção.
Quase todos os dias, antes de sair
para o trabalho, a professora Vera Busch Rigo Neves Bezerra enfrenta as
críticas da filha Carolina, de 16 anos. “Mãe, você não tem uma roupinha mais
básica?”, pergunta Vera, imitando a filha. “Para ela, tenho de usar jeans,
camiseta e tênis”.
Vera não é uma pessoa extravagante, mas
Carolina detesta os acessórios que a mãe insiste em usar. “Ela usa brincos
maiores do que ela mesma”, implica Carolina. “Fica muito brega”. Para Vera, não
é fácil agradar aos filhos. “O que eles acham bonito não combina com o meu modo
de ser”.
Camila Militello, de 12 anos, está
segura do bom gosto da mãe, Telma Anauate, mas fica atenta a suas minissaias.
Se Telma abusa do comprimento, a filha é categórica. “Ela diz que fica ridículo
e que eu não deveria sair de casa daquele jeito”, conta a mãe. “Acho que fico
com ciúme porque ela chama atenção”, justifica Camila.
A administradora de empresas Rosaura de
Oliveira enfrenta patrulha um pouco mais complicada. A filha Fernanda, de 7
anos, é capaz das maiores cenas para deixar claro que não está disposta a ver a
mãe namorando. “Quando recebo a visita de um namorado, ela não o cumprimenta e
ainda faz cara feia”. Sair à noite para ir ao cinema ou jantar com amigos
também aborrece a menina. “Se pudesse, ela me trancaria na gaveta”.
Para Fernanda, a mãe só
deveria se interessar por programas que a incluam e a palavra namorado deveria
ser cortada do vocabulário. “Não gosto que ela namore, pois fico com ciúmes”.
Rosaura acredita que Fernanda esteja passando por uma fase comum da infância e
tenta lidar com o problema com paciência e carinho. “Acho comum os filhos
sentirem necessidade de exclusividade nessa fase”, diz. “Procuro explicar e não
deixo de fazer o que tenho vontade”.
O Estado de São
Paulo, 8 out. 1995.
Fonte: Português –
Linguagem & Participação, 5ª Série – MESQUITA, Roberto Melo/Martos, Cloder
Rivas – Ed. Saraiva, 1999, p. 215-7.
EXERCÍCIOS
01 – De acordo com o texto, qual o
significado das palavras abaixo:
·Encenação:
· Policiar:
· Relaxado:
· Incansável:
· Delimitar:.
· Concreto:
· Brega:
· Exclusividade:
02 – Qual é o tema da reportagem?
03 – O que existe de curioso no
comportamento dos filhos no texto?
04 – Na sua opinião, os filhos estão
certos ao chamar a atenção dos pais? Faça um comentário a respeito.
05 – Quais as atitudes que você
condenaria nos pais presentes no artigo? Por quê?
06 – O que você acha do
comportamento dessas crianças?
As orações coordenadas aditivas expressam a ideia de
soma. A alternativa abaixo que não apresenta essa ideia é
a)
Ora gosta de pizza, ora gosta de hambúrguer.
b) Gosta de museu, bem como de teatro.
c) Jéssica conheceu Portugal e Espanha.
d) Não faz nem deixa ninguém fazer.
e) Gosta de ficar em casa, como também gosta de sair.
QUESTÃO 2
Em uma conversa ou leitura de um texto,
corre-se o risco de atribuir um significado inadequado a um termo ou expressão,
e isso pode levar a certos resultados inesperados, como se vê nos quadrinhos
abaixo.
(SOUZA, Maurício
de. Chico Bento. Rio de Janeiro: Ed. Globo, no 335, Nov./99)
Nessa historinha, o efeito humorístico origina-se
de uma situação criada pela fala da Rosinha no primeiro quadrinho, que é:
a) Faz
uma pose bonita!
b) Quer
tirar um retrato?
c) Sua
barriga está aparecendo!
d) Olha
o passarinho!
e) Cuidado
com o flash!
Parte superior do formulário
Parte inferior do
formulário
Parte superior do
formulário
QUESTÃO 3
O problema enfrentado pelo migrante e o
sentido da expressão "sustança" expressos nos quadrinhos acima, podem
ser, respectivamente, relacionados a
a) rejeição / alimentos básicos.
b) discriminação / força de trabalho.
c)falta de compreensão / matérias-primas.
d) preconceito / vestuário.
e) legitimidade / sobrevivência.
Parte superior do
formulário
Parte inferior do
formulário
Parte superior do
formulário
QUESTÃO 4
A conversa entre Mafalda e
seus amigos
a) revela
a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam convergir. XXX
b) desvaloriza
a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre
as pessoas.
c) expressa
o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre
posições divergentes.
d) ilustra
a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do
debate político de idéias.
e)mostra a preponderância do ponto de vista
masculino nas discussões políticas para superar divergências.
QUESTÃO 5
A charge em análise tem como
objetivo principal:
a)Fazer uma crítica social a
partir de uma cena humorística
b)Promover uma reflexão sobre
o uso exagerado de tecnologias pelas crianças
c)Retratar a dura realidade
dos pedintes nas grandes metrópoles brasileiras
d)Provocar uma reflexão sobre
a péssima distribuição de renda no Brasil
e)Fazer uma crítica sobre a
alta taxa de natalidade nas camadas mais carentes da população