segunda-feira, 6 de julho de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 07/07/2020

EQUIPE GESTORA
2020

PROFª CLEUSA | Atividade de eletivas empreendedorismo - 6º ANO



Prezados Alunos,

Peço que me enviem a atividade abaixo no e mail: cleusamouracoelho@gmail.com

Empreendedorismo:


  • Habilidade 
  • Incentivo às ideias criativas e à inovação; 
  • Estímulo ao comprometimento e à persistência; 
  • Maior desenvolvimento da autoconfiança; 
  • Melhor compreensão de responsabilidade; 
  • Desenvolvimento do senso de liderança; 
  • Facilidade para a resolução de problemas. 


Atividade:

Hoje vamos aprender como ser empreendedor! 

Você já teve a curiosidade de conhecer algo que está no seu dia a dia? Já imaginou o que está por trás de grandes empresas, como Cacau Show, Boticário, McDonald's, jogos, game ou até mesmo aquele mercadinho da esquina de casa? 

Então vamos fazer essa curiosidade virar realidade: O aluno deverá responder as questões abaixo, como se fosse montar seu próprio negócio, ou seja, vale para lojas, clínicas veterinária ou médicas, youtubers, alimentação, games para qualquer área que você aluna(o) tenha vontade de ser. 

Agora responda: 

1) Qual o seu propósito? (o que você escolheu abrir). 
2) Qual será sua equipe de trabalho? (pode ser seus familiares).
 3) Aonde vai vender ou expor sua mercadoria? (Net, loja, clínica, onde vai ser). 
4) Qual será seu produto? (o que vai criar ou vender, faça uma pesquisa sobre o seu produto na internet). 
5) Depois de responder as questões você já irá saber qual é o seu produto ou serviço, então elabore uma propaganda do seu setor (pode ser desenho no caderno, colagem ou da internet), dizendo o porquê as pessoas devem adquiri-lo. Ex: qual o desconto, leve 2 pague 1, promoção, meu produto é excelente. 
Use a sua criatividade empreendedora. BONS NEGÓCIOS!


3ºA,3ºB,3ºC,3ºD - Português - O Rio Severino - Prof Angela

Tema: O Rio Severino 

Escute e leia a letra da musica O Rio Severino de Herbert Viana - Livro de Português paginas 120 e 121 - resolva os exercícios de 01 a 05 e envie para professoraortega@yahoo.com data entrega; 13/07 não esqueça de colocar nome, número e série no email 




 

6 ano: A-B-C - Matemática – Profª Maria Regina  - 1ª semana julho – 02/07/20 a 08/07/20

Prazo de entrega até o dia:  08/07/20

Colocar o nome:   nº:   série:   data:         /          / 2020

Atividade - Matemática

1) Fazer o resumo e a conclusão das aulas do CMSP ou tv cultura.

2) Uma circunferência inteira quantos graus tem?

3) Uma circunferência inteira dividida em 12 partes, quantos graus tem cada parte?

4) 2/4 da circunferência quantos graus é?

5) Para representar uma parte com 90 grau de uma circunferência , qual símbolo é usado para representar?

6) 1/4 da circunferência quantos graus é?

7) Qual é o símbolo que indica grau?

8) Tenho uma circunferência de 360 graus, abri 210 graus, quantos graus ficou?


Bom estudo!

x

3ºA,3ºB,3ºC,3ºD - Português - Artigo de Opinião - Profª Angela

Tema: Artigo de Opinião 

Assista as aulas abaixo com explicação para a criação de Artigo de Opinião, o tema já foi passado na semana anterior. Segue mais orientações para cria-lo. Enviar para professoraortga@yahoo.com 
Data de entrega 23/07 não esqueça de colocar nome, numero e série.




 

Prof. Cristiano - História - 7º Anos A e C - 2º Bimestre

Boa tarde estudantes, postei um texto para leitura no Google Sala de Aula, peço que todos acessem a plataforma.

2ºE - Português - Trabalhando com crônica - Profª Angela

Tema: Trabalhando com crônica 

Leia a crônica "O jovem casal", responda aos exercícios 01 a 08  paginas 145 a 147 Livro de Português ( vocês retiraram este livro junto com as apostilas) e envie para professoraortega@yahoo.com     data entrega 13/07 não esqueça de colocar nome, numero e serie em seu email. 



Como acessar o Classroom



Dúvidas sobre como acessar o Classroom, assistam os vídeos:






3ºD Inglês - The pet store - Prof Angela

Faça a tradução do texto, responda as questões e envie para o email professoraortega@yahoo.com

data entrega: 13/07 não esqueça de colocar nome, numero e serie em seu email


                   Tema:   The pet store

George is at the pet store, looking at what kind of pet he might want to get for his birthday. George asked if he could have a horse, but his parents said no because horses are too big.
First, he sees dogs and cats. Baby dogs are called puppies. Baby cats are called kittens. George likes them because they are easy to take care of and can play a lot, but they will get bigger. George wants a small pet.
Then George sees animals that have to live in a cage. He sees rabbits, guinea pigs, and mice. Mice are what you call more than one mouse. He likes these animals because they are small. Birds live in cages too. George sees a parrot and a canary. He likes them all, but he doesn’t want to clean the cage.
George sees the animals in tanks. The tanks full of water have fish and turtles in them. He thinks about a goldfish but decides he likes the turtles more. There are also tanks with rocks and sand that have snakes, spiders, and scorpions, but George is afraid of them. George likes the turtles best, but they won’t fit in the little fishbowls. Turtles need bigger tanks, so they can swim sometimes and hide sometimes.
George decides he wants to get a turtle for his birthday. He buys a book on how to take care of a turtle and a list of what types of turtles the store has.

1- What kind of pet did George want, but his parents said no because they were too big?

(   ) a horse   (   ) a kitten  (     )  a puppy     (    )   a rabbit

2- What kind of pet does NOT live in a cage?

(     )  guinea pigs     (    )  mice/mouse   (      )   rabbits   (      )    goldfish

3- Which kind of pet did NOT scare George?

(   ) the scorpions   (    )   the spiders   (   )   the snakes    (    )   the canaries   

4- What kind of pet did George decide he wanted to get for his birthday?

(   ) parrot    (   )  mouse   (    )  goldfish     (       )   turtle

2ºA,2ºB,2ºC,2ºD - Inglês - The pet store - Prof Angela



Faça a tradução do texto, responda as questões e envie para o email professoraortega@yahoo.com

data entrega: 13/07 não esqueça de colocar nome, numero e serie em seu email


                   Tema:   The pet store

George is at the pet store, looking at what kind of pet he might want to get for his birthday. George asked if he could have a horse, but his parents said no because horses are too big.
First, he sees dogs and cats. Baby dogs are called puppies. Baby cats are called kittens. George likes them because they are easy to take care of and can play a lot, but they will get bigger. George wants a small pet.
Then George sees animals that have to live in a cage. He sees rabbits, guinea pigs, and mice. Mice are what you call more than one mouse. He likes these animals because they are small. Birds live in cages too. George sees a parrot and a canary. He likes them all, but he doesn’t want to clean the cage.
George sees the animals in tanks. The tanks full of water have fish and turtles in them. He thinks about a goldfish but decides he likes the turtles more. There are also tanks with rocks and sand that have snakes, spiders, and scorpions, but George is afraid of them. George likes the turtles best, but they won’t fit in the little fishbowls. Turtles need bigger tanks, so they can swim sometimes and hide sometimes.
George decides he wants to get a turtle for his birthday. He buys a book on how to take care of a turtle and a list of what types of turtles the store has.

1- What kind of pet did George want, but his parents said no because they were too big?

(   ) a horse   (   ) a kitten  (     )  a puppy     (    )   a rabbit

2- What kind of pet does NOT live in a cage?

(     )  guinea pigs     (    )  mice/mouse   (      )   rabbits   (      )    goldfish

3- Which kind of pet did NOT scare George?

(   ) the scorpions   (    )   the spiders   (   )   the snakes    (    )   the canaries  

4- What kind of pet did George decide he wanted to get for his birthday?

(   ) parrot    (   )  mouse   (    )  goldfish     (       )   turtle

1ºF - Inglês - The pet store - Prof Angela



Faça a tradução do texto, responda as questões e envie para o email professoraortega@yahoo.com

data entrega: 13/07 não esqueça de colocar nome, numero e serie em seu email

                   Tema:   The pet store

George is at the pet store, looking at what kind of pet he might want to get for his birthday. George asked if he could have a horse, but his parents said no because horses are too big.
First, he sees dogs and cats. Baby dogs are called puppies. Baby cats are called kittens. George likes them because they are easy to take care of and can play a lot, but they will get bigger. George wants a small pet.
Then George sees animals that have to live in a cage. He sees rabbits, guinea pigs, and mice. Mice are what you call more than one mouse. He likes these animals because they are small. Birds live in cages too. George sees a parrot and a canary. He likes them all, but he doesn’t want to clean the cage.
George sees the animals in tanks. The tanks full of water have fish and turtles in them. He thinks about a goldfish but decides he likes the turtles more. There are also tanks with rocks and sand that have snakes, spiders, and scorpions, but George is afraid of them. George likes the turtles best, but they won’t fit in the little fishbowls. Turtles need bigger tanks, so they can swim sometimes and hide sometimes.
George decides he wants to get a turtle for his birthday. He buys a book on how to take care of a turtle and a list of what types of turtles the store has.

1- What kind of pet did George want, but his parents said no because they were too big?

(   ) a horse   (   ) a kitten  (     )  a puppy     (    )   a rabbit

2- What kind of pet does NOT live in a cage?

(     )  guinea pigs     (    )  mice/mouse   (      )   rabbits   (      )    goldfish

3- Which kind of pet did NOT scare George?

(   ) the scorpions   (    )   the spiders   (   )   the snakes    (    )   the canaries    

4- What kind of pet did George decide he wanted to get for his birthday?

(   ) parrot    (   )  mouse   (    )  goldfish     (       )   turtle
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa               Série: 8°B - 8°C




PARA A AULA DE HOJE, PROPONHO FAZER A LEITURA  E A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO. 

e-mail: espinoli2020@bol.com.br 




              Filhos invertem papéis e patrulham pais


        Basta o empresário Ivan Frug, de 40 anos, pegar o maço de cigarros para que seus filhos Pedro, de 15 anos, Gabriel, de 13, e Manuela, de 5, comecem uma encenação. Se estavam rindo, passam a fazer caretas e fingem que se sentem mal e com tosse. “Antes de acender o cigarro, preciso me esconder na varanda para evitar reclamações”, conta ele. “É o único lugar onde ele pode fumar”, avisa Gabriel.

        A patrulha dos Frug se repete em outras famílias. Há filhos que policiam as saídas noturnas, os namorados e o modo de se vestir dos pais. Nem mesmo a quantidade de café que consomem por dia escapa. Preocupação com a saúde, ciúme e a necessidade de controlar os gostos dos pais são os motivos da vigilância, que não é relaxada nem no Dia da Criança. Pelo contrário. É uma época de reforçar as cobranças.

        Os irmãos Frug detestam cigarro. Incansáveis nas tentativas de convencer o pai a deixar o vício, os meninos decidiram delimitar a área de fumantes da casa. “No nosso quarto ele não entra com cigarro e só fuma nos outros lugares se não estivermos perto”, diz Gabriel.

        Com a professora Valéria Moura da Costa, o controle é outro. Seu filho Felipe, de 11 anos, fica uma fera por causa da quantidade de café que ela toma. Valéria teve de reduzir o consumo. “Eu tomava seis cafezinhos por dia e diminui para dois”.

        Felipe tem um motivo que considera concreto para vigiar a mãe. “O café estraga o estômago e ela passa mal”, diz. Para evitar que Valéria tenha dores de estômago, Felipe já fez de tudo. “Até joguei o café na pia”, conta. “Ela ficou muito brava”.

        Brega – A roupa que a mãe ou o pai vão vestir também é um forte motivo para que alguns filhos sintam-se no direito de criticar. Saia curta demais, peças bregas, enfeitadas ou decotadas são os argumentos mais usados para fazer a mãe voltar ao guarda-roupas em busca de outra produção.

Quase todos os dias, antes de sair para o trabalho, a professora Vera Busch Rigo Neves Bezerra enfrenta as críticas da filha Carolina, de 16 anos. “Mãe, você não tem uma roupinha mais básica?”, pergunta Vera, imitando a filha. “Para ela, tenho de usar jeans, camiseta e tênis”.
        Vera não é uma pessoa extravagante, mas Carolina detesta os acessórios que a mãe insiste em usar. “Ela usa brincos maiores do que ela mesma”, implica Carolina. “Fica muito brega”. Para Vera, não é fácil agradar aos filhos. “O que eles acham bonito não combina com o meu modo de ser”.
        Camila Militello, de 12 anos, está segura do bom gosto da mãe, Telma Anauate, mas fica atenta a suas minissaias. Se Telma abusa do comprimento, a filha é categórica. “Ela diz que fica ridículo e que eu não deveria sair de casa daquele jeito”, conta a mãe. “Acho que fico com ciúme porque ela chama atenção”, justifica Camila.
        A administradora de empresas Rosaura de Oliveira enfrenta patrulha um pouco mais complicada. A filha Fernanda, de 7 anos, é capaz das maiores cenas para deixar claro que não está disposta a ver a mãe namorando. “Quando recebo a visita de um namorado, ela não o cumprimenta e ainda faz cara feia”. Sair à noite para ir ao cinema ou jantar com amigos também aborrece a menina. “Se pudesse, ela me trancaria na gaveta”.
        Para Fernanda, a mãe só deveria se interessar por programas que a incluam e a palavra namorado deveria ser cortada do vocabulário. “Não gosto que ela namore, pois fico com ciúmes”. Rosaura acredita que Fernanda esteja passando por uma fase comum da infância e tenta lidar com o problema com paciência e carinho. “Acho comum os filhos sentirem necessidade de exclusividade nessa fase”, diz. “Procuro explicar e não deixo de fazer o que tenho vontade”.
O Estado de São Paulo, 8 out. 1995.
                              Fonte: Português – Linguagem & Participação, 5ª Série – MESQUITA, Roberto Melo/Martos, Cloder Rivas – Ed. Saraiva, 1999, p. 215-7.




                                                  EXERCÍCIOS 

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:
·        Encenação:

·        Policiar:

·        Relaxado:

·        Incansável:
·        Delimitar:.

·        Concreto:

·        Brega:

·        Exclusividade:   
                                                                                                   
  
02 – Qual é o tema da reportagem?

03 – O que existe de curioso no comportamento dos filhos no texto?

04 – Na sua opinião, os filhos estão certos ao chamar a atenção dos pais? Faça um comentário a respeito.

05 – Quais as atitudes que você condenaria nos pais presentes no artigo? Por quê?

06 – O que você acha do comportamento dessas crianças?

07 – Crie outro título para esse texto.

Próxima postagem - 7 de julho de 2020
     
     
   



Matemática - Professora Juliana


Tenho recebido pouco envio das atividades por e-mail e também poucas participações nas conferências para tirar dúvidas.

Estamos mudando o sistema de envio por mensagem, a partir dessa semana utilizarei o Classroom para receber atividades.


Dúvidas sobre como acessar o Classroom, assistam os vídeos:




9ºA e 9ºB - PORTUGUÊS - 6 A 10 DE JULHO - PROFª ELIZABETH


ENVIAR RESPOSTAS PARA EMAIL
elizabethaugusto@prof.educacao.sp.gov.br
QUESTÃO 1
As orações coordenadas aditivas expressam a ideia de soma. A alternativa abaixo que não apresenta essa ideia é
a) Ora gosta de pizza, ora gosta de hambúrguer.
b) Gosta de museu, bem como de teatro.
c) Jéssica conheceu Portugal e Espanha.
d) Não faz nem deixa ninguém fazer.
e) Gosta de ficar em casa, como também gosta de sair.

QUESTÃO 2

 Em uma conversa ou leitura de um texto, corre-se o risco de atribuir um significado inadequado a um termo ou expressão, e isso pode levar a certos resultados inesperados, como se vê nos quadrinhos abaixo. 

(SOUZA, Maurício de. Chico Bento. Rio de Janeiro: Ed. Globo, no 335, Nov./99) 

Nessa historinha, o efeito humorístico origina-se de uma situação criada pela fala da Rosinha no primeiro quadrinho, que é:

a) Faz uma pose bonita! 
b) Quer tirar um retrato? 
c) Sua barriga está aparecendo! 
d) Olha o passarinho! 
e) Cuidado com o flash!  


Parte superior do formulário


Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário

QUESTÃO 3

 O problema enfrentado pelo migrante e o sentido da expressão "sustança" expressos nos quadrinhos acima, podem ser, respectivamente, relacionados a

a) rejeição / alimentos básicos.  
b) discriminação / força de trabalho. 
c) falta de compreensão / matérias-primas.  
d) preconceito / vestuário.  
e) legitimidade / sobrevivência. 
Parte superior do formulário


Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário

QUESTÃO 4


 A conversa entre Mafalda e seus amigos

a) revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam convergir. XXX
b) desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas. 
c) expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes. 
d) ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de idéias. 
e) mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências.


QUESTÃO 5


 

A charge em análise tem como objetivo principal:

a)Fazer uma crítica social a partir de uma cena humorística
b)Promover uma reflexão sobre o uso exagerado de tecnologias pelas crianças
c)Retratar a dura realidade dos pedintes nas grandes metrópoles brasileiras
d)Provocar uma reflexão sobre a péssima distribuição de renda no Brasil
e)Fazer uma crítica sobre a alta taxa de natalidade nas camadas mais carentes da população