terça-feira, 8 de setembro de 2020

2ºA (Clayton - Português) Correção


Atividades - Correção

1.Pesquise: 2 poemas ou  2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor.  Após ,  faça a  classificação das estrofes quanto ao número de versos em cada texto.

 1.Resposta pessoal

2.Produza  um poema com tema livre, a escolha quanto ao número de versos em cada estrofe e o tipo de rima fica a seu critério, porém ao socializar com a turma você deverá explanar suas escolhas.

 Resposta pessoal

Leia o poema a seguir:

 

Sobre as ambições

 

Só

de pó

Deus o fez

Mas ele, em vez

De se transformar

Quis ser sol, quis ser mar,

e ser céu... __ ser tudo, enfim!

Mas nada pôde!E foi assim

Que se pôs a chorar de furor...

Mas___ah!___foi sobre a sua própria dor

Que as lágrimas tristes rolaram. E o pó

molhado, ficou sendo lodo___e lodo só!

Guilherme de Almeida.

Meus versos mais queridos,pág.64.

Rio de Janeiro:Ediouro,1984.

 

3.Qual é o tema proposto no poema?

 3.O poema traz a temática sobre as ambições humanas.

4.Reflita qual o significado da palavra só no poema? Essa palavra pode representar fases da nossa vida? Quais?

 4.A palavra só pode representar a simplicidade. Devemos nos refletir que é

importante sempre buscar melhorias na vida, porém não podemos esquecer que

nascemos do pó e para o pó voltaremos. Não devemos ser ambiciosos a ponto de

prejudicar alguém. No poema ele pode representar o nascimento e a morte,

momentos/fases em que nos encontramos sozinhos.

5. Observe a disposição e a quantidade de palavras em cada verso do poema, após faça um paralelo com o título. Em seguida, responda o  que  aumento do número de palavras  sugere em relação a ambição humana?

 5.Esse número crescente sugere que a ambição do homem está sempre crescendo,

ou seja, o homem sempre quer mais.

6.Agora é a sua vez de criar releituras de poemas. Para tanto complete as lacunas dos textos com palavras que deem sentido e que rimam.  Após faça a classificação das rimas criadas. Atenção, após terminar a atividade você pode pesquisar o poema original.

6. Resposta pessoal

a.Troco um passarinho na gaiola

Por um gavião_____________

Troco um passarinho na gaiola

Por uma gaivota ___________

Classificados poéticos- Roseana Murray

 

b.Pão mole logo se engole

O pão torrado é __________

O pão duro eu não aturo

O pão de forma é _________

Pão,pão...queijo,queijo – Ciça

 

c.O mundo é grande e_________

Nesta janela sobre o mar

O mar é grande e __________

Na cama e no colchão ____________

O mundo é grande – Carlos Drummond de Andrade

 

d.Onde está o rato

Que se escondeu no___________?

Onde estará o meu ____________

Que escondi perto ______________?

Tolas perguntas – Elias José

 

e.Um passarinho me ________

Que a ostra é muito__________

Que a cobra é muito__________,

Que a arara é _______________

E que o leão marinho e a_________

Xô, xô, passarinho, chega de____________!

Nenhum comentário:

Postar um comentário