quinta-feira, 17 de setembro de 2020

 

ENEM





    Equipe Gestora
2020


 


Prezados pais, responsáveis e alunos!


Amanhã dia 18/09/20 das 10:30 às 13:30 h, abriremos à escola para entrega da apostila do 3º Bimestre e recebimento das apostilas (respondidas) do 1º e 2º Bimestres.  Nesse mesmo horário estaremos com o plantão de dúvidas para os alunos que estão sem notas e com faltas nos 1º e 2º Bimestres.  Esse é o momento para sanar as suas dúvidas.


PROTOCOLOS DE SEGURANÇA.

Obrigatório o uso de máscara!!!!

Respeite o distanciamento!!!!!

Traga a sua caneta!!!!



Equipe Gestora

2020




PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  18/09/2020

 



Equipe Gestora
2020

 



A E.E. Maria Montessori, juntamente com os seus professores, parabeniza os alunos Bruno Moraes  2ºB e Thalita Ruth 1ºE.

Aprovados no CUCO/USP 2020.







Equipe Gestora

2020



Prof. Sandro R. Espinoli                      

Matéria: Língua Portuguesa                                    Série: 8° B e 8°C

e-mail: espinoli2020@bol.com.br


Alunos e alunas,

Para a aula de hoje leiam o texto a seguir e respondam às questões.

As respostas devem ser enviadas para o meu e-mail. 

VALE NOTA PARA O 3° BIMESTRE.


                                                       Coalas

   Eles parecem ursos de pelúcia com o pelo grosso e macio, o focinho curto e escuro, a cabeça arredondada e as orelhas grandes e peludas. Típicos da Austrália, na verdade, os coalas não são ursos, mas sim mamíferos marsupiais. Diferentes dos outros mamíferos, são marsupiais porque terminam de se desenvolver fora do útero da mãe, no marsúpio, uma espécie de bolsa que a mãe possui na barriga, para onde migram ainda embriões. 

   A pelagem grossa do coala o protege das variações de temperatura, servindo, também, como uma capa de chuva. Bem adaptado à vida nas árvores, o coala tem um excelente equilíbrio, embora ele não tenha cauda, como outros marsupiais. Possui também patas curtas e fortes com solas ásperas.


   Os coalas podem medir em torno de setenta centímetros, chegando a pesar doze quilos na região sul da Austrália. Se não estiverem num ambiente perturbado pela ocupação humana ou desastres naturais (como incêndios), os coalas podem viver até mais de quinze anos. Entretanto, um coala macho vive em média dez anos, porque eles se arriscam indo buscar comida e andando no chão, expondo-se mais a predadores. 

   Não por acaso os coalas têm fama de “paradões”. Com uma dieta composta de folhas de algumas espécies de eucaliptos, que não são ricos em nutrientes, os coalas têm um metabolismo baixo e tendem a ficar parados, para não gastar muita energia e reter alimentos no seu sistema digestivo por longos períodos. Um coala chega a passar 20 horas, dormindo ou descansando!

   Devido a sua alimentação, o coala tem um excelente faro para identificar alguns tipos de folhas e diferenciar quais são venenosas ou não. Também são criaturas mais notívagas, porque, nas horas mais frias da noite, eles gastam menos energia para andar e procurar comida. 

[…] 

   Embora tenham hábitos solitários, os coalas vivem em sociedade como os humanos e precisam estar em contato com outros coalas, daí a necessidade de grandes áreas florestais, onde esses animais possam viver. Esse é também um dos grandes problemas relacionados aos incêndios e aos desmatamentos, já que os coalas são territoriais e marcam as árvores como se fossem suas casas. 

Daniele Souza. Disponível em: . (Fragmento). 


                                                                Questões 

Questão 1 – Na passagem “Eles parecem ursos de pelúcia com o pelo grosso e macio, o focinho curto e escuro, a cabeça arredondada e as orelhas grandes e peludas.”, a autora descreve: 

Questão 2 – No segmento “[…] no marsúpio, uma espécie de bolsa que a mãe possui na barriga, para onde migram ainda embriões.”, o trecho destacado: 

( ) explica “marsúpio”.

 ( ) caracteriza “marsúpio”. 

( ) complementa “marsúpio”.


Questão 3 – Em “Se não estiverem num ambiente perturbado pela ocupação humana ou desastres naturais (como incêndios), os coalas podem viver até mais […]”, o termo “Se” introduz: 

( ) uma hipótese. 

( ) uma condição. 

( ) uma adversidade. 

Questão 4 – Segundo o texto, “os coalas têm um metabolismo baixo”. Por quê?

( ) Porque eles chegam a passar boa parte do dia, dormindo ou descansando. 

( ) Porque eles guardam os alimentos no sistema digestivo por duradouros períodos. 

( ) Porque eles se alimentam de folhas de espécies de eucaliptos, pobres em nutrientes.


Questão 5 – Na parte “[…] o coala tem um excelente faro para identificar alguns tipos de folhas e diferenciar quais são venenosas ou não.”, o vocábulo “para” indica: 

( ) as causas do excelente faro do coala. 

( ) as finalidades do excelente faro do coala.

 ( ) as consequências do excelente faro do coala. 

Questão 6 – Na oração “[…] os coalas vivem em sociedade como os humanos […]”, a palavra “como” foi empregada para: 

( ) assinalar um exemplo. 

( ) informar uma conformidade. 

( ) estabelecer uma comparação.

Questão 7 – De acordo com a autora do texto, os desmatamentos e as queimadas ameaçam a vida dos coalas. Explique:



Enviar as respostas para o meu e-mail espinoli2020@bol.com.br


VALE NOTA PARA O 3° BIMESTRE!!!!!






Prof. Aline Rossi- Códigos das salas de Biologia no classroom

 Olá alunos,

Não esqueçam que as atividades de Biologia estão postadas somente no classroom. Segue abaixo os códigos de cada sala para os alunos que ainda não conseguiram entrar. Façam isso o mais rápido possível, para que vocês possam fazer as atividades atrasadas.

Dúvidas e dificuldades para acessar o classroom: enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br

1° ano A: w2lpmva

1° ano B: 5gbnxl7

1° ano C: iaabmj6

1° ano D: cpph6fp

1° ano E: vaqrjfh

1° ano F: d4nrvbv

2° ano A: p7knhoo

2° ano B: iy43mzn

2° ano C: b57wl3p

2° ano D: 5scym4b

Prof. Aline Rossi/ Ciências- 7° anos A e B

 

Atividade sobre a aula transmitida dia 11/09 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP


Conteúdo: A importância das vacinas.

Habilidades: Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como esta atua no organismo e o seu papel histórico para a manutenção da saúde individual e coletiva e a erradicação de doenças.

Objetivos: Entender a finalidade da vacina e sua importância para a prevenção de doenças; Selecionar informações relativas a esse contexto.

Atividade

Se possível, assista o vídeo abaixo e depois responda o questionário seguinte: 

https://portal.fiocruz.br/video/importancia-das-vacinas-akira-homma


1-      Você conhece uma ou mais doenças que requerem vacinação? Quais são elas?

2-      O que é vacina? Como ela atua no organismo?

3-      Qual a função da vacina para prevenção e manutenção da saúde?

4-      A vacina atua na proteção a uma doença ou na sua cura? Por quê?

5-      O que é imunização?


Para realizar a atividade acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 3), o livro de Ciências ou a internet.


Entrega e dúvidas: até o dia 24/09 no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom institucional.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL


Códigos das salas de Ciências no classroom:

7° ano A: ngcymyb

7° ano B: garee72


Prof. Aline Rossi/ Ciências- 6° anos A, B e C- Repostando

 Olá 6° anos A, B e C,

Estou repostando a atividade da semana passada para os alunos que ainda não fizeram e aguardando a entrega até o dia 01/10  no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou no classroom.



Conteúdo: O sistema nervoso e algumas possíveis alterações.

Habilidades: Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.

Objetivos: Desenvolver a conscientização em relação aos riscos de utilizar substâncias psicoativas, entender o que são drogas lícitas e ilícitas e compreender a correlação entre o uso destas e os efeitos nocivos à saúde e à vida social.

Atividade

1-      Ao beber café, uma pessoa fica mais sonolenta ou mais desperta? Que substância presente no café provoca esta alteração?

2-      Como essas alterações causadas pela cafeína ocorrem? Em qual parte do corpo?

3-      Assim como a cafeína, que outras substâncias podem causar alterações no nosso sistema nervoso?

4-      O que são substâncias lícitas e ilícitas?

5-      O que são drogas? Liste três exemplos e pesquise as ações que essas drogas causam no nosso cérebro.

6-      Após assistir a aula, você mudou sua opinião sobre as drogas? Comente utilizando os conhecimentos adquiridos.

Para realizar a atividade acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 3), o livro de Ciências ou a internet.


Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL


Códigos das salas de Ciências no classroom:
6° ano A:dmz4eje
6° ano B:3xpfpq3
6° ano C:q7455qs


6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português)

TECNOLOGIA- 2C- PROFª ALICE

Nessa atividade vocês devem dar continuidade ao projeto do Instagram

Criem 3 posts: - O primeiro apresentando uma campanha ou iniciativa para divulgar e melhorar a situação sobre o tema escolhido - O segundo desmascarando alguma fake news sobre o tema trabalhado. Apontem um fato que costuma ser apontado sobre o tema escolhido e não é verdade. Caso não encontrem nada nesse sentido, divulguem um dado de site confiável - Um post livre de escolha do grupo!

Enviem o link do instagram no meu e-mail O.b.s: Caso o grupo esteja gostando do projeto e queira acrescentar mais posts, stories, enfim, são livres para isso! Dúvidas e entrega no e-mail: alicecavalcanti@prof.educacao.sp.gov.br até dia 27/09

07 HABILIDADES DO PROFISSIONAL DE TECNOLOGIA (CURIOSIDADES -PROF. TALI)

TEXTO MUITO BACANA 

 4 minutos de leitura...                                                      (OPCIONAL COPIAR)

No mundo da tecnologia, onde a inovação é a grande valorizada, os grandes líderes que vêm à mente quase imediatamente incluem pessoas como Steve Jobs e Bill Gates. As admiráveis habilidades de liderança desses indivíduos, combinadas com sua abordagem visionária para solucionar problemas de negócios, os diferenciam em uma indústria altamente competitiva. Suas realizações tiveram um enorme impacto sobre as pessoas em todas as esferas da vida.

Independentemente de você estar em uma posição de gerência ou buscando avançar com sua empresa neste campo dinâmico e em rápido crescimento, ajuda saber quais habilidades você precisa desenvolver ou buscar para o seu profissional de tecnologia.

Com um grande esforço para modernizar os processos de negócios implementando os mais recentes avanços de TI, o talento tecnológico está em alta demanda. Os gerentes que estão sob pressão para encontrar o profissional perfeito precisam ficar atentos.

Para realmente se destacar, algumas habilidades e características refletem como o candidato aborda a indústria e traça seu caminho através dela. Aqui estão as principais delas.

1. Tem paixão por tecnologia e resolução de problemas

Um profissional de tecnologia precisa ser apaixonado por seu trabalho para dar conta. Tanto no passado quanto no presente, ele precisa estar babando com o que há de mais moderno em tudo, enquanto sente uma pontada de nostalgia ao ver uma unidade de disco zip, por exemplo. Para um técnico, um mau funcionamento não é uma dor de cabeça, é uma chance de aprender algo novo.

2. Conhece dados e sabe como gerenciá-los

Enquanto para as pessoas comuns o tamanho dos arquivos que manipulam e a velocidade com que navegam na Internet pode ser um mistério, para os técnicos é tão básico quanto conhecer o seu próprio bairro.

3. É versátil

Um profissional de TI bem-sucedido certamente tem um nicho. Entretanto, todos os profissionais de tecnologia precisam entender de suporte técnico. Eles podem se especializar em segurança na nuvem, gerenciamento de big data ou design de site, mas em um piscar de olhos podem resolver qualquer problema de tecnologia.

4. Vê como a tecnologia e os negócios se cruzam

O conceito de um técnico inconsciente do valor do que ele ou ela faz em uma empresa é antigo. Entretanto, o profissional de TI de hoje se sente mais confortável na sala de reuniões do que na sala de servidores, participando ativamente dos processos de negócios e compreendendo seu grande impacto no meio disso.

5. Pode descrever conceitos de tecnologia em termos gerais

Não há dúvida de que os profissionais de TI falam em seu próprio idioma, mas os bem-sucedidos podem desacelerar e explicar um problema e sua solução em termos que qualquer pessoa possa entender, e até se entusiasmar com isso.

6. Nunca deixa de aprender, certificar e transmitir conhecimento

Profissionais de TI bem-sucedidos estabelecem uma base sólida para seu conhecimento de tecnologia, com certificações importantes. Em seguida, passam a vida desenvolvendo esse conhecimento, aprendendo ainda mais e compartilhando com outras pessoas.

7. Salienta a segurança e a boa administração

Os profissionais de TI não querem apenas resolver proteger um sistema, eles querem entendê-lo completamente. É por isso que eles enfatizam a disciplina. Um profissional de TI de qualidade sabe que a primeira linha de defesa para manter sua empresa segura e eficiente é protegê-la contra erros humanos.

Você se identifica com um profissional de TI?

Referência:https://bossabox.com/blog/7-habilidades-que-seu-profissional-de-tecnologia-deve-possuir/

2ºA (Clayton - Português)

 

Realismo em Portugal

Movimento foi iniciado com a Questão Coimbrã

 

O Realismo em Portugal foi um movimento artístico e cultural desenvolvido nos anos de 1960. A corrente criticava o Romantismo e a estrutura social que estava em vigor desde então. A tendência artística portuguesa desejava a renovação dos valores e tentava contribuir para que o país alcançasse os ideais do mundo moderno

 

O Realismo em Portugal teve início a partir da Questão Coimbrã – confronto das ideias do Realismo e Romantismo. Os principais representantes do movimento foram Antero de Quental e Eça de Queiroz. 

 

Entenda agora o contexto histórico que possibilitou o nascimento do Realismo em Portugal, o que foi a Questão Coimbrã e as características da corrente neste país. 

 

Contexto Histórico

 

O Realismo foi uma corrente artística iniciada na França do século XIX. Surgiu como um contraponto ao Romantismo e a centralização do indivíduo. Tinha uma visão mais materialista, objetiva e centrada na crítica social. As artes do movimento tentavam se livrar do academicismo e desejavam se inspirar no cotidiano das pessoas. 

 

A Independência do Brasil deixou consequências econômicas em Portugal e os portugueses entraram em decadência financeira. Para minimizar os impactos econômicos, Portugal começa a investir na industrialização. Assim como no restante da Europa, esse processo de desenvolvimento contribui para aflorar as ideais socialistas, o questionamento sobre a ordem econômica e a crítica a estrutura burguesa capitalista. O desenvolvimento e urbanização de Portugal surgem, então, atrasados. 

 

Nesse contexto nasce o Realismo em Portugal. Os participantes do movimento se reuniam em locais públicos para atacar o atraso na estrutura portuguesa, promover o diálogo entre as ideias filosóficas da época e a realidade portuguesa, além de tentar encaminhar o país para a modernidade

Questão Coimbrã

 

O Realismo em Portugal surgiu nos anos de 1860, durante um embate intelectual denominado de Questão Coimbrã. Na época, os jovens estudantes da cidade de Coimbra se inspiravam nos ideais do antirromantismo vindas da Europa e se reuniam para debater as questões sociais do momento. 

 

Em 1865, dois dos escritores envolvidos na Questão Coimbrã publicaram obras que despertaram a crítica dos defensores dos ideais românticos. As obras de Antero de Quental (Odes Modernas) e Teófilo Braga (Tempestades Sonoras) romperam com as ideias acadêmicas da época e desenvolveram um tom mais revolucionário para a literatura portuguesa.     

 

Antônio Feliciano de Castilho, representante do Romantismo em Portugal, escreveu o prefácio do livro “Poema da Mocidade”, de Pinheiro Chagas, e nele teceu duras críticas aos jovens escritores. Castilho argumentou que os jovens dos anos 70 estavam destruindo a beleza da literatura com a falta de bom senso e bom gosto. 

 

Em resposta, Antero de Quantal publicou uma carta aberta direcionada a Castilho e a nomeiou de “Bom Senso e Bom Gosto”. Parte da carta dizia:

 

Como não pretendo logar algum, mesmo infimo, na brilhante phalange das reputações contemporaneas, é por isso que, estando de fóra, posso como ninguém avaliar a figura, a destreza e o garbo ainda dos mais luzidos chefes do glorioso esquadrão. Posso também fallar livremente. E não é esta uma pequena superioridade neste tempo de conveniencias, de precauções, de reticencias—ou, digamos a cousa pelo seu nome, de hypocrisia e falsidade. Livre das vaidades, das ambições, das misérias d'uma posição, que não retendo, posso fallar nas miserias, nas ambições, nas vaidades d'esse mundo tão extranho para mim, atravessando por meio d'ellas e sahindo puro, limpo e innocente.

 

Esse embate, que originou o Realismo em Portugal, foi até 1871. Neste mesmo ano, foram promovidas as Conferências de Casino. O evento aconteceu em uma sala alugada de Lisboa e propunha revolucionar a sociedade portuguesa e fazer Portugal chegar ao nível de pensamento dos outros países da Europa. Neste momento, surge a figura de Eça de Queiroz

 

Características do Realismo em Portugal

 

Muitas das características do Realismo dos outros países também aparecem no movimento que surgiu em Portugal. Uma das particularidades, por exemplo, foi a proposta de realizar uma investigação objetiva da realidade para entender a relações sociais nos países. 

 

Os poetas e artistas passaram a chamar a atenção para as contradições sociais e para as pessoas que usavam as máscaras da hipocrisia para ditar regras sociais. A arte nesse contexto tornou-se engajada com os problemas de Portugal e teve a função de realizar denunciadoras sociais. 

 

Outras características do realismo em Portugal são:

 

• Ênfase nas ideias socialistas e de revolução;

• Objetivismo e cientificismo;

• Preocupação com a realidade imediata de Portugal;

• Foco na vida cotidiana e destaque para as pessoas comuns;

• Ataque aos falsos valores;

• Rejeição ao clérigo e a monarquia;

• Negação da idealização;

• Opiniões objetivas.

 

Principais autores

 

O Realismo foi considerado pelos estudiosos como um dos períodos mais férteis da literatura portuguesa. Ele contribuiu para o crescimento de vários autores e obras da época. Conheça agora os dois maiores representantes do movimento em Portugal. 

Antero de Quental 

 

Antero de Quental (1842 - 1891) foi um dos autores envolvidos na Questão Coimbrã e que enviou a carta de resposta Antônio de Castilho. Antero era escritor, poeta dedicado à poesia, filosofia e política. Foi um dos fundadores da Sociedade do Raio, grupo que reunia autores interessados em renovar a literatura e o país a partir da crítica social. Seus primeiros sonetos foram publicados em 1861, mas foi o livro “Odes Modernas” o responsável por abalar as estruturas do romantismo português e gerar críticas de outros escritores. 

 

Entre as obras do período realista estão:

 

• Odes Modernas (1865);

• Bom Senso e Bom Gosto (cartas de 1865); 

• A Dignidade das Letras e as Literaturas Oficiais (1865); 

• Defesa da Carta Encíclica de Sua Santidade Pio IX (1865);

• Causas da decadência dos povos peninsulares (1871).

 

Eça de Queirós 

 

José Maria de Eça de Queiroz (1845 - 1900) foi um diplomata e escritor representante do realismo em Portugal. Apesar de não ter participado da Questão Coimbrã, foi um grande defensor do realismo e atacou duramente a literatura romântica portuguesa. Eça pretendia fazer uma literatura crítica e que permitisse a tomada de consciência da sociedade.

 

Algumas das suas principais obras foram:

 

• O Mistério da Estrada de Sintra (1870) 

• O Crime do Padre Amaro (1875) 

• A Tragédia da Rua das Flores (1877-78)

• O Primo Basílio (1878) 

• O Mandarim (1880) 

• A Relíquia (1887) 

• Os Maias (1888)