ENEM
Prezados pais, responsáveis e alunos!
Amanhã dia 18/09/20 das 10:30 às 13:30 h, abriremos à escola para entrega da apostila do 3º Bimestre e recebimento das apostilas (respondidas) do 1º e 2º Bimestres. Nesse mesmo horário estaremos com o plantão de dúvidas para os alunos que estão sem notas e com faltas nos 1º e 2º Bimestres. Esse é o momento para sanar as suas dúvidas.
PROTOCOLOS DE SEGURANÇA.
Obrigatório o uso de máscara!!!!
Respeite o distanciamento!!!!!
Traga a sua caneta!!!!
Equipe Gestora
2020
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa Série: 8° B e 8°C
e-mail: espinoli2020@bol.com.br
Alunos e alunas,
Para a aula de hoje leiam o texto a seguir e respondam às questões.
As respostas devem ser enviadas para o meu e-mail.
VALE NOTA PARA O 3° BIMESTRE.
Coalas
Eles parecem ursos de pelúcia com o pelo grosso e macio, o focinho curto e escuro, a cabeça arredondada e as orelhas grandes e peludas. Típicos da Austrália, na verdade, os coalas não são ursos, mas sim mamíferos marsupiais. Diferentes dos outros mamíferos, são marsupiais porque terminam de se desenvolver fora do útero da mãe, no marsúpio, uma espécie de bolsa que a mãe possui na barriga, para onde migram ainda embriões.
A pelagem grossa do coala o protege das variações de temperatura, servindo, também, como uma capa de chuva. Bem adaptado à vida nas árvores, o coala tem um excelente equilíbrio, embora ele não tenha cauda, como outros marsupiais. Possui também patas curtas e fortes com solas ásperas.
Os coalas podem medir em torno de setenta centímetros, chegando a pesar doze quilos na região sul da Austrália. Se não estiverem num ambiente perturbado pela ocupação humana ou desastres naturais (como incêndios), os coalas podem viver até mais de quinze anos. Entretanto, um coala macho vive em média dez anos, porque eles se arriscam indo buscar comida e andando no chão, expondo-se mais a predadores.
Não por acaso os coalas têm fama de “paradões”. Com uma dieta composta de folhas de algumas espécies de eucaliptos, que não são ricos em nutrientes, os coalas têm um metabolismo baixo e tendem a ficar parados, para não gastar muita energia e reter alimentos no seu sistema digestivo por longos períodos. Um coala chega a passar 20 horas, dormindo ou descansando!
Devido a sua alimentação, o coala tem um excelente faro para identificar alguns tipos de folhas e diferenciar quais são venenosas ou não. Também são criaturas mais notívagas, porque, nas horas mais frias da noite, eles gastam menos energia para andar e procurar comida.
[…]
Embora tenham hábitos solitários, os coalas vivem em sociedade como os humanos e precisam estar em contato com outros coalas, daí a necessidade de grandes áreas florestais, onde esses animais possam viver. Esse é também um dos grandes problemas relacionados aos incêndios e aos desmatamentos, já que os coalas são territoriais e marcam as árvores como se fossem suas casas.
Daniele Souza. Disponível em:
Questão 3 – Em “Se não estiverem num ambiente perturbado pela ocupação humana ou desastres naturais (como incêndios), os coalas podem viver até mais […]”, o termo “Se” introduz:
( ) uma hipótese.
( ) uma condição.
( ) uma adversidade.
Questão 4 – Segundo o texto, “os coalas têm um metabolismo baixo”. Por quê?
( ) Porque eles chegam a passar boa parte do dia, dormindo ou descansando.
( ) Porque eles guardam os alimentos no sistema digestivo por duradouros períodos.
( ) Porque eles se alimentam de folhas de espécies de eucaliptos, pobres em nutrientes.
Questão 5 – Na parte “[…] o coala tem um excelente faro para identificar alguns tipos de folhas e diferenciar quais são venenosas ou não.”, o vocábulo “para” indica:
( ) as causas do excelente faro do coala.
( ) as finalidades do excelente faro do coala.
( ) as consequências do excelente faro do coala.
Questão 6 – Na oração “[…] os coalas vivem em sociedade como os humanos […]”, a palavra “como” foi empregada para:
( ) assinalar um exemplo.
( ) informar uma conformidade.
( ) estabelecer uma comparação.
Questão 7 – De acordo com a autora do texto, os desmatamentos e as queimadas ameaçam a vida dos coalas. Explique:
Enviar as respostas para o meu e-mail espinoli2020@bol.com.br
VALE NOTA PARA O 3° BIMESTRE!!!!!
Olá alunos,
Não esqueçam que as atividades de Biologia estão postadas somente no classroom. Segue abaixo os códigos de cada sala para os alunos que ainda não conseguiram entrar. Façam isso o mais rápido possível, para que vocês possam fazer as atividades atrasadas.
Dúvidas e dificuldades para acessar o classroom: enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br
1° ano A: w2lpmva
1° ano B: 5gbnxl7
1° ano C: iaabmj6
1° ano D: cpph6fp
1° ano E: vaqrjfh
1° ano F: d4nrvbv
2° ano A: p7knhoo
2° ano B: iy43mzn
2° ano C: b57wl3p
2° ano D: 5scym4b
Atividade sobre a aula transmitida
dia 11/09 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP
Conteúdo: A importância das vacinas.
Habilidades: Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como esta atua no organismo e o seu papel histórico para a manutenção da saúde individual e coletiva e a erradicação de doenças.
Objetivos: Entender a finalidade da vacina e sua importância para a prevenção de doenças; Selecionar informações relativas a esse contexto.
Atividade
Se possível, assista o vídeo abaixo e depois responda o questionário seguinte:
https://portal.fiocruz.br/video/importancia-das-vacinas-akira-homma
1- Você conhece uma ou mais doenças que requerem vacinação? Quais são elas?
2- O que é vacina? Como ela atua no organismo?
3- Qual a função da vacina para prevenção e manutenção da saúde?
4- A vacina atua na proteção a uma doença ou na sua cura? Por quê?
5- O que é imunização?
Para realizar a atividade acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 3), o livro de Ciências ou a internet.
7° ano A: ngcymyb
7° ano B: garee72
Olá 6° anos A, B e C,
Estou repostando a atividade da semana passada para os alunos que ainda não fizeram e aguardando a entrega até o dia 01/10 no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou no classroom.
Conteúdo: O sistema nervoso e algumas possíveis alterações.
Habilidades: Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
Objetivos: Desenvolver a conscientização em relação aos riscos de utilizar substâncias psicoativas, entender o que são drogas lícitas e ilícitas e compreender a correlação entre o uso destas e os efeitos nocivos à saúde e à vida social.
Atividade
1- Ao beber café, uma pessoa fica mais sonolenta ou mais desperta? Que substância presente no café provoca esta alteração?
2- Como essas alterações causadas pela cafeína ocorrem? Em qual parte do corpo?
3- Assim como a cafeína, que outras substâncias podem causar alterações no nosso sistema nervoso?
4- O que são substâncias lícitas e ilícitas?
5- O que são drogas? Liste três exemplos e pesquise as ações que essas drogas causam no nosso cérebro.
6- Após assistir a aula, você mudou sua opinião sobre as drogas? Comente utilizando os conhecimentos adquiridos.
Para realizar a atividade acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 3), o livro de Ciências ou a internet.
Nessa atividade vocês devem dar continuidade ao projeto do Instagram
Criem 3 posts: - O primeiro apresentando uma campanha ou iniciativa para divulgar e melhorar a situação sobre o tema escolhido - O segundo desmascarando alguma fake news sobre o tema trabalhado. Apontem um fato que costuma ser apontado sobre o tema escolhido e não é verdade. Caso não encontrem nada nesse sentido, divulguem um dado de site confiável - Um post livre de escolha do grupo!TEXTO MUITO BACANA
4 minutos de leitura... (OPCIONAL COPIAR)
No mundo da tecnologia, onde a inovação é a grande valorizada, os grandes líderes que vêm à mente quase imediatamente incluem pessoas como Steve Jobs e Bill Gates. As admiráveis habilidades de liderança desses indivíduos, combinadas com sua abordagem visionária para solucionar problemas de negócios, os diferenciam em uma indústria altamente competitiva. Suas realizações tiveram um enorme impacto sobre as pessoas em todas as esferas da vida.
Independentemente de você estar em uma posição de gerência ou buscando avançar com sua empresa neste campo dinâmico e em rápido crescimento, ajuda saber quais habilidades você precisa desenvolver ou buscar para o seu profissional de tecnologia.
Com um grande esforço para modernizar os processos de negócios implementando os mais recentes avanços de TI, o talento tecnológico está em alta demanda. Os gerentes que estão sob pressão para encontrar o profissional perfeito precisam ficar atentos.
Para realmente se destacar, algumas habilidades e características refletem como o candidato aborda a indústria e traça seu caminho através dela. Aqui estão as principais delas.
Um profissional de tecnologia precisa ser apaixonado por seu trabalho para dar conta. Tanto no passado quanto no presente, ele precisa estar babando com o que há de mais moderno em tudo, enquanto sente uma pontada de nostalgia ao ver uma unidade de disco zip, por exemplo. Para um técnico, um mau funcionamento não é uma dor de cabeça, é uma chance de aprender algo novo.
Enquanto para as pessoas comuns o tamanho dos arquivos que manipulam e a velocidade com que navegam na Internet pode ser um mistério, para os técnicos é tão básico quanto conhecer o seu próprio bairro.
Um profissional de TI bem-sucedido certamente tem um nicho. Entretanto, todos os profissionais de tecnologia precisam entender de suporte técnico. Eles podem se especializar em segurança na nuvem, gerenciamento de big data ou design de site, mas em um piscar de olhos podem resolver qualquer problema de tecnologia.
O conceito de um técnico inconsciente do valor do que ele ou ela faz em uma empresa é antigo. Entretanto, o profissional de TI de hoje se sente mais confortável na sala de reuniões do que na sala de servidores, participando ativamente dos processos de negócios e compreendendo seu grande impacto no meio disso.
Não há dúvida de que os profissionais de TI falam em seu próprio idioma, mas os bem-sucedidos podem desacelerar e explicar um problema e sua solução em termos que qualquer pessoa possa entender, e até se entusiasmar com isso.
Profissionais de TI bem-sucedidos estabelecem uma base sólida para seu conhecimento de tecnologia, com certificações importantes. Em seguida, passam a vida desenvolvendo esse conhecimento, aprendendo ainda mais e compartilhando com outras pessoas.
Os profissionais de TI não querem apenas resolver proteger um sistema, eles querem entendê-lo completamente. É por isso que eles enfatizam a disciplina. Um profissional de TI de qualidade sabe que a primeira linha de defesa para manter sua empresa segura e eficiente é protegê-la contra erros humanos.
Você se identifica com um profissional de TI?
Referência:https://bossabox.com/blog/7-habilidades-que-seu-profissional-de-tecnologia-deve-possuir/
Realismo
em Portugal
O
Realismo em Portugal foi um movimento artístico e cultural desenvolvido
nos anos de 1960. A corrente criticava o Romantismo e a estrutura social que
estava em vigor desde então. A tendência artística portuguesa desejava a
renovação dos valores e tentava contribuir para que o país alcançasse os ideais
do mundo moderno.
O
Realismo em Portugal teve início a partir da Questão Coimbrã – confronto
das ideias do Realismo e Romantismo.
Os principais representantes do movimento foram Antero de Quental e Eça de
Queiroz.
Entenda
agora o contexto histórico que possibilitou o nascimento do Realismo em
Portugal, o que foi a Questão Coimbrã e as características da corrente neste
país.
O
Realismo
foi uma corrente artística iniciada na França do século XIX. Surgiu como um
contraponto ao Romantismo e a centralização do indivíduo. Tinha uma visão mais
materialista, objetiva e centrada na crítica social. As artes do
movimento tentavam se livrar do academicismo e desejavam se inspirar no
cotidiano das pessoas.
A
Independência
do Brasil deixou consequências econômicas em Portugal e os portugueses
entraram em decadência financeira. Para minimizar os impactos econômicos,
Portugal começa a investir na industrialização. Assim como no restante da Europa,
esse processo de desenvolvimento contribui para aflorar as ideais socialistas,
o questionamento sobre a ordem econômica e a crítica a estrutura burguesa
capitalista. O desenvolvimento e urbanização de Portugal surgem, então,
atrasados.
Nesse
contexto nasce o Realismo em Portugal. Os participantes do movimento se reuniam
em locais públicos para atacar o atraso na estrutura portuguesa,
promover o diálogo entre as ideias filosóficas da época e a realidade
portuguesa, além de tentar encaminhar o país para a modernidade.
O
Realismo em Portugal surgiu nos anos de 1860, durante um embate intelectual
denominado de Questão Coimbrã. Na época, os jovens estudantes da cidade
de Coimbra se inspiravam nos ideais do antirromantismo vindas da Europa
e se reuniam para debater as questões sociais do momento.
Em
1865, dois dos escritores envolvidos na Questão Coimbrã publicaram obras que
despertaram a crítica dos defensores dos ideais românticos. As obras de Antero
de Quental (Odes Modernas) e Teófilo Braga (Tempestades Sonoras)
romperam com as ideias acadêmicas da época e desenvolveram um tom mais
revolucionário para a literatura
portuguesa.
Antônio
Feliciano de Castilho,
representante do Romantismo
em Portugal, escreveu o prefácio do livro “Poema da Mocidade”, de Pinheiro
Chagas, e nele teceu duras críticas aos jovens escritores. Castilho argumentou
que os jovens dos anos 70 estavam destruindo a beleza da literatura com a falta
de bom senso e bom gosto.
Em
resposta, Antero de Quantal publicou uma carta aberta direcionada a Castilho e
a nomeiou de “Bom Senso e Bom Gosto”. Parte da carta dizia:
Como
não pretendo logar algum, mesmo infimo, na brilhante phalange das reputações
contemporaneas, é por isso que, estando de fóra, posso como ninguém avaliar a
figura, a destreza e o garbo ainda dos mais luzidos chefes do glorioso
esquadrão. Posso também fallar livremente. E não é esta uma pequena
superioridade neste tempo de conveniencias, de precauções, de reticencias—ou,
digamos a cousa pelo seu nome, de hypocrisia e falsidade. Livre das vaidades,
das ambições, das misérias d'uma posição, que não retendo, posso fallar nas
miserias, nas ambições, nas vaidades d'esse mundo tão extranho para mim,
atravessando por meio d'ellas e sahindo puro, limpo e innocente.
Esse
embate, que originou o Realismo em Portugal, foi até 1871. Neste mesmo ano,
foram promovidas as Conferências de Casino. O evento aconteceu em uma
sala alugada de Lisboa e propunha revolucionar a sociedade portuguesa e fazer
Portugal chegar ao nível de pensamento dos outros países da Europa. Neste
momento, surge a figura de Eça de Queiroz.
Muitas
das características do Realismo dos outros países também aparecem no movimento
que surgiu em Portugal. Uma das particularidades, por exemplo, foi a proposta
de realizar uma investigação objetiva da realidade para entender a
relações sociais nos países.
Os
poetas e artistas passaram a chamar a atenção para as contradições sociais e
para as pessoas que usavam as máscaras da hipocrisia para ditar regras sociais.
A arte nesse contexto tornou-se engajada com os problemas de Portugal e teve a
função de realizar denunciadoras sociais.
Outras
características do realismo em Portugal são:
•
Ênfase nas ideias socialistas e de revolução;
•
Objetivismo e cientificismo;
•
Preocupação com a realidade imediata de Portugal;
•
Foco na vida cotidiana e destaque para as pessoas comuns;
•
Ataque aos falsos valores;
•
Rejeição ao clérigo e a monarquia;
•
Negação da idealização;
•
Opiniões objetivas.
O
Realismo foi considerado pelos estudiosos como um dos períodos mais férteis da
literatura portuguesa. Ele contribuiu para o crescimento de vários autores e
obras da época. Conheça agora os dois maiores representantes do movimento em
Portugal.
Antero de
Quental
Antero de
Quental (1842 - 1891) foi um dos autores envolvidos na Questão Coimbrã e que
enviou a carta de resposta Antônio de Castilho. Antero era escritor, poeta
dedicado à poesia, filosofia e política. Foi um dos fundadores da Sociedade
do Raio, grupo que reunia autores interessados em renovar a literatura e o
país a partir da crítica social. Seus primeiros sonetos foram publicados em
1861, mas foi o livro “Odes Modernas” o responsável por abalar as estruturas do
romantismo português e gerar críticas de outros escritores.
Entre as
obras do período realista estão:
• Odes
Modernas (1865);
• Bom
Senso e Bom Gosto (cartas de 1865);
• A
Dignidade das Letras e as Literaturas Oficiais (1865);
• Defesa
da Carta Encíclica de Sua Santidade Pio IX (1865);
• Causas
da decadência dos povos peninsulares (1871).
Eça de
Queirós
José
Maria de Eça de Queiroz (1845 - 1900) foi um diplomata e escritor representante
do realismo em Portugal. Apesar de não ter participado da Questão Coimbrã, foi
um grande defensor do realismo e atacou duramente a literatura romântica
portuguesa. Eça pretendia fazer uma literatura crítica e que permitisse a
tomada de consciência da sociedade.
Algumas
das suas principais obras foram:
• O
Mistério da Estrada de Sintra (1870)
• O Crime
do Padre Amaro (1875)
• A
Tragédia da Rua das Flores (1877-78)
• O Primo
Basílio (1878)
• O
Mandarim (1880)
• A
Relíquia (1887)
• Os
Maias (1888)