PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
quarta-feira, 9 de dezembro de 2020
8A, B e C RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA
Caros alunos,
Segue recuperação de História.
TEMA: Iluminismo.
HABILIDADES: Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
1) Leia o texto a seguir e responda ao que se pede:
(...) A maioria dos filósofos do iluminismo tinha uma crença inabalável na razão humana . Isto era tão evidente que muitos chamam o período do iluminismo francês simplismente de racionalismo . (...)
Entre o povo, porém, imperavam a incerteza e a superstição. Por isso, dedicou - se especial atenção à educação . (...) Os filósofos iluministas diziam que somente quando a razão e o conhecimento se tivesse difundido entre é que a humanidade faria grandes progressos. Era apenas uma questão de tempo para que desaparecessem a irracionalidade e a ignorância e surgisse uma humanidade iluminada, esclarecida. (...)
Jostein Gaarder. O mundo de Sofia.
São Paulo : Companhia das letras. 1998 p. 338 e 340.
O texto nos permite conhecer duas características do Iluminismo . Quais são elas ?
2- Identifique a errada e corrija-a
Para os iluministas:
a) A razão é um valor secundário , e com ela ou sem ela os homens poderiam alcançar o esclarecimento .
b) A razão devia penetrar todas as atividades humanas, para destruir os preconceitos e a ignorância .
c) Devia-se duvidar de tudo o que era aceito simplismente porque havia sido dito por uma autoridade .
d) Todo conhecimento devia ser aberto à crítica .
3- Explique com suas palavras, o que foi o Iluminismo .
4) Cite o nome dos principais pensadores iluministas .
5)Explique por que o século XVIII acabou sendo conhecido como o “Século das Luzes” ?
Enviar para o email profmariajose9@gmail.com até 11/12
Atenciosamente,
Prof Maria José
História
6A,B e C Recuperação de História.
Caros alunos,
Segue recuperação de História.
OBSERVAÇÃO: Só precisa fazer os alunos que não enviaram as atividades anteriores.
Temas: Fontes Históricas/ Formação do povo brasileiro.
Habilidades: Compreender que a construção do conhecimento histórico está vinculada a informações de natureza variada.
1)Leiam os textos e respondam as questões propostas.
Brasil pandeiro
Na África, os tambores soam desde tempos imemoriais. Tambor é qualquer instrumento de percussão que tem uma membrana esticada sobre um corpo oco. O pandeiro é um tipo de tambor em que a largura é maior que a profundidade; é um tambor raso ou tambor de aro .
Ao som dos tambores
No tempo do Brasil colonial, uma parcela da população africana foi escravizada e comercializada com outros continentes, como a América.
Milhões de africanos foram trazidos ao Brasil durante quatro séculos, razão pela qual as diversas culturas africanas contribuíram e contribuem para a formação da nossa identidade cultural . A cultura iorubá , compartilhada por vários povos da África Ocidental , é uma das principais fontes do candomblé brasileiro . Aqui , pessoas de muitos povos , como bantos , malês , hauças e axantis , preservaram a cultura deles por meio de histórias , danças e batuques .
A importância da história oral para a cultura africana dentro e fora da África é, hoje , largamente reconhecida . Os contadores de histórias africanas , chamados griôs , mantêm viva a memória de seu povo cantando , contando as histórias e tocando tambores .
As narrativas, acompanhadas por instrumentos musicais , são passadas de pai para filho . Havia inclusive famílias de músicos tradicionais que serviam somente aos reis e recitavam narrativas de acontecimentos políticos durante as cerimônias . Os tambores cumpriam também outras funções , como transmitir informação a distância , acompanhar gritos de guerra para incentivar o heroísmo , ou ainda como oráculos adivinhar o futuro.
Glossário
Griôs : o termo de refere a contadores de histórias tradicionais do povo, também pode ser músico ou poeta .
Respondam:
1. Qual é o papel dos tambores e dos contadores de histórias nas tradições africanas ?
2. A função deles aproxima-se de quias recursos da atualidade para a mesma finalidade ? Por quê?
3. Você conhece alguma prática da cultura afro- brasileira em que os tambores estão presentes ? Qual ?
4. Você já teve alguma experiência com batuques ? Se sim, conte suas impressões a respeito da sonoridade deles e em que lugares e situações ocorreu o contato.
5. Os griôs fazem parte de qual categoria das fontes históricas ?
6 . Explique com suas palavras, o que são fontes históricas .
7. Em sua opinião, qual a importância de preservar a cultura de um povo ?
Enviar para o e-mail profmariajose9@gmail.com até 11/12
Atenciosamente,
Professora Maria José - História.
1) O que é uma Bacia Hidrográfica?
ATENÇÃO ALUNOS, COMUNICADO IMPORTANTE E URGENTE!!!
SEMANA DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA.
Profa Solange.
OBS: A data limite está descrito abaixo!
Boa sorte a todos!!
2° Ano E - Biologia - Profa Solange
Período para entrega: Até 11/12/2020
Instruções:
1- Responder a Atividade de Recuperação Intensiva.
2- Postar no Blogger e enviar para o e-mail da professora: solangestandbyme@gmail.com
Atividade de Recuperação Intensiva
1- Costuma-se dizer que as células são formadas por membrana, citoplasma e núcleo. Entretanto, não são todas as células que apresentam um núcleo definido e delimitado por membrana nuclear. Baseando-se nisso, o mais correto seria afirmar que todas as células possuem membrana, citoplasma e material genético.
As células que apresentam núcleo definido são chamadas de
a) autotróficas.
b) heterotróficas.
c) eucarióticas.
d) procarióticas.
e) termófilas.
2- Um dos fatores mais importantes para que a evolução ocorra é a mutação, uma vez que esse processo está relacionado com mudanças no material genético do indivíduo. As mutações garantem:
a) que a seleção natural selecione os organismos mutantes.
b) que a variabilidade genética aumente em uma população.
c) que as características sejam passadas de um descendente para outro.
d) que os organismos adquiram apenas características vantajosas para sua sobrevivência.
e) que os organismos consigam sobreviver no ambiente.
3- Marque a alternativa que melhor define um gene.
a) O gene é uma porção da molécula de RNA que determina uma característica.
b) O gene é uma região do DNA que é responsável pela síntese de carboidratos, determinando nossas características.
c) O gene é uma sequência de nucleotídeos em que está contida a informação que será usada para a síntese de proteínas.
d) Trecho do RNA que contém sequências de nucleotídeos que são usados para a síntese de proteínas.
4- Enem de 2012 - O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente.
A característica de interesse será manifestada em decorrência
a) do incremento do DNA a partir da duplicação do gene transferido.
b) da transcrição do RNA transportador a partir do gene transferido.
c) da expressão de proteínas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado.
d) da síntese de carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original.
e) da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.
ATENÇÃO ALUNOS, COMUNICADO IMPORTANTE E URGENTE!!!
SEMANA DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA.
OBS: A data limite está descrito abaixo!
Boa sorte a todos!!
3º Ano A e 3° Ano B - Biologia - Profa Solange
Período para entrega: Até 11/12/2020
Instruções:
1- Responder a Atividade de Recuperação Intensiva.
2- Postar no Blogger e enviar para o e-mail da professora: solangestandbyme@gmail.com
1- Sobre a biodiversidade é correto afirmar que:
a) O tráfico de animais não prejudica a biodiversidade de um determinado local, visto que a reprodução ocorre com rapidez.
b) A biodiversidade é um conjunto de espécies de animais de um determinado local, não incluindo a fauna, pois essa não é um organismo vivo.
c) O desenvolvimento urbano e econômico não ocasionou nenhuma perda para a biodiversidade em âmbito mundial.
d) A biodiversidade é o conceito que abrange todas as formas de vida na natureza, incluindo as espécies animais, vegetais e os micro-organismos.
e) A retirada de uma determinada espécie de seu habitat natural não altera a cadeia alimentar, pois outros animais poderão ocupar a sua função.
2- A classificação dos seres vivos em cinco reinos, proposta por Whittaker, apesar de apresentar falhas, ainda é a mais usada. De acordo com esse sistema, em que grupo encontramos seres eucarióticos, multicelulares e heterotróficos?
a) Reino Monera.
b) Reino Protoctista.
c) Reino Fungi.
d) Reino Plantae.
e) Reino Animalia.
3- (UEPB-2006) “A teoria da evolução de Charles Darwin tem atualmente 146 anos. Darwin articulou a teoria completa quando publicou, na Inglaterra, seu famoso livro sobre A Origem das Espécies, sendo um dos documentos mais importantes do século XIX. Esta obra mudou completamente a visão do lugar que ocupamos na natureza ao mostrar que todas as formas da vida que hoje habitam a superfície da terra são resultados de processos evolutivos”.
Segundo a teoria da evolução, Charles Darwin baseou-se em fatos. Analise as proposições abaixo:
I. Em uma espécie, os indivíduos não são exatamente iguais, havendo diferenças que tornam alguns mais atraentes, mais fortes etc.
II. As variações e semelhanças observadas entre os animais das ilhas Galápagos sugeriram a existência de um único ancestral.
III. A seleção de indivíduos de uma espécie se faz ao acaso.
IV. Os indivíduos de uma mesma espécie não mostram muitas variações na forma e na fisiologia.
Assinale a alternativa correta:
a) Todas as proposições são corretas.
b) Apenas a proposição I é correta.
c) Apenas a proposição II é correta.
d) Apenas as proposições III e IV são corretas.
e) Apenas as proposições I e II são corretas.
4- (UNIFESP/2004) Leia os trechos seguintes, extraídos de um texto sobre a cor de pele humana.
“A pele de povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D.”
“À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali.” (Scientific American Brasil, vol.6, novembro de 2002).
Nesses dois trechos, encontram-se subjacentes ideias:
a) da Teoria Sintética da Evolução.
b) darwinistas.
c) neodarwinistas.
d) lamarckistas.
e) sobre especiação.
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...