quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

               PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  10/12/2020


Equipe Gestora
2020

8A, B e C RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

 Caros alunos, 


Segue recuperação de História.


TEMA: Iluminismo.


HABILIDADES: Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.


1) Leia o texto a seguir e responda ao que se pede: 


(...) A maioria dos filósofos do iluminismo tinha uma crença inabalável na razão humana . Isto era tão evidente que muitos chamam o período do iluminismo francês simplismente de racionalismo . (...)

    Entre o povo, porém, imperavam a incerteza e a superstição. Por isso, dedicou - se especial atenção à educação . (...) Os filósofos iluministas diziam que somente quando a razão e o conhecimento se tivesse difundido entre é que a humanidade faria grandes progressos. Era apenas uma questão de tempo para que desaparecessem a irracionalidade e a ignorância e surgisse uma humanidade iluminada, esclarecida. (...)


           Jostein Gaarder. O mundo de Sofia.

São Paulo : Companhia das letras. 1998 p. 338 e 340.


O texto nos permite conhecer duas características do Iluminismo . Quais são elas ? 


2- Identifique a errada e corrija-a 

Para os iluministas: 


a) A razão é um valor secundário , e com ela ou sem ela os homens poderiam alcançar o esclarecimento . 


b) A razão devia penetrar todas as atividades humanas, para destruir os preconceitos e a ignorância .


c) Devia-se duvidar de tudo o que era aceito simplismente porque havia sido dito por uma autoridade . 


d) Todo conhecimento devia ser aberto à crítica .


3- Explique com suas palavras, o que foi o Iluminismo . 


4) Cite o nome dos principais pensadores iluministas . 


5)Explique  por que o século XVIII acabou sendo conhecido como o “Século das Luzes” ?


Enviar para o email profmariajose9@gmail.com até 11/12



Atenciosamente, 


Prof Maria José 

História

6A,B e C Recuperação de História.


Caros alunos, 


Segue recuperação de História. 


OBSERVAÇÃO:  Só precisa fazer os alunos que não enviaram as atividades anteriores.


Temas: Fontes Históricas/ Formação do povo brasileiro.


Habilidades:  Compreender que a construção do conhecimento histórico está vinculada a informações de natureza variada. 


1)Leiam os textos e respondam as questões propostas. 


Brasil pandeiro 


Na África, os tambores soam desde tempos imemoriais. Tambor é qualquer instrumento de percussão que tem uma membrana esticada sobre um corpo oco. O pandeiro é um tipo de tambor em que a largura é maior que a profundidade; é um tambor raso ou tambor de aro . 


Ao som dos tambores 


No tempo do Brasil colonial, uma parcela da população africana foi escravizada e comercializada com outros continentes, como a América. 


Milhões de africanos foram trazidos ao Brasil durante quatro séculos, razão pela qual as diversas culturas africanas contribuíram e contribuem para a formação da nossa identidade cultural . A cultura iorubá , compartilhada por vários povos da África Ocidental , é uma das principais fontes do candomblé brasileiro . Aqui , pessoas de muitos povos , como bantos , malês , hauças e axantis , preservaram a cultura deles por meio de histórias , danças e batuques . 


A importância da história oral para a cultura africana dentro e fora da África é, hoje , largamente reconhecida . Os contadores  de histórias africanas , chamados griôs , mantêm viva a memória de seu povo cantando , contando as histórias e tocando tambores .


As narrativas, acompanhadas por instrumentos musicais , são passadas de pai para filho . Havia inclusive famílias de músicos tradicionais que serviam somente aos reis e recitavam narrativas de acontecimentos políticos durante as cerimônias . Os tambores cumpriam também outras funções , como transmitir informação a distância , acompanhar gritos de guerra para incentivar o heroísmo , ou ainda como oráculos adivinhar o futuro. 


Glossário

Griôs : o termo de refere a contadores de histórias tradicionais do povo, também pode ser músico ou poeta .  


Respondam:


1. Qual é o papel dos tambores e dos contadores de histórias nas tradições africanas ? 


2. A função deles aproxima-se de quias recursos da atualidade para a mesma finalidade ? Por quê?


3. Você conhece alguma prática da cultura afro- brasileira em que os tambores estão presentes ? Qual ? 


4. Você já teve alguma experiência com batuques ? Se sim, conte suas impressões a respeito da sonoridade deles e em que lugares e situações ocorreu o contato. 


5. Os griôs fazem parte de qual categoria das fontes históricas ? 


6 . Explique com suas palavras, o que são fontes históricas . 


7. Em sua opinião, qual a importância de preservar a cultura de um povo ?


Enviar para o e-mail profmariajose9@gmail.com até 11/12 


Atenciosamente, 

Professora Maria José - História.

 3A- ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS QUE ESTÃO SEM NOTAS EM ALGUNS OU TODOS OS BIMESTRES, PARA ENTREGAR ATÉ 17/12. AS QUESTÕES SÃO SOBRE ASSUNTOS ABORDADOS DURANTE O QUARTO BIMESTRE.
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631


1) Cite alguns fluxos materiais:

2) O que são Redes Geográficas?

3) O que são hidrovias?

4)  Fale sobre a integração rodoviária nacional:

5) Cite alguns fluxos de informação:
 2E- ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS QUE ESTÃO SEM NOTAS EM ALGUNS OU EM TODOS OS BIMESTRES. ENTREGAR ATÉ 17/12. ESSA ATIVIDADE É UM RESUMÃO DO QUE FOI TRABALHADO DURANTE O QUARTO BIMESTRE.
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631

1) O que é Domínio Morfoclimático?
2) Como é feita a gestão dos Recursos Naturais?

3) Discorra um breve texto com a análise de como a educação ambiental pode ajudar na preservação do meio ambiente:

4) Em quais biomas brasileiros estão localizadas reservas da Biosfera?

5) Aponte as principais causas e consequências do aquecimento global:

 8A,B,C- ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS QUE ESTÃO SEM NOTA EM ALGUM OU TODOS OS BIMESTRES, PARA ENTREGAR ATÉ 17/12. ESSA ATIVIDADE É UM RESUMÃO DE TUDO QUE FOI TRABALHADO NO QUARTO BIMESTRE.
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631

1) O que é uma Bacia Hidrográfica?

2) Cite alguns fatores que podem estar ligados as causas da fome no Brasil e no mundo:

3) Quais os principais países africanos produtores de petróleo?

4) Discorra um breve testo sobre a importância da Antártica para o equilíbrio ambiental na Terra:

5) Assinale a alternativa correta:
Alguns recursos naturais são considerados estratégicos tanto pela sua utilização econômica quanto pela sua escassez em algumas parte do mundo. Assim, aquele que possuir uma maior quantiade ou ou para a sua população quanto para a sua exploração comercial.
a) Madeira e Algodão
b) Água e Petróleo
c) Latex e Carvão  Mineral
d) Ouro e Diamante
e) Solo e Florestas 
  7A,B,C-ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA- ENTREGAR ATÉ 17/12
 PARA ALUNOS QUE ESTÃO SEM NOTAS EM ALGUNS OU TODOS OS BIMESTRES.
AS QUESTÕES É RESUMÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO QUARTO BIMESTRE.
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631


1) Assinale V para Verdadeiro e F para Falso:
a) (  ) Espaço e paisagem se diferencia porque o espaço é uma produção social, enquanto na paisagem predominam os elementos da dinâmica natural.
b) (  ) Na paisagem podemos observar elementos naturais e culturais, bem como formas novas e antigas, que nos revelam sucessivos passados.
c) (  ) A paisagem é forma estática, por isso jamais pode revelar as relações sociais do passado que produziram as formas geográficas do presente.

2) Quais objetivos de desenvolvimento sustentável?

3) Cite 3 objetivos do SNUC:

4) O que é extrativismo vegetal?

5) O quilombo dos Palmares foi o mais célebre dos locais de resistência criados pelos africanos escravizados no Brasil. Em qual localização se encontra o Quilombo dos Palmares?

6ºAno: C (Clayton - Português) Revisando.

 

ATENÇÃO ALUNOS, COMUNICADO IMPORTANTE E URGENTE!!! SEMANA DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA.


O período de Recuperação Intensiva estará disponível até 11/12/2020. Os alunos que não realizaram nenhuma atividade durante o ano letivo de 2020/ 1°, 2°, 3° e 4° Bimestre, realizaram parcialmente ou estão com notas vermelhas ainda poderão recuperar. Estará disponível também as avaliações de Português e Matemática ( AAP e ADR ), tanto online como impressas que poderão ser retiradas na Unidade Escolar. As notas dessas avaliações serão atribuídas na disciplina de Biologia. Agradeço e conto com a colaboração dos alunos, pais ou responsáveis! Att, 

Profa Solange.  


OBS: A data limite está descrito abaixo! 

Boa sorte a todos!!


 

2° Ano E - Biologia  - Profa Solange

Período para entrega: Até 11/12/2020


Instruções: 

1- 
Responder a Atividade de Recuperação Intensiva.

2- Postar no Blogger e enviar para o e-mail da professora: solangestandbyme@gmail.com


                Atividade de Recuperação Intensiva


1- Costuma-se dizer que as células são formadas por membrana, citoplasma e núcleo. Entretanto, não são todas as células que apresentam um núcleo definido e delimitado por membrana nuclear. Baseando-se nisso, o mais correto seria afirmar que todas as células possuem membrana, citoplasma e material genético.

As células que apresentam núcleo definido são chamadas de


a) autotróficas.

b) heterotróficas.

c) eucarióticas.

d) procarióticas.

e) termófilas.



2- Um dos fatores mais importantes para que a evolução ocorra é a mutação, uma vez que esse processo está relacionado com mudanças no material genético do indivíduo. As mutações garantem:


a) que a seleção natural selecione os organismos mutantes.

b) que a variabilidade genética aumente em uma população.

c) que as características sejam passadas de um descendente para outro.

d) que os organismos adquiram apenas características vantajosas para sua sobrevivência.

e) que os organismos consigam sobreviver no ambiente.



3- Marque a alternativa que melhor define um gene.


a) O gene é uma porção da molécula de RNA que determina uma característica.

b) O gene é uma região do DNA que é responsável pela síntese de carboidratos, determinando nossas características.

c) O gene é uma sequência de nucleotídeos em que está contida a informação que será usada para a síntese de proteínas.

d) Trecho do RNA que contém sequências de nucleotídeos que são usados para a síntese de proteínas.



4- Enem de 2012 - O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente.

A característica de interesse será manifestada em decorrência


a) do incremento do DNA a partir da duplicação do gene transferido.

b) da transcrição do RNA transportador a partir do gene transferido.

c) da expressão de proteínas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado.

d) da síntese de carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original.

e) da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.

ATENÇÃO ALUNOS, COMUNICADO IMPORTANTE E URGENTE!!! SEMANA DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA.


O período de Recuperação Intensiva estará disponível até 11/12/2020. Os alunos que não realizaram nenhuma atividade durante o ano letivo de 2020/ 1°, 2°, 3° e 4° Bimestre, realizaram parcialmente ou estão com notas vermelhas ainda poderão recuperar. Estará disponível também as avaliações de Português e Matemática ( AAP e ADR ), tanto online como impressas que poderão ser retiradas na Unidade Escolar. As notas dessas avaliações serão atribuídas na disciplina de Biologia. Agradeço e conto com a colaboração dos alunos, pais ou responsáveis! Att, Profa Solange.


OBS: A data limite está descrito abaixo! 

Boa sorte a todos!!


3º Ano A e 3° Ano B - Biologia  - Profa Solange

Período para entrega: Até 11/12/2020


Instruções: 

1- Responder a Atividade de Recuperação Intensiva.

2- Postar no Blogger e enviar para o e-mail da professora: solangestandbyme@gmail.com 


    Atividade de Recuperação Intensiva


1- Sobre a biodiversidade é correto afirmar que:


a) O tráfico de animais não prejudica a biodiversidade de um determinado local, visto que a reprodução ocorre com rapidez.

b) A biodiversidade é um conjunto de espécies de animais de um determinado local, não incluindo a fauna, pois essa não é um organismo vivo.

c) O desenvolvimento urbano e econômico não ocasionou nenhuma perda para a biodiversidade em âmbito mundial.

d) A biodiversidade é o conceito que abrange todas as formas de vida na natureza, incluindo as espécies animais, vegetais e os micro-organismos.

e) A retirada de uma determinada espécie de seu habitat natural não altera a cadeia alimentar, pois outros animais poderão ocupar a sua função.


2- A classificação dos seres vivos em cinco reinos, proposta por Whittaker, apesar de apresentar falhas, ainda é a mais usada. De acordo com esse sistema, em que grupo encontramos seres eucarióticos, multicelulares e heterotróficos?


a) Reino Monera.

b) Reino Protoctista.

c) Reino Fungi.

d) Reino Plantae.

e) Reino Animalia.


3- (UEPB-2006) “A teoria da evolução de Charles Darwin tem atualmente 146 anos. Darwin articulou a teoria completa quando publicou, na Inglaterra, seu famoso livro sobre A Origem das Espécies, sendo um dos documentos mais importantes do século XIX. Esta obra mudou completamente a visão do lugar que ocupamos na natureza ao mostrar que todas as formas da vida que hoje habitam a superfície da terra são resultados de processos evolutivos”.

Segundo a teoria da evolução, Charles Darwin baseou-se em fatos. Analise as proposições abaixo:


I. Em uma espécie, os indivíduos não são exatamente iguais, havendo diferenças que tornam alguns mais atraentes, mais fortes etc.

II. As variações e semelhanças observadas entre os animais das ilhas Galápagos sugeriram a existência de um único ancestral.

III. A seleção de indivíduos de uma espécie se faz ao acaso.

IV. Os indivíduos de uma mesma espécie não mostram muitas variações na forma e na fisiologia.

Assinale a alternativa correta:


a) Todas as proposições são corretas.

b) Apenas a proposição I é correta.

c) Apenas a proposição II é correta.

d) Apenas as proposições III e IV são corretas.

e) Apenas as proposições I e II são corretas.



4- (UNIFESP/2004) Leia os trechos seguintes, extraídos de um texto sobre a cor de pele humana.

“A pele de povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D.”

“À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali.”                                           (Scientific American Brasil, vol.6, novembro de 2002).

Nesses dois trechos, encontram-se subjacentes ideias:


a) da Teoria Sintética da Evolução.

b) darwinistas.

c) neodarwinistas.

d) lamarckistas.

e) sobre especiação.

                     ATIVIDADE DE FÍSICA

PROFESSORA: CIDA

ANO/SÉRIE : 2A    2B    2C

Os aluno que não realizaram as atividades do
quarto bimestre, ainda tem tempo, estou
aceitando até sexta feira 11/12/2020.

Dúvidas me procure no whatsApp pv

                         ATIVIDADE DE FÍSICA

PROFESSORA: CIDA

ANO/SÉRIE :  1E   e   1F

Os alunos que não realizaram as atividades do 
quarto bimestre, ainda tem tempo, estou aceitando
até sexta feira 11/12/2020

Dúvidas me procure no whatsApp pv.