sexta-feira, 13 de novembro de 2020

 

ENSINO MÉDIO




Equipe Gestora

2020

 

Let's Go



Equipe Gestora

2020

 


                    PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  14/11/2020 


Equipe Gestora
2020

 

ATENÇÃO


Aluno que não entregar nº mínimo de atividades será reprovado em 2020.

Mais informações - Clique Aqui


Equipe Gestora

2020


Orientações AAP - Português - 1º A, B, C, D e E

 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO DE SÃO PAULO

E.E.Maria Montessori


COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

Professor: Gabriella 

Série: 1º ano A ao E

Local e data de entrega: REALIZAÇÃO DA AAP (AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO) – 13/11/2020 A 23/11/2020.

Habilidades:

  • Todas as habilidades listadas em cada questão da AAP referente às habilidades essenciais contempladas no 3º bimestre.

Procedimentos de encaminhamento:

  1. Assistir às aulas do Centro de Mídias;


  1. Nesta semana (13/11 a 23/11/2020) será realizada a AAP (Avaliação de Aprendizagem em Processo) – referente às habilidades essenciais contempladas no 3º bimestre.

  • É de EXTREMA IMPORTÂNCIA que todos vocês realizem esta avaliação com muita dedicação, concentração e calma;

  • De acordo com as Orientações já colocadas nos grupos de Whatsapp e Blogger, é necessário acessar a SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL com o número do seu R.A;

  • Ao acessar a prova de LÍNGUA PORTUGUESA faça a leitura ATENTA de todos os textos e também as comandas dos exercícios e as altenativas;

  • Qualquer dúvida que tiver entre em contato comigo através do e-mail. (professora.gabriella@gmail.com)


  1. Acesse o link a seguir da SECRETARIA DIGITAL (SED) para realizar a AAP referente ao 3º bimestre:

https://sed.educacao.sp.gov.br/


  • BOA PROVA! Prof. Gabriella – Língua Portuguesa


6C,6B e 6C História Prof Maria José

 Professora: Maria José - História.



Caros alunos, 


Segunda atividade do 4 bimestre .


1)Leiam o texto a seguir, que se refere à Roma Antiga. Depois , façam os cálculos e respondam às questões. 


(...)dentro  ainda da massa de cidadãos, havia o que se pode chamar de proletariado (...): homens livres que, nada possuindo, viviam unicamente de seu trabalho ou mesmo de trabalhos ocasionais auxiliados por "donativos" privados ou públicos . Além do trabalho escravo , as diferentes atividades econômicas - particularmente a construção de grandes obras -- empregavam também não de obra livre (...). Calcula-se que o desnível social era imenso: uma renda anual de 400 a 800 sestércios (moeda romana) do proletário contrastava com os 100 000 sestércios anuais do senador mais modesto . O salário de um trabalhador livre o colocava no limite da simples subsistência . 


              CORASSIN, Maria Luiza . A reforma agrária na Roma Antiga. São Paulo: Brasiliense 1988.p.47-48.


a) Quanto recebiam por mês, aproximadamente, um proletário e um senador romano ? 


b) Atualmente, qual é o valor do salário mínimo no Brasil, e quanto recebe por mês um senador brasileiro ? 


2) Pesquise e responda:


a) Durante a República romana, como a população participava das decisões políticas e quem eram os cidadãos ? 


b) Você sabe quais línguas atuais têm origem no latim, além do Português ? 


c) Quais países do mundo falam português? 


3) Pesquise alguns exemplos de criações romanas na arquitetura e na escultura . Em seguida, elabore uma legenda criativa para elas. 


4) Você sabe os nomes dos planetas do Sistema Solar ? Você sabia que esses nomes têm origem romana ? O que eles significam ? Pesquise . 


5) Hoje, algumas formas de diversão  pública da Roma Antiga podem parecer muito violentas .Reflita sobre a questão a seguir . 


a) A violência deixou de ser um espetáculo atualmente ?


Enviar para o email profmariajose9@gmail.com até 20/11 


Boa atividade !

Prof. Aline Rossi/ Ciências- 7° anos A e B

 Atividade de Recuperação de Habilidades Essenciais 3


Habilidades: Identificar, analisar e avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.

Discutir o uso de diferentes tipos de combustíveis e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar e argumentar sobre os avanços na perspectiva econômica e conseqüências socioambientais causadas pela produção e uso destes.

 

Conteúdos: Equilíbrio termodinâmico e a vida

Para que haja vida, é preciso existir um desequilíbrio termodinâmico, ou seja, é preciso existir um fluxo de energia entre os seres vivos. Isso significa que um ambiente natural está em desequilíbrio termodinâmico.

1-      O que é equilíbrio termodinâmico e sua importância?

2-      Se houvesse equilíbrio termodinâmico entre os seres vivos e o ambiente, não seria possível a manutenção de vida no planeta Terra. Por que isso aconteceria?

3-       


4- Cite máquinas térmicas que você pode ter em casa.

5- Que relação é possível fazer entre o equilíbrio termodinâmico e o funcionamento de uma máquina térmica?

Para realizar a atividade, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 1), o livro de Ciências ou a internet.

Dúvidas e entrega: no e-mail 
alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 19/11.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL


Códigos das salas de Ciências no classroom:

7° ano A: ngcymyb

7° ano B: garee72


Prof. Aline Rossi/ Ciências- 6° anos A, B e C

 


Atividade de Recuperação de Habilidades Essenciais 3


Habilidades: Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridos tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.

Conteúdos: Transformações químicas e físicas.

Para realizar a atividade, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 1), o livro de Ciências ou a internet.

Dúvidas e entrega: no e-mail 
alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 19/11.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL



Códigos das salas de Ciências no classroom:
6° ano A:dmz4eje
6° ano B:3xpfpq3
6° ano C:q7455qs











Eletiva Feminicídio

 Feminicídio . 


Caros alunos, 



-Elabore um texto dissertativo de no mínimo 30 linhas sobre A violência Contra a Mulher . 



Enviar para o e-mail profmariajose9@gmail.com até 20 l/11


Grata! 





2ºE Português 4º Bimestre 4ºTema: O unico assassinato de Cazuza - Prof Angela

                  4º Bimestre 4ºTema: O único assassinato de Cazuza 


Assista aos vídeos abaixo e resolva os exercícios do caderno Aprender Sempre aulas 07 e 08, entrega através do classroom, data da entrega: 20/11





FOTOGRAFIA- PROFESSORA ANA CARLA 4º BIMESTRE

POESIA E FOTOGRAFIA

Na aula desta semana daremos prosseguimento ao estudo da poesia e como ela pode ser inspiradora para um momento fotográfico.

Para isso, procurem algum vídeo na internet sobre a Poetisa Cecília Meireles.

Após conhecer um pouco sobre seu trabalho, leia o poema abaixo (da autora) e anote em seu caderno alguns elementos que sejam inspiradores para que você crie imagens fotográficas.

 

Guarde suas anotações pois serão utilizadas na atividade da próxima semana

Bons Estudos!

 

 

Ou Isto ou Aquilo

 

 Ou se tem chuva e não se tem sol,

ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,

ou se põe o anel e não se calça a luva!

 Quem sobe nos ares não fica no chão,

quem fica no chão não sobe nos ares.

 É uma grande pena que não se possa estar ao mesmo tempo nos dois lugares!

 Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,

ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...

e vivo escolhendo o dia inteiro!

 Não sei se brinco, não sei se estudo,

 se saio correndo ou fico tranquilo.

 Mas não consegui entender ainda qual é melhor: se é isto ou aquilo.

(Cecília Meireles)

 

 

 


PROJETO DE VIDA- PROFESSORA ANA CARLA- 4º BIMESTRE- 9ºA

 PAPO RETO

O “Papo Reto” tem uma caracteristica especial em relação as demais atividades do componente curricular Projeto de Vida: ele é seriado, poderá acontecer uma vez a cada bimestre, ao longo do 9o ano. Sua configuraçãoo é a de um ciclo de diálogos e tem como foco temáticas relacionadas ao universo adolescente, configurando-se, assim, como espaço  privilegiado para o debate em profundidade a respeito de temas que interessam a vocês,estudantes.

(Vocês podem acompanhar este tema nas páginas 244 a 247 do Volume 4 do Caderno do Aluno)

Após assistir a aula no Centro de Mídias, escreva:


Quais temas você acha importante para serem discutidos em nosso grupo de trabalho?

Envie pelo menos 5 temas para o email: analis71@gmail.com com nome , número e série Atividade: Papo Reto até o dia 20/11/20

 


LINK DA AULA:


https://www.youtube.com/watch?v=QxgPruJ3VTE&list=PLAbRprP4phEhYM4WKkSCTzP3i1-DhHwWN&index=23


Exercicios para 4° bimestre Lingua portuguesa

 4° bimestre 8°A Exercícios de Lingua Portuguesa .

Apostila Faz São Paulo ler e reponder, páginas 23 à 30 ( para o dia 23/11)

Apostila páginas 31 e 32. Ler e fazer os exercícios ( para o dia 26/11)

Apostila páginas 34 e 37. Ler e fazer os exercícios (para dia 30/11).

Apostila páginas 39 até 44. Ler e fazer os exercicios . ( para o dia 3/12).

Apostila páginas. 45, 46 e 47 até exercicio 5. Ler e fazer os exercicios ( para dia 8/12)

ELETIVA DE TEATRO - SEGUNDO SEMESTRE - PROFESSORA REBECA - AULA 12

Bom dia!

Segue o link da pasta no drive com o vídeo e o pdf da aula de hoje.

A atividade está no final do vídeo.

https://drive.google.com/drive/folders/155i9nNiH4QWtXXvH272H9UO3d4MPbzFD?usp=sharing

Abraços,

Rebeca.

 Prof. Sandro R. Espinoli

ELETIVA - OFICINA DE ESCRITA


O objetivo desta aula remota é desenvolver nos alunos a percepção e a construção de um texto que apresente coesão. Essa parte da gramática colabora com a clareza do seu texto.



COESÃO:

 A coesão articula a estrutura do texto, isto é, liga, de maneira adequada, as palavras, as frase, os parágrafos. Sem coesão não há unidade textual; é apenas um amontoado de ideias sem vínculo.


Coesão referencial (ou remissiva) 

   É aquela que se estabelece quando um determinado termo faz referência a outro já citado (anáfora) ou ainda a ser citado (catáfora) no texto. Essa modalidade de coesão se realiza por meio de dois mecanismos básicos, que veremos a seguir. 

Coesão lexical: é obtida por palavras que possuem sentidos equivalentes, como sinônimos, hipônimos, hiperônimos, nomes genéricos ou expressões nominais.

Exemplo:

Uma menina correu ao meu encontro. A garota abraçou me efusivamente. (sinônimo) 

Notaram que as palavras garota e menina têm o mesmo significado na frase?

Note o exemplo abaixo, as palavras em destaque possuem o mesma semântica.

Um bimotor sobrevoou a cidade. A aeronave fazia um voo de reconhecimento. De repente, o aparelho explodiu no ar.

Coesão gramatical: pode ocorrer por substituição de um termo por outro valor, estabelecendo entre eles relações de sentidos. A coesão gramatical é feita por pronomes, advérbios e numerais.

Exemplo: 

Há uma árvore em frente a minha casa. Ela está toda florida.


Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria: Inglês                                      Série: 2° E

e-mail: sandroavant@gmail.com


Esta aula remota é à prática de exercícios. O conteúdo e explicação dessa matéria se encontra na postagem do dia 6 de novembro.

Obrigado,

                                              EXERCÍCIOS - VALENDO NOTA PARA O 4° BIMESTRE

1- Escreva as formas corretas do Present Continuous de cada verbo abaixo:

a) Work                                           b) Travel                                         c) Listen

d) Like                                             e) Drive                                           f) Give

g) Play                                              h) Study                                          i) Eat



ARTE- PROFESSORA ANA CARLA - 4º BIMESTRE- 2º ANO

 

A Montagem de uma Mostra Cultural.


Dando continuidade ao tema das aulas anteriores, simule a montagem de uma mostra cultural (que poderá ter foco em 1 linguagem artística ou em todas as linguagens). Vocês podem pensar em inúmeros temas para essa mostra. Deixo alguns exemplos: Festival de Dança, Sarau, Exposição Fotográfica, Festival de Desenho Animado, Festival de Improvisação Teatral etc.

A Atividade poderá ser realizada individualmente ou em grupo de até 3 integrantes.

 

1ª Parte:

Responda as questões abaixo e envie para o email analis71@gmail.com Com nome, número e série dos integrantes ATIVIDADE: MOSTRA CULTURAL PARTE 1.  Enviar até o dia 19/11/20

 

1. O que será produzido?

2. Como será essa produção?

3. Quais espaços serão utilizados? Quando será realizada a Mostra?

4. Quais equipamentos e materiais cada grupo irá utilizar para essa produção?

5. Como será apresentada essa produção?

6. Essa produção será individual ou colaborativa?

7. Como será feita a divulgação dessa Mostra? Haverá a utilização das redes sociais, dispositivos móveis, cartazes etc.?

8. Como será feita a divulgação e a comunicação visual? Haverá um convite, folder, cartaz?

9. De que forma serão feitos os registros de todas as atividades? Haverá livro de assinaturas?

10. Qual será a responsabilidade de cada um?

ARTE - PROFESSORA ANA CARLA - 4º BIMESTRE- 3º ANO

 TEMAS ENEM

 Dadaísmo

 

Dadaísmo, ou simplesmente “Dadá”, foi um movimento artístico pertencente às vanguardas europeias do século XX, cujo lema era: "a destruição também é criação".


Foi considerado o movimento propulsor das ideias surrealistas e tinha um caráter ilógico, anti-racionalista e de protesto.

Isso porque, através da ironia, buscava questionar a arte e, sobretudo, seu contexto histórico, com a ocorrência da Primeira Guerra Mundial.

Características do Dadaísmo

Podemos destacar algumas características do movimento dadaísta, a saber:

·         Rompimento com os modelos tradicionais e clássicos;

·         Espírito vanguardista e de protesto;

·         Espontaneidade, improvisação e irreverência artística;

·         Anarquismo e niilismo;

·         Busca do caos e desordem;

·         Teor ilógico e irracional;

·         Caráter irônico, radical, destrutivo, agressivo e pessimista;

·         Aversão à guerra e aos valores burgueses;

·         Rejeição ao nacionalismo e ao materialismo;

·         Crítica ao consumismo e ao capitalismo.

Origem do Movimento Dadaísta


                                      Tristan Tzara, o maior articulador do movimento dadaísta

Em 1916, os artistas e agitadores culturais Hugo Ball, Emmy Hennings, Marcel Janco, Richard Huelsenbeck, Tristan Tzara, Sophie Tauber-Arp e Jean Arp fundam o Cabaret Voltaire.

O espaço foi feito com o intuito de ser um lugar para manifestações políticas e artísticas em Zurique, na Suiça. Lá, um grupo de artistas refugiados com tendências anarquistas, dentre escritores, pintores e poetas, reuniram-se para inaugurar uma nova manifestação de arte.


É nesse contexto que o poeta romeno Tristan Tzara (1896-1963) cria o movimento Dadaísta, em meados da primeira guerra mundial, junto aos artistas Hugo Ball (1886-1927) e Hans Arp (1886-1966).

Essa proposta de arte era irreverente e espontânea, pautada na irracionalidade, na ironia, na liberdade, no absurdo e no pessimismo. O intuito principal era de chocar a burguesia da época e criticar a arte tradicionalista, a guerra e o sistema.

Foi assim que aleatoriamente foi escolhido o termo "dadaísmo". Os artistas reunidos resolveram escolher um termo num dicionário que, de certa maneira, já indicava o caráter ilógico do movimento que surgia. Do francês, o termo “dadá” significa "cavalo de madeira".


             Intervenção de manequim pendurado no teto na Primeira Feira Internacional Dadá, 1920

 

Nesse sentido, o dadaísmo é considerado um movimento antiartístico, uma vez que questiona a arte e busca o caótico e a imperfeição.

"Eu redijo um manifesto e não quero nada, eu digo portanto certas coisas e sou por princípios contra manifestos (...). Eu redijo este manifesto para mostrar que é possível fazer as ações opostas simultaneamente, numa única fresca respiração; sou contra a ação pela contínua contradição, pela afirmação também, eu não sou nem pró nem contra e não explico por que odeio o bom-senso. A obra de arte não deve ser a beleza em si mesma, porque a beleza está morta." (Tristan Tzara)


Dadaísmo no Brasil

O dadaísmo, assim como outras vanguardas artísticas europeias, influenciou o movimento modernista que surgia no Brasil, sobretudo após a Semana de Arte Moderna.

Na literatura, podemos notar essa influencia em algumas manifestações dos escritores Mário de Andrade e Manuel Bandeira. Além deles, destaca-se o "teatro de experiência" de Flávio de Carvalho e as pinturas de Ismael Nery.

Veja abaixo um poema de Mário de Andrade, com influência dadaísta:

Ode ao burguês

Eu insulto o burgês! O burguês-níquel,
o burguês-burguês!
A digestão bem feita de São Paulo!
O homem-curva! o homem-nádegas!
O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,
é sempre um cauteloso pouco-a-pouco! (...)

Dadaísmo na Literatura

Note que o movimento dadaísta se difundiu nas artes plásticas e também na literatura. Os poetas dadaístas cultivavam a disposição aleatória das palavras.

Dessa forma, era notória a falta de lógica e irracionalidade, próprias do dadaísmo. Ocorria assim, a banalização das rimas e da construção poética.

Artistas Dadaístas


Duchamp foi um dos expoentes do Dadá. À esquerda, posa com Roda de Bicicleta. À direita, Fonte

Alguns artistas plásticos e poetas que participaram do movimento dadaísta foram:

·         Tristan Tzara: poeta romeno;

·         Marcel Duchamp: poeta, pintor e escultor francês;

·         Hans Arp: poeta e pintor alemão;

·         Francis Picabia: poeta e pintor francês;

·         Max Ernst: pintor alemão;

·         Raoul Hausmann: poeta e artista plástico austríaco;

·         Hugo Ball: poeta e filósofo alemão;

·         Richard Huelsenbeck: escritor e psicanalista alemão;

·         Sophie Täuber: artista plástica suíça


ATIVIDADE: ASSISTA AO VÍDEO TUTORIAL ABAIXO E CRIE UM POEMA DADAÍSTA

 

Link : 


https://www.youtube.com/watch?v=jEAdb3RrKfQ

 

ENVIAR A ATIVIDADE PARA analis71@gmail.com  até o dia 19/11/20 com nome, número, série 

Atividade: Poema Dadaísta




ARTE- PROFESSORA ANA CARLA - 4ºBIMESTRE- 1º ANO

 A OBRA DE HÉLIO OITICICA

Como vimos na Aula anterior, em 2019, grande parte do acervo do artista foi destruído em um incêndio. Essa perda alimentou um debate e discussões sobre a importância da preservação de acervos artísticos.

 

 

 

Hélio Oiticica realizou uma série de instalações e deixou como referência suas anotações e seus desenhos. Esses registros são importantes para o entendimento das obras e a remontagem das exposições, sem a presença do artista.

A performance contemporânea brasileira vem criando paradigmas para o sistema da Arte, como a questão da aquisição da obra apresentada. No passado, seria impensável comprar uma performance. Hoje, essa questão começa a mudar. O Museu de Arte Moderna de São Paulo, por exemplo, por intermédio do Núcleo de Arte Contemporânea, adquiriu duas performances de Laura Lima. Em outras palavras, é o mesmo que dizer que hoje não se compra apenas o registro da performance – em vídeo ou fotografia – como era comum desde os anos de 1960. Adquire-se também o roteiro dela, a possibilidade de fazê-la novamente

 

Hélio Oiticica - Primeira Parte. Disponível em: https://


www.youtube.com/watch?v=crgDm3ycMww. Acesso em: 06 jul.2020.

Hélio Oiticica - Segunda parte. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jEL18USbJbM. Acesso em: 06 jul. 2020.

A História de Hélio Oiticica. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=2pK8dKy-6b8. Acesso em: 06 jul. 2020.

As obras de Hélio Oiticica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RCEC8Rn8N8U. Acesso em: 06 jul. 2020.

Museu Vivo: Hélio Oiticica (Parte 1). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ok7Xsj-TwvQ. Acesso em: 06 jul. 2020.

Museu Vivo: Hélio Oiticica (Parte 2). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t_IkBL1Rmwo. Acesso em: 06 jul. 2020.


Como atividade da Semana, pesquise na internet uma obra do Artista Helio Oiticica , envie a imagem e nome da obra e suas impressões sobre a mesma. (Escreva , no máximo, 8 linhas)

 

Envie a atividade  para o e-mail analis71@gmail.com  com nome , número, série  ATIVIDADE: Impressões da Obra de Oiticica até o dia 20/11/20