Equipe Gestora
2020
ATENÇÃO
Aluno que não entregar nº mínimo de atividades será reprovado em 2020.
Mais informações - Clique Aqui
Equipe Gestora
2020
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO DE SÃO PAULO
E.E.Maria Montessori
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa |
Professor: Gabriella |
Série: 1º ano A ao E |
Local e data de entrega: REALIZAÇÃO DA AAP (AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO) – 13/11/2020 A 23/11/2020. |
Habilidades:
|
Procedimentos de encaminhamento:
https://sed.educacao.sp.gov.br/
|
Professora: Maria José - História.
Caros alunos,
Segunda atividade do 4 bimestre .
1)Leiam o texto a seguir, que se refere à Roma Antiga. Depois , façam os cálculos e respondam às questões.
(...)dentro ainda da massa de cidadãos, havia o que se pode chamar de proletariado (...): homens livres que, nada possuindo, viviam unicamente de seu trabalho ou mesmo de trabalhos ocasionais auxiliados por "donativos" privados ou públicos . Além do trabalho escravo , as diferentes atividades econômicas - particularmente a construção de grandes obras -- empregavam também não de obra livre (...). Calcula-se que o desnível social era imenso: uma renda anual de 400 a 800 sestércios (moeda romana) do proletário contrastava com os 100 000 sestércios anuais do senador mais modesto . O salário de um trabalhador livre o colocava no limite da simples subsistência .
CORASSIN, Maria Luiza . A reforma agrária na Roma Antiga. São Paulo: Brasiliense 1988.p.47-48.
a) Quanto recebiam por mês, aproximadamente, um proletário e um senador romano ?
b) Atualmente, qual é o valor do salário mínimo no Brasil, e quanto recebe por mês um senador brasileiro ?
2) Pesquise e responda:
a) Durante a República romana, como a população participava das decisões políticas e quem eram os cidadãos ?
b) Você sabe quais línguas atuais têm origem no latim, além do Português ?
c) Quais países do mundo falam português?
3) Pesquise alguns exemplos de criações romanas na arquitetura e na escultura . Em seguida, elabore uma legenda criativa para elas.
4) Você sabe os nomes dos planetas do Sistema Solar ? Você sabia que esses nomes têm origem romana ? O que eles significam ? Pesquise .
5) Hoje, algumas formas de diversão pública da Roma Antiga podem parecer muito violentas .Reflita sobre a questão a seguir .
a) A violência deixou de ser um espetáculo atualmente ?
Enviar para o email profmariajose9@gmail.com até 20/11
Boa atividade !
Atividade de Recuperação de Habilidades Essenciais 3
Habilidades: Identificar, analisar e avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para
a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em
outras situações cotidianas.
Discutir o uso de diferentes tipos de
combustíveis e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar e argumentar
sobre os avanços na perspectiva econômica e conseqüências socioambientais
causadas pela produção e uso destes.
Conteúdos: Equilíbrio
termodinâmico e a vida
Para que haja vida, é preciso
existir um desequilíbrio termodinâmico, ou seja, é preciso existir um fluxo de
energia entre os seres vivos. Isso significa que um ambiente natural está em
desequilíbrio termodinâmico.
1- O que é equilíbrio termodinâmico e sua
importância?
2- Se houvesse equilíbrio termodinâmico entre
os seres vivos e o ambiente, não seria possível a manutenção de vida no planeta
Terra. Por que isso aconteceria?
3-
Para realizar a atividade, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 1), o livro de Ciências ou a internet.
7° ano A: ngcymyb
7° ano B: garee72
Habilidades: Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridos tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.
Conteúdos:
Transformações químicas e físicas.
Para realizar a atividade, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 1), o livro de Ciências ou a internet.
Feminicídio .
Caros alunos,
-Elabore um texto dissertativo de no mínimo 30 linhas sobre A violência Contra a Mulher .
Enviar para o e-mail profmariajose9@gmail.com até 20 l/11
Grata!
4º Bimestre 4ºTema: O único assassinato de Cazuza
Assista aos vídeos abaixo e resolva os exercícios do caderno Aprender Sempre aulas 07 e 08, entrega através do classroom, data da entrega: 20/11
Na aula desta semana daremos prosseguimento ao estudo da
poesia e como ela pode ser inspiradora para um momento fotográfico.
Para isso, procurem algum vídeo na internet sobre a Poetisa
Cecília Meireles.
Após conhecer um pouco sobre seu trabalho, leia o poema
abaixo (da autora) e anote em seu caderno alguns elementos que sejam
inspiradores para que você crie imagens fotográficas.
Guarde suas anotações pois serão utilizadas na atividade da
próxima semana
Bons Estudos!
Ou Isto ou Aquilo
Ou se tem chuva e não
se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares
não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que
não se possa estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro
e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco,
não sei se estudo,
se saio correndo ou
fico tranquilo.
Mas não consegui
entender ainda qual é melhor: se é isto ou aquilo.
(Cecília Meireles)
PAPO RETO
O “Papo Reto” tem uma caracteristica especial em relação as demais atividades do componente curricular Projeto de Vida: ele é seriado, poderá acontecer uma vez a cada bimestre, ao longo do 9o ano. Sua configuraçãoo é a de um ciclo de diálogos e tem como foco temáticas relacionadas ao universo adolescente, configurando-se, assim, como espaço privilegiado para o debate em profundidade a respeito de temas que interessam a vocês,estudantes.
(Vocês podem acompanhar este tema nas páginas
244 a 247 do Volume 4 do Caderno do Aluno)
Após assistir a aula no Centro de Mídias, escreva:
Quais temas você acha importante para serem discutidos em
nosso grupo de trabalho?
Envie pelo menos 5 temas para o email: analis71@gmail.com com nome , número e
série Atividade: Papo Reto até o dia 20/11/20
LINK DA AULA:
4° bimestre 8°A Exercícios de Lingua Portuguesa .
Apostila Faz São Paulo ler e reponder, páginas 23 à 30 ( para o dia 23/11)
Apostila páginas 31 e 32. Ler e fazer os exercícios ( para o dia 26/11)
Apostila páginas 34 e 37. Ler e fazer os exercícios (para dia 30/11).
Apostila páginas 39 até 44. Ler e fazer os exercicios . ( para o dia 3/12).
Apostila páginas. 45, 46 e 47 até exercicio 5. Ler e fazer os exercicios ( para dia 8/12)
Bom dia!
Segue o link da pasta no drive com o vídeo e o pdf da aula de hoje.
A atividade está no final do vídeo.
https://drive.google.com/drive/folders/155i9nNiH4QWtXXvH272H9UO3d4MPbzFD?usp=sharing
Abraços,
Rebeca.
Prof. Sandro R. Espinoli
ELETIVA - OFICINA DE ESCRITA
O objetivo desta aula remota é desenvolver nos alunos a percepção e a construção de um texto que apresente coesão. Essa parte da gramática colabora com a clareza do seu texto.
COESÃO:
A coesão articula a estrutura do texto, isto é, liga, de maneira adequada, as palavras, as frase, os parágrafos. Sem coesão não há unidade textual; é apenas um amontoado de ideias sem vínculo.
Coesão referencial (ou remissiva)
É aquela que se estabelece quando um determinado termo faz referência a outro já citado (anáfora) ou ainda a ser citado (catáfora) no texto. Essa modalidade de coesão se realiza por meio de dois mecanismos básicos, que veremos a seguir.
Coesão lexical: é obtida por palavras que possuem sentidos equivalentes, como sinônimos, hipônimos, hiperônimos, nomes genéricos ou expressões nominais.
Exemplo:
Uma menina correu ao meu encontro. A garota abraçou me efusivamente. (sinônimo)
Notaram que as palavras garota e menina têm o mesmo significado na frase?
Note o exemplo abaixo, as palavras em destaque possuem o mesma semântica.
Um bimotor sobrevoou a cidade. A aeronave fazia um voo de reconhecimento. De repente, o aparelho explodiu no ar.
Coesão gramatical: pode ocorrer por substituição de um termo por outro valor, estabelecendo entre eles relações de sentidos. A coesão gramatical é feita por pronomes, advérbios e numerais.
Exemplo:
Há uma árvore em frente a minha casa. Ela está toda florida.
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Inglês Série: 2° E
e-mail: sandroavant@gmail.com
Esta aula remota é à prática de exercícios. O conteúdo e explicação dessa matéria se encontra na postagem do dia 6 de novembro.
Obrigado,
EXERCÍCIOS - VALENDO NOTA PARA O 4° BIMESTRE
1- Escreva as formas corretas do Present Continuous de cada verbo abaixo:
a) Work b) Travel c) Listen
d) Like e) Drive f) Give
g) Play h) Study i) Eat
A Montagem de uma
Mostra Cultural.
Dando continuidade
ao tema das aulas anteriores, simule a montagem de uma mostra cultural (que
poderá ter foco em 1 linguagem artística ou em todas as linguagens). Vocês
podem pensar em inúmeros temas para essa mostra. Deixo alguns exemplos:
Festival de Dança, Sarau, Exposição Fotográfica, Festival de Desenho Animado,
Festival de Improvisação Teatral etc.
A Atividade poderá
ser realizada individualmente ou em grupo de até 3 integrantes.
1ª Parte:
Responda as
questões abaixo e envie para o email analis71@gmail.com
Com nome, número e série dos integrantes ATIVIDADE: MOSTRA CULTURAL PARTE
1. Enviar até o dia 19/11/20
1. O que será produzido?
2. Como será essa produção?
3. Quais espaços serão utilizados?
Quando será realizada a Mostra?
4. Quais equipamentos e materiais
cada grupo irá utilizar para essa produção?
5. Como será apresentada essa
produção?
6. Essa produção será individual ou
colaborativa?
7. Como será feita a divulgação
dessa Mostra? Haverá a utilização das redes sociais, dispositivos móveis,
cartazes etc.?
8. Como será feita a divulgação e a
comunicação visual? Haverá um convite, folder, cartaz?
9. De que forma serão feitos os
registros de todas as atividades? Haverá livro de assinaturas?
10.
Qual será a responsabilidade de cada um?
TEMAS ENEM
O Dadaísmo, ou simplesmente
“Dadá”, foi um movimento artístico pertencente às vanguardas europeias do
século XX, cujo lema era: "a destruição também é criação".
Foi considerado o movimento
propulsor das ideias surrealistas e tinha um caráter ilógico, anti-racionalista
e de protesto.
Isso porque, através
da ironia, buscava questionar a arte e, sobretudo, seu contexto histórico, com
a ocorrência da Primeira Guerra Mundial.
Características do
Dadaísmo
Podemos destacar
algumas características do movimento dadaísta, a saber:
·
Rompimento com os modelos tradicionais e clássicos;
·
Espírito vanguardista e de protesto;
·
Espontaneidade, improvisação e irreverência artística;
·
Anarquismo e niilismo;
·
Busca do caos e desordem;
·
Teor ilógico e irracional;
·
Caráter irônico, radical, destrutivo, agressivo e pessimista;
·
Aversão à guerra e aos valores burgueses;
·
Rejeição ao nacionalismo e ao materialismo;
·
Crítica ao consumismo e ao capitalismo.
Origem do Movimento
Dadaísta
Tristan Tzara, o maior articulador do movimento dadaísta
Em 1916, os artistas e agitadores culturais Hugo Ball, Emmy
Hennings, Marcel Janco, Richard Huelsenbeck, Tristan Tzara, Sophie Tauber-Arp e
Jean Arp fundam o Cabaret Voltaire.
O espaço foi feito com
o intuito de ser um lugar para manifestações políticas e artísticas em Zurique,
na Suiça. Lá, um grupo de artistas refugiados com tendências anarquistas,
dentre escritores, pintores e poetas, reuniram-se para inaugurar uma nova
manifestação de arte.
É nesse contexto que o poeta romeno Tristan Tzara (1896-1963)
cria o movimento Dadaísta, em meados da primeira guerra mundial, junto aos
artistas Hugo Ball (1886-1927) e Hans Arp (1886-1966).
Essa proposta de arte
era irreverente e espontânea, pautada na irracionalidade, na ironia, na
liberdade, no absurdo e no pessimismo. O intuito principal era de chocar a
burguesia da época e criticar a arte tradicionalista, a guerra e o sistema.
Foi assim que
aleatoriamente foi escolhido o termo "dadaísmo". Os artistas reunidos
resolveram escolher um termo num dicionário que, de certa maneira, já indicava
o caráter ilógico do movimento que surgia. Do francês, o termo “dadá” significa
"cavalo de madeira".
Intervenção
de manequim pendurado no teto na Primeira Feira Internacional Dadá, 1920
Nesse sentido, o dadaísmo é considerado um movimento antiartístico, uma vez que questiona a arte e
busca o caótico e a imperfeição.
"Eu redijo um
manifesto e não quero nada, eu digo portanto certas coisas e sou por princípios
contra manifestos (...). Eu redijo este manifesto para mostrar que é possível
fazer as ações opostas simultaneamente, numa única fresca respiração; sou
contra a ação pela contínua contradição, pela afirmação também, eu não sou nem
pró nem contra e não explico por que odeio o bom-senso. A obra de arte não deve
ser a beleza em si mesma, porque a beleza está morta." (Tristan Tzara)
Dadaísmo no Brasil
O dadaísmo, assim como
outras vanguardas artísticas europeias, influenciou o movimento modernista que
surgia no Brasil, sobretudo após a Semana de Arte
Moderna.
Na literatura, podemos
notar essa influencia em algumas manifestações dos escritores Mário de Andrade
e Manuel Bandeira.
Além deles, destaca-se o "teatro de experiência" de Flávio de
Carvalho e as pinturas de Ismael Nery.
Veja abaixo um poema
de Mário de Andrade,
com influência dadaísta:
Ode ao burguês
Eu insulto o burgês! O burguês-níquel,
o burguês-burguês!
A digestão bem feita de São Paulo!
O homem-curva! o homem-nádegas!
O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,
é sempre um cauteloso pouco-a-pouco! (...)
Dadaísmo na Literatura
Note que o movimento
dadaísta se difundiu nas artes plásticas e também na literatura. Os poetas
dadaístas cultivavam a disposição aleatória das palavras.
Dessa forma, era
notória a falta de lógica e irracionalidade, próprias do dadaísmo. Ocorria
assim, a banalização das rimas e da construção poética.
Artistas Dadaístas
Alguns artistas
plásticos e poetas que participaram do movimento dadaísta foram:
·
Tristan Tzara: poeta romeno;
·
Marcel Duchamp:
poeta, pintor e escultor francês;
·
Hans Arp: poeta e pintor alemão;
·
Francis Picabia: poeta e pintor francês;
·
Max Ernst: pintor alemão;
·
Raoul Hausmann: poeta e artista plástico austríaco;
·
Hugo Ball: poeta e filósofo alemão;
·
Richard Huelsenbeck: escritor e psicanalista alemão;
·
Sophie Täuber: artista plástica suíça
ATIVIDADE: ASSISTA AO VÍDEO TUTORIAL ABAIXO E CRIE UM POEMA DADAÍSTA
ENVIAR A ATIVIDADE PARA analis71@gmail.com até o dia 19/11/20 com nome, número, série
Atividade: Poema Dadaísta
A OBRA DE HÉLIO OITICICA
Como vimos na Aula anterior, em 2019, grande parte do acervo do
artista foi destruído em um incêndio. Essa perda alimentou um debate e
discussões sobre a importância da preservação de acervos artísticos.
Hélio Oiticica realizou uma série de
instalações e deixou como referência suas anotações e seus desenhos. Esses
registros são importantes para o entendimento das obras e a remontagem das
exposições, sem a presença do artista.
A performance
contemporânea brasileira vem criando paradigmas para o sistema da Arte, como a
questão da aquisição da obra apresentada. No passado, seria impensável comprar
uma performance. Hoje, essa questão começa a mudar. O Museu de Arte
Moderna de São Paulo, por exemplo, por intermédio do Núcleo de Arte
Contemporânea, adquiriu duas performances de Laura Lima. Em outras
palavras, é o mesmo que dizer que hoje não se compra apenas o registro da performance
– em vídeo ou fotografia – como era comum desde os anos de 1960. Adquire-se
também o roteiro dela, a possibilidade de fazê-la novamente
Hélio Oiticica - Primeira Parte. Disponível em: https://
Hélio Oiticica - Segunda parte.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jEL18USbJbM. Acesso em: 06 jul.
2020.
A História de Hélio Oiticica. Disponível:
https://www.youtube.com/watch?v=2pK8dKy-6b8. Acesso em: 06 jul. 2020.
As obras de Hélio Oiticica. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=RCEC8Rn8N8U. Acesso em: 06 jul. 2020.
Museu Vivo: Hélio Oiticica (Parte 1).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ok7Xsj-TwvQ. Acesso em: 06 jul.
2020.
Museu Vivo: Hélio Oiticica (Parte 2). Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=t_IkBL1Rmwo. Acesso em: 06 jul. 2020.
Como atividade da Semana,
pesquise na internet uma obra do Artista Helio Oiticica , envie a imagem e nome
da obra e suas impressões sobre a mesma. (Escreva , no máximo, 8 linhas)
Envie a atividade para o e-mail analis71@gmail.com com nome ,
número, série ATIVIDADE: Impressões da
Obra de Oiticica até o dia 20/11/20