Nesta terça-feira as aulas foram destinadas ao início da resolução da Avaliação de Aprendizagem em Processo" de Português.
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
terça-feira, 17 de novembro de 2020
2ºA (Clayton - Português)
Nesta terça-feira as aulas foram destinadas ao início da resolução da Avaliação de Aprendizagem em Processo" de Português.
PROJETO DE VIDA - PROF°ADRIANO - ATIVIDADE II 1°ANO A
Orientações:
1-As atividades
deverão ser respondidas e encaminhadas conforme orientação do professor;
2-As atividades
deverão ser encaminhadas via e-mail;
3- Para quem utiliza a
plataforma classroom enviar por ela;
4-As atividades
postadas no blog / classroom serão sempre as mesmas;
5- Enviar a atividade
**Sempre com nome, número e serie**
6- ATENÇÃO DEVIDO A
PROBLEMAS JUNTO A GOOGLE MEU E-MAIL MUDOU PARA (adrlaurentino87@gmail.com),
favor encaminhar para este e-mail;
7- Data de entrega: 27/11/2020
Atividade de reflexão
Neste momento devemos
desenvolver uma analise critica sobre os caminhos propostos até aqui para o
desenvolvimento de nosso projeto de vida. E se esse conhecimento tem ajudado os
alunos (vocês) a pensarem sobre seu futuro.
As analises poderão ser positivas
ou negativas sobre os conteúdos transmitidos, desde que sejam
informados nesta reflexão os pontos a serem melhorados... Esta atividade de reflexão
não possui quantidade de linhas, é uma percepção de vocês quanto a nossa trajetória.
SOCIOLOGIA - PROF°ADRIANO 4°BIMESTRE ATIVIDADE II - 3°ANOS A e D
Orientações:
1-As atividades
deverão ser respondidas e encaminhadas conforme orientação do professor;
2-As atividades
deverão ser encaminhadas via e-mail;
3- Para quem utiliza a
plataforma classroom enviar por ela;
4-As atividades
postadas no blog / classroom serão sempre as mesmas;
5- Enviar a atividade
**Sempre com nome, número e serie**
6- ATENÇÃO DEVIDO A
PROBLEMAS JUNTO A GOOGLE MEU E-MAIL MUDOU PARA (adrlaurentino87@gmail.com),
favor encaminhar para este e-mail;
7- Data de entrega: 27/11/2020
DESIGUALDADE
SOCIAL
A desigualdade social é a
diferença existente entre as diferentes classes sociais, levando-se em conta
fatores econômicos, educacionais e culturais. É um mal que afeta todo
o mundo, em especial os países que ainda se encontram em vias de
desenvolvimento. A desigualdade pode ser medida por faixas de renda, em que são
consideradas as médias dos mais ricos em comparação às dos mais pobres. Também
podem ser utilizados, como dados para o cálculo de desigualdade, fatores como o
IDH, a escolarização, o acesso à cultura e o acesso a serviços básicos — como
saúde, segurança, saneamento etc. A renda, por ela mesma, não garante que os
dados de desigualdade sejam plenamente verificados, pois a qualidade de vida
pode, em alguns casos, independer dela. Porém, em geral, qualidade de vida e
renda caminham juntas.
Em todas as cidades, umas mais
e outras menos, há desigualdade social. Pesquisa do Ipea aponta que o Brasil
apresenta desigualdade total de renda de 51,5%, estando à frente de países como
Estados Unidos, Alemanha e Grã-Bretanha. Em nosso país, mais de 27% da renda está
nas mãos de apenas 1% da população. Segundo o economista francês Thomas
Piketty, em pesquisa que levantou dados socioeconômicos de vários países, o
Brasil tem mais renda concentrada nas mãos de poucas pessoas que os grandes
países árabes, onde o 1% de bilionários mais ricos representa apenas 26% da
renda local. Em 2015, o coeficiente de Gini brasileiro foi marcado em 0,515,
deixando o nosso país no 10º lugar do ranking dos mais desiguais do mundo,
sendo que o 1º lugar é ocupado pela África do Sul.
Seguindo as características
descritas no texto, desenvolva:
A) Uma pesquisa (via internet
ou livros) que aborde as características da desigualdade social brasileira.
B) O que gera a desigualdade.
C) E os efeitos desta
desigualdade em nossa sociedade.
D) Todos os itens acima ou
pelo menos dois deles devem estar presentes na pesquisa (trabalho).
E) Não há quantidade de
páginas, basta pesquisar, ler, resumir e enviar...
SOCIOLOGIA - PROF°ADRIANO 4°BIMESTRE ATIVIDADE II - 2°ANOS A,B,C,D,E
Orientações:
1-As atividades
deverão ser respondidas e encaminhadas conforme orientação do professor;
2-As atividades
deverão ser encaminhadas via e-mail;
3- Para quem utiliza a
plataforma classroom enviar por ela;
4-As atividades
postadas no blog / classroom serão sempre as mesmas;
5- Enviar a atividade
**Sempre com nome, número e serie**
6- ATENÇÃO DEVIDO A
PROBLEMAS JUNTO A GOOGLE MEU E-MAIL MUDOU PARA (adrlaurentino87@gmail.com), favor encaminhar para
este e-mail;
7- Data de entrega: 27/11/2020
FORMAS
DE VIOLÊNCIA - BULLYNG
Bullying é uma palavra de
origem inglesa que designa atos de agressão e intimidação repetitivos contra um
indivíduo que não é aceito por um grupo, geralmente na escola. A prática do
bullying consiste em um conjunto de violências que se repetem por algum
período. Geralmente são agressões verbais, físicas e psicológicas que humilham,
intimidam e traumatizam a vítima. Os danos causados pelo bullying podem ser
profundos, como a depressão, distúrbios comportamentais e até o suicídio.
As vítimas são intimidadas,
expostas e ridicularizadas. São chamadas por apelidos vexatórios e sofrem
variados quadros de agressão com base em suas características físicas, seus
hábitos, sua sexualidade e sua maneira de ser. As vítimas de bullying podem
sofrer agressões de uma pessoa isolada ou de um grupo. Esse grupo pode atuar
apenas como “espectadores inertes” da violência, que indiretamente contribuem
para a continuidade da agressão.
Comumente,
o bullying é uma prática injusta, visto que os agressores ou agem em grupo (ou
com o apoio do grupo) ou agem contra indivíduos que não conseguem se defender
das agressões. Apesar de considerarmos o sofrimento da vítima, também devemos
tentar entender o comportamento dos agressores. Muitas vezes, são
jovens que passam por problemas psicológicos ou que sofrem
agressões no ambiente familiar e na própria escola, e tentam transferir os seus
traumas por meio da agressividade contra os outros.
1.2 Seguindo as características
descritas no texto, desenvolva:
A) Uma pesquisa (via internet
ou livros) que aborde as características do que é Bullying?
B) O Bullying como forma de violência.
C) E os efeitos deste tipo de violência
para o comportamento dos jovens.
D) Todos os itens acima ou
pelo menos dois deles devem estar presentes na pesquisa (trabalho).
E) Não há quantidade de páginas,
basta pesquisar, ler, resumir e enviar...
SOCIOLOGIA - PROF°ADRIANO 4°BIMESTRE ATIVIDADE II - 1°ANOS A,B,C,D,E,F
Orientações:
1-As atividades
deverão ser respondidas e encaminhadas conforme orientação do professor;
2-As atividades
deverão ser encaminhadas via e-mail;
3- Para quem utiliza a
plataforma classroom enviar por ela;
4-As atividades
postadas no blog / classrom serão sempre as mesmas;
5- Enviar a atividade
**Sempre com nome, número e serie**
6- ATENÇÃO DEVIDO A
PROBLEMAS JUNTO A GOOGLE MEU E-MAIL MUDOU PARA (adrlaurentino87@gmail.com), favor encaminhar para
este e-mail;
7- Data de entrega: 27/11/2020
RAÇA E
ETNIA
1.1 Introdução
O conceito de raça é altamente complexo e objeto de grandes estudos
sociológicos. O uso por parte do senso comum dessa forma de categorização
perpetuou a ideia de que os grupos humanos são divididos de acordo com
características biológicas. As teorias sobre as diferentes raças humanas
surgiram inicialmente no final do século XVIII e início do século XIX, tendo
como autor principal Joseph Arthur de Gobineau (1816-1882),
filósofo francês e principal defensor da ideia de superioridade da raça branca.
Desde então, vários trabalhos derivados da ideia de raças diferentes entre a
espécie humana foram concebidos, de modo que, enquanto alguns autores
distinguiram quatro ou cinco raças, outros chegaram a especificar mais de 20.
As teorias raciais surgiram como forma de tentar justificar a ordem social
que surgia à medida que países europeus tornavam-se nações imperialistas,
submetendo outros territórios e suas populações ao seu domínio. O conceito foi
amplamente adotado em todo o mundo até o período da Segunda Guerra Mundial,
quando o surgimento da ameaça nazista elevou a proporções astronômicas o
preconceito e o ódio em relação a grupos humanos específicos.
Diante dos fatos, a comunidade
científica praticamente abandonou o uso do termo “raça”. Da mesma maneira,
muitos autores da Sociologia concordam que o conceito de raça é apenas uma
noção socialmente construída e perpetuada pelo preconceito ou pelo valor
conceitual que alguns teóricos acreditam existir nos trabalhos que tratam de
problemas sociológicos ligados à diferença. Nesse sentido, o conceito de raça é
utilizado para tratar de problemas ligados ao valor socialmente atribuído a
certas características físicas, como casos de discriminação ou segregação
racial que ainda hoje observamos.
1.2 Seguindo as características
descritas no texto, desenvolva:
A) Uma pesquisa (via internet
ou livros) que aborde as características do que é raça?
B) A diferenciação entre Raça
e Etnia?
C) A contribuição ideológica do conceito
de raça “superior e inferior” para propagação do racismo.
D) Todos os itens acima ou
pelo menos dois deles devem estar presentes na pesquisa (trabalho).
E) Não há quantidade de páginas,
basta pesquisar, ler, resumir e enviar...
Prof. Sandro R. Espínoli
Matéria: Língua Portuguesa Série: 8°B e 8°C
e-mail: sandroavant@gmail.com
Aula remota: Interpretação textual. Esse conteúdo vale nota para o 4° bimestre.
Altamente
confidencial
Quem observa o trabalho de um hacker hoje pode ter a impressão de que a arte de inventar e quebrar códigos secretos é algo extremamente moderno… Ledo engano! O jogo das mensagens cifradas já desafiava a imaginação pelo menos desde a Idade Média.
Nessa época, a troca de mensagens era assunto delicado, como mostra o bispo Gregório de Tours, que no século VI escreveu uma história do reino dos francos. Segundo ele, em pleno alvorecer da Idade Média, dois mensageiros de um certo Godovaldo, que reivindicava o trono, foram presos e torturados por homens do rei Gontrão ao tentarem transmitir uma mensagem secreta.
O caso mostra que nesse período a escrita era uma forma muito
vulnerável de comunicação. Uma carta podia parar com facilidade em mãos
inimigas e, por isso, os emissários não apenas levavam consigo documentos
oficiais manuscritos, mas também decoravam mensagens que transmitiam oralmente
aos destinatários. Os poucos registros deixados pela diplomacia medieval não
facilitaram em nada o trabalho dos historiadores, e por isso é preciso ter cuidado
quando se fala das técnicas de codificação utilizadas na Europa medieval.
No século XVI, o abade alemão Johannes Trithemius, autor de uma das
primeiras grandes obras de criptografia do Ocidente, afirmou que reis francos
como Faramundo e Carlos Magno já utilizavam alfabetos secretos em suas
correspondências. Por mais fascinantes que sejam esses códigos, porém, eles
parecem ter saído da imaginação do próprio Trithemius. Carlos Magno mal sabia
ler e escrever, e é pouco provável que tenha inventado novos alfabetos.
Questão 1 – Registra-se uma
opinião sobre um fato em:
a) “Ledo engano!”
b) “[…] a escrita era uma forma muito vulnerável
de comunicação.”
c) “[…] Os poucos registros deixados pela
diplomacia medieval não facilitaram em nada […]”
d) “Carlos Magno mal sabia ler e escrever, e é
pouco provável que tenha inventado […]”
Questão 2 – “Nessa época, a
troca de mensagens era assunto delicado […]”. A que época o texto se refere?
Questão 3 – Na Idade Média, “a
escrita era uma forma muito vulnerável de comunicação.”. Assinale a alternativa
que justifica esse fato:
a) “Uma carta podia parar com facilidade em mãos
inimigas […]”
b) “[…] os emissários não apenas levavam consigo
documentos oficiais manuscritos […]”
c) “[…] decoravam mensagens que transmitiam
oralmente aos destinatários.”
d) “Os poucos registros deixados pela diplomacia
medieval não facilitaram em nada […]”
Questão 4 – Em “Segundo ele, em
pleno alvorecer da Idade Média […]”, o pronome “ele” substitui, considerando-se
o contexto:
a) o bispo Gregório de Tours.
b) um certo Godovaldo.
c) o rei Gontrão.
d) o abade alemão Johannes Trithemius.
Questão 5 – No segmento “O jogo
das mensagens cifradas já desafiava a imaginação pelo menos desde a
Idade Média.”, o verbo sublinhado aponta para um fato:
a) totalmente concluído.
b) que poderá acontecer.
c) em realização no passado.
d) que está acontecendo.
Questão 6 – A palavra “hacker”
aparece em itálico no texto porque:
a) não foi empregada no sentido literal.
b) é de origem estrangeira.
c) é pouco conhecida.
d) foi escrita incorretamente.
Questão 7 – No trecho “[…] mas
também decoravam mensagens que transmitiam oralmente aos destinatários.”, a
expressão em destaque indica a ideia de:
a) oposição
b) adição
c) causa
d) comparação
Questão 8 – “Por mais
fascinantes que sejam esses códigos, porém, eles parecem ter saído da
imaginação do próprio Trithemius.”. Indique palavras que poderiam substituir
“porém”:
Professora Maria Cristina - 6 e 7 ANO - ELETIVA
Olá meus queridos, tudo bem?
Para essa semana, não teremos novas publicações. Aguardarei o envio das atividades publicadas em novembro, ok? Bjão e cuidem-se!
Professora Maria Cristina - 6 ANOS - Projeto de Vida
Olá meus queridos, tudo bem?
Para essa semana, não teremos novas publicações. Aguardarei o envio das atividades publicadas em novembro, ok? Bjão e cuidem-se!
Professora Maria Cristina - 2 B,C,D,E - Química
Olá meus queridos, tudo bem?
Para essa semana, não teremos novas publicações. Aguardarei o envio das atividades publicadas em novembro, ok? Bjão e cuidem-se!
Professora Maria Cristina - 3 ANOS A,B,C,D - Química
Olá meus queridos, tudo bem?
Para essa semana, não teremos novas publicações. Aguardarei o envio das atividades publicadas em novembro, ok? Bjão e cuidem-se!
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...