terça-feira, 17 de novembro de 2020

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)

 Nesta terça-feira as aulas foram destinadas ao início da resolução da Avaliação de Aprendizagem em Processo" de Português.

2ºA (Clayton - Português)

Nesta terça-feira as aulas foram destinadas ao início da resolução da Avaliação de Aprendizagem em Processo" de Português.


PROJETO DE VIDA - PROF°ADRIANO - ATIVIDADE II 1°ANO A

Orientações:

1-As atividades deverão ser respondidas e encaminhadas conforme orientação do professor;

2-As atividades deverão ser encaminhadas via e-mail;

3- Para quem utiliza a plataforma classroom enviar por ela;

4-As atividades postadas no blog / classroom serão sempre as mesmas;

5- Enviar a atividade **Sempre com nome, número e serie**

6- ATENÇÃO DEVIDO A PROBLEMAS JUNTO A GOOGLE MEU E-MAIL MUDOU PARA (adrlaurentino87@gmail.com), favor encaminhar para este e-mail;

7- Data de entrega: 27/11/2020


Atividade de reflexão

Neste momento devemos desenvolver uma analise critica sobre os caminhos propostos até aqui para o desenvolvimento de nosso projeto de vida. E se esse conhecimento tem ajudado os alunos (vocês) a pensarem sobre seu futuro.

As analises poderão ser positivas ou negativas sobre os conteúdos transmitidos, desde que sejam informados nesta reflexão os pontos a serem melhorados... Esta atividade de reflexão não possui quantidade de linhas, é uma percepção de vocês quanto a nossa trajetória. 



SOCIOLOGIA - PROF°ADRIANO 4°BIMESTRE ATIVIDADE II - 3°ANOS A e D

Orientações:

1-As atividades deverão ser respondidas e encaminhadas conforme orientação do professor;

2-As atividades deverão ser encaminhadas via e-mail;

3- Para quem utiliza a plataforma classroom enviar por ela;

4-As atividades postadas no blog / classroom serão sempre as mesmas;

5- Enviar a atividade **Sempre com nome, número e serie**

6- ATENÇÃO DEVIDO A PROBLEMAS JUNTO A GOOGLE MEU E-MAIL MUDOU PARA (adrlaurentino87@gmail.com), favor encaminhar para este e-mail;

7- Data de entrega: 27/11/2020

 

DESIGUALDADE SOCIAL

A desigualdade social é a diferença existente entre as diferentes classes sociais, levando-se em conta fatores econômicos, educacionais e culturais. É um mal que afeta todo o mundo, em especial os países que ainda se encontram em vias de desenvolvimento. A desigualdade pode ser medida por faixas de renda, em que são consideradas as médias dos mais ricos em comparação às dos mais pobres. Também podem ser utilizados, como dados para o cálculo de desigualdade, fatores como o IDH, a escolarização, o acesso à cultura e o acesso a serviços básicos — como saúde, segurança, saneamento etc. A renda, por ela mesma, não garante que os dados de desigualdade sejam plenamente verificados, pois a qualidade de vida pode, em alguns casos, independer dela. Porém, em geral, qualidade de vida e renda caminham juntas.

Em todas as cidades, umas mais e outras menos, há desigualdade social. Pesquisa do Ipea aponta que o Brasil apresenta desigualdade total de renda de 51,5%, estando à frente de países como Estados Unidos, Alemanha e Grã-Bretanha. Em nosso país, mais de 27% da renda está nas mãos de apenas 1% da população. Segundo o economista francês Thomas Piketty, em pesquisa que levantou dados socioeconômicos de vários países, o Brasil tem mais renda concentrada nas mãos de poucas pessoas que os grandes países árabes, onde o 1% de bilionários mais ricos representa apenas 26% da renda local. Em 2015, o coeficiente de Gini brasileiro foi marcado em 0,515, deixando o nosso país no 10º lugar do ranking dos mais desiguais do mundo, sendo que o 1º lugar é ocupado pela África do Sul.

Seguindo as características descritas no texto, desenvolva:

A) Uma pesquisa (via internet ou livros) que aborde as características da desigualdade social brasileira.

B) O que gera a desigualdade.

C) E os efeitos desta desigualdade em nossa sociedade.

D) Todos os itens acima ou pelo menos dois deles devem estar presentes na pesquisa (trabalho).

E) Não há quantidade de páginas, basta pesquisar, ler, resumir e enviar...

SOCIOLOGIA - PROF°ADRIANO 4°BIMESTRE ATIVIDADE II - 2°ANOS A,B,C,D,E

Orientações:

1-As atividades deverão ser respondidas e encaminhadas conforme orientação do professor;

2-As atividades deverão ser encaminhadas via e-mail;

3- Para quem utiliza a plataforma classroom enviar por ela;

4-As atividades postadas no blog / classroom serão sempre as mesmas;

5- Enviar a atividade **Sempre com nome, número e serie**

6- ATENÇÃO DEVIDO A PROBLEMAS JUNTO A GOOGLE MEU E-MAIL MUDOU PARA (adrlaurentino87@gmail.com), favor encaminhar para este e-mail;

7- Data de entrega: 27/11/2020

 

FORMAS DE VIOLÊNCIA - BULLYNG

Bullying é uma palavra de origem inglesa que designa atos de agressão e intimidação repetitivos contra um indivíduo que não é aceito por um grupo, geralmente na escola. A prática do bullying consiste em um conjunto de violências que se repetem por algum período. Geralmente são agressões verbais, físicas e psicológicas que humilham, intimidam e traumatizam a vítima. Os danos causados pelo bullying podem ser profundos, como a depressão, distúrbios comportamentais e até o suicídio.

As vítimas são intimidadas, expostas e ridicularizadas. São chamadas por apelidos vexatórios e sofrem variados quadros de agressão com base em suas características físicas, seus hábitos, sua sexualidade e sua maneira de ser. As vítimas de bullying podem sofrer agressões de uma pessoa isolada ou de um grupo. Esse grupo pode atuar apenas como “espectadores inertes” da violência, que indiretamente contribuem para a continuidade da agressão.

 

Comumente, o bullying é uma prática injusta, visto que os agressores ou agem em grupo (ou com o apoio do grupo) ou agem contra indivíduos que não conseguem se defender das agressões. Apesar de considerarmos o sofrimento da vítima, também devemos tentar entender o comportamento dos agressores. Muitas vezes, são jovens que passam por problemas psicológicos ou que sofrem agressões no ambiente familiar e na própria escola, e tentam transferir os seus traumas por meio da agressividade contra os outros.

 

1.2 Seguindo as características descritas no texto, desenvolva:

A) Uma pesquisa (via internet ou livros) que aborde as características do que é Bullying?

B) O Bullying como forma de violência.

C) E os efeitos deste tipo de violência para o comportamento dos jovens.

D) Todos os itens acima ou pelo menos dois deles devem estar presentes na pesquisa (trabalho).

E) Não há quantidade de páginas, basta pesquisar, ler, resumir e enviar...

SOCIOLOGIA - PROF°ADRIANO 4°BIMESTRE ATIVIDADE II - 1°ANOS A,B,C,D,E,F

 Orientações:

1-As atividades deverão ser respondidas e encaminhadas conforme orientação do professor;

2-As atividades deverão ser encaminhadas via e-mail;

3- Para quem utiliza a plataforma classroom enviar por ela;

4-As atividades postadas no blog / classrom serão sempre as mesmas;

5- Enviar a atividade **Sempre com nome, número e serie**

6- ATENÇÃO DEVIDO A PROBLEMAS JUNTO A GOOGLE MEU E-MAIL MUDOU PARA (adrlaurentino87@gmail.com), favor encaminhar para este e-mail;

7- Data de entrega: 27/11/2020

 

RAÇA E ETNIA

1.1 Introdução

conceito de raça é altamente complexo e objeto de grandes estudos sociológicos. O uso por parte do senso comum dessa forma de categorização perpetuou a ideia de que os grupos humanos são divididos de acordo com características biológicas. As teorias sobre as diferentes raças humanas surgiram inicialmente no final do século XVIII e início do século XIX, tendo como autor principal Joseph Arthur de Gobineau (1816-1882), filósofo francês e principal defensor da ideia de superioridade da raça branca. Desde então, vários trabalhos derivados da ideia de raças diferentes entre a espécie humana foram concebidos, de modo que, enquanto alguns autores distinguiram quatro ou cinco raças, outros chegaram a especificar mais de 20.

As teorias raciais surgiram como forma de tentar justificar a ordem social que surgia à medida que países europeus tornavam-se nações imperialistas, submetendo outros territórios e suas populações ao seu domínio. O conceito foi amplamente adotado em todo o mundo até o período da Segunda Guerra Mundial, quando o surgimento da ameaça nazista elevou a proporções astronômicas o preconceito e o ódio em relação a grupos humanos específicos.

Diante dos fatos, a comunidade científica praticamente abandonou o uso do termo “raça”. Da mesma maneira, muitos autores da Sociologia concordam que o conceito de raça é apenas uma noção socialmente construída e perpetuada pelo preconceito ou pelo valor conceitual que alguns teóricos acreditam existir nos trabalhos que tratam de problemas sociológicos ligados à diferença. Nesse sentido, o conceito de raça é utilizado para tratar de problemas ligados ao valor socialmente atribuído a certas características físicas, como casos de discriminação ou segregação racial que ainda hoje observamos.

1.2 Seguindo as características descritas no texto, desenvolva:

A) Uma pesquisa (via internet ou livros) que aborde as características do que é raça?

B) A diferenciação entre Raça e Etnia?

C) A contribuição ideológica do conceito de raça “superior e inferior” para propagação do racismo.

D) Todos os itens acima ou pelo menos dois deles devem estar presentes na pesquisa (trabalho).

E) Não há quantidade de páginas, basta pesquisar, ler, resumir e enviar...

Prof. Sandro R. Espínoli

Matéria: Língua Portuguesa                                    Série: 8°B e 8°C

e-mail: sandroavant@gmail.com

Aula remota: Interpretação textual. Esse conteúdo vale nota para o 4° bimestre.


                                  

Altamente confidencial

    Quem observa o trabalho de um hacker hoje pode ter a impressão de que a arte de inventar e quebrar códigos secretos é algo extremamente moderno… Ledo engano! O jogo das mensagens cifradas já desafiava a imaginação pelo menos desde a Idade Média.

    Nessa época, a troca de mensagens era assunto delicado, como mostra o bispo Gregório de Tours, que no século VI escreveu uma história do reino dos francos. Segundo ele, em pleno alvorecer da Idade Média, dois mensageiros de um certo Godovaldo, que reivindicava o trono, foram presos e torturados por homens do rei Gontrão ao tentarem transmitir uma mensagem secreta.

    O caso mostra que nesse período a escrita era uma forma muito vulnerável de comunicação. Uma carta podia parar com facilidade em mãos inimigas e, por isso, os emissários não apenas levavam consigo documentos oficiais manuscritos, mas também decoravam mensagens que transmitiam oralmente aos destinatários. Os poucos registros deixados pela diplomacia medieval não facilitaram em nada o trabalho dos historiadores, e por isso é preciso ter cuidado quando se fala das técnicas de codificação utilizadas na Europa medieval.

No século XVI, o abade alemão Johannes Trithemius, autor de uma das primeiras grandes obras de criptografia do Ocidente, afirmou que reis francos como Faramundo e Carlos Magno já utilizavam alfabetos secretos em suas correspondências. Por mais fascinantes que sejam esses códigos, porém, eles parecem ter saído da imaginação do próprio Trithemius. Carlos Magno mal sabia ler e escrever, e é pouco provável que tenha inventado novos alfabetos.


Questão 1 – Registra-se uma opinião sobre um fato em:

a) “Ledo engano!”

b) “[…] a escrita era uma forma muito vulnerável de comunicação.”

c) “[…] Os poucos registros deixados pela diplomacia medieval não facilitaram em nada […]”

d) “Carlos Magno mal sabia ler e escrever, e é pouco provável que tenha inventado […]”

Questão 2 – “Nessa época, a troca de mensagens era assunto delicado […]”. A que época o texto se refere?

 

 

Questão 3 – Na Idade Média, “a escrita era uma forma muito vulnerável de comunicação.”. Assinale a alternativa que justifica esse fato:

a) “Uma carta podia parar com facilidade em mãos inimigas […]”

b) “[…] os emissários não apenas levavam consigo documentos oficiais manuscritos […]”

c) “[…] decoravam mensagens que transmitiam oralmente aos destinatários.”

d) “Os poucos registros deixados pela diplomacia medieval não facilitaram em nada […]”

Questão 4 – Em “Segundo ele, em pleno alvorecer da Idade Média […]”, o pronome “ele” substitui, considerando-se o contexto:

a) o bispo Gregório de Tours.

b) um certo Godovaldo.

c) o rei Gontrão.

d) o abade alemão Johannes Trithemius.

 

Questão 5 – No segmento “O jogo das mensagens cifradas já desafiava a imaginação pelo menos desde a Idade Média.”, o verbo sublinhado aponta para um fato:

a) totalmente concluído.

b) que poderá acontecer.

c) em realização no passado.

d) que está acontecendo.

Questão 6 – A palavra “hacker” aparece em itálico no texto porque:

a) não foi empregada no sentido literal.

b) é de origem estrangeira.

c) é pouco conhecida.

d) foi escrita incorretamente.

 

Questão 7 – No trecho “[…] mas também decoravam mensagens que transmitiam oralmente aos destinatários.”, a expressão em destaque indica a ideia de:

a) oposição

b) adição

c) causa

d) comparação

 

Questão 8 – “Por mais fascinantes que sejam esses códigos, porém, eles parecem ter saído da imaginação do próprio Trithemius.”. Indique palavras que poderiam substituir “porém”:




Professora Maria Cristina - 6 e 7 ANO - ELETIVA

  Olá meus queridos, tudo bem?

Para essa semana, não teremos novas publicações. Aguardarei o envio das atividades publicadas em novembro, ok? Bjão e cuidem-se!

Professora Maria Cristina - 6 ANOS - Projeto de Vida

  Olá meus queridos, tudo bem?

Para essa semana, não teremos novas publicações. Aguardarei o envio das atividades publicadas em novembro, ok? Bjão e cuidem-se!

Professora Maria Cristina - 2 B,C,D,E - Química

  Olá meus queridos, tudo bem?

Para essa semana, não teremos novas publicações. Aguardarei o envio das atividades publicadas em novembro, ok? Bjão e cuidem-se!

Professora Maria Cristina - 3 ANOS A,B,C,D - Química

 Olá meus queridos, tudo bem?

Para essa semana, não teremos novas publicações. Aguardarei o envio das atividades publicadas em novembro, ok? Bjão e cuidem-se!