terça-feira, 17 de novembro de 2020

SOCIOLOGIA - PROF°ADRIANO 4°BIMESTRE ATIVIDADE II - 3°ANOS A e D

Orientações:

1-As atividades deverão ser respondidas e encaminhadas conforme orientação do professor;

2-As atividades deverão ser encaminhadas via e-mail;

3- Para quem utiliza a plataforma classroom enviar por ela;

4-As atividades postadas no blog / classroom serão sempre as mesmas;

5- Enviar a atividade **Sempre com nome, número e serie**

6- ATENÇÃO DEVIDO A PROBLEMAS JUNTO A GOOGLE MEU E-MAIL MUDOU PARA (adrlaurentino87@gmail.com), favor encaminhar para este e-mail;

7- Data de entrega: 27/11/2020

 

DESIGUALDADE SOCIAL

A desigualdade social é a diferença existente entre as diferentes classes sociais, levando-se em conta fatores econômicos, educacionais e culturais. É um mal que afeta todo o mundo, em especial os países que ainda se encontram em vias de desenvolvimento. A desigualdade pode ser medida por faixas de renda, em que são consideradas as médias dos mais ricos em comparação às dos mais pobres. Também podem ser utilizados, como dados para o cálculo de desigualdade, fatores como o IDH, a escolarização, o acesso à cultura e o acesso a serviços básicos — como saúde, segurança, saneamento etc. A renda, por ela mesma, não garante que os dados de desigualdade sejam plenamente verificados, pois a qualidade de vida pode, em alguns casos, independer dela. Porém, em geral, qualidade de vida e renda caminham juntas.

Em todas as cidades, umas mais e outras menos, há desigualdade social. Pesquisa do Ipea aponta que o Brasil apresenta desigualdade total de renda de 51,5%, estando à frente de países como Estados Unidos, Alemanha e Grã-Bretanha. Em nosso país, mais de 27% da renda está nas mãos de apenas 1% da população. Segundo o economista francês Thomas Piketty, em pesquisa que levantou dados socioeconômicos de vários países, o Brasil tem mais renda concentrada nas mãos de poucas pessoas que os grandes países árabes, onde o 1% de bilionários mais ricos representa apenas 26% da renda local. Em 2015, o coeficiente de Gini brasileiro foi marcado em 0,515, deixando o nosso país no 10º lugar do ranking dos mais desiguais do mundo, sendo que o 1º lugar é ocupado pela África do Sul.

Seguindo as características descritas no texto, desenvolva:

A) Uma pesquisa (via internet ou livros) que aborde as características da desigualdade social brasileira.

B) O que gera a desigualdade.

C) E os efeitos desta desigualdade em nossa sociedade.

D) Todos os itens acima ou pelo menos dois deles devem estar presentes na pesquisa (trabalho).

E) Não há quantidade de páginas, basta pesquisar, ler, resumir e enviar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário