terça-feira, 28 de julho de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO



HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 29/07/2020




EQUIPE GESTORA
2020
Caros Alunos:


Semana de  Estudos  Intensivos

Segundo bimestre


pode enviar até dia 31/07


Façam uma apresentação em slide com os pontos turísticos do país  desejam conhecer

- Apresentação deve ter fotos e um  pouco da história do ponto turismo .

Enviar para meu email profmariajose9@gmail.com.

Grata .
Caros alunos:

Semana de  Estudos  Intensivos

Atividade Avaliativa segundo bimestre.


Façam uma apresentação em slaide ou um vídeo mostrando A Conquista das Mulheres no Brasil e no Mundo

Enviar para o email profmariajose9@gmail.com até 31/07.

Grata.

Prof. Aline Rossi/ Ciências- 6° anos A, B e C




Aula transmitida pelo CENTRO DE MÍDIAS SP dia 27/07- Revisão de conteúdos do 2° bimestre



Habilidades: Concluir, com base na análise de ilustrações e/ ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

Objetivos : Conhecer os cinco sentidos e a interação destes com os outros sistemas.

Prezados alunos,


 Nós já trabalhamos todos os conteúdos referentes ao 2° bimestre, então, assim como no CENTRO DE MÍDIAS SP retomaremos as atividades do bimestre como revisão de conteúdos e recuperação de habilidades e notas.


Estou postando novamente abaixo a atividade sobre o Sistema Nervoso. Os alunos que já fizeram esta atividade irão somente revisá-la no caderno e não precisarão me enviar novamente, porém os alunos que ainda não fizeram devem fazer e enviar no meu email alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou na nossa turma no classroom institucional até o dia 30/07 (próxima quinta-feira).

Atividade
1-      O que é Sistema Nervoso?

2-      Com quais sistemas o Sistema Nervoso interage?

3-      Quais elementos compõem o Sistema Nervoso?

4-      Quais as funções desempenhadas pelo Sistema Nervoso Central?

5-      Quais as funções desempenhadas pelo Sistema nervoso Periférico?

6-      O que é um estímulo ambiental?

7-      Como podemos perceber os estímulos ambientais? De que maneira reagimos a esses estímulos?

8-      Quais são os órgãos dos sentidos? Que funções importantes desempenham esses órgãos para os seres vivos?

9-      Qual é o sistema responsável em identificar, interpretar e responder a todos os nossos sentidos?

Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a internet.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL

Recados:
Eu já enviei o convite da minha sala no classroom institucional para todos os alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês o mais rápido possível, pois em breve as atividades serão postadas somente lá!


Em caso de dúvidas, vocês podem enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br, chat da sala no aplicativo do Centro de Mídias SP ou classroom institucional.

3ºA,3ºB,3ºC,3ºD - Português- Revisão: Modernismo & Preparação ENEM - Profª Ângela

Boa tarde alunos, esta é a ultima semana do 2ºBimestre, preciso que vocês entreguem as atividades atrasadas até sexta-feira 31/07, dessa forma não passarei novas atividades pois preciso que vocês se organizem e enviem as atividades pendentes. Solicito que assistam as aulas abaixo e verifiquem o conteúdo transmitido. Favor enviar as atividades pendentes o mais rápido possível  para o email professoraortega@yahoo.com ou entreguem através do Classroom. obrigada.



2ºE - Português - Revisando artigo de opinião - Profª Ângela

Boa tarde alunos, esta é a ultima semana do 2ºBimestre, preciso que vocês entreguem as atividades atrasadas até sexta-feira 31/07, dessa forma não passarei novas atividades pois preciso que vocês se organizem e enviem as atividades pendentes. Solicito que assistam as aulas abaixo e verifiquem o conteúdo transmitido. Favor enviar as atividades pendentes o mais rápido possível  para o email professoraortega@yahoo.com ou entreguem através do Classroom. obrigada.



Prof. Sandro R. Espinoli 
Matéria: Língua Portuguesa                                           Série: 8°B e 8°C
e-mail: espinoli2020@bol.com.br

Boa Tarde, alunos e alunas!




                                                              Variação linguística 

    A língua abriga vários registros que dependem basicamente da situação de fala e com quem se fala. Há variações dentro da mesma língua decorrentes de fatores como: a região geográfica (nordestino, mineiro, carioca, paulista etc), o sexo, a idade, a classe social e o grau de instrução dos falantes e o grau de formalidade do contexto (formal e informal)

    Dentre as diversas variações pode-se dizer que a oposição mais importante se dá entre a chamada linguagem culta (ou padrão) e a linguagem popular, coloquial.

   A noção de certo e errado está ligada aos prestigio que a variedade culta adquiriu na sociedade. No entanto, todas as demais variedades são legítimas e devem ser respeitadas, combatendo o preconceito linguístico. 

   Variação geográfica: a língua varia de um lugar para o outro; assim, podemos investigar, por exemplo, a fala característica das diferentes regiões brasileiras, dos diferentes estados, de diferentes áreas geográficas dentro de um estado; outro fator importante também é a origem rural e urbana da pessoa.

Variação social: agrupa alguns fatores de diversidade: o nível socioeconômico, o grau de escolarização, a idade e o gênero.

                                                     FALA E ESCRITA
     A língua falada e a língua escrita, embora sejam expressões de um mesmo idioma, apresentam características que nos permitem a identificação de suas particularidades. Apesar da divisão, as duas modalidades formam um continuo linguístico, que é bastante visível em determinados gêneros textuais, como chat ou bate-papo pela internet ou por mensagens telefônicas.
 


                                              Fala de um modo escreve de outro
   De fato, falamos de um modo, mas escrevemos de outro, pois a língua escrita e língua falada são duas modalidades diferentes de comunicação, tendo cada uma delas suas características próprias.           Quando falamos, além das palavras, utilizamos outros elementos como gesto, os olhares, a expressão do rosto e, principalmente, algo chamado entonação de voz. Pela entonação distinguimos uma frase afirmativa de uma interrogativa, uma frase dita com serenidade de outra dita com ironia.        Quando escrevemos, entretanto, não há mais gestos, olhares, nem entonações. Sobram apenas palavras. É por isso que ao redigirmos relatórios, documentos, resenhas ou qualquer outro tipo de texto escrito, devemos ter cuidado especial com a pontuação, a ortografia, a concordância e a colocação das palavras. Do contrário, corremos o risco de não sermos devidamente interpretados; nosso texto ficara confuso, comprometendo, assim, a comunicação.


EXEMPLOS:

João comprou um carro. (afirmativa)                           João comprou um carro? (interrogativa)

Fogo ( apenas um vocábulo)                                        Fogo! (uma frase que transmite uma mensagem)



                                                          EXERCÍCIO


1) Imagine que você esteja se comunicando com seus pais por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas. Nesse debate, eles ficam chateado ao interpretar como grosseria uma de suas respostas: "NÃO VOU NÃO."

   Nessa situação, como mostrar a eles que você realmente não teve a intenção de ser grosseiro? O que poderia ter sido feito para expressar a mesma ideia, mas sem dar a mensagem para essa interpretação equivocada? Escreva abaixo.














                                           
   

3ºD - Inglês - Volunteerism - Profª Ângela

Boa tarde alunos, esta é a ultima semana do 2ºBimestre, preciso que vocês entreguem as atividades atrasadas até sexta-feira 31/07, dessa forma não passarei novas atividades pois preciso que vocês se organizem e enviem as atividades pendentes. Solicito que assistam a aula abaixo e verifiquem o conteúdo transmitido. Favor enviar as atividades pendentes o mais rápido possível  para o email professoraortega@yahoo.com ou entreguem através do Classroom. obrigada.

2ºA,2ºB,2ºC,2ºD - Inglês - Advertisements - `Profª Ângela

Boa tarde alunos, esta é a ultima semana do 2ºBimestre, preciso que vocês entreguem as atividades atrasadas até sexta-feira 31/07, dessa forma não passarei novas atividades pois preciso que vocês se organizem e enviem as atividades pendentes. Solicito que assistam a aula abaixo e verifiquem o conteúdo transmitido. Favor enviar as atividades pendentes o mais rápido possível  para o email professoraortega@yahoo.com ou entreguem através do Classroom. obrigada.

1ºF - Inglês Space Junk: Part II - Profª Ângela

Boa tarde alunos, esta é a ultima semana do 2ºBimestre, preciso que vocês entreguem as atividades atrasadas até sexta-feira 31/07, dessa forma não passarei novas atividades pois preciso que vocês se organizem e enviem as atividades pendentes. Solicito que assistam a aula abaixo e verifiquem o conteúdo transmitido. Favor enviar as atividades pendentes o mais rápido possível  para o email professoraortega@yahoo.com ou entreguem através do Classroom. obrigada.

9ºA,9ºB - Inglês - What do you pay for in the electricity bill?- Prof Angela

Boa tarde alunos, esta é a ultima semana do 2ºBimestre, preciso que vocês entreguem as atividades atrasadas até sexta-feira 31/07, dessa forma não passarei novas atividades pois preciso que vocês se organizem e enviem as atividades pendentes. Solicito que assistam a aula abaixo e verifiquem o conteúdo transmitido. Favor enviar as atividades pendentes o mais rápido possível  para o email professoraortega@yahoo.com ou entreguem através do Classroom. obrigada.



6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)



Complete os espaços nas frases com: mau ou mal.

    01. O vereador foi ____ recebido pela população.

    02. Ficamos preocupados até  passei  ____ quando ouvi a notícia.

    03. Patrícia está com um ____ incurável.

04. O balconista era um homem muito ____- humorado.

05. ____ saímos de casa nos deparamos com um assaltante.

06. Antônio fala ____ o Português.

07. Não seja pessimista, nem todo político tem ____ caráter.

08. As forças do bem e do ____ vivem em eterno combate.

09. Sonia não sabe o
 ____ que me fez.

    10. O ____ está sempre à nossa volta, por isso precisamos vigiar

    11. Cristiano estava tão bravo
 que ____ falou comigo.

    12. Não creio que Jeferson seja um ____
 sujeito.

    13. ____
 entrou no consultório, João foi tranquilizado pelo médico.

    14. A luta contra o ____ humor é preciso nesse recinto.

    15. A seleção brasileira jogou ____ essa partida..

8ªA, 8ºB, 8ºC - Inglês - Better than gold - Profª Ângela

Boa tarde alunos, esta é a ultima semana do 2ºBimestre, preciso que vocês entreguem as atividades atrasadas até sexta-feira 31/07, dessa forma não passarei novas atividades pois preciso que vocês se organizem e enviem as atividades pendentes. Solicito que assistam as aulas abaixo e verifiquem o conteúdo transmitido( na próx semana haverá atividade sobre esse conteúdo). Favor enviar as atividades pendentes o mais rápido possível  para o email professoraortega@yahoo.com ou entreguem através do Classroom. obrigada.



7ºC - Inglês - What are linking words? - Part II - Profª Ângela

Boa tarde alunos, esta é a ultima semana do 2ºBimestre, preciso que vocês entreguem as atividades atrasadas até sexta-feira 31/07, dessa forma não passarei novas atividades pois preciso que vocês se organizem e enviem as atividades pendentes. Solicito que assistam as aulas abaixo e verifiquem o conteúdo transmitido( na próx semana haverá atividade sobre esse conteúdo). Favor enviar as atividades pendentes o mais rápido possível  para o email professoraortega@yahoo.com ou entreguem através do Classroom. obrigada.







3ºA,3ºB,3ºC,3ºD - Notas - Médias Finais

                                      Notas - Médias Finais

ATENÇÃO

SEMANA DE LANÇAMENTO DE NOTAS 

FAVOR ENVIAREM SEUS ÚLTIMOS TRABALHOS PENDENTES DA PROF ANGELA 

PARA  PROFESSORAORTEGA@YAHOO.COM OU PELO CLASSROOM

2ºA,2ºB,2ºC,2ºD, 2ºE - Notas- Médias Finais

                                  Notas - Médias Finais

ATENÇÃO

SEMANA DE LANÇAMENTO DE NOTAS 

FAVOR ENVIAREM SEUS ÚLTIMOS TRABALHOS PENDENTES DA PROF ANGELA 

PARA  PROFESSORAORTEGA@YAHOO.COM OU PELO CLASSROOM

9ºA, 9ºB - Notas - Médias Finais

                                             Notas - Médias Finais

ATENÇÃO

SEMANA DE LANÇAMENTO DE NOTAS 

FAVOR ENVIAREM SEUS ÚLTIMOS TRABALHOS PENDENTES DA PROF ANGELA 

PARA  PROFESSORAORTEGA@YAHOO.COM OU PELO CLASSROOM

8ºA, 8ºB, 8ºC - Notas - Médias Finais

  Notas - Médias Finais

ATENÇÃO

SEMANA DE LANÇAMENTO DE NOTAS 

FAVOR ENVIAREM SEUS ÚLTIMOS TRABALHOS PENDENTES DA PROF ANGELA 

PARA  PROFESSORAORTEGA@YAHOO.COM OU PELO CLASSROOM

7ºC - Notas - Médias Finais

 7ºC  Notas - Médias Finais

ATENÇÃO

SEMANA DE LANÇAMENTO DE NOTAS 

FAVOR ENVIAREM SEUS ÚLTIMOS TRABALHOS PENDENTES DA PROF ANGELA 

PARA  PROFESSORAORTEGA@YAHOO.COM OU PELO CLASSROOM

1ºF - Notas - Medias Finais

1°F Notas - Médias Finais

ATENÇÃO

SEMANA DE LANÇAMENTO DE NOTAS 

FAVOR ENVIAREM SEUS ÚLTIMOS TRABALHOS PENDENTES DA PROF ANGELA 

PARA  PROFESSORAORTEGA@YAHOO.COM OU PELO CLASSROOM

1°F notas - médias finais

ATENÇÃO

SEMANA DE LANÇAMENTO DE NOTAS 
FAVOR ENVIAREM SEUS ÚLTIMOS TRABALHOS PENDENTES DA PROF TALI PARA envieseutrabalho.tali@gmail.com

2°ABCD NOTAS - MÉDIA FINAL

ATENÇÃO

SEMANA DE LANÇAMENTO DE NOTAS 
FAVOR ENVIAREM SEUS ÚLTIMOS TRABALHOS PENDENTES DA PROF TALI PARA envieseutrabalho.tali@gmail.com


2ºA (Clayton - Português)



TEXTO PARA QUESTÕES DE 06 A 09

               Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela.Desde o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha dos salões.Tornou-se a deusa dos bailes; a musa dos poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade.Era rica e formosa.
               Duas opulências, que se realçam como a flor em vaso de alabastro; dois esplendores que se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante.
               Quem não se recorda da Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da                Corte como brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira o seu fulgor?
               Tinha ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade. Não a conheciam; e logo buscaram todos com avidez informações acerca da grande novidade do dia.
               Dizia-se muita coisa que não repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem os comentos malévolos de que usam vesti-la os noveleiros.
               Aurélia era órfã; e tinha em sua companhia uma velha parenta, viúva, D. Firmina Mascarenhas, que sempre a acompanhava na sociedade.
               Mas essa parenta não passava de mãe de encomenda, para condescender com os escrúpulos da sociedade brasileira, que naquele tempo não tinha admitido ainda certa emancipação feminina.
               Guardando com a viúva as deferências devidas à idade, a moça não declinava um instante do firme propósito de governar sua casa e dirigir suas ações como entendesse.

6. Aurélia é apresentada por metáforas que intensificam e idealizam seu brilho social, sua beleza ímpar e seu poder de sedução.

a) Identifique algumas dessas metáforas.

b) “Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela” – encontre no texto a frase que traduz o sentido metafórico dessa frase.

 7. Embora as metáforas utilizadas por Alencar sejam clichês do Romantismo, elas concorrem para que o leitor, já na primeira página, seja introduzido no ambiente social frívolo dos salões cariocas do segundo reinado. Qual é a expressão que, pela primeira vez, em um contraste irônico, sugere as motivações escusas dos admiradores dessa “nova estrela”? Relacione essa expressão ao tema do romance.

8. A beleza era atrativo suficiente para que uma mulher brilhasse na sociedade e fosse cortejada e disputada pelos rapazes solteiros? Justifique sua resposta.

9. O narrador refere-se aos “comentários malévolos “ sobre Aurélia, cujas atitudes independentes escandalizavam uma sociedade que não aceita a emancipação feminina. De que modo, Aurélia contorna esses escrúpulos da sociedade?

 10. (Unicamp-SP) O crítico Alfredo Bosi, em sua História concisa da literatura brasileira, tece algumas considerações sobre o romance Senhora, de José de Alencar:
“Se admitimos que [a mola do enredo] é o fato de o jovem Seixas casar-se pelo dote, em virtude da educação que recebera, damos a Alencar o crédito de narrador realista, capaz de pôr no centro do romance não mais heróis […] mas um ser venal, inferior. O que seria falso, pois o fato não passa de um recurso.”

a) Cite uma passagem de Senhora que permita considerar Seixas como um “herói” e não como um “ser inferior”.

b) “O fato não passa de um recurso”. Considerando essa afirmação de A. Bosi, explicite as características do romance Senhora que permitem considerá-lo uma