segunda-feira, 13 de julho de 2020



PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 14/07/2020



EQUIPE GESTORA
2020

Prof. José Luis - Geografia - 1º Anos A, B, C, D, E e F - 2º Bimestre

Boa tarde estudantes. 

 Fazer a última atividade do segundo bimestre do caderno do aluno.

 Leitura e análise de texto gráficos e tabelas

 Páginas 65, 66,  67 e 68

 Os exercícios estão na página 67 e 68

Entregar até dia 20/07 pelo email:


porto_2170@yahoo.com.br

Prof. José Luis - Sociologia - 3º Anos B e C - 2º Bimestre

Boa tarde estudantes.

 - Semana de recuperação para os alunos que não fizeram as atividades.

               
Entregar até dia 17/07 pelo email:

porto_2170@yahoo.com.br

2ºE - Língua Portuguesa - A construção do herói e da heroína no romantismo - Profª Ângela

Tema: A construção do herói e da heroína no romantismo

assista ao vídeo, responda ao questionário abaixo e envie para professoraortega@yahoo.com  data entrega: 21/07 não esqueça de colocar nome, numero e serie em seu e-mail

Responda de acordo com o vídeo acima
Texto sobre Inocência:
1. Neste excerto de Inocência, a personagem Pereira revela qual traço de sua personalidade? 
2.  Por que o autor , em sua opinião, fez uso dessas epigrafes? 
3. Qual traço da personalidade do narrador é revelado neste comentário acerca das opiniões de Pereira? 

Texto sobre Amor de Perdição:
1. O que revela o dialogo entre Teresa e seu pai?

Texto sobre O Guarani:
1. No excerto, a descrição do índio é idealizada? Justifique.

Texto sobre O Seminarista:
1. Quais são as diferenças entre as descrições das personagens masculinas das femininas nos textos românticos lidos nesta aula? 

Atualidade:
1. Existem diferenças na descrição das personagens do Romantismo das personagens das novelas, das series de TV e cinema atuais?

2ºE - Língua Portuguesa - Inteligência artificial e mercado de trabalho - Profª Ângela

Tema: Língua Portuguesa - Inteligência artificial e mercado de trabalho

Assista  ao vídeo abaixo e faça um resumo do conteúdo. Envie para o e-mail: professoraortega@yahoo.com   data entrega 21/07 não esqueça de colocar nome, numero e serie em seu email 

 

 

 


 

3ºA,3ºB,3ºC,3ºD - O artigo de opinião é... - Profª Ângela

Temas: O artigo de opinião é.....  &     Coesão e Coerência 

Assista aos vídeos abaixo, resolva os exercícios das paginas 115 a 117 do Caderno do Aluno 2ºBimestre e copie o conteúdo de Coesão e coerência em seu caderno de portuguesa (revisão). Envie as fotos para professorarortega@yahoo.com   data entrega: 21/07 não esqueça de colocar nome,numero e serie em seu e-mail ou utilize o Classroom para enviar suas respostas. 




 

3ºD - Inglês - Natural disasters - Profª Ângela

Tema:  Natural disasters

 Assista ao vídeo abaixo e resolva aos exercícios das paginas 122 e 123 do Caderno do aluno Volume 2, envie as fotos para o e-mail professoraortega@yahoo.com   data entrega: 21/07 não esqueça de colocar seu nome, numero e serie em seu email 

 

 

2ºA,2ºB,2ºC,2ºD - Inglês - Comparative adjectives - Profª Ângela

Tema: Comparative adjectives ( review)

Assista a aula abaixo, copie o conteúdo em seu caderno ( esta aula é uma revisão do conteúdo que já estudamos em sala de aula), mande as fotos da matéria copiada em seu caderno para professoraortega@yahoo.com  data entrega: 21/07 não esqueça de colocar nome, número e série em seu e-mail 

 

 

Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa                             Série: 8°B e 8°C

e-mail: espinoli2020@bol.com.br


Alunos e alunas,

Vamos dar continuidade ao assunto da última aula - do dia 10 de julho.

Linguagem verbal e não verbal

   A combinação de elementos visuais e verbais torna a charge objeto de fascínio e exige do leitor interpretação cuidadosa, já que a interação entre essas linguagem é determinante para o entendimento pleno do texto. Assim, palavras e imagens compõe a base do gênero. Observe o exemplo a seguir:






   Essa imagem foi composta de imagens e palavras e exige do leitor conhecimento prévio do ditado popular "entra por um ouvido e saiu por outro", utilizado em situações em que determinada mensagem não é alvo de atenção por parte do interlocutor. Assim, a expressão facial do ex presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aliada à imagem de palavras entrando por um ouvido e saindo por outro, sugere que o ex-líder americano não deu a devida  atenção ao fato de que o Brasil desejava uma vaga no conselho de segurança da ONU.

    A charge nasce das notícias de jornal. Inspirados em fatos marcantes, os chargistas procuram ilustrar determinado acontecimento com um toque de emoção ou irreverência, imprimindo marcas subjetivas na mensagem. Assim, as charges costumam ter uma vida  útil relativamente curta, pois diariamente as notícias se renovam e, consequentemente, a charge torna-se distante do contexto apresentado.

















 Já na foto acima, podemos observar uma charge criada a partir da mesma notícia: o acidente aéreo, ocorrido em 29 de novembro de 2016, que matou mais de setenta pessoas, entre elas parte da delegação da Chapecoense.

  Nessa ilustração, os jogadores que foram vitimas do acidente encontram-se em um pódio feito de nuvens e, em vez de medalhas, recebem auréolas das mãos de um senhor com vestimenta branca e cabelo branco trazendo um significado de santidade, o que pode ser lido como uma sugestão de que o próprio Deus está premiando os jogadores.

Observação: Não esqueçam que para interpretarmos uma  charge é preciso de um conhecimento prévio do assunto. Devemos analisar a imagem e as frases contida na charge.


                                                                 EXERCÍCIOS 

Com base nas charges abaixo, reflita sobre o tema. Analise  cada uma das charges apresentada e identifique que mensagem está sugerida pelo chargista.

Charge 1

ARIONAURO CARTUNS - Blog do Cartunista Arionauro: Charge Mosquito ...















Charge 2

ARIONAURO CARTUNS - Blog do Cartunista Arionauro: Charge Dengue Brasil



Próxima postagem - 14 de julho de 2020 - Vamos finalizar esse assunto.

1ºF - Inglês - Passive voice - Prof Ângela

Tema: Passive voice

Assista a aula abaixo, copie o conteúdo em seu caderno de Inglês e resolva os exercícios da pagina 123 de acordo com o texto que está na pagina 122 letra B. Envie as fotos do seu caderno com o conteúdo para o e-mail professoraortega@yahoo.com   data entrega: 21/07 não esqueça de colocar seu nome, número e serie em seu email 

 

 

 

2BE 3A - Eletiva - História em Quadrinhos

Olá Temos professora nova dessa Eletiva, Profª Elaine, ela assumirá a partir de agora


A proposta de hoje é que vocês criem sua História em Quadrinhos ou uma tirinha.


(ver vídeos das aulas anteriores)



DEZ PASSOS PARA CRIAR SUA HQ


1- Escolha o tema
2- Escreva seu enredo
3- Crie seus personagens
4- Não esqueça que o formato dos balões tem um significado: pensamento, grito, raiva, etc...
5- Vamos usar as onomatopeias: pow, soc, buá, pá, pum, etc....
6- Faça numa folha sulfite ou no computador (ver aula anterior)
7- Fotografe as página e envie para o email: esterbottasin@professor.educacao.sp.gov.br
8- Entrega : até o dia 20/07/2020
9- Não esqueça do seu nome completo, número e série.
10- Bom trabalho!!!





9ºA,9ºB - Inglês - We’ve got the power! - Profª Ângela

Tema: We’ve got the power!

Assista ao vídeo abaixo e resolva aos exercícios das paginas 38 e 39 do Caderno do Aluno Volume 2  Parte 1  envie as fotos para professoraortega@yahoo.com  data entrega: 21/07 não esqueça de colocar nome, número e série em seu e-mail 

 

8ªA,8ºB,8ºC - Inglês - Higher,further,faster - Profª Ângela

Tema: Higher, further, faster

assista ao vídeo abaixo e responda a atividade 4. b) na pagina 33 do Caderno do Aluno Volume 2 Parte 1 - envie a foto para professoraortega@yahoo.com  data entrega 21/07 não esqueça de colocar nome, número e série em seu e-mail 



 

7ºC - Inglês - What's your daily routine? - Profº Ângela

Tema What's your daily routine?

Assista ao vídeo abaixo e responda aos exercícios das paginas 41 (activity 8) e 42 e 43 do caderno do Aluno Volume 2 Parte1, enviar foto para professoraortega@yahoo.com data entrega: 21/07 não esqueça de colocar nome, numero e série em seu email ou fazer a atividade pelo classroom. 


 

1ABCDE - Inglês - Prof. Ricardo

Olá Alunos:



Discurso de motivação para a realização de objetivos e metas de vida “Steve Jobs”


Tarefa 1: para ser realizada referente a semana de 06/07 a 10/07/2020 com Prazo para entrega até 19/07/2020

Tarefa1: Os alunos devem:

Assistir ao vídeo do discurso de “Steve Jobs”, conforme segue link, a princípio legendado em inglês e pesquisar todos os verbos presentes na legenda em inglês, escrevendo a tradução dos respectivos verbos em português.

OBS: O vídeo também pode ser encontrado, com a legenda em português, no youtube para facilitar a execução da atividade.

Utilizar também como material de apoio e pesquisa dos verbos o dicionário:

Tarefa 2: para ser realizada referente a semana de 13/07 a 17/07/2020 com Prazo para entrega até 26/07/2020

Tarefa 2: Os alunos devem:

Fazer um resumo em português, sobre o discurso de “Steve Jobs”, conforme segue link, destacando as suas percepções e compreensão da ideia principal do vídeo. Escrever, ainda, uma reflexão de como tal discurso, pode auxiliar, cada um dos alunos a realizar e alcançar os objetivos pessoais de cada um conforme sua própria vida. Tanto resumo, como reflexão poderão ser escritas, em português, em uma única atividade.


Enviar para: r.paula.rodrigues13@gmail.com


2ºA (Clayton - Português) Devolutiva da atividade de: 02/07/2020

Correção da atividade de: quinta-feira, 2 de julho de 2020 (copiem a correção no caderno, tirem foto e me enviem!)


1)      Qual foi o marco publicado na Alemanha no Romantismo na Europa e em quê ano ocorreu?

R: O romance Werther, de Goethe, em 1774.

2)      Quais foram as bases lançadas por essa obra?

R: Essa obra lança as bases do sentimentalismo romântico, do escapismo pelo suicídio.

3)      Quem também influenciou diretamente no romantismo europeu?

R: Também influenciam diretamente as ideias da poesia ultra-romântica de Lord Byron e Ivanhoé, de Walter Scott, na Inglaterra.

4)      Como são divididas as gerações do Romantismo em Portugal? 

R: O Romantismo em Portugal é subdividido em duas gerações: a Primeira Geração e a Segunda Geração.

5)      Como é caracterizada a primeira geração romântica em Portugal?

R: A primeira geração romântica em Portugal é caracterizada por autores que ainda utilizavam o modelo do Neoclassicismo, como Almeida Garret e Alexandre Herculano.

6)      Como é representada a segunda geração romântica em Portugal?

R: A segunda geração romântica em Portugal é representada por uma produção literária enquadrada no ultra-romantismo.

7)      Em quais obras esse modelo pode ser visto?

R: Esse modelo pode ser visto nas obras de Camilo Castelo Branco e Soares de Passos.

8)      Qual autor é considerado o responsável pela consolidação do Romantismo no Brasil?

R: O autor Gonçalves Dias (1823-1864) é considerado o responsável pela consolidação do Romantismo no Brasil.

9)      Como era a poesia apresentada por ele?

R: Apresenta uma poesia nacionalista que idealiza a figura do índio.

10)   Quais eram os temas das poesias de Álvares de Azevedo?

R: A poesia de Álvares de Azevedo (1831-1853) é marcada pelas falas de amor, de morte, de donzelas ingênuas, da virgem sonhadora, filhas do céu, mulheres misteriosas em seus sonhos de adolescentes. São comuns as frustrações, o sofrimento, a dor e morte.

11)   Quais eram os temas tratados nas obras de Castro Alves?

R: Diferente dos poetas da primeira geração romântica, Castro Alves (1847-1871) amplia o universo antes intimista e trata, além do amor, da mulher, do sonho, a coletividade, o abolicionismo e as lutas de classe.

12)   Cite o nome do poema de Castro Alves declamado em 7 de setembro de 1868.

R: O Navio Negreiro, poema declamado em 7 de setembro de 1868, na faculdade de Direito do Largo de São Francisco. O poema exalta o povo africano.
Caros Alunos:

 Culminância da Eletiva de Turismo

 Proponho que vocês façam uma apresentação em slide com os pontos turísticos do país  que desejam conhecer

- Apresentação deve ter fotos e um  pouco da história do local.

Enviar para meu email profmariajose9@gmail.com até 20/07.

Grata .
Feminicidio - Prof Maria José.
Caros alunos:

 Nós temos que concluir a eletiva de feminicidio agora em julho . Gostaria que vocês gravassem um vídeo de conscientização com o tema violência Doméstica e familiar  ou se preferir façam uma apresentação em slide - Mostrando a Conquista das Mulheres no Brasil.Enviar para meu email profmariajose9@gmail.com junto com a autorização de uso de imagem assinada pelo responsável até dia 20/07.


Grata.

PORTUGUÊS 9ºA e 9ºB - 13 A 17 DE JULHO - PROFª ELIZABETH

ENVIE A ATIVIDADE ABAIXO PARA O EMAIL elizabethaugusto@prof.educacao.sp.gov.br


1)COMPLETE AS ORAÇÕES COM OS CONECTIVOS: contudo -  portanto – logo – mas – e – porque – ou

a)O clube foi aberto, ___________ não havia jogos.
b)A situação pede paciência ____________ criatividade da maioria dos empreendedores.
c)As medidas do governo foram drásticas, ___________ todos os prefeitos decidiram por suas próprias medidas.
d)Os níveis de miséria aumentaram devido à covid, ____________ a solidariedade se faz necessária.
e)Tome as melhores decisões ______________ assuma as consequências.
f)O desemprego aumentou ____________ muitas empresas fecharam as portas.
g)As aulas à distância não são muito inspiradoras ___________ temos de manter o ânimo.

2)TRANSFORME AS DUPLAS DE ORAÇÕES EM UMA ÚNICA FRASE, UTILIZANDO OS SEGUINTES CONECTIVOS:  que / assim que / a menos que / se / na medida em que

a)Tomamos as medidas preventivas. Chegamos em casa após um dia difícil no trabalho.
b)Nos acalmamos muito. Conversamos sobre nossos problemas.
c)Não viaje sem preparação adequada. Tenha reservas para essa ação.
d)O aluno reprovado recorreu da decisão colegiada. O aluno não executou todas as tarefas propostas no ano letivo.
e)A fala é sempre crítica. Seu coração e mente estão poluídos em ódio.

3)FAÇA UMA ANÁLISE DA PROPAGANDA E RESPONDA:


a)quem é o público-alvo da propaganda?
b)o anúncio faz referência a uma outra rede de fast-food; qual é ela e através de qual palavra existe essa referência?
c)a propaganda mostra seu poder de convencer o cliente usando qual expressão; e o que essa expressão representa?
d)além da parte verbal, que outros elementos tentam convencer o cliente do produto?